Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Diana Isabel Araújo Mesquita
Nomes de citação
- Mesquita, Diana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1A1E-ED3E-1635
- ORCID iD
- 0000-0003-3896-6348
Endereços de correio eletrónico
- dmesquita@porto.ucp.pt (Profissional)
- diamesquita@gmail.com (Pessoal)
Moradas
- Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.fep.porto.ucp.pt/pt/CV-Diana-Mesquita (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010 - 2015
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"O Currículo da Formação em Engenharia no Âmbito do Processo de Bolonha: Desenvolvimento de Competências e Perfil Profissional
na Perspetiva dos Docentes, dos Estudantes e dos Profissionais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
2003 - 2008
Concluído
|
Educação (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - 2020 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal |
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal | ||
2015 - 2016 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, Portugal |
United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2019 - 2020 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2016 - 2016 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Produção e Sistemas, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Produção e Sistemas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Aprendizagem Ativa no contexto do Ensino Superior: das conceções às práticas
DPG 03/2023
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
|
Universidade de Brasília
Concluído
|
2017 - 2020 | MSIE 4.0: Curriculum Development of Master Degree Program in Industrial Engineering for Thailand Sustainable Smart Industry
Investigador
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2017 - 2020 | EXTEND: Excellence in Engineering Education through Teacher Training and New Pedagogic Approaches in Russia and Tajikistan
Investigador
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2016 - 2019 | Projeto pipBIRA (Programa de Inovação Pedagógica em Itabira)
-
Investigador responsável
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
|
Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão de Itajubá
Concluído
|
2017 - 2017 | Aprendizagem Profissional Colaborativa de Professores em Portugal e no Chile
-
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2016 | GCIO.CO (Programme for Excelence in Government in Colombia)
-
Investigador
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, Portugal |
Concluído
|
2010 - 2015 | O Currículo da Formação em Engenharia no Âmbito do Processo de Bolonha: Desenvolvimento de Competências e Perfil Profissional
na Perspetiva dos Docentes, dos Estudantes e dos Profissionais
SFRH/BD/62116/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - 2014 | Construção e Validação de Toolbox para o Desenvolvimento Curricular no Ensino Superior
59/ID/2014
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009 - 2009 | Desenvolvimento do Ensino Superior
-
Investigador
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024 | PBL4COLLABTT - PBL framework for Digital Collaborative Teacher Training
2022-1-PT01-KA220-HED-000087857
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/03/01 - Atual | CriArte-Porto
0000000
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
|
Norte 2020
Em curso
|
2020 - Atual | Iberian Observatory of Educational Leadership (EDULID)
-
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
Em curso
|
2020 - Atual | Every school a great school
-
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/02/03 | Desenvolvimento de competências dos docentes do Ensino Superior: um caminho para a inovação curricular | Semana Pedagógica do Centro Universitário de UNIGUAIRACÁ 2021
Centro Universitário de UNIGUAIRACÁ
|
2020/12/15 | Teacher’s Role in Active Learning in Higher Education: Project-Based Learning in Practice | I International Conference on Innovative Methods of Teaching and Technological Advancements in Higher Education
European University - Georgia
|
2020/12/11 | Aprendizagem ativa no presencial e no online entre a frustração e a esperança! | 12 º Colóquio de Psicologia Escolar / 3 Colóquio Internacional de Psicologia Escolar
Universidade de Brasília
|
2020/12/09 | Uma ideia, um projeto, uma ação - uma história com protagonistas | VII Simpósio de Ensino de Ciências
Universidade de São Paulo - Lorena
|
2020/09/28 | Aprendizagem ativa e a formação do professor de Engenharia | II Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia
Associação Brasileira de Educação em Engenharia
|
2020/09/23 | Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL): Resolução de Problemas Reais para o Desenvolvimento de Competências | IV CDIO Brazilian Meeting
