???global.info.a_carregar???
Pedro Lopes is General Content Director of SP Televisão and SPi, screenwriter, playwright, writer and academic. He has a degree in History a Master's Degree in Communication, Cinema and Television and is a PhD student in Communication Sciences. In 2023 he was selected for the European Showrunner Programme (IFS - Internationale Filmschule Köln). He teaches at Escola Superior de Comunicação Social and at Universidade Católica de Portugal. He has presented lectures in different countries, including the Universidade de São Paulo in Brazil, New York University - Steinhardt and Pontificia Universidad Católica del Perú. He has published several academic articles in various international journals and collective works, among which we highlight the chapter Fiction as a way of looking at the past and the future published by the UNESCO Chair on Gender Equality in Higher Education Institutions, and La alfabetización de la memoria: la ficción como espacio para recordar y olvidar diferentes comunidades étnicas, sociales y económicas published by Comunicación y Medio. His new paper on Social Memory will be published in April in the scientific journal MATRIZes. His work has participated in major international festivals: Rockie Awards, Banff World Media Festival, Prix Europa, Festival de la Fiction La Rochelle, Monte Carlo Television Festival, Roma Fiction Fest, among others. In 2011, he won the International Emmy Award for Best Telenovela for Laços de Sangue. In 2016, he won the Gold Medal at the New York Festivals TV&Film Awards for Coração D'Ouro. In 2019, he was personally nominated for Best Screenwriter at the Seoul Drama Awards, competing with Jed Mercurio (Bodyguard), Phoebe Waller-Bridge (Fleabag) and Claire Wilson and Mike Lesslie (The Little Drummer Girl). In 2024, he won the Bronze Medal at the New York Festivals TV&Film Awards for Codex 632. His short film Assim Assim won the Shortcut Festival and the Sophia Awards from the Portuguese Film Academy, as did his short O Dias Mais Feliz da Tua Vida. In 2019, he co-authored the Portuguese/Spanish series Auga Seca, the first Portuguese series aired on HBO. In 2020, Netflix announced Glória, its first Portuguese original series, which he created and wrote. Glória won the Sophia Awards for Best Series/Telefilm, awarded by the Portuguese Film Academy, and the Golden Globe (SIC) for Best TV Series. In 2023, he premiered the series Codex 632, a co-production of SPi, Globoplay, and RTP, of which he is the author and executive producer and which won the Bronze Medal at the New York Festivals TV&Film Awards 2024. In March 2024 he released Sr. Presidente on Prime Video, a three-part documentary on the life of Jorge Nuno Pinto da Costa, former president of Futebol Clube do Porto. As the author of soap operas, Pedro Lopes ensured the systematic presence of homosexual characters in SIC's prime time slot. He was awarded the ILGA Rainbow Awards and a Media Prize at the 10th Ex Aequo-network awards.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PEDRO MIGUEL FERREIRA LOPES

Nomes de citação

  • LOPES, PEDRO

Identificadores de autor

Ciência ID
1D11-5C44-A7DC
ORCID iD
0000-0002-9283-6117
Formação
Grau Classificação
2021 - 2026
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023 - 2023
Concluído
European Showrunner Programme (Pós-Graduação)
Internationale Filmschule Köln', Alemanha
2022
Concluído
Playwriting: An Introduction (Curso médio)
Royal Central School of Speech and Drama, Reino Unido
2015 - 2016
Concluído
Ciências da Comunicação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 - 2015
Concluído
Comunicação, Cinema e Televisão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015
Concluído
Comunicação Audiovisual e Multimédia (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - 2007
Concluído
Comunicação e Indústrias Culturais (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1998 - 2000
Concluído
Ramo de Formação Educacional em História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1994 - 1998
Concluído
História (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Observatório da Ficção Ibero-Americana (OBITEL), Colômbia
Observatório da Ficção Ibero-Americana (OBITEL), Colômbia

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2021 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Subcoordenador do curso de Pós-graduação em Storytelling Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - Atual Professor Responsável da disciplina de Comédia e da disciplina de Dramaturgia, Pós-graduação em Storytelling Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - Atual Professor de Ateliê de Guionismo, no Mestrado de Comunicação, Televisão e Cinema Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lopes, Pedro. "La alfabetización de la memoria: la ficción como espacio para recordar y olvidar diferentes comunidades étnicas, sociales y económicas". Comunicación y Medios 32 48 (2023): 110-119. http://dx.doi.org/10.5354/0719-1529.2023.73020.
