Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Helena Azevedo
Nomes de citação
- Azevedo, Helena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2C14-CA53-7F58
- ORCID iD
- 0000-0003-4594-231X
Endereços de correio eletrónico
- hazevedo@umaia.pt (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Aplicada
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Dificuldades na aprendizagem da leitura. Caracterização, prevalência e avaliação da eficácia de um programa de intervenção" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2008
Concluído
|
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia Escolar
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Ler e escrever para aprender: um estudo exploratório de intervenção nos problemas de aprendizagem iniciais de leitura e escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2004
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade da Maia, Portugal |
2021/02 - 2022/02 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Maia, Portugal |
2014/02 - 2018/06 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2006/10 - 2007/06 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/09 - 2022/02 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | GameWork: A gamified environment for organising and doing homework
ERASMUS+
Investigador
|
Erasmus Plus |
2024/11/01 - 2027/10/31 | BE-SELF: Building Strong Foundations: A European Partnership for Preschoolers' Social and Emotional Skills Development
Investigador responsável
Universidade da Maia, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2023/11/01 - 2024/10/31 | WELL.Be: promoção da Saúde mental e bem-estar no Ensino Superior [WELL.Be: mental Health and Well-Being in Higher Education]
FLAD/OPP
Investigador responsável
|
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento Ordem dos Psicólogos Portugueses Em curso
|
2022/01/03 - 2023/12/31 | POSITIVE: Prevention of stress by exploITing an Innovative Virtual Environment
ERASMUS+
Investigador
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2023/02/01 - 2023/11/30 | WEL(L)COME: Sucesso e integração no Ensino Superior [WEL(L)COME: Sucess and inclusion in Higher Education]
POCH-02-53I2-FSE-000050
Investigador responsável
Universidade da Maia, Portugal
|
Concluído
|
2022/04/01 - 2022/12/01 | Sexuality education, gender equality and sexual and gender-based violence: Portuguese school curricula and students, teachers
and parents knowledge and attitudes
International Planned Parenthood Federation
Investigador
|
International Planned Parenthood Federation
Concluído
|
2014 - 2016 | Ainda estou a aprender: Desenvolvimento de uma plataforma online para avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem
da leitura. [I am still learning: development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities]
No reference
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01 | Calmamente - Aprendendo a Aprender-se: Efeitos de um programa universal nas competências socioemocionais de alunos/as do ensino básico | International Conference on Chilhood and Adolescence (ICCA)
(Peniche, Portugal)
|
2024/01 | POSITIVE: Avaliação da usabilibilidade de um ambiente virtual de aprendizagem 3D focado na regulação do stress académico | International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA)
(Peniche, Portugal)
|
2023/09 | Práticas inclusivas: Papel de variáveis sociodemográficas e de carreira dos professores | XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
|
2023/07 | Portuguese teachers’ attitudes, sentiments, concerns and self-efficacy toward inclusive education | V Seminário Internacional | Educação Territórios e Desenvolvimento Humano
Úniversidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2023/07 | Quais os Conhecimentos dos Professores sobre a Dislexia? Perceções de Professores sobre Características e Intervenção | 4ªs Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
(Porto, Portugal)
|
2023/06 | Práticas inclusivas: contributo de variáveis pessoais, contextuais e de carreira | X CONGRESSO INTERNATIONAL DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
|
2023 | GameWork: Um ambiente gamificado para a organização e realização dos trabalhos de casa | Conference on Childhood and Adolescene - ICCA 23
(Évora, Portugal)
|
2023 | POSITIVE: Prevenção do stress através da exploração de um ambiente inovador | International Conference on Childhood and Adolescence- ICCA 23
(Évora, Portugal)
|
2022 | Teacher perspectives about socioemotional learning in elementary schools: benefits, challenges and training needs | ICRE 2022
(Porto, Portugal)
|
2022 | ¿Explorando la validez social de intervenciones universales para la mejora del clima de aula | ICRE 2022
(Porto, Portugal)
|
2022 | ¿Effects of a Social-Emotional Learning Program on Elementary School Children Competencies and Classroom Peer Context | ¿8th ENSEC -¿European¿Network for Social¿and¿Emotional¿Competence¿Conference |
2021 | Inovar para incluir: Conceções e experiências de professores portugueses | 4th International Seminar "Education, Territories and Human Development
Universidade Católica Portuguesa
|
2021 | Educação inclusiva e desenvolvimento profissional docente | Encontro de Boas Práticas “A Escola do Sucesso"
Centro de Formação Marco Cinfães
|
2021 | Educação inclusiva em tempos de pandemia: dos desafios às mudanças na perspetiva dos professores | Seminário 4 - O que se vê nos meandros da ação educativa? Investigação em projetos de investigação e intervenção
Universidade Católica Portuguesa
|
2019 | Para uma educação inclusiva: manual de apoio à prática | II Fórum Internacional de Psicopedagogia
ISCIA
|
2019 | Educação inclusiva: contributos para a construção de um modelo de monitorização | III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
|
2019 | Educação inclusiva. De que falamos? | III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
|
2019 | Da educação inclusiva às práticas pedagógicas | III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
|
2019 | Contextos, recursos e práticas inclusivas: validação de questionário | III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
|
2019 | Dos processos e produtos da educação inclusiva | III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
|
2019 | Da flexibilidade curricular às práticas pedagógicas em sala de aula | III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
|
2018 | Dificuldades iniciais na leitura: prevalência, perfil e variáveis sociodemográficas | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais
de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
|
2018 | Abordagens multinível em educação: da reflexão à implementação | 6th International Congresso of Educational Sciences and Development |
2018 | Avaliação para a aprendizagem: contributos para a ação | 6th International Congress of Educational Sciences and Development |
2018 | Desenho Universal para a aprendizagem: Contributos para a aprendizagem e inclusão | III Seminário Internacional FEP Educação – Desafios da Educação Inclusiva
Universidade Católica Portuguesa
|
2018 | Abordagens Multinível em Educação: da reflexão à ação | XIV Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho
|
2016 | Da abordagem multinível às práticas de consultadoria na Psicologia Escolar | 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos |
2016 | Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER | 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos |
2016 | Dificuldades de aprendizagem na leitura: trajetórias de (in)sucesso na leitura no 1.º ano de escolaridade | 1.ªas jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho
|
2015 | “Ouvir, falar, ler e escrever: intervenção nas dificuldades de aprendizagem na leitura | XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha
|
2015 | Práticas de avaliação e apoio psicopedagógico em contexto escolar | 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaya
|
2015 | Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura | 2.º Congresso Inernacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaya
|
2009 | Caracterização de um programa de Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita | 16th European Conference on Reading
Universidade do Minho
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 | Práticas inclusivas num contexto de liderança: perceções de diretores, coordenadores e professores de agrupamento de escolas
Arguente
|
Ana Filipa Páscoa Chiote (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | A transição para a vida ativa: a experiência de jovens integrados em centro de atividades ocupacionais
Arguente
|
Joana Cristina Nunes da Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|