???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vânia Peixoto

Nomes de citação

  • Peixoto, Vania

Identificadores de autor

Ciência ID
1F1B-560B-24B4
ORCID iD
0000-0002-8212-2137

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/07/20
Concluído
Especialista (Título de especialista)
Especialização em Terapia da Fala
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016/04 - 2016/06
Concluído
curso DIR/Floortime nível 2 (Diploma de especialização)
Especialização em Intervenção com Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Interdisciplinary Council on Developmental and Learning Disorders, Estados Unidos
2011 - 2011
Concluído
Workshop de Instrumentos de Apoio à Investigação (Curso médio)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Aquatic Therapy for Speech-Language Pathologists (Curso médio)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Gestão de Referências Bibliográficas com o EndNote: Introdução (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2006 - 2006
Concluído
Curso de Supervisão Clínica em Motricidade Oral (Curso médio)
Fala com Tom, Portugal
2006 - 2006
Concluído
Avaliação Intervenção Transdisciplinar Centrada no jogo (Curso médio)
Escola Superior de Educação - Instituto politécnico do Porto, Portugal
2003 - 2006
Concluído
Psicologia do Desenvolvimento e Educação, ramo: Multideficiencia (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Detecção Precoce das Perturbações do Desenvolvimento: a circunstância Específica das Perturbações da Comunicação e Linguagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2005 - 2005
Concluído
Curso Teórico-prático de Processamento Auditivo (Curso médio)
Fala com Tom, Portugal
2002 - 2005
Concluído
Curso de Língua Gestual Portuguesa (Curso médio)
Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, Portugal
2004 - 2004
Concluído
ADOS – Autistic developmental observation scale (Curso médio)
Hospital Pediátrico de Coimbra, Portugal
2004 - 2004
Concluído
A criança Cega-Surda, Comunicação e Actividade (Curso médio)
Unidade de Avaliação do Desenvolvimento e Intervenção Precoce, Portugal
2002 - 2002
Concluído
The Infancy and early childhood training course (Curso médio)
Interdisciplinary Council on Developmental and Learning Disorders, Estados Unidos
2002 - 2002
Concluído
VII. Curso de Formação Pedagógica de Formadores (Curso médio)
Centro de Formação Informática, Idiomas e Afins, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Curso sobre a Escala de Avaliação da Linguagem Reynell (Curso médio)
Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral - núcleo Norte, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Curso de Gestão do Stress em Contexto da Prestação de Cuidados de Saúde (Curso médio)
Sindicato das Ciências das Tecnologias da Saúde, Portugal
2001 - 2001
Concluído
Curso de Sensibilização à Intervenção Sistémica (Curso médio)
Sociedade Portuguesa de Terapia Familar - Núcleo Norte, Portugal
2000 - 2001
Concluído
Terapêutica da Fala (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
"Investigação qualitativa em Terapia da Fala" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2000 - 2001
Concluído
Curso Básico do Programa de Linguagem Makaton (Curso médio)
Unidade de Avaliação do Desenvolvimento e Intervenção Precoce, Portugal
1999 - 1999
Concluído
Curso Internacional de Motricidade Oral (Curso médio)
Decibel, Portugal
1995 - 1998
Concluído
Terapêutica da Fala (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
"Alterações do autoconceito na pessoa com afasia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2005/09/01 - 2023/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/10 - 2016 Técnico Superior (Técnico Superior) Clifala - Centro Terapêutico e Pedagógico e Lda, Portugal
1999/02 - 2005/09 Técnico Superior (Técnico Superior) Unidade de Avaliação do Desenvolvimento e Intervenção Precoce, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/14 - Atual Membro da Comissão de Ética Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2020/10/13 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2020/09/23 - Atual Membro Conselho Diretivo Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2020/09/13 - Atual Coordenação do curso TeSP Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2020/09/13 - Atual Assessoria Pedagógica do 1º ciclo de estudos de Terapia da Fala Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Portugal
2020/11/20 - 2021/10/20 Coordenação Pós Graduação “Perturbação do Espectro do Autismo e Comunicação Aumentativa e Alternativa” (coordenação partilhada) Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
2010/09/05 - 2020/07/28 Coordenação do 1º ciclo de estudos de Terapia da Fala (coordenação partilhada) Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
2006/09/05 - 2020/07/28 Coordenadora de estágios de Terapia da Fala Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09/15 - 2014/07/28 Coordenação científico-pedagógica do projeto PASOP na valência da Terapia da Fala Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010/02 - 2012/07 Coordenação do 2º ciclo de estudos de terapia da fala Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02 - Atual Técnico de 2ª Classe (Técnica) Alcançar I - terapias para o desenvolvimento, Portugal
2009/01 - 2017/01 Técnico de 2ª Classe (Técnica) Getting It, Portugal
2013/01 - 2016/07 Técnico de 2ª Classe (Técnica) Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - 2017 O efeito das competências comunicativas da criança na relação entre práticas centradas na família e satisfação das famílias com os serviços de intervenção precoce na infância
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2015 - 2015 Desenvolvimento da narrativa em idade pré-escolar
Orientador
2014 - 2014 Identificação das emoções: a influência do género e dos estímulos visuais
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2014 - 2014 Práticas educativas parentais e desempenho linguístico em crianças vítimas de negligência
Orientador
Concluído
2014 - 2014 Qualidade de vida de pais de crianças com alterações do desenvolvimento
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2013 - 2013 Caracterização das metodologias de avaliação e intervenção nas Perturbações dos Sons da Fala
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2013 - 2013 Teoria da mente e competências sociais em crianças em idade escolar
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Teorias neuropsicológicas: relação com a comunicação e a linguagem no Autismo
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2011 - 2011 A integração dos pais na intervenção de crianças com Autismo
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2011 - 2011 Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança) em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2011 - 2011 Desenvolvimento da linguagem em crianças inseridas em ambiente familiar e institucionalizadas
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2011 - 2011 Satisfação dos utentes da Clínica Pedagógica de Terapia da Fala da Universidade Fernando Pessoa
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2010 - 2010 Construção de um instrumento de rastreio de perturbações da linguagem para Professores do 1º Ciclo
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2009 - 2009 A linguagem no síndrome de Asperger
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2008 - 2008 Rastreio e prevalência das perturbações da comunicação num agrupamento de escolas
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2008 - 2008 Rastreio e prevalência das perturbações da comunicação num agrupamento de escolas
Orientador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Peixoto, Vânia; Martins, Paula Cristina; Sousa, Inês. "Development of a language and communication screening test and identification of protective and risk factors associated with communication and language disorders". 2012.