CDIO Brazilian Group
|
2020/09/02 | Aprendizagem Ativa num tempo e num espaço de pandemia: desafios para a prática docente | Seminário Científico da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino (LECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Federal do Ceará
|
2020/07/08 | Os Desafios dos Professores na Construção dos Pilares da Mudança na Sala de Aula | 1º Congresso Online Internacional de Educação |
2017/03/14 | Já tens a tua ideia? – Criatividade e Inovação | Seminário Escola Empreendedora
Câmara Municipal de Mirandela
|
2017/02/09 | Princípios Base e Modelos de Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL) | Escola de Verão da Matemática
Universidade de Brasília
|
2016/08/08 | 10 anos de PBL (Project-Based Learning): Motivação, Implementação e Investigação | Novas Abordagens para a Educação Superior
Universidade de Brasília
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - Atual | Medição em tempo real da eficácia do processo de formação de profissionais de engenharia industrial: uma abordagem alinhada
com a quarta revolução industrial
Coorientador
|
Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Sistemas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2025 | Projetos Educativos: da exigência legal às dinâmicas de construção, implementação e avaliação nas organizações escolares de
Luanda – um estudo de caso múltiplo
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2024 | Por que razão as escolas (não) aprendem? Os fatores que ativam e os fatores que obstaculizam a aprendizagem organizacional
da escola
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/10/01 - 2023/09/30 | Pandemia, ensino remoto e equidade - análise exploratória dos impactos nas aprendizagens
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/10/01 - 2023/09/30 | Lógicas e culturas de ação docente e práticas de metamorfose organizacional e pedagógica
Coorientador
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - 2021 | Criação de dinâmicas para o aumento do envolvimento dos colaboradores diretos no processo de melhoria contínua
Coorientador de Marta Pires
|
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2021 | O Contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Inovação Pedagógica e Curricular
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2020 | Ilha Interdisciplinar de Racionalidade com o tema “Churrasco Saudável” promovendo alfabetização científica e tecnológica no
Ensino Fundamental II
Coorientador
|
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado)
Universidade de Caxias do Sul, Brasil
|
2018 - 2020 | Desenvolvimento de Competências de Gestão de Projetos Alinhadas com a Indústria 4.0
Coorientador
|
Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019 | Communication in Project Management: definition, analysis and improvements in an auto-motive manufacturing company
Coorientador
|
Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2018 | Identificar e Caracterizar as Competências Necessárias ao Profissional de Engenharia e Gestão Industrial para enfrentar a
Indústria 4.0
Coorientador
|
Mestrado em Engenharia Industrial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (2021/07/22 - 2021/07/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
2020 - 2020 | PAEE/ALE'2020, International Conference on Active Learning in Engineering Education (2020/08/26 - 2020/08/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Asian Institute of Technology, Tailândia |
2019 - 2019 | Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior (2019/02/07 - 2019/02/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019 - 2019 | PAEE/ALE’2019, 11th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 16th Active Learning
in Engineering Education Workshop (ALE) (2019/07/10 - 2019/07/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | TEPE 2018 (Teacher Education Policy in Europe) (2018/05/17 - 2018/05/19)
Congresso
|
Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2017 | II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (2017/09/09 - 2017/09/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2016 | PAEE/ALE 2016 (8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education and 14th Active Learning in Engineering
Education Workshop). (2016/07/06 - 2016/07/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | Collaborative Action Research Network (CARN) - Action Research Across Disciplinary Settings: Challenges for change and empowerment (2015/11/06 - 2015/11/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2015) - Focus on the learner in Engineering Education.
