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Maria Armanda Martins Costa. Concluiu o Doutoramento em Linguística em 2003 pela Universidade de Lisboa Faculdade de Letras no âmbito do protocolo de investigação entre o Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional (ICCTI) e o CNRS - (FLUL/Laboratório de Psicolinguística) e Paris V/Laboratoire Cognition et Développement). Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva em 1992 pela Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Licenciatura em Filologia Românica em 1981 pela mesma Universidade. É Investigador na Universidade de Lisboa, Centro de Linguística desde 2008. Publicou 14 artigos em revistas especializadas. Possui 11 capítulos de livros e 2 livros. Orientou 7 teses de doutoramento e coorientou 2. Orientou 11 dissertações de mestrado e coorientou 3. Participou como Investigador em 4 projetos, Investigador Principal em 1 projeto e como Consultor em 2 projetos. Atua na área de Humanidades com ênfase em em Linguística/Psicolinguística/Ciência Cognitiva. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Processamento da linguagem humana; Processos cognitivos; Processamento sintático e semântico; Processamento lexical; Reconhecimento visual da palavra; Complexidade textual; Leitura; Compreensão na leitura; Fluência na leitura; Perturbações da leitura. Processamento auditivo. Lexical priming; Self-paced Reading; Eye tracking
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Armanda Martins Costa

Nomes de citação

  • Costa, Armanda
  • Costa, Maria Armanda

Identificadores de autor

Ciência ID
1F1F-AD90-2479
ORCID iD
0000-0003-4255-5779

Endereços de correio eletrónico

  • armandacosta@fl.ul.pt (Profissional)
  • armandacosta.flul@gmail.pt (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • (351) 938422339 (Pessoal)

Moradas

  • ESTRADA DE TELHEIRAS, 79, 5A, 1600-768, LISBOA, Lisboa, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Psicolinguística
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Centre Nationale de la Recherche Scientifique/ Paris V / Laboratoire Cognition et Développement, França
"Processamento de frases em Português Europeu. / Sentence processing in European Portuguese." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor
1988/09 - 1992/02
Concluído
Linguística Portuguesa Descritiva (Mestrado)
Especialização em Psicolinguística
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Leitura e processamento sintáctico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor
1976 - 1981
Concluído
Filologia Românica (Licenciatura)
Especialização em Linguística
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2004/01/01 - 2007/12/31 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras Onset - Centro de Estudos da Linguagem (Onset CEL), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988/03/14 - 2019/12/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2019 Member of the Scientific Committee of the Cognitive Science PhD and MA Program Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2018 Member of the Coordinator Committee of Mind-Brain College, UL Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2017 Directora do Laboratório de Psicolinguística Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010 - 2012 Presidente Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2003 - 2005 Online sentence processing by portuguese/french bilinguals.
sem código
Investigador
Centre National de la Recherche Scientifique, França
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2006 - 2012 Reading Comprehension. Processing of words, sentences and texts
PTDC/LIN/67854/2006- 2012
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído
2007/12/01 - 2011/11/30 Compreensão na leitura. Processamento de palavras, frases e textos.
PTDC/LIN/67854/2006
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2011 • Longitudinal psycholinguistic study to establish benchmarks for reading assessment, from 1st to 6th grade, Ministry of Education, 2008-2011
sem código
Consultor
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Concluído
2006 - 2011 Silent Constituents in the Grammar of Portuguese
PTDC/LIN/66202/2006- 2011
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2019 Evolution of reading in the age of digitization (E-READ). ISCH COST Action IS1404
ISCH COST Action IS1404
Investigador
European Cooperation In Science & Technology, Bélgica
Concluído
2007 - 2012 Bilingualism, learning of Portuguese as Second Language, and success in portuguese school
sem código
consultor
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Concluído
2007 - 2009 Didactic tools for teaching and learning of writing in the basic school. Fundação Calouste Gulbenkian, 2007/2009 (Principal Researcher)
sem código
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Armanda; Falé, I.; Luegi, Paula. "Reading aloud: eye movements and prosody". Trabalho apresentado em Speech Prosody 8, Boston, 2016.
