???global.info.a_carregar???
Cláudia Noémia Soares de Sousa completed her PhD in Mathematics, in 2011, at University of Aveiro, her Master's in Mathematics - Fundamentals and Applications (specialization in Dynamical Systems), in 2005, and her Degree in Mathematics - educational branch, in 2003, both from Faculty of Sciences - University of Porto. She received 2 merit awards and works in the area of Exact Sciences with an emphasis on Statistics. She is an Assistant Professor at the Faculty of Psychology, Education and Sport of Lusófona University - Porto, a main researcher at the Piaget Research Center for Human and Ecological Development (Piaget Institute) and a collaborator member of HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab (Lusófona University), having already collaborated, as the main responsible for data processing, in several projects from Psychology and Health fields.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cláudia Noémia Soares de Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Cláudia Noémia Soares de
  • Sousa, C.
  • Sousa, Cláudia

Identificadores de autor

Ciência ID
331B-5F0B-DA5D
ORCID iD
0000-0003-4658-9781

Endereços de correio eletrónico

  • p5315@ulusofona.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. R. de Augusto Rosa 24, 4000-098, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/02 - 2024/02
Concluído
[Research Management - Institutional Rules and Procedures] Gestão da Investigação - Regras e Procedimentos Institucionais (Outros)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023/07 - 2023/07
Concluído
[Peer Mentoring in Higher Education - Introduction, Reasons and Benefits] Mentoria de pares no Ensino Superior - Introdução, Razões e Benefícios (Outros)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023/07 - 2023/07
Concluído
Workshop [The Supervising Teacher - Skills and Characteristics] O Docente Supervisor - Competências e Caraterísticas (Outros)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023/07 - 2023/07
Concluído
Workshop [The Rules of the Game - Ethics, Supervision, etc] As Regras do Jogo - Ética, Supervisão, etc. (Outros)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023/07 - 2023/07
Concluído
Workshop [Coaching Tools and Techniques in Mentoring] Ferramentas e Técnicas de Coaching na Mentoria (Outros)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2023/06 - 2023/06
Concluído
[Re(arrange) content in Moodle 4] Re(organizar) conteúdo no Moodle 4 (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2022/09 - 2022/09
Concluído
[Tailor-made Digital Educational Resources: enhancing the productive aspect of teachers and students] Recursos Educativos Digitais à medida: potenciando a vertente produtora de professores e alunos (Outros)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/04 - 2022/07
Concluído
[Innovative Teaching Methodologies] Curso de Metodologias de Ensino Inovadoras (Outros)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022/03 - 2022/04
Concluído
[Design an online course] Desenhar um curso a distância (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2022/03 - 2022/03
Concluído
[Learning gamification] Ludificação da aprendizagem (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2020/05 - 2022
Em curso
Data Science "Cientista de Dados com Python e R" (Curso médio)
Udemy Inc, Estados Unidos
2021/03 - 2021/07
Concluído
[Innovative Teaching Methodologies] Metodologias de Ensino Inovadoras (Outros)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2017 - 2017
Concluído
R Programming (Curso médio)
Johns Hopkins University, Estados Unidos
2012 - 2012
Concluído
[The Use of Blogs in an Educational Context] A utilização dos Blogues em Contexto Educativo (Outros)
ESE Jean Piaget, Portugal
2006 - 2011
Concluído
[Mathematics] Matemática (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Control of uncertain compartmental systems" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2008 - 2010
Concluído
[English course - Profissional General English ] Curso de Inglês - Profissional General English (Curso médio)
Wall Street Institute, Portugal
2008 - 2009
Concluído
[Collaborative Activity with Projects] Actividade Colaborativa por Projectos (Outros)
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008
Concluído
[Exploratory data analysis (using SPSS)] Análise Exploratória de dados (com recurso ao SPSS) (Outros)
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008
Concluído
[The Use of Moodle Platform in an Educational Context] A Utilização da Plataforma Moodle em Contexto Educativo (Outros)
ESE Jean Piaget, Portugal
2007 - 2007
Concluído
SPSS (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Spring School: Modelling, Automation and Control of Physiological Variables (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
2006 - 2007
Concluído
[English course - Advanced level] Curso de Inglês - nível Advanced (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2005 - 2005
Concluído
[Communication and Oral Presentation Techniques] Técnicas de comunicação e apresentação oral (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2003 - 2005
Concluído
[Mathematics - Fundamentals and Applications (specialization in Dynamical Systems)] Matemática - Fundamentos e Aplicações (especialização Sistemas Dinâmicos) (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Recorrência Múltipla em Sistemas Dinâmicos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2004 - 2004
