Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Leonor Magalhães Vale
Nomes de citação
- Vale, Teresa
- Teresa Leonor M. Vale
- Teresa Leonor Vale
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2915-C78B-97F5
- ORCID iD
- 0000-0003-1711-5245
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Italiano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/09/06 - 2018/09/07
Concluído
|
História, especialidade em História da Arte (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Aprovação por unanimidade |
1996 - 1999/07/23
Concluído
|
História da Arte (Doutoramento) (Doutoramento)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Importação de Escultura Italiana no Contexto das Relações Artístico-Culturais entre Portugal e Itália no Século XVII" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovação por unanimidade |
1991 - 1994
Concluído
|
Mestrado em História da Arte (Mestrado)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"A Capela de S. Gonçalo de Amarante na Igreja do Antigo Convento de S. Domingos de Benfica. Um Exemplo de Importação de Escultura
Italiana no Século XVII" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
1985 - 1989
Concluído
|
Licenciatura em História, variante de História da Arte (Licenciatura)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/12 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal | ||
2012/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2000 - 2008 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Pesquisa e Estudos Sociais, Portugal |
1993 - 2002 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Portugal |
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1991 - 1995 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Fundação Oriente, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Director do curso de Mestrado em História da Arte e Património, FLUL | Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal | ||
2018 - 2023 | Coordenador do Grupo de investigação ARS do ARTIS- Instituto de História da Arte, FLUL | Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal | ||
1997 - 2000 | Director de Unidade Orgânica | Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Portugal |
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/07 - Atual | Professor Auxiliar com agregação | Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007 - 2013 | Ourives e Escultores. A Ourivesaria Barroca Italiana em Portugal – Acervo, contexto, agentes e processos de importação.
SFRH / BPD / 34487 / 2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2004 - 2007 | Tumulária Portuguesa do Maneirismo e do Barroco. Surgimento, definição e difusão de tipologias morfológicas e programas iconográficos
SFRH/B PD/14987/2004
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05/16 | A Academia de Portugal em Roma ao tempo de D. João V: cronologia, espaço, funcionamento | Programa anual de Conferências da Academia Nacional de Belas-Artes
Academia Nacional de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/15 | “ainda não tive ocasião de fazer ver tudo por Frederico...” A obra de João Frederico Ludovice ourives em Portugal: um exercício de cripto-história da arte |
ARTIS – Instituto de História da Arte, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/20 | Crates, boxes and cases. The transport of works of sculpture and silver between Rome and Lisbon in the 18th century: travel, packing, reception | Simpósio Transporting Culture
Courtauld Institute, University of London (Londres, Reino Unido)
|
2022/06/04 | Le baroque au Portugal: modèles, transits, confluences |
Governo Francês (Fontainebleau, França)
|
2021/10/15 | L’interruzione dei rapporti diplomatici tra il Portogallo e la Santa Sede nel 1728: l’impatto sugli artisti e sulle opere in corso |
Pontificia Università di Roma (Roma, Itália)
|
2015/07/16 | Manuel Pereira de Sampaio (1691-1750) the last ambassador of John V in Rome: diplomat and collector | CHAM International Conference
CHAM (Lisboa, Portugal)
|
2013/09/06 | Italian Baroque Sculptors and Silver: “idea”, drawings and models. | The Eternal Baroque. Studies in Honour of Jennifer Montagu
The Wallace Collection (Londres, Reino Unido)
|
2012/05/19 | Em busca do “Bello Natural”. A influência da escultura italiana na obra de Machado de Castro | Congresso Internacional Machado de Castro, da Utilidade da Escultura
Universidade Autónoma (Lisboa, Portugal)
|
2012/01/13 | The Portuguese embassy’s palaces in Rome: na approach to the inventories of 1740 and 1750 | Inventories & Courtly Spaces
Palatium (International Network) (Sintra, Portugal)
|
2011/02/03 | Ercole Ferrata e il Portogallo: un scultore lombardo e il gusto di una committenza divisa tra Roma e Genova | Congresso Internacional. Ercole Ferrata (1610-1686). Da Pellio all’Europa
Associazione per la Protezione del Patrimonio Artistico e Culturale Valle Intelvi (Como, Itália)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - Atual | Coordenação Científica e Executiva: Colóquio Lisboa e os Estrangeiros | Lisboa dos Estrangeiros depois do Terramoto de 1755
(ARTIS-IHA, CHAM e GAL), Lisboa, a 13 e 14 de Março de 2014. (2014)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - Atual | Comissão Científica do Colóquio Internacional Os Dominicanos no Mundo Luso Hispânico, Sociedade de Geografia de Lisboa, de
