???global.info.a_carregar???
André das Neves Afonso é conservador das coleções de Ourivesaria e Joalharia do Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal) desde novembro de 2021, tendo anteriormente desempenhado as funções de assistente das coleções de Ourivesaria e Joalharia do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal), instituição onde exerceu atividade desde 2010. Tem centrado o seu trabalho na área dos estudos de ourivesaria, dos metais e das reproduções históricas de obras de arte (nomeadamente as reproduções oitocentistas de objetos de ourivesaria através do processo galvanoplástico), interessando-se igualmente pelas temáticas da história dos museus, do colecionismo, das coleções (estudos de proveniência) e das exposições. Encontra-se a realizar o doutoramento em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
André das Neves Afonso

Nomes de citação

  • Afonso, André das Neves

Identificadores de autor

Ciência ID
321D-0DD8-6B63

Endereços de correio eletrónico

  • aafonso@gulbenkian.pt (Profissional)
  • andredasnevesafonso@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Calouste Gulbenkian, Av. Berna, 45A, 1067-001, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/12/01 - 2027/07/01
Em curso
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021/09/01 - 2022/08/01
Concluído
Belas Artes (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Ciências da Arte e do Património
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011 - 2014
Concluído
Museologia e Museografia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Os Museus Eclesiásticos e a sua Missão Pastoral: Obstáculos e necessidades no Patriarcado de Lisboa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2005 - 2008
Concluído
Promoção Artística e Património (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
16
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11/02 - Atual Museu Calouste Gulbenkian / Conservador das coleções de Ourivesaria e Joalharia Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2014/01/01 - 2021/10/31 Assistente das coleções de Ourivesaria e Joalharia Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2008/01/26 - 2010/12 Vice-Presidente Associação Cultural e Artística Elucid'Arte, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Das Neves Afonso, Andre. "Do Bélico ao Belo. Novos contributos sobre uma coleção oitocentista de reproduções em gesso de peças de armaria". Ge-conservacíon 23 1 (2023): 129-138. http://dx.doi.org/10.37558/gec.v23i1.1213.
    Acesso aberto • 10.37558/gec.v23i1.1213
  2. Afonso, André das Neves. "Uma incorporação patriótica. A feliz aquisição de uma píxide francesa de exceção pela Academia de Belas-Artes de Lisboa em 1881". ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património 9 (2022):
    No prelo
  3. Afonso, André das Neves. "O Santíssimo entre colunas: notas sobre uma custódia-cálice seiscentista do MNAA". Brotéria - Cristianismo e Cultura 191 6 (2020): 544-546.
    Publicado
  4. Afonso, André das Neves. "'Historias de la pacion de Nuestro Salvador'. O cofre eucartístico de D. Sebastião". Brotéria - Cristianismo e Cultura 191 4 (2020): 322-324.
    Publicado
  5. Afonso, André das Neves. "O Porta-paz do Espinheiro e o lavor mais perfeito". Brotéria - Cristianismo e Cultura 190 5/6 (2020): 599-602.
    Publicado
  6. Afonso, André das Neves. "O Relicário do Conde de Ourém. Do culto das relíquias às “arquiteturas” para as conter e expor.". Brotéria - Cristianismo e Cultura 190 3 (2020): 316-323.
    Publicado
  7. Afonso, André das Neves. "'Tão uteis como os originaes'. Alguns contributos para o estudo da galvanoplastia em Portuga". Revista MVSEU IV Série 24 (2020): 126-165.
    Publicado
  8. Afonso, André das Neves. "A Cruz de D. Sancho I. Entre a religião, a política e a arte". Brotéria - Cristianismo e Cultura 189 5 (2019): 657-664.
    Publicado
  9. Afonso, André das Neves. "Os cálices românicos de Alcobaça". Brotéria - Cristianismo e Cultura 189 2/3 (2019): 286-296.
    Publicado
  10. Afonso, André das Neves. "Composição e Ornamento numa relevante alfaia litúrgica. A Urna do Santíssimo Sacramento da igreja de São Julião de Setúbal". Revista de História da Arte - Série W 8 (2019): 57-70.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Afonso, André das Neves. "'Excellentes reproducções de trabalhos antigos em marfim'. Os fictile ivories do Museu Nacional de Arte Antiga. ['Excellent reproductions of ancient ivory carvings'. The fictile ivories from the Museu Nacional de Arte Antiga.]". ARTis On 9 (2019): 57-73.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Afonso, André das Neves. "Musealizações. Entre a Profanação e a Sacralização". Brotéria - Cristianismo e Cultura 187 6 (2018): 821-825.
    Publicado
  13. Afonso, André das Neves. "Museologie zwischen Sakralisierung und Profanation [Museology between Sacralization and Profanation]". Kunst und Kirch : Profanierungen 01/2017 (2017): 38-39.
    Publicado
  14. Afonso, André das Neves. "'Ouro para os objetos de ouro, prata para os objetos de prata'. Um selecionado conjunto de Ourivesaria e Metais da Diocese de Viseu". Beira Alta - Revista de estudos da região LXXVII 1 e 2 (2017): 87-127.
    Publicado
  15. Afonso, André das Neves. "'Tao necessarias a bem da honra de Deos'. Novos dados sobre a urna do Santíssimo Sacramento da igreja de São Julião de Setúbal". Invenire - Revista de Bens Culturais da Igreja 13 (2016): 34-44.
    Publicado
  16. Afonso, André das Neves. "Os museus eclesiásticos e a museologia contemporânea. Relações e contributos para um debate". Invenire - Revista de Bens Culturais da Igreja 10 (2015): 57-65.
    Publicado
  17. Afonso, André das Neves. "Os museus eclesiásticos e a sua função pastoral: obstáculos e necessidades no Patriarcado de Lisboa". Revista Vox Musei – Arte e Património 1 (2013): 86-100.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Afonso, André das Neves. "'Utensílios para o templo do Senhor'. Ourivesaria litúrgica e devocional na paróquia de São João das Lampas". In História e Património na Paróquia de São João das Lampas (título provisório). Portugal, 2022.
    Em revisão
  2. Afonso, André das Neves. "From passion to decline. Approaches to the history of reproductions in Portugal". In Engraving, Plaster Cast, Photograph. Chapters from the History of Artwork Reproduction, 71-89. Budapeste, Hungria: Research Centre for the Humanities / Institute of Art History, 2021.
    Publicado
  3. Afonso, André das Neves. "Custódia-cálice da Paróquia de Santa Cruz de Pombalinho; Custódia da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Alcanede". In Catedral e Museu Diocesano de Santarém, 268-273. Santarém, Portugal: Museu Diocesano de Santarém, 2021.
    Publicado
  4. Afonso, André das Neves. "'Ao alcance de todos'. A constituição e o percurso da coleção de galvanoplastias do MNAA". In 'Tão uteis como os originaes'. A coleção de galvanoplastias do MNAA, 72-105. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Antiga, 2021.
    Publicado
  5. Afonso, André das Neves. "Da Academia Real de Belas-Artes de Lisboa ao Museu Nacional de Arte Antiga. Entre o fascínio e o declínio das coleções de reproduções artísticas". In Historia de los museos, historia de la museología. España, Portugal, América, 177-184. Gijón, Espanha: TREA, 2020.
    Publicado
  6. Afonso, André das Neves. "Reproduzir para ensinar. Uma abordagem introdutória à coleção de galvanoplastias do Museu Nacional de Arte Antiga [Reproduce to teach. An introductory approach to the electrotype collection of the Museu Nacional de Arte Antiga]". In Dinâmicas do Património Artístico. Circulação, Transformações e Diálogos, 197-206. Lisboa, Portugal: ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018.
    Publicado
  7. Afonso, André das Neves. "A Igreja e o seu Património. Alguns apontamentos sobre a exposição 'Visão do Infinito. Testemunhos de Fé na Arte Sacra da Diocese de Setúbal'". In Casas Religiosas de Setúbal e Azeitão, 269-283. s.l., Portugal: LASA - Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão | Estuário, 2016.
    Publicado
Edição de livro
  1. AAVV. «O Tesouro dos Reis. Obras-primas do Terra Santa Museum». Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2023.
    No prelo • Editor
  2. Afonso, André das Neves. 'Tão uteis como os originaes'. A coleção de galvanoplastias do MNAA. Lisboa, Portugal: Museu Nacional de Arte Antiga. 2021.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Afonso, André das Neves. Museus da Igreja. Missão Pastoral e Cultural. Lisboa, Portugal: PAULUS Editora. 2015.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2023. "«O Tesouro dos Reis. Obras-primas do Terra Santa Museum», Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa | Comissariado executivo". In «O Tesouro dos Reis. Obras-primas do Terra Santa Museum».
