Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Daniela Ferreira
Nomes de citação
- Ferreira, Daniela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2619-81B5-FDE1
- ORCID iD
- 0000-0001-5335-4337
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/05/01 - 2024/12/31
Em curso
|
Pedagogical and strategic leadership in building an inclusive school (Pós-doutoramento)
Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Educación, Espanha
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
|
2016/09/01 - 2021/01/04
Concluído
|
Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Inclusão
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A Escola Pública Portuguesa: As crianças em acolhimento residencial e os caminhos da inclusão [The Portuguese Public School:
The children in residential care and the paths of inclusion]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimously approved |
2017/07/04
Concluído
|
Educational Sciences (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
18 |
2013
Concluído
|
Educational Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O Encontro da Mediação na Construção dos Projetos de Vida: Intervir com Crianças e Jovens Institucionalizadas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2011
Concluído
|
Educational Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Investigador visitante (Investigação) | Universidade de Sorocaba, Brasil |
Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Escolar, Brasil | ||
2019 - Atual | Investigador visitante (Investigação) | Pontíficia Universidade Católica do Paraná - PEFOP, Brasil |
Pontíficia Universidade Católica do Paraná - PEFOP, Brasil | ||
2016/01/11 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/01/02 - Atual | Professor Visitante (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - Atual | Member of the Editorial Board | Editora Fibra, Brasil |
Editora Fibra, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/12 - Atual | Training of social professionals | Instituto CRIAP, Portugal |
Instituto CRIAP, Portugal | ||
2014/05/01 - 2016/09/01 | Senior Technician of Social Mediation | Centro de Solidariedade Cristã Maranathá, Portugal |
2013/05/01 - 2014/05/01 | Professional Internship | Centro de Solidariedade Cristã Maranathá, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09 - Atual | MARKA: innovation and inclusion in the construction of an identity curriculum
2020-1-PT01-KA201-078732
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Erasmus
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
UID/CED/00167/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/05/01 - 2025/04/30 | TeachXevidence. Preventing gender-based violence in schools based on scientific evidence with social impact.
101096234
Investigador responsável
Universitat de Barcelona, Espanha
|
European Commission
Em curso
|
2019/09 - 2021/07 | Support Address School Failure and Dropout in Educational Areas of Priority Intervention (Teip) in Portugal
SRSP3-19PT12
Desenvolvimento técnico
|
Em curso
|
2015 - 2015 | Care: Caregivers of children at risk: Education and Capacity Building
Outra
|
European Commission : Lifelong Learning Programme
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Relatório |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/05/18 | Participação em mesa redonda sobre "AFP - Parcerias para a promoção da atividade física e desportiva e da saúde da população" [Participation in round table - AFP - Partnerships to promote physical and sporting activity and population health] | 1° Congresso AFP
Associação de Futebol do Porto (Gondomar, Portugal)
|
2024/04/13 | Conference: “Avaliação das Aprendizagens: andar para trás ou continuar em frente?!” [Learning Assessment: go backwards or keep going forward?!] |
Corporativa ME (Gondomar, Portugal)
|
2023/12/13 | Conference: "Inclusão: Como criar condições para que todos aprendam?" [Inclusion: How can we create conditions for everyone to learn?] |
Vocacional School of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023/10/10 | Webinar: “Processos de ensino-aprendizagem-avaliação como propulsores para a participação dos alunos” [Teaching-learning-evaluation processes as drivers for student participation] |
Faculdade Cristo Rei (Cristo Rei, Brasil)
|
2023/09/13 | Webinar: "A necessária mudança no ato pedagógico: do lugar do aluno à avaliação das aprendizagens" [The necessary change in the pedagogical act: from the student's place to the assessment of learning] | II Jornadas Fernando Namora
CFAE Alto Tejo (Alto Tejo, Portugal)
|
2023/07/05 | Conference: "Includ-Ed Implementação, monitorização, impactos e desafios" [Includ-Ed Implementation, monitoring, impacts and challenges] | Seminário Internacional Equidade e Qualidade em Educação: Percursos de um território.
School clusters of S. Pedro da Cova (Gondomar, Portugal)
|
2023/05/19 | Webinar: “Avaliação Pedagógica: Princípios e práticas” [Pedagogical Assessment: Principles and practices] |
Universidade Lusófona do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/05/17 | Conference: "O que muda com a Semestralidade?" [What changes with the Semesters] |
Soares dos Reis Art School (Porto, Portugal)
|
2023/03/21 | Participação em mesa redonda sobre "Silêncio nas Ciências Sociais" [ Participation in a round table on "Silence in the Social Sciences"] |
Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social da Associação Académica de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/09/13 | Conference: “A necessária mudança no ato pedagógico: Do lugar do aluno à avaliação das aprendizagens" [The necessary change in the pedagogical act: From the student's place to the assessment of learning] |
CFAE Fernando Namora (Condeixa, Portugal)
|
2022/09/13 | Webinar: “Ensinar-Aprender-Avaliar – o que mudou e o que precisa mudar?" [Teaching-Learning-Evaluating – what has changed and what needs to change?] | 7ª Ciclo de Conversas Sigea
College Sigea (Estoril, Portugal)
|
2022/09/07 | Conference: Refletindo sobre a avaliação [Reflecting on the evaluation] |
School clusters of Carcavelos (Cascais, Portugal)
|
2022/09/05 | Conference: “A importância do trabalho colaborativo: desafios e possibilidade de ação!” [The importance of collaborative work: challenges and possibilities for action!] |
CFAE Rómulo de Carvalho (Mafra, Portugal)
|
2022/03/04 | Webinar: “Formulação de Critérios de Avaliação" [Formulation of Assessment Criteria] |
MinhoMat (Portugal)
|
2022/01/28 | Webinar: “Inclusão" [Inclusion] |
School clusters of Valongo do Vouga (Valongo do Vouga, Portugal)
|
2022/01/19 | Webinar: “Critérios de Avaliação e Avaliação das Aprendizagens" [ Learning Assessment and Assessment Criteria] |
Project Ensinar e Voar (Oliveira do Hospital, Portugal)
|
2022/01/04 | Webinar: “Autonomia e Flexibilidade Curricular e as Aprendizagens Essenciais” [Autonomy and Curricular Flexibility and Essential Learning] |
CFAE Beira-Mar (Figueira da Foz, Portugal)
|
2022/01/03 | Webinar: "Equipas Educativas" [Educational Teams] |
School clusters of D. Pedro I (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2021/11/11 | Webinar: “Avaliação Pedagógica: Da teoria à prática”[Pedagogical Evaluation: From theory to practice] |
School clusters of Barreiro (Barreiro, Portugal)
|
2021/11/05 | Webinar: “Currículo e Avaliação" [Curriculum and Assessment] |
School clusters Ferreira de Castro (Sintra, Portugal)
|
2021/10/20 | Webinar: “Ensinar-Aprender-Avaliar – caminho(s) para a inovação". [Teach-Learn-Evaluate – path(s) to innovation] |
Project Ensinar e Voar (Oliveira do Hospital, Portugal)
|
2021/07/20 | Webinar: “A Avaliação Pedagógica na Escola do Séc. XXI" [ Pedagogical Assessment in 21st Century Schools] | X Jornadas Pedagógicas - Vila Real
CFAE Vila Real (Vila Real, Portugal)
|
2021/07/16 | Webinar: “Avaliações das e para as aprendizagens em atividades da Academi@STEM" [Assessments of and for learning in Academi@STEM activities] | I Jornada Academi@ STEM
CFAE Edufor (Mangualde, Portugal)
|
2021/07/15 | Webinar: “Inovar na Educação, Aprender na Escola” [Innovate in Education, Learning at School] |
School clusters of Manuel Ferreira Patrício (Évora, Portugal)
|
2021/07/06 | Webinar: “Princípios de uma Avaliação Pedagógica: Da teoria à prática" [Principles of Pedagogical Evaluation: From theory to practice] |
School ACR-Fornelos (Guimarães, Portugal)
|
2021/06/22 | Webinar: “A Escola Pública Portuguesa: caminhos para a inclusão e a inovação" [The Portuguese Public School: paths to inclusion and innovation] | 3.º Ciclo de Conferências: Liceu d'Antero
Secondary School Liceu d'Antero (Açores, Portugal)
|
2021/06/16 | Webinar: “Ensinar-Aprender-Avaliar – caminho(s) para a inovação". [Teach-Learn-Evaluate – path(s) to innovation] |
School clusters of Oliveira do Bairro (Oliveira do Bairro, Portugal)
|
2021/06/14 | Webinar: “Os desafios e a urgência de uma educação inclusiva" [The challenges and urgency of inclusive education] |
Corporativa Árvore (Porto, Portugal)
|
2021/05/29 | Webinar: “Os desafios e a urgência de uma educação inclusiva" [The challenges and urgency of inclusive education] | VI Seminar «Educação Especial - Desafios do Século XXI»