    Publicado
  2. Costa, Armanda; Fernandes, Eunice G.; Coco, Moreno I.. "Bridging Mechanisms of Reading, Viewing and Working Memory during Attachment Resolution of Ambiguous Relative Clauses". Trabalho apresentado em EAPCogSci 2015, The EuroAsianPacific Joint Conference on Cognitive Science, Torino, 2015.
    Publicado
  3. Pinto, Carina; Costa, Maria Armanda; Villalva, Alina. "Priming morfológico nos processos de leitura / Morphological priming in reading processes". Trabalho apresentado em XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, 2014.
    Publicado • https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln1ano2016a27
  4. Costa, Armanda. "Referential chain’s processing.". Trabalho apresentado em First International Psycholinguistics Congress of ANPOLL, Rio de Janeiro, 2010.
    Publicado
  5. Costa, Armanda. "Eye movements during reading". Trabalho apresentado em 8th International Congress of the ISAPL, Porto Alegre, 2010.
    Publicado
  6. Costa, Armanda; Luegi, Paula. "Complexidade linguística e processamento referencial". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional da ABRALIN, Rio de Janeiro, 2009.
    Publicado
  7. Costa, Armanda. "Competitive information sources in referential ambiguity resolution". Trabalho apresentado em 5th International Congress of ISAPL, 1999.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Costa, Armanda; Martins, Ana Saraiva; Verhaeghe, Arlette. Autor correspondente: Martins, Ana Saraiva. "Desempenho em leitura e perfil comunicativo e linguístico em adultos surdos que comunicam pela Língua Gestual Portuguesa.: Leitura e perfil comunicativo e linguístico em adultos surdos / Reading Performance and Communicative and Linguistic Profile in Deaf Adults Who Communicate Using Portuguese Sign Language". RIDEP, Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica. 3 73 (2024): 150-166. https://doi.org/10.21865/RIDEP73.3.11.
    Publicado
  2. Maria do Carmo Lourenço-Gomes; Armanda Costa; Juliana Novo Gomes. "Palavras Introdutórias". Diacrítica (2023): https://doi.org/10.21814/diacritica.869.
    10.21814/diacritica.869
  3. Pereira, Norberto; Costa, Armanda; Guerreiro, Manuela. "Predictive models of reading difficulties considering neuropsycholinguistic profiles of atypical and ADHD-inattentive type readers, and eye-tracking measures". Journal of Eye Movement Research 16 4 (2023):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  4. Johanna K. Kaakinen; Sebastian Wallot; Egon Werlen; Yvonne Kammerer; Cengiz Acartürk; Xavier Aparicio; Thierry Baccino; et al. "IDEST: International Database of Emotional Short Texts". PLOS ONE (2022): https://doi.org/10.1371/journal.pone.0274480.
    Publicado • 10.1371/journal.pone.0274480
  5. Pereira, Norberto; Costa, Maria Armanda; Guerreiro, Manuela. "Effects of word length and word frequency among dyslexic, ADHD-I and typical readers". Journal of Eye Movement Research 15 1 (2022): http://dx.doi.org/10.16910/jemr.15.1.1.
    Acesso aberto • Publicado • 10.16910/jemr.15.1.1
  6. Da Hora, Katharine; Luegi, Paula; Maia, Marcus; Costa, Armanda. "Resolução de pronomes em posição de sujeito em orações completivas na retoma de antecedentes em SNs complexos: estudo comparativo entre Português Brasileiro e Português Europeu". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 5 (2019): 207-224. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a15.
    Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a15
  7. Serrano, Margarida Maria Fernandes, 1964-; Costa, Maria Armanda; Verhaeghe, Arlette. "Influência da hipoacúsia ligeira na aprendizagem da leitura". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/31511.
