Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Klênio Jonessy de Medeiros Barros
Nomes de citação
- Barros, Klênio
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3016-0008-1235
- ORCID iD
- 0000-0002-2374-1085
Endereços de correio eletrónico
- kleniotrombone@hotmail.com (Profissional)
- klenio@ese.ipp.pt (Profissional)
Moradas
- Rua de Anadia, n. 4, 3 left, 3810-208, Aveiro, Aveiro, Portugal (Pessoal)
Websites
- http://www.inetmd.pt/index.php/pessoas/integrados/2596-klenio-barros (Académico)
- https://parc.ipp.pt/index.php/rmpe/about/editorialTeam (Académico)
- http://hdl.handle.net/10773/33532 (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
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Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
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2022/09 - 2024/10
Em curso
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Master's Degree in Teaching Music Education in Primary Schools (Mestrado)
Especialização em Music Education
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
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2021/11/25
Concluído
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Music (Doutoramento)
Especialização em Speciality: Ethnomusicology
Universidade de Aveiro, Portugal
"EXISTIR MUSICALMENTE Jazz, desafios comuns, políticas institucionais e processos de individuação em contextos de big band" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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2014
Concluído
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Music (Mestrado)
Especialização em Area of Expertise: Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
"A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 - 2010)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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2011/01 - 2012/01
Concluído
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Postgraduate Course in Music (Postgraduate Certificate)
Especialização em 20th and 21st century interpretative practices
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
"Três peças para trombone e piano de José Alberto Kaplan - aspectos técnicos e interpretativos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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2005/01/18 - 2009/08/18
Concluído
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Music (Bachelor)
Especialização em Instrument
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
"Recital de conferência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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2003/01 - 2007/06
Concluído
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Técnico de Música (Licence)
Especialização em Instrumento
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
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Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2023/11/18 - Atual | Investigador (Investigação) | Istituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Portugal |
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) - Polo da ESE I.P Porto, Portugal | ||
2024/09/01 - 2024/12/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) - Polo da ESE I.P Porto, Portugal | ||
2024/09/01 - 2024/12/30 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Centre for Research in Psychology of Music and Music Education (CIPEM | INET-md), Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2023/09/01 - 2024/02/29 | Investigador Contratado (Investigação) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/01/14 - 2012/01/14 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/18 - 2022/06/30 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal |
Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/12/01 - 2016 | Musician Reinforcement | Orquestra Filarmonia das Beiras, Portugal |
Orquestra Filarmonia das Beiras, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2024/09/01 - 2025/06/30 | Teaching in the 2nd CEB - Music Education | Escola Básica Francisco Torrinha - Agrupamento de Escolas Garcia de Orta (Porto), Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2011/11/25 - 2011/11/27 | Teacher | Associação Musical e Cultural do RN (AMUSIC), Brasil |
Filarmônica 24 de Outubro, Brasil | ||
2011/05/03 - 2011/05/07 | Teacher | Associação Brasileira de Trombonistas, Brasil |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil | ||
2011/04/29 - 2011/04/30 | Teacher | Departamento de Música AD Parnamirim, Brasil |
Departamento de Música AD Parnamirim, Brasil | ||
2006/07/22 - 2006/07/29 | Teacher | Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Brasil |
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Brasil |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/04 - Atual | Sonoro ~ Mar - Clube do Choro Porto and Patrícia Lestre
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
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Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
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Produções
Publicações
Artigo em conferência |
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Artigo em revista |
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Livro |
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Poster em conferência |
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Resumo em conferência |
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Tese / Dissertação |
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Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
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Gravação áudio |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2024/12/16 | The Afghan fresh start: collaborative construction of a "curriculum with a taste of home" | Identity and Musical Communities | 2024
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2024/09/06 | The Place Where We Live - Music Education Practices in the 1st Cycle of Basic Education and the Problem of the Border | International Art Education Congress 2024, Madeira
Conservatory - Madeira Professional School of the Arts / Directorate of Artistic Education Services (Madeira, Portugal)
|
2024/09/06 | To the sound of crickets. A reflection on the importance of education and artistic expression in childhood | International Art Education Congress 2024, Madeira
Conservatory - Madeira Professional School of the Arts / Directorate of Artistic Education Services (Madeira, Portugal)
|
2024/07/17 | "When school and music travel": music in education and social inclusion practices in refugee and hostel contexts | Porto International Conference on Research in Education (Porto ICRE'24)
ESE- IPP (School of Education of the Polytechnic Institute of Porto), promoted by Centre for Research and Innovation in Education
(inED) (Porto, Portugal)
|
2024/05/10 | OnLife Connections: when Music Education, the Hidden Curriculum and Information and Communication Technologies (ICT) converge for a ‘second life of Curricula’ | 13th International Conference on Information and Communication Technologies in Education - Challenges 25 years
Institute of Education of the University of Minho (Braga, Portugal)
|
2024/02/02 | "The journey of songs and everything that goes with songs": inclusive practices in music education in multicultural contexts | 5th International Colloquium on the Social Sciences of Education: I've come a long way... I'm going a long way - 50 years
of Education in Democracy
Braga | Institute of Education of the University of Minho (Braga, Portugal)
|
2023/12/06 | From the journey of music to the collaborative construction of knowledge: citizen science practices in music education in multicultural contexts | 1st G.A.T.A. Seminar - The meaning of academic work
School of Education of the Polytechnic Institute of Porto (Porto, Portugal)
|
2023/11/29 | Music education beyond the surface: the depth of the hidden curriculum in promoting a second life for curricula | 5th Education Conference - Educational intervention and learning: realities and challenges
Polytechnic Institute of Guarda (Guarda, Portugal)
|
2016/06/02 | From an anthropology of music to a musical anthropology: the different facets of fieldwork in Ethnomusicology | VI Congress of the Portuguese Anthropology Association: Futures in dispute
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016/05/04 | The journey of language and everything that goes with language: Brazilian popular music and the interlocution of cultures in Porto's nightlife | 3rd International Congress Pelos Mares da Língua Portuguesa
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/12/09 | "Foi no mês que vem": the contribution of crowdfunding practices to independent music production in Brazil. | 3rd International Postgraduate Forum in Music and Dance Studies, Post-ip'15
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/12/09 | "Mas como é que é": mimesis and intertextuality in the analysis, construction and realisation of the musical performance of choro Radega. | 3rd International Postgraduate Forum in Music and Dance Studies, Post-ip'15
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/06/11 | The application of the theory of Intertextuality in analysing musical performance: the particular case of trombonist Radegundis Feitosa (1962-2010) | Performa'15: performance research meetings
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/11/21 - 2024/11/23 | Organisation of the Autumn School 2024 | Autumn School 2024 What we've been through to get here: perspectives and practices
on music education in higher education. The event took place from 21 to 23 November 2024 at the School of Education of the
Polytechnic Institute of Porto. (2024/11/21 - 2024/11/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2023/11/09 - 2023/11/11 | Organisation of the Autumn School 2023 Cartographies of the Present: exploring music education in a changing society. The
event took place from 9 to 11 November at the Polytechnic Institute of Porto's School of Education. (2023/11/09 - 2023/11/11)
Conferência
|
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016/07/07 - 2016/07/09 | Member of the Organising Committee of the Congress Music and Lusophony in 78rpm collections. (2016/07/07 - 2016/07/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2013/12/05 - 2013/12/07 | Member of the Organising Committee of the 2nd International Postgraduate Forum in Music and Dance Studies, Post-ip'13 (2013/12/05 - 2013/12/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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2024/02/02 - 2024/02/02 | Moderator of communications session 2.7, as part of the 5th International Colloquium on the Social Sciences of Education -
‘I've come a long way... I'm going a long way - 50 years of Education in Democracy.
Conferência
|
5th International Colloquium on the Social Sciences of Education - ‘I've come a long way... I'm going a long way’ - 50 years
of education in democracy
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
|
2023/05/31 - 2023/06/01 | Participation in the ‘Training for teachers: Digital transformation in music teaching’ which took place at the Department
of Communication and Art of the University of Aveiro, with simultaneous transmission via Zoom
Encontro
|
DigiMusi Digital transformation in elementary music education
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
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2024/08/08 - 2024/08/27 | Scientific evaluator at the XI Jornada de Etnomusicologia, IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia (Belém-Pará/Brazil). | Universidade Federal do Pará - Guamá, Brasil | |
2023/06/05 - 2023/06/21 | Scientific evaluator at the X Conference on Ethnomusicology, VIII Amazonian Colloquium on Ethnomusicology | ||
2022/08/15 - 2022/08/22 | Scientific reviewer for Art Research Journal (ARJ): Art Research Journal
Avaliador
|
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil | |
2022/07 - 2022/08 | Scientific evaluator at the IX Jornada de Etnomusicologia VII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia and IV Encontro Regional
Norte da ABET.
Avaliador
|
Associação Brasileira de Etnomusicologia, Brasil | Associação Brasileira de Etnomusicologia |
2021/08 - 2021/10 | Scientific evaluator at the VIII Ethnomusicology Conference and the VI Amazonian Ethnomusicology Colloquium
Avaliador
|
Associação Brasileira de Etnomusicologia, Brasil | Associação Brasileira de Etnomusicologia |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Member of the Editorial Team of ‘Revista Música, Psicologia e Educação’, performing secretarial duties.
Membro
|
Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) - Polo da ESE I.P Porto, Portugal |