???global.info.a_carregar???
Maria began her musical studies at the Gregorian Institute in Lisbon. She completed a degree in harpsichord at the Royal Conservatory in The Hague (Netherlands), a master's degree in singing - specialized in early music ensemble at the Fontys Conservatory in Tilburg (Netherlands), a master's degree in Medieval and Renaissance keyboards at the Schola Cantorum Basiliensis (Switzerland), a master's degree in early music theory at the Royal Conservatory in The Hague and a master's degree in harpsichord teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). She completed an internship at ESML (Erasmus + Traineeship program) through which she taught Historical Praxis, Counterpoint and Ornamentation for Singers. She also obtained a grant from CESEM/FCT for a research project on Improvised Counterpoint and Solmization, also carried out at ESML. She is a member of the Mundos & Fundos project as a collaborator. She was a guest external examiner for final exams of the master's degree in Medieval and Renaissance keyboards at the Schola Cantorum Basiliensis. She is the founder of the ensemble Ars Lusitana, dedicated to the research and performance of Portuguese repertoire (15th-18th centuries) and co-founder of Ensemble 258, with which she organized the cycle 7 Colinas / 7 Cantatas in 2020 and 2022, a series of concerts in various architectural monuments in the city of Lisbon. Maria is the vice-president of the Asociación Ars Hispana, which focuses on recovering and publishing Spanish repertoire, and vice-president of the board of the Associação Miradouro do Silêncio. She works regularly with the ensembles O Bando de Surunyo, La Academia de los Nocturnos, Cantores Sancti Gregorii and Palma Choralis. She has also participated in projects with Bach Koor Holland, 7 Lágrimas, Grupo Vocal Olisipo, Suave Armonia, La Danserye, Capella Sanctae Crucis among others. She is co-founder of Custos Records, with which she has produced two albums. She is currently studying for a PhD in Artistic Studies - Music at the University of Coimbra, an occupation she complements with concert activity and private lessons in singing, harpsichord and harp. She received the FCT doctoral program scholarship in 2023.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Afonso Pinhal Bayley

Nomes de citação

  • Bayley, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
2513-BA37-1926

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Holandês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Latim Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2020/09 - 2025/09
Em curso
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos Musicais
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2019/09/01 - 2021
Concluído
Ensino de Música (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Instrumento
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"A Improvisação no Ensino de Cravo em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2017/09/01 - 2019/07/04
Concluído
Mestrado em Teoria da Música Antiga (Master)
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
"Mateus de Aranda's (c.1495-1548) teachings on counterpoint: A partial study and translation of Aranda: "Tractado de Canto Mensurable y Contrapuncto" (1535)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2014/09/01 - 2016/08/31
Concluído
Mestrado em Artes - Performance Musical Especializada (Master)
Especialização em Teclados Medievais-Renascentistas
Hochschule für Musik FHNW Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
"Keyboard music in I-PEc Ms. 3410 - Codex Perugia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18.3
2013/09/01 - 2015/08/27
Concluído
Mestrado em música (Master)
Especialização em Canto - Especialização Ensemble de Música Antiga
Fontys Hogescholen Fontys Academy for Creative Industries, Países Baixos
"Self accompanied singing in the 16th century" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (exame final de canto)
2009/09/01 - 2013/08/28
Concluído
Licenciatura em Música Antiga (Bachelor)
Especialização em Cravo
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
17 (exame final de cravo); 14.2 (média)
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2021/10/31 Contraponto Improvisado e Solmização
IPL/2020/CESEM/ESML/BI/6M
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/10/01 - 2020/05/01 Erasmus + Traineeship
Music and Performing Arts 0215
Bolseiro de Mestrado
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
European Commission
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual Mundos e Fundos
UIDP/00196/2020
Investigador
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Portugal
Produções

