???global.info.a_carregar???
Jorge Eduardo Louraço da Silva Figueira. Concluiu o(a) Doutoramento em Estudos Artísticos em 2022/03/09 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Mestrado em Antropologia: Patrimónios e Identidades em 2000/07/19 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Licenciatura em Relações Internacionais, ramo de Relações Culturais e Políticas em 1995/10/20 pelo(a) Universidade do Minho. É Assistente no(a) Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Publicou 8 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros e 2 livro(s). Organizou 1 evento(s). Participou em 2 evento(s). Coorientou 2 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Recebeu 2 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia), Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudos de Cinema, Rádio e Televisão, Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas, Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais e Ciências Sociais com ênfase em Ciências Políticas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Preto; Desvalorização; Yasmina Reza; Laban; Arquétipos; Persona; Esqueleto sonoro; Vias de aceitação; Black; Devaluation; Archetypes; Sonorous skeleton; Ways of acknowledgement; Mirada 2012; Festival de Teatro Ibero-Americano de Santos; Brasil; APCT; Prémios da Crítica; 2012; Menção Especial; João Tuna; Fotografia; 2006; Fernando Mota; Critique's Awards; Honourable Mentions; Photography; Brazil; Casa vazia; cena de inventário; comunhão mórbida; corpo dividido; encontro original; personagem efígie; senhor/escravo; Empty house; inventory scene; morbid communion; divided body; original encounter; effigy character; master/slave; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Eduardo Louraço da Silva Figueira

Nomes de citação

  • Figueira, Jorge Louraço
  • Louraço Figueira, Jorge
  • Figueira, Jorge Eduardo

Identificadores de autor

Ciência ID
1C16-B564-8422
ORCID iD
0000-0002-7899-7555

Websites

  • jorgelouraco.wordpress.com (Pessoal)
  • https://esmae-ipp.academia.edu/jorgelouracofigueira (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Ciências Políticas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/02/07 - 2023/12/26
Em curso
Temas de História e Cultura Brasileira (c/ L. F. Alencastro) (Outros)
ROVUMA - PALESTRAS, NOTICIAS E TEXTOS CULTURAIS LTDA, Brasil
2022/06/01 - 2022/06/04
Concluído
Oficina sobre os Bonecos de Santo Aleixo (Outros)
Escola da Noite, Portugal
2020 - 2021
Concluído
Curso de Desenho de Observação I (Outros)
Clube de Desenho, Portugal
2020/07 - 2020/07
Concluído
Conversas sobre Teatro e Sociedade (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Letras, Brasil
2016/11/23 - 2016/11/25
Concluído
Oficina Dramaturgia de Emergencia (c/ M. Kartun) (Outros)
Companhia Ocamorana de Teatro, Brasil
2014/02/14 - 2014/02/16
Concluído
O Ator e a Cena, do Texto para a Ação (c/ C. Tolcachir) (Outros)
SESC-SP, Brasil
2013/09/24 - 2013/12/03
Concluído
Aproximação ao distanciamento de B. Brecht (c/ L. Brauer) (Outros)
Teatro Ágora, Brasil
2011/05/17 - 2011/05/19
Concluído
Texto e Representação no Teatro Contemporâneo Espanhol e Ibero-Americano (c/ G. Heras) (Outros)
Teatro Nacional São João, Portugal
2010
Concluído
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Estudos Teatrais e Performativos
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Casa Imperial, Corpo Tropical. Dramaturgia e Imaginário Recíproco entre Brasil e Portugal (1985-2017)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007 - 2008
Concluído
Oficina de Escrita Teatral (c/ J. S. Sinisterra) (Outros)
Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2005 - 2005
Concluído
As Bases do Método de Stanislavsky (c/ V. V. Teplyakov) (Outros)
O Teatrão, Portugal
2004 - 2004
Concluído
Seminário de Encenação e Dramaturgia (c/ E. Walsh e J. Tiffany) (Outros)
Artistas Unidos, Portugal