In International Joint Conference on the Learner in Engineering Education (IJCLEE 2015). (2015/07/06 - 2015/07/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Mondragon Unibertsitatea, Espanha |
2015 - 2015 | Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (2015/05/04 - 2015/05/05)
Seminário
|
Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | Congresso ISATT 2014 (International Study Association on Teachers and Teaching) - Formação e trabalho docente na sociedade
da aprendizagem. (2014/10/10 - 2014/10/11)
Congresso
|
Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2014) – Innovation for Transformation. (2014/07/28 - 2014/07/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidad Pontificia Bolivariana, Colômbia |
2013 - 2013 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2013) - Closing the Gap between University and
Industry (2013/07/08 - 2013/07/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Technische Universiteit Eindhoven Faculteit Industrial Engineering and Innovation Sciences, Países Baixos |
2013 - 2013 | European Professors of Industrial Engineering and Management Seminar – EPIEM Annual Meeting (2013/09/27 - 2013/09/28)
Encontro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE 2012) - Organizing and Managing Project based
Learning (2012/07/26 - 2012/07/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
2012 - 2012 | International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM 2012). (2012/07/09 - 2012/07/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE 2011) - Aligning Engineering Education with Engineering
Challenges (2011/10/01 - 2011/10/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Colóquio Organização Pedagógica e Profissionalidade Docente (2011/04/16 - 2011/04/16)
Seminário
|
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Back to the Future: Legacies, Continuities
and Changes in Educational Policy, Practice and Research (2011/07/05 - 2011/07/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial (ENEGI). Perfil profissional em Engenharia e Gestão Industrial: das competências
na Universidade à competitividade das Empresas (2011/05/27 - 2011/05/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2010 - 2010 | Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2010) - Creating Meaningful Learning Environments (2010/07/01 - 2010/07/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha |
2010 - 2010 | Seminário Internacional de Avaliação de Professores: Perspetivas Nacionais e Internacionais (2010/05/29 - 2010/05/29)
Seminário
|
Universidade do Minho, Portugal |
2009 - 2009 | Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2009) (2009/07/21 - 2009/07/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | 53rd World Assembly - International Council on Education for Teaching (ICET 2008) (2008/07/14 - 2008/07/17)
Congresso
|
Universidade do Minho, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 | O papel da(s) liderança(s) na gestão de conflitos em contexto escolar: uma reflexão sobre o percurso profissional docente
Arguente principal
|
Isabel Maria Pinto Vilela (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2020 | PLATAFORMA RUMO: um ambiente interativo para Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Superior
Arguente principal
|
Fransuze Oliveira (Mestrado)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2019 | Tecnologias Digitais e Multiletramentos: Projetos Online no Processo de Internacionalização no Ensino de Inglês na Educação
Básica em Contexto Brasileiro
Arguente principal
|
Maria Elizabete Villela Santiago (Doutoramento) |
2019 | Formação Continuada em Psicologia Escolar: (Re) configurando sentidos da prática profissional
Arguente
|
Lorena de Almeida Cavalcante (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2019 | Riscos e desafios das redes sociais: um projeto de intervenção socioeducativa com adolescentes numa escola
Arguente principal
|
Sara Neves Castro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 | O projeto educativo e o plano anual de atividades: uma reflexão sobre a atividade profissional docente na promoção do sucesso
educativo
Arguente principal
|
Cidália Maria Dias Correia (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 | Usabilidade dos Websites Públicos Portugueses
Arguente principal
|
Ana Rita Cerqueira Granja (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | O Papel da Academia Militar do Exército na Transmissão de Valores para a Construção da Cidadania Angolana
Arguente principal
|
Arlindo João da Silva (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2017 | Psicologia Escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Contribuições para a atuação na educação superior
Arguente principal
|
Lígia Rocha Cavalcante Feitosa (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Production | |
2020 - Atual | International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning | |
2019 - Atual | Revista Iberoamericana de Educación Superior | |
2019 - Atual | Pro Posições | |
2018 - Atual | European Journal of Engineering Education |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Annual training program - "Entrepreneurship in Education" - delivered to a group of 30 teachers (basic and secondary education). This includes themes as: competence-based curriculum (EntreComp); project-based learning; project management tools; collaborative learning. | Câmara Municipal de Aveiro, Portugal |
2018 - 2020 | Team member of the Centre IDEA-UMinho, designed to promote and value Innovation and the Development of Teaching and Learning at the University of Minho. I was responsible for activities related to training, management and consulting. | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2019 | Organizing and delivering training for teachers at Portucalense University on various topics related to curricular and pedagogical innovation. This also includes mentoring to teachers after the training sessions. | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | Member |
2018 - Atual | Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia | Member |
2010 - Atual | Associação PAEE - Projects Approaches in Engineering Education | Board of Directors |