23 a 26 de Julho de 2014. (2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2013 - Atual | Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Lisboa e os Estrangeiros | Lisboa dos Estrangeiros até ao Terramoto de 1755
(GAL e FCFA, com colaboração do ARTIS-IHA, FLUL, CHAM. IHA, FCSH da U. Nova), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa,
7 e 8 de Março de 2013. (2013)
Simpósio (Coorganizador)
|
|
2013 - Atual | Foi responsável científica (juntamente com Vítor Serrão) e coordenadora do I Curso Livre de Artes Decorativas, organizado pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujas 8 sessões decorreram entre 17 de Outubro e 5 de Dezembro de 2013. (2013) | |
2011 - Atual | Coordenação Científica e Executiva do Colóquio de História, História da Arte e Literatura Diplomacia e Transmissão Cultural
(FCFA com a colaboração do ARTIS-IHA, FLUL e IHA, FCSH, U. Nova), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 9, 10 e 11 de
Novembro de 2011. (2011)
Simpósio (Coorganizador)
|
|
2010 - Atual | Coordenação Científica e Executiva do Colóquio de História da Arte Portugal, a Europa e o Oriente. Circulação de modelos,
artistas e obras (FCFA com a colaboração do ARTIS-IHA, FLUL e IHA, FCSH, U. Nova) Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa,
25 a 27 de Março de 2010. (2010)
Simpósio (Coorganizador)
|
|
2008 - Atual | Coordenação Científica e Executiva das Jornadas sobre A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa, cuja Comissão Científica
integrou igualmente (GAL, FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 7 e 8 de Maio de 2008. (2008)
Outro (Coorganizador)
|
|
2008 - Atual | Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Lisboa e a Festa. Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna
cuja Comissão Científica integrou igualmente (GAL e FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 12 a 14 de Novembro
de 2008. (2008)
Simpósio (Coorganizador)
|
|
2007 - Atual | Coordenação Científica e Executiva da Jornada sobre Pintura e Escultura em Igrejas e Palácios de Lisboa, cuja Comissão Científica
integrou igualmente (GAL e FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 3 de Maio de 2007. (2007)
Outro (Coorganizador)
|
|
2007 - Atual | Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Lisboa e as Ordens Religiosas, cuja Comissão Científica integrou igualmente
(GAL e FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 7 a 9 de Novembro de 2007. (2007)
Simpósio (Coorganizador)
|
|
2006 - Atual | Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa, cuja Comissão Científica integrou igualmente
(GAL e FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 3 e 4 de Novembro de 2006. (2006)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2009 - 2009 | Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Internacional de História da Arte A Escultura em Portugal. Da Idade Média ao
início da Idade Contemporânea: história e património (FCFA, com a colaboração do ARTIS-IHA, FLUL e IHA, FCSH, U. Nova, Palácio
dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 12 a 14 de Março de 2009. (2009)
Simpósio (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/05/28 - 2019/05/28 | Participou no programa anual de Conferências da Academia Nacional de Belas-Artes, no dia 28 de Maio de 2019, com a conferência:
Desenho, pintura, gravura e escultura: a circulação de modelos como diálogo no barroco. Em torno de uma pia de água benta
genovesa do Palácio Nacional de Queluz.
Conferência
|
Desenho, pintura, gravura e escultura: a circulação de modelos como diálogo no barroco. Em torno de uma pia de água benta
genovesa do Palácio Nacional de Queluz
Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa, Portugal
|
2018/10/01 - 2018/10/03 | Participou no colóquio Dinâmicas do Património Artístico. Circulação, transformações e diálogos - organizado pelo ARTIS-Instituto
de História da Arte, FLUL, que teve lugar na FLUL, de 1 a 3 de Outubro de 2018 – com a comunicação A viagem múltipla. A circulação
da obra e da sua representação no contexto das encomendas artísticas do Portugal joanino: da concepção à recepção.
Congresso
|
A circulação da obra e da sua representação no contexto das encomendas artísticas do Portugal joanino: da concepção à recepção,
Colóquio Dinâmicas do Património Artístico. Circulação, transformações e diálogos
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/06/19 - 2018/06/19 | Participou no programa anual de Conferências da Academia Nacional de Belas-Artes, no dia 19 de Junho de 2018, com a conferência:
Obras do ourives Thomas Germain (1673-1748) para dois cardeais portugueses: um escritório e uma escudela pertencentes às colecções
do Museu do Louvre.
Conferência
|
Obras do ourives Thomas Germain (1673-1748) para dois cardeais portugueses: um escritório e uma escudela pertencentes às colecções
do Museu do Louvre
Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa, Portugal
|
2018/05/09 - 2018/05/09 | Participou no VIII Ciclo de Conferências Luso-Italianas. 500 anos da Fundação da Igreja de Nossa Senhora do Loreto de Lisboa,
promovido pelo Istituto Italiano di Cultura e pelo CHAM da Universidade dos Açores e Universidade Nova de Lisboa, Lisboa,
9 de Maio de 2018, com a conferência: “che sarà cosa curiosissima e delle piu belle”. A escultura barroca da igreja do Loreto.