    10.5354/0719-1529.2023.73020
  2. LOPES, PEDRO. "Literacia da Memória: Ficção audiovisual e o seu contributo para a construção da memória social.". Comunicação Pública (2023):
    Publicado
  3. LOPES, PEDRO. "Ficção, géneros e formatos: um remix audiovisual". Drama; Séries de televisão. A nova Era de ouro da escrita de argumento está na televisão. (2014):
    Publicado
  4. LOPES, PEDRO; Catarina Duff Burnay. "Conta-me como foi: a (re)construção da memória histórica". A história na ficção televisiva portuguesa (2014):
  5. LOPES, PEDRO; Catarina Duff Burnay. "History into Stories: Portuguese memories and television fictional narratives". Journal VIA (2013):
Capítulo de livro
  1. LOPES, PEDRO; Vicente, Mariana; Rico, Miguel; Cardoso, Sara. "The Series Why Women Kill and the Contemporary Vision of Romantic Relationships". In Ficción televisiva, amor romántico y representaciones de género. Pontificia Universidad Católica del Perú. 2024.
    Publicado
  2. Catarina Duff Burnay; Pedro Lopes; Marta Neves de Sousa; João Félix; Ana Lúcia Carvalho. "Portugal: "Gloria", the first Netflix portuguese series". 2022.
    10.7764/obitel.22.E.11
  3. Catarina Duff Burnay; Pedro Lopes; Marta Neves de Sousa; João Félix; Ana Lúcia Carvalho. "A nova Babel: a coprodução como modelo de internacionalização". 2022.
    10.7764/obitel.23.s.por
  4. Catarina Duff Burnay; Pedro Lopes; Marta Neves de Sousa; João Félix; Ana Lúcia Carvalho. "Portugal. “Glória”: A Primeira Série Portuguesa para a Netflix". 2022.
    10.7764/obitel.22.S.11
  5. Catarina Duff Burnay; Pedro Lopes; Marta Neves de Sousa; João Félix; Ana Lúcia Carvalho. "The new Babel: co-production as a model for internationalization". 2022.
    10.7764/obitel.23.e.por
  6. Catarina Duff Burnay; Pedro Lopes; Marta Neves de Sousa; João Félix; Ana Lúcia Carvalho. "Portugal: Diretiva Europeia "Serviçõs de Comunicação Audiovisual a Pedido": O Princípio do Fim da Monocultura da Telenovela". 2021.
    10.7764/obitel.21.S.11
  7. Catarina Duff Burnay; Pedro Lopes; Marta Neves de Sousa; João Félix; Ana Lúcia Carvalho. "Portugal: European Directive “Audiovisual Media Services”: The beginning of the end for telenovela monism?". 2021.
    10.7764/obitel.21.E.11
  8. LOPES, PEDRO; Rosane Svartman. "O poder dos argumentistas em tempos de pandemia: Quando a telenovela se torna obra fechada - Narrativa, Espectatorialidade, Autoria". In Audiovisual e Indústria Criativas, Presente e Futuro,, 139-154. McGraw-Hill, 2021.
    Publicado
  9. Burnay, Catarina Duff; Marta Neves de Sousa; João Félix; LOPES, PEDRO; Ana Lúcia Carvalho. "Portugal: FTA e VoD: um hiato geracional". In Anuário OBITEL 2020. 2020.
  10. Catarina Duff Burnay; Marta Neves de Sousa; LOPES, PEDRO. "Portugal: Um Mercado Parado a Olhar para o Futuro". In Anuário OBITEL 2019. 2019.
  11. LOPES, PEDRO. "Portugal: Televisão em rede: novas estratégias para a ficção". In Anuário OBITEL 2018. Porto Alegre: Editorial Sulina/Globo, 2018.