  8. Monteiro, Paula; Costa, Armanda; Baptista, Adriana. "Parâmetros para análise de narrativas orais em crianças com e sem perturbação da linguagem expressiva". Revista da Associação Portuguesa de Linguística (2016): 419-433.
    Publicado
  9. Costa, Armanda; Silva, Carla Matos; Isabel, B. Fonseca. ". Estudo do Processamento Semântico em Indivíduos com e Sem Perturbações do Processamento Auditivo (Central): Nova Abordagem Experimental em Audiologia". Cadernos Otorrinolaringologia - Clínica, Investigação e Inovação 12 (2016): 1-9.
  10. Pinto, Carina; Costa, Maria Armanda; Villalva, Alina. "Priming morfológico nos processos de leitura". (2015): http://hdl.handle.net/10451/30995.
  11. Falé, Isabel; Costa, Armanda; Luegi, Paula. "Leitura em voz alta, movimentos oculares e prosódia. Integração de informação sintática e discursiva". Textos Selecionados - XXX Encontro Nacional da APL 1 (2015): 261-275.
    Publicado
  12. Costa, Armanda; Falé, I.; Luegi, Paula. "Leitura em voz alta, movimentos oculares e prosódia: integração de informação sintática e discursiva". Textos Selecionados. XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística 1 (2015): 261-275. http://hdl.handle.net/10400.2/6322.
    Publicado
  13. Luegi, Paula; Costa, Armanda; Maia, Marcus Antonio Rezende. "PROCESSAMENTO E INTERPRETAÇÃO DE SUJEITOS NULOS E PLENOS EM PORTUGUÊS EUROPEU E EM PORTUGUÊS DO BRASIL". Cadernos de Letras da UFF 24 49 (2014): http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a7.
    Publicado • 10.22409/cadletrasuff.2014n49a7
  14. Costa, Armanda. "Processamento da correferência e sujeitos anafóricos – dados sobre o Português Europeu e Brasileiro". Linguística 8 2 (2012): 289-323.
    Publicado
  15. Costa, Armanda. "Early and late preferences in relative clause attachment in Portuguese and Spanish". Journal of Portuguese Linguistics 5 e 6 (2007): 227-250.
    Publicado
  16. Luegi, Paula; Costa, Armanda; Hub Faria, Isabel. "Mover para ler: o movimento dos olhos durante a leitura de textos". Atas do XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística 1 (2007): 431-445.
    Publicado
  17. Costa, Maria Armanda. "Processamento de frases declarativas transitivas com sujeito pós-verbal em PE padrões de ordem emergentes". (2006): https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/590.
Capítulo de livro
  1. Costa, Ana Luísa; Costa, Maria Armanda; Gonçalves, Anabela. "Consciência linguística: aspetos sintáticos". Language Science Press, 2017.
    10.5281/zenodo.889261
  2. Costa, Armanda; Costa, Maria Armanda. "Como o cérebro processa a informação semântica em indivíduos com e sem Perturbações do Processamento Auditivo (Central): da investigação ao ensino e à prática clínica.". In Ciências Aplicadas: Coletânea De Estudos, 165-187. Coimbra, Portugal: CINEP/IPC, 2017.
  3. Costa, Armanda. "Psicolinguística e Ciência Cognitiva". In Manual de Linguística Românica. Series Manuals of Romance Linguistics, 16., 336-368. Berlin, Alemanha: De Gruyter, 2016.
    Publicado
  4. Costa, Armanda. "Conhecimento implícito, consciência linguística e escrita.". In A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Berlin, Alemanha: Language Science Press, Textbooks in Language Sciences, 2015.
    Publicado
  5. Costa, Armanda. "Investigação em Leitura – estudos psicolinguísticos". In Na linguagem nada lhe é estranho. Homenagem a Isabel Hub Faria, 149-165. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2012.