  2. Peixoto, Vânia; Martins, Paula Cristina; Sousa, Inês. "Development of a language and communication screening test and identification of protective and risk factors associated with communication and language disorders". 2012.
  3. Peixoto, Vania; Bessa, Fátima; Afonso, Rosa. "Papel da Família e dos agentes educativos no uso dos sistemas aumentativos e alternativos de comunicação com crianças do espectro autista". Trabalho apresentado em 2001: odisea de la comunicación - International Society for Augmentative, Vitoria-Gasteiz, 2001.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Carolina Felix Providello; Ana Paola Nicolielo Carrilho; Vânia Peixoto; Maria de Fátima Serdoura Cardoso Maia; Simone Rocha de Vasconcellos Hage. "Repertório lexical de crianças de 24 e 30 meses falantes do português brasileiro: resultados preliminares". CoDAS (2024): https://doi.org/10.1590/2317-1782/20242023268pt.
    10.1590/2317-1782/20242023268pt
  2. Carolina Felix Providello; Ana Paola Nicolielo Carrilho; Vânia Peixoto; Maria de Fátima Serdoura Cardoso Maia; Simone Rocha de Vasconcellos Hage. "Lexical repertoire of 24 and 30-month-old children speaking Brazilian portuguese: preliminary results". CoDAS (2024): https://doi.org/10.1590/2317-1782/20242023268en.
    10.1590/2317-1782/20242023268en
  3. Christina César Praça Brasil; Alegria, Rita ; Peixoto, Vania. "Tecnologias eHealth nos cuidados parentais aos bebês nascidos prematuros: revisão integrativa EHealth technologies in parental care for preterm infants: an integrative review". Ciencia e Saúde Coletiva (2024):
    Publicado
  4. Joana Rocha ; Fabiana Jesus; Peixoto, Vania; Susana Marinho; Marisa Lousa CE12-E6D4-886D. "Nonspeech oral motor exercises: Use and knowledge of speech language pathologists working with speech sound disorders". Revista Chilena de Fonoaudiología 21 (2022): 1-19.
    Publicado • https://doi.org/10.5354/0719-4692.2022.64331
  5. Peixoto, Vania. "Theory of mind in Portuguese school children: An exploratory study". Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología (2020): http://dx.doi.org/10.1016/j.rlfa.2020.02.001.
    10.1016/j.rlfa.2020.02.001
  6. Rocha, Joana Antonieta; Oliveira Santos, Catarina; Peixoto, Vânia; Maia, Fátima; Gama Alegria, Rita. "Speech language pathology Clinical Education: perceptions and experiences of clinical educators and students". Revista de Investigación en Logopedia 10 2 (2020): 123-133. http://dx.doi.org/10.5209/rlog.65677.
    Publicado • 10.5209/rlog.65677
  7. Lourenço, Isabel; Rocha, Joana; Peixoto, Vânia; Lousada, Marisa. "Effects of the Narrative Intervention Program for Preschool Portuguese Children". Folia Phoniatrica et Logopaedica (2019): 1-7. http://dx.doi.org/10.1159/000496793.
    10.1159/000496793
  8. Santos, Filipa; Peixoto, Vânia. "A linguagem no síndrome de Asperger". (2009): http://hdl.handle.net/10284/2898.
  9. Santos, Filipa; Peixoto, Vânia. "A linguagem no síndrome de Asperger". (2009): http://hdl.handle.net/10284/2898.
  10. Peixoto, Vania; Silva, Cândida. "Rastreio e prevalência das perturbações da comunicação num agrupamento de escolas". Revista da Faculdade de Ciências da Saúde. 5 (2008): 272-282. http://hdl.handle.net/10284/969.
    Publicado
  11. Silva, Cândida; Peixoto, Vânia. "Rastreio e prevalência das perturbações da comunicação num agrupamento de escolas". (2008): http://hdl.handle.net/10284/969.
  12. Silva, Cândida; Peixoto, Vânia. "Rastreio e prevalência das perturbações da comunicação num agrupamento de escolas". (2008): http://hdl.handle.net/10284/969.
Capítulo de livro
  1. Peixoto, Vania; Alegria, Rita ; Melo Pestana, Pedro. "Complementary Approaches for Autism Spectrum Disorder intervention: an Hollistic view". In Holistic Approaches to Health Recovery. Estados Unidos, 2025.
    Em revisão
  2. Vânia Peixoto; Rita Alegria; Pedro Pestana. "Early Literacy Intervention Program". In Closing the Linguistic Gap of Socially Disadvantaged Children. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8737-2.ch009
  3. Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima; Susana Marinho; Peixoto, Vania. "Modelo SCERTS: uma prática de inclusão para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)". In Reflexões sobre a Educação no Século XXI: da Tecnologia à Inclusão. Belo Horizonte, Brasil: Conhecimento Editora, 2022.
    Publicado
  4. Joana Rocha ; Peixoto, Vania. "Por que precisamos de compaixão, simpatia e empatia en quanto terapeutas da fala que intervêm com Perturbações da Comunicação?". In Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala, 9-17. Porto, Portugal: Publicações Fundação Fernando Pessoa, 2020.
