Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Paula Monteiro
Nomes de citação
- Monteiro, Ana Paula
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2A1D-2A30-39EB
- ORCID iD
- 0000-0002-4082-1474
- Scopus Author Id
- 54888917400
Endereços de correio eletrónico
- apmonteiro@utad.pt (Profissional)
Moradas
- Edifício do Pólo I da ECHS Quinta de Prados , 5000-801,, Vila Real, Vila Real, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/10/15 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2004 - 2011 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2000 - 2003 | Assistente (Docente Universitário) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal |
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal | ||
2000 - 2003 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal | ||
1994 - 1999 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal |
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/06 - Atual | Vice-diretora do 1º ciclo em Psicologia | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | ||
2017/06 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2017 - 2023 | Membro da Comissão de Estágios ( Serviço Social, 1º Ciclo) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2019/05 - 2020 | Vogal da Direcção de Curso de Serviço Social (1º ciclo) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2017 - 2019 | Membro da Comissão de Curso da licenciatura em Serviço Social | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2011/02 - 2013/06 | Vice-diretora do 1º ciclo em Psicologia | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2007 - 2009 | Representante dos docentes não doutorados no Conselho Pedagógico da licenciatura emServiço Social | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
1998 - 1999 | Vice-coordenadora da Licenciatura em Psicologia Organizacional | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004 - 2004 | Formação profissional | Avalforma - Formação e Consultoria, Portugal |
Avalforma - Formação e Consultoria, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Educação e Desenvolvimento Moral pelas Vozes da Comunidade: Um outro olhar sobre Cidadania e Desenvolvimento
Investigador
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Pré-impressão |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09 | Ciberabuso no namoro: Que relação com o ciúme romântico numa amostra de estudantes universitários? |
(Coruña, Espanha)
|
2023/06 | Relação entre bullying, comportamentos parentais e sintomatologia depressiva numa amostra de adolescentes em contexto desportivo: Que relação? |
Observatório Desporto, Educação, Comunidades (ODEC), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do
Porto (Porto, Portugal)
|
2023/05/26 | Adição às Redes Sociais, Bem-estar Psicológico e Fear of Missing Out em Estudantes Universitários |
Instituto Piaget Viseu (viseu, Portugal)
|
2023 | How is moral development in middle school? Adaptation and validation of Community voices and character education to Portuguese context | European Conference on Educational Research, ECER 2023
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
|
2023 | Citizenship and Development: The Process of Building and Implementing a Teacher Training Plan | European Conference on Educational Research. ECER 2023,
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
|
2022/07 | Promover comportamentos pró-ambientais em adolescentes: Uma reflexão sobre o potencial da Teoria dos Valores- Identidade-Normas pessoais | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Associação Portuguesa de Psicologia (Vila Real, Portugal)
|
2022/05 | Relação no uso de Emoticons/Emojis com Empatia: uma investigação com estudantes universitários | XIV EIRI (Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2022/04/27 | Gestão de Conflitos na Escola. Algumas ideias para a construção de um clima escolar positivo |
Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu – Visprof (Portugal)
|
2022/03 | Adição às Redes Sociais e Fear of Missing Out | I Jornadas Nacionais de Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, NUPSI (Vila Real, Portugal)
|
2022 | Lidar com a Indisciplina na escola. | Lidar com a Indisciplina na escola. Ciclo de Debates 2022
FENPROF (Portugal)
|
2021/11 | Gestão de Conflitos - Inteligência Emocional em Contexto Escolar | 19.º Encontro Digital - Webinares Encontro Digital, Leya |
2021/03/06 | Uso problemático da Internet na pandemia | Por Trás da Pandemia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2021 | Cyberbullying: uma forma de violência na Era Digital | |
2020/09/24 | A Relação entre os Estilos de Gestão de Conflito Professor-Aluno e a Personalidade. | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPE20)
(Portugal)
|
2020/09/24 | Propriedades psicométricas da escala European Cyberbullying Intervention Project Questionnaire (ECIPQ) numa amostra de adolescentes. | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPE20)
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2019/10/26 | Gestão de Conflitos na Escola | I Congresso de Gestão e Inovação em Saúde Escolar
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda (ESS IPG) (Guarda, Portugal)
|
2019/04/25 | Adição à internet e caraterísticas de personalidade: Um estudo com estudantes universitários portugueses | 7th International Congress of Educational Sciences and Development.
Universidad de Granada
|
2019/04/25 | Adição à internet e relação com autoestima e hábitos de utilização com alunos do ensino secundário | 7th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
|
2019/03/26 | Mobbing | IV Jornadas de Economia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2019/02/22 | Relação entre inteligência emocional e gestão do conflito em sala de aula | I Congresso Internacional em Inteligência Emocional.
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/02/22 | Inteligência emocional e estilos de gestão de conflitos numa autarquia | I Congresso Internacional em Inteligência Emocional
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/02/06 | Gestão Construtiva de Conflitos na Escola | II Seminário Internacional de Serviço Social na Escola: perspetivas cruzadas sobre a investigação e intervenção do serviço
social em contextos escolares.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila real, Portugal)
|
2019/02 | Conflitos em contexto de saúde: um instrumento de avaliação de estilos de gestão de conflito | I Congresso Internacional em Inteligência Emocional.
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/09 | Gerir o conflito na relação professor-aluno: uma questão de inteligência emocional. Comunicação integrada no Simpósio “O que nos diz a Psicologia sobre gestão de conflitos, negociação e mediação?” | 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
|
2018/06/23 | Influência da Inteligência Emocional na Gestão do Conflito Interpessoal Professor-Aluno | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
|
2018/06/23 | O estudo da relação entre personalidade e estilos de gestão de conflitos dos professores. | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal , Portugal)
|
2018/06 | A perceção dos conflitos pelos alunos e o clima de escola | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
|
2017/09 | Personalidade e estilos de gestão de conflitos: um estudo com professores | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/09 | O impacto das lideranças na gestão de conflitos, entre alunos, na escola | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/09 | Inteligência emocional na gestão da disciplina em sala de aula | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, , Portugal)
|
2017/09 | Adaptação e validação da escala de gestão de conflitos entre professores-alunos | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/09 | Eficácia negocial na gestão de conflitos nas escolas: algumas variáveis pessoais e. Escolares | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/05/27 | Prós e Contras das Relações Interpessoais na Internet | IV Jornadas para Pais e Educadores, II Encontro de Saúde Escolar
Unidade de Cuidados na Comunidade de Mateus e Câmara Municipal de Vila Real (Vila Real, Portugal)
|
2017/04/06 | Versão portuguesa de uma escala de avaliação da tendência para o rumor/boato | XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2017 | A influência da perceção dos conflitos no clima de escola | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
UNIV. DO MINHO E UNIV. DA CORUNHA (Braga, Portugal)
|
2016/10/29 | Gestão Construtiva de Conflitos na Escola. | Conferência integrada no âmbito das Comemorações dos 65 anos da ASA
Editora ASA (Portugal)
|
2016/05 | Inteligência emocional em contexto educativo | VII Jornadas Pedagógicas – O Professor faz a diferença no desempenho escolar. |
2015/11/05 | Conflitos em contexto de educação e saúde: um instrumento de avaliação de estilos de gestão de conflito (integrada no Painel Gestão Construtiva de Conflitos na Educação e na Saúde) | 3º Congresso da APASD- Associação para a Segurança dos Doentes
Uni Universidade Fernando Pessoa. (Porto, Portugal)
|
2015/07/18 | Mediação de Conflitos na Escola: Uma reflexão | 2º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015/04/11 | Gestão da indisciplina na sala de aula | VI Jornadas pedagógicas: o professor faz a diferença no desempenho escolar
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2015 | Construção e validação de um Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola | 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Diversidade e Educação: Desafios Atuais
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ISPA (Lisboa, Portugal)
|
2014/11/14 | Motivação para o voluntariado | I Jornadas de Cidadania e Voluntariado
Bombeiros Voluntários de Vila Real- Cruz Verde ( Vila Real, Portugal)
|
2014/09/13 | Conflitos interpessoais e ambiente em sala de aula: Um estudo exploratório | 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/ IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa, Portugal)
|
2014/03/29 | Prevenir e gerir a indisciplina na sala de aula | V Jornadas pedagógicas: o professor faz a diferença no desempenho escolar
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2014 | Influência do autoconceito académico na eficácia negocial: estudo realizado com o QENCE | IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / II Congresso da Ordem dos Psicólogos
(Lisboa, Portugal)
|
2013/10/12 | Gestão construtiva de conflitos na escola | IV Jornadas pedagógicas: o professor faz a diferença no desempenho escolar
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2013/09/12 | Clima na Escola e Táticas de Gestão de Conflito - Estudo Realizado no Norte de Portugal | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/09 | Resolução de Conflitos e Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Análise Exploratória | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/06 | A Importância da Inteligência Emocional nos Estilos de Gestão de Conflitos | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Aveiro, Portugal)
|
2012 | Gestão de Conflitos em Contexto Educativo: a Mediação Escolar | III Jornadas pedagógicas: o professor faz a diferença no desempenho escolar
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. (Vila Real, Portugal)
|
2011/11/15 | O Papel do Género na Resolução do Conflito | II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia Qualidade de Vida... Vidas de Qualidade
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2011/06 | Relações entre Gestão de Conflito e Fatores de Personalidade (comunicação integrada no Painel nº 11 - Construir a Paz no Trabalho) | Congresso Internacional “Construir a Paz”
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
2010/01 | Conflitos na Escola. Escola EB23 de Gandarela de Basto. Conferência promovida pela Escola EB23 de Gandarela de Basto. | Conflitos na Escola- Conferência
Escola EB23 de Gandarela de Basto. (Portugal)
|
2009/11 | Gestión del conflicto y factores de personalidad. Integrada no Simpósio: “Resolución de conflictos, negociación y mediación” | XI Congreso Nacional de Psicología Social
Universitat Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha)
|
2007 | Construcción de un inventário de Negociación (Integrada no Simpósio: “Conflicto, Negociación y Mediacion”) | X Congreso Nacional de Psicología Social, Un encuentro de perspectivas
Universidad de Cádiz, Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales. (Cádiz, Espanha)
|
2005 | Eficácia Negocial e Características de Personalidade | II Jornadas de Psicologia no Instituto Superior Jean Piaget – Viseu
Instituto Superior Jean Piaget – Viseu (Viseu, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11 - Atual | Características psicológicas das comunidades migrantes luso venezuelana, venezuelana, luso brasileira e brasileira residentes
em Portugal
Coorientador
|
|
2023/10 - Atual | Associação entre ciberabuso, vinculação amorosa, ciúme, expansão do eu e inclusão do outro no eu
Orientador
|
|
2023/10 - Atual | Associação entre estilos de parentalidade na Internet, uso da Internet, phubbing e
relação pais-filhos
Orientador
|
|
2023/10 - Atual | Perspetiva Temporal, Regulação Emocional e Uso das Tecnologias em Adolescentes do Ensino Secundário
Orientador
|
Mestrado em Psicologia -Especialização em Psicologia Clínica (Mestrado) |
2022/10 - Atual |
Associação entre Pensamento Crítico, Nomofobia, Adição ao Instagram e Phubbing em estudantes universitários
Orientador
|
|
2022/02 - Atual | Adolescents pro-environmental behavior: associations with Values-Identity-Personal Norm Theory, Personality and Emotional
Intelligence
Orientador
|
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Psicoloxía, Espanha
|
2022 - Atual | Ciberabuso no namoro, hostilidade, ciúme e autoestima em estudantes universitários
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado) |
2019/10 - Atual | Relação da vitimização no ciberabuso no namoro com o sexo, a duração da relação, a autoestima e o uso de substâncias em estudantes
universitários
Orientador
|
Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018/11 - Atual | Relação no uso de Emoticons/Emojis com Personalidade e Empatia
Orientador
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/10 - 2024/06/17 | Inteligência emocional, conflito nos relacionamentos românticos e satisfação com a vida amorosa
Orientador
|
Mestrado Em Psicologia- especialização em Psicologia da Educação e Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/11 - 2024 | Associação entre o ciberabuso no namoro, assédio sexual online, personalidade e solidão
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/10 - 2024 | A relação entre o Bullying e Cyberbullying, inteligência emocional, e empatia em adolescentes
Orientador
|
Mestrado em Psicologia - Especialização em Psicologia da Educação e Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 - 2023 | Ciberabuso no Namoro, Ciúme Romântico, Utilização Problemática da Internet e Redes Sociais nos Estudantes Universitários
Orientador
|
Mestrado em psicologia (Mestrado) |
2018/10 - 2021/04 | Eficácia Negocial, Competências Sociais e Autoestima em alunos do Ensino Secundário
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018 - 2020/07/21 | Intervenção social junto de mães e pais de filhos e filhas LGBTI
Coorientador
|
Mestrado em Serviço Social
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
|
2018/09 - 2020/02 | A relação entre os estilos de gestão de conflito Professor-Aluno, a Personalidade e a Gestão de Eficácia em Sala de Aula
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação e Desenvolvimento (Mestrado) |
2019/10 - 2020 | Adição à Internet e relação com Inteligência Emocional, Bem-estar Psicológico e Rendimento Académico
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018 - 2020 | Gestão de Conflitos em Residências Universitárias: Estilos de gestão de conflito, Valores e Estados Emocionais Mestranda:
Mestrado em Psicologia da Educação (UTAD).
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017 - 2020 | Cyberbullying: Variáveis Pessoais e Escolares, Autoestima e Depressão
Orientador
|
|
2017/11/04 - 2019/04/04 | Adição à Internet, Personalidade e Ajustamento Emocional
Orientador
|
Mestrado em PSICOLOGIA CLÍNICA (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 - 2019 | Relações Interpessoais na Internet: um Estudo com Adolescentes
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2018 | Influência da Inteligência Emocional na Gestão do Conflito entre Professor-Aluno
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 - 2017 | Gestão de Conflitos na Escola: Um Caso no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2017 | O impacto da gestão de conflitos no clima de escola. A perspetiva dos alunos
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2017 | O impacto das Lideranças na Gestão de Conflitos, entre alunos, na Escola
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2014 | A Perceção dos Professores face à Importância da Família e da Escola no Desenvolvimento do Aluno com Deficiência Mental
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | Perceção dos professores sobre a ocorrência de bullying
Orientador
|
psicologia da educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2013 | A importância da inteligência emocional nos estilos de gestão de conflitos
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2011 - 2013 | A influência da assertividade nos estilos de gestão de conflito. Estudo exploratório numa amostra de professores
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Educação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2011 - 2012 | A influência da Extroversão e do Neuroticismo na eficácia negocial numa amostra de professores
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2011 - 2012 | Relatório de estágio curricular, Mestrado em Psicologia da Educação. Local de estágio: Câmara Municipal de Vila Real.
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014/11/28 - Atual | “Temas de Gestão construtiva de conflitos" (2014/11/28 - 2014/11/28)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da Comissão Organizadora do 7º Fórum da Saúde Mental subordinado ao tema “Saúde Mental é um Direito Universal de todos”,
(iniciativa promovida pelo Município de Vila Real, CHTMAD, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pelo Núcleo
Distrital de Vila Real da EAPN|EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza). (2023/10/31 - 2023/10/31)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Município de Vila Real, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da Comissão Científica das II Jornadas Nacionais de Psicologia da UTAD, que teve lugar na Universidade de Trás-os-Montes
e Alto Douro (2023/03/13 - 2023/03/15)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2022 - 2022 | Integrou a Comissão Organizadora do XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes
e AltoDouro, em Vila Real, nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2022.
(2022/06/20 - 2022/06/22)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2019/05/29 - 2019/05/29 | Violência Doméstica
(2019/05/29 - 2019/05/29)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2019/05/15 - 2019/05/22 | Técnicas de Intervenção na Demência (2019/05/15 - 2019/05/22)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2019/05/08 - 2019/05/08 | “Á Conversa com Isabel Rama sobre Mediação Familiar em casais do mesmo sexo" (2019/05/08 - 2019/05/08)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2019/04/24 - 2019/04/26 | Simpósio "Escola e Internet: Reflexões e Questões Atuais" ( Organizador Convidado no 7th International Congress of Educational
Sciences and Development) (2019/04/24 - 2019/04/26)
Simpósio (Outra)
|
Fundación General Universidad de Granada Empresa, Espanha |
2019/03/26 - 2019/03/27 | I Jornadas de Psicologia da UTAD (2019/03/26 - 2019/03/27)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2019/03/13 - 2019/03/13 |
“Técnicas de Detecção da Mentira” (3ª edição)
(2019/03/13 - 2019/03/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica do II Seminário Internacional de Serviço Social na Escola: perspetivas cruzadas sobre a investigação
e intervenção do serviço social em contextos escolares, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. (2019/02/06 - 2019/02/07)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
|
2018/12/12 - 2018/12/12 | "Técnicas de Comunicação Persuasiva” (3ª edição) (2018/12/12 - 2018/12/12)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/06/21 - 2018/06/23 | Simpósio Escola e conflito: Perspetivas e questões atuais (Organizadora Convidada. 6th International Congress of Educational Sciences and Development) (2018) | Universidad de Granada, Espanha Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2018/04/18 - 2018/04/18 | Técnicas de Deteção de Mentira (2018/04/18 - 2018/04/18)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2018/04/18 - 2018/04/18 | “Técnicas de Deteção da Mentira” (1ª edição)
(2018/04/18 - 2018/04/18)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/03/21 - 2018/03/21 | “Técnicas de Comunicação Persuasiva” (2ª edição) horas). Vila Real, , 21 de março, 2018.
(2018/03/21 - 2018/03/21)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017/11/15 - 2017/11/15 | Técnicas de Comunicação Persuasiva(1ª edição) (2017/11/15 - 2017/11/15)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017/09/06 - 2017/09/08 | Conflitos e Escola: desafios atuais. Simpósio integrado no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(2017)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2017/09/06 - 2017/09/08 | "Conflitos e Escola: problemas e oportunidades”, Simpósio integrado no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (2017) | Universidade do Minho, Portugal |
2015/07/17 - 2015/07/18 | “Gestão Construtiva de Conflitos na Educação e na Saúde “, Simpósio integrado no 2º Congresso Internacional de Psicologia,
Educação e Cultura (2015)
Simpósio (Coorganizador)
|
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal |
2013/06/20 - 2013/06/22 | Novas Abordagens à Gestão de Conflitos em Diferentes Contextos: Investigação e Práticas, Simpósio integrado no VIII Simpósio
Nacional de Investigação em Psicologia (2013/06/20)
Simpósio (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal |
2013/06/20 - 2013/06/22 | Pensar o Papel das Caraterísticas Individuais e Pessoais na Gestão de Conflitos; Simpósio integrado no VIII Simpósio Nacional
de Investigação em Psicologia (2020)
Simpósio (Coorganizador)
|
Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal |
2012/05/12 - 2012/05/19 | Jornadas Pedagógicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: O professor faz a diferença no desempenho escolar (2012)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2011/11/07 - 2011/11/08 | Congresso Investigadores em Psicologia: spin-offs e desafios profissionais em tempos de crise (2011)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/01/28 - 2022/01/28 | Competências de Gestão Construtiva de Conflitos
Encontro
|
|
2017/09/06 - 2019/09/08 | Coordenou a Mesa 10 da Área Temática 2 - Conflitos e Mediação no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/03/25 - 2019/03/26 | Moderadora nas I Jornadas de Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Outro
|
I Jornadas de Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/02/06 - 2019/02/07 | Moderadora no II Seminário Internacional de Serviço Social na Escola: perspetivas cruzadas sobre a investigação e intervenção
do serviço social em contextos escolares
Seminário
|
II Seminário Internacional de Serviço Social na Escola: perspetivas cruzadas sobre a investigação e intervenção do serviço
social em contextos escolares.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016/10/19 - 2019 | Moderadora no Seminário “Mobbing- Assédio moral no trabalho”
Seminário
|
Mobbing- Assédio moral no trabalho
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018 - 2018 | Apresentação do livro Trabalho Informal em Luanda da autoria de Simão Samba integrado no I Seminário Internacional de Serviço
Social na Escola
Seminário
|
I Seminário Internacional de Serviço Social na Escola
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017/09/06 - 2017/09/08 | Coordenou a Mesa 9 da Área Temática 2 - Conflitos e Mediação no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/03/10 - 2017/03/10 | Moderadora da mesa Gestão de Conflitos nas Escolas e Docência – Por uma Cultura de Paz no I Colóquio sobre “O Estado da Arte”
da Gestão de Conflitos em Portugal
Outro
|
Colóquio sobre “O Estado da Arte” da Gestão de Conflitos em Portugal
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | A influência do ciúme romântico na relação íntima: Uma análise das possíveis discrepâncias do ciúme romântico entre relações
heterossexuais e relações homossexuais
Arguente principal
|
Ana Júlia Brito Vieira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023/12/11 | Gestão de Conflitos e Inteligência Emocional no Contexto Inclusivo: Estudo sobre a Atuação de Setores Multiprofissionais na
Educação
Arguente
|
Mariana Aparecida de Oliveira Rosa (Mestrado) |
2023/11/10 | Temperamento, diferenciação emocional e bullying numa amostra de crianças do 1º ciclo
Arguente principal
|
Daniela Soraia Pereira Miranda do Nascimento (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2023/10/31 | Perceções das equipas Técnica e Educativa sobre autonomia em Casas de Acolhimento Residencial para Crianças e Jovens
Arguente
|
Silvia Andreia da Silva Cancujo (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
|
2023/10/30 | A comunidade contra o Bullying
Arguente principal
|
Maria Teixeira de Melo da Cunha (Mestrado)
Instituto Superior de Serviço Social do Porto, Portugal
|
2023/06/23 | Papel dos Traços de Personalidade e da Inteligência Emocional no Capital Próprio Intraempreendedor dos Profissionais de Organizações de Saúde | MARIA ASSUNÇÃO BESSA NETO (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Associação Portuguesa de Estudantes de Agricultura, Portugal
|
2023/06/21 | Maus Tratos a Crianças e Jovens: Risco Psicossocial
Arguente principal
|
Maria João da Fonte Alves (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023/03/15 | Adição às Redes Sociais, Personalidade e Bem - Estar Psicológico em Estudantes Universitários
Orientador
|
Sílvia Marina Agrela Andrade (Mestrado) |
2023/03/14 | Influência dos Afetos dos Colaboradores e do Feedback do Coordenador na Innovativeness e no Comportamento Inovador, mediada
pelo Work Engagement - Profissionais dos Cuidados de Saúde Primários
Arguente
|
Elvira Maria Freitas Ferreira Miranda (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 | Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos em Atletas de Formação na modalidade de Futebol com idades entre os 15 e os 19
anos
Arguente principal
|
Tiago Manuel Teixeira da Costa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023 | Educar filhos com Perturbação do Espectro Autista: um olhar parental sobre empatia e gestão construtiva de conflitos
Arguente
|
Marcella Rosenblatt (Mestrado) |
2022/12/07 | A influência do mobbing na intenção de saída entre os enfermeiros
Arguente
|
Odete Sandra Moreira Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022/12/07 | A Partilha de Conhecimento nos Enfermeiros: A influência do Capital Psicológico, Suporte Organizacional e dos Sistemas de
Tecnologia e Informação
Arguente
|
Ricarda Manuela Barbosa Faria (Mestrado) |
2022/11/15 | Violência entre irmãos, crueldade contra animais e estilos parentais: Que relação com a psicopatia?
Arguente
|
Patrícia Catarina Monteiro de Queiroz (Mestrado) |
2022/07/13 | Procedimentos Psicoterapêuticos Aplicados ao Tratamento de Problemas Psicológicos Associados ao Comportamento Criminal: Abordagens
de Investigação Descritiva no Rastreamento da Realidade
Presidente do júri
|
Bárbara Freitas Chyczij (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/07/13 | A Qualidade do Relacionamento Professor-Aluno: Relação com os Traços Psicopáticos e Competências Sociais em Crianças
Presidente do júri
|
Inês Borges de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/07/04 | A Relação entre Indisciplina e Insucesso Escolar/Académico dos Alunos, sobre uma Escola de Fortaleza-Ceará-Brasil
Vogal
|
Jacira Medeiros de Camelo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022/06/28 | Relações entre a autoestima e a vinculação ao pai, à mãe e aos pares, em adolescentes dos 15 aos 18 anos
Arguente principal
|
Cátia Isabela Oliveira Santos (Mestrado) |
2022/01/19 | A Unidade de Intervenção Tática (UIT) do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE): Uma Análise dos Últimos Vinte
Anos
Arguente principal
|
Mário Trad Rosner da Motta (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021/12/16 | "Perceção de Stresse e Vulnerabilidade Face à Pandemia COVID-19"
Arguente
|
Fátima Maria Ferreira Vaz Redondo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021/12/13 | O Conflito Interno Vivido pela Família a Partir da Notícia da Deficiência
Arguente principal
|
Paula Soutello Araújo Finkelstein (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021/09/23 | Cyberbullying, Ideação Suicida, Solidão e Comunicação entre Pais-Filhos numa Amostra de Adolescentes e Jovens Adultos Portugueses
Arguente
|
Mónica Cristina Pinto Pereira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021/09/09 | Perceções sobre as Estratégias e Táticas Mais Utilizadas Num Processo Negocial do Setor Bancário Português de Concessão de
Crédito à Habitação
Arguente
|
Ricardo Andrade Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
|
2021/09/07 | Mediações nas transições paradigmáticas: o hábito, o conflito e o reconhecimento
Arguente
|
Carlos Humberto Fortes Antunes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/03/12 | O Assistente Social no contexto escolar em territórios de baixa densidade
Arguente principal
|
Jorge Luís Anjos da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021 | Gestão de Conflitos em Residências Universitárias: Estilos de gestão de conflito, Valores e Estados Emocionais
Orientador
|
Catarina Sofia Lourenço Correia Batista (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021 | Ciberabuso no namoro, a autoestima, e o uso de substâncias, em estudantes do Ensino Superior
Vogal
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021 | Gestão de Conflitos no Contexto Educacional de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais: Estudo na Escola Estadual Coelho
Neto
Arguente
|
Rosemeire da Silva Alencar (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2020/07/21 | "Traços de Psicopatia em Jovens Agressores de Bullying”
Arguente
|
Maria Beatriz Pereira Lopes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2020/07/06 | Indisciplina e Práticas Educativas: Um Estudo de Caso no Agrupamento de Escolas Alfa
Arguente principal
|
Fernando Valentim Ferreira de Sousa (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2020/01/21 | A influência dos estilos cognitivos e do comportamento inovador no intraempreendedorismo e outputs da inovação dos profissionais
de saúde nos CSP
Arguente
|
Cândido Manuel Montes Lopes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
|
2020 | Cyberbullying: Variáveis Pessoais e Escolares, Autoestima e Depressão
Orientador
|
Daniela Mendes Fonseca (Mestrado) |
2020 | Funcionamento Familiar, Regulação Emocional e Assertividade na Adolescência
Presidente do júri
|
Raquel Carvalho Medeiros (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019 | Influência da Violência Familiar no Percurso Desenvolvimental dos Adolescentes
Arguente principal
|
Jacinto de Almeida Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019 | Os efeitos das relações no trabalho no bem-estar afetivo, engagement e burnout dos terapeutas ocupacionais
Arguente principal
|
Rita Alexandra Amendoeira Morais (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019 | Condutas desviantes e violência interparental numa amostra de adolescentes portugueses
Arguente principal
|
Ana Lúcia Moreira Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 | Regulação Emocional, Violência no Namoro e Solidão em Estudantes Universitários com e sem Irmãos
Arguente
|
Ana Bela Alves Florença (Mestrado) |
2019 | O sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em Portugal: Presença ou ‘ausência’ de assistentes sociais nas Comissões
de Proteção de Crianças e Jovens em risco
Presidente do júri
|
Cristiana Costa Soares (Mestrado) |
2019 | Os afetos na adolescência: A sua relação com a socialização parental e com a resolução de conflitos na fratria
Arguente principal
|
Ana Maria Ferreira de Sousa (Mestrado) |
2019 | A intervenção do Serviço Social no âmbito dos Problemas Ligados ao Álcool
Presidente do júri
|
Rui Miguel Guerreiro dos Santos Parreira (Mestrado) |
2019 | Narrativas de Adolescentes Institucionalizadas: Perceções e Vivências Sobre a Institucionalização
Arguente principal
|
Joana Filipa Ferreira Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
|
2019 | Participação no júri de ” Adição à Internet, Personalidade, e Ajustamento Emocional
Orientador
|
Manuel Catalão de Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019 | Relações Interpessoais na Internet: um Estudo com Adolescentes
Orientador
|
Arminda Correia Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018/11/22 | A indisciplina na sala de aula no primeiro ciclo no distrito de Bragança
Arguente
|
Alfredo José Ramos Ruano (Doutoramento) |
2018/11/04 | A psicopatia e comportamentos de agressão em adolescentes e jovens adultos
Arguente principal
|
Marisa Isabel Pimpão Carneiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018/10/24 | “Influência da Inteligência Emocional na Gestão do Conflito entre Professor-Aluno”
Vogal
|
Maria Sabina Nunes Valente (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018 | O Assistente Social no Papel Mediador Escolar: Os Tipos de Papéis Assumidos na Prática Profissional
Presidente do júri
|
Dário Jorge Mendonça (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
|
2018 | Adição à Internet: Relação com a Sintomatologia Psicopatológica e a Personalidade
Arguente
|
Luís Afonso Moita Barros Ferreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018 | “As Narrativas das Famílias e dos Jovens sobre o Trabalho das Equipas Técnicas dos Lares de Infância e Juventude na Reunificação
Familiar”
Presidente do júri
|
José Alberto Raquel Borges (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
|
2017 | Modus Operandi de Jovens Agressores Sexuais: Implicações para a Avaliação e Intervenção Clínica
Arguente principal
|
Andreia Isabel Leite da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016/02/03 | Diferenças de género nos comportamentos de agressão praticados por adolescentes
Arguente principal
|
Lara Luís Falcão Marcos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 | Funcionamento Familiar, Práticas disciplinares e Táticas de Resolução de conflitos na Fratria: A perspetiva de Pais e Filhos
Arguente principal
|
Joana Sofia Lopes de Carvalho (Mestrado) |
2016 | Estimação de magnitude de graus de generosidade veiculados por comportamentos pró-sociais M, Universidade de Trás - os -Montes
e Alto Douro
Arguente
|
Soraia Eugénia de Moura Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015/06/23 | Estudio del liderazgo en la enfermería del Servicio Galego de Saúde (SERGAS) de atención especializada, y su relación con
los comportamientos de los trabajadores: Un estudio transversal y multicéntrico mediante el Multifactor Leadership Questionnaire
(MLQ) y el Job Diagnostic Survey (JDS)”
Arguente principal
|
Sandra Vidal Martínez (Doutoramento) |
2015 | Fatores Determinantes da Eficácia em Mediação Familiar
Arguente principal
|
Carla dos Anjos Lopes Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Psicoloxía, Espanha
|
2015 | Compromisso organizacional e estilos gestão de conflitos na organização escolar: Uma abordagem de associação e de comparação
em contexto escolar público e privado
Arguente
|
Alexandra Maria Ribeiro Mateus (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 | Gestão Construtiva de Conflitos em Contexto de Saúde: Estudo numa Unidade de Saúde Familiar da Zona Centro de Portugal
Arguente
|
Ana Karina Valente de Almeida. (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Violência Familiar no Comportamento de Agressores Escolares Graves
Arguente
|
Joana Raquel Teixeira de Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 | Mulheres Empreendedoras: a produção de artesanato típico do Ceará
Arguente
|
Hortência Maria Cavalcante Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia Sociologia e Gestão, Portugal
|
2014 | A Contribuição da Liderança Feminina nas Estratégias de Gestão
Arguente principal
|
Mabel Correia Marques Theophilo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 | A Perceção dos Professores face à Importância da Família e da Escola no Desenvolvimento do Aluno com Deficiência Mental
Orientador
|
Paulo Guilherme Valadão Coelho Rocha de Macedo. (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 | Estudo sobre a criatividade e a liderança: resultados de uma análise qualitativa
Arguente principal
|
Elisabete Aparecida Alves (Mestrado) |
2014 | Conflict Management in the Workplace: Case Study of Centro Comunitário S. Cirilo (CCSC)
Arguente principal
|
Orekeke Pascal Ahamefula (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Conflitos interparentais, psicopatologia, ideação suicida em adolescentes e jovens adultos: o papel dos pares
Arguente
|
Diana Patrícia Morgado Lopes. (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 | O Conflito interparental, Rendimento escolar e Autoestima dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Ana Filipa Alves (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 | Estudo sobre a criatividade e a liderança: resultados de uma análise qualitativa
Arguente
|
Elisabete Aparecida Alves (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Bullying – Estudo de prevalências e relação com psicopatia
Arguente
|
Sandra Isabel Pinto Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 | A universidade e os primeiros anistas: Um estudo de caso
Arguente
|
Cassandra Catrina Gonçalves Mineiro (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2013 | Eficácia Negocial, Marketing e Vendas: Alguns resultados de um estudo na multinacional Hilti Ag
Arguente principal
|
Luís Gabriel Rocha Macedo da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
|
2013 | A influência da assertividade nos estilos de gestão de conflito. Estudo exploratório numa amostra de professores
Orientador
|
Andreia Mónica Aires Claudino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2013 | “Plasticidade Cognitiva de Esquemas Mentais: Efeitos de um Programa Sócio-Cognitivo de Intervenção em Grupos de Pares em
Redes Sociais Escolares” Doutoramento em Psicologia (Arguente Principal).
Arguente
|
Débora Elijah (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2013 | “Perceção dos professores sobre a ocorrência de bullying
Orientador
|
Sandra Pires (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2013 | A importância da inteligência emocional nos estilos de gestão de conflitos Mestrado em Psicologia da Educação,
Orientador
|
Daniela Alexandra de Oliveira Maciel (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2012 | As competências do negociador comercial de serviços 2012.
Arguente principal
|
Ana Luísa Alves Carvalho da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
|
2012 | Re/Conhecimento das Vantagens da Mediação Face ao Sistema Jurídico Tradicional”, 2012. ,
Arguente principal
|
Eulália Patrícia de Sousa Gomes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2012 | A influência da Extroversão e do Neuroticismo na eficácia negocial numa amostra de professores
Orientador
|
Cristina Maria Martins Afonso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2011 | Ideação Suicida e Fatores: Estudo realizado numa amostra da População Universitária
Presidente do júri
|
Adelino António Gonçalves Pereira. (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2011 | A Empatia e os Padrões de Vinculação em Estudantes Universitários: Um Estudo Comparativo
Presidente do júri
|
Edith Pires Martins. (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2011 | Escalonamento de gravidade dos comportamentos de stalking
Presidente do júri
|
Lorrene Coutinho de Assunção (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | SPSSI's (Society of Psychological Study of Social Issues) Society 2023 Transforming Our World: Using Research and Action to Address (In)Visible Wounds | Denver Colorado |
2023 - 2023 | SPSSI's (Society of Psychological Study of Social Issues) Society 2023Transforming Our World: Using Research and Action to Address (In)Visible Wounds Denver Colorado. Arbitragem Científica ra comunicações, simpósios e poster (25 a | |
2020/06/26 - 2020/06/28 | SPSSI's 2020 Summer Conference, Denver Colorado | Denver Colorado |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Children | MDPI |
2023 - Atual | Psicoperspectivas (0717-7798) | |
2022 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação (IE) da Universidade do Minho (UM). |
2022 - Atual | Children and Youth Services Review (0190-7409) | elsevier |
2022/08 - 2022/09 | International Environmental Research Public Health (1661-7827) | MDPI |
2022 - 2022 | CES Psicología (CES PSICO) (2011-3080) | Universidad CES |
2022 - 2022 | Configurações (1646-5075) | Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Revista Docência do Ensino Superior (2358-6338) | Universidade Federal de Minas Gerais |
2022 - 2022 | Sustainability (2071-1050) | |
2021 - 2021 | Revista Ibero-americana de Educação (e-ISSN: 1982-5587) | |
2021 - 2021 | Arquivos Brasileiros de Psicologia (0100-8692 ) | |
2020/06 - 2020/07 | Revista Brasileira de Gestão de Negócios - RBGN (1806-4892) | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado |
2020 - 2020 | International Journal of Research in Education and Science (2148-9955 ) | |
2019 - 2019 | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2386-7418) | Universidade da Coruña: Servizo de Publicacións Universidade do Minho |
2017 - 2019 | Basic and Applied Social Psychology (0197-3533) | Taylor & Francis |
2017 - 2019 | Revista Portuguesa de Investigação Educacional ( 1645-4006 ) | Universidade Católica Portuguesa |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Consultoria em Mediação Escolar: Elaboração do Plano de Formação de Mediação de conflitos na escola- Formação para alunos e Supervisão da Formação (Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia e Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar- PIICIE, Régua) | |
1998 - 1998 | Consultora no módulo “Motivação “no inPME2 – Programa de Formação e Intervenção em PME’s (realizado no NERBA- Associação Empresarial da Região de Bragança.): Elaboração de Diagnóstico Motivacional; Diagnóstico de Políticas de Recursos Humanos e Propostas de Intervenção | |
1996 - 1997 | Consultora no módulo “Motivação “no inPME – Programa de Formação e Intervenção em PME’s (realizado no NERBA- Associação Empresarial da Região de Bragança.): Elaboração de Diagnóstico Motivacional; Diagnóstico de Políticas de Recursos Humanos e Propostas de Intervenção |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Psicologia do Conflito, Negociação e Mediação (3º ano da licenciatura em Psicologia) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/01/22 - Atual | Lidar com a Diversidade nas Organizações | Plano de Soft Skills da UTAD (4º edição) (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018 - Atual | Psicologia Social (1 ciclo em Ciências da Comunicação). | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2016 - Atual | Psicologia das Organizações | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2015 - Atual | Competências Comunicacionais, Negociação e Mediação em Serviço Social | (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2015 - Atual | Liderança e Gestão de Pessoas | Gestão dos Serviços de Saúde (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2004 - Atual | Psicologia Social ( 1ª Ciclo Psicologia) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2004 - Atual | Psicologia Social (Licenciatura em Serviço Social) | Serviço Social (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2019 - 2020 | Seminário de projeto em psicologia clínica/Seminário de projeto em psicologia da educação e do desenvolvimento | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2019/11/13 - 2019/11/13 | Gestão de equipas, conflitos e liderança | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/11/07 - 2018/11/08 | Saber gerir boatos e rumores nas organizações | Plano de Soft Skills da UTAD (5º edição) (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018/07/05 - 2018/07/12 | "Gestão de conflitos em contexto educativo II". Formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Continua (CCPFC/ACC-88620/16) para Professores dos Ensinos Básicos e Secundários. Modalidade Oficina de formação. | (Outros) | |
2018/02/15 - 2018/04/19 | Gestão de conflitos em contexto educativo II. Formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Continua (CCPFC/ACC-88620/16 para Professores dos Ensinos Básicos e Secundários. | ||
2017 - 2018 | Estudos Comportamentais e Comunicação | Licenciatura em Ciências da Comunicação). (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2017 - 2018 | Seminário de projeto em psicologia clínica | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2016 - 2017 | Seminário de projeto em psicologia da educação e do desenvolvimento | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2014 - 2017 | Psicologia das Organizações (1º ano do Mestrado em Ciências da Educação- Especialização em Administração Educacional). | Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2016/05/24 - 2016/05/24 | Gerir Conflitos e a Diversidade na Escola | (Outros) | |
2016/04/27 - 2016/05/04 | Gestão Construtiva de Conflitos em Contexto Educativo. Formação para docentes do ensino básico e secundário | Gestão Construtiva de Conflitos em Contexto Educativo | |
2016/03/30 - 2016/03/30 | Gerir Conflitos”. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 30 de março de 2016 (2 horas). | Plano de Soft Skills da UTAD (2º edição) (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012 - 2016 | Psicologia do Conflito, Negociação e Mediação (3º ano da licenciatura em Psicologia) | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2011 - 2016 | Psicologia Social | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2008 - 2016 | Psicossociologia da Comunicação (Mestrado em Ciências da Comunicação) | Ciências da Comunicação (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2015 - 2015 | "Guerras e quezílias: Saber Gerir o Conflito”. Formação para os Núcleos e Secções da Associação Académica da Universidade de Trás -os- Montes e Alto Douro. | ||
2015 - 2015 | “Gerir Conflitos” | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2014 | Conflito, Negociação e Mediação nas Organizações | Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, no âmbito do Convénio CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário) – UTAD. Benguela- Angola (Pós-Graduação) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2011 - 2012 | Psicologia das Organizações (1º ano do Mestrado em Educação especialização em Administração Educacional) | (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2011 - 2011 | II Curso de Mediação Escolar na Associação de Investigação e Debate em Serviço Social (Porto) | (Outros) | |
2010/06 - 2010/06 | I Curso de Mediação Escolar na Associação de Investigação e Debate em Serviço Social | (Outros) | |
2009 - 2010 | Psicologia das Organizações (1º ano do Mestrado em Educação especialização em Administração Educacional). | Mestrado em Educação especialização em Administração Educacional (Mestrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2004 - 2006 | Dinâmicas de grupo | (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2004/07 - 2004/08 | Desenvolvimento Pessoal, Social e Profissional | Gestão Estratégica de Recursos Humanos - Programa FORDESQ (Outros) | Avalforma - Formação e Consultoria, Portugal |
2004/06 - 2004/08 | Recrutamento e Seleção de Pessoal | Gestão Estratégica de Recursos Humanos ( Programa FORDESQ) (Outros) | Avalforma - Formação e Consultoria, Portugal |
2004 - 2004 | Conflitos e Negociação | Gestão Estratégica de Recursos Humanos (Programa FORDESQ) (Outros) | Avalforma - Formação e Consultoria, Portugal |
2002 - 2003 | Comunicação nas Interações Sociais e Humanas | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2001 - 2003 | Psicologia Social | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2000 - 2003 | Psicossociologia | Motricidade Humana (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2000 - 2003 | Psicossociologia Institucional e Dinâmica de Grupos (Curso de Qualificação para o Exercício de Outras Funções Educativas - Animação Sociocultural) | (Outros) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal |
2000 - 2001 | Psicossociologia das Organizações | Economia e Gestão (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
1995 - 1999 | Psicossociologia das Organizações | Ciências Empresariais -Licenciatura | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Escola Universitária de Bragança, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | Conferência Universitária Internacional para o Estudo da Mediação e do Conflito (CUEMYC) | Representante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro na CUEMYC |
2023 - Atual | ACIP: Asociacion Cientifica Internacional Psicopedagogía | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Membro do Comité Científico Internacional da Revista Electrónica Educare (Educare Electronic Journal) (https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/equipoeditorial1a)
Membro
|
|
2019 - Atual | Membro da Comissão Editorial da revista Psychology & Psychological Research International Journal
Membro
|
|
2019 - Atual | Membro da Comissão Editorial do EC Journal Nursing & Healthcare
Membro
|
|
2014 - 2018 | Membro da Comissão Editorial da Revista Eletrónica de Educação e Psicologia (EduPsi)
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Revista Andina de Educación | Universidad Andina Simón Bolívar |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2018 - Atual | Programa de Tutoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Alunos do 1º Ciclo de Psicologia |
Distinções
Outra distinção
2020 | Distinction of downloads following publication
John Wiley & Sons Inc, Estados Unidos
|