Culturgest Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal

British Council Portugal, Portugal
2003/05/11 - 2003/05/11
Concluído
Devising e Interpretação (Outros)
Capital Nacional da Cultura Coimbra 2003, Portugal
2003 - 2003
Concluído
Royal Court Theatre International Residency (Outros)
Royal Court Theatre, Reino Unido
2003 - 2003
Concluído
Shakespeare e o Poder (c/ B. Heliodora) (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2002 - 2002
Concluído
O Teatro em Contextos Especiais (c/ D. Klaic) (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Seminário de Escrita Teatral (c/ D. Harrower e R. Silbert) (Outros)
Artistas Unidos, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Oficina de Escrita Teatral (c/ R. Cortese) (Outros)
Teatro Nacional São João, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Oficina de Escrita Teatral (c/ L. Hubner) (Outros)
Teatro Nacional São João, Portugal
2001/02/23 - 2001/03/02
Concluído
A Arte de se Aprender (Outros)
Teatro Nacional São João, Portugal
2000/09/25 - 2000/09/28
Concluído
Recolha e Tratamento de Histórias de Vida (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho Departamento de Informática, Portugal

Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal
1996 - 2000/07/19
Concluído
Antropologia: Patrimónios e Identidades (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Paro, escuto e olho: uma etnografia da Linha da Beira Alta" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1999 - 2000/05/28
Concluído
Oficina de Escrita Teatral (c/ A. Mercado) (Outros)
Teatro Nacional São João, Portugal
1998/09/23 - 1998/09/25
Concluído
International School of Theatre Anthropology XI International Session (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1997/04/03 - 1997/06/26
Concluído
Seminário de Escrita para Cinema e Televisão (c/ P. F. Monteiro) (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1996/10/07 - 1997/01/31
Concluído
Formação Básica em Imprensa (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Imprensa
Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Portugal
Aproveitamento
1997 - 1997
Concluído
Realidade Real (c/ L. Sigalho) (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1996 - 1996
Concluído
Theatre Games (c/ C. Barker) (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
1991 - 1995/10/20
Concluído
Relações Internacionais, ramo de Relações Culturais e Políticas (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
15
1995/10/09 - 1995/10/13
Concluído
Cidadania e Sociedade Civil (Outros)
Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Portugal
1991 - 1992
Concluído
Curso de Iniciação Teatral (Outros)
Teatro Universitário do Minho, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/09/21 - 2023/02/17 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2002 - 2022/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021 - 2022 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2018 - 2022 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2011/03/31 - 2011/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2000 - 2011 Assistente (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03 - 2021/09/30 Coordenador de Pós-Graduação Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2003 - 2004 Vice-presidente do conselho científico Escola Superior Artística do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03 - Atual Direção Artística Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Portugal
2022/10/01 - 2023/03/31 Direção Artística Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal
2018 - 2019 Docente Academia Contemporânea do Espectáculo, Portugal