  12. LOPES, PEDRO. "Portugal: A Industrialização da Telenovela. A afirmação da longa duração em contracorrente com o mercado internacional". In Anuário OBITEL 2017. Portugal, 2017.
  13. LOPES, PEDRO. "A telenovela, produto âncora das estações free-to-air". In Anuário OBITEL 2016. 2016.
  14. LOPES, PEDRO. "A indústria especializada na longa duração". In Anuário OBITEL 2015. Relações de Gênero na Ficção televisiva.. Porto Alegre: Editorial Sulina/Globo, 2015.
  15. LOPES, PEDRO. "A hegemonia da ficção nacional em prime time". In Anuário OBITEL 2014. Estratégias de Produção Transmídia na Ficção Televisiva. Porto Alegre: Editorial Sulina/Globo, 2014.
  16. Sofia Moura. "Artigo com opinião crítica". In Marcas e Entretenimento. Editora Guerra e Paz, 2013.
  17. LOPES, PEDRO. "Regionalização Produtiva". In Ideias Perigosas para Portugal. Tinta da China, 2010.
Livro
  1. LOPES, PEDRO; Paulo M. Morais. Glória. Portugal: Oficina do Livro, LeYa. 2022.
  2. LOPES, PEDRO; Manuel Tomás; Eduardo Laia. Doce Fugitiva - Jóia de Chocolate. Portugal: Texto Editores. 2007.
  3. LOPES, PEDRO; António Barreira; Elisabete Moreira. Morangos com Açúcar - Corpo de Verão. Editorial Presença. 2006.
  4. LOPES, PEDRO; Vasco Domingos. Morangos com Açúcar - Mistério no Motocross. Portugal: Editorial Presença. 2005.
  5. LOPES, PEDRO. Morangos com Açúcar - A Sociedade Secreta. Texto Editores. 2004.
Prefácio / Posfácio
  1. Vitor Madail Herdeiro. "Prefácio da obra Raret: A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana". Prefácio para Raret: A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana. Portugal: Editora Almedina. 2021.

Artística / Interpretação

Guião
  1. LOPES, PEDRO. Geração 61 - Subsídio do ICA de apoio à escrita e desenvolvimento da série. 2022.
  2. LOPES, PEDRO. South - Subsídio do ICA de apoio à escrita e desenvolvimento da série. 2022.
  3. LOPES, PEDRO; Gonçalo Pereira. Operação Dulcineia - Subsídio do ICA de apoio à escrita e desenvolvimento da série. 2021.
  4. LOPES, PEDRO. Autor da longa-metragem, Assim Assim. Filarmónica Filmes Distribuição Columbia Tristar Warner. 2012.
  5. LOPES, PEDRO. Autor da curta-metragem O Dia Mais Feliz da Tua Vida, Filmes do Tejo II. Distribuição Medeia filmes.. 2010.
  6. LOPES, PEDRO. Autor da curta-metragem Assim Assim, Filarmónica Filmes.. 2010.
Obra teatral
  1. 2013. Autor da peça E a que brindamos?, encenação de Adriano Luz, Teatro Rápido.
  2. 2012. Autor do material filmado a peça Os Reis da Comédia, de Neil Simon, com José Pedro Gomes e Rui Mendes, encenação de Adriano Luz, UAU, Teatro Tivoli..
  3. 2007. Adaptação da peça D. Quixote e Sancho Pança, de António José da Silva, encenação de Adriano Luz, Produção ACT; Jardim Palácio das Necessidades..
  4. 2007. Autor da peça Morangos com Açúcar - Ao Ritmo da Amizade, Casa da Criação, Teatro Tivoli..
  5. 2004. Co-autor da peça Último Episódio, encenação de Adriano Luz; Produção NBP/SPARA; Garcia de Orta..
