Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- ANTÓNIO AUGUSTO GASPAR RIBEIRO
Nomes de citação
- Ribeiro, António Augusto Gaspar
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1C11-801E-A8FE
- ORCID iD
- 0000-0001-9614-9552
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014
Concluído
|
Innovative Technologies for na Enaging Classroom (Curso médio)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2014
Concluído
|
Olhares sobre a Educação (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2014
Concluído
|
Cidade de Viseu na ép. moderna outra cidade ou a mesma cidade noutro tempo? (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2014
Concluído
|
Olhares sobre a Educação (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2013
Concluído
|
XV International Symposium on Computers in Education (Curso médio)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2013
Concluído
|
Cousas do passado e do presente: Reflexões sobre o património histórico... (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2013
Concluído
|
Cruzar Percursos, Partilhar Projetos, Construir Respostas (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2012
Concluído
|
Avaliação de escolas (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2012
Concluído
|
O belo e o feio (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2012
Concluído
|
Às voltas na escola (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2011
Concluído
|
Atitudes perante a mat. em professores de 1º Ciclo: Percursos de mudança... (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2011
Concluído
|
Construção do pensamento crítico (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2011
Concluído
|
Cidadania na Era da Globalização (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
|
2009
Concluído
|
International Meeting on Patterns (Outros)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
|
2005
Concluído
|
Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Cabri-Géomètre e a construção de uma nova cultura matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
BOM |
2005
Concluído
|
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Cabri-géomètre e a Construção de uma Nova Cultura Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1995
Concluído
|
Metodologia do Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Concepções de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: A Matemática, o seu ensino e os materiais didácticos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
BOM |
1987
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Matemática/C. Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/07/24 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
1996/08/19 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
1986 - 1996 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2016 - 2018 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2000/03 - 2002 | Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ESE | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
1988/09 - 1992 | Projeto MINERVA | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1987/09 - 1988/09 | Efetivo (Professor) | Escola Preparatória de Viseu, Portugal |
1986/09 - 1987/09 | Professor efetivo (efetivo) | Escola Preparatória de Tondela, Portugal |
1981/09 - 1984 | contratado (docente) | Escola Secundária de Vila Nova de Foz Côa, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - Atual | SmartCityKidsLab
0000000
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
UID/Multi/04016/2019
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/01/01 - 2018/12/31 | PRINT - Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior – um estudo no âmbito da cooperação
entre o Brasil e Portugal
PROJ/CI&DETS/CGD/0001
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
|
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde
Concluído
|
2015/11 - 2017/11 | HUMAT
PROJ/CI&DETS/2015/0005
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4016 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4016/2011
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1992 - Atual | Programa FOCO
FOCO
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2014 | Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da Matemática
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e professores do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 - 2014 | Representações na realização de tarefas: o tipo e o papel que desempenham
Orientador
|
Didática (Português/Matemática/Ciências da Natureza) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 - 2013 | A aprendizagem da matemática e o jogo: conceções e práticas dos educadores de infância
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e professores do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 - 2012 | Percursos de Intervenção Educativa: Um estudo sobre capacidades de visualização
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e professores do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 - 2012 | Percurso profissionalizante: o software educativo clicMat como recurso de aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e professores do 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/11/20 - 2020/11/21 | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education, um congresso que versou sobre
a Pedagogia no ensino superior: Desafios à formação de professores, e qe cnvidou a uma reflexão e a um debate sobre diferentes
áreas de formação e intersetou diferentes problemáticas no contexto educativo atual, focando a pedagogia do ensino superior. (2020/11/20 - 2020/11/21)
Congresso (Coorganizador)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/09 | Metodologia de trabalho de projeto e promoção de competências para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
Presidente do júri
|
Patrícia Isabel Fernandes Ramos (Mestrado) |
2021/07/27 | Materiais didáticos na aprendizagem da matemática
Arguente
|
Vera Lúcia Costa Santos (Mestrado) |
2021/01/21 | Teorema de Pitágoras: uma abordagem criativa para o desenvolvimento de competências
transversais e específicas
Arguente
|
Sara Alexandra Dias da Costa e Silva (Mestrado) |
2020/09/24 | Utilização de manuais escolares no 1º CEB
Orientador
|
Mariana Amaral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2019/11/25 | Pdrões no 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributos de expressão e Eucação Musical
Arguente
|