2017 - 2019 Docente Ballet Teatro Contemporâneo do Porto, Portugal
2005/06/13 - 2017/01/20 Crítico de teatro (Colaborador) Público Comunicação Social SA, Portugal
2008 - 2016 Dramaturgo residente (Trabalhador independente) O Teatrão, Portugal
2004 - 2011 Docente Ballet Teatro Contemporâneo do Porto, Portugal
2006 - 2008 Docente Academia Contemporânea do Espectáculo, Portugal
2007/04 - 2007/12 Direcção artística Câmara Municipal de Guimarães, Portugal
Teatro Oficina, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/08/01 - 2015/07/31 TEATRO E LUSOFONIA: REDES, DISCURSOS E PRÁTICAS PERFORMATIVAS NA CONTEMPORANEIDADE PORTUGAL, BRASIL, CABO VERDE
SFRH/BD/73893/2010
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2009 Residência Artística no Grupo Folias, de São Paulo, Brasil (2009)
Folias 2009
Bolsa
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2008 - 2008 Residência Artística no Grupo Folias, de São Paulo, Brasil (2008)
Folias 2008
Bolsa
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2006 - 2006 Residência Artística no Grupo Folias, de São Paulo, Brasil (2006)
Folias 2006
Bolsa
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
2004 - 2004 Bolsa Criar Lusofonia: Círio dos Salvados
CL CNC
Bolsa Criar Lusofonia
Centro Nacional de Cultura, Portugal
Centro Nacional de Cultura
Concluído
1997/10/01 - 2000/07/19 PÁRO, ESCUTO E OLHO: ETNOGRAFIA DE UMA LINHA FERROVIÁRIA
PRAXIS XXI/BM/12728/97
Bolseiro de Mestrado
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1993 - 1993 Conhecer Para Aceitar
CECRI
Outra
Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais, Portugal
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Louraço Figueira, Jorge. "Educação Sexual Ilustrada: A idade do armário: Notas Sobre os Ensaios Corridos d O Despertar da Primavera", O Despertar da Primavera - Manual de Leitura, 2004
Artigo em conferência
  1. Louraço Figueira, Jorge. "Nações e cidades no teatro de grupo de S. Paulo". Trabalho apresentado em Em torno do Teatro Latino-Americano: tendências cénicas inovadoras a partir dos anos 80 do século XX, Almada, 2009.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. "Diz o rinoceronte quando fala - Rinoceronte, de Ionesco", Público, 2006
  2. "Otelo não é ele nem o outro - Otelo, de Shakespeare", Público, 2006
  3. "Estamos a fical mal vistos? - Mal Vistos, de Gemma Rodriguez", Público, 2006
  4. "Oh, que belos dias no Palácio! - Dias Felizes, de Beckett", Público, 2006
  5. "Ócio no subterrâneo - Na Solidão dos Campos de Algodão, de Koltès", Público, 2006
  6. Louraço, Jorge. "Paisagem com Don Juan posando - Don Juan, de Molière", Público, 2006
  7. "A matrioshka atrás da porta - Babine o Parvo, de Tolstoi", Público, 2006
  8. "Falta de ar na sala de aula - Oxigénio, de Djerassi & Hoffman", Público, 2006
  9. "Quem é ela? - Ella, de Achternbusch", Público, 2005
  10. Louraço, Jorge. "A ditadura da maioria compacta - O Inimigo do Povo, de Ibsen", Público, 2005
  11. Louraço, Jorge. "Infiltrações Domésticas - Have I None, de Bond", Público, 2005
  12. Louraço, Jorge. "Um arrastão no Museu dos Transportes - Woyzeck, de Büchner", Público, 2005
  13. "Impostoria Geral do Estado - O Inspector-Geral, de Gogol", Público, 2005
  14. Louraço Figueira, Jorge. "Cada Um É Um Abismo", Duas Colunas, 2005, http://cinfo.tnsj.pt/cinfo/REP_1/A6/C16/D10637F16496.pdf.
  15. Louraço Figueira, Jorge. "Margarida, bem-me-quer, mal-me-quer", Duas Colunas, 2004, http://cinfo.tnsj.pt/cinfo/REP_1/A6/C16/D10637F16312.pdf.
  16. Louraço Figueira, Jorge. "El Corte Inglés", 2003, http://cinfo.tnsj.pt/cinfo/REP_1/A6/C16/D10637F16310.pdf.
  17. Louraço Figueira, Jorge. "Aposta tripla: notas sobre o "apoio dramatúrgico", a propósito de Dupla Falta, de Mário Botequilha e Teatro Bruto", Duas Colunas, 2003
Artigo em revista
  1. Jorge Louraço Figueira. "Um bê-á-bá da máscara: notas sobre cultura, ficção, destino e dramaturgia". Cadernos do GIPE-CIT (2017):
  2. Louraço Figueira, Jorge. "Figuras de linguagem do indizível em "Conversas com meu pai"". Sala Preta 14 (2014): 182-186.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Louraço Figueira, Jorge. "Festival com vista para as fronteiras". Sinais de Cena (2013): 22-22. https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/13038.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2007.0008
  4. Figueira, Jorge Louraço. "João Tuna e a fotografia de cena como obra de arte". (2013): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0003.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0003
  5. Figueira, Jorge Louraço. "Festival com vista para as fronteiras". (2013): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0016.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0016
  6. Figueira, Jorge Louraço. "João Tuna e a fotografia de cena como obra de arte". (2013): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0003.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0003
  7. Figueira, Jorge Louraço. "João Tuna e a fotografia de cena como obra de arte". (2013): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0003.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0003
  8. Figueira, Jorge Louraço. "Festival com vista para as fronteiras". (2013): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0016.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2013.0016
  9. Louraço, Jorge; Reinaldo Maia. "Cabaré da Santa [peça de teatro]". Magma 6 (2009): 10-10.
    Publicado
  10. Figueira, Jorge Louraço. "Vista sonora para Trás-os-Montes". (2007): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2007.0008.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2007.0008
  11. Figueira, Jorge Louraço. "Vista sonora para Trás-os-Montes". (2007): https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2007.0008.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2007.0008
  12. Louraço, Jorge. "Ibsen pelo contrário: o teatro de protesto e o dramaturgo como pensador". Adágio 40/41 (2006): 113-123.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. "Um panorama do teatro em Portugal", Camarim, 2010
  2. "A economia do artista: o crítico enquanto agente comercial", Caderno de Ensaios, 2009
Capítulo de livro
  1. Louraço Figueira, Jorge. "Dramaturgia e imaginário recíproco entre Brasil e Portugal: alguns pontos de partida". In Veredas do Drama. Salvador, Brasil: EDUFBA, 2023.
    Em revisão
  2. Louraço Figueira, Jorge. "Sobre a última da Palmilha Dentada". In Enciclopédia mínima: uma antologia de cem textos, editado por João Luís Pereira, 602-605. Porto, Portugal, 2022.
    Publicado
  3. Louraço Figueira, Jorge. "Dar corpo à sombra". In Registo Documental, editado por JOÃO GARCIA MIGUEL, 94-101. Portugal, 2022.
    Publicado
  4. Louraço Figueira, Jorge. "Perdão original: referências à Carta de Pero Vaz de Caminha na dramaturgia de Portugal e Brasil". In O Drama e suas Interfaces, editado por Sanches, João; Lopes, Cássia, 243-265. Salvador, Brasil: EDUFBA, 2020.
    Publicado
  5. Louraço Figueira, Jorge. "Epic Theatre and Theatre of the Oppressed: Brecht and, Modestly, [Boal]!". In The Routledge Companion to Theatre of the Oppressed, editado por Howe, Kelly; Boal, Julian; Soeiro, José, 51-57. Londres, Reino Unido: Routledge, 2019.
    Publicado
