Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Afonso Pinhal Bayley
Nomes de citação
- Bayley, Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2513-BA37-1926
Websites
- www.arslusitana.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Holandês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Latim | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/09 - 2025/09
Em curso
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos Musicais
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2019/09/01 - 2021
Concluído
|
Ensino de Música (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Instrumento
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"A Improvisação no Ensino de Cravo em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2017/09/01 - 2019/07/04
Concluído
|
Mestrado em Teoria da Música Antiga (Master)
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
"Mateus de Aranda's (c.1495-1548) teachings on counterpoint: A partial study and translation of Aranda: "Tractado de Canto
Mensurable y Contrapuncto" (1535)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2014/09/01 - 2016/08/31
Concluído
|
Mestrado em Artes - Performance Musical Especializada (Master)
Especialização em Teclados Medievais-Renascentistas
Hochschule für Musik FHNW Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
"Keyboard music in I-PEc Ms. 3410 - Codex Perugia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18.3 |
2013/09/01 - 2015/08/27
Concluído
|
Mestrado em música (Master)
Especialização em Canto - Especialização Ensemble de Música Antiga
Fontys Hogescholen Fontys Academy for Creative Industries, Países Baixos
"Self accompanied singing in the 16th century" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 (exame final de canto) |
2009/09/01 - 2013/08/28
Concluído
|
Licenciatura em Música Antiga (Bachelor)
Especialização em Cravo
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
|
17 (exame final de cravo); 14.2 (média) |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2021/10/31 | Contraponto Improvisado e Solmização
IPL/2020/CESEM/ESML/BI/6M
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/10/01 - 2020/05/01 | Erasmus + Traineeship
Music and Performing Arts 0215
Bolseiro de Mestrado
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Mundos e Fundos
UIDP/00196/2020
Investigador
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
|
Produções
Publicações
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Obra teatral |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/03/24 | Os aleluias sobre cantochão nas fontes polifónicas portuguesas do século XVI | Mundos Possíveis n.º3
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/11/08 | As “differencias de consonancias” na Arte de Tañer Fantasía de Tomás de Santamaría como ferramenta de análise | Jornadas Mundos e Fundos
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2012/08/30 | Codex Perugia 3410 in the context of 15th-century keyboard music | 1st Dutch Medieval Keyboards Meeting
(Utrecht, Países Baixos)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01 - 2022/07 | II 7 Colinas / 7 Cantatas - Ciclo de Música Antiga em Lisboa (2022/01 - 2022/07)
Festival (Coorganizador)
|
|
2020/01 - 2020/02 | I 7 Colinas / 7 Cantatas - Ciclo de Música Antiga em Lisboa (2020/01 - 2020/07)
Festival (Coorganizador)
|
|
2016/10/29 - 2016/11/01 | II Workshop de Polifonia Portuguesa (2016/10/29 - 2016/11/01)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2015/07/29 - 2015/08/02 | I Workshop de Polifonia Renascentista Portuguesa (2015/07/29 - 2015/08/02)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2013/09/01 - 2013/09/03 | II Dutch Medieval Keyboard's Meeting - Utrecht, Países Baixos (2013/09/01 - 2013/09/03)
Conferência (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/12 - Atual | In Memoriam Francisco Garro. Concerto realizado por Ars Lusitana.
Concerto
|
Jornadas Mundos e Fundos
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2023/10/23 - 2023/10/23 | "Introdução aos teclados e repertório para tecla até 1500"
Palestra inserida na disciplina de Repertório - Tecla para estudantes de licenciatura e mestrado em Música Antiga.
Outro
|
Introdução aos teclados e repertório para tecla até 1500
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2022/12/09 - 2022/12/11 | Conferência sobre Pedagogia Histórica.
Conferência
|
Early Music Pedagogy Then and Now. From the Classical Antiquity to the Renaissance
Centro Studi Opera omnia Luigi Boccherini, Itália
Istituto Italiano di Musica Antica, Itália |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/05/23 | Recital Final de Mestrado - Teclados Medievais e Renascentistas
Arguente
|
Alexander Jacques (Mestrado)
Hochschule für Musik FHNW Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
|
2021/05/26 | Artistic literal paraphrase: The M.A.Cavazzoni Keyboard version of Josquin’s five-voice chanson “Plusieurs regrets”
Arguente
|
Ayaka Ono (Mestrado)
Hochschule für Musik FHNW Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
|
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/01/24 - Atual | Império dos Sentidos | Ensemble 258 - Apresentação do Ciclo 7 Colinas / 7 Cantatas |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | Associação Miradouro do Silêncio | Vice-presidente da direcção |
2018 - Atual | Asociación Ars Hispana | Vice-presidente |
Distinções
Prémio
2012 | 1º lugar - Prémio Jovens Músicos - Ensemble de Música Antiga
Antena 2, Portugal
|