  2. 2023. "«'Tão uteis como os originaes'. A coleção de galvanoplastias do Museu Nacional de Arte Antiga», Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa | Comissariado científico da exposição".
  3. 2013. "«Visão do Infinito. Testemunhos de Fé na Arte Sacra da Diocese de Setúbal», Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco e Capela de Santo António, Setúbal | Comissariado adjunto da exposição".
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/03/26 Entre Reproduções, Cópias e Revivalismos. O Século XIX e a Ourivesaria Quinhentista Portuguesa Bernardo Ferrão e as Artes Decorativas no Oriente e no Mundo
Círculo Dr. José de Figueiredo/Amigos do MNSR, Museu Nacional Soares dos Reis, Universidade do Porto, Fundação Marques da Silva (Porto, Portugal)
2021/11/08 Do Bélico ao Belo. Novos contributos sobre uma coleção de reproduções em gesso de peças de armaria A 'Arte' do Gesso: Entre a criação e a réplica. Estudo e preservação / The 'Art' of Plaster: Between Creation and Reproduction. Study and Preservation
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/08/27 From passion to decline. Approaches to the history of reproductions in Portugal International Workshop «Engraving, Plaster Cast, Photograph – Chapters from the History of Artwork Reproduction»
Institute of Art History, Research Centre for the Humanities, Hungarian Academy of Sciences; Lutheran Central Museum (Budapeste, Hungria)
2019/11/30 Uma doação exemplar. O South Kensington Museum e a doação de 1866 à Academia Real de Belas-Artes de Lisboa II Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/10/18 Da Academia Real de Belas-Artes de Lisboa ao Museu Nacional de Arte Antiga. Entre o fascínio e o declínio das coleções de reproduções artísticas III Foro Ibérico de Estudios Museológicos - Historia de los museos. Historia de la museología
Museo Arqueológico Nacional, Madrid (Madrid, Espanha)
2018/01/09 A Arte da Prata e a Eucaristia. A Custódia setecentista da igreja de São Sebastião de Setúbal Ciclo de Conferências “Com Arte e com Alma. Serões com o nosso Património”
Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018 Reproduzir para ensinar. Uma abordagem introdutória à coleção de galvanoplastias do Museu Nacional de Arte Antiga Congresso "Dinâmicas do Património Artístico: Circulação, Transformações e Diálogos"
ARTIS - Instituto de História da Arte (Lisboa, Portugal)
2018 Entre a mesa e o Altar. A coleção de ourivesaria das Servas de Nossa Senhora de Fátima Colóquio "ORNAVERUNT LAMPADES – A Arte Cristã na Herança de Luiza Andaluz"
Museu Diocesano de Santarém, Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Santarém, Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima (Santarém, Portugal)
2017 Composição e ornamento numa relevante alfaia litúrgica. Uma abordagem em torno da Urna do Santíssimo Sacramento da igreja de São Julião de Setúbal International Conference “The Art of Ornament. Meaning, Archetypes, Forms and Uses”
Instituto de História da Arte - FCSH-Universidade Nova de Lisboa; CITAR - Universidade Católica Portuguesa; Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2014 A Igreja e o seu Património. Alguns apontamentos sobre a exposição 'Visão do Infinito. Testemunhos de Fé na Arte Sacra da Diocese de Setúbal' Colóquio "Casas Religiosas de Setúbal e Azeitão"
Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (Setúbal, Portugal)
2013 Os museus eclesiásticos e a sua função pastoral: obstáculos e necessidades no Patriarcado de Lisboa Congresso Internacional "Vox Musei – Arte, património e museus"
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014/02 - Atual CIEBA | Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Investigador (membro colaborador)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2010/01/01 - 2019/12/31 Desenvolvimento de projetos na área da salvaguarda, inventário, estudo e promoção do património artístico da Igreja existente no território da Diocese de Setúbal.
Membro
Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 Bolsa de Estudo por Mérito de aproveitamento no Mestrado em Museologia e Museografia 2012/2013
Universidade de Lisboa, Portugal