Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paula Quadros-Flores
Nomes de citação
- Flores, Paula
- Quadros-Flores, Paula
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1C17-4863-7623
- ORCID iD
- 0000-0003-4924-5212
Websites
- http://ese.ipp.pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/01/20
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação na especialidade em Tecnologia Educativa
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"A Identidade Profissional Docente e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Estudo de Boas Práticas no 1º Ciclo
do Ensino Básico na Região do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
2003 - 2005/07/07
Concluído
|
Administração e Planificação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Identidade Profissional Docente: estudo de caso no Concelho de Gondomar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2000 - 2002
Concluído
|
Gestão e Animação da Formação (Licenciatura)
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
|
16 |
1983 - 1986
Concluído
|
Magistério Primário (Bacharelato)
Magistério Primário de Chaves, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2012/10/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1986/10/15 - 2013/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Avaliador Externo no grupo de Recrutamento 110 | Ministério da Educação, Portugal |
2022 - 2024 | Membro da Comissão de ética do InED | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2024 | Participação em Comissões Institucionais: Comissão de Curso do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2023 | Participação em Comissões Institucionais: Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2023 | Júri de Seleção em concursos de acesso aos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB; Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB; Ensino do 1.º CEB e de Português e H | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2017 - 2023 | Participação em Comissões Institucionais: Comissão de Curso do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2023 | Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Supervisão na Educação de Infância e Ensino do 1.º CEB. (2016-2023) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2013 - 2014 | Participação em Comissões Institucionais: Comissão de Curso da Licenciatura Básica | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Júri em Provas Públicas: Arguente principal em provas de doutoramento | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha | ||
2022 - Atual | Júri em Provas Públicas: Arguente principal em provas de doutoramento | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2020 - Atual | Júri em Provas Públicas: Júri de Qualificação de Doutoramento em Estudo da Criança - Especialidade em Infância, Desenvolvimento | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2022 - 2023 | Orientadora de Pós-Doutoramento de docente da Universidad Internacional de Rioja (UNIR) - Espanha | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal | ||
2012 - 2013 | Avaliador Interno no grupo de Recrutamento 110 | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/02/01 - 2025/07/31 | Prácticum IA: Experiencias del prácticum integrando Inteligencia Artificial
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
RedTicPraxis en REPPE., Espanha
|
Não financiado
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01/01 - 2024/12/31 | Innovate with ICT in Initial Teacher Training to promote methodological renewal in Pre-school and 1st and 2nd CEB
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2023/10/31 | PROYECTO DE APRENDIZAJE APLICADO DE LA ROBÓTICA EDUCATIVA EN LAS AULAS DE EDUCACIÓN INFANTIL/PRIMARIA
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluído
|
2014 - 2019 | DigiLitEY - The digital literacy and multimodal practices of young children
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/08 | El arte como recurso didáctico en el proceso de aprendizaje | Congresso Internacional em Santiago do Chile
Universidade Católica do Chile, IARTEM. (Santiago do Chile, Chile)
|
2023 | Inovação para a Inclusão, Transformação e Sustentabilidade em Educação. | F ó rum Interno do in ED 2 3
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Porto, Portugal)
|
2021/03/09 | Quantum-Leap in Teaching Through the use of Mobile Devices | 15th annual International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valencia, Espanha)
|
2021/03/09 | Being a Teacher in Distance Education: the perception of students in basic education degree | 15th annual International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valencia, Espanha)
|
2021 | Tempo de pandemia: um laboratório, uma oportunidade para olhar em frente | XVI Symposium Internacional sobre el Prácticum y las prácticas externas: “Práticas rxternas virtuales versus presenciales,
transformando los retos en oportunidades para la innovación
Universidade de Vigo (Poyo, Espanha)
|
2021 | Empreendedorismo na Educação: Reutilizar e Inovar para um Ambiente Sustentável | V Mostra Científica ECOINOVAR e IV Expo Ecoinovar: uma década de contribuição para um futuro inovador e sustentável
ECOINOVAR (Brasil)
|
2021 | Prácticas de observación de situacións de aula | Prácticas de observación de situacións de aula
Facultade de Educación e do Traballo Social, Campus de Ourense (Espanha)
|
2021 | Desafios na investigação em educação | Fórum INED’21
INED - PP (Porto, Portugal)
|
2021 | Aprender a Videojogar : Age of Society | V ENCONTRO INTERNACIONAL FENDA
Universidade de Vigo (Porto, Portugal)
|
2021 | Age of Society - Building a game to/while learn(ing) | Simpósio de Engenharia Informática
ISEP (Porto, Portugal)
|
2021 | Entrepreneurial projects in the classroom of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB): solving problems and developing reasoning. | International Conference in Information Technology & Education. ICITED 2021
ICITED (Brasil)
|
2021 | The Project Work Methodology that Promotes Articulation between Educational Levels | 10th International Conference New Perspectives in Science Education
Filodiritto Editore (Florença, Itália)
|
2021 | The challenges of initial teacher training | 3rd International Conference on Advanced Research in Education
University College London (UCL) (London)
|
2021 | O valor do investigador colaborador num projeto de investigação | Fórum inED'21: Pensar a Educação pelos Olhares da Investigação
INED (Porto, Portugal)
|
2021 | CLIL APPROACH AND THE FOSTERING OF A GLOBAL SUSTAINABLE AWARENESS IN PRIMARY SCHOOL | Fórum INED’21
Fórum INED’21 (Porto, Portugal)
|
2021 | Schoolers & Schoolers: um projeto focado no uso de RPG no Ensino Basico | Fórum INED’21
INED (Porto, Portugal)
|
2021 | Números Racionais Não Negativos e Gamificação: Uma Experiência Didática no 2.ºCEB | InterNetWorking Conference - Intercultural Week
ESEPP (Porto, Portugal)
|
2021 | Lengalengas Matemáticas | InterNetWorking Conference - Intercultural Week
ESEPP (Porto, Portugal)
|
2021 | Entrepreneurial projects in the classroom of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB): solving problems and developing reasoning. In International Conference in Information Technology & Education | ICITED 2021.
