???global.info.a_carregar???
Henrique Vaz is Assistant Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences (FPCEUP) and integrated member of the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE), where he chairs the research community of practice 'Work, Education, Development and Social Movements'. He also co-coordinates CIIE's strategic area Contemporary Educational Challenges for Migrants and Refugees since 2020. At FPCEUP, he currently coordinates the Professional Integration Service, is a member of the Scienfic Council and serves as a member at the Ethical Commission. Recently he led the Faculty Pedagogical Board, and chaired the Master Programme in Visual Arts Teachers Education. His PhD thesis, in Education, has been published in 2010 as a book by the Portuguese Foundation for Science and Technology, through a competitive call. It is a research focused on school work, held on a theatre school, entitled ‘Projecto Zero: A Escola no Teatro: Significado da Instância Trabalho numa Escola Profissional Artística’ [Project Zero: the school in the theatre: Meanings of work in a professional arts' school]. His research interests include: linkages and intersections in training and work, namely at the arts and artistic field; adult education and training; experience in formal learning settings; training on educational institutions; academic migration; research methodologies; community education, participation and citizenship. He has been working on both national and international projects related to these topics. Recently, he was engaged in an Erasmus+ project (STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners With the Arts: Relational Health in European Schools) and in a Horizon 2020 project (CATCH-EyoU: Constructing AcTive CitizensHip with European Youth). He has supervised several PhD dissertations and master theses in adult education and training, community education, visual arts teaching, arts education and education through the art.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Henrique Malheiro Vaz

Nomes de citação

  • Vaz, Henrique

Identificadores de autor

Ciência ID
1C17-C007-731A
ORCID iD
0000-0002-9061-0878

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Projecto zero; a escola no teatro": significado da instância trabalho numa escola profissional artística: estudo de caso"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2003
Concluído
Provas de Aptidão Pedagógica e Científica [Pedagogical and Scientific Aptitude Tests] (Título de especialista)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Muito Bom
1999
Concluído
Degree in Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/12/31 - 2007/09/30 Assistant Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/11/01 - 2025/10/31 POLICIES AND PRACTICES BASED ON SCIENTIFIC RESEARCH FOR REDUCING UNDERACHIEVEMENT AND EARLY SCHOOL LEAVING IN EUROPE
101061288
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Em curso
2021/11/01 - 2024/10/31 DITE - Diverse Internationalisation of Teacher Education
2021-1-PL01-KA220-HED-000031129
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2024/04/30 "Educação digital" em zonas rurais e/ou periféricas - desafios e experiências (2.ª fase) ["Digital education" in rural and peripheral areas - Experiences and Chalenges (2nd phase]
OEI - EDUCAÇÃO DIGITAL - 2.º FASE
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Em curso
2022/05/01 - 2023/07/31 Cooperação internacional em Educação em Emergências - um estudo de caso em Moçambique [International Cooperation on Emergencies' Education - A study case in Mozambique
ICamões/2021
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2021/09/01 - 2023/03/31 "Educação digital" em zonas rurais e/ou periféricas - desafios e experiências ["Digital Education" in rural and peripheral areas - experiencies and chalenges]
OEI - eDUCAÇÃO DIGITAL
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura
Concluído
2017/09 - 2019/09 STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners With the Arts: Relational Health in European Schools
2017-1-UK01-KA203-036723
Investigador
European Commission
Concluído
2015/09 - 2018/09 [H2020 project] CATCH-EyoU - Constructing AcTive CitizensHip with European Youth: Policies, Practices, Challenges and Solutions
Investigador
EU Framework Programme for Research and Innovation Societal Challenges

European Commission
Concluído
2013/06 - 2015/09 BRAIN DRAIN AND ACADEMIC MOBILITY FROM PORTUGAL TO EUROPE
PTDC/IVC-PEC/5049/2012
Coordinator of CIIE team
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/05 - 2012/04 [FP7] PIDO - Processes Influencing Democratic Ownership and Participation
Investigador
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Concluído
2008 - 2011 [FP7] PROFACITY - Profane citizenship in Europe: Testing democratic ownership in hybrid situations
225511
Investigador
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Concluído
2006/09/01 - 2008/12/31 Mediation: actors, training and professions
POCI/CED/56626/2004
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2003/06/01 - 2006/11/30 Experiences, Pathways and Production in the Educational Sciences: Contribution to the Knowledge of an Experience in Formation and Research
POCTI/CED/47518/2002
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002/09/01 - 2006/08/31 Youths, Students and The Secondary Education in Portugal - The JOVALESProject
POCTI/CED/39292/2001
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Rui Machado; Peixoto, Paulo; Lopes, João Teixeira; Vaz, Henrique; Cerdeira, Luísa; Brites, Rui; Cabrito, Belmiro; et al. "From academic mobility to the long-term emigration: lessons from Portugal". 2017.
  2. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Começam as aulas... caio de pára-quedas numa coisa completamente diferente...: aprender a lidar com a estranheza na transição da condição de aluno para a de estudante". 2005.
Artigo em jornal
  1. Vaz, Henrique. "9º Ano, e agora) Hmm, ser professor... [9th grade, now what? Hmm, becoming teacher...]", A Página da Educação, 2022
  2. Vaz, Henrique. "Aprendizagem e patentes [Learning and patents]", A Página da Educação, 2021
  3. Vaz, Henrique. "A nova verdade educativa: soft skills [Soft skills, the new educational creed]", A Página da Educação, 2020
  4. Vaz, Henrique. "Desafios da distância ou sentidos da relação presencial [Distance challenges or meanings of in person relation]", A Página da Educação, 2020
Artigo em revista
  1. Correia, Miguel; Vaz, Henrique. "Trajetórias acadêmicas de diplomadas(os) em Ciências da Educação [Academic trajectories of graduates in Education Sciences". Revista de Educação PUC-Campinas 28 (2023): http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8562.
    10.24220/2318-0870v28e2023a8562
  2. Silva, Karolina; Caramelo, João; Vaz, Henrique. "Concepções Expressas na Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: o sentido da formação nos normativos [Conceptions of training policies for brasilian federal public workers: the senses of training in the norms]". Curriculo sem Fronteiras 23 (2023): http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.2122.
    10.35786/1645-1384.v23.2122
  3. Costa, Ana Luísa; Vaz, Henrique; Menezes, Isabel. "UMA TIPOLOGIA DO ATIVISMO PROFISSIONAL NA INTERVENÇÃO EDUCATIVA, SOCIAL E COMUNITÁRIA [A typology of professional activism in educational, social and community intervention]". Educação & Sociedade 44 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/es.264686.
    10.1590/es.264686
  4. Costa, Ana L.; Vaz, Henrique; Menezes, Isabel. "The Activist Craft: Learning Processes and Outcomes of Professional Activism". Adult Education Quarterly (2021): 074171362098825. http://dx.doi.org/10.1177/0741713620988255.
    10.1177/0741713620988255
  5. Costa, Ana L.; Vaz, Henrique; Menezes, Isabel. "Exploring the meanings of professional activism". Community Development 52 2 (2021): 244-261. http://dx.doi.org/10.1080/15575330.2020.1866049.
    Publicado • 10.1080/15575330.2020.1866049
  6. "Papel da formação profissional contínua no processo de humanização do ambiente hospitalar [The role of continuing professional training in the process of humanization of the hospital environment]". Onco.News: Revista Científica de Enfermagem Oncológica 42 (2021): 30-37.
    Publicado • 10.31877/on.2021.42.04
  7. Antunes, Carlos Fortes; Correia, José Alberto; Vaz, Henrique. "Transposição matricial de conflitos. Um contributo para a história da ciência no ensino". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (2019): 761-773. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp761-773.
    Acesso aberto • 10.23925/2178-2911.2019v20espp761-773
  8. Almeida, Veronica; Correia, Isabel; Vaz, Henrique. "A educação de surdos em Portugal: O sistema bilingue, o currículo e a docência no ensino da Língua Gestual Portuguesa". (2019):
  9. Machado Gomes, R; Teixeira Lopes, J; Cerdeira, L; Vaz, H; Peixoto, P; Cabrito, B; Machado-Taylor, L; et al. "Asymmetric Mobility and Emigration of Highly Skilled Workers in Europe: The Portuguese case". (2018): http://researchonline.ljmu.ac.uk/9932/.
    10.4467/25444972SMPP.18.040.9439
  10. Francisco Coelho Neves; Henrique Vaz. "Antes da Arte e Através da Arte: Para a Instalação Benigna da Incerteza na Educação". (2018): https://doi.org/10.23828/rpea.v8i1.143.
    10.23828/rpea.v8i1.143
  11. Neiva Ganga, R.; Silva, J.P.; Vaz, H.; Gomes, R.; Teixeira Lopes, J.; Cerdeira, L.; Silva, S.; et al. "From Portugal to europe: A micro-level sociology of scientific migration in times of eurozone crisis,De Portugal a Europa. La sociología de la migración científica a nivel pormenorizado en tiempos de crisis de la Eurozona". Migraciones Internacionales 9 35 (2018): 9-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85056585838&partnerID=MN8TOARS.
    10.17428/rmi.v9i35.449
  12. Neves, Francisco Coelho; Vaz, Henrique. "Before art and through art: for the benign installation of uncertainty in education". (2018): https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/67.
  13. Manso, S.; Ferreira, M.; Vaz, H.. "Children’s play events as improvisational choreographies". International Journal of Play 6 2 (2017): 135-149. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050758904&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/21594937.2017.1348314
  14. Gomes, Rui Machado; Lopes, João Teixeira; Cerdeira, Luísa; Vaz, Henrique; Ganga, Rafaela; Silva, José Pedro; Silva, Sílvia; et al. "L'emigration portugaise qualifiée dans le contexte européen". (2017): http://hdl.handle.net/10316/44255.
  15. Lopes, J.T.; Silva, J.P.; Ganga, R.; Gomes, R.M.; Magalhães, D.; Vaz, H.; Cerdeira, L.; et al. "The decision to emigrate: A study from the perspective of dispositional plurality,A decisão de emigrar: Um estudo a partir da perspetiva da pluralidade disposicional". Sociologia, Problemas e Praticas 81 (2016): 37-56. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84973642037&partnerID=MN8TOARS.
    10.7458/SPP2016817484
  16. Macuch, R.S.; Vaz, H.M.; Machado Velho, A.P.; Dal Forno, L.F.. "Theoretical and practical analysis of multiliteracies in University classroom,Análise teórico-prática das multiliteracias em sala de aula universitária". Espacios 37 33 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85018750482&partnerID=MN8TOARS.
  17. Cerdeira, L.; Machado-Taylor, M.D.L.; Cabrito, B.; Patrocínio, T.; Brites, R.; Gomes, R.; Lopes, J.T.; et al. "Brain drain and the disenchantment of being a higher education student in Portugal". Journal of Higher Education Policy and Management 38 1 (2016): 68-77. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958033923&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1360080X.2015.1126892
  18. Ganga, R.; Silva, J.P.; Gomes, R.; Vaz, H.; Lopes, J.T.; Silva, S.; Cerdeira, L.; et al. "Portuguese Scientists’ Migration: a study on the 2008 crisis aftermath". International Migration 54 6 (2016): 43-55. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979234520&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/imig.12271
  19. Macuch, R.S.; Vaz, H.M.. "The Development of Relational Competences in High School Students by Means of Sociometric Methods". Journal for Specialists in Group Work 40 2 (2015): 225-242. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84927693584&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/01933922.2015.1017066
  20. Faculdade de Letras; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Socialização e percursos (e)migratórios em Portugal: uma análise a partir de retratos sociológicos". (2015): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/82375.
  21. Henrique Vaz. "Types of schoolwork at performing arts schools: an obeservational tool". (2014): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116079.
  22. Henrique Vaz; Orquídea Coelho. "Relocating Social Justice to the Axis of Citizenship—For a Deaf Mediation". (2013): https://doi.org/10.4119/jsse-635.
    10.4119/jsse-635
  23. Correia, J.A.; Pereira, L.A.; Vaz, H.. "Educational policies and ways of subjectivizing the teaching profession,Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente". Cadernos de Pesquisa 42 146 (2012): 388-407. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84868004651&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0100-15742012000200005
  24. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "A(s) crise(s) da educação e formação de adultos em Portugal". (2012): https://hdl.handle.net/10216/125872.
  25. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente = Educational policies and ways of subjectivizing the teaching profession". (2012): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64373.
    10.1590/S0100-15742012000200005
  26. Henrique Vaz. "A mediação em contexto de formação como reinvenção de novos ofícios: o caso dos estágios e da licenciatura em Ciência da Educação da Universidade do Porto". (2009): http://hdl.handle.net/10216/61953.
  27. Henrique Vaz. "Formação de actores/actrizes: articulação entre o campo da produção do saber e a construção identitária do sujeito". (2008): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/98077.
Capítulo de livro
  1. "Êxodo de competências e mobilidade académica de Portugal para a Europa.". In Três estudos sobre a nova emigração portuguesa, 37-60. Lisbon, Portugal: Observatório da Emigração, 2021.
    10.15847/CIESOMEE012021_3
  2. Almeida, Verônica; Vaz, Henrique; Correia, Isabel. "A língua portuguesa escrita no ensino da língua gestual portuguesa em Portugal [Portuguese written language in portuguese sign language traching in Portugal]". In Macau e a língua portuguesa: novas pontes a Oriente [Macau and the Portuguese Language: new bridges in Orient]. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau; Instituto Português do Oriente, 2020.
    Publicado
  3. Vaz, Henrique. "Ciências da Educação: pertinente estudo de caso sobre o sentido das profissionalizações?". In Ciências da Educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades. 2019.
  4. Henrique Vaz. "Care et surdité: saisir les forces en contexte de vulnérabilités". In Ciências da Educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades. 2018.
  5. Peixoto, P.; Machado Gomes, R.; Teixeira Lopes, J.; Vaz, H.; Cerdeira, L.; Brites, R.; Cabrito, B.; et al. "Mobigrants: New agents of brain drain in portuguese higher education". 153-202. 2017.
  6. Machado-Taylor, Lourdes; Gomes, Rui; Lopes, João Teixeira; Cerdeira, Luísa; Vaz, Henrique. "A gender approach in brain drain: The new labour precariousness of highly skilled Portuguese women". In Places and belongings: Mobility and family relations in transnational space. 2016.
  7. Vaz, Henrique. "Les EREBAS et la prise de part des jeunes sourds au sort de l’école. In Marc Derycke". 2016.
  8. Tiago Salge; Henrique Vaz; Orquídea Coelho. "Outridades espaciais: heterotopias da educação dos surdos em Portugal". 2013.
  9. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Do "saber a construir" ao "aprender a aprender-se": relevância do relacional na formação de atores". 2013.
  10. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "As escolas de referência para surdos: quando a língua se configura como meio tradutor, discute-se cidadania". 2013.
  11. Bruno Mendes; Orquídea Coelho; Henrique Vaz. "Deafness or deafhood? the awareness of discrimination as a path towards affirming the difference". 2012.
  12. Raquel Felizes; Orquídea Coelho; Bruno Mendes; Henrique Vaz. "La recherche avec les sourds "isolés": l'entretien comme conversation herméneutique". 2012.
  13. Alain Battegay; Henrique Vaz. "Entre prendre soin et prendre part, quelles médiations? = Entre cuidar e tomar parte, que mediações?". 2012.
  14. Raquel Felizes; Orquídea Coelho; Bruno Mendes; Henrique Vaz. "Researching with "isolated" deaf: the interview as an hermeneutical conversation". 2012.
  15. Amélia Lopes; Henrique Vaz; Fátima Pereira; Tiago Neves. "Concretização do processo de Bolonha e ajustamentos na docência universitária: dados e reflexões sobre uma experiência". 2010.
  16. José Alberto Correia; João Caramelo; Henrique Vaz. "Formação de professores". 1998.
Edição de número de revista
  1. Moraes, Carmen Sylvia; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Educação, Sociedade & Culturas". Educação, Sociedade & Culturas 64 (2023): http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi64.
    10.24840/esc.vi64
Livro
  1. João Caramelo; Sónia Cardoso; Cristina Rocha; Cristina Sin; Orlanda Tavares; Henrique Vaz; Amélia Veiga; Pedro Videira. Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?. 2016.
  2. Gomes, Rui Machado. Entre a periferia e o centro: percursos de emigrantes portugueses qualificados. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2015.
  3. Gomes, Rui Machado; Lopes, João Teixeira; Vaz, Henrique; Cerdeira, Luísa; Ganga, Rafaela; Taylor, Maria Machado; Peixoto, Paulo. Fuga de cérebros: Retratos da emigração portuguesa qualificada.. 2015.
  4. Faculdade de Letras; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Mobility of highly qualified portuguese professionals to Europe. 2014.
  5. Faculdade de Letras; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Mobility of high skilled professionals: the brain waste and the brain gain. 2014.
  6. Bruno Mendes; Orquídea Coelho; Henrique Vaz. Surdité ou deafhood?: la conscience d'une discrimination comme voie vers l'affirmation de la difference. 2012.
  7. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Análise das políticas de educação e formação de adultos e relação da formação com o trabalho. 2012.
  8. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Introduction générale = Introdução geral. 2012.
  9. Henrique Vaz. Teaching and learning in performing arts: an observation device to overcome stigmatized positioning. 2010.
  10. Vaz, Henrique. Projecto zero: A escola no teatro: Significado da instância trabalho numa escola profissional artística: Estudo de caso. 2010.
  11. Henrique Vaz. A dimensão laboral da formação: uma realidade ou uma equação a reelaborar. 2003.
  12. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Réfléchir l'hétérogénéité des identités juvéniles pour comprendre le cours des transformations sociales. 2003.
  13. Manuel Matos; João Caramelo; Francisco Reis; Manuela Terrasêca; Henrique Vaz. Les centres de formation d'association d'écoles au Portugal. 2000.
  14. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Um olhar crítico sobre as instituições: licenciatura, academia, docência, discência, emprego. 1998.
Relatório
  1. Rui Gomes; Luísa Cerdeira; João Teixeira Lopes; Henrique Vaz; Rui Brites; Belmiro Cabrito; Maria de Lourdes Machado-Taylor; et al. 2013. The Qualified Migration: Literature Review. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.19897.77927.
  2. Rui Gomes; Luísa Cerdeira; João Teixeira Lopes; Henrique Vaz; Rui Brites; Belmiro Cabrito; Maria de Lourdes Machado-Taylor; et al. 2013. Bradramo’s Project Methodology. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.10146.02246.
    10.13140/RG.2.2.10146.02246
  3. José Alberto Correia; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. 1997. Formação de professores: estudo temático. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/61898.
  4. Henrique Vaz; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. 1996. The role of partnerships in promoting social cohesion: Portugal. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/62538.
Tese / Dissertação
  1. Vaz, Henrique. "Projecto zero: a escola no teatro: significado da instância trabalho numa escola profissional artística: estudo de caso". 2007. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/26444.