Conferência
|
“che sarà cosa curiosissima e delle piu belle”. A escultura barroca da igreja do Loreto, VIII Ciclo de Conferências Luso-Italianas.
500 anos da Fundação da Igreja de Nossa Senhora do Loreto de Lisboa
Istituto di Cultura Italiano di Lisboa, Portugal
|
2018/04/16 - 2018/04/16 | Proferiu, a convite da Direcção da Academia das Ciências de Lisboa, a conferência Sobretudo Roma mas também Paris: a origem
das obras de ourivesaria importadas no reinado de D. João V, integrada no ciclo de conferências “O apogeu do Império visto
através da ourivesaria”, na Academia das Ciências, Lisboa, 16 Abril 2018.
Conferência
|
Sobretudo Roma mas também Paris: a origem das obras de ourivesaria importadas no reinado de D. João V,ciclo de conferências
“O apogeu do Império visto através da ourivesaria”,
Academia das Ciências de Lisboa, Portugal
|
2018/03/27 - 2018/03/27 | Proferiu, a convite do Cônsul do Nobil Collegio e Università degli Orefici dell’Alma Città di Roma, a conferência Argenti
del Settecento Romano per il Re di Portogallo: la collezione della cappella di San Giovanni Battista, integrada no Ciclo de
Conferências em Honra de Anna Bulgari Calissoni, Igreja de S. Eligio, Roma, 27 Março 2018
Conferência
|
Ciclo de Conferências em Honra de Anna Bulgari Calissoni |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/05 | Os interiores na obra de Aurélia de Sousa: a voz do mobiliário
Orientador
|
Joana Fernandes Correia (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/01/31 | Os revestimentos em azulejo do Palácio da Calheta, em Lisboa
Orientador
|
Rodrigo José Ramos de Oliveira Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/12/12 | A fortaleza da Torre Velha da Caparica. Um estudo monográfico da fundação aos nossos dias: uma história de múltiplas conversões
Presidente do júri
|
Cátia Cristina Custódio Martinho (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/28 | A multiplicidade da apreciação estética: o falso e os seus metamorfismos
Presidente do júri
|
Ana Catarina Barata da Silva Félix (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/22 | Da educação à mediação participativa. Relatório de estágio curricular no Museu Calouste Gulbenkian
Presidente do júri
|
Mariana Casimiro Coelho dos Santos Roque (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/14 | A repercussão da cultura de massas finissecular na obra inicial de Henri Toulouse-Lautrec,
Presidente do júri
|
Tomás Mexia Gorjão (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/04/28 | As representações de arquitectura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
Presidente do júri
|
Mariana Mota (Mestrado) |
2023/04/12 | Temas gregos em espelhos etruscos: o caso de Menerva
Presidente do júri
|
Catarina Madeira (Mestrado) |
2022/12/16 | Estágio no Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém: Contributos para a Valorização Patrimonial do Legado de D. Manuel I, nos
500 Anos da sua Morte
Presidente do júri
|
Giovanni Giorgetti (Mestrado) |
2022/12/07 | ¿¿ (Namban): Mais do que Bárbaros. A arte como testemunho de um encontro cultural
Presidente do júri
|
Rafaela Figueiredo (Mestrado) |
2022/11/11 | A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição
Presidente do júri
|
Maria Marques (Mestrado) |
2022/11/10 | Marfins de Morsa na Europa Medieval (séculos IX ao XII)
Presidente do júri
|
Rebeca Baptista (Mestrado) |
2022/11/09 | A coleção de manuscritos iluminados de Sir Francis Cook. Catalogação e análise no âmbito do projeto ORION - Coleções e Colecionadores
de Arte em Portugal
Presidente do júri
|
Diogo Almeida (Mestrado) |
2022/10/26 | Vilegiatura em Sintra (1860-1918). Um retrato da sociedade elegante e das suas vivências em cenários arquitetónicos e artísticos
através da imprensa da época
Presidente do júri
|
Daniela Silvestre (Mestrado) |
2022/06/08 | Ourivesaria Religiosa Espanhola de Importação em Portugal (1580-1640)
Orientador
|
Nuno Grancho (Doutoramento) |
2022/05/23 | Escadarias de Aparato na Corte de Lisboa no século XVIII: manifestações de poder e riqueza no Antigo Regime. O caso do Real
Edifício de Mafra
Orientador
|
João Simões (Doutoramento) |
2022/05/13 | Memorabilia Landiana: a intervenção de Antônio José Landi na Igreja de Santo Alexandre em Belém do Pará
Vogal
|
Mateus Nunes (Doutoramento) |
2022/04/06 | Inventário, catalogação e estudo dos azulejos da igreja de S. Lourenço, matriz de Alhos Vedros
Presidente do júri
|
Margarida Capelo (Mestrado) |
2022/01/14 | O património azulejar do mosteiro de São Vicente de Fora – inventário, catalogação e estudo dos claustros inferiores
Orientador
|
Patrícia Rodrigues (Mestrado) |
2021/12/13 | Olha-me e segue-me. Perspectivas sobre a representação do género feminino na arte portuguesa entre 1880-1930
Orientador
|
Maria da Luz Pinheiro (Mestrado) |