Ana isabel Onfre Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2019/05/09 | Interações sociopedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática
Orientador
|
Carolina de Almeida Braz Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2019/03/13 | A tecnologia na aprendizagem das transformações geométrica em contextos do quotidioano
Orientador
|
Ana Beatriz Amaral Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2019/01/24 | A arte no ensino e aprendizagem da simetria:Uma experiência no 2º CEB
Arguente
|
Tamara Rebuge Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014 | Desenvolver o sentido interpretativo por parte das crianças do Pré-Escolar relativamente a informação registada em pictogramas | Ana Maria de Almeida Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2014 | O programa de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico: Conhecimento, Conceções e Envolvimento parental | Sandra Cristina Ferreira da Conceição (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 | Representações na realização de tarefas: o tipo e o papel que desempenham | Marta Alexandra da Costa Lourenço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 | Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da Matemática | Céline Alves da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 | Práticas em contexto de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, inclusão e articulação educativa entre pais e professores de crianças com autismo | Ana Isabel de Sousa da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 | Os processos de identificação e comunicação envolvidos no trabalho com padrões rítmicos com crianças da Educação Pré-escolar | Ana Rute da Rocha Pedro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 | O impacto da utilização de propostas didáticas de História da Matemática nas aprendizagens da grandeza comprimento por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico | Ana Rita Ferreira da Cunha (Agregação)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 | Um modelo de ensino para o desenvolvimento da capacidade de comunicação em alunos do 5º ano | Glória da Graça Costa Castanheira (Agregação)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 | A aprendizagem da matemática e o jogo: conceções e práticas dos educadores de infância | Joana Andreia Pinto Lourenço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 | Como os alunos do 1º ano põem em jogo as suas competências comunicativas na explicação de situações de cálculo mental | Odete Manuela Nunes Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 | Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo com enfoque investigativo sobre a perspetiva dos professores acerca da relação entre motivação e (in)sucesso na aprendizagem | Francisca Joana Henriques de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 | Relevância Curricular e Pedagógica das Atividades de Enriquecimento Curricular: Perspetivas dos Professores do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas do Concelho de Viseu | Fabiana Amarante Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Práticas Supervisionadas em Educação de Infância e 2º Ciclo do Ensino Básico: Enfoque investigativacional na adaptação das crianças ao jardim de infância | Ana Isabel dos Santos Brasil (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Práticas Supervisionadas em Educação de Infância e 2º Ciclo do Ensino Básico: Enfoque investigativo na pedagogia em creche | Carla Marisa Moreira Quintas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Tempo e quotidiano pedagógico: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas | Cristina Maria de Sousa Pereira Mendinhas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Educação Pré-escolar: Desenhos versus estímulo da criatividade | Filipa Sara Teixeira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Prática de Ensino Supevisionada e trabalho de investigação: Um percurso formativo centrado nas interacções | Branca Flor Afonso Direito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Sentido de número na prática de ensino supervisionada | Ana Sofia Monteiro Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Percurso profissionalizante: o software educativo clicMat como recurso de aprendizagem | Tânia Marisa Marques de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Percursos de Intervenção Educativa: Um estudo sobre capacidades de visualização | Ana Margarida Gomes Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2011 | O sentido de número: Investigar e agir – Experiência de ensino no 1º ano de escolaridade | Maria de Fátima Cerqueira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2011 | A importância da diversificação de estratégias na resolução de problemas matemáticos | Maria Luísa Ferreira Paredes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2011 | A Matemática na Pré-escolar – Contributos para o desenvolvimento do sentido de número | Maria Beatriz Freire Meneses Pestana Amaral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2011 | Percepções dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre as necessidades de Formação Contínua – Um estudo de caso | Marta Joana dos Santos Brandão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | As Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: Um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico | Susana da Conceição M. da Silva Bernardo (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
Atual | Associação de Professores de Matemática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
1996/09 - Atual | Membro do Conselho Científico da ESEV
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2002/09 - 2004 | Representante do Conselho Pedagógico
Outro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
1998/06 - 2000 | Membro da Assembleia de Representantes do IPV
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
1996/09 - 1998 | Secretário do Conselho Pedagógico
Outro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
1996/09 - 1998 | Membro do Conselho Pedagógico
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
1996/03 - 1998 | Membro da Assembleia de Representantes
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
1996/09 - 1997 | Membro do GAPNI
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Distinções
Outra distinção
1993 | 1º Concurso Nacional de Software Educacional - PUZZLE
DEPGEF-ME, Portugal
|
1993 | 1º Concurso Nacional de Software Educacional - JornalHist
DEPGEF-ME, Portugal
|