Publicações

Tese / Dissertação
  1. "A improvisação no ensino de cravo em Portugal". Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, 2021. http://hdl.handle.net/10400.21/15260.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Ars Lusitana; Maria Bayley (direcção); O Corvo e a Raposa (Produtor). 2021. O tempo bom tudo cura - música dos cancioneiros portugueses.
  2. Ars Lusitana; Maria Bayley (direcção); Festival Estoril-Lisboa (Produtor). 2020. In festo conceptio BVM.
Gravação áudio
  1. La Academia de los Nocturnos; Maria Bayley, Erik de Goederen (produtores) (Produtor). 2020. "Brunetti - Reynoso: String Quartets". Custos Records.
  2. La Academia de los Nocturnos; Maria Bayley, Erik de Goederen (Produtor). 2019. "Bernhard Ycart - Música Sacra". Custos Records.
Obra teatral
  1. Joana Bagulho, Maria Bayley, Teresa Coutinho (criação); Maria Bayley (direcção musical). 2019. E comparar-te a um dia de verão? Dias da Música: CCB.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/03/24 Os aleluias sobre cantochão nas fontes polifónicas portuguesas do século XVI Mundos Possíveis n.º3
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/11/08 As “differencias de consonancias” na Arte de Tañer Fantasía de Tomás de Santamaría como ferramenta de análise Jornadas Mundos e Fundos
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2012/08/30 Codex Perugia 3410 in the context of 15th-century keyboard music 1st Dutch Medieval Keyboards Meeting
(Utrecht, Países Baixos)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/01 - 2022/07 II 7 Colinas / 7 Cantatas - Ciclo de Música Antiga em Lisboa (2022/01 - 2022/07)
Festival (Coorganizador)
2020/01 - 2020/02 I 7 Colinas / 7 Cantatas - Ciclo de Música Antiga em Lisboa (2020/01 - 2020/07)
Festival (Coorganizador)
2016/10/29 - 2016/11/01 II Workshop de Polifonia Portuguesa (2016/10/29 - 2016/11/01)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
2015/07/29 - 2015/08/02 I Workshop de Polifonia Renascentista Portuguesa (2015/07/29 - 2015/08/02)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
2013/09/01 - 2013/09/03 II Dutch Medieval Keyboard's Meeting - Utrecht, Países Baixos (2013/09/01 - 2013/09/03)
Conferência (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/12 - Atual In Memoriam Francisco Garro. Concerto realizado por Ars Lusitana.
Concerto
Jornadas Mundos e Fundos
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/10/23 - 2023/10/23 "Introdução aos teclados e repertório para tecla até 1500" Palestra inserida na disciplina de Repertório - Tecla para estudantes de licenciatura e mestrado em Música Antiga.
Outro
Introdução aos teclados e repertório para tecla até 1500
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2022/12/09 - 2022/12/11 Conferência sobre Pedagogia Histórica.
Conferência
Early Music Pedagogy Then and Now. From the Classical Antiquity to the Renaissance
Centro Studi Opera omnia Luigi Boccherini, Itália

Istituto Italiano di Musica Antica, Itália

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/05/23 Recital Final de Mestrado - Teclados Medievais e Renascentistas
Arguente
Alexander Jacques (Mestrado)
Hochschule für Musik FHNW Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
2021/05/26 Artistic literal paraphrase: The M.A.Cavazzoni Keyboard version of Josquin’s five-voice chanson “Plusieurs regrets”
Arguente
Ayaka Ono (Mestrado)
Hochschule für Musik FHNW Schola Cantorum Basiliensis, Suiça

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/01/24 - Atual Império dos Sentidos Ensemble 258 - Apresentação do Ciclo 7 Colinas / 7 Cantatas

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Associação Miradouro do Silêncio Vice-presidente da direcção
2018 - Atual Asociación Ars Hispana Vice-presidente
Distinções

Prémio

2012 1º lugar - Prémio Jovens Músicos - Ensemble de Música Antiga
Antena 2, Portugal