School clusters of Viseu Norte (Viseu, Portugal)
|
2021/05/23 | Webinar: “Aprender, avaliar, ensinar – caminho(s) para a inovação". [ Learn, evaluate, teach – path(s) to innovation] |
School clusters Infante D. Henrique (Viseu, Portugal)
|
2021/05/23 | Webinar: “Estratégias de Avaliação Pedagógica” [Pedagogical Assessment Strategies] |
Secondary School Avelar Brotero (Coimbra, Portugal)
|
2021/05/23 | Webinar: “Autonomia, Flexibilidade Curricular e Avaliação: Desafios e possibilidades" [Autonomy, Curricular Flexibility and Assessment: Challenges and possibilities] |
Association of Parents of Peso da Régua (APEE) and the Municipal Council of Peso da Régua. (Peso da Régua, Portugal)
|
2021/04/30 | Webinar: “Escola Inclusiva” [Inclusive School] | EPPTO FUTUROS 30.30
Vocacional School of Oliveira do Hospital (Oliveira do Hospital, Portugal)
|
2021/04/22 | Webinar: “Autonomia e Flexibilidade Curricular" [Autonomy and Curricular Flexibility] |
School clusters of Santiago do Cacém (Santiago do Cacém, Portugal)
|
2021/04/14 | Webinar: A Avaliação Pedagógica [Pedagogical Evaluation] |
School clusters of Azambuja (Azambuja, Portugal)
|
2021/04/06 | Webinar: “Ensinar-Aprender-Avaliar: A importância da planificação. [ Teaching-Learning-Evaluating: The importance of planning] |
Vocacional School Val do Rio (Cascais, Portugal)
|
2021/03/30 | Webinar: A Avaliação em Projetos interdisciplinares [Evaluation in interdisciplinary projects] | Academi@STEM
CFAE Edufor (Mangualde, Portugal)
|
2021/03 | Webinar: Avaliação para as Aprendizagens - O que? Para quê? Como? [The Evaluation for the learnings - What? For what? How?] |
School clusters of Castelo de Paiva (Castelo de Paiva, Portugal)
|
2021/02/20 | Webinar: A Avaliação - O que? Para quê? Como? [The Evaluation - What? For what? How?] | A Avaliação O que? Para quê? Como?
Movimento da Escola Moderna (Portugal)
|
2021/02/10 | Webinar: Feedback de Qualidade ao serviço das e para as aprendizagens [Quality Feedback at the service of and for learning] | Feedback de Qualidade ao serviço das e para as aprendizagens
AE Francisco Sanches, Braga. (Braga, Portugal)
|
2021/02/10 | Webinar: Avaliação das Aprendizagens - Propostas e Estratégias de Ação [Learning Assessment - Proposals and Action Strategies] | Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação [Learning Assessment - Proposals and Action Strategies]
Porto Editora (Portugal)
|
2021/01/30 | Webinar: As Plataformas Digitais e a Reflexão Pedagógica [Digital Platforms and Pedagogical Reflection] | Avaliar as aprendizagens no século XXI – estratégias, instrumentos e propostas de trabalho
Associação Portuguesa dos Professores de Francês (Portugal)
|
2020/11 | Autonomia e Flexibilidade Curricular como oportunidade para a reconfiguração do ato pedagógico [Curricular Autonomy and Flexibility as an opportunity to reconfigure the pedagogical act] | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [XV Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences]
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/09/24 | Webinar: Modelos de ensino e aprendizagem: [Webinar: Teaching and learning models] | Webinar: Modelos de ensino e aprendizagem [Webinar: Teaching and learning models]
#AjudAjudar (Portugal)
|
2020/09/16 | Webinar: A avaliação e a sua relação com o ensino e a aprendizagem [Assessment and its relation to teaching and learning] | Congresso de Educação: Desafios [Education Congress: Challenges]
CFAE Beira-Mar (Figueira da Foz)
|
2020/09/10 | Webinar: (Novas) respostas pedagógicas para um (novo) futuro. [(New) pedagogical responses to a (new) future] | Encontro anual de educação sob o tema: "Um (novo) futuro para a educação em Odemira" [ Annual education meeting under the
theme: "A (new) future for education in Odemira"]
CM Odemira (Odemira, Portugal)
|
2020/09/09 | Webinar: A avaliação das aprendizagens como possibilidade para se repensar a ação pedagógica. [Learning assessment as a possibility to rethink pedagogical action]. | Encontro anual de educação sob o tema: Reinventar o futuro [Annual education meeting on the theme: Reinventing the future]
CFAE Beira-Mar (Figueira da Foz, Portugal)
|
2020/09/07 | Metodologias e recursos de avaliação das aprendizagens [Methodologies and resources of learning assessment] | Seminário "Avaliação das Aprendizagens: Contributos para a Melhoria das Práticas Pedagógicas" [Seminar "Evaluation of Learning:
Contributions for the Improvement of Pedagogical Practices"].
CFAE Centro-Oeste (Peniche, Portugal)
|
2020/09 | Análise dos percursos escolares das crianças em acolhimento residencial. [Analysis of the school trajectories of children in residential care] | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [XV Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences]
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/01/29 | O Trabalho das Equipas Pedagógicas num Projeto de Escola Inclusiva [The Work of Pedagogical Teams in an Inclusive School Project]. | O Trabalho das Equipas Pedagógicas num Projeto de Escola Inclusiva [The Work of Pedagogical Teams in an Inclusive School Project]
CFAE de Portimão e Monchique (Portimão, Portugal)
|
2019/11 | A Escola e as Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial... caminhos para a inclusão [The school and children and young people in residential care ... paths to inclusion] | II Fórum Internacional de Psicopedagogia de Aveiro [II International Psychopedagogy Forum of Aveiro]
Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração (Aveiro, Portugal)
|
2019/10 | Os Percursos escolares de crianças e jovens em acolhimento residencial: Da realidade nacional às especificidades do contexto. [School paths of children and young people in residential care: From the national reality to the specificities of the context] | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho [VI International Congress on Inclusive Education: Looks
on the way]
Pró-Inclusão (Santarém, Portugal)
|
2019/09 | Autonomia e Flexibilidade Curricular: Um Oportunidade de Inclusão da Escola Pública Portuguesa. [Curricular Autonomy and Flexibility: An Opportunity for Inclusion of the Portuguese Public School] | XIV Congresso Nacional de Educação EDUCERE [XIV EDUCERE National Education Congress]
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2019/07/12 | Autonomia e Flexibilidade Curricular [Curricular Flexibility and Autonomy] | Seminário 19: Avaliar para aprender [Seminar 19: Evaluate to learn]
AE Carlos Gargaté (Costa da Caparica, Portugal)
|
2019/07/11 | Autonomia e Flexibilidade Curricular: pressupostos, desafios e possibilidades. [Curricular Autonomy and Flexibility: assumptions, challenges and possibilities] | Jornadas de Autoavaliação do AE de Santo António do Barreio. [Self-Assessment Days of School Santo António's of Barreiro]
AE de Santo António, Barreiro (Barreiro, Portugal)
|
2019/07/02 | Gestão do trabalho pedagógico numa escola inclusiva. [Management of pedagogical work in an inclusive school]. | II Jornadas Pedagógicas: "Do Paradigma à Prática Pedagógica" [II Pedagogical Days: "From Paradigm to Pedagogical Practice"]
AE Santos Simões (Guimarães, Portugal)
|
2019/05/10 | Colaborar para melhorar. [Collaborate to improve] | IV Fórum Pedagógico do Agrupamento de Escolas Machado Matos. [ IV Pedagogical Forum of the Schhol Machado Matos]
AE Machado Matos (Felgueiras., Portugal)
|
2019/05 | Percursos escolares de crianças e jovens em acolhimento residencial: as especificidades contextuais. [School paths of children and young people in residential care: the contextual specificities] | IV Encontro Internacional de Formação na Docência [IV International Teaching Training Meeting]
Escola Superior de Educação - Instituto Superior de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/04/24 | Escola como Oportunidade para Todos [School as an Opportunity for All] | V Jornadas de Encontro Social do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar: "Autonomia e Flexibilidade Curricular: pruridos, possibilidades
e percursos" [ V Social Meeting of the Aver-o-Mar School: "Autonomy and Curricular Flexibility: pruritus, possibilities and
paths"]
Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar (Vila do Conde, Portugal)
|
2018/12 | Os percursos escolares de crianças e jovens em acolhimento residencial: da realidade nacional portuguesa às especificidades de cada contexto. [The school paths of children and young people in residential care: From the Portuguese national reality to the specificities of each context]. | X Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação [X International Seminar of the Doctoral Program in
Educational Sciences]
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/10 | O papel do/a professor/a na Inclusão de crianças e jovens em acolhimento residencial. [The role of the teacher in the inclusion of children and young people in residential care] | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação [XIV Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences]
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/07 | A relação do/a professor/a com crianças e jovens em acolhimento residencial à luz de Paulo Freire [The relationship of the teacher with children and young people in residential care in the light of Paulo Freire] | Congresso Internacional Celebrando Paulo Freire: "50 anos depois da Pedagogia do Oprimido" [International Congress Celebrating
