???global.info.a_carregar???
Denise Reis Esteves é investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde trabalha enquanto investigadora desde 2011. Atualmente desempenha as funções científicas e de gestão na equipa de coordenação do projeto H2020 "PHOENIX: The Rise of Citizens Voices for a Greener Europe", e também no projeto H2020 "NETS4DEM: Network of Networks 4 Democracy" financiados pela Comissão Europeia. Denise é doutorada em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (III-UC) e o seu projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a tese "Reading Beyond the Written Lines of Human Rights: Collaborative Learning Communities and Learning Schools as Drivers for Educational Change". Foi investigadora visitante no Institute of Social Change em Boston, EUA (2015); na Diretoria de Educação e Competências - Análise e Implementação de Políticas (OCDE - EDU/PAI) (2016); e na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid (2017). Em 2017 ganhou o prémio UC- Santander para uma estadia de curta duração na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (EFRJ). Foi membro de projetos nacionais e internacionais sobre educação, políticas educativas e subsistema de ensino superior na Universidade do Porto, ISCTE-CIES, e na Universidade de Coimbra. A nível nacional, as colaborações mais relevantes e duradouras foram nos projetos financiados pela FCT: "Os Alunos e os seus Percursos no Ensino Superior: Sucesso e Fracasso: Razões, Processos e promoção de boas práticas" e no projeto "A Ética dos Estudantes e a Tolerância dos Professores e Instituições sobre Fraude Académica no Ensino Superior". Acumulou experiência como gestora e membro da coordenação em dois projetos H2020 financiados pela Comissão Europeia (URBiNAT e PHOENIX). Desempenhou funções de auxiliar convidada na Universidade Aberta (2024) UC: Metodologias Quantitativas em Ciências Sociais. Desempenhou funções na docência na Unidade curricular Antropologia Social e Cultural, na Escola Superior de Educação de Coimbra (2009-2013), Instituto Politécnico (ESEC-IPC) enquanto assistente convidada 1º triénio e na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2013-2015), onde lecionou em língua inglesa a Unidade curricular de Business Ethics and Social Responsibility. Entre 2021 e 2024, desempenhou também as funções de tutora nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Aberta, nas disciplinas de Antropologia Geral e Metodologias nas Ciências Sociais. Tem vários artigos publicados em revistas internacionais e nacionais e capítulos de livros sobre educação e ciências sociais; educação e direitos humanos; políticas educativas; ética e ensino superior; património imaterial e antropologia. A nível internacional, participou no projeto-piloto da Avaliação Internacional de Competências de Adultos (Portugal) (PIACC-OCDE) como gestora regional de trabalho de campo. Na Direção de Educação e Competências - Análise e Implementação de Políticas (OCDE - EDU/PAI), participou no projeto "Transforming Schools into Learning Schools". Ainda na sua passagem pela OECD co-organizou uma reunião de especialistas sobre "Transforming Schools into Learning Schools". Contribuiu como investigadora e redatora de dois documentos da série: Educational Policy Outlook (Country Studies: Holanda; Islândia). Atualmente, no Centro de Estudos Sociais, é membro do grupo de trabalho em Ciência Cidadã e Educação do Observatório de Políticas Educacionais e Desenvolvimento Profissional (OP. Edu/CES-Lusófona) e, em 2021, tornou-se membro da Comissão Científica do 10º Encontro do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa. Desde 2019 é revisora da Revista Educación, Política y Sociedad da Universidade Autónoma de Madrid, editada pelo Grupo de Investigación de Políticas Educativas Supranacionales (GIPES).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Denise Esteves

Nomes de citação

  • Esteves, Denise

Identificadores de autor

Ciência ID
201D-62FC-ABAD
ORCID iD
0000-0002-9466-4099

Endereços de correio eletrónico

  • denise.esteves@uab.pt (Profissional)
  • deniseesteves@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Colégio de São Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087 , 3000 - 995, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014/03/01 - 2021/05/31
Concluído
Human Rights in Contemporary Societies (Doutoramento)
Especialização em Direitos Humanos; Direito à Educação
Universidade de Coimbra Instituto de Investigação Interdisciplinar, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
"Reading Beyond the Written Lines of Human Rights: Collaborative Learning Communities and Learning Schools as Drivers for Educational Change " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with praise and distinction
2017/01/02 - 2018/01/01
Concluído
Visiting Scholar (Outros)
Especialização em Educação
Faculdade de Educação, Universidade Complutense, Espanha
2007 - 2009
Concluído
Mestrado em Sociologia: Cidades e Culturas Urbanas (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2004/05
Concluído
Antropologia (Licenciatura)
Especialização em Antropologia social e cultural
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/01 - 2025/07/31 Gestão de Ciência e Tecnologia EU Framework Programme for Research and Innovation Science with and for Society, Bélgica
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2018/06/01 - 2019/10/15 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2011/03/01 - 2014/07/31 Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2010/02/01 - 2010/07/31 Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
(...)
2008/03/01 - 2008/07/31 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/01 - 2024/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2013/10/01 - 2015/02/28 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2009/09/01 - 2013/07/29 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/09/01 - 2006/06/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional do Alto MInho Interior, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/08/17 - 2016/03/04 Internship OECD Directorate for Education and Skills, França
OECD Centre for Educational Research and Innovation, França
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/03/01 - 2014/06/30 A ética dos alunos e a tolerância de professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior. [The ethics of students and the tolerance of teachers towards academic fraud in higher education institutions.]
PTDC/CPE-CED/115915/2009
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/02/01 - Atual PHOENIX - The Rise of Citizens Voices for a Greener Europe
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
European Commission
Em curso
2023/07/01 - 2026/06/30 Nets4Dem Rede de Redes para a Democracia
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
European Commission
Em curso
2018/06/01 - 2019/10/15 URBiNAT - Healthy corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS.
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
EU Framework Programme for Research and Innovation Science with and for Society
Em curso
2007/05/01 - 2008/06/30 Os estudantes e os seus trajectos no ensino superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas. [Students and their academic paths in higher education: success, insucess, factors and processes, promotion of good practices].
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Seixas, Ana Maria; Esteves, Denise; Almeida, Filipe; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo. "Creating a culture of academic integrity: the role of institutional policies among portuguese higher education institutions". 2014.
  2. Gama, P.; Almeida, F.; Seixas, A.; Peixoto, P.; Esteves, D.. "Ethics and academic fraud among higher education engineering students in Portugal". 2013.
    10.1109/CISPEE.2013.6701983
  3. Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Seixas, Ana Maria; Almeida, Filipe; Esteves, Denise. "A ética dos alunos de administração e de economia no ensino superior: um estudo sobre a fraude académica em Portugal". 2012.
  4. Swolkien, Dominika; Martins, A.Nuno; Pereira, Tiago; Esteves, Denise. "Cultural Landscapes and Intangible Heritage Interpretation ¿ the case of the Mondego River Heritage Park". Trabalho apresentado em International Conference on Oral Tradition: Orality and Cultural Heritage, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Esteves, Denise; Adro, Mónica; Holz; Sheila; Sandri, Sinara. "Exploring the Nexus of Gender and Environment in the H2020 PHOENIX Project: Insights from the Design of a Gender Equality Plan". Frontiers in Climate (2024):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Esteves, Denise. "As comunidades de aprendizagem em tempos líquidos [learning communities in liquid times]". CES CONTEXTO 28 (2021): 34-39.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Esteves, Denise. "Colaborar para innovar: contribuciones desde un caso portugués para rediseñar la noción de innovación educativa. [collaborate to innovate: contributions from a Portuguese case study to redesign the conception of educational innovation].". Revista Educación, Política y Sociedad [Journal Education, Policy and Society] (2018):
  4. Esteves, Denise; Almeida, Filipe; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Seixas, Ana maria; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise. "A ética dos alunos de administração e de economia no ensino superior". Revista de Administração Contemporânea, 17 (5) (2013): http://hdl.handle.net/10316/42585.
    10.1590/S1415-65552013000500007
Artigo em revista (magazine)
  1. Esteves, Denise; Peixoto, Paulo; Gonçalves, Ivo. "Os regulamentos de prestação de serviço docente", Revista do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESUP), 2011
Capítulo de livro
  1. Esteves, Denise; Santos-Carvalho, Ana. "Influência do curso avançado de ciências experimentais nas perceções dos alunos do 4º ano sobre o trabalho dos cientistas: um estudo de caso numa escola Ciência Viva". In História da Ciência no Ensino. Revisitando Abordagens, Inovando Saberes, 463-488. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-1780-0
  2. Esteves, Denise Reis. "educação para todos: contributos, limitações e desafios do discurso do direito e do capital humano na salvaguarda da educação como direito humano. [Education for all: contributes, limitations and challenges of law and human capital in safeguarding the right to education].". In Direitos Humanos e os debates sobre a Dignidade Humana. [Human Rights and the debates on Human Dignity]. Editora da FURG, 2017.
  3. Esteves, Denise. "Repensar a Educação enquanto Direito Humano: Processo Colaborativos, Contextos Plurais e Práticas Inclusivas para a Transformação. [Rethinking Education as a Human Right: Collaborative processes, plural contexts and inclusive practices towards transformation.}". In Movimentos Sociais e Participacão. [Social Movements and Participation].. 2016.
  4. Esteves, Denise; Seixas, Ana maria; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise; Seixas, Ana; Almeida, Filipe; Gama, Paulo. "Políticas institucionais em Portugal relativas à fraude académica". In Fraude e plágio na universidade. A urgência de uma cultura de fraude no ensino superior.. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.