Programa de rádio / tv
  1. LOPES, PEDRO. 2024. Sr. Presidente (Documentário) | Prime Video.
  2. LOPES, PEDRO. 2023. Autor da série Codex 632 (RTP/Globoplay).
  3. LOPES, PEDRO. 2021. Autor da série Glória (Netflix/RTP).
  4. Manuel H. Martín; Antonio Fernández Torres. 2020. Consultor histórico e narrativo de A Mais Longa Jornada.
  5. LOPES, PEDRO. 2019. Coordenador da adaptação da série Conta-me como Foi (RTP).
  6. LOPES, PEDRO. 2019. Argumentista da série Auga Seca (PortoCabo, SPi/TVG, RTP).
  7. LOPES, PEDRO. 2018. Autor e coordenador da telenovela Alma e Coração (SP Televisão/SIC).
  8. ---. 2016. Supervisor da telenovela Espelho de Água (SP Televisão/SIC).
  9. LOPES, PEDRO. 2016. Autor e coordenador da telenovela Coração d'Ouro (SP Televisão/SIC).
  10. LOPES, PEDRO. 2013. Autor e coordenador da telenovela Sol de Inverno (SP Televisão /SIC).
  11. LOPES, PEDRO. 2012. Autor e coordenador do remake da telenovela Dancin Days, a partir de um original de Gilberto Braga (SP Televisão / Rede Globo e SIC).
  12. LOPES, PEDRO. 2011. Autor da série Pai à Força, Temporada II (SP Televisão/RTP).
  13. LOPES, PEDRO. 2011. Co-autor e coordenador telenovela Laços De Sangue (SP Televisão / Rede Globo e SIC).
  14. LOPES, PEDRO. 2010. Co-autor da mini-série O Segredo de Miguel Zuzarte (HOP /RTP).
  15. --. 2010. Supervisor da adaptação da série Maternidade (SP Televisão / RTP).
  16. LOPES, PEDRO. 2010. Co-autor da série Voo Directo (SP Televisão e Semba / RTP e TPA2).
  17. LOPES, PEDRO. 2010. Autor e Coordenador da série Cidade Despida (SP Televisão / RTP).
  18. LOPES, PEDRO. 2009. Autor e coordenador de guião da telenovela Perfeito Coração (SP Televisão / SIC).
  19. LOPES, PEDRO. 2008. Autor e coordenador de guião da série Pai À Força (SP Televisão / RTP).
  20. LOPES, PEDRO. 2008. Autor e coordenador de guião da série Liberdade 21, SP Televisão / RTP..
  21. LOPES, PEDRO. 2007. Co-autor e e coordenador de equipa da V temporada da série de Morangos com Açúcar (Casa da Criação / TVI).
  22. --. 2006. Coordenador de adaptação da telenovela Doce Fugitiva (Casa da Criação / TVI).
  23. LOPES, PEDRO. 2006. Co-autor da novela Dei-te Quase Tudo (Casa da Criação / TVI).
  24. LOPES, PEDRO. 2006. Co-autor da III temporada da série de verão Morangos com Açúcar (episódios 20-60) (Casa da Criação / TVI).
  25. LOPES, PEDRO. 2005. Co-autor da telenovela Mundo Meu (Casa da Criação / TVI).
  26. LOPES, PEDRO. 2004. Co-autor da II temporada da série de Morangos Com Açúcar (Casa da Criação / TVI).
  27. LOPES, PEDRO. 2004. Co-autor da II série verão Morangos Com Açúcar (episódios 40-60) (Casa da Criação).
  28. LOPES, PEDRO. 2004. Co-autor da novela Queridas Feras (Casa da Criação / TVI).
  29. --. 2004. Guionista do programa de entretenimento Big Brother 4, Endemol / TVI..
  30. LOPES, PEDRO. 2003. Co-autor da telenovela Saber Amar (Casa da Criação / TVI).
  31. -. 2002. Guionista na adaptação da telenovela Anjo Selvagem (Casa da Criação / TVI).
  32. --. 2002. Guionista na adaptação da telenovela Bons Vizinhos, Casa da Criação / TVI..
  33. --. 2001. Guionista de programa piloto de entretenimento Masterplan (Endemol / SIC).
  34. --. 2001. Assistente de guionismo no programa de entretenimento Big Brother 3 (Endemol / TVI).
  35. --. 2001. Guionista no programa de entretenimento Confiança Cega (Endemol/ SIC).
  36. --. 2000. Redator no programa de entretenimento Big Brother 1 (Endemol./ TVI).
  37. --. 1997. Assistente de produção exteriores na série Riscos (FIT/ RTP).
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/05 A construção da memória social pós-colonial através do Cinema de Pedro Costa XIII: Encontro Anual AIM:: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
ESAP - Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal)
2023 Literacia da Memória: A ficção como espaço de lembrança e esquecimento das diferentes comunidades étnicas, sociais e económica Seminário Internacional Visões e exclusões nos ecrãs do século XXI
Universidade Católica do Perú (Peru)
2022 Debate sobre Ficção e historiografia - o caso da série "Glória" Feira do Livro de Lisboa
Livraria Almedina e Oficina do Livro (Portugal)
2022 Subalternidade Africana na Sociedade Portuguesa e o seu Reflexo na Ficção Televisiva: Um Estudo de Caso da Telenovela Alma e Coração LASA 2022
Associação de Estudos Latino-Americanos (São Francisco, California, Estados Unidos)
2022 Seminário "Passado em Cena com a Série Glória" Mediações Modernas Instituto de história contemporânea
FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 Rádio Retransmissão: uma história secreta 5L Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa
Livraria Almedina Rato (Lisboa, Portugal)
2021 A ficção como forma de olhar para o passado e o futuro. A série Why Women Kill e a visão contemporânea das relações românticas Seminário Internacional Igualdade de Género: Ficción televisiva, amor romántico y representaciones de género
Cátedra UNESCO de Igualdad de Género de la PUCP
2021 Say you love me, but don't kiss me LASA 2021
Associação de Estudos Latino-Americanos
2021 O poder dos argumentistas em tempos de pandemia: Quando a telenovela se torna obra fechada - Narrativa, Espectatorialidade, Autoria Congresso Internacional de Investigadores do Audiovisual
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
2020 A Ficção Televisiva em Tempos de Pandemia XVI Seminário Internacional OBITEL
OBITEL
2020 Melodrama em tempos de streaming XV Seminário Internacional OBITEL
Globo Universidade (São Paulo, Brasil)
2019 Melodrama and Television fiction in Ibero-America XIV Seminário Internacional OBITEL
New York University (New York, Estados Unidos)
2018 A ficção televisiva Conferência Alumni FCH
Universidade Católica Portuguesa
2018 Conteúdos Locais para uma audiência Global
OBITEL
2017 Telenovela: entre a indústria e a cultura Congresso internacional Associação de Imagens em Movimento
AIM (Braga, Portugal)
2016 Portugal: telenovela, produto-âncora dos canais free-to-air III Simpósio "Fusões no Cinema". Caminhos do Cinema Português
Museu da Imagem em Movimento (Leiria, Portugal)
2016 Apresentação do relatório OBITEL. «Portugal: a telenovela, produto-âncora dos canais free-to-air» Encontros SOPCOM
Universidade Católica Portuguesa
2015 Television Fiction in Iberian American Markets. New Knowledge Opens Business Opportunities MIP Cancun
2014 Até que ponto a publicidade é invasiva Jornadas da Comunicação
Escola Superior de Educação de Portalegre
2014 A hegemonia da ficção nacional em prime time OBITEL
Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo
2011 Fiction, Genres and Formats: a televisual remix Congresso Internacional the Culture of Remix
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Assinado Alice: A função social da ficção
Orientador de Joana Brás
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022 - 2022 Adaptação: Do Cinema ao Teatro
Orientador de Sara Cardoso
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2022 - 2022 Reescrever Bergman: A adaptação transnacional de um argumento cinematográfico
Orientador de Miguel Rico
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Tempo e Narrativa Não-Linear: Conceção de Projeto Audiovisual
Orientador de Filipe António Avó Aires Teixeira
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Biopic - A convergência da Realidade e Ficção
Orientador de Ana Rita Salgueiro Roberto
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 A construção de um Storyworld: Sorri, estás a ser filmado"
Orientador de Matilde Alexandre Pires de Lopes de Melo