Paulo Freire: 50 years after the Pedagogy of the oppressed]]
IPFP - Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/02 | Escola, professores e crianças e jovens em acolhimento: Caminhos para a inclusão [School, teachers and childreen and young people in residential care: Paths for the inclusion] | III Colóquio Internacional das Ciências Sociais e da Educação [3rd Ingternational Colloquium on Social Sciences and Education]
Universidade do Minho, Instituto da Educação (Braga, Portugal)
|
2018/02 | O professor e a inclusão de crianças e jovens em acolhimento residencial [Teacher and inclusion of childreen and young people in residential care] | 3º Encontro Internacional de Formação na Docência [3rd International Teaching Training Meeting]
Escola Superior de Educação ¿ Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/01 | O/A professor/a e os seus sentidos e relações na inclusão de crianças e jovens em acolhimento residencial: Uma investigação em curso [The teacher and his senses and relationships in the inclusion of children and young people in residential care: An ongoing investigation] | VI Colóquio Internacional: "Outros Sentidos para Novas Cidadanias" [ VI International Colloquium: "Other Senses for New Citizenship"]
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/01 | O/A professor/a e os seus sentidos e relações na inclusão de crianças e jovens em acolhimento residencial: Um estudo de caso em três agrupamentos da Área Metropolitana do Porto [The Teacher and his senses and relationships in the inclusion of children and youth people in residential care: A case study in three schools in the Metropolitan Area of Porto] | Seminário Internacional: "A Diversidade como Oportunidade. Que saberes e recursos profissionais?" [International Seminar:
"Diversity as an Opportunity. What knowledge and professional resources?"]
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/01 | O/A professor/a e os seus sentidos e relações na inclusão de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial [The teacher and his senses and relationships in the inclusion of children and youth people in residential care] | II Conferência Internacional sobre a Criança e o Adolescente [2nd International Conference on Childhood and Adolescence]
(Lisboa, Portugal)
|
2017/11 | O/A Professor/a e os seus sentidos e relações na inclusão de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial: Um estudo de caso em três agrupamentos da Área Metropolitana do Porto [The Teacher and his senses and relationships in the inclusion of children and youth people in residential care: A case study in three schools in the Metropolitan Area of Porto] | IX Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação [IX International Seminar of the Doctoral Program
in Educational Sciences]
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/09 | A escola nas suas relações com crianças e jovens em acolhimento residencial [School and his relations with children and young people in residential care] | Congresso Internacional "O Tempo dos Professores" [International Congress " Teachers' Time"]
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/07 | O sucesso escolar através da educação não formal de crianças e jovens institucionalizados [School success through non-formal education of institutionalized children and youth] | III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação "Inovação e Melhoria Pedagógica" [III International Seminar
on Education and Training Observatories "Innovation and Pedagogical Improvement"]
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/06 | Caminhos e relações entre a escola e as crianças e jovens em acolhimento residencial: Um estudo de caso em três agrupamentos da Área Metropolitana do Porto [Paths and relations between the school and children and young people in residential care: A case study in three schools in the Metropolitan Area of Porto] | II Jornadas Técnicas Internacionais "Proteger, Reparar, Garantir: Mapeando futuros possíveis para a intervenção com jovens"
[ II International Technical Days "Protect, Repair, Guarantee: Mapping possible futures for intervention with young people"]
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06 | O saber escolar nas vivências de crianças e jovens institucionalizados [School knowledge in the experiences of children and young people in residential care] | I Seminário Internacional "Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos" [I International Seminar "Youths, Education
and Citizenship: Contemporary Portraits"]
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/06 | O sucesso escolar através da educação não formal de crianças e jovens institucionalizados [School success through non-formal education of children and young people in residential care] | Primeiras Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar [First International Days of Reading, Education and
School Success]
CESPU (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/12 - Atual | X Ciclo de Debates do OBVIE 2021: A reconfiguração da Escola Portuguesa à luz de um projeto de autonomia e flexibilidade curricular
[X Debate Cycle of OBVIE 2020: The reconfiguration of the Portuguese School in the light of a project of curricular autonomy
and flexibility] (2021/02/04 - 2021/06/08)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/04 - 2020/10 | VII Seminário Internacional Observatórios de Educação e Formação: "Desafios da avaliação pedagógica na escola portuguesa num
contexto de autonomia e flexibilidade curricular" [VII International Seminar Observatories on Education and Training: "Challenges
of pedagogical assessment in Portuguese schools in a context of curriculum autonomy and flexibility"] (2020/09/16 - 2020/09/29)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/11 - 2020/09 | IX Ciclo de Debates do OBVIE 2020: "Desafios da avaliação pedagógica na escola portuguesa num contexto de autonomia e flexibilidade
curricular" [IX OBVIE 2020 Debate Cycle: "Challenges of pedagogical assessment in Portuguese schools in a context of curriculum
autonomy and flexibility"] (2020/01/16 - 2020/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/03 - 2019/09 | VI Seminário Internacional Observatórios de Educação e Formação: "Desafios da autonomia e flexibilidade curricular: Refletindo
sobre as políticas para a igualdade de oportunidades". [VI International Seminar Education and Training Observatories: "Challenges
of curriculum autonomy and flexibility: Reflecting on policies for equal opportunities"] (2019/06/28 - 2019/06/28)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/11 - 2019/06 | VIII Ciclo de Debates do OBVIE 2019: "Desafios da autonomia e flexibilidade curricular: Refletindo sobre as políticas para
a igualdade de oportunidades". [VIII Cycle of Debates of OBVIE 2019: "Challenges of autonomy and curriculum flexibility: Reflecting
on policies for equal opportunitie2s] (2019/01/29 - 2019/05/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/12 - 2018/09 | V Seminário Internacional Observatórios de Educação e Formação - Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades: Flexibilizar e
Inovar numa Escola em Transformação [VII Cycle of Debates of OBVIE 2018: Changing Times, Changing Wills: Flexing and Innovating
in a Changing School] (2018/07/04 - 2018/07/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/02/01 - 2018/07/31 | Congresso Internacional Celebrando Paulo Freire: 50 anos depois da Pedagogia do oprimido [International Congress Celebrating
Paulo Freire: 50 years after the Pedagogy of the oppressed] (2018/07/11 - 2018/07/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/11 - 2018/07 | VII Ciclo de Debates do OBVIE 2018: Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades: Flexibilizar e Inovar numa Escola em Transformação
[VII Cycle of Debates of OBVIE 2018: Changing Times, Changing Wills: Flexing and Innovating in a Changing School] (2018/01/23 - 2018/06/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/09 - 2017/11 | IX Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação [IX International Seminar of the Doctoral Program
in Educational Sciences] (2017/11/24 - 2017/11/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | VIII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação [VIII International Seminar of the Doctoral Program
in Educational Sciences] (2016/12/02 - 2016/12/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09/29 - 2020/09/29 | Moderation of the webinar with Professor Doctor Júlio Furtado: Avaliação da e para a aprendizagem: o desafio da prática de
um conceito [Evaluation of and for learning: the challenge of practicing a concept]
Seminário
|
VII Seminário Internacional do OBVIE: "Desafios da avaliação pedagógica na escola portuguesa num contexto de autonomia e flexibilidade
curricular" [VII International Seminar on OBVIE: "Challenges of pedagogical assessment in Portuguese schools in a context
of curriculum autonomy and flexibility"].