(Brasil)
|
2021 | Project Work Methodology that Promotes Articulation between Educational Levels | 10th International Conference New Perspectives in Science Education
INED (Florencia, Itália)
|
2021 | The challenges of initial teacher training. Comunicação | 3rd International Conference on Advanced Research in Education
INED (Londres, Reino Unido)
|
2020/12/18 | The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1st and 2nd CEB | 14th Annual International Conference on Global Studies
Athens Institute for Education and Research (Atenas, Grécia)
|
2020/12/17 | The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training | ICETELE 2020 : XIV. International Conference on E-Technologies and E-Learning for Education
WASET (Dubai, Emiratos Árabes Unidos)
|
2020/12/13 | A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente | 8 th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
|
2020/11/27 | With Empathy I (You) Build Knowledge | TEACHERS’ TRAINING IN THE XXI CENTURY: CHANGES AND PERSPECTIVES
Šiauliai University (Lituânia)
|
2019 | Comunicação e arte vividas entre contextos educativos | I Encontro Nacional da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Deles para eles: quando os processos se tornam produtos e de novo processos | Challenge2019 – XI Conferência Internacional de TIC na Educação – Desafios da Inteligência Artificial
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | Do perfil do professor estagiário ao perfil do aluno: atividades, reflexões e resultados | InterNetWorking Conference - Intercultural Week 2019: / book of abstracts
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Outros modos de ensinar a aprender no 1. º Ciclo do Ensino Básico: Escape Room. | INNODOCT/19. International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
|
2019 | Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual | InterNetWorking Conference - Intercultural Week 2019
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Realidade aumentada e escape room na educação: que potencialidades? | Iº Congreso Internacional sobre Tecnologías Emergentes en Educación
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
|
2019 | Potencialidades da Realidade Aumentada numa aula de ensino experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico | I Congreso Internacional Tecnologías Emergentes en Educación
Facultad Ciencias de la Educación da Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
|
2019 | Aprendizagens ativas em ambientes inovadores: que desafios? | II Seminário Internacional Expressa, Re-imaginar a Comunicação Científica em Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Potencialidades da Gamificação no envolvimento de crianças: uma estratégia no 1.º CEB | II Seminário Internacional Expressa, Re-imaginar a Comunicação Científica em Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Projeto IFITIC: Inovar para transformar. Livro de resumos Fórum Interno P. Porto 2019 | Fórum Interno P. Porto
Porto: Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | E-book-emos: educação para a autonomia e criatividade digital no âmbito de um CTeSP. | Fórum Interno
Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Conocimiento y uso de TIC para la innovación en las prácticas escolares. | XV Symposium Internacional sobre el Prácticum y las práticas externas: Presente y retos de futuro
Universidade de Vigo (Pontevedra, Espanha)
|
2019 | Motivar alunos na resolução de problemas matemáticos: que estratégias? | INCTE 2019.- Encontro Internacional de Formação na Docência
Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019 | Recriando a prática educativa no 1.º CEB: a webquest e a integração de saberes | InterNetWorking Conference - Intercultural Week
Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2019 | Potencialidades da abordagem “Made by them to them” no ensino da língua materna | I Encontro Nacional da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Escola Superior de Educação Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Compreender a empatia na transdisciplinaridade | I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Porto: Escola Superior de Educação Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Made by them to them: The Students in the Learning Process | International Conference NEW PERSPECTIVES IN SCIENCE EDUCATION 8th Edition
Pixel International Conferences (Florença, Itália)
|
2018 | Aprender a aprender com tecnologia digital em ambiente formal e informal. | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Instituto da Educação, UM (Braga, Portugal)
|
2018 | A importância da transição: da educação pré-escolar para o primeiro ciclo | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018 | Recursos tecnológicos digitais na educação pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico | III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018 | FACTORS THAT INHIBIT OR PROMOTE THE INTEGRATION OF ICT IN EDUCATION | 12th annual International Technology, Education and Development Conference
INTED2018 (Valencia, Espanha)
|