    Publicado
  5. Ana Rita Mendes; Catarina Lorga; Peixoto, Vania. "Autismo: Características Gerais e da Comunicação". In Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala. Porto, Portugal: Publicações Fundação Fernando Pessoa, 2020.
    Publicado
  6. Catarina Lorga; Ana Rita Mendes; Peixoto, Vania. "Autismo e Comunicação Aumentativa e Alternativa". In Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala. Porto, Portugal: Publicações Fundação Fernando Pessoa, 2020.
    Publicado
  7. Peixoto, Vania; Joana Rocha. "A componente Pragmática da linguagem e suas alterações". In Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala. Porto, Portugal: Publicações Fundação Fernando Pessoa, 2020.
    Publicado
  8. Peixoto, Vania; Joana Rocha. "Avaliação da Pragmática". In Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala. Porto, Portugal: Publicações Fundação Fernando Pessoa, 2020.
    Publicado
  9. Peixoto, Vania. "Perturbação do espetro do autismo". In Comportamento e saúde mental - Diccionário enciclopédico. Lisboa, Portugal: Pactor, 2019.
    Publicado
  10. Peixoto, Vania; Rocha, Joana; Silva, Carlos. "TEORIA DA MENTE NAS PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO - REVISÃO DA LITERATURA.". In Contextos da Audiofonologia, 12-24. Porto, Portugal: Edições UFP, 2010.
    Publicado
  11. Peixoto, Vania; Rocha, Joana; Almeida, Alexandre; Freitas, Susana. "BALANÇO DOS TRABALHOS DA CLÍNICA PEDAGÓGICA DE TERAPIA DA FALA DA U.F.P. NO ANO DE TRANSIÇÃO PARA BOLONHA". In Contextos em Audifonologia, 0-0. Porto: Edições UFP, 2010.
    Publicado
  12. Peixoto, Vania; Varela, Isabel. "A Eficácia da Intervenção em Terapia da Fala em Crianças com PEA". In Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala, 0-0. Porto: Edições UFP, 2008.
    Publicado
  13. Peixoto, Vania; Lima, Rita. "Programas de Intervenção Pré – Verbal". In Metodologias de intervenção em Terapia da Fala, 0-0. Porto: Edições UFP, 2008.
    Publicado
Livro
  1. Peixoto, Vania; Joana Rocha ; Fátima Maia 2F14-E892-187D. Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala - 2.º Volume. Porto, Portugal: Publicações Fundação Fernando Pessoa. 2020.
    Publicado
  2. Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO DE TERAPIA DA FALA. Lisboa, Portugal: Papa Letras. 2020.
  3. Peixoto, Vania. Eu tenho um amigo que gosta muito de dinossauros. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2017.
    Publicado
  4. Peixoto, Vania; Rocha, Joana. Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala - 1.º Volume. Porto: Edições UFP. 2008.
    Publicado
  5. Peixoto, Vania. Perturbações da Comunicação: A importância da detecção Precoce. Porto: Edições UFP. 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Alexandra Oliveira; Peixoto, Vania. "Práticas centradas na família, intervenção mediada por pais e teleprática: Perceção do terapeuta da fala". Trabalho apresentado em 1AS JORNADAS DOS JOVENS INVESTIGADORES EM TERAPIA DA FALA, 2022.
  2. Cátia Dantas; Peixoto, Vania. "Exposição a conteúdos multimédia em língua não-materna vs. o desenvolvimento da linguagem em crianças com idade pré-escolar – Perceção de terapeutas da fala, educadores e cuidadores". 2022.
  3. Peixoto, Vania; Rocha, Joana; Isabel Lourenço. "Storytelling Intervention Program in Primary Language Disorders.". Trabalho apresentado em Communication presented at 10th European CPLOL Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  4. Peixoto, Vania; Rocha, Joana; Marinho, Susana; Silva, Cândida. "The Perception of Parents about the Importance of feeding in Speech". Trabalho apresentado em Communication presented at 10th European CPLOL Congress of Speech and Language Therapy, Portugal, 2018.
  5. Peixoto, Vania; Rocha, Joana; Ana Vieira. "Relationship between Theory of Mind and Social Competence in School Children". Trabalho apresentado em Communication presented at 10th European CPLOL Congress of Speech and Language Therapy, Portugal, 2018.
  6. Peixoto, Vania; Rocha, Joana; Fabiana Jesus. "Relationship between language development and sensory integration in preschoolers.". Trabalho apresentado em Communication presented at 10th European CPLOL Congress of Speech and Language Therapy, 2018.
  7. Peixoto, Vania; Rocha, Joana; Alegria, Rita; Antunes, Eva; Frey, Alexandre. "Theory of mind development in Preeschoolers - Literature Review". Trabalho apresentado em IV Congresso Luso-Brasileiro de Fonoaudiologia, 2009.
  8. Peixoto, Vania; Rocha, Joana; Alegria, Rita; Freitas, Susana; Frey, Alexandre. "Caracterização das patologias da Comunicação atendidas na Clínica Pedagógica de Terapia da fala da Universidade Fernando Pessoa no ano lectivo 2007/2008". Trabalho apresentado em IV Congresso Luso-Brasileiro de FonoAudiologia, 2009.
Resumo em conferência
  1. Patricia Alves; Peixoto, Vania. "Uso da Música na promoção de competências de Literacia Emergente". Trabalho apresentado em 1AS JORNADAS DOS JOVENS INVESTIGADORES EM TERAPIA DA FALA, Alcoitão, 2022.
    Publicado
  2. Teresa Sousa; Peixoto, Vania. "Terapia da Fala na modalidade de Teleterapia: Perceção dos Encarregados de Educação". Trabalho apresentado em 1AS JORNADAS DOS JOVENS INVESTIGADORES EM TERAPIA DA FALA, Alcoitão, 2022.