Outros

Outra produção
  1. Os jovens: dos estatutos atribuídos aos estatutos construídos: uma abordagem histórica e contemporânea da problemática da juventude. 2003. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/26462.
  2. Organizações qualificantes: os novos desafios (que se colocam) à formação. 2003. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/26467.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual O papel do Terapeuta da Fala em contexto escolar
Coorientador
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - Atual Formação profissional contínua de agentes da administração pública em Portugal e no Brasil: o lugar do educativo nas políticas e nas práticas.
Coorientador
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - Atual Formação de Professores de Educação Visual em Moçambique no contexto da cultura e dos saberes locais, face aos desafios educativos na actualidade - 1983-2023
Coorientador
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2022 - Atual O Desenhar da Aula” - A didática como potencializadora da cooperação e relação interpessoal no âmbito da Educação Artística
Orientador
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020 - Atual Processos criativos no ensino-aprendizagem: práticas dos agentes educativos na formação dos discentes enquanto cidadãos
Coorientador
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - Atual Entrea formação e o trabalho. Perceções e vivências sobre os cursos profissionais.
Coorientador
Programa Doutoral em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - Atual Educação pela arte. Nas possibilidades do conceito por um educativo desestruturadamente estruturante.
Orientador
2013 - Atual Material didático e desenho técnico – uma investigação na educação profissional técnica de nível médio no Brasil: as apostilas, o ensino e a aprendizagem de uma linguagem para o trabalho.
Orientador
2012 - 2024 Children’s body language as a crucial elemento in their socialization processa at kindergarten. Viewing children and matter performing improvised play-choreographies via verbal and non-verbal interaction.
Coorientador
2018 - 2023 Formação profissional contínua em contexto hospitalar oncológico: princípios, práticas e impactos
Coorientador
2017 - 2023 O/A ativista em construção. Experiências de participação política no exercício do trabalho.
Coorientador
2015 - 2022 Educação de surdos em Portugal: o educador surdo e os sentidos das abordagens pedagógicas no ensino da LGP.
Coorientador
2007 - 2021 Mediações nas transições paradigmáticas: o hábito, o conflito e o reconhecimento
Coorientador
2011 - 2018 Educação e Formação de Adultos em Contexto Empresarial: das políticas às dinâmicas em contexto de trabalho. Um estudo de caso.
Coorientador
2011 - 2016 Análise do modelo de formação superior em ciências policiais e sua relação com as atuais tendências do crime organizado em Moçambique.
Coorientador
2010 - 2014 Diplomados e Mercado de Trabalho: Estudo de uma instituição do Ensino Superior Politécnico.
Coorientador

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2015 - 2015 External evaluator of schools