2018 | Pensar a Educação nos processos de Construção de autonomia e emancipação | Mantle of the Expert: developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance
of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools
EScola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2018 | Potentialities of the Augmented Reality in the school manuals of primary education | International Conference on New Horizons in Education
INTE 2018 (Paris, França)
|
2018 | Impact of digital technologies on pedagogical practice in primary education | International Conference on New Horizons in Education
(Paris, França)
|
2018 | Pensar a Educação nos processos de Construção de autonomia e emancipação | Mantle of the Expert: developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance
of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2017 | Ou isto ou aquilo, ou isto e aquilo: recursos físicos e digitais nos caminhos iniciais da leitura, | II Jornadas de Leitura, Escrita, Sucesso Escolar e alfabetização, III Jornadas Internacionais de Alfabetização
Universidade do Minho, (Braga, Portugal)
|
2017 | Ambientes Educativos com TIC: PRÁTICAS DE ENSINO DO PORTUGUÊS NO 1º Ciclo do Ensino Básico em situação de estágio | Ambientes Educativos com TIC: práticas de ensino do português no 1º ciclo do Ensino Básico em situação de estágio
APL/ESE (Porto, Portugal)
|
2017 | What teachers do, observe, and feel in pedagogical practice through the use of digital resources. | 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
EDULEARN17 (Valencia, Espanha)
|
2017 | The Smartphone in the Context of the Classroom in the Primary School and in the higher education | 9th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (
EDULEARN17 (Valencia, Espanha)
|
2016 | Potencialidades das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita no 1º CEB: teorias e práticas | V SIELP – Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/V FIAL – Fórum Ibero-Americano de Literacias
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016 | Práticas com TIC potenciadoras de mudança | I Encontro Internacional de Formação na Docência
ESE, Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2016 | Super Visão …TIC: boas práticas | Colóquio Debate Supervisão Pedagógica e Partilha de Boas Práticas
Sindicato de Professores do Norte, Chaves (Chaves, Portugal)
|
2015 | A cidadania e as TIC: projeto no 1º CEB” | no Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na formação de professores,
Instituto da Crianças - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | Alavancar a cidadania com TIC | 2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro.
Ajudaris, ESEIPP, ESEPF, FLUP, ESEIPB, Centro de Formação Júlio Resende, Colégio EFANOR, UCP (Gondomar, Portugal)
|
2014 | Desafios das tecnologias: direitos da criança e adolescentes/ família/ escola | XXVIII Encontro Galego-Português de Educadoras/es pela Paz “Direitos Humanos
AGAPPAZ, Casa do Professor de Chaves , Educadores/as pola Paz-Nova Escola Galega, Facultade de Ciencias da Educación da Universidade
de Vigo , IFiFL (Chaves, Portugal)
|
2014 | O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidade | XII Congresso da sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação (Vila Real., Portugal)
|
2013 | Nouveaux publics, nouvelles pratiques: ressources digitales pour l’enseignement et pour l’apprendissage des langues étrangères | Seminário temático no Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico.
Coordenadora do Curso (Porto, Portugal)
|
2013 | Identidade Profissional Docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Porto | I Seminário Internacional Políticas e Integração das TIC na sala de aulas
Universidde e Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila real, Portugal)
|
2012 | Educação Intergeracional: Redes sociais e solidariedade. Oradora convidada | XXVI Encontro Galego-Português de Educadoras e Educadores para a paz
Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro e Nova Escola Galega (Chaves, Portugal)
|
2012 | Desafios das TIC no processo de ensino-aprendizagem: boas práticas | 1º Encontro de boas práticas com TIC
Paula Flores - Agrupamento de Escolas de Pedrouços (Pedrouços, Maia, Portugal)
|
2012 | Formar para inovar, inovar formando | III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento
Universidade de Trá-os-Montes e Alto Douro, Univseridade de Vigo, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Nova Escola
Galega (Póva de Varzim, Portugal)
|
2011 | O retrato da integração das TIC no 1º Ciclo: Que perspectivas? | VII Conferência Internacional da TIC na Educação – Challenges
Centro de Compet~encias da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Novas Soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico | 1ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (ieTIC).
Departamento de Tencologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
e Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca (Btagança, Portugal)
|
2010 | A construção de uma cultura de paz através do conhecimento em rede | XXIV Encontro Galego-Português de Educadores e Educadoras pela paz.
Asociación Galego-Portuguesa de Educación Para a Paz, Nova Escola Galega, Faculdade de Ciencias da Educación da Universidade
de Vigo, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Movimento dos Educadores pela Paz de Portugal. (Leiria, Portugal)
|
2010 | Competências e saberes na nova era digital : exemplificação no 1º Ciclo do Ensino Básico | Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro: Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos
e Práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2009 | A Identidade Profissional Docente na era digital | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Investigar, Avaliar, Descentralizar
SPCE e ESE/IPB (Bragança, Portugal)
|
2009 | A tecnologia ao Serviço da Educação: práticas com TIC no 1º Ciclo do Ensino Básic | . VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges,
Centro de Competências da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | Novos desafios, novas oportunidades: as TIC na educação | VII congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento sócio-cultural
AGIR (Porto, Portugal)
|
2009 | Concepção de Boas Práticas segundo os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico | VIII Congresso LUSOCOM, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia
SOPCOM/VIII LUSOCOM (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Integração de tecnologias na prática pedagógica: boas práticas | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
CIEd- Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | O futuro hoje: ser professor no Sec. XXIO futuro hoje: ser professor no Sec. XXI | I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | As tecnologias no 1º Ciclo do Ensino Básico | Congresso 1º Ciclo – Práticas Curriculares de sucesso
Porto Editora (Porto, Portugal)
|
2008 | A imagem de si e o reconhecimento dos outros: o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. | V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Trabalho Docente e Organizações Educativas.
Universidade de aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2008 | A plataforma Moodle no 1º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Superior | II Encontro Comunidades de Aprendizagem Moodle - CaldasMoodle08
Educom (Caldas da Rainha, Portugal)
|
2008 | As novas tecnologias de informação e de comunicação no desenvolvimento da língua materna | 7º Encontro Nacional (5º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Boas Práticas: Conceito e Experiência no 1º ciclo do ensino Básico | II Congresso Ibérico “A fenda Dixital”: as TIC, entre a escola e a comunidade
Universidades de Vigo, Coruña, Santiago de Compostela e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Silheda - Pontevedra, Espanha)
|
2007 | Materiais Didácticos resultantes de experiências realizadas no Primeiro Ciclo | Jornada Novos desafios da Educação (JNDE);
Universidade do MInho (Póvoa de Lanhoso, Portugal)
|
2007 | Inovar na Educação: O Moodle no processo de ensino aprendizagem | V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007
Centro de Competência da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | O papel das novas tecnologias da informação e comunicação na construção da cidadania: a plataforma Moodle no 1º Ciclo do ensino Básico | 5º Congresso da SOPCOM
Centos de Estudos em Comunicação e Sociedade (Braga, Portugal)
|
2007 | As Tecnologias da Informação e da Comunicação: globalização e exclusão | V Congresso Internacional da Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural. (Maia, Portugal)
|
2007 | As TIC: barreiras e oportunidades | II Colóquio Luso-Braileiro de Educação a Distância e Online”.
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2007 | Interactividade: uma nova modalidade comunicacional. | 9th Symposium on Computers in Education
SIIE (Porto, Portugal)
|
2006 | Despertar para a Poesia: um projecto em contexto de sala de aula. | II Congresso Internacional Criança, Língua, Imaginário e Texto Literário: Centro e Margens na Literatura para Crianças e Jovens
Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006 | As TIC e a formação que marcarão a diferença no futuro | I Jornada das TIC na escola (JTICE)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005 | A par e passo: a escola, os professores e as TIC | I Congresso Ibérico- “A Fenda Dixital” - As tecnoloxías da información e da comunicación (TIC): Retos para a educación do
futuro
Universidades de Vigo, A Coruña, Santiago de Compostela e Trás-os- Montes e Alto Douro, o MRP Nova Escola Galega e o Concelho
de Silleda (Silheda- Pontevedra, Espanha)
|
2005 | Estudo da implementação das TIC nas Escolas do 1º ciclo do Concelho de Gondomar | Estudo da implementação das TIC nas Escolas do 1º ciclo do Concelho de Gondomar
I Congresso Ibérico- “A Fenda Dixital” - As tecnoloxías da información e da comunicación (TIC): Retos para a educación do
futuro (Silheda - Pontevedra, Espanha)
|
2005 | O Professor e a mudança: novos desafios | XIX Encontro Galego e XII Galego-Portugués de Educadores/as pola paz
Departamento de Pedagoxia e Didáctica das Ciências Experimentais da Universidade da Coruña e realizado em Composancos (A Guarda - Pontevedra, Espanha)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | RElatório de Estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | VIII Colóquio Internacional “Ler e Ser- Desafios do Século XX (2024/10/12 - 2024/10/12)
Congresso (Coorganizador)
|
Ajudaris, Portugal |
2020 - Atual | INW20 Conference – International Week (2020)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - Atual | INW20 Conference – International Week (2020)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2027 | 5º Colóquio Internacional Ler e Ser: Cooperar e partilhar o bem comum (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/10/26 - 2023/04/26 | Formadora da Oficina de Formação:¿Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade.
Regime de Frequência¿b-learning, duração de 50 horas. Professores do grupo de recrutamento 110 do Centro de Formação de Professor
Paredes, Penafiel e Paços de Ferreira (2022 - 2023)
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2019 - 2019 | Encontro Nacional da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | I Congreso Internacional de Tecnologías Emergentes en Education (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2019 - 2019 | VII Colóquio Internacional Ler e Ser: Educação onde cada um(a) conta (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2019 - 2019 | VII Colóquio Internacional Ler e Ser: Educação onde cada um(a) conta (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - 2019 | INW2019 Conference - International Week. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | 6º Colóquio Internacional Ler e Ser: Desafios da Contemporaneidade (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2018 - 2018 | 6º Colóquio Internacional Ler e Ser: Desafios da Contemporaneidade (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | 2º Colóquio Internacional Leitura, Escrita e Solidariedade (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Para quebrar barreiras, práticas certeiras (2018 - 2018)
Seminário
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Seminário Internacional IFITIC (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Práticas Educativas Criativas no Ensino da Matemática e das Ciências Naturais
Seminário (Outra)
|
|
2017 - 2017 | As TIC e a inovação na profissão
Seminário (Outra)
|
As TIC e a inovação na profissão1, Portugal |
2017 - 2017 | 4º Colóquio Internacional Ler e Ser: Leitura e vida
Conferência (Coorganizador)
|
|
2017 - 2017 | 5º Colóquio Internacional Ler e Ser: Cooperar e partilhar o bem comum
Conferência (Coorganizador)
|
|
2017 - 2017 | Escola Virtual, a integração do e-learning e dos Recursos Educativos Digitais em contexto de ensino-aprendizagem
Simpósio (Outra)
|
|
2017 - 2017 | A educação intercultural e a formação de educadores e professores
Outro (Outra)
|
|
2017 - 2017 | De que falamos quando falamos de meios digitais na Educação?
Outro (Outra)
|
|
2017 - 2017 | 4º Colóquio Internacional Ler e Se: Leitura e Vida (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2017 - 2017 | 4º Colóquio Internacional Ler e Se: Leitura e Vida (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | 5º Colóquio Internacional Ler e Ser: Cooperar e partilhar o bem comum (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2017 - 2017 | II Encontro Temático APL/ESE (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | 3º Colóquio Internacional Ler e Ser:. Os desafios das escolas do século XXI
Conferência (Outra)
|
Ajudaris, Portugal |
2016 - 2016 | XXX Encontro de Educadores para a PAZ, em Amarante.
Conferência (Coorganizador)
|
Município de Amarante, da Nova Escola Galega, da Escola Superior de Educação do Porto e da Escola Superior de Educação de Paula Frassineti., Portugal |
2016 - 2016 | Dinâmicas com o Quadro Interativo no Ensino
Seminário (Coorganizador)
|
|
2016 - 2016 | Dificuldades de aprendizagem: o caso do 1º CEB
Seminário (Outra)
|
|
2016 - 2016 | Multiplicação de ecrãs: dinâmicas de utilização em contexto educativo
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | 2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro
Conferência (Coorganizador)
|
|
2015 - 2015 | Globalização, mentalidade internacional/intercultural e a educação para o séc. XXI
Seminário (Coorganizador)
|
|
2015 - 2015 | Dinâmicas com o Quadro Interativo no Ensino. Exemplos práticos de utilização na sala de aula
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Dinâmicas com o Quadro Interativo no Ensino. Exemplos práticos de utilização na sala de aula
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Perturbações do comportamento na infância: reflexões
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | Boas práticas de utilização do quadro interativo no 1º CEB
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | QUIM e Web 2.0: uma parceria para a sala de aula no 1º e 2º Ciclos
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2015 - 2015 | O conflito em contexto escolar: transformar um impedimento em oportunidade
Outro (Outra)
|
|
2014 - 2014 | 1º Colóquio Internacional Ler e Ser: Novos Olhares e Desafios
Conferência (Outra)
|
Ajudaris, em parceira com o Centro de Formação Júlio Resende, Colégio Efanor e Faculdade de Letras da Universidade do Porto., Portugal |
2014 - 2014 | Quadro interativo: a nova janela para aprendizagem no Ensino Básico
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2014 - 2014 | QIM e as WEB 2.0 no Ensino da Língua Estrangeira
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Educação Intercultural: possibilidades e desafios” em modos de aula aberta
Seminário (Outra)
|
|
2013 - 2013 | Noveaux publics, nouvelles pratiques: ressources digitales pour l’enseignement et pour l’apprentissage des Langue Étrangères
Seminário (Outra)
|
|
2013 - 2013 | Une langue étrangére, um ordinateur, une image: cést simple comme bonjour
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2012 - 2012 | 1º Encontro de boas Práticas com TIC do Agrupamento de Escolas de Pedrouços
Encontro (Coorganizador)
|
|
2008 - 2008 | Boas Práticas com TIC no ensino de línguas estrangeiras
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2008 - 2008 | Estratégias de utilização das TIC na sala de aula: boas práticas no 1º CEB
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2008 - 2008 | Novas Metodologias de aprendizagem da Língua Estrangeira com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação
Seminário (Outra)
|
|
2006 - 2006 | AS TIC em contexto educativo: boas práticas
Oficina (workshop) (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Rui Macedo, Paula Quadros-Flores, Maria João Machado, Helena Oliveira & Susana Bastos apresentaram o Flash Course intitulado
“TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS NA EDUCAÇÃO”, com a duração de 1 hora. Organizado pelo Centro de Inovação Pedagógica
Outro
|
Flash Course
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Participou, com sucesso, nas atividades de capacitação de formadores relativo às Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico, 1° Ciclo, promovido pela Direção-Geral da Educação e desenvolvido pelo Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática, sob a Coordenação da Professora Doutora Leonor Santos, no âmbito do projeto "Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática", com a duração de 25 horas. | Formação Contínua em Ensino da Matemática
Direção Geral de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/15 | El aprendizaje basado en juego ante la diversidad de género: una intervención en el grado de Educación Social, relativa ao
Programa de Doutoramento en Equidade e innovación en Educación, pela Universidade de Vigo, Campus de Ourense
Arguente principal
|
Paula Rodríguez Rivera (Doutoramento)
Universidade de Vigo - Campus da Auga, Espanha
|
2024/09/20 | Relatório de Estágio
Arguente
|
Filipa Vanessa de Sousa Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/09/19 | Relatório de estágio
Presidente do júri
|
Inês Magalhães Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/09/19 | Relatório de Estágio
Presidente do júri
|
Maria Loureiro Moniz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Abraçar uma segunda oportunidade
Presidente do júri
|
FILIPA VANESSA DE SOUSA TEIXEIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Envolver produtivamente os alunos através de jogos e estratégias de gamificação
Presidente do júri
|
Inês Magalhães Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | A odisseia de uma rosa pelo jardim da educação
Arguente
|
Jéssica Andreia dos Santos Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Contributo da prática de ensino supervisionada no sucesso da aprendizagem em matemática.
Arguente
|
Jéssica Patrícia Fernandes Salgado (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2024 | Gamificação e competitividade no Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
JOÃO PEDRO DOS SANTOS BRANCO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/09/19 | Relatório de Estágio
Arguente
|
Jéssica Andreia dos Santos Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digital
Orientador
|
BRUNA DANIELA PINHEIRO OLIVEIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
Orientador
|
Alexandra Isabel Carvalho Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Ana Carolina Florentino Soares
Arguente
|
Ana Carolina Florentino Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Andreia Sofia Oliveira Monteiro
Orientador
|
Andreia Sofia Oliveira Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira
Orientador
|
Hélia Raquel dos Santos Martins de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela
Orientador
|
Inês Filipe Pissarra Correia Pinto Varela (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Inês Sousa Pereira Carvalho
Orientador
|
Inês Sousa Pereira Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Marta Alexandra da Silva Oliveira
Orientador
|
Marta Alexandra da Silva Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | "Contributo do WhatsApp e do Microsoft Teams para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do quarto ano de escolaridade:
um estudo de caso"
Arguente
|
Mónica Alexandra Sá e Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Beatriz Sousa Casaca Abrantes Guedes
Orientador
|
BEATRIZ SOUSA CASACA ABRANTES GUEDES (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Liliana Galileu da Rocha
Orientador
|
LILIANA GALILEU DA ROCHA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Relatório de Estágio de Lúcia Manuela dos Santos Rolindo
Orientador
|
LÚCIA MANUELA DOS SANTOS ROLINDO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Questões essenciais da coordenação e gestão escolar em contexto de 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Mariana Rute Rodrigues Barreto Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 | Perspetivas do docente generalista: Espaço da expressão musical no currículo do 1º CEB
Arguente principal
|
Rafaela Morais Silva Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 | Atuação do docente perante uma situação de primeiros socorros
Arguente principal
|
Sílvia Maria Martins Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Passo a passo vamos construindo um laço: comunicação escola-família-escola com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação
Arguente principal
|
Joana Filipa Moreira da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | As situações do quotidiano na aprendizagem da matemática – uma análise de manuais escolares para o 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Joana Filipa Magalhães Brandão (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Reflexão sobre a intervenção pedagógica na prática de ensino supervisionada em 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Carla Sofia Fonseca Brandão (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Metodologias de Intervenção Edutativas e Estratégias Neurodidáticas: Percepções de professores e futuros professores de 1.º
e 2.º CEB
Arguente principal
|
Filipa Monteiro de Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | O impacto do brincar no processo de ensino-aprendizagem da criança
Arguente principal
|
Catarina Alexandra Pentieiro Fonseca (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | A supervisão Escolar: uma análise do discurso Político-Normativo
Arguente principal
|
Raimundo Nonato Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | A gestão das Atividades de Enriquecimento Curricular no Agrupamento Aventura: uma resposta às necessidades da comunidade
educativa?
Arguente principal
|
Marta Sofia Ramires Marques (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | Passo a passo vamos construindo um laço: Comunicação Escola-Familia-Escola com recurso a Tecnologias da Informação e Comunicação.
Arguente principal
|
Joana Moreira da Cruz (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | A gamificação através das tecnologias digitais no Ensino do Inglês no 1.º CEB
Arguente principal
|
Pedro Afonso Calé Tereso (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Processo da Leitura e da Escrita no contexto educacional urbano e rural nas séries iniciais do Ensino fundamental em Vitória de Santo antão (Pernambuco- Brasil) | Heronita Maria Datas de Melo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | A motivação na promoção da língua portuguesa
Arguente principal
|
Ana Filipa Baptista de Novais (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Prática Educativa ao serviço da aprendizagem: os 4D
Arguente principal
|
Ana Beatriz Ferreira Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Relação pedagógica: que características? Um estudo exploratório em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
Arguente principal
|
Rute Soraia Meixedo Caldas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | O projeto arco-íris: o que pensam as crianças sobre os professores e Práticas inovadoras no 1º CEB
Arguente principal
|
Ana Filipa Paias Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Práticas inovadoras no 1º Ciclo do Ensino Básico – a introdução da minicalculadora Papy no 1º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Tatiana Filipa Soares Silva Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | O Contributo da Narrativa Digital para o Desenvolvimento da Fala num caso de Rubinstein- Tabi: Estudo de Caso
Arguente
|
Isabel Maria Barros Vilaça (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2016 | Sucesso Educativo: Quem faz a Diferença? Professor, Estou Aqui!
Arguente
|
Catarina Jorge da Cunha Valente (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Ajudaris: Ajudar, Juntar, Unir, Dar, Apoiar, Retribuir, Incluir, Socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas
Arguente
|
Vanessa Ariana Eiras Pinheiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | O Contributo do Projeto Histórias da Ajudaris na (re)Construção da Cidadania
Arguente
|
Ana Margarida Amorim Castro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | A Intemporalidade da Comunicação como Contributo para a Aprendizagem
Arguente
|
Joana Filipa do Carmo Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 | O podcasting no desenvolvimento da leitura: uma experiência no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Angelica Subtil Pereira Pinto Mafra (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | O blogue no 1.º ciclo do Ensino Básico: que contributos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito do português?
Orientador
|
Ana Raquel Braz Clarinha Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/04/26 - Atual | I N W 23 C O N F E R E N C E - I N T E R C U L T U R A L W E E K | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2023/08/30 - 2023/08/31 | Conferencia Internacional Chile IARTEM - USACH | Universidade Católica de Santiago do Chile |
2023/07/13 - 2023/07/14 | FORUM INTERNO inED | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
2023/05/05 - 2023/05/06 | VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23 | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2016 - Atual | Comissão Científica- 3º Colóquio Internacional Ler e Ser: Desafios das Escolas do Século XXI | ||
2016 - Atual | Comissão Científica - V Congresso Internacional a Fenda Dixital: TIC, NEAE, Inclusão e Equidade, Santiago de Compostela | ||
2015 - Atual | Comissão Cientíifica - 2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro | ||
2014 - Atual | Comissão Científica - II Seminário Internacional Políticas e Integração das TIC na sala de aula | Instituto Politécnico do Porto, Portugal | |
2014 - Atual | Comissão Científica - 1º Colóquio Internacional Ler e Ser: Novos Olhares e Desafios | ||
2014 - Atual | Comissão Científica - II Seminário Internacional “Políticas e Integração das TIC na sala de aula | ||
2013 - Atual | Avaliadora Interna Agrupamento de EScolas de Pedrouços | ||
2013 - Atual | Avaliadora Externa do Agrupamento de Escolas de Pedrouços | ||
2016 - 2024 | No âmbito da Comissão de Autoavaliação participou no processo de avaliação do Ciclo de Estudos dos seguintes mestrados: Mestrado
em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2020 - 2023 | Membro da Comissão de autoavaliação dos Cursos de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º
CEB e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Membro
|
||
2020 - 2023 | Júri de Seleção e Seriação dos candidatos aos Mestrados Profissionalizantes da ESE em Educação Pré-escolar, Pré-escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo Ensino
Básico e Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e Português História Geografia Portugal 2.º Ciclo Ensino Básico.
Membro
|
||
2017 - 2023 | No âmbito da Comissão de Autoavaliação participou no processo de avaliação do Ciclo de Estudos dos seguintes mestrados: Mestrado
em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2020 - 2022 | Júri de Seleção e Seriação dos candidatos aos Mestrados Profissionalizantes da ESE em Educação Pré-escolar, Pré-escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo Ensino
Básico e Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e Português História Geografia Portugal 2.º Ciclo Ensino Básico.
Membro
|
||
2018 - 2022 | Participação em processos de Creditações e em processos de Avaliação de candidaturas de Reingresso e de Mudanças de par Instituição/Curso
nos cursos de Mestrado em 1.º Ciclo Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo Ensino Básico e, ainda, Ensino
do 1.º Ciclo Ensino Básico e Português História Geografia Portugal 2.º Ciclo Ensino Básico, no âmbito da atuação da Comissão
de Curso.
Membro
|
||
2020 - 2021 | Membro de Júri do Concurso para a realização de Mobilidade de Estudantes (SMS) e de Estágios (SMT) no âmbito do Programa Erasmus+,
no ano académico
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2020 - 2021 | Membro de Júri do Concurso para a realização de Mobilidade de Missões de Ensino (STA) e de Formação (STT) no âmbito do Programa
Erasmus+
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2020 - 2021 | Júri do Concurso para a realização de Mobilidade de Estudantes (SMS) e de Estágios (SMT) no âmbito do Programa Erasmus+
Membro
|
||
2020 - 2021 | Júri do Concurso para a realização de Mobilidade de Missões de Ensino (STA) e de Formação (STT) no âmbito do Programa Erasmus+,
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2013 - 2014 | Comissões de Curso da Licenciatura de Educação Básica |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09/23 - Atual | Licenciatura em tecnologias para a Educação STEAM. | Contextos de educação formal, não-formal e informal (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/09 - Atual | Licenciatura da Educação Básica | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2022/09 - Atual | Mestrado em Didática do Português na Era Digital | (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - Atual | MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2017 - Atual | TESP - Acompanhamento de crianças e jovens | ||
2016 - Atual | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Estágio | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2013/09 - 2024/07 | Iniciação à Prática Profissional III: Observação e Cooperação nos Contextos Educativos (IPPIII) | A Unidade curricular é anual, inclui aulas TP, OT e Estágio em contexto real no 1.º CEB e 2.º CEB. (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2016 | Mestrado em Ensino no 1.º CEB e 2.º CEB | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2014 | Licenciatura em Língua e Culturas Estrangeiras | ||
2012 - 2014 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2014 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2014 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2014 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | |
2012 - 2013 | Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | ||
2012 - 2013 | Mestrado em Ensino Mestrado em Ensino de Inglês e Francês Espanhol no Ensino Básico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Entrevista ao Ministro | Manual Digital |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09/01 - 2023/09/30 | KA131-HED - Mobilidade de estudantes e pessoal de educação superior. Parceira e investigadora do Projeto “Applied Learning Of Robotics And Fused Reality In Early Childhood Education (Referência: 2021-1-ES01-KA131-HED-000019662). Parceiros: Escola Promoción y Cultura SA, Arangoya, Bilbau (Espanha), Faculdade de Educação da Universidade Josip Juraj Strossmayer de Osijek, EScola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | SIIS - Sistemas de Inovação e Interação Social | Investigadora |
2016 - Atual | INED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) | |
2012 - 2016 | Investigação & Desenvolvimento do Instituto de Filosofia da Faculdade de letras do Portoy of Letters of Porto; | Colaborador |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2024 | Comissão de ética
Membro
|
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Pratica eLearning | Mario Cruz |
2024/08/23 - Atual | Avances en Psicología Latinoamericana (1794-4724) | Dr. Oliver Müller |
2023/11/28 - Atual | Pratica Learning | Mario Cruz |
2023/07/18 - Atual | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras | ESEIPP |
2023/07/05 - Atual | Forum | INED |
2023/06/25 - Atual | Centro de Inovação Pedagógica | Mario Cruz, Ricardo Queirós, Carla Pinto |
2023/06/10 - Atual | onferencia Internacional IARTEM : MATERIALES DIDÁCTICOS Y POLÍTICAS PÚBLICAS QUE CONTRIBUYEN A LA EQUIDAD, INCLUSIÓN E INNOVACIÓN EDUCATIVA EN LA ESCUELA Y UNIVERSIDAD. | Universid Santiago do Chile |
2023/06/02 - Atual | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras | |
2023/05/03 - Atual | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras | INED |
2023/04/04 - Atual | InternetWorking23 | INED |
2023/02/27 - Atual | Qeios | Qeios |
2023/01/19 - Atual | Revista Pratica eLearning | Mario Cruz |
2023 - Atual | Qeios | Qeios |
2022/09/17 - Atual | Configurações: Revista de Ciências Sociais | CICSUniversidade do Minho |
2022/07/11 - Atual | Sensos-e | INED |
2024/09/07 - 2024/09/14 | https://www.academicconf.com/Review | academicconf |
2024/08/20 - 2024/09/11 | Bosen Academic Research Institute | academicconf |
2024/08/21 - 2024/08/29 | Bosen Academic Research Institute | Academicconf |
2024/05/19 - 2024/05/21 | Academicconf | academicconf |
Distinções
Prémio
2021 | Construir o pensamento complexo através da robótica: do abstrato ao visível” - has been presented at th
Universidad Politécnica de Valencia Centro de Tecnología Nanofotónica de Valencia, Espanha
|
2020 | AS BEST PRESENTATION
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
2020 | The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training |