  6. Jorge Louraço Figueira. "Pelo próprio punho: autores, atores e amores do Teatro do Vestido". Portugal, 2018.
  7. Jorge Louraço Figueira. "Nações e cidades no ‘teatro de grupo’ de S. Paulo". Portugal, 2010.
  8. Louraço, Jorge. "O Espantalho Teso [peça de teatro]". In Dramaturgias Emergentes, 10-10. Porto, Portugal: Cotovia, 2000.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Louraço Figueira, Jorge; Matsunaga, Priscila Saemi; Toledo, Paulo Bio. "Formas da Dramaturgia Moderna e Contemporânea". Aletria 33 4 (2023): https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/index.
    Aceite para publicação • Co-editor
  2. Louraço Figueira, Jorge. "Onde está o teatro?". Vinte e um por vinte e um 1 (2006):
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Louraço Figueira, Jorge. "Site-specific". In Léxico de Pedagogia do Teatro, editado por Koudela, Ingrid Dormien; Almeida Júnior, José Simões. Perspectiva, 2015.
Livro
  1. Jorge Louraço Figueira. FITEI 40: Livro dos Exílios Reais e Imaginários. Portugal. 2017.
  2. Louraço Figueira, Jorge. Verás que tudo é verdade: uma década de Folias (1997-2007). São Paulo, Brasil: Folias. 2008.
    Publicado
  3. Louraço Figueira, Jorge. Verás que tudo é verdade: Uma década de Folias (1997-2007). São Paulo, Brasil. 2008.
  4. Louraço, Jorge. Xmas qd kiseres (christmas quando quiseres) [peça de teatro]. Porto: Campo das Letras. 2004.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Jorge Louraço Figueira. "“La Casa de La Fuerza”, de Angélica Lidell". (2011):
Tese / Dissertação
  1. Figueira, Jorge Eduardo Louraço da Silva. "Casa Imperial, Corpo Tropical: Dramaturgia e Imaginário Recíproco entre Brasil e Portugal (1985-2017)". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10316/105071.
  2. Figueira, Jorge Eduardo Louraço da Silva. "Casa Imperial, Corpo Tropical: Dramaturgia e Imaginário Recíproco entre Brasil e Portugal (1985-2017)". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10316/105071.
  3. Figueira, Jorge Eduardo Louraço da Silva. "Casa Imperial, Corpo Tropical: Dramaturgia e Imaginário Recíproco entre Brasil e Portugal (1985-2017)". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10316/105071.
  4. Santana, Alexsandro de Miranda. "Preto - a (des)valorização dos valores". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10465.
  5. Santana, Alexsandro de Miranda. "Preto - a (des)valorização dos valores". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10465.
  6. Santana, Alexsandro de Miranda. "Preto - a (des)valorização dos valores". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/10465.
Tradução
  1. Louraço, Jorge. Cidadania [peça de teatro]. London, Portugal: Methuen Drama. 2006.
  2. Louraço, Jorge. Onde é que eles esconderam as respostas? [peça de teatro]. Sheffiels, Portugal: Third Angel. 2003.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. et alia. Exercícios de Botânica. 2008.
Gravação áudio
  1. Trocado, Nuno; Figueira, Jorge Louraço; Catarina Lacerda; João Pedro Brandão; Sérgio Tavares; Acácio Salero; Pedro Pires Cabral; Carimbo Porta-Jazz (Produtor). 2022. "Umbral".
Obra teatral
  1. 2010. As Extraordinárias Aventuras do Urso Polar e da Raposa do Deserto.
  2. 2010. Êxodos: o Eclipse da Terra.
  3. 2009. Dom Quixote (de Coimbra).
  4. 2007. A Noite dos Animais Inventados.
  5. 2006. O Espantalho Teso.
  6. Almeno Gonçalves. 2006. Noite de Enganos.
  7. 2006. Montecchio vs. Capuleto.
  8. 2006. As Três Rainhas Magas.
  9. et alia. 2002. Errata: onde se lê sonho deve ler-se mata.
  10. Armando Pinho. 2001. Os dons de Don Juan.
  11. Figueira, Jorge Louraço; Moreira, Fernando. 2001. O Espantalho Teso.
  12. Ricardo Correia. 2000. Lysistrata.