    Publicado • dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1123-5_8
  5. Almeida, Filipe; Peixoto, Paulo; Seixas, Ana; Esteves, Denise; Gama, Paulo; Esteves, Denise; Seixas, Ana maria; Peixoto, Paulo; Gama, Paulo. "Uma cultura de integridade para o ensino superior. [a culture of integrity in the higher education subsystem].". In Fraude e plágio na universidade. A urgência de uma cultura de integridade no ensino superior.. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1123-5_1
  6. Esteves, Denise; Leão, Tânia; Caetano, Ana. "Percursos focados na educação e com inflexões. [Academic paths focused on education and with inflections].". In Percursos de Estudantes no Ensino Superior: Factores e Processos de Sucesso e Insucesso. [Students paths in Higher Education: factors and processes of sucess and insucess]., editado por Mundos Sociais. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2014.
    Publicado
  7. Almeida, Filipe; Seixas, Ana; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise. "Academic Fraud Higher Education Students in Portugal: A Study of Types, Practices and Tolerance of Fraud". In Interdisciplinary Insights on Fraud, editado por Teixeira, Aurora; Maia, António; Moreira, José; Pimenta, Carlos, 169-192. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2014.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Esteves, Denise Gayou Lima Reis. 2008. "A festa da Queima das Fitas no processo de construção simbólica da comunidade académica". http://hdl.handle.net/10316/48550.
Livro
  1. OECD. Netherlands 2016: Foundations for the Future. Paris, França: OECD. 2016.
    Publicado • 10.1787/9789264257658-en • Pessoal de suporte
  2. OECD. Education Policy Outlook 2015. Paris, França: OECD. 2016.
    Publicado • 10.1787/9789264225442-en
  3. Kools, Marco; Stoll, Louis. What makes a school a learning organisation? Education Working Paper No. 137. Paris, França: OECD Publishing. 2016.
    Publicado • doi.org/10.1787/19939019 • Pessoal de suporte
  4. Almeida, Filipe; Seixas, Ana Maria; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise; Seixas, Ana. Fraude e plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. [Fraud and Plagiarism at the University: the urgency of an integrity culture in the Higher education subsystem].. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2016.
    10.14195/978-989-26-1123-5
  5. Esteves, Denise; Lopes, João Teixeira; Amaral, Patrícia. O Centro da Cultura: Estudo sobre os Públicos do Centro Cultural Vila Flor.. Guimarães, Portugal: A Oficina CIPRL. 2010.
    Publicado
Relatório
  1. Esteves, Denise; Figueira, Jorge. 2021. Collaborative Projects Between Health Ageing Ecosystem in Coimbra and the UK.
  2. Nunes, Nathalie; Caitana, Beatriz; Silva Carvalho, Sandra; Esteves, Denise; Moniz, Gonçalo Canto; Pessina, Gloria. 2019. URBiNAT - Deliverable 1.5 - Compilation and analysis of human rights and gender issues (Year 1). https://cordis.europa.eu/project/id/776783/results.
  3. Caitana, Beatriz; Dorronsoro, Begoña; Esteves, Denise; Moniz, Gonçalo Canto; Ferreira, Isabel; Nunes, Nathalie; Carvalho, Sandra; Holz, Sheila. 2018. URBiNAT - Deliverable 1.6 - Preliminary ethical guidelines, and communication and reporting procedures.
  4. Dorronsoro, Begoña; Caitana, Beatriz; Esteves, Denise; Canto Moniz, Gonçalo; Ferreira, Isabel; Nunes, Nathalie; Silva Carvalho, Sandra; Holz, Sheila. 2018. URBiNAT - Deliverable 1.6 - Guide/manual on preliminary ethical guidelines, and communication and reporting procedures.
  5. Esteves, Denise; Ferreira, Claudino; Peixoto, Paulo; Moura, Adriano; Silva, Sílvia. 2013. Avaliação e desenvolvimento dos impactos das ações de mobilidade para estágios, por programa/ação, no Erasmus e Leonardo da Vinci. [Imapct evaluation of the mobility Actions of Erasmus and Leonardo da Vinci Programmes]..
  6. Esteves, Denise. 2008. Os Estudantes e os seus Trajetos no Ensino Superior: Sucesso e Insucesso, Fatores e Processos, Promoção de Boas Práticas.
Revisão de livro
  1. Esteves, Denise. "Strain, John; Barnett, Ronald; Jarvis, Peter (ed.) (2009). Universities, Ethics and Professions: Debate and Scrutiny. Nova Iorque: Routledge". http://hdl.handle.net/10316/44249.
Tese / Dissertação
  1. Esteves, Denise Gayou Lima Reis. "Estragar a mão : práticas culturais híbridas no campo das artes e ofícios". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10316/11889.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/06 Citizen Science Approaches in Educational Contexts: sharing experiences from an initiative in social sciences
Project H2020 - CONNECT (Barcelona, Espanha)
2017/10/12 Pequenos cientistas ao microscópio: como se percecionam os alunos portugueses enquanto cientistas. [Tiny scientists at the microscope: how Portuguese students perceived themselves as scientists]. V Congresso de Comunicação de Ciência
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/06/27 Colaborar para inovar: compartir visiones y desarollar prácticas colaborativas para la mejora de la escuela. [collaborate to innovate: shariing visions and developing collaborative practices towards schools improvement]. II simposio internacional de educación, Faculdad de Geografía y Historia, Universidade Complutense de Madrid
RIDECTEI Educación, Ciencia, Tecnología e Innovación (Madrid, Espanha)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/07/07 - 2021/07/07 Facilitator on the workshop "Comunidades Educadoras e Identidades" [learning communities and identities] in the 1st meeting "new time in education?" How? The future is right here", organised at CES by a group of researchers, teachers and students from a wide range of institutions in Portugal and Brazil. (2021/07/07 - 2021/07/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2016/02/12 - 2016/02/12 International Experts’ Meeting on the topic of Learning Schools with Marco Kools and Louise Stoll (2016/02/12 - 2016/02/12)
Seminário (Coorganizador)
OECD Directorate for Education and Skills, França
2014/05/08 - 2014/05/11 International Seminar on Academic Fraud: “A ética dos alunos e a tolerância de professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior (2014/05/08 - 2014/05/11)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017/12/02 - Atual VI Encuentro Internacional Comunidades de Aprendizaje, Barcelona.
Encontro
VI Encuentro Internacional Comunidades de Aprendizaje,
2023/12/04 - 2023/12/05 Participation in the seminars and working groups in the event "Beyond Minimal Democracy" organized by the Fondazione Giangiacomo Feltrinelli under the H2020 PHOENIX Project (Milan, Italy, 4-5 December 2023).
Seminário
Beyond Minimal Democracy
Fondazione Giangiacomo Feltrinelli, Itália
2016/06/10 - 2016/06/14 Summer School: Methods and Methodology in Educational Research, Educational Research, European Educational Research Association (EERA), Linz, Austria (English).
Encontro
Methods and Methodology in Educational Research
2015/06/06 - 2015/06/11 "Science and You" International Congress and "PhD Study Days" event, Université de Lorraine, Metz and Nancy, France
Congresso
Science and You and PhD Days
Université de Lorraine, França

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/06/01 - 2021/11/30 10.º Encontro do CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, da Escola Superior de Educação de Lisboa ESELX - Escola Superior de Educação de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/04/01 - Atual Educación, Política y Sociedad (2445-4109) Grupo de Investigación sobre Políticas Educativas Supranacionales (GIPES), Universidad Autónoma de Madrid

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017/06/01 - 2017/06/03 Member of the jury at the 25.º Concurso para Jovens Cientistas organised by the Fundação da Juventude, during the 11.ª Mostra Nacional. (invitation by the Ciência Viva national program)
Avaliador
Fundação da Juventude, Portugal Ciência Viva

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/10/01 - 2022/04/30 Projeto-Piloto: Ciência Cidadã nas escolas Tema geral: Direitos Humanos e Aprendizagens Público-alvo: Comunidade escolar, entendida de uma forma abrangente (professores/as, alunos/as mas também famílias, investigadores/as e outros elementos da comunidade escolar), do 1º Ciclo do EB ao Secundário (nota: seleccionar 1 turma por escola e por ciclo, de Coimbra, para implementar o projecto-piloto) Objectivo geral: Promover uma discussão crítica, inter e transdisciplinar, sobre os Direitos Humanos a partir de uma perspectiva das ciências sociais. Ciência Cidadã nas Escolas (Ensino secundário)
2004 - 2006 Designing and lecturing the "Community Studies" discipline to the students of the "Sociocultural Monitoring and Family Assistance"; coordination and tutoring of Professional Ability Tests (PAP). Animação sociocultural (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Profissional do Alto MInho Interior, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Prémio UC-Santander
2013 FCT PhD Scholarship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012 Best paper award
Associação Nacional de Estudos Graduados e Pesquisa em Administração, Brasil

Título

2017 Ibero-American professional peer
REDIPE - Red Iberoamericana de Pedagogía, Espanha

Outra distinção

2016 The publication "Transforming schools into learning organisations"- reference document for promoting successful practices in education by the Ministry of Education