    Publicado
  3. Peixoto, Vânia; Martins, Paula Cristina; Sousa, Inês. "Development of a language and communication screening test and identification of protective and risk factors associated with communication and language disorders". 2012.
Tese / Dissertação
  1. Alves, Joana Patrícia Valente. "Avaliação das competências conversacionais da criança: tradução e adaptação da “Escala das competências socio-conversacionais” para o português europeu". Licenciatura, 2022. http://hdl.handle.net/10284/10775.
  2. Alves, Patrícia Pereira. "Uso da música na promoção de competências de literacia emergente". Licenciatura, 2022. http://hdl.handle.net/10284/11610.
  3. Lima, Pedro Lucas Costa e Lopes de. "Modelo SCERTS: uma prática de inclusão para alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA)". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10284/10741.
  4. Lima, Pedro Lucas Costa e Lopes de. "Modelo SCERTS: uma prática de inclusão para alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA)". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10284/10741.
  5. Alves, Joana Patrícia Valente. "Avaliação das competências conversacionais da criança: tradução e adaptação da “Escala das competências socio-conversacionais” para o português europeu". Licenciatura, 2022. http://hdl.handle.net/10284/10775.
  6. Alves, Patrícia Pereira. "Uso da música na promoção de competências de literacia emergente". Licenciatura, 2022. http://hdl.handle.net/10284/11610.
  7. Sousa, Teresa Margarida de Figueiredo Malheiro de. "Terapia da Fala na modalidade de teleterapia: perceção dos encarregados de educação". Licenciatura, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10774.
  8. Dantas, Cátia Sofia Oliveira. "Exposição a conteúdos multimédia em língua não-materna vs. o desenvolvimento da linguagem em crianças com idade pré-escolar - perceção de terapeutas da fala, educadores e cuidadores". Licenciatura, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10770.
  9. Oliveira, Alexandra Manuela Carvalho. "Práticas centradas na família, intervenção mediada por pais e teleprática: perceção do terapeuta da fala". Licenciatura, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10771.
  10. Silva, Inês Manuela Albuquerque da. "Perceção dos pais sobre o estigma da perturbação do espectro do autismo na comunidade: tradução e adaptação para o português europeu". Licenciatura, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10772.
  11. Oliveira, Alexandra Manuela Carvalho. "Práticas centradas na família, intervenção mediada por pais e teleprática: perceção do terapeuta da fala". Licenciatura, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10771.
  12. Silva, Inês Manuela Albuquerque da. "Perceção dos pais sobre o estigma da perturbação do espectro do autismo na comunidade: tradução e adaptação para o português europeu". Licenciatura, 2021. http://hdl.handle.net/10284/10772.
  13. Mendes, Ana Rita Monteiro. "Perceção dos educadores de infância acerca do uso da comunicação aumentativa e alternativa com crianças com perturbação do espectro do autismo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10284/7710.
  14. Correia, Marlene Maria Martins. "Conhecimento da população em geral em relação ao âmbito de atuação do Terapeuta da Fala". Licenciatura, 2019. http://hdl.handle.net/10284/8811.
  15. Jesus, Fabiana Vieira. "Praxias orofaciais não-verbais nas perturbações dos sons da fala: prática de terapeutas da fala portugueses". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10284/7709.
  16. Correia, Marlene Maria Martins. "Conhecimento da população em geral em relação ao âmbito de atuação do Terapeuta da Fala". Licenciatura, 2019. http://hdl.handle.net/10284/8811.
  17. Mendes, Ana Rita Monteiro. "Perceção dos educadores de infância acerca do uso da comunicação aumentativa e alternativa com crianças com perturbação do espectro do autismo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10284/7710.
  18. Lorga, Catarina Sampaio e. "Caracterização da utilização da comunicação aumentativa e alternativa por terapeutas da fala com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/7712.
  19. Lorga, Catarina Sampaio e. "Caracterização da utilização da comunicação aumentativa e alternativa por terapeutas da fala com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/7712.
  20. Regêncio, Rita Carlos Neto. "O efeito das competências comunicativas da criança na relação entre práticas centradas na família e satisfação das famílias com os serviços de intervenção precoce na infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/5992.
  21. Regêncio, Rita Carlos Neto. "O efeito das competências comunicativas da criança na relação entre práticas centradas na família e satisfação das famílias com os serviços de intervenção precoce na infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/5992.
  22. Sousa, Ana Rita Rocha e. "Desenvolvimento da narrativa em idade pré-escolar". Licenciatura, 2015. http://hdl.handle.net/10284/5375.
  23. Sousa, Ana Rita Rocha e. "Desenvolvimento da narrativa em idade pré-escolar". Licenciatura, 2015. http://hdl.handle.net/10284/5375.
  24. Soares, Andreia Manuela Martins. "Caraterização do apoio à criança com perturbação de espectro do autismo". Licenciatura, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4443.
  25. Martins, Ana Raquel Baltazar. "Identificação das emoções: a influência do género e dos estímulos visuais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4818.
  26. Lopes, Rute Patrícia da Silva Dias. "Práticas educativas parentais e desempenho linguístico em crianças vítimas de negligência". Licenciatura, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4745.
  27. Brandão, Ana Cristina Tavares. "Qualidade de vida de pais de crianças com alterações do desenvolvimento". Licenciatura, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4446.
  28. Martins, Ana Raquel Baltazar. "Identificação das emoções: a influência do género e dos estímulos visuais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4818.
  29. Soares, Andreia Manuela Martins. "Caraterização do apoio à criança com perturbação de espectro do autismo". Licenciatura, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4443.
  30. Lopes, Rute Patrícia da Silva Dias. "Práticas educativas parentais e desempenho linguístico em crianças vítimas de negligência". Licenciatura, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4745.
  31. Brandão, Ana Cristina Tavares. "Qualidade de vida de pais de crianças com alterações do desenvolvimento". Licenciatura, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4446.
  32. Bacelar, Ana Maria Cabral Campelo Huet de. "Caracterização das metodologias de avaliação e intervenção nas perturbações dos sons da fala". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4186.
  33. Vieira, Ana Carolina Costa. "Teoria da mente e competências sociais em crianças em idade escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/5465.
  34. Bacelar, Ana Maria Cabral Campelo Huet de. "Caracterização das metodologias de avaliação e intervenção nas perturbações dos sons da fala". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4186.
  35. Vieira, Ana Carolina Costa. "Teoria da mente e competências sociais em crianças em idade escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/5465.
  36. Pacheco, Ana Filipa. "Teorias neuropsicológicas: relação com a comunicação e a linguagem no autismo". Licenciatura, 2012. http://hdl.handle.net/10284/3818.
  37. Pacheco, Ana Filipa. "Teorias neuropsicológicas: relação com a comunicação e a linguagem no autismo". Licenciatura, 2012. http://hdl.handle.net/10284/3818.
  38. Rego, Alexandra Sousa. "Satisfação dos utentes da clínica pedagógica de Terapia da Fala da Universidade Fernando Pessoa". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2826.
  39. Mendes, Ana Rita Monteiro. "Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança) em crianças com perturbação do espectro do autismo". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2894.
  40. Ferreira, Maria Miguel Jaqueta de Matos. "A integração dos pais na intervenção de crianças com Autismo". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2753.
  41. Correia, Sara Filipa Moreira de Sá. "Desenvolvimento da linguagem em crianças inseridas em ambiente familiar e institucionalizadas". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2867.
  42. Resende, Inês Marques Castro. "A importância de despiste auditivo em Terapia da Fala". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2768.
  43. Rego, Alexandra Sousa. "Satisfação dos utentes da clínica pedagógica de Terapia da Fala da Universidade Fernando Pessoa". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2826.
  44. Ferreira, Maria Miguel Jaqueta de Matos. "A integração dos pais na intervenção de crianças com Autismo". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2753.
  45. Correia, Sara Filipa Moreira de Sá. "Desenvolvimento da linguagem em crianças inseridas em ambiente familiar e institucionalizadas". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2867.
  46. Mendes, Ana Rita Monteiro. "Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança) em crianças com perturbação do espectro do autismo". Licenciatura, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2894.
  47. Malheiro, João Pedro de Melo Pestana Mouga. "Prevenção de perturbações da comunicação: uma análise preliminar com Educadores de Infância". Licenciatura, 2010. http://hdl.handle.net/10284/2752.
  48. Varela, André Duarte Vilas Boas. "Construção de um instrumento de rastreio de perturbações da linguagem para Professores do 1º Ciclo". Licenciatura, 2010. http://hdl.handle.net/10284/2755.
  49. Varela, André Duarte Vilas Boas. "Construção de um instrumento de rastreio de perturbações da linguagem para Professores do 1º Ciclo". Licenciatura, 2010. http://hdl.handle.net/10284/2755.
  50. Malheiro, João Pedro de Melo Pestana Mouga. "Prevenção de perturbações da comunicação: uma análise preliminar com Educadores de Infância". Licenciatura, 2010. http://hdl.handle.net/10284/2752.

Outros

Outra produção
  1. Um hospital para todos - Boletim Humanização, nº14. 2013. Peixoto, Vania. http://www.chsj.pt.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2012 Development of a language and communication screening test and identification of protective and risk factors associated with communication and language disorders Pre-birth to three: identities, learning, diversities
European Early Childhood Education Research Association (Porto)
2011 Clínica de Terapia da Fala (UFP): O ensino baseado em competências na licenciatura e mestrado em Terapêutica da Fala 1º Congresso de Estudantes de Terapia da fala da UFP
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2011 Intervenção de Terapia da fala na PEA - novos caminhos Novos Caminhos nas Perturbações Globais de Desenvolvimento e Espectro do Autismo
APEE (Matosinhos)
2011 Diferentes abordagens nas Perturbações do Espectro do Autismo Novos Caminhos nas Perturbações Globais do Desenvolvimento e Espectro do Autismo
APEE (Matosinhos)
2010 O Papel do Terapeuta da Fala nas PEA- Diferentes Abordagens IV Bienal de Autismo - 25 anos - Um caminho, uma Causa
APPDA - Norte (V. N. Gaia)
2009 Prevenção e Saúde em Terapia da Fala na UFP 1º Encontro do PASOP
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2009 Abordagem da Terapia da Fala na Multideficiência Multideficiência: Que desafios? Educar, Reabilitar para integrar
APPACDM Viseu (Viseu)
2008 Autismo: Como conviver com a diferença 1º ciclo de palestras - Como conviver com a diferença
Agrupamento de escolas de Gondomar (Gondomar)
2008 estratégias de Comunicação 1ªs Jornadas de Fisioterapia "Intervenção em Pediatria"
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2008 Sinais de Alerta por faixa etária I Jornadas dos Meios Complementares de Diagnóstico e terapêutica em ORL
Hospital Geral de Santo António (Porto)
2007 A intervenção de Terapia da Fala em crianças com PEA 3º Simposium Luso-Brasileiro de Terapia da Fala "Contextos da Audiofonologia"
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2007 Desenvolvimento da Comunicação Pré-verbal e detecção precoce de Perturbações da Comunicação 3º Simposium Luso-Brasileiro "Contextos da audiofonologia"
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2006 Autismo Autismo
Centro de formação da Associação de Escolas Gaia-Sul (registo de acreditação nº 41714/05 (V. N. Gaia)
2006 Intervenção com Crianças com PEA Jornadas da Saúde
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2005 Testes de avaliação da linguagem na criança Comemorações do dia europeu da terapia da fala
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2004 O impacto da Comunicação aumentativa na Intervenção Precoce I Bienal de Autismo-Norte Caminhar é preciso - juntos de mãos dadas