Outros

Outra produção
  1. A Grande Guerra do Patoá. 2019. Jorge Louraço Figueira.
  2. L’indiscipline comme formation dramaturgique. 2019. Jorge Louraço Figueira.
  3. À Espera de Beckett, ou quaquaquaqua. 2017. Jorge Louraço Figueira.
  4. Que crítica precisamos?. 2017. Jorge Louraço Figueira.
  5. Imagens do Império no Teatro de Língua Portuguesa (Portugal e Brasil, 1990-2015). 2017. Jorge Louraço Figueira.
  6. Teatro e revolução em Portugal, 40 anos depois do 25 de Abril de 1974. 2016. Jorge Louraço Figueira.
  7. Crítica e criação. 2016. Jorge Louraço Figueira.
  8. Conta-me Como É. 2014.
  9. Cassandra de Balaclava. 2013. Jorge Louraço Figueira.
  10. Arruinados em três atos. 2013. Jorge Louraço Figueira.
  11. Pequena História Trágico-Marítima. 2012. Jorge Louraço Figueira.
  12. Um panorama do teatro em Portugal, 2001-2011. 2011. Jorge Louraço Figueira.
  13. História da Ilha do Tesouro de Stevenson (contada pelos ingleses Jim Hawkins e Long John Silver aos marinheiros da escuna portuguesa Neptuno, ao largo da costa do Porto, em 17…). 2009.
  14. O teatro crítico do grupo Folias, de São Paulo. 2009. Jorge Louraço Figueira.
  15. Cabaré da Santa. 2008. Reinaldo Maia.
  16. Cabaré da Santa. 2008. Jorge Louraço Figueira.
  17. Flash Motel. 2004.
  18. Xmas qd Kiseres * (christmas quando quiseres). 2002. Louraço Figueira, Jorge.
  19. Auto da Revisitação. 2002. Pedro Eiras.
  20. Christmas Quando Quiseres. 2002. Jorge Louraço Figueira.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2009 Ficções de três estrofes: as canções teatrais de Carlos Tê Poéticas do Rock em Portugal 2009 (Perspectivas críticas de uma literatura menor)
(Lisboa, Portugal)
2009 Cidadelas teatrais Espectáculo/Cidade/Teatro: as Representações da Cidade entre o Espectáculo e a Cena Teatral Contemporânea Luso-Brasileira
Centro de Estudos Sociais (Coimbra)
2009 Nações e cidades no Teatro de Grupo de São Paulo Em torno do teatro latino-americano: tendências cénicas inovadoras a partir dos anos 80 do século XX
Companhia de Teatro de Almada (Almada)
2009 O teatro crítico do grupo Folias, de São Paulo, a partir dos espectáculos Orestéia (2007) e Êxodos (2009) Encontro Internacional «Cidadanias em Cena: entradas e saídas dos direitos culturais
Instituto Hemisférico de Performance e Política da Universidade de Nova Iorque / Universidade Nacional da Colômbia (Bogotá, Colômbia)
2005 Um Panorama das Artes do Espectáculo em Portugal I Foro Ibérico de Teatro
Festival Internacional de Teatro de Badajoz (Badajoz, Espanha)
1999 Objectos e discursos sobre a Linha da Beira Alta: património cultural e reivindicações locais Congresso Cultura Popular
Câmara Municipal da Maia (Maia, Portugal)
1999 Estações ferroviárias, práticas cíclicas e património cultural Congresso Práticas e Terrenos da Antropologia em Portugal
Associação Portuguesa de Antropologia (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2008 - Atual Thêatre du Soleil
Coorientador