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Linha do Destino: O Regresso das Telenovelas Portuguesas à Matriz Clássica do Melodrama
Orientador de Carolina Mendes Custódio
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020 - 2020 Os filhos de Apollo: do herói monomítico ao protagonista do século XXI
Orientador de Francisco Taveira
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020 - 2020 A jornada do herói: Da ideia ao guião
Orientador de Mariana Canada Gomes
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 "O som que vemos". Documentário do uso da imagem no media rádio
Orientador de Alexandre Santos
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2019 Futebol feminino: um produto anexo: Documentário sobre o futebol feminino
Orientador de Ana Zayara Silva Michelli Coelho
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2017 Mockumentary: Arte da realidade ficcionada
Orientador de João Luís Gonçalves Baião
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2017 A construção de um storyworld e de uma bíblia transmedia: a história de “David”
Orientador de André Moreira Tenente
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2015 Como escrever um filme de Ficção Científica, das teorias da narrativa ao género
Orientador de Luís Henrique Duarte Teixeira
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2015 - 2015 O Desempregado
Orientador de David Marco Fernandes Búzio
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2010 Corre: Um filme Jogável
Orientador de Cátia Cardoso
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2010 “Escola da Vida” Apresentação do projeto de Sitcom e sustentação teórica»
Orientador de Tiago Gonçalo Cristóvão Carvalho
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - 2022 «Storytelling for Scripted Television with John Yorke », por John Yorke; Webinnar organizado através de uma parceria entre MediaxChange e APAD. (2022 - 2022) MediaXchange, Itália

APAD - Associação portuguesa de argumentistas e dramaturgos, Portugal
2017 - 2017 «The Writer's Journey», por Christopher Vogler. SP Televisão, Lisboa. (2017 - 2017)
2014 - 2014 «To develop the creative spirit - Written for series»; por Carole Kirschner and Kathie Fong Yoneda. (2014 - 2014)
2014 - 2014 «Narrative for Television», por Pilar Alessandra; SP Televisão, Lisboa. (2014 - 2014)
2013 - 2013 Course given por Ken Dancyger; SP Televisão, Lisboa (2013 - 2013)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022 - Atual Workshop «Ferramentas teóricas e práticas de escrita para cinema e televisão»
Oficina (workshop)
Guiões - Festival do Roteiro de Língua Portuguesa
2022 - 2022 Apresentação do lançamento do livro "Glória" na livraria Almedina com Joana Pontes, realizadora de documentários, com Maria Inácia Rezola, historiadora e comissária das celebrações do 25 de Abril, e Miguel Nunes, actor.
2022 - 2022 Apresentação do livro "Raret: A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana", com Luís Nuno Rodrigues e Ana Mónica Fonseca; ISCTE.
2021 - 2021 Comic Con Portugal 2021: Painel Glória, com Miguel Nunes, Afonso Pimentel, Maria João Pinho e José Amaral.
2021 - 2021 Glória: Nova Ficção e Memória», com Maria Inácia Rezola, Nuno Estêvão Ferreira, Tiago Guedes, João Pedro Lopes, Sérgio Baptista, José Fragoso, Miguel Nunes e Maria João Pinho
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 «Otra voces, otras series», com Patrícia Muller e Bruno Nogueira
Festival
VIII Festival Internacional de Séries
2021 - 2021 «Glória: a primeira série portuguesa da Netflix», com José Fragoso, José Amaral, Miguel Nunes, Afonso Pimentel
2017 - 2017 Curso Frequentado / London Screenwriters' Festival 2017
2016 - 2016 Curso Frequentado / London Screenwriters' Festival 2016
2015 - 2015 Curso Frequentado / London Screenwriters' Festival 2015
2013 - 2013 Mas afinal a telenovela não é sempre a mesma coisa?
Festival
Festival IN, FIL
2012 - 2012 «Idea Development to treatment»; por Ken Dancyger.
2009 - 2009 «Genre Thriller, Comic and Love Story»; por Robert Mckee
2008 - 2008 «Story»; por Robert McKee.