APPDA - Norte (VN Gaia)
2003 Um projeto - duas realidades Crescer Diferente Um direito
Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto (Porto)
2003 Inclusão Crescer diferente Um direito
Centro distrital de solidariedade e segurança social do Porto (Porto)
2003 Perturbações da comunicação - Avaliação e Intervenção
Secção de Pediatria do Desenvolvimento Hospital de Sta Luzia e Hospital Dr. José Maria Grande (Portalegre)
2001 Importância da Comunicação Aumentativa IV Seminário da Secção de Pediatria e Desenvolvimento "Cérebro e Desenvolvimento"
Sociedade Portuguesa de Pediatria (Porto)
2001 Papel da Fmília e dos agentes educativos no uso dos SAAC com crianças do espectro do autismo 2ªs Jornadas sobre la comunicación aumentativa e alternativa
Sociedade Española de Comunicacion aumentativa y alternativa (Valencia- Pais Vasco, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - 2013 Teoria da Mente e Competências Sociais em crianças em idade escolar
Coorientador
Mestrado Terapia da Fala (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Satisfação dos utentes da Clínica Pedagógica de Terapia da Fala da Universidade Fernando Pessoa
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Teorias neuropsicológicas: Relação com a comunicação e a linguagem no autismo
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança) em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
Terapia da Fala (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Desenvolvimento da linguagem em crianças inseridas em ambiente familiar e institucionalizadas
Orientador
2012 - 2012 Desenvolvimento Morfossintático de crianças do segundo ano do Ensino Básico
Orientador
2011 - 2011 Utilização de comunicação aumentativa e alternativa pelos Terapeutas da Fala em Portugal na perturbação do espectro do autismo
Orientador
2011 - 2011 Cued Speech: O benefício para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita na criança com deficiência auditiva
Orientador
2011 - 2011 Parâmetros linguísticos entre crianças que frequentaram o ensino pré-escolar e crianças que não o tenham frequentado
Orientador
2011 - 2011 A Integração dos Pais na Intervenção de Crianças com Autismo
Orientador
2010 - 2010 Análise de comportamentos sociais e comunicativos de uma criança com perturbação do espectro do autismo nas interacções com os seus pares sem necessidades educativas especiais: estudo exploratório de um caso
Orientador
2010 - 2010 Prevenção de Perturbações da Comunicação: Uma Análise Preliminar com Educadores de Infância
Orientador
2010 - 2010 Aplicação do Gesto Sinalizador de Fonema em crianças com Apraxia do Desenvolvimento da Fala - Estudo de caso
Orientador
2010 - 2010 Construção de um instrumento de rastreio de Perturbações da Linguagem para Professores do 1º Ciclo
Orientador
2008 - 2008 A intervenção do terapeuta da fala nas perturbações globais do desenvolvimento: a circunstancia especifica de um caso com síndrome de Rett"
Orientador
2008 - 2008 A Linguagem no Síndrome de Asperger
Orientador
2007 - 2007 Nomenclatura dos diagnósticos das Perturbações da Linguagem Infantil
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - 2013 Jornadas de Saúde UFP
Seminário (Outra)
2013 - 2013 Terapia assistida por animais
Oficina (workshop) (Outra)
2012 - 2012 II congresso de Estudantes de TF da UFP
Congresso (Outra)
2011 - 2011 Tertúlia: Vozes do Autismo
Outro (Outra)
2011 - 2011 I congresso de estudantes de TF da UFP
Congresso (Outra)
2011 - 2011 Processamento auditivo Central: avaliação e intervenção (Cristiane Nunes)
Seminário (Outra)
2011 - 2011 Neuromotor Disorders in SLP (Anja Lowitt)
Seminário (Outra)
2011 - 2011 Perturbações da linguagem em contextos educativos (VItor Acosta)
Seminário (Outra)
2011 - 2011 Developmental language disorders (Rebecca McKauley)
Seminário (Outra)
2010 - 2010 Curso de Intervenção com PEA baseada no modelo SCERTS (Emily Rubin)
Outro (Outra)
2010 - 2010 Aquatic Therapy for SLP (Susan Nashimson)
Seminário (Outra)
2007 - 2007 3º Simposium Luso-Brasileiro de Terapia da Fala "Contextos da Audiofonologia"
Congresso (Outra)
2003 - 2003 Crescer Diferente Um direito
Seminário (Outra)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2012 Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança) em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo Ana Rita Monteiro Mendes (Outro)
2012 Desenvolvimento Morfossintático de crianças do segundo ano do Ensino Básico Sara Patrícia Guedes dos Santos (Outro)
2012 Desenvolvimento da linguagem em crianças inseridas em ambiente familiar e institucionalizadas Sara Filipa Moreira de Sá Correia (Outro)
2012 Satisfação dos utentes da Clínica Pedagógica de Terapia da Fala da Universidade Fernando Pessoa Alexandra Sousa Rego (Outro)
2012 Intervenção terapêutica na sala de "Snoezelen" Maria Leonor Silva Martins (Outro)
2012 Autismo e a inclusão escolar - Revisão de Literatura Diana Sofia Pereira Guimarães Teixeira (Outro)
2012 Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança - versão Portuguesa) em crianças com Perturbação da Linguagem Ana Raquel Gabriel Trigo Dias (Outro)
2012 A família e os hábitos orais viciosos na infância - Alterações de oclusão dentária vs Hábitos orais nocivos Diana Isabel Martins Peixoto (Outro)
2012 Défice Social, comunicativo e comportamental na Perturbação do espectro do autismo - Estudo de caso Liliana Patricia Martins Rebelo (Outro)
2012 Teorias neuropsicológicas: Relação com a comunicação e a linguagem no autismo Ana Filipa da Silva Rocha Pacheco (Outro)
2011 Cued Speech: O benefício para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita na criança com deficiência auditiva Càtia Nunes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 Parâmetros linguísticos entre crianças que frequentaram o ensino pré-escolar e crianças que não o tenham frequentado Cristiana Silva Pereira (Outro)
2011 Utilização de comunicação aumentativa e alternativa pelos Terapeutas da Fala em Portugal na perturbação do espectro do autismo Ana Paula Grohmann Pereira (Outro)
2011 A Integração dos Pais na Intervenção de Crianças com Autismo Maria Miguel Jaqueta de Matos Ferreira (Outro)
2011 Influências sócio-económicas no desenvolvimento da linguagem em crianças do pré escolar Maria Jacinta Lima de Oliveira (Outro)
2011 Factores de Risco no Diagnóstico de Perturbações da Fala e Linguagem Fabiana Filipa Pereira Figueiredo (Outro)
2011 A importância de despiste auditivo em Terapia da Fala Inês Marques Castro Resende (Outro)
2011 Prevenção da leitura e da escrita em idade pré-escolar Georgete Susana Gonçalves Leite Machado (Outro)
2011 Perturbação de Escrita com alteração ligeira da Fonologia e da Memória Sequencial: Estudo de caso Rute Alexandra Cardoso de Jesus (Outro)
2011 Relação entre as Componentes Semântica e Pragmática em crianças com 5 anos de idade Maria João dos Santos Pereira Malta (Outro)
2011 Rastreio de desenvolvimento realizado pelos pais: a utilização do Ages & Stages Questionnaires 3ª edição (ASQ) em crianças dos 48 aos 60 meses Joana Manuela do Vale Sá Ruivo (Outro)
2010 Alterações da comunicação na hiperactividade e défice de atenção Rita Cruz (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Práticas centradas na família Catarina Freitas (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Conhecimento dos pais de crianças com Perturbação de Espectro Autista relativamente à comunicação aumentativa e alternativa e do impacto destas na qualidade de vida dos filhos Vânia Lopes (Outro)
2010 Análise de comportamentos sociais e comunicativos de uma criança com perturbação do espectro do autismo nas interacções com os seus pares sem necessidades educativas especiais: estudo exploratório de um caso Ana Isabel Bessa Rocha Ferreira Alves (Outro)
2010 Aplicação do Gesto Sinalizador de Fonema em crianças com Apraxia do Desenvolvimento da Fala - Estudo de caso Diana Filipa Lopes Moreira (Outro)
2010 Prevenção de Perturbações da Comunicação: Uma Análise Preliminar com Educadores de Infância João Pedro de Melo Pestana Mouga Malheiro (Outro)
2010 Construção de um instrumento de rastreio de Perturbações da Linguagem para Professores do 1º Ciclo André Duarte Vilas Boas Varela (Outro)
2010 Análise Acústica e Perceptual da Qualidade Vocal em Indivíduos com Traumatismo Crânio-Encefálico Liliana Patrícia Trigo de Almeida (Outro)
2010 Factores de Risco no Diagnóstico de Alterações da Fala e Linguagem: a escolaridade dos pais, o número de irmãos e os antecedentes familiares Bárbara Alexandra Latães Campos (Outro)
2010 Estudo sobre o desenvolvimento da Consciência Fonológica em crianças entre os 4 e os 5 anos de idade Bruna Marlene Moreira da Silva (Outro)
2010 Maus-tratos e linguagem: estudo realizado com crianças em idade pré-escolar Mário Pedro de Queirós e Sousa (Outro)
2010 Relação Entre Consciência Fonológica e Erros de Leitura Ana Cecília Moreira Neto (Outro)
2010 Consciência Fonológica - Um contributo para a sua avaliação Joana Isabel Ribeiro dos Santos Silva (Outro)
2010 Consciência Fonológica - Tratamaneto de dados do teste TACF na faixa etária dos 5 anos e 0 meses aos 5 anos e 11 meses Márcia Filipe Gomes da Rocha (Outro)
2010 Consciência Fonológica - Tratamaneto de dados do teste TACF na faixa etária dos 8 anos e 0 meses aos 8 anos e 11 meses Sofia Raquel Bernardo Fernandes (Outro)
2010 Análise de Processos Fonológicos em crianças com idades entre os 6 e 7 anos Diana Lisandra Cerqueira Fernandes (Outro)
2009 A terapia da fala na deglutição atipica Tânia Gomes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 Atraso de desenvolvimento da linguagem vs Perturbação especifica da linguagem: estudo de caso Ana Raquel Vieira Gomes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 A intervenção do terapeuta da fala em crianças com síndrome DiGeorge Marta Pimenta (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 A Linguagem no Síndrome de Asperger Filipa Santos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 A Fala de crianças nascidas pré-termo versus a termo aos 5 anos de idade Eva Antunes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Conhecimento das grávidas sobre os benefícios da amamentação no desenvolvimento das funções orais Francisca Almeida (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 A intervenção do terapeuta da fala nas perturbações globais do desenvolvimento: a circunstancia especifica de um caso com síndrome de Rett" Neuza Costa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Necessidades e Preocupações das famílias de crianças com alterações de linguagem em Intervenção Precoce Ana Leonor Gomes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Adaptação do instrumento "The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills in Children" Joana Almeida (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Avaliação da componente fonológica da linguagem em crianças entre os 5 e os 6 anos de idade Susana Lopes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Estudo comparativo da semântica da linguagem entre crianças com ADL e crianças com desenvolvimento normal da linguagem, com 4 anos de idade Marta Ramos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 O desenvolvimento da linguagem em crianças portuguesas de 5 anos de idade Juliana Almeirante (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Estudo da influência dos maus hábitos orais na produção da fala Magda Oliveira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 A Terapia da Fala e a linguagem escrita: estudo de caso Diana Morais (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 Deficiência auditiva: a diversidade dentro do mesmo quadro clínico Sara Sanches (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 A importância da comunicação aumentativa e alternativa na relação terapêutica com crianças com autismo Sónia Patricia Melo Dias (Outro)
2007 Nomenclatura dos diagnósticos das Perturbações da Linguagem Infantil Cristiana Guimães (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 Reparações da Comunicação em Crianças com Perturbação da Comunicação Joana Paulo (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2010 - Atual Colaboração no nprocesso de acreditação do 1º ciclo do curso de terapêutica da fala da UFP (PEP)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011/09 - Atual Estágio Profissionalizante II (1º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09 - Atual Linguagens alternativas e comunicação (1º ciclo de fisioterapia) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09 - Atual Comunicação e Deglutição no Período Pré-verbal (2º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09 - Atual Perturbações da Linguagem Oral na Criança (2º ciclo de terapia da fala (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09 - Atual Perturbações do Espectro do Autismo (2º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09 - Atual Terapia da Fala na Multideficiência (2º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09 - Atual Linguagens Alternativas e Comunicação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09 - Atual Métodos e Técnicas de Avaliação e Intervenção em Terapia da Fala (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09 - Atual Ensino Clínico I (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09 - Atual Estágio Profissionalizante II (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 - 2018 Intervenção nas PEA Aperfeiçoamento (Curso médio) ACIP, Portugal
2018 - 2018 A Linguagem nos primeiros 3 anos de vida Aperfeiçoamento (Curso médio) Hospital escola Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2013 Pós- Graduação de média duração: Terapia da Fala em contexto Educacional Especialização (Curso médio) Centro E.PAP, Ensino Profissional Avançado e Pós-graduado, Portugal
2013 - 2013 Deteção precoce das perturbações da comunicação na infância Outra (Curso médio) Câmara Municipal da Maia, Portugal
2012/02 - 2012/07 Estágio Profissionalizante II (1º ciclo de Terapia da Fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Linguagens Alternativas e Comunicação (1º Ciclo de Fisioterapia) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Perturbações da Linguagem oral (2º ciclo de Terapia da Fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Comunicação e Deglutição no Período Pré-verbal (2º ciclo de Terapia da Fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Perturbações do Espectro do Autismo (2º Ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Terapia da Fala na Multideficiência (2º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Estágio Profissionalizante I (1º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Comunicação Aumentativa e Alternativa (1º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Psicolinguistica e desenvolvimento da Linguagem (1º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Casos Clínicos/Projecto de Dissertação (2º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Estágio Observação (1º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Estágio Integração (1º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/02 - 2012/07 Intervenção Precoce em Neonatologia e Pediatria (1º ciclo de terapia da fala) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Projecto "Especial Autismo" Aperfeiçoamento (Curso médio) APEE - Autismo: Associação Pais e Encarregados de Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo APEE, Portugal
2012 - 2012 Projecto "Especial Autismo" Aperfeiçoamento (Curso médio) APEE-Autismo, Portugal
2012 - 2012 "Distúrbios da aquisição de linguagem e aprendizagem mais comuns na infância: como identificar e actuar na rotina diária" Aperfeiçoamento (Curso médio)
2012 - 2012 Autismo: Habilitar e formar; Metodologias e práticas de Habilitação e Reabilitação profissional de cidadãos com Perturbação do espectro do Autismo Aperfeiçoamento (Curso médio) Instituto Técnico de Inovação, Portugal
2011 - 2011 Acção de Formação Hands on Autism Especialização (Curso médio) Hospital do Divino Espirito Santo Ponta Delgada, Portugal
2011 - 2011 Formação em Autismo Especialização (Curso médio) EPAP - Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado, Portugal
2011 - 2011 Comunicação Aumentativa e Alternativa e Autismo Aperfeiçoamento (Curso médio) APEE - Autismo, Portugal
2008/09 - 2009/07 Ensino Clínico I (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/09 - 2009/07 Linguagens Alternativas e Comunicação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Audiologia (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Ensino Clínico I e II (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Linguagens Alternativas e Comunicação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Comunicação e Linguagem na Criança (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Comunicação Aumentativa e Alternativa (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Intervenção Precoce em Pediatria e Neonatologia (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007/09 - 2008/07 Psicolinguística e Desenvolvimento da Linguagem (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Métodos e Técnicas de Avaliação e intervenção em Terapia da Fala (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Audiologia II (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Audiologia (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Teorias da comunicação e Linguagem (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Linguagens Alternativas e comunicação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Ensino Clínico I e II (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 comunicação aumentativa e alternativa (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Comunicação e linguagem na criança (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Psicolinguistica e desenvolvimento da linguagem (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09 - 2007/07 Intervenção Precoce em Pediatria e Neonatologia (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Audiologia II (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Audiologia I (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Semiologia Aplicada (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Teorias da Linguagem (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Teorias da Comunicação e LInguagem (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2005/09 - 2006/07 Comunicação Aumentativa e Alternativa (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual APTF
2011/04 - Atual Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho
2010/09 - Atual APEE - Autismo: Associação de Pais e Encarregados de Educação de alunos com PEA
2017 - 2018/03 SPTF
2013 - 2016 SPTF

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2007/01 - Atual Comissão de Admissibilidade de projectos de graduação ao abrigo do clube de antigos alunos da UFP
Outro
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - Atual Candidatos ao ingresso ao Ensino Superior para maiores de 23 Anos (CEFOC-UFP)
2012 - Atual Candidatos ao ingresso ao Ensino Superior para maiores de 23 Anos (CEFOC-UFP)
Distinções

Outra distinção

2007 Homenagem por progressão académica e Distinção por colaboração em Acções da Faculdade de Ciências da Saúde (projeto Universidade XL)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal