Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cecília do Rosário da Mota Aguiar
Nomes de citação
- Aguiar, Cecília
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2B16-E65A-56BD
- ORCID iD
- 0000-0002-1792-2592
- Google Scholar ID
- ohQs13kAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- B-2884-2008
- Scopus Author Id
- 35291595000
Endereços de correio eletrónico
- cecilia.rosario.aguiar@iscte-iul.pt (Profissional)
- cdrma@iscte-iul.pt (Profissional)
Websites
- www.iscte-iul.pt (Profissional)
- http://scholar.google.com/citations?user=ohQs13kAAAAJ&hl=pt-PT&hl=pt-PT (Académico)
- http://www.researcherid.com/rid/B-2884-2008 (Académico)
- http://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=35291595000 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006 - 2010
Concluído
|
Pós-doutoramento (Pós-doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
2002 - 2006
Concluído
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança (Mothers' interactive behaviors and child engagement)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
2000 - 2001
Concluído
|
Ano curricular do mestrado em Psicologia (Intervenção Precoce) (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
"Não se aplica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
1993 - 1998
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia (Desenvolvimento e Educação) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
"Não se aplica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/05/11 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2012/03/01 - 2023/05/10 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Diretor of the Department of Social and Organizational Psychology | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2020 - Atual | Member of Ethics Council | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2021 - 2023 | Research Group Coordinator: Community, Education, and Development | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | ||
2021 - 2023 | Elected member of the Pedagogical Council (Plenary) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2021 - 2023 | Elected member of the Pedagogical Council (Permanent Committee) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2021 - 2023 | Subdirector of the Department of Social and Organizational Psychology | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2017 - 2021 | Member of the Scientific Committee of the Soft Skills Lab | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2013 - 2021 | Elected member of the Pedagogical Commission | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2015/09 - 2018/08 | Subdirector of the School of Social Sciences at Iscte | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2015/10 - 2018/06 | Subdirector of the Department of Social and Organizational Psychology | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2015 - 2017 | Elected member of the Pedagogical Council (Permanent Committee) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2013 - 2017 | Elected member of the Pedagogical Council (Plenary) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2012/09 - 2015/08 | Director of the Undergraduate Program in Psychology | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006 - 2010 | Quality of social participation of children with disabilities in inclusive preschool settings
SFRH/BPD/26383/2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2002 - 2006 | Mothers' interactive behaviors and children's engagement
POCTI/BD/8317/2002
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/12/01 - 2025/11/30 | KidLe: Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant background in new Learning
environments
023-1-PT01-KA220-SCH-000154686
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Cyprus International Institute of Management, Chipre |
Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação
Em curso
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | PROFESSIONAL DEVELOPMENT TOOLS SUPPORTING PARTICIPATION RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
HELLENIC OPEN UNIVERSITY, Grécia Odisee vzw, Bélgica Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal Instituto Politécnico do Porto , Portugal UNIWERSYTET WARSZAWSKI, Polónia |
Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação
Concluído
|
2019/04/16 - 2022/03/15 | Social Images, organizational climate and quality of relationships in Residential Care: The design, implementation and evaluation
of an intervention program.
PTDC/CED-EDG/30373/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019 - 2022 | Yard4All: Using School's yard for ALL child's wellbeing and development
2019-1-PT01-KA201-060821
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2018 - 2021 | GRIT: Growing in urban education and diversity
2018-1-BE02-KA201-046880
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2017/12/31 - 2020/08/31 | A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support Disadvantaged
and Diverse children
2017-1-be02-ka201-034755
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Odisee vzw, Bélgica UNIWERSYTET WARSZAWSKI, Afeganistão Universidade de Utrecht, Países Baixos Instituto Politécnico do Porto , Portugal INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA, Portugal KATHOLIEKE UNIVERSITEIT LEUVEN, Bélgica THOMAS MORE KEMPEN VZW, Bélgica Stichting CED-Groep, Países Baixos STICHTING FONTYS, Países Baixos Instytut Komenskiego sp.z o.o. sp k., Polónia Akademia Pedagogiki Specjalnej im. Marii, Polónia |
Comissão europeia
Concluído
|
2017/09/01 - 2020/08/31 | Media competency training for professionals in day-care centers and comparable institutions in rural areas of Europe
2017-1-DE02-KA202-004186
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2017/01/01 - 2019/12/31 | ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universiteit Utrecht, Países Baixos Universidade do Porto, Portugal University of Oxford, Reino Unido |
European Commission
Concluído
|
2016/05 - 2019 | Como e sob que condições tem efeito a qualidade em educação de infância? Um estudo em quatro países europeus
PTDC/MHC-CED/5913/2014
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade do Porto, Portugal Jyvaskylan Yliopisto, Finlândia Universiteit Utrecht, Países Baixos |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/01 - 2019 | Participação Social de alunos com NEE em escolas regulares
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/01 - 2016/12 | CARE: Curriculum Quality Analysis and Impact Review of European ECEC
Grant Agreement 613318
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universiteit Utrecht, Países Baixos University of Oxford, Reino Unido Freie Universität Berlin, Alemanha Aarhus Universitet, Dinamarca Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica Università degli Studi di Milano, Itália Hellenic Open University, Grécia Jyvaskylan Yliopisto, Finlândia Hogskolen I Vestfold, Noruega Uniwersytet Warszawski, Polónia |
European Commission
Concluído
|
2014/08 - 2015/06 | Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
Investigador
|
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
|
2012/03 - 2015/02 | Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013 - 2014 | Estudo de Avaliação das Orientações Curriculares e da Qualidade Pedagógica na Educação Pré-Escolar
PEP57/2013
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Concluído
|
2010 - 2012 | Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância
RIPD/QRD/109571/2009
Investigador responsável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/01/01 - 2008/06/30 | Longitudinal Study of Children's Engagement and Adaptation
POCI/PSI/58712/2004
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2000 - 2004 | A qualidade das interacções em contexto familiar e de creche e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
POCTI/PSI/35207/1999
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2023 | COOLAB: Collaboration between Early Childhood Intervention and Child Protection Systems
UIDB/03125/2020
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social
Concluído
|
2020 - 2021 | Resilient@UNI
UIDB/03125/2020
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social
Concluído
|
2018 - 2018 | As necessidades de informação e formação de educadores de infância: Perspetivas sobre um blogue baseado em investigação
UIDB/03125/2020
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social
Concluído
|
2017 - 2017 | Direitos, Emoções e Interações em Contexto Pré-escolar
UIDB/03125/2020
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social
Concluído
|
2016 - 2016 | Interações sociais entre crianças com desenvolvimento típico e atípico: perturbações ao nível da linguagem, surdez e PEA
ESELX/IPL-CIED/2016/A24
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tradução |
|
Website |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Seeing the Unseen: Examining Children’s Right to Participate in a Non-Western Early Childhood Education Context
Orientador de Namikkemaloglu, C.
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | The Impact of Perceived Organizational Support on Student-Teacher Relationship and Student outcomes in Primary Schools of
Pakistan: The mediation effect of Teachers’ Organizational Citizenship Behavior
Orientador de Shabbir, A.
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - Atual | Examining family-school partnerships: The perceptions and experiences of Chinese Families in Portugal
Orientador de Z. Tian
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - Atual | Sensibilidade materna, risco familiar e competência social em contexto pré escolar: A mediação da regulação emocional e moderação
da interação educador-criança
Orientador de Ana Margarida Fialho
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | Early Childhood is also an Organization: Organizational predictors of Children’s Autonomy Support
Orientador de Beatriz Marçalo
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | Perspetivas de Educadores de Infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional
Orientador de Margarida Quinhones
|
Mestrado de Ciências em Emoções (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | As perceções dos profissionais de intervenção precoce na infância acerca das práticas atuais e das práticas ideais no trabalho
com as famílias
Orientador de M. Teixeira
|
Mestrado em Psicologia Social da Saúde (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2022 | A composição do grupo e a qualidade das interações educador-criança: Efeitos bidireccionais?
Orientador de Ana Lúcia Aguiar
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Estilos parentais e qualidade das amizades das crianças em idade pré-escolar
Orientador de Beatriz Couceiro
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Composição do grupo em salas de educação pré-escolar: As ideias dos educadores de infância
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Envolvimento Parental no Processo Educativo de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em idade Pré-escolar: Perceções
de Encarregados de Educação e Profissionais
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Justiça restaurativa, liderança moral e clima escolar: Perceções de profissionais de educação em posições de liderança
Orientador de T. Belletti
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Privação material da família, bem-estar e envolvimento parental
Orientador de Inês Filipa da Graça da Cruz
|
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Relações Educador-Criança e Qualidade das Amizades entre pares
Orientador de Catarina Pires da Costa Marcelino
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2020 | Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: Efeito mediador dos problemas de comportamento.
Orientador de Clémence da Eira Freitas
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2020 | Participação, qualidade e desenvolvimento sociocognitivo: do plano dos direitos às evidências empíricas
Orientador de Nadine Correia
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | Perceções das crianças em relação ao direito de participação em salas de jardim de infância
Orientador de Beatriz Fragoso Charrano
|
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
Orientador de Ana Miriam Mata das Neves
|
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A relação educador-criança: Preditores da perceção dos dois elementos da díade
Orientador de Inês Galamba Soares
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | A Autoeficácia dos Educadores de Infância e a Relação com Crianças com Necessidades Educativas Especiais: O Efeito Moderador
do Grau de Incapacidade da Criança
Orientador de Sara Cristina Pires Caneiras
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | Avaliação da resposta da Associação Pais em Rede: A perspetiva dos pais/cuidadores
Orientador de Joana Godinho da Palma
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
Orientador de Joana Sofia Meira Pinto Durães
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2018 | Professional Development on Collaborative Consultation in Early Childhood Intervention
Coorientador de Tânia Boavida
|
Pós-doutoramento (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2018 | Qualidade e relações em contexto pré-escolar: Associações com competências de literacia e numeracia
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2017 | A Colaboração entre os Serviços de Intervenção Precoce na Infância e os Serviços de Promoção de Crianças e Jovens em Risco
Orientador de Joana Rita Caldeira Albuquerque
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2017 | Fatores subjacentes às escolhas sociométricas de crianças em idade pré-escolar
Orientador de Rita Câmara Pacheco
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2017 | A relação educadora-criança e as amizades das crianças: O risco como variável moderadora
Orientador de André Miguel Marques Raimundo
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2017 | Teacher-child interactions, disability profile, and social experiences of children in inclusive preschool classroom
Orientador de Milene Ferreira
|
Psicologia (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2015 - 2016 | Inclusão, Participação Social e Desempenho Académico: Um estudo com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2016 | Relações de amizade em idade pré-escolar: Concordância entre relatos de crianças e educadores
Orientador de Pedro Daniel Dias Martins
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2016 | Teacher-child interactions and children's social skills and problem behaviors: ECED dosage and disability status as moderators
Orientador de Ana Lúcia Vidigal Paixão Aguiar
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2015 | Estatuto social em contexto pré-escolar: o olhar dos educadores
Orientador de Inês Santiago Gomes da Silva
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2014 | Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2013 - 2014 | Modus operandi dos abusadores sexuais: Características identificadas nas crianças abusadas.
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2014 | Construção e validação de um questionário de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do
direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância
Orientador de Luísa Lopes
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2013 | As redes sociais das crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos
Orientador de Joana Sampaio
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2009 - 2013 | Promoting the quality of Individualized Education Programs (IEP) and Individualized Family Service Plans (IFSP) goals and
objectives
Orientador de Tânia Boavida
|
Psicologia (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2012 | Avaliação das práticas de ensino, jogo e envolvimento nas salas de actividade com crianças acompanhadas por uma equipa local
de intervenção
Orientador de Ana Catarina Pereira
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2012 | Construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce
Orientador de Ana Lara Mendes
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2012 | Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais
Orientador de Helena Augusto
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2012 | Competência social e estratégias sociais de crianças com incapacidades e com desenvolvimento típico em contexto pré-escolar
Orientador de Ana Margarida Batista Fialho
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2012 | A qualidade das salas de berçário nos concelhos de Setúbal e de Palmela
Orientador de Bárbara Tadeu
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2011 | Incapacidade, participação e qualidade em contextos pré-escolares
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2009 - 2010 | Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Representações de vinculação parentais
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Crescer só entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação
da criança em idade escolar
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Auto-estima e ausência paterna
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2007 - 2008 | Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento: Estudo de caso
Orientador
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2007 - 2008 | A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA.
Coorientador
|
Infecção VIH/SIDA (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | O direito de participação das crianças no jardim de infância: Recursos e práticas" (2022 - 2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | (Re)Encontros de uma comunidade dedicada à educação de infância (2020 - 2020)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Literacia Mediática em Educação de Infância (2020 - 2020)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Educação Inclusiva e Suporte Social para a Redução das Desigualdades: Resultados do Projeto ISOTIS (2019 - 2019)
Conferência (Coorganizador)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Um mundo em mudança: desafios para a Psicologia Comunitária e da Saúde (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária – Contributos para a Transformação Social (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Lisbon CARE Meeting (2016 - 2016)
Encontro (Coorganizador)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universiteit Utrecht, Países Baixos |
2016 - 2016 | EARLI SIG 5 Conference: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education (2016 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Promover as Relações entre Pares: As Ideias e as Práticas de Educadores de Infância: Conferência de Apresentação e Discussão
de Resultados (2015 - 2015)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Invited speaker on behalf of PrimeirosAnos.pt, on a policy-oriented conference in the Portuguese Parliament
Conferência
|
Uma política para a infância [A policy for early childhood]
Assembleia da República, Portugal
|
2023 - 2023 | Invited speaker at Peer Learning Activity of the European Early Childhood Education and Care (ECEC) Working group
Encontro
|
Peer learning activity: How to involve stakeholders in monitoring and evaluation processes to increase inclusiveness of ECEC
systems?
European Commission, Bélgica
|
2018 - 2018 | Invited speaker on "Embracing all types of diversity in ECEC: Research perspectives about what works" in the thematic webinar
"Inspiring inclusive practices in Early Childhood Education and Care (ECEC)". https://www.youtube.com/watch?v=ym8CXWX7UzE
Outro
|
Thematic webinars of the School Education Gateway Portal/European School Education Platform
European Commission, Bélgica
|
2017 - 2017 | Invited speaker on "Children's right approach in Portugal"
Conferência
|
Inclusive Early Childhood Education Conference
European Agency for Special Needs and Inclusive Education, Bélgica
|
2017 - 2017 | Invited speaker on "Inclusive ECEC Policies"
Encontro
|
21st Meeting of the OECD Network on Early Childhood Education and Care
OECD, França
|
2016 - 2016 | Invited rapporteur for Workshop 1: Access and inclusion.
Conferência
|
Great Start in Life: The Best Possible Education in the Early Years
European Commission Directorate-General for Research and Innovation, Bélgica
European Commission, Bélgica |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | The impact of playgroups for children and families: The role of dosage, quality, and long-term effects
Arguente
|
Cerruti, V. (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 | A transição entre a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico: Conceções e práticas de educadores de infância
e de professores do primeiro ciclo.
Arguente principal
|
Fernandes, C. (Doutoramento)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 | Why do we learn science better when it looks like a novel?
Arguente
|
Soares, S. (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Université Libre de Bruxelles Faculté des Sciences psychologiques et de l¿éducation, Bélgica |
2021 | Os discursos de género em educação
Arguente principal
|
Nunes, C. (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 | Desafios da contemporaneidade: Que percursos para a criatividade? Exploração compreensiva do papel desenvolvimental da autoeficácia
criativa, da compreensão estética e da escolaridade na criatividade.
Arguente principal
|
Valquaresma, A. (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 | Playfulness da criança e cuidadores: Instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer
Arguente
|
Colaço, C. (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 | Boosting children's creativity through creative interactions with social robots
Arguente
|
Oliveira, P. A. (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 | Caregiving is also thinking: Maternal cognitions in child abuse and neglect
Arguente
|
Camilo, C. (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | Child Engagement and participation in inclusive preschool settings: Effects of the quality of the interactive processes
Arguente principal
|
Coelho, V. (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 | Relación entre la Calidad de los servicios de Atención Temprana y el Empoderamiento de la Familia
Arguente principal
|
Valero, R. (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018 | Children's and adolescents' self-representations in the context of adverse family experiences: emotional, relational and cognitive
processes, and implications for psychosocial functioning
Arguente
|
Silva, C. S. (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 | El desarrollo de la previsión episódica durante la etapa pre-escolar
Arguente principal
|
Vásquez Echeverría, A. (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | Tradução, adaptação e validação do conteúdo do instrumento Assessment of Peer Relations tendo em conta a realidade cultural
portuguesa.
Arguente principal
|
Soares, E. (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - Atual | 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/13.º Congresso Ibero-Americano de Psicologia | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2023 - 2023 | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE) | Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra |
2023 - 2023 | XVIII Psychology PhD Meeting "Building Bridges: Psychology in an interconnected, unequal and changing world | Iscte |
2022 - 2022 | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
2022 - 2022 | EARLI SIG 5 Biennial Conference 2022 "Changing Times in ECEC: New Opportunities for Fostering Development and Improving Sustainability" | Utrecht University |
2022 - 2022 | Porto International Conference on Research in Education - Porto ICRE’22 | Instituto Politécnico do Porto |
2022 - 2022 | I International Conference on Child Studies 2022: Researching children’s worlds and lived realities in uncertain times [Congresso Internacional em Estudos da Criança | Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Sentidos - 1.º Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias | Escola Superior de Educação de Viseu |
2019 - 2019 | Porto International Conference on Research in Education - Porto ICRE’19 | Instituto Politécnico do Porto |
2018 - 2018 | XIV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology | Iscte |
2018 - 2018 | 14.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | ISPA - Instituto Universitário |
2018 - 2018 | II Encontro internacional de atualização e investigação em intervenção precoce e desenvolvimento infantil: Práticas recomendadas | Mérida, Spain |
2017 - 2017 | International Conference on Research in Education - Porto ICRE’17 | Instituto Politécnico do Porto |
2015 - 2015 | 13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | ISPA-Instituto Universitário |
2014 - 2014 | III Congresso Nacional de Psicologia Comunitária | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2013 - 2013 | II Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Perigo: Contextos Comunitários e Educativos, Investigação e Intervenção | Iscte |
2013 - 2013 | I Encontro Crescer com Empatia | Iscte |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Aprender (2184-5255) | Escola Superior de Educação e Ciências do Instituto Politécnico de Portalegre |
2019 - Atual | Social Sciences & Humanities Open (2590-2911) | Elsevier |
2018 - Atual | Da Investigação às Práticas (2182-1372) | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa |
2016 - Atual | Early Childhood Research Quarterly (0885-2006) | Elsiever |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023 - 2023 | Expert evaluator for Horizon Europe Cluster 1 Health topic.
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | European Commission |
2022 - 2022 | Member of the Psychology evaluation committee in the 2022 Call for PhD Studentships of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020 - 2020 | Member of the Psychology evaluation committee in the 2020 Call for PhD Studentships of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019 - 2019 | Member of the Psychology evaluation committee in the 2019 Call for PhD Studentships of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro da Comissão de Acompanhamento Restrita do Projeto Desenvolvimento e educação em creche. | ProChild CoLAB, Portugal |
2022 - 2023 | Monitoring and progress feedback for Erasmus+ project PBS-ECEC: Implementing positive behavior support in early childhood education and care. | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Consulting within the Personal Visiting Researcher Grant attributed to Luisa Ribeiro Kvalbein by the Programme for Research and Innovation in the Educational Sector - FINNUT: “The Role of Cognitive and Social Stimulation in the family and in ECEC, for school achievement in 1st grade” (#237944). | Norges forskningsråd, Noruega |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02 - 2020/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Tese em Psicologia II | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Tese em Psicologia I | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Tese em Psicologia IV | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Tese em Psicologia II | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Tese em Psicologia I | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Tese em Psicologia III | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Desenvolvimento de Competências Profissionais | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Competências Académicas I | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia Social de Lisboa (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Tese em Psicologia II | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Tese em Psicologia IV | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Estágio de Psicologia Social e das Organizações | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia Social de Lisboa (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Tese em Psicologia III | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Tese em Psicologia I | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Estágio de Psicologia Social e das Organizações | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Competências Académicas I | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Tese em Psicologia IV | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Competências Académicas I | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/02 - 2015/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/02 - 2015/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/02 - 2015/07 | Tese em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2014/02 - 2014/07 | Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2014/02 - 2014/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2014/02 - 2014/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013/09 - 2014/01 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013/02 - 2013/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013/02 - 2013/07 | Dissertação em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013/02 - 2013/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Saúde em Contexto Educacional | Psicologia Social da Saúde (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Comunicação em Educação | Administração Escolar (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia das Emoções (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Dissertação em Psicologia Social e das Organizações | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Competências Académicas II | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Atitudes e Mudança de Atitudes | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2011/09 - 2012/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021 - 2021 | 90 Segundos de Ciência | Projeto PARTICIPA promove uma maior participação das crianças no seu processo educativo [PARTICIPA project promotes greater participation of children in their education process] |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia [Portuguese Psychological Association] | Member of the General Assembly |
2021 - Atual | Eurlyaid - The European Association on Early Childhood Intervention | Member |
2018 - Atual | Associação de Profissionais de Educação de Infância [Association of Early Childhood Education Professionals] | Member |
2011 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses [Portuguese Psychologists Association] | Member |
2006 - Atual | International Society on Early Intervention | Member |
2005 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia [Portuguese Psychological Association] | Member |
2016 - 2017 | EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction | Member |
2007 - 2017 | Society for Research in Child Development | Member |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Journal of Educational Psychology (0022-0663) | American Psychological Association |
2023 - Atual | Psychology in the Schools (1520-6807) | Wiley |
2022 - Atual | European Early Childhood Education Research Journal (1350-293X) | Taylor and Francis |
2022 - Atual | Scandinavian Journal of Occupational Therapy (1103-8128) | Taylor and Francis |
2022 - Atual | Trends in Psychology (2358-1883) | Springer |
2021 - Atual | Infant and Child Development (1522-7219) | Wiley |
2021 - Atual | RELAdEI, Revista Latinoamericana de Educación Infantil (2255-0666 ) | Universidade de Santiago de Compostela [Published by APEI from 2022]. |
2021 - Atual | Nauki o Wychowaniu. Studia interdyscyplinarne [Educational Sciences. Interdisciplinary Studies] (2450-4491) | Journals University of Lodz |
2020 - Atual | Sensos-e (2183-1432) | inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2018 - Atual | Culture and Education (1135-6405) | Taylor and Francis |
2018 - Atual | International Journal of Early Childhood (1878-4658) | Springer |
2016 - Atual | Research Papers in Education (0267-1522) | Taylor and Francis |
2015 - Atual | Journal of Applied Developmental Psychology (0193-3973) | Elsevier |
2015 - 2020 | Journal of Early Childhood Education Research | ECEAF |
2015 - 2018 | Análise Psicológica (0870-8231) | ISPA - Instituto Universitário |
2012/07/04 - 2016 | Psicologia (2183-2471) | Associação Portuguesa de Psicologia |
2007 - 2016 | Early Childhood Research Quarterly (0885-2006) | Elsevier |
2015 - 2015 | Investigar em Educação | SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
2013 - 2013 | Laboratório de Psicologia | ISPA - Instituto Universitário |
Distinções
Prémio
2023 | Honorable mention, Prémio Ana Maria Vieira de Almeida - Edição 2023
Fundação Vasco Vieira de Almeida, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2023 | Prémio de I&D do Iscte 2022
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 | Prémio de investigação Iscte 2021
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 | Prémio de Investigação Iscte 2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | Prémio Científico, Iscte 2018
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 | Prémio Científico, Iscte
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Prémio Pedagógico do ISCTE-IUL 2016
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Prémio Científico do ISCTE-IUL 2016
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Best Junior Research (JURE) Poster
2016 EARLI -SIG 5 Conference , Portugal
|
2015 | Prémio Científico do ISCTE-IUL 2015
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Outra distinção
2007 | Doctoral dissertation selected for publication in the series University Texts on Social Sciences and Humanities
Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Fundação Calouste Gulkenkian, Portugal
|