2003 - 2004 «Interactive Television: Contents, Applications and Challenges»; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024 - Atual Avaliador Concurso Anual de Projetos de Criação 2024
Avaliador
Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Docente da Formação Avançada em Realização de Cinema e Televisão; Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2022 - 2022 Tutor da Formação Avançada em Direcção de Cinema e Televisão, juntamente com os realizadores Atom Egoyan e Lucrecia Martel, Céline Sciamma, entre outros, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian. Formação Avançada em Direcção de Cinema e Televisão Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2022 - 2022 Escrita p/Telenovela - Dubai MediaXchange, Itália
2021 - 2021 Workshop Roteiro de novela, série e filme - A construção da personagem Roteiro de novela, série e filme - A construção da personagem
2017 - 2017 Workshop Escrita de Argumento. Festival Caminhos do Cinema Português, Coimbra Escrita de Argumento Festival Caminhos do Cinema Português, Portugal
2017 - 2017 «A Ideia e o Processo Criativo», Academia RTP, Lisboa.
2017 - 2017 «A Ideia e o Processo Criativo», Academia RTP, Porto
2016 - 2016 «Portugal: a telenovela, produto-âncora dos canais free-to-air», III Simpósio “Fusões no Cinema”, Caminhos do Cinema Português, Museu da Imagem em Movimento, Leiria
2016 - 2016 Workshop Argumento II Festival Caminhos do Cinema Português, Coimbra.
2015 - 2015 Workshop «Argumento I»; Festival Caminhos do Cinema Português, Coimbra.
2015 - 2015 Internacionalização da Ficção Portuguesa», Festival In, 2a edição, FIL
2014 - 2014 «A escrita de argumento para cinema e televisão», Academia RTP, Porto.
2012 - 2012 «A escrita de argumento», Academia RTP, Porto.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Academy of Television Arts & Sciences (Emmy)
2021 - 2022 Presidente APAD - Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Comité Científico do Festival Caminhos do Cinema Português
Membro
Festival Caminhos do Cinema Português, Portugal
2021 - Atual Secção Especializada do Cinema Audiovisual do Instituo do Cinema e do Audiovisual
Membro
Instituto do Cinema e do Audiovisual, Portugal
2021 - Atual Embaixador do Mestrado em Ciência da Comunicação - Media e Entretenimento
Outro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019 - Atual Comité Consultivo Externo da Faculdad de Ciencias y Artes de la Comunicación Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru
2018 - Atual Comissão Técnico-científica do Mestrado Audiovisual e Multimédia
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - Atual Comissão Técnico-científica do Mestrado Audiovisual e Multimédia
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - Atual Membro da Comissão Técnico-Científica e Júri de Selecção da Pós-graduação em Storytelling
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2012 - Atual Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Grand Jury, New York Film and TV Fest.
2022 - 2022 Júri dos Prémios TV de Veneza
2018 - 2018 Júri na categoria Telenovela nos International Emmy Awards
2018 - 2018 Grand Jury, New York Film and TV Fest
2018 - 2018 Prémios Tripla, Fundação EDP
2017 - 2017 Grand Jury, New York Film and TV Fest.
2016 - 2016 Selecção Ensaios, Caminhos do Cinema Português.
2016 - 2016 Grand Jury, New York Film and TV Fest
2014 - 2015 Prémios Tripla, Fundação EDP
2013 - 2013 Júri na Categoria Série de Comédia nos International Emmy Awards
2012 - 2012 Prémios Tripla, Fundação EDP
2011 - 2011 24 Horas Restart

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - 2019 Revisor do artigo Revisor do artigo científico: «Productores de telenovelas y showrunners en el contexto mexicano» na Revista Comunicación y Sociedad
2018 - 2018 Revisor V Simpósio Internacional Fusões no cinema
Distinções

Prémio

2024 Codex 632 - Medalha de Bronze | New York Festivals TV and Film Awards
2022 Globo de Ouro / Vencedor da Categoria Melhor Projecto de Ficção
SIC & SIC Caras, Portugal
2022 Glória: Prémios Sophia / Vencedor da Categoria Melhor Série Portuguesa
Academia Portuguesa de Cinema, Portugal
2019 Alma e Coração: Rockie Awards, Banff World Media Festival Nomeação da Categoria de Melhor Série de Longa Duração
2019 Alma e Coração: World Media Award Television & Corporate Media Awards Medalha de Ouro
2014 Sol de Inverno: 1a Edição dos Prémios Áquila Prémio de Melhor Telenovela
2011 Laços de Sangue: 39º International Emmy Awards Emmy na categoria de Telenovela
2011 Cidade Despida: 13º Festival Internacional “DetectiveFEST” (Moscovo) Prémio Especial na categoria de Série Temática

Outra distinção

2022 Glória: Prémios Platino Ibero Americano / Nomeação da Categoria Melhor Criador de Série / Nomeação da Categoria Melhor Série
2022 Convidado para participar na European Writers Desk Meeting Online, Creative European
2022 Reconhecido pelo Instituto Politécnico de Lisboa com um diploma do Prémio de Reconhecimento de Atividades de Relevância
2022 Sessão de autógrafos no festival do livro de Belém, no palácio do Presidente da República Portuguesa
2019 Alma e Coração: Seoul Drama Awards Nomeação para melhor Série Dramática / Nomeação para melhor Argumentista
2018 Espelho D'Água: Rockie Awards, Banff World Media Festival Nomeação da Categoria de Melhor Melodrama
2016 Coração D'Ouro: 5º New York Festivals International TV & Film Awards Medalha de Ouro na categoria de Telenovela
2016 Coração D'Ouro: 17º Moondance International Film Festival Finalista na categoria de Projetos Escritos para TV
2015 Coração D'Ouro: | The Fresh TV (Fiction) conference MipCom Selecionado para apresentação internacional em exclusivo
2015 Coração D'Ouro: 2a Edição dos Prémios Áquila Nomeação para Melhor Telenovela
2015 Coração D'Ouro: 7º Prémio Autores Nomeação para Melhor Programa de Ficção 2015
2015 Sol de Inverno: 6º Prémio Autores Nomeação de Melhor Programa de Ficção 2014
2013 O Dia Mais Feliz da Tua Vida: Prémios Sophia / Nomeação para melhor curta-metragem de ficção
Academia Portuguesa de Cinema, Portugal
2013 Assim, Assim: Prémios Sophia - Nomeação para Argumento Original / Nomeação para Longa Metragem
2012 Laços de Sangue: 3º Prémio Autores Nomeação para Melhor Programa de Ficção 2011 / Telenovela
2012 Pai à Força: 3a Prémio Autores Nomeação para Melhor Programa de Ficção 2011 / Série
2012 Considerado uma das personalidades distinguidas, em Portugal e no estrangeiro, no âmbito das suas atividades profissionais e convidado pela Presidência da República para o almoço de comemoração do 10 de Junho com o Presidente da República, Aníbal Cavaco S
2011 Assim, Assim: 1a Edição dos Prémios Anuais Shortcutz - Lisboa Prémio de melhor Argumento
2011 O Segredo de Miguel Zuzarte: 13a edição do Festival de Ficção de La Rochelle Selecção Europeia - Nomeado
2011 Cidade Despida: 16º Seoul International Drama Awards Nomeação para Melhor Mini Série Dramática
2011 Pai à Força: 51ºFestival de Televisão de Monte Carlo Nomeação para Outstanding International Producer Nomeação para Outstanding European Producer
2010 Cidade Despida: 50º Festival de Televisão de Monte Carlo Nomeação para Melhor Série Europeia Nomeação para Melhor Série Dramática
2009 Pai à Força: 3º Festival de Ficção de Roma Pré-Seleção na categoria de Continuing Series
2009 Pai à Força: 1º Prémio Autores Nomeação para Melhor Programa de Ficção 2009 / Série
2009 Liberdade 21: 49º Festival de Televisão de Monte Carlo Nomeação para Melhor Série Europeia
2009 Liberdade 21: | 3º Festival de Ficção de Roma Pré-Seleção na categoria de Continuing Series
2009 Liberdade 21: 23º Prix Europa Nomeação para Melhor Série de Ficção
2009 Liberdade 21: 11º Festival de la Fiction TV de La Rochelle Seleção Europeia
2007 Participa regularmente em fóruns e mercados internacionais de televisão em que são exemplo: MIP, Content London, Series Mania, Natpe Miami, Conecta Fiction, Independent Filmmakers Program Week New York.