    Publicado
  6. Costa, Armanda. "Progressão e complexidade na escrita do 3º ao 6º ano de escolaridade". In Muitas ideias, um mar de palavras. Propostas para o ensino da escrita, 283-363. LISBOA, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
    Publicado
  7. Costa, Armanda. "On-line Grammaticality Judgments: A Comparative study of French and Portuguese". In Language acquisition across linguistic and cognitive systems, 179-203. London, Reino Unido: John Benjamins Publishing Company, 2010.
    Publicado
  8. Costa, Armanda. "Processamento da informação pela leitura e pela escrita". In Literacia e Sociedade. Contribuições multidisciplinares, 13-130. LISBOA, Portugal: Caminho, 2010.
    Publicado
  9. Costa, Armanda. "Jugements de grammaticalité en temps réel: analyse comparative du français et du portugais". In Apprentissages des Langues, 199-222. Paris, França: CNRS Éditions, 2009.
    Publicado
  10. Costa, Armanda. "Compreensão da linguagem verbal". In Diversidade linguística na escola portuguesa, 265-270. LISBOA, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  11. Costa, Armanda. "A língua materna nos primeiros anos de escolaridade: os problemas sociais de escolarização". In A Língua Portuguesa: Presente e Futuro. LISBOA, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Costa, Armanda. Nada na Linguagem lhe é Estranho. Homenagem a Isabel Hub Faria. Porto: Edições Afrontamento. 2012.
    Publicado • Editor
  2. Costa, Armanda. Textos Selecionados do 27º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística 2011. LISBOA, Portugal: Associação Portuguesa de Linguística. 2012.
    Publicado • Editor
  3. Costa, Armanda. Literacia e Sociedade. Contribuições multidisciplinares. LISBOA, Portugal: Caminho. 2000.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Costa, Amanda. "Diacrítica". Diacrítica 36 1 (2022): http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.36.1.
    Publicado • 10.21814/diacritica.36.1 • Co-editor
Livro
  1. Costa, Maria Armanda. Muitas ideias, um mar de palavras. Propostas para o ensino da escrita. LISBOA, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2010.
    Publicado
  2. Costa, Armanda. Processamento de frases em Português Europeu. Aspectos cognitivos e linguísticos implicados na compreensão da língua escrita. Fundação Calouste Gulbenkian. 2005.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Costa, Armanda; Falé, Isabel; Luegi, Paula. "Searching for behavioral correlates of text complexity in reading". Trabalho apresentado em Twenty-Third Annual Meeting Society for the Scientific Study of Reading, 2016.
Resumo em conferência
  1. Pereira, Norberto; Costa, Maria Armanda; Guerreiro, Manuela. "Eye-Tracking: A Diagnostic Tool for reading disabilities?". Trabalho apresentado em In Twenty-Third Annual Meeting Society for the Scientific Study of Reading, Porto, 2016.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2022 Garden-path sentence processing: an eye tracking study in European Portuguese
Orientador de Diana Duarte Simões
Mestrado Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2022 Reading processes in adult deaf people who communicate using Portuguese Sign Language
Orientador de Ana Saraiva Martins
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 Shared mechanisms in situated language production : a cross-linguistic comparison between Portuguese and English
Orientador de Mário Alexandre Gomes Carvalho
Mestrado em Ciência Cognitiva (Mestrado)
2017 - 2019 Implicit causality and co-referential chains: production of causal sentences by native Chinese language learners of PE-L2
Orientador de Xinyi Zhang
mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2018 Reading and fluency: aspects of lexical complexity: word length, frequency and phonological structure
Orientador de Iolanda Patrícia Dâmaso de Pinho Nunes
Mestrado em Linguística (Psicolinguística) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2018 Neuropsycholinguistic profiles of children with reading disorders: a study with Eye Tracking
Orientador de Norberto Firmino Cardoso Pereira
Doutoramento em Ciência Cognitiva (Doutoramento)
2012 - 2018 Impact of mild hearing loss on learning to read: longitudinal study
Orientador de Margarida Maria Fernandes Serrano
Doutoramento em Ciência Cognitiva (Doutoramento)
2015 - 2017 ITB paradigm in evaluating the discrimination of young people against the elderly and the influence of intonation on discrimination
Coorientador de Sara Sofia Isidoro Catarino
Mestrado em Ciência Cognitiva (Mestrado)
2012 - 2017 The role of morphological structure in word reading processes - a priming study
Coorientador de Carina Alexandra Garcia Pinto
Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação (Psicolinguística) (Doutoramento)
2012 - 2017 Auditory processing and incongruity effects on semantic processing
Orientador de Carla Sofia Duarte de Matos Silva
Doutoramento em Linguística (Linguística para diagnóstico e Intervenção) (Doutoramento)
2012 - 2017 Properties of the images used in the elicitation and evaluation of linguistic behavior.