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/09/22 - 2020/09/22 | Moderation of the webinar with Professor Doctor Leonor Santos: Reflexões em torno da avaliação pedagógica: potencialidades
e dilemas. [Reflections on pedagogical evaluation: potential and dilemmas]
Seminário
|
VII Seminário Internacional do OBVIE: "Desafios da avaliação pedagógica na escola portuguesa num contexto de autonomia e flexibilidade
curricular" [VII International Seminar on OBVIE: "Challenges of pedagogical assessment in Portuguese schools in a context
of curriculum autonomy and flexibility"].
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/09/16 - 2020/09/16 | Moderation of the webinar with Professor Doutor Ramón Flecha: La evaluación pedagógica como evidencia científica en la implementación
de las Comunidades de Aprendizaje en Portugal [The pedagogical evaluation as scientific evidence in the implementation of
the Learning Communities in Portugal.]
Seminário
|
VII Seminário Internacional do OBVIE: "Desafios da avaliação pedagógica na escola portuguesa num contexto de autonomia e flexibilidade
curricular" [VII International Seminar on OBVIE: "Challenges of pedagogical assessment in Portuguese schools in a context
of curriculum autonomy and flexibility"].
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/06/25 - 2020/06/25 | Moderation of the webinar: Dilemas e contradições na relação entre avaliação e classificação numa Escola Democrática [Dilemmas
and contradictions in the relationship between evaluation and classification in a Democratic School]
Mesa-redonda
|
IX Ciclo de Debates do OBVIE: "Desafios da avaliação pedagógica na escola portuguesa num contexto de autonomia e flexibilidade
curricular" [IX OBVIE Debate Cycle: Challenges of pedagogical assessment in Portuguese schools in a context of curriculum
autonomy and flexibility"]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/06/18 - 2020/06/18 | Moderation of the webinar: "Dilemas e possibilidades da avaliação num projeto de Escola Inclusiva" ["Dilemmas and possibilities
of evaluation in an Inclusive School project"]
Mesa-redonda
|
IX Ciclo de Debates do OBVIE: Desafios da avaliação pedagógica na escola portuguesa num contexto de autonomia e flexibilidade
curricular" [IX OBVIE Debate Cycle: Challenges of pedagogical assessment in Portuguese schools in a context of curriculum
autonomy and flexibility"]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/06/28 - 2019/06/28 | Moderation of opening conference: Projeto Internacional INCLUD-ED e as Comunidades de aprendizagem. [INCLUD-ED International
Project and Learning Communities].
Seminário
|
VI Seminário Internacional Observatório de Vida nas Escolas: "Desafios e Oportunidades da Autonomia e Flexibilidade Curricular"
[VI International Seminar on School Life Observatory: "Challenges and Opportunities for Autonomy and Curricular Flexibility"]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/04/30 - 2019/04/30 | Session moderation: "Currículo e Gestão Curricular como oportunidade para a igualdade de oportunidades". [Curriculum and Curriculum
Management as an opportunity for equal opportunities]
Mesa-redonda
|
VIII Ciclo de Debates do OBVIE: "Desafios da autonomia e flexibilidade curricular: refletindo sobre a política para a igualdade
de oportunidades" [VIII OBVIE Debate Cycle: "Challenges of curriculum autonomy and flexibility: reflecting on the policy for
equal opportunities"]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/04 - 2019/04 | Dialogical Meeting: Repensando a "conscientização" - Educação com crianças e jovens em acolhimento residencial. [Rethinking
"awareness" - Education with children and young people in residential care].
Oficina (workshop)
|
Tertúlias Dialógicas (Dialogical Meeting)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/03/19 - 2019/03/19 | Moderation of the session: "Cidadania e Desenvolvimento: autonomia e transversalidade". [Citizenship and Development: autonomy
and transversality].
Mesa-redonda
|
VIII Ciclo de Debates do OBVIE: "Desafios da autonomia e flexibilidade curricular - refletindo sobre a política para a igualdade
de oportunidades" [VIII OBVIE Debate Cycle: "Challenges of curriculum autonomy and flexibility - reflecting on the policy
for equal opportunities"]]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/06 - 2018/06 | Dynamization of Culture Circle: "Alfabetizando os sentidos da educação" [Literacy of the senses of education].
Congresso
|
Congresso "50 anos depois da Pedagogia do Oprimido" [International Congress Celebrating Paulo Freire: 50 years after the Pedagogy
of the oppressed]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/03/20 - 2018/03/20 | Session moderation: "Flexibilizar: Inverter a aula e/ou inverter os poderes na aula". [Flexibility: Invert the class and /
or invert the powers in the class]
Mesa-redonda
|
VII Ciclo de Debates do OBVIE: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: Flexibilizar e inovar numa escola em transformação"
[VII Cycle of Debates of OBVIE 2018: Changing Times, Changing Wills: Flexing and Innovating in a Changing School]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/11/24 - 2017/11/25 | Moderação de sessão: "Mesa Redonda - A Carta ética da SPCE" [Session moderation: "Roundtable - The SPCE Ethics Charter"]
Seminário
|
IX Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação [ IX International Seminar of the Doctoral Program
in Educational Sciences]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/09/28 - 2017/09/30 | Moderation of parallel communications
Congresso
|
Congresso Internacional "O Tempo dos Professores" [International Congress " Teachers' Time"]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/04 - 2013/04 | Testemunhas de estágios curriculares em Ciências da Educação [Witnesses of curricular internships in Educational Sciences]
Mesa-redonda
|
XXI Semana de Psicologia e de Ciências da Educação [21st Week of Psychology and Educational Sciences]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10 | O desenvolvimento de capacidades de alfabetização na escolarização de alunos em tratamento oncológico" [The development of
literacy skills in the schooling of students in oncology treatment]
Arguente
|
Victor dos Santos Moraes (Doutoramento)
Universidade Federal de São Paulo, Brasil
|
2022 | Pedagogia e Literacia: Importância da Dinamização de uma Biblioteca para a Educação Inclusiva e Sucesso Escolar numa Escola
de Pré-Escolar e 1ºCiclo
Orientador
|
Ana Catarina Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 | Assessoria e Monitorização das Práticas Pedagógicas: um caminho para a autoavaliação em contexto escolar
Orientador
|
Fátima Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 | Relação entre famílias e escola: desafios e estratégias para promover a participação ativa das famílias na escola num Território
Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP)
Orientador
|
Ana Ganhão (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
|
2021/06 | Práticas educativas em educação inclusiva: um caso de estudo de crianças com dislexia no 3.º ciclo [Educational practices
in inclusive education: a case study of children with dyslexia in the 3rd cycle]
Arguente principal
|
Dolores Lopes (Outro)
Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2021/02/06 | Os desafios da inclusão: Representação de crianças do 1.º ciclo do ensino básico face aos seus pares [The challenges of inclusion:
Representing children from the 1st cycle of basic education vis-à-vis their peers]
Arguente principal
|
Maria Isabel de Carvalho Sobral (Outro)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2021/02/06 | O contributo da atividade física na relação escola-família e no sucesso educativo inclusivo [The contribution of physical
activity to the school-family relationship and to inclusive educational success]
Arguente principal
|
Luís Fernando Martins Pinto (Outro)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2021/02/02 | Inclusão em tempos de pandemia: Perceções dos docentes de educação especial e encarregados de educação sobre a implementação
das estratégias de apoio às aprendizagens e desenvolvimento dos alunos em situação de confinamento [Inclusion in times of
pandemic: Perceptions of teachers of special education and guardians about the implementation of strategies to support learning
and development of students in situations of confinement]
Arguente principal
|
Patrícia Castanheira (Outro)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
2021 | Perceção dos docentes sobre o impacto das tecnologias na aprendizagem dos alunos em matemática: Uma análise a partir do Decreto-Lei
54/2018 [Teachers' perceptions of the impact of technologies on student learning in mathematics: An analysis from Decree-Law
54/2018]
Arguente principal
|
João Tavares (Outro)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018/09 - Atual | Member of the team that coordinated the Evaluation Study of Order N.º 55/2018, following the Pilot Project for Autonomy and
Curricular Flexibility under Order No. 5907/2017.