Estudos Teatrais (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
2015/10/01 - 2017/11/07 Preto - a (des)valorização dos valores
Orientador de Alexsandro de Miranda Santana
Artes Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2003 - 2003 Riba d'Ave
Coorientador
Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Minho, Portugal
2002 - 2002 Produção
Orientador
Produção Teatral (Outra)
Teatro Universitário do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09 - 2022/11 Conversas do Aveirense (Teatro Aveirense) (2021 - 2022)
Outro (Outra)
Câmara Municipal de Aveiro, Portugal
2022/09 - 2022/10 Mostra São Palco III (2022/09 - 2022/10)
Festival (Outra)
2019/09 - 2021/07 Conversas com o Jorge (Teatro Nacional São João) (2020 - 2021)
Outro (Outra)
Teatro Nacional São João, Portugal
2020 - 2020 Coordenação do encontro Dramaturgia e Biografia, ESMAE, Porto (2020 - 2020)
Encontro (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019 - 2019 Co-coordenação do encontro Teatro e Política, ESMAE, Porto. (2019 - 2019)
Encontro (Outra)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 - 2015 Coordenação do encontro Dramaturgia Portuguesa e Brasileira na Atualidade, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo. (2015 - 2015)
Encontro
Secretaria da Cultura, Brasil
2015 - 2015 Coordenação da mesa-redonda A Arte da Crise, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo. (2015 - 2015)
Mesa-redonda
Secretaria da Cultura, Brasil
2014 - 2014 Co-mediação dos Encontrões, Festival Mirada, SESC Santos, São Paulo. (2014 - 2014)
Festival (Outra)
Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado de São Paulo, Brasil
2013 - 2013 Mostra São Palco II (2013 - 2013)
Festival (Outra)
2013 - 2013 Mediação da Residência em Performance do Festival Periférico, Espaço Cultural Escola SESC, Rio de Janeiro (2013 - 2013)
Oficina (workshop) (Outra)
Serviço Social do Comércio, Brasil
2012 - 2012 Mostra São Palco I (2012 - 2012)
Festival (Outra)
2012 - 2012 Mostra Anual de Dramaturgia IV (2012 - 2012)
Festival (Outra)
2011 - 2011 Mostra Anual de Dramaturgia III (2011 - 2011)
Festival (Outra)
2010 - 2010 Mostra Anual de Dramaturgia II (2010 - 2010)
2009 - 2009 Mostra Anual de Dramaturgia I (2009 - 2009)
Festival (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016/04/07 - 2016/04/07 Seminário A Procura da Superfície: o Corpo no Séc. XXI, do IPP, na Escola Superior de Educação e no Museu Nacional Soares dos Reis. Comissão Científica: Carlos França, Hugo Monteiro e Maria de Fátima Lambert.
Seminário
A Procura da Superfície: o Corpo no Séc. XXI
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2013/01/12 - 2013/01/19 VIII Encontro do Instituto Hemisférico de Performance & Política (New York), em São Paulo, Brasil, com lugar no Sesc Vila Mariana, na USP e na SP Escola de Teatro entre 12 e 19 de Janeiro dei 2013. Cidade, Corpo, Ação: a Política das Paixões nas Américas
Universidade de São Paulo Escola de Artes Ciências e Humanidades, Brasil

Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado de São Paulo, Brasil

New York University Tisch School of the Arts, Estados Unidos
1996/11/04 - 1996/11/06 Encontro Antropologia e Estudos Urbanos: Perspectivas Comparadas, organizado pelo Mestrado em Antropologia: Patrimónios e Identidades e pelo Centro de Estudos de Antropologia Social, tendo lugar entre 4 e 6 de novembro de 1996 no ISCTE e no Museu Nacional de Etnologia.
Encontro
Antropologia e Estudos Urbanos: Perspectivas Comparadas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Estudos de Antropologia Social, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/04/17 Bernardo Santareno: Teatro, Utopia e Performatividade
Arguente principal
Susana Isabel Silva Micaelo Ilharco de Moura (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/02/14 Título de Especialista, na área de Artes/Teatro/Teoria, de Armando Nascimento Rosa
Arguente
Armando Rodrigues do Nascimento Correia Rosa (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2022/10/28 As Três Idades: Criação Dramatúrgica
Vogal
Joana Margarida Figueira Galhardo Calhau (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2006/01/01 - 2006/06/30 Vinte e um por vinte e um Escola Superior Artística do Porto

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2008 - Atual Produção Final Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
2007 - Atual Programa de Apoio a Projectos Pontuais (Teatro / Nacional) Ministério da Cultura - Direcção Geral das Artes, Portugal
2006 - Atual Prémio da Crítica Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, Portugal
2004 - Atual Programa de Apoio a Projectos Pontuais (Teatro / Região Norte) Ministério da Cultura - Direcção Geral das Artes, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007/10 - Atual Dramaturgia II Teatro (Ensino secundário) Balleteatro Escola Profissional, Portugal
2007/10 - Atual Repertório Dramático Ocidental II Teatro (Licenciatura) Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
2007/10 - Atual Repertório Dramático Português Teatro (Licenciatura) Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
2005/10 - Atual Dramaturgia III Teatro (Ensino secundário) Balleteatro Escola Profissional, Portugal
2003/10 - Atual Expressão e Comunicação Oral e Escrita Animação Sócio-Cultural (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2003/10 - Atual Análise Teatral Estudos Teatrais (Licenciatura) Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
2001/10 - Atual Escrita Teatral Teatro (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2009 - 2009 Dramaturgias do Quotidiano Aperfeiçoamento (Curso médio) Fundação Nacional de Artes, Brasil
2009 - 2009 Dramaturgia do Ritual Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Artes Célia Helena, Brasil
2002/10 - 2007/09 Técnicas de Comunicação Escrita Teatro (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2002/10 - 2007/09 Oficina de Escrita Teatral Estudos Teatrais (Licenciatura) Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
2005/10 - 2007/07 Dramaturgia III Teatro (Ensino secundário) Academia Contemporânea do Espectáculo, Portugal
2004/10 - 2006/09 Seminário de Interpretação Teatro (Ensino secundário) Balleteatro Escola Profissional, Portugal
2003/10 - 2005/09 Animação Comunitária Animação Sócio-Cultural (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2005 - 2005 Escrita Teatral Outra (Curso médio) Culturgest, Portugal
2005 - 2005 Literatura Teatral Outra (Curso médio) Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
2001/10 - 2003/09 Expressões Culturais II Animação Sócio-Cultural (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2000/10 - 2002/09 Expressões Culturais I Animação Sócio-Cultural (Licenciatura) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2002 - 2002 Escrita Revicentina Outra (Curso médio) Teatro Nacional São João, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/08/20 - 2021/08/20 Teatro transatlântico - Brasil e Portugal - parte II
2021/07/23 - 2021/07/23 Teatro transatlântico - Brasil e Portugal - parte I Teatro transatlântico - Brasil e Portugal - parte I

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2008/01 - Atual Associação Portuguesa de Críticos de Teatro
2008/01 - Atual Sindicato dos Professores do Norte

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2000/10 - Atual Membro de Conselho Científico
Membro
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2019/10/10 - 2019/10/10 Colóquio Luso-Brasileiro organizado pelo Grupo de Estudos de Arquitetura / Eixo Arquiteturas Dramáticas do Centro de Estudos Arnaldo Araújo, em colaboração com a SP Escola de Teatro, na ESAP.
Membro
Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal
2003/01 - 2004/12 Vice-presidente do Conselho Científico
Presidente / Vice-presidente
Escola Superior Artística do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Concurso de Bolsas Gulbenkian de Formação em Artes no Estrangeiro de 2023 - Teatro Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2023 - 2023 Cepa Torta
2023 - 2023 Eurodram
2022 - 2022 Concurso de Bolsas Gulbenkian de Formação em Artes no Estrangeiro de 2022 - Teatro Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2006 - 2021 Membro do Júri do Projecto Panos Culturgest Fundação Caixa Geral de Depósitos, Portugal

Teatro Nacional D Maria II EPE, Portugal
2020 - 2020 Eurordram
2017 - 2017 Membro do Júri do Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança (GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas)
2008/08 - 2008/08 Prova de Aptidão Profissional Academia Contemporânea do Espectáculo, Portugal
2007 - 2007 Membro do Júri dos Apoios Pontuais ao Teatro Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal
2004 - 2004 Membro do Júri dos Apoios Pontuais ao Teatro Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2002 - 2003 Supervisão de Estágio Curricular Ricardo Correia
2001 - 2002 Orientação de Estágio Profissional Alexandra Sabino
Distinções

Prémio

2008 Melhor Dramaturgia (Nomeação)
Associação Paulista de Críticos de Artes, Brasil

Outra distinção

2017 Eurodram Tradução
2014 Prémio Internacional de Jornalismo Carlos Porto (Menção Honrosa)
Festival de Almada / Companhia de Teatro de Almada, Portugal