Orientador de Ana Paula dos Santos Monteiro
Linguística (Linguística para diagnóstico e Intervenção) (Doutoramento)
2015 - 2016 Coreferential processing in Brazilian and European Portuguese, a comparative study
Coorientador de Márcio Leitão,
Posdoc em Psicolinguística (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2012 - 2016 Processing and interpretation of anaphoric and co-referential expressions in Portuguese, EP and BP
Coorientador de Paula Luegi Bernardes Ribeiro
Posdoc em Psicolinguística (Outra)
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2011 - 2015 Syntactic priming as a window into the representational and experiential basis of syntactic processing in comprehension
Orientador de Eunice Gomes Fernandes
Doutoramento em Ciência Cognitiva (Doutoramento)
2011 - 2013 Teaching of Reading in a Foreign Language. Read in Portuguese in Moroccan higher education
Coorientador de Nada El’Haib
Didactique des langues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Université Mohammed V de Rabat Institut Universitaire de la Recherche Scientifique, Marrocos
2011 - 2012 Non literal language processing by children with Autism Spectrum Disorders
Orientador de Carla Maria da Silva Matos
Mestrado em Ciência Cognitiva (Mestrado)
2007 - 2012 Processing and interpretation of anaphoric and co-referential expressions in Portuguese, EP and BP
Orientador de Paula Luegi Bernardes Ribeiro
Doutoramento em Linguística (Psicolinguística) (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010/02 - 2011/02 The relationship between comprehension and prosodic aspects in reading aloud by EP and BP speakers
Coorientador de Camila Tavares Leite
Doutoramento em Linguística (Bolsa CAPES) (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2009 - 2011 Coreference processing: syntactic and semantic information
Orientador de Sara Matias Morgado
Mestrado (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2010 Stuttering, reading aloud and spontaneous speech
Orientador de Teresa Isabel Condelipes Rei
Mestrado em Linguística (Psicolinguística) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2008 - 2008 Reading comprehension: improving the ability to make inferences
Coorientador de Luísa Araújo
Posdoc em Psicolinguística e educação (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007 - 2008 Teaching learning strategies and reading development in Portuguese as second language
Orientador de Carla Alexandra Guerreiro dos Santos
Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006 - 2008 Metaphor processing in text comprehension
Orientador de Ana Alexandra da Costa Castro Neto
Mestrado en Linguística (Psicolinguística) (Mestrado)
2006 - 2008 Learning writing in EP by brasilien subjects in basic school
Orientador de Eliane Ferreira do Nascimento
Mestrado em Linguística (Mestrado)
2006/12/01 - 2007/03/31 The antinaturality of pied-pipping in relative clauses
Coorientador de Eduardo Kenedy
Doutoramento em Linguística (Bolsa CAPES PDEE, processo BEX2955/06-7). (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2005 - 2007 Eyetracking during text reading
Coorientador de Paula Luegi Bernardes Ribeiro
Mestrado em Psicolinguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2005 - 2007 Braille reading and text comprehension
Coorientador de Jacqueline Costa
Mestrado em Psicolinguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2005 - 2006 Reading comprehension assessment in textbooks
Orientador de Maria Vitória Rocha de Sousa
Mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Avaliação em Educação) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal