Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Alexandre Ferreira Mendes Dias
- Data de nascimento
- 1998/11/04
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Dias, João Alexandre
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3118-51B3-F165
Endereços de correio eletrónico
- jalexfmdias@gmail.com (Profissional)
Websites
- http://www.inetmd.pt/index.php/en/people/integradosnaodoutorados-en/doutorandos/2563-joao-alexandre-dias-en (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/09 - 2028
Em curso
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Práticas Pedagógicas no Ensino dos Instrumentos de Tecla no Real Seminário da Patriarcal (1713-1834): Estudo das fontes didácticas
e edição crítica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2023/09 - 2024/10
Concluído
|
Diploma of Advanced Studies (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
18 |
2024/02/19 - 2024/07/14
Em curso
|
Laboratório de Partimenti (Outros)
Especialização em Curriculum unity of ESML Early Music Bachelor «Keyboard practice workshop» taught by Joana Bagulho
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
17 |
2020/09/20 - 2022/09/27
Concluído
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Missa Piquena de Marcos Portugal: Estudo das Fontes e Edição Crítica|Marcos Portugal's Missa Piquena: Sources Study and
Critical Edition." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2022/01/03 - 2022/02/17
Concluído
|
Travelogues as musicological sources: practice and methods for using travel reports of Portugal of the 18th and 19th Centuries
(Outros)
Especialização em Course final paper: «The premiere of Christoph Wilibald Gluck's (1714 - 1787) Orpheus and Eurydice at the
Royal Theatre of S. Carlos in Lisbon, according to the accounts of foreign travellers»
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
15 |
2017/09 - 2020/05
Concluído
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Traineeship: critical edition of the «Cantata a Inês de Castro, para Orchestra, Coro e Solistas» by João Marcelino Arroyo
(18 out of 20)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16,20 |
2019
Concluído
|
Classical and Jazz Piano - Grade 8 (Diploma de especialização)
Especialização em TCL Level 3 Certificate in Graded Examination in Music Performance (Grade 8)
Trinity College London, Reino Unido
|
Pass |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/11 - Atual | Researcher (Collaborator) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal | ||
2022/10/12 - 2024/08 | Piano and Music Theory Teacher | Coro Santo Amaro de Oeiras, Portugal |
2020/02/12 - 2020/05/31 | Trainee at the Modern Music Research Group. | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/10 - 2028/10 | Pedagogical Practices for Teaching Keyboard Instruments at the Real Seminário da Patriarcal (1713–1834): A study of didactic
sources and critical edition
2024. 02796.BD
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/07 | The manuscript sources of Marcos Portugal's Missa Piquena: Source criticism, dissemination and longevity | ENIM 2024 – XIII Encontro de Investigação em Música
Conservatório Regional do Algarve – Maria Campina (Algarve, Faro, Portugal)
|
2024/10/28 | Principles and Methodologies for the Preparation of Critical Editions: Discussion and analysis of the edition of Missa Piquena (MarP 01.15, V.1) by Marcos Portugal | Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (Lisboa, Portugal)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/19 - 2024/07/14 | Laboratório de Partimenti (Part-Lab) Curriculum unity of ESML Early Music Bachelor «Keyboard practice workshop» taught by
Joana Bagulho
Oficina (workshop)
|
Laboratório de Partimenti
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2024/04/10 - 2024/04/10 | From Partimento to Motet: the use of partimenti in the teaching of Musical composition in Naples|Part-Lab|Harpsichord workshop
taught by Fernando Miguel Jalôto
Oficina (workshop)
|
From Partimento to Motet: the use of partimenti in the teaching of Musical composition in Naples|Part-Lab
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2022/02/03 - 2022/02/28 | MARCMUS Workshop - Studies of Music Paper and Musical Calligraphy in Portugal (18th and 19th centuries).
Oficina (workshop)
|
MARCMUS Workshop - Studies of Music Paper and Musical Calligraphy in Portugal (18th and 19th centuries).
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/09/20 - Atual | SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Portuguese Society for Music Research | associate member |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Member of the Jury at the 13th Fidelio International Music Composition Competition for Solo Piano. Invitation from António Ruiz, the director and organiser of the Fídelio international solo piano composition competition. | Fidelio Editorial, Espanha Taller de Músicos de Madrid, Espanha |
Distinções
Prémio
2019 | Second place in the 10th edition of the Fidelio International Music Composition Competition for Solo Piano
Fidelio Editorial, Espanha
Taller de Músicos de Madrid, Espanha |