2021/11/10 | O Mobiliário na Iluminura Medieval Ibérica: Séculos XII-XIV
Presidente do júri
|
Marta Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/02/12 | Estágio Curricular no Departamento de Ourivesaria e Joalharia do Museu Nacional de Arte Antiga
Orientador
|
Inês Maria Pereira Fonseca (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/01/22 | A Presença da Ordem de Cristo na Joalharia Honorífica Barroca Portuguesa. Study Cases do Acervo do Museu Nacional de Arte
Antiga
Orientador
|
Ana Alexandra Veríssimo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/03/11 | Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Rafaela
Sofia Vicente Xavier – cuja dissertação tinha por tema Catalogação de azulejos hispano-mouriscos em Portugal: o palácio Nacional
de Sintra como estudo de caso -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 11 de Março de 2020
Presidente do júri
|
Rafaela Sofia Vicente Xavier (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/01/21 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património do Lic. Paulo
Ricardo Lourenço Marques – cujo relatório de estágio tinha por tema Gestão patrimonial nas várias áreas de actuação no Palácio
Nacional de Mafra -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 21 de Janeiro de 2020.
Arguente
|
Paulo Ricardo Lourenço Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/12/03 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Débora Maria Barreira Monteiro – subordinada
ao tema Viagens Históricas. História e atualização do conceito e práticas de História ao Vivo (1986-2019) – cujas provas públicas
decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 3 de Dezembro de 2019, tendo o candidato obtido a aprovação
com a classificação de 17 valores.
Orientador
|
Débora Maria Barreira Monteiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/11/26 | Foi Orientadora do Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Susana Maria
Nogueira dos Santos Valente – subordinado ao tema A Azulejaria Portuguesa e Holandesa – os azulejos do Palácio Melo em Lisboa
como study case – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 26 de Novembro de 2019,
tendo o candidato obtido a aprovação com a classificação de 15 valores.
Orientador
|
Susana Maria Nogueira dos Santos Valente (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/06/18 | Integrou o júri – na qualidade de vogal - das provas públicas de Doutoramento em História na especialidade de História da
Arte do Lic. Lécio Manuel da Cruz Leal, cuja dissertação tinha por tema Preceitos para uma Arte Edificante. Pintura e gravura
na corte josefina através da obra de António Joaquim Padrão, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 18 de Junho
de 2019.
Vogal
|
Lécio Manuel da Cruz Leal (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/03/13 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Ana Rita Gomes Costa – subordinada ao
tema As Antas-Capelas em Portugal: pré-existências, tipologias, cristianização e formas de expressão artística – cujas provas
públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 13 de Março de 2019, tendo o candidato obtido a aprovação
com a classificação de 16 valores
Orientador
|
Ana Rita Gomes Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/03/13 | Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património do Lic. Ricardo
Miguel Oliveira Duarte – cuja dissertação tinha por tema Azulejaria de Exterior em Sintra. História, arte, tipologias -, na
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 13 de Março de 2019.
Presidente do júri
|
Ricardo Miguel Oliveira Duarte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/01 | Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Mariana
Correia Penedo dos Santos – cuja dissertação tinha por tema A Renovação oitocentista da Capela do paço Ducal de Vila Viçosa.
Programas, protagonistas e materiais -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 8 de Janeiro de 2019.
Presidente do júri
|
Mariana Correia Penedo dos Santos (Mestrado) |
2019/01 | Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Cátia
Sofia de Jesus Quirino – cujo relatório de estágio tinha por tema “A Castro” – organização, inventariação e análise de um
painel de azulejos do Conservatório Nacional. Apoio ao desenvolvimento de protótipo de aplicação interativa para suporte ao
restauro de azulejaria -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 15 de Janeiro de 2019.
Presidente do júri
|
Cátia Sofia de Jesus Quirino (Mestrado) |
2018/12 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Rita
Alexandra Conceição Constantino – cujo relatório de estágio tinha por tema Museu Benfica-Cosme Damião: a arte da conquista
-, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 11 de Dezembro de 2018.
Arguente
|
Rita Alexandra Conceição Constantino (Mestrado) |
2018/12 | Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Marta
Sofia Guerreiro dos Santos – cujo relatório de estágio tinha por tema A conservação preventiva no acervo de mobiliário do
Museu de Lisboa: critérios e práticas -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 17 de Dezembro de 2018.
Presidente do júri
|
Marta Sofia Guerreiro dos Santos (Mestrado) |
2018/12 | Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Sara
Costa Monteiro – cujo relatório de estágio tinha por tema À Mesa Real no Palácio Nacional da Pena e no Chalet da Condessa
d’Edla: Contributo para duas exposições -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 17 de Dezembro de 2018.
Presidente do júri
|
Sara Costa Monteiro (Mestrado) |
2018/02 | Integrou o júri – na qualidade de vogal – das provas públicas de Doutoramento da Mestre Lúcia Maria Rodrigues Marinho – subordinada
ao tema Santa Teresa de Jesus na Azulejaria e na Pintura do Século XVIII – na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
a 28 de Fevereiro de 2018.
Vogal
|
Lúcia Maria Rodrigues Marinho (Doutoramento) |
2016/09 | Integrou o júri – na qualidade de vogal – das provas públicas de Doutoramento – da Mestre Raquel Maria da Silva Fernandes
David – subordinada ao tema A Ação Cultural de Fausto Queirós Guedes, 2º Visconde de Valmor (1837-1898) e o Prémio Valmor
de Arquitetura (1902-1943) – na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 19 de Setembro de 2016.
Vogal
|
Raquel Maria da Silva Fernandes David (Doutoramento) |
2016/07 | Integrou o júri – na qualidade de vogal – das provas públicas de Doutoramento da Mestre Fátima Auxiliadora Justiniano – subordinada
ao tema As Imagens da paixão de Cristo da Procissão do Triunfo, das Veneráveis Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Carmo
no Brasil – na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 26 de Julho de 2016.
Vogal
|
Fátima Auxiliadora Justiniano (Doutoramento) |
2016/06 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Doutoramento da Licenciada Rita Sofia Carlos da Fonseca,
cuja dissertação tinha por tema A ourivesaria da prata em Lisboa no período rococó (1750-1777). Os mestres e as obras – na
Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto, 20 de Junho de 2016.
Arguente
|
Rita Sofia Carlos da Fonseca (Doutoramento) |
2015/12 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Maria do Céu Pereira Mateus de Medeiros – subordinada ao tema O Mobiliário
na Pintura do Século XVII em Portugal – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
a 1 de Dezembro de 2015, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de 17 valores.
Orientador
|
Maria do Céu Pereira Mateus de Medeiros (Mestrado) |
2015/12 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Cristina Edite da Conceição Henriques Marques da Costa Cardoso – subordinada
ao tema Igreja de S. Bartolomeu. Retábulos Colaterais em Madeira – tecnologias de construção e princípios regentes de reabilitação
– cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 2 de Dezembro de 2015, tendo a candidata
obtido a aprovação com a classificação de 17 valores.
Orientador
|
Cristina Edite da Conceição Henriques Marques da Costa Cardoso (Mestrado) |
2015/12 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Carma Maria Alves Quejas Gil – subordinada ao tema A Pintura de Temática
mariana do Pintor Bento Coelho da Silveira, na Igreja de S. Bartolomeu da Charneca em Lisboa – cujas provas públicas decorreram
na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 10 de Dezembro de 2015, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação
de 17 valores.
Orientador
|
Carma Maria Alves Quejas Gil (Mestrado) |
2015/04 | Foi Orientadora da Dissertação de Doutoramento da Lic. Sara Morais Saraiva de Andrade – subordinada ao tema O Panteão Familiar
e a adopção do vocabulário clássico-renascentista no panorama da escultura tumular portuguesa: o exemplo da capela dos Ataídes
no antigo convento de Santo António da Castanheira – cujas provas públicas decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa a
20 de Abril de 2015, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom com Distinção e Louvor (18 valores)
por maioria.
Orientador
|
Sara Morais Saraiva de Andrade (Doutoramento) |
2015/02 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte Moderna e Contemporânea da
Lic. Lurdes Maria Neves Marques Pinto - cuja dissertação tinha por tema A Leitão & Irmão (1877-1897) e as Joias da Família
Real Portuguesa -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 27 de Fevereiro de 2015.
Arguente
|
Lurdes Maria Neves Marques Pinto (Mestrado) |
2014/06 | Integrou o júri – na qualidade de vogal - das provas públicas de Doutoramento em História na especialidade de História da
Arte da Mestre Cristina Maria Ribeiro da Silva Ramos e Horta, cuja dissertação tinha por tema Manuel Mafra (1831-1905) e as
Origens da Cerâmica Artística das Caldas da Rainha, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 11 de Junho de 2014.
Vogal
|
Cristina Maria Ribeiro da Silva Ramos e Horta (Doutoramento) |
2013/05 | Integrou o júri – na qualidade de vogal - das provas públicas de Doutoramento em História na especialidade de Arte, Património
e Restauro da Mestre Susana Cavaleiro Ferreira Nobre Gonçalves, cuja dissertação tinha por tema A Arte do Retrato em Portugal
no Tempo Barroco (1683-1750). Conceitos, tipologias e protagonistas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 16
de Maio de 2013.
Vogal
|
Susana Cavaleiro Ferreira Nobre Gonçalves (Doutoramento) |
2013/03 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Doutoramento em História da Arte Portuguesa da Mestre
Lília Paula Teixeira Ribeiro, cuja dissertação tinha por tema A arquitectura neopalladiana portuense: o Hospital de Santo
António (1769-1832), na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1 de Março de 2013.
Arguente
|
Lília Paula Teixeira Ribeiro (Doutoramento) |
2012/12 | Integrou o júri – na qualidade de vogal - das provas públicas de Doutoramento em História Moderna Cultural e das Mentalidades
do Mestre Paulo Esmeraldo Catarino Lopes, cuja dissertação tinha por tema Visões da Europa nas Memórias de um Fidalgo de Chaves
(1510-1517). Sociedade, quotidiano e poder num manuscrito inédito do século XVI, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
da Universidade Nova, Lisboa, 18 de Dezembro de 2012.
Vogal
|
Paulo Esmeraldo Catarino Lopes (Doutoramento) |
2011/12 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História Moderna da Lic. Andreia Sofia V.
Martins Nunes – cuja dissertação tinha por tema A Infanta D. Maria de Portugal (1527-1545) e as Festas do Renascimento –,
na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Dezembro 2011.
Arguente
|
Andreia Sofia V. Martins Nunes (Mestrado) |
2011/06 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em Conservação e Reabilitação de Interiores da
Lic. Inês Nobre Félix Bento Vieira - cuja dissertação tinha por tema A Capela de São José: subsídios para o seu estudo, conservação,
salvaguarda e valorização -, na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Junho
de 2011.
Arguente
|
Inês Nobre Félix Bento Vieira (Mestrado) |
2011/06 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado do Lic. Nuno Alexandre da Cruz Grancho – subordinada ao tema A Extinção dos Conventos
na Antiga Diocese Elvense: o exemplo histórico-artístico de S. Domingos de Elvas – cujas provas públicas decorreram na Faculdade
de Letras da Universidade de Lisboa em Junho de 2011, tendo o candidato obtido a aprovação com a classificação de 17 valores.
Orientador
|
Nuno Alexandre da Cruz Grancho (Mestrado) |
2011/06 | Foi Orientadora da Dissertação de Doutoramento da Mestre Maria João Pacheco Ferreira – subordinada ao tema Os Têxteis Chineses
em Portugal nas Opções Decorativas Sacras de Aparato (Séculos XVI-XVIII) – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de
Letras da Universidade do Porto em Junho de 2011, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom por
Unanimidade.
Orientador
|
Maria João Pacheco Ferreira (Doutoramento) |
2010/07 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro da Lic.
Célia Nunes Santos Pereira - cuja dissertação tinha por tema A Arte na Igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa
(1389/1755) – contributos para o seu estudo cripto-histórico -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Julho
de 2010.
Arguente
|
Célia Nunes Santos Pereira (Mestrado) |
2004/07 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Sandra Patrícia Antunes Ferreira da Costa – subordinada ao tema Real Fábrica
do Santíssimo Coração de Jesus à Estrela – cujas provas públicas decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa, em Julho de
2004, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom (19 valores) e tendo o trabalho sido posteriormente
publicado como Sandra Costa SALDANHA, Real Fábrica do Santíssimo Coração de Jesus à Estrela, Lisboa, Livros Horizonte, 2008.
Orientador
|
Sandra Patrícia Antunes Ferreira da Costa (Mestrado) |
2003/12 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte do Lic. Fernando dos Santos
Antunes - cuja dissertação tinha por tema Calvário. Ciclo da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Estudo do Conjunto de
Esculturas em Madeira Policromada do Altar-mor da Igreja do Convento de S. Francisco de Tomar -, na Universidade Lusíada de
Lisboa, em Dezembro de 2003.
Arguente
|
Fernando dos Santos Antunes (Mestrado) |
2003/06 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte do Lic. José Maria Macedo
Rodrigues - cuja dissertação tinha por tema Francisco Franco. Contributo para a Escultura Portuguesa na Primeira Metade do
Século XX -, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Junho de 2003.
Arguente
|
José Maria Macedo Rodrigues (Mestrado) |
2003/01 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Ana Paula de Jesus Lopes Gaspar – subordinada ao tema Uma Colecção de Escultura
Italiana, da Segunda Metade do Século XIX, no Museu do Palácio Nacional da Ajuda – cujas provas públicas decorreram na Universidade
Lusíada de Lisboa, em Janeiro de 2003, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Bom (16 valores).
Orientador
|
Ana Paula de Jesus Lopes Gaspar (Mestrado) |
2002/11 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Maria João Pacheco Ferreira – subordinada ao tema As Alfaias Litúrgicas
Sinoportuguesas – cujas provas públicas decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa, em Novembro de 2002, tendo a candidata
obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom (19 valores) e tendo o trabalho sido posteriormente publicado como: Maria
João Pacheco FERREIRA, As Alfaias Bordadas Sinoportuguesas, Lisboa, Universidade Lusíada Editora, 2007.
Orientador
|
Maria João Pacheco Ferreira (Mestrado) |
2002/07 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Sílvia Maria C. N. Amaral da Silva Ferreira – subordinada ao tema A Talha
Dourada do Altar-mor da Igreja de Santa Catarina em Lisboa. A Intervenção do Entalhador Santos Pacheco – cujas provas públicas
decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa, em Julho de 2002, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de
Muito Bom (18 valores) e tendo o trabalho sido posteriormente publicado como: Sílvia FERREIRA, A Igreja de Santa Catarina.
A Talha da Capela-Mor, Lisboa, Livros Horizonte, 2008.
Orientador
|
Sílvia Maria C. N. Amaral da Silva Ferreira (Mestrado) |
2002/06 | Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Maria João Fontes Pereira Coutinho – subordinada ao tema Os Embutidos Marmóreos
do Retábulo da Capela dos Lencastres do Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa – cujas provas públicas decorreram na
Universidade Lusíada de Lisboa, em Junho de 2002, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom (18
valores); trabalho sido posteriormente publicado como: Maria João Pereira COUTINHO, O Convento de S. Pedro de Alcântara. A
Capela dos Lencastres, Lisboa, Livros Horizonte, 2006
Orientador
|
Maria João Fontes Pereira Coutinho (Mestrado) |
2000/06 | Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte do Lic. Nuno Fernando Pires
- cuja dissertação tinha por tema O Escultor Artur Gaspar dos Anjos Teixeira -, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Junho
de 2000
Arguente
|
Nuno Fernando Pires (Mestrado) |
2000/06 | Integrou o júri das provas públicas de Mestrado em História da Arte da Lic. Maria do Carmo Pimenta de Vasconcelos e Sousa
Lino, cuja dissertação tinha por tema As Artes Decorativas na Obra de Raul Lino -, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Julho
de 2000.
Vogal
|
Maria do Carmo Pimenta de Vasconcelos e Sousa Lino (Mestrado) |
2000/05 | Integrou o júri das provas públicas de Mestrado em História da Arte do Lic. Sérgio de Oliveira e Sá, cuja dissertação tinha
por tema Os Santeiros da Maia no Último Ciclo da Escultura Cristã em Portugal -, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Maio
de 2000
Vogal
|
Sérgio de Oliveira e Sá (Mestrado) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | RIHA Journal, Journal of the International Association of Research Institutes in the History of Art | International Association of Research Institutes in the History of Art |
2022 - Atual | Historia 396 | Instituto de Historia de la Pontificia Universidad Catolica de Valparaíso (Chile) |
2022 - Atual | Philostrato. Revista de Historia da Arte | Instituto Moll, Madrid |
2022 - Atual | Estrema. Revista interdisciplinar de humanidades | Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2020 - Atual | Revista de Historia Moderna. Anales de la Universidad de Alicante | Universidad de Alicante (Espanha) |
2017 - Atual | Arte y Patrimonio. Revista de la Asociación para la Investigación de la Historia del Arte y del Patrimonio Cultural “Hurtado Izqierdo” | Universidad de Córdoba |
2017 - Atual | Análise Social | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa |
2015 - Atual | ARTis On | ARTIS-Instituto de História da Arte, FLUL |
2014 - Atual | Revista de Artes Decorativas | CITAR, Universidade Católica do Porto |
2013 - Atual | Cadernos do Arquivo Municipal | Câmara Municipal de Lisboa |
2012 - Atual | ArcheoArte | Dipartimento di Scienze Archeologiche e Storico-Artistiche da Università degli Studi de Cagliari (Itália) |
2023/10 - 2023/11 | LER História | ISCTE |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2016 - 2016 | Integrou, enquanto avaliadora, o Painel de Avaliação de História da Arte e Museologia do Concurso de Bolsas Individuais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Consultora Científica do Tesouro Real | Palácio da Ajuda (desde 2018 até ao presente). Tendo, nessa qualidade, desempenhado tarefas concernentes à generalidade do museu e específicas quanto a dois núcleos: 8. Ofertas Diplomáticas e 9. Capelas Reais. O trabalho desenvolvido no desempenho de tais funções correspondeu à concepção de conteúdos (materializada, nomeadamente, na redacção de textos de sala e de catálogo), selecção de obras e abordagem museológica e museográfica das mesmas. | |
2015 - Atual | Tem facultado consultoria científica no âmbito da história da arte a diversos museus e palácios, designadamente: Museu do Louvre (Paris), J.P. Getty Museum (Los Angeles), Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa), Palácio Nacional de Queluz (Queluz), Palácio Nacional de Mafra (Mafra), Palácio Nacional de Sintra (Sintra), Palácio Nacional da Pena (Sintra), Casa-Museu Medeiros e Almeida (Lisboa). |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Metodologias da História da Arte | Licenciatura de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa | |
2019 - Atual | Arte do Barroco e do Rococó | Licenciatura em História da Arte | |
2019 - Atual | Arte do Barroco e do Rococó em Portugal | Licenciatura em História da Arte | |
2018 - Atual | Seminário de História das Artes Decorativas | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - Atual | Estudos de História das Artes Decorativas | (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - 2020 | Arte da Antiguidade Tardia e Islâmica | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2013 - 2019 | Artes Decorativas | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2013 - 2019 | Estudos de Arte do Maneirismo e do Barroco | (Mestrado) | |
2014 - 2015 | Metodologia da História da Arte | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2013 - 2014 | Arte Medieval (Portugal) | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - 2013 | Introdução aos Métodos Laboratoriais | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - 2013 | Técnicas de Inventário de Património Artístico | (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017/01 - Atual | Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa | Académica |
2011 - 2017 | Associação Portuguesa de Historiadores de Arte | Membro da Direcção. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional Francisco de Holanda (1517/18-1584): arte e teoria no Renascimento
europeu (ARTIS-IHA, FLUL e CIEBA, FBAUL), Fundação Calouste Gulbenkian e Biblioteca Nacional de Portugal, 22 e 24 de Novembro
de 2018.
Membro
|
|
2018 - Atual | Membro da Comissão Científica do Terra Sancta Museum, Jerusalém (desde 2018 até ao presente). Tendo a seu cargo o estudo do núcleo de obras de arte oferecidas por Portugal à Terra Santa. | |
2017 - Atual | É, desde 2017, membro do Comité Científico de Arte y Patrimonio. Revista de la Asociación para la Investigación de la Historia del Arte y del Patrimonio Cultural “Hurtado Izqierdo”, Universidad de Córdoba. | |
2017 - Atual | Membro do Comité Científico de Arte y Patrimonio. Revista de la Associación para la Investigación de la Historia del Arte y del Patrimonio Cultural “Hurtado Izqierdo”, Universidad de Córdoba | |
2015 - Atual | Integrou a Comissão Científica do Colóquio do Arquivo Municipal de Lisboa: Um Acervo para a História II, que teve lugar no Teatro Aberto, Lisboa, de 18 a 20 de Março de 2015. | |
2015 - Atual | Integrou a Comissão Científica do Colóquio Robbiana. Esculturas della Robbia em Portugal – história, arte e laboratório que decorreu no auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, a 29 de Maio de 2015. | |
2015 - Atual | É, desde 2015, membro do Conselho Editorial de ARTis On, publicação electrónica do ARTIS-Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. | |
2014 - Atual | É, desde 2014, membro do Conselho Científico da Revista de Artes Decorativas, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. | |
2013 - Atual | É, desde 2013, membro do Conselho Editorial de Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património, publicação do Instituto de História da Arte-Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. | |
2013 - Atual | É, desde 2013, membro do Conselho Científico da publicação Cadernos do Arquivo Municipal (2ª Série), da Câmara Municipal de Lisboa. | |
2013 - Atual | É, desde 2013, membro do Conselho Científico Externo da Revista de História da Arte, do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. | |
2013 - 2014 | Foi, entre 2013 e 2014, membro do Conselho Editorial de Cadernos de História da Arte, publicação electrónica do Instituto de História da Arte-Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
Distinções
Título
2017 | Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes de Lisboa |
Outra distinção
2014 | Medalha de honra da Università e Nobil Collegio degli Orafi Argentieri dell’Alma Città di Roma |