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Direção-Geral de Educação |
2021/10 - 2024/07 | Membro da equipa que coordena o Estudo de Avaliação de Impacto – Projeto Companhia do Estudo, um projeto de mentoria a crianças
e jovens no Ensino Básico, nomeadamente nos 1.º e 2.º ciclos de escolaridade, promovido pela Critical Software. [Member of
the team that coordinates the Impact Evaluation Study - Study Company Project, a mentoring project for children and young
people in Primary Education, namely in the 1st and 2nd cycles of schooling, promoted by Critical Software. ]
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2021/12 - 2023/12 | Membro da equipa que coordena o Estudo de Avaliação de Impacto – Projeto MENTORART, um projeto de mentoria a crianças e jovens
no Ensino Básico, nomeadamente nos 2.º e 3.º ciclos de escolaridade. [Member of the team that coordinates the Impact Evaluation
Study - Project MENTORART, a mentoring project for children and young people in Primary Education, namely in the 2nd and 3rd
cycles of schooling.]
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2021/05 - 2022/12 | Membro da equipa que coordena o Estudo de Avaliação de Impacto – Projeto STAND4GOOD, um projeto de mentoria a jovens em situação
de carência económica no Ensino Superior. [Member of the team that coordinates the Impact Evaluation Study - Project STAND4GOOD,
a mentoring project for economically disadvantaged youth in Higher Education.]
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2021/03 - 2022/12 | Membro da equipa que coordena o Estudo de Avaliação de Impacto – Projeto Companhia, um projeto de formação e capacitação ao
nível do desenvolvimento pessoal e formação artística de jovens e adultos portadores de deficiência. [Member of the team that
coordinates the Impact Evaluation Study - Company Project, a training and capacity building project in personal development
and artistic training for young and adult disabled people.]
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2019/09 - 2020/07 | External evaluation of the Basic Theater Course.
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Academia Contemporânea de Espetáculos |
2019/09 - 2020/07 | External evaluation of Training Center of School Martins Sarmento
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | CFAE Martins Sarmento |
2018/01 - 2018/07 | Member of the team that coordinated the Evaluation Study of the Pilot Autonomy and Curricular Flexibility Project under Order
N.º 5907/2017.
Avaliador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | Direção-Geral de Educação |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/12 - Atual | Consultancy on Inclusion and Curricular Flexibility in the Municipality of Torres Vedras. This network comprises 5 educational establishments offering basic, secondary and professional education: AE Henriques Nogueira, AE Madeira Torres, AE Padre Vítor Melissas, AE São Gonçalo, Externato de Penafirme. | |
2021/09 - Atual | Coordenação Pedagógica no Plano de Inovação Pedagógica no AE Diogo de Macedo, a convite da Direção Geral de Educação [Pedagogical Coordination in the Pedagogical Innovation Plan at AE Diogo de Macedo, invited by the General Direction of Education] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/04 - Atual | Consulting on Companhia do Estudo Project, promoted by Critical Software. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/09 - Atual | Companhia Project: This pilot project arises from the identification of inequalities, in this population, in access to training and employment opportunities, in a phase of transition to adulthood, after the completion of compulsory education, given the fragility of social and educational responses in this moment of their lives. The project is aimed at people with predominantly mild mental and other disabilities. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/09 - Atual | Consultancy on Inclusion and Curricular Flexibility in the Municipality of Cascais. This network comprises 11 educational establishments offering basic, secondary and professional education: AE de Alapraia; AE de Alcabideche; AE de Alvide; AE de Carcavelos; AE de Cascais; AE de Cidadela; AE Frei Gonçalo de Azevedo; AE IBN Mucana; AE Matilde Rosa Araújo; AE de Parede; AE São João do Estoril e AE Aquilino Ribeiro. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/09 - Atual | Pedagogical Coordination in the Project: Pedagogical Intervention in a Basci School: EB do Padrão, which involves the design, monitoring and evaluation of an innovation project with a view to combating school failure and absenteeism. This project emerged in which it was necessary to build a school identity in which everyone recognized each other in a single holistic project that integrates the interfaces of the different actions. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/10 - Atual | Consulting of the School Fernando Casimiro Pereira da Silva on INCLUD-ED Project: Learning Communities promoted by CREA with the Government support. It is an educational and social transformation project that starts at school, but expands to the entire community through its participation in school decisions and activities. | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2023/09 - 2024/07 | ConsutTEIP - Consultancy to Educational Territories of Priority Intervention, namely to teachers of Basic and Secondary Education: AE D. Pedro I, AE de Matosinhos, AE de Pardilhó, AE de Paredes, AE de Pedome, AE de Santa Bárbara, AE do Cerco, AE do Mundão, AE Ordem de Santiago, AE Peniche, AE Prof. Óscar Lopes, AE Sande, AE Santa Cruz da Trapa, AE Souselo e AE Valongo do Vouga. | |
2023/09 - 2024/07 | Consultancy and training in Pedagogical Innovation, within the scope of pedagogical innovation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Decree-Law N.º 55/2018 and Ordinance No. 180/2019. The educational establishments that were part of this model of consultancy and training are: AE Padrão da Légua, CM Silva Monteiro e Escola Nova Apostólica, | |
2021/07 - 2024/02 | Elaboration of the Educational Charter of the Municipality of Oliveira do Bairro | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/09 - 2023/07 | ConsutTEIP - Consultancy to Educational Territories of Priority Intervention, namely to teachers of Basic and Secondary Education: AE D. Pedro I, AE de Matosinhos, AE de Pedome, AE de Santa Bárbara, AE do Mundão, AE Ordem de Santiago, AE Prof. Óscar Lopes, e AE Valongo do Vouga. | |
2022/09 - 2023/07 | Consultancy and training in Pedagogical Innovation, within the scope of pedagogical innovation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Decree-Law N.º 55/2018 and Ordinance No. 180/2019. The educational establishments that were part of this model of consultancy and training are: Academia Contemporânea de Espetáculos, Colégio Claret, ES José Régio, AE Diogo Macedo, Nova Apostólica, Ass. Cultural José Guilherme Pacheco. | |
2021/09 - 2022/07 | ConsutTEIP - Consultancy to Educational Territories of Priority Intervention, namely to teachers of Basic and Secondary Educatio: AE D. Pedro I, AE de Matosinhos, AE de Pardilhó, AE de Paredes, AE de Pedome, AE de Santa Bárbara, AE do Cerco, AE do Mundão, AE Ordem de Santiago, AE Peniche, AE Prof. Óscar Lopes, AE Sande, AE Sta. Cruz da Trapa, AE Souselo e AE Valongo do Vouga. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/09 - 2022/07 | Consultancy and training in Pedagogical Innovation, within the scope of pedagogical innovation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Decree-Law N.º 55/2018 and Ordinance No. 180/2019. The educational establishments that were part of this model of consultancy and training are:: Academia Contemporânea de Espetáculos, AE de Cristelo, AE de Virgínia Moura, AE Infante D. Henrique, AE Quinta do Conde and Colégio Claret. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021/09 - 2021/12 | International volunteering in the Project Pedagogical Capacity Building - Support for capacity building in pedagogical management of schools of the Catholic Mission of Bafatá", co-financed by Camões, I.P. - Instituto da Cooperação e da Língua, with two phases of implementation, specifically in the area of TRAINING. | Solsef - Sol Sem Fronteiras, Portugal |
2020/09 - 2021/07 | ConsutTEIP - Consultancy to Educational Territories of Priority Intervention, namely to teachers of Basic and Secondary Education within the scope of pedagogical inclusion and differentiation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Decree-Law N.º 55/2018. The TEIP schools that were part of this advisory and training model are: AE Fernando Távora, AE Paredes, AE de Pedome, AE Peniche, AE Sande, AE Santa Cruz da Trapa, AE Souselo e AE Valongo do Vouga. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/09 - 2021/07 | Consultancy and training in Pedagogical Innovation, within the scope of pedagogical innovation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Decree-Law N.º 55/2018 and Ordinance No. 180/2019. The educational establishments that were part of this model of consultancy and training are:: Academia Contemporânea de Espetáculos, AE de Cristelo, AE de Virgínia Moura, AE do Barreiro, Colégio Rainha Santa Isabel, Colégio Nossa Senhora da Assunção e Colégio S. Francisco Xavier. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/12 - 2021/07 | Elaboration of the Educational Charter of the Municipality of Miranda do Corvo. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/11 - 2020/07 | Consultancy and training in Pedagogical Innovation, within the scope of pedagogical innovation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Decree-Law N.º 55/2018 and Ordinance No. 180/2019. The educational establishments that were part of this model of consultancy and training were: Academia Contemporânea de Espetáculos, Academia de Música de Vilar do Paraíso, AE de Cristelo, AE de Virgínia Moura e AE de Rio Tinto. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/09 - 2020/07 | ConsutTEIP - Consultancy to Educational Territories of Priority Intervention, namely to teachers of Basic and Secondary Education within the scope of pedagogical inclusion and differentiation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Decree-Law N.º 55/2018. The TEIP schools that were part of this advisory and training model were: AE Fernando Távora, AE Paredes, AE de Pedome, AE Peniche, AE Sande, AE Santa Cruz da Trapa, AE Souselo e AE Valongo do Vouga. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/11 - 2020/07 | Consultancy for the eleven schools in the municipality of Matosinhos, within the scope of pedagogical inclusion and differentiation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Decree-Law Nº. 55/2018. | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal |
2018/11 - 2019/07 | ConsutTEIP - Consultancy to Educational Territories of Priority Intervention, namely to teachers of Basic and Secondary Education within the scope of pedagogical inclusion and differentiation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Decree-Law No. 55/2018. The TEIP schools that were part of this advisory and training model were: AE Fernando Távora, AE Paredes, AE Sande, AE Souselo. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018/09 - 2019/07 | Consultancy for Pilot Projects for Pedagogical Innovation, namely schools within the scope of pedagogical innovation and curriculum autonomy and flexibility, anchored in Dispatch N.º 3721/2017. The School Groupings that integrated this consultancy were: AE Cristelo, AE Fernando Casimiro Pereira da Silva and AE de Silves Sul. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09 - 2024/09 | Accredited Teacher Training: Metodologias e Aprendizagens Ativas – da urgência à intencionalidade, [Metodologias e Aprendizagens Ativas – da urgência à intencionalidade] with a duration of 3h for AE Barroselas | ||
2024/05 - 2024/06 | Accredited Teacher Training: A avaliação pedagógica e a autonomia e flexibilidade curricular, [A avaliação pedagógica e a autonomia e flexibilidade curricular] with a duration of 25h for CFAE PVVC | ||
2024/04 - 2024/05 | Accredited Teacher Training: DL 55 - A avaliação pedagógica e os critérios de avaliação_T2, [DL 55 - Pedagogical evaluation and evaluation criteria_T2] with a duration of 15h for CFAE Cascais | ||
2024/03 - 2024/03 | Accredited Teacher Training: DL 55 - Práticas pedagógicas inovadoras e as Artes, a Educação e a Cultura em prol da democracia, [DL 55 - Innovative pedagogical practices and Arts, Education and Culture for democracy] with a duration of 3h for CFAE LeiriMar | ||
2024/02 - 2024/03 | Accredited Teacher Training: A Autonomia e Flexibilidade Curricular: Implicações da avaliação pedagógica para uma escola inclusiva, [Curricular Autonomy and Flexibility: Implications of pedagogical assessment for an inclusive school] with a duration of 25h for Associação Pró-Inclusão | ||
2023/11 - 2023/12 | Accredited Teacher Training: DL 55 - A avaliação pedagógica e os critérios de avaliação_T1, [DL 55 - Pedagogical evaluation and evaluation criteria_T1] with a duration of 15h for CFAE Cascais | ||
2023/10 - 2023/11 | Accredited Teacher Training: Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores_T1, [Creating inclusive and innovative learning environments_T1] with a duration of 25h for CFAE AVCOA | ||
2023/10 - 2023/11 | Accredited Teacher Training: Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores_T2, [Creating inclusive and innovative learning environments_T2] with a duration of 25h for CFAE AVCOA | ||
2023/09 - 2023/11 | Accredited Teacher Training: Práticas Pedagógicas inclusivas em sala de aula_T5, [Inclusive Pedagogical Practices in the classroom_T5] with a duration of 25h for CFAE Francisco Holanda | ||
2023/09 - 2023/09 | Accredited Teacher Training: Integração Curricular, [Curricular Integration] with a duration of 3h for AE St. Bárbara | ||
2023/06 - 2023/06 | Accredited Teacher Training: AFC e Aprendizagens Ativas, [AFC and Active Learning] with a duration of 4h for Direção-Geral da Educação-Ministério da Educação. | ||
2023/05 - 2023/06 | Accredited Teacher Training: Práticas Pedagógicas Inclusivas em sala de aula_A1, [Inclusive Pedagogical Practices in the classroom_A1] with a duration of 25h for CFAE Francisco Holanda | ||
2023/05 - 2023/06 | Accredited Teacher Training: As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos_T3, [Leaders in promoting inclusive educational environments_T3] with a duration of 25h for CFAE Francisco Holanda | ||
2023/05 - 2023/05 | Accredited Teacher Training: Avaliação Pedagógica: o potencial das rubricas, [Pedagogical Assessment: the potential of rubrics] with a duration of 3h for ES Caldas das Taipas. | ||
2022/12 - 2023/04 | Accredited Teacher Training: Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos, [Learning Communities - INCLUD-ED: For the inclusion and success of all] with a duration of 25h for CFAE Terras do Montado | ||
2022/12 - 2023/04 | Accredited Teacher Training: Comunidades de Aprendizagem-INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos, [Learning Communities-INCLUD-ED: For the inclusion and success of all] with a duration of 25h for CFAE do Litoral à Serra | ||
2023/02 - 2023/03 | Accredited Teacher Training: Comunidades de Aprendizagem, [Learning Communities] with a duration of 3h for AE Diogo Macedo | ||
2023/02 - 2023/02 | Accredited Teacher Training: Elaborar e utilizar rubricas de avaliação rentabilizando ferramentas digitais, [Develop and use assessment rubrics, making the most of digital tools] with a duration of 3h for CFAE Nova Ágora | ||
2022/10 - 2023/01 | Accredited Teacher Training: Desafios da Avaliação à luz do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho – T 636, [ Assessment Challenges in light of Decree-Law No. 55/2018, of July 6th – T 636] with a duration of 25h for AE Diogo de Macedo. | ||
2022/09 - 2023/01 | Accredited Teacher Training: Desafios da Avaliação à luz do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho – T 638, [Assessment Challenges in light of Decree-Law No. 55/2018, of July 6th – T 638] with a duration of 25h for AE Diogo de Macedo. | ||
2022/09 - 2022/09 | Accredited Teacher Training: Desafios da Avaliação, [Assessment Challenges] with a duration of 15h for CFAE Ordem de Santiago. | ||
2022/09 - 2022/09 | Accredited Teacher Training: A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular, [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility] with a duration of 25h for AE D. Pedro I | ||
2021/11 - 2022/05 | Accredited Teacher Training: O Trabalho de Projeto e a Articulação Curricular no 1.º ciclo, [Project Work and Curricular Articulation in the 1st cycle,] with a duration of 25h for EDUGEP, AE Quinta do Conde and CFAE Ordem de Santiago | ||
2022/01 - 2022/03 | Accredited Teacher Training: Avaliação ou Monitorização? A importância da avaliação formativa, [Assessment or Monitoring? The importance of formative assessment] with a duration of 25h for CFAE Cascais | ||
2022/01 - 2022/03 | Accredited Teacher Training: Práticas de Avaliação Formativa, [Formative Assessment Practices] with a duration of 15h for Escola de Música de Perosinho | ||
2022/01 - 2022/02 | Accredited Teacher Training: Estratégias de Avaliação e Regulação das Aprendizagens – T5, [Learning Assessment and Regulation Strategies – T5] with a duration of 15h for GPS Educação e Formação | ||
2022/01 - 2022/01 | Accredited Teacher Training: Práticas de Avaliação_T1, [Assessment Practices_T1] with a duration of 15h for GPS Educação e Formação. | ||
2022/01 - 2022/01 | Accredited Teacher Training: Critérios de avaliação e avaliação das aprendizagens, [Criteria for assessment and evaluation of learning] with a duration of 3h for CFAE Beira-Mar. | ||
2021/11 - 2022/01 | Accredited Teacher Training: A Avaliação pedagógica e os Critérios de avaliação, [Pedagogical assessment and assessment criteria] with a duration of 15h for Project To Be, | ||
2021/12 - 2021/12 | Accredited Teacher/Leaders Training: As Plataformas Digitais e a Reflexão Pedagógica, [Digital Platforms and Pedagogical Reflection] with a duration of 4h for CFAE Ordem de Santiago. | ||
2021/12 - 2021/12 | Accredited Teacher Training: A Avaliação e a Cidadania e Desenvolvimento, [Assessment and Citizenship and Development] with a duration of 6h for Colégio de Gaia. | ||
2021/11 - 2021/12 | Accredited Teacher Training: Estratégias de Avaliação e Regulação das Aprendizagens – T3, [Learning Assessment and Regulation Strategies – T3] with a duration of 15h in GPS Educação e Formação. | ||
2021/11 - 2021/12 | Accredited Teacher Training: Estratégias de Avaliação e Regulação das Aprendizagens – T4, [Learning Assessment and Regulation Strategies – T4] with a duration of 15h in GPS Educação e Formação. | ||
2021/09 - 2021/12 | Accredited Teacher Training: C791. Metodologia de Trabalho de Projeto [Project Work Methodology], with a duration of 25h in EB do Padrão da Légua, Matosinhos. | (Outros) | |
2021/10 - 2021/10 | Accredited Teacher Training: Critérios de Avaliação e Avaliação das Aprendizagens, [Learning Assessment and Assessment Criteria] with a duration of 3h in AE Santiago do Cacém | ||
2021/10 - 2021/10 | Accredited Teacher Training: Ateliê de Critérios de Avaliação: Concetualizar, Repensar e Refazer, [Assessment Criteria Workshop: Conceptualize, Rethink and Redo] with a duration of 6h in AE Mosteiro e Cávado. | ||
2021/09 - 2021/09 | Accredited Teacher Training: A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility], with a duration of 25h in no AE D. Pedro I, Vila Nova de Gaia. | (Outros) | |
2021/09 - 2021/09 | Accredited Teacher Training: C791. A Inclusão, a Flexibilidade e a Avaliação [Inclusion, Flexibility and Assessment], with a duration of 6h in Escola Profissional de Tecnologia e Psicossocial do Porto | ||
2021/09 - 2021/09 | Accredited Teacher Training: Critérios de Avaliação [Assessment Criteria], with a duration of 15h in ACR-Fornelos, Guimarães | ||
2021/04 - 2021/06 | Accredited Teacher Training: A Avaliação e Autonomia e Flexibilidade Curricular [Assessment and Autonomy and Curricular Flexibility], with a duration of 25h in no AE Virgínia Moura, Guimarães. | (Outros) | |
2021/01 - 2021/06 | Accredited Teacher Training: "Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos" [Schools as learning communities - INCLUD-ED: For inclusion and success of all], with a duration of 25h in no AE de Santa Cruz da Trapa, Viseu. | "Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos" [Schools as learning communities - INCLUD-ED: For inclusion and success of all] (Outros) | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2021/01 - 2021/06 | Accredited Teacher Training: "Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos" [Schools as learning communities - INCLUD-ED: For inclusion and success of all], with a duration of 25h in no AE Santa Cruz da Trapa. | (Outros) | |
2021/02 - 2021/05 | Accredited Teacher Training: "Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos" [Schools as learning communities - INCLUD-ED: For inclusion and success of all], with a duration of 25h in no AE Virgínia Moura, Guimarães. | "Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos" [Schools as learning communities - INCLUD-ED: For inclusion and success of all] (Outros) | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2021/01 - 2021/05 | Accredited Teacher Training: "Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos" [Schools as learning communities - INCLUD-ED: For inclusion and success of all], with a duration of 25h in no AE Manoel de Oliveira, Porto. | "Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos" [Schools as learning communities - INCLUD-ED: For inclusion and success of all] (Outros) | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2021/02 - 2021/03 | Accredited Teacher Training: "Comunidades de Aprendizagem" [INCLUD-ED - Schools as learning communities], with a duration of 6h in AE S. Pedro da Cova, Gondomar. | "Comunidades de Aprendizagem" [INCLUD-ED - Schools as learning communities] (Outros) | CFAE Júlio Resende, Portugal |
2021/01 - 2021/03 | Accredited Teacher Training: "Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos" [Schools as learning communities - INCLUD-ED: For inclusion and success of all], with a duration of 25h in AE de Peniche, Peniche. | "Comunidades de Aprendizagem - INCLUD-ED: Pela inclusão e sucesso de todos" [Schools as learning communities - INCLUD-ED: For inclusion and success of all] (Outros) | Direção Geral da Educação, Portugal, Portugal |
2021/01 - 2021/02 | Accredited Teacher Training: "Desafios da Avaliação à Luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July], with a duration of 15h in AE de Mirandela, Mirandela. | "Desafios da Avaliação à Luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July] (Outros) | CFAE do Tua e Douro Superior, Portugal |
2021/01 - 2021/02 | Accredited Teacher Training: "Desafios da Avaliação à Luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July], with a duration of 15h in AE de Vila Flor, Vila Flor. | "Desafios da Avaliação à Luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July] (Outros) | CFAE do Tua e Douro Superior, Portugal |
2021/01 - 2021/01 | Accredited Leaders Training: As plataformas digitais e a reflexão pedagógica [Digital platforms and pedagogical reflection], with a duration of 6h for CFAE Ordem de Santiago schools'. | As plataformas digitais e a reflexão pedagógica [Digital platforms and pedagogical reflection] (Outros) | CFAE Ordem de Santiago, Portugal |
2020/11 - 2020/11 | Accredited Teacher Training: "A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular" [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility], with a duration of 25h for CFAE Guilhermina Suggia schools', Porto. | "A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular" [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility] (Outros) | CFAE Guilhermina Suggia, Portugal |
2020/11 - 2020/11 | Accredited Teacher Training: "Construção de DAC's" [Construction of Areas of Curricular Autonomy], with a duration of 2h in AE Júlio Martins, Chaves. | "Construção de DAC's" [Construction of Areas of Curricular Autonomy] (Outros) | CFAE do Alto Tâmega e Barroso, Portugal |
2020/11 - 2020/11 | Accredited Teacher Training: "Desafios da Avaliação à Luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July], with a duration of 15h in AE de Carrazeda de Ansiães, Carrazeda de Ansiães. | "Desafios da Avaliação à Luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July] (Outros) | CFAE do Tua e Douro Superior, Portugal |
2020/09 - 2020/10 | Accredited Teacher Training: "A avaliação das aprendizagens em contexto de autonomia e flexibilidade curricular: Estratégias de ação" [Learning assessment in the context of curriculum autonomy and flexibility: Action strategies], with a duration of 25h for Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho. | "A avaliação das aprendizagens em contexto de autonomia e flexibilidade curricular: Estratégias de ação" [Learning assessment in the context of curriculum autonomy and flexibility: Action strategies] (Outros) | Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2020/09 - 2020/09 | Accredited Teacher Training: "A Avaliação das Aprendizagens" [Learning Assessment], with a duration of 8h in Academia Santa Cecília, Lisbon. | "A Avaliação das Aprendizagens" [Learning Assessment] (Outros) | Academia Santa Cecília, Portugal |
2020/06 - 2020/07 | Accredited Teacher Training: "Desafios da Avaliação à luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de Julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July], with a duration of 15h in ES Augusto Gomes, Matosinhos. | "Desafios da Avaliação à luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de Julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July] (Outros) | CFAE Matosinhos, Portugal |
2020/06 - 2020/07 | Accredited Teacher Training: "A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular" [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility], with a duration of 25h in AE Padrão da Légua, Matosinhos. | "A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular" [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility] (Outros) | CFAE Matosinhos, Portugal |
2020/06 - 2020/07 | Accredited Teacher Training: "A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular" [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility], with a duration of 25h in Escola Artística Soares dos Reis, Porto. | "A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular" [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility] (Outros) | CFAE Guilhermina Suggia, Portugal |
2019/09 - 2020/07 | Accredited Leaders Training: "Inclusão, autonomia e flexibilidade curricular e inovação" [Inclusion, autonomy and curriculum flexibility and innovation], for schools of CFAE Francisco Holanda, Guimarães. | "Inclusão, autonomia e flexibilidade curricular e inovação" [Inclusion, autonomy and curriculum flexibility and innovation] (Outros) | CFAE Francisco Holanda, Portugal |
2020/05 - 2020/06 | Accredited Teacher Training: "Desafios da Avaliação à luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de Julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July], with a duration of 15h in AE de Perafita, Matosinhos. | "Desafios da Avaliação à luz do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de Julho" [Assessment Challenges in light of Decree-Law N.º 55/2018 of 6 July] (Outros) | CFAE Matosinhos, Portugal |
2020/02 - 2020/06 | Accredited Teacher Training: "Flexibilização e Integração curricular" [Curricular Flexibility and Integration], with a duration of 25h in AE D. Afonso III, Vinhais. | Flexibilização e Integração curricular" [Curricular Flexibility and Integration] (Outros) | CFAE Bragança Norte, Portugal |
2020/02 - 2020/02 | Accredited Teacher Training: A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility], with a duration of 6h in ES Camilo Castelo Branco, Vila Real. | A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility] (Outros) | ES Camilo Castelo Branco, Portugal |
2020/02 - 2020/02 | Accredited Teacher Training: "Flexibilização e Integração curricular" [Curricular Flexibility and Integration], with a duration of 25h in AE Emídio Garcia , Bragança. | "Flexibilização e Integração curricular" [Curricular Flexibility and Integration] (Outros) | CFAE Bragança Norte, Portugal |
2020/02 - 2020/02 | Accredited Teacher Training: "Flexibilização e Integração curricular" [Curricular Flexibility and Integration], with a duration of 25h in AE de Mogadouro , Mogadouro. | "Flexibilização e Integração curricular" [Curricular Flexibility and Integration] (Outros) | CFAE Bragança Norte, Portugal |
2019/11 - 2020/02 | Accredited Teacher Training: "Metodologia de Trabalho de Projeto e Profissionalidade Docente" [Project Work Methodology and Teaching Professionality], with a duration of 25h in AE Abel Salazar, Matosinhos. | Metodologia de Trabalho de Projeto e Profissionalidade Docente [Project Work Methodology and Teaching Professionality] (Outros) | CFAE Matosinhos, Portugal |
2019/11 - 2019/11 | Accredited Teacher Training: A Avaliação ao Serviço das Aprendizagens e do Ensino [Assessment in the Service of Learning and Teaching], with a duration of 6h in Academia Santa Cecília, Lisbon. | A Avaliação ao Serviço das Aprendizagens e do Ensino [Assessment in the Service of Learning and Teaching] (Outros) | |
2019/09 - 2019/11 | Accredited Teacher Training: "A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular" [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility], with a duration of 25h in AE José Domingos dos Santos, Matosinhos. | A Avaliação e a Autonomia e Flexibilidade Curricular [Assessment and Curricular Autonomy and Flexibility] | CFAE Matosinhos, Portugal |
2019/07 - 2019/07 | Accredited Teacher Training: "Metodologia de Trabalho de Projeto e Profissionalidade Docente" [Project Work Methodology and Teaching Professionality], with a duration of 25h in EB1 do Padrão, Matosinhos. | Metodologia de Trabalho de Projeto e Profissionalidade Docente" [Project Work Methodology and Teaching Professionality] (Outros) | CFAE Matosinhos, Portugal |
2019/07 - 2019/07 | Accredited Teacher Training: "Autonomia e flexibilidade Curricular: A planificação a partir da cooperação entre docentes de um Agrupamento/Escola Não Agrupada" [Curricular autonomy and flexibility: Planning based on cooperation between teachers in a group / non-group school], with a duration of 25h in ES João Gonçalves Zarco, Matosinhos. | Autonomia e flexibilidade Curricular: A planificação a partir da cooperação entre docentes de um Agrupamento/Escola Não Agrupada" [Curricular autonomy and flexibility: Planning based on cooperation between teachers in a group / non-group school (Outros) | CFAE Matosinhos, Portugal |
2019/07 - 2019/07 | Accredited Teacher Training: Refletir, Planificar e Avaliar à Luz da Autonomia e Flexibilidade Curricular [Reflect, Plan and Evaluate in the Light of Autonomy and Curricular Flexibility], with a duration of 15h, in AE Frazão, Paredes. | Refletir, Planificar e Avaliar à Luz da Autonomia e Flexibilidade Curricular [Reflect, Plan and Evaluate in the Light of Autonomy and Curricular Flexibility] (Outros) | Serviço de Educação Contínua - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal |
2019/05/14 - 2019/05/29 | Accredited Leaders Training: Estratégias de ensino-aprendizagem em sala de aula [Classroom teaching-learning strategies], with a duration of 35h (7h in Torres Vedras, 7h in Vendas Novas, 7h in Pombal and 14h in Porto) | Estratégias de ensino-aprendizagem em sala de aula [Classroom teaching-learning strategies] (Outros) | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2018/01 - 2018/07 | Accredited Teacher Training: Autonomia e Flexibilidade Curricular [Curricular Flexibility and Autonomy], with a duration of 25h in AE Frazão, Paredes. | Autonomia e Flexibilidade Curricular [Curricular Flexibility and Autonomy] (Outros) | Serviço de Educação Contínua - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal |
2018/06 - 2018/06 | Accredited Leaders Training: Metodologias de Trabalho Pedagógico e Estratégias de Ensino-Aprendizagem [Pedagogical Work Methodologies and Teaching-Learning Strategies], with a duration of 14h (7h in Porto and 7h in Lisbon) | Metodologias de Trabalho Pedagógico e Estratégias de Ensino-Aprendizagem [Pedagogical Work Methodologies and Teaching-Learning Strategies] (Outros) | Direção-Geral de Educação, Portugal |
2018/01 - 2018/02 | Accredited Teacher Training: "INCLUD_ED - Comunidades de Aprendizagem" [INCLUD-ED - Schools as learning communities], with a duration of 16h. | INCLUD_ED - Comunidades de Aprendizagem [INCLUD-ED - Schools as learning communities (Outros) | Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Companhia do Estudo mais de 150 voluntários | |
2023/12 - Atual | Papel das Universidades nas Escolas | |
2023/07 - Atual | P31, o programa desenvolvido para promover a brincadeira ao ar livre | |
2022/01 - Atual | Rádio Padrão: o projeto que ajuda a motivar os jovens a irem à escola | |
2020/09/30 - Atual | Páginas Soltas [Loose Pages] | Avaliação das Aprendizagens [Learning assessment] |