Concluído
[Free Course on Field Theory] Curso Livre sobre Teoria de Campo (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1998 - 2003
Concluído
[Mathematics - educational branch] Matemática - ramo educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona HEI-Lab: Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas, Portugal
2023 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação Piaget para o Desenvolvimento Humano e Ecológico, Portugal
2006 - 2017 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2020/02 - 2020/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/09 - 2019/12 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2016/10 - 2018/09 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2018/02 - 2018/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/10 - 2015/04 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) ESE Jean Piaget, Portugal
2004/09 - 2007/10 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2001/09 - 2001/12 Monitor (Docente Universitário) Departamento de Matemática Aplicada, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/03 - Atual Member of the Faculty's Scientific Council Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2019/09 - Atual Pedagogical Coordinator - 1st year of the Degree in Psychology Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2013 - 2014 Member of the Advisory Board as a representative of the Degree in Basic Education Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2012 - 2013 Coordinator of the Degree in Basic Education Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006/10 - 2010/10 Control of uncertain compartmental systems
SFRH/BD/30030/2006
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/09 - Atual [Resources for the psychological assessment of the Cape Verdean population] Recursos para a avaliação psicológica da população cabo-verdiana
Investigador
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
Não financiado
2022 - Atual [Movement and Motor Coordination] MCM: Movimento e Coordenação Motora
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Não financiado
2021/09 - Atual [Mental Health, Personality, Adversity, and Well-Being in the Inmate Population vs. the General Population] Saúde mental, personalidade, adversidade e bem-estar na população reclusa vs. população em geral
Investigador
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
Não financiado
2020 - 2022 [Psychological Coping in the Coronavirus Pandemic] Coping Psicológico na Pandemia de Coronavírus
Investigador
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
Não financiado
2017 - 2022 [Entering Higher Education after the age of 23] Entrar no Ensino Superior depois dos 23 anos
Investigador
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Não financiado
2021/10 - 2021/12 eSGarden - School Gardens for Future Citizens
Erasmus+ 2018-1-ES01-KA201-050599
Quantitative data statistical analysis services
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2018 - 2020 [Health Care Needs Assessment in Vila Nova de Gaia] ANAS - VNG - Avaliação de Necessidades de Assistência em Saúde em Vila Nova de Gaia
Investigador
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Em curso
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 4106 - 2011-2012
PEst-C/MAT/UI4106/2011
PEst-OE/MAT/UI4106/2014
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/04/01 - 2013/09/30 [GALENO - Modeling and Control for personalized drug administration] GALENO - Modelação e controlo para administração personalizada de fármacos
Projeto: PTDC/SAU-BEB/103667/2008
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sousa, C.; Mendonça, T.; Rocha, P.. "On the use of state-observers in compartmental systems control". Trabalho apresentado em 17th Mediterranean Conference on Control and Automation – MED’09, Thessaloniki, 2009.
    Publicado • doi: 10.1109/MED.2009.5164756
  2. Silva, M. M.; Sousa, C.; Sebastião, R.; Gama, J.; Mendonça, T.; Rocha, P.; Esteves, S.. "Total Mass TCI driven by Parametric Estimation". Trabalho apresentado em 17th Mediterranean Conference on Control and Automation – MED’09, Thessaloniki, 2009.
    Publicado • 10.1109/MED.2009.5164701
  3. Sousa, C.; Mendonça, T.; Rocha, P.. "Total mass control in uncertain compartmental systems". Trabalho apresentado em 8th Portuguese Conference on Automatic Control – CONTROLO’2008, Vila Real, 2008.
    Publicado
  4. Sousa, C.; Mendonca, T.; Rocha, P.. "Control of uncertain compartmental systems". Trabalho apresentado em 2007 Mediterranean Conference on Control & Automation, Atenas, 2007.
    10.1109/med.2007.4433743
Artigo em revista
  1. Sousa, C.; Barros, R.; Monteiro, A.. "Self-efficacy in Higher Education for Students "Over the age of 23" (accepted)". Estudos de Psicologia (Campinas) (2024):
    Aceite para publicação
  2. Fernandes, Maria Inês; Sousa, Claúdia; Conde, Ana Rita; Silva, Frederico; Ferreira, Maria José. "Exploring the Relationship between Capacity to Love and Well-being: A Comparative Study of Emerging Adults and Middle-aged Adults". Sexuality & Culture (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s12119-023-10184-x.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1007/s12119-023-10184-x
  3. Monteiro, Angélica; Sousa, Cláudia; Barros, Rita. "Kids Surfing the Web: A Comparative Study in Portugal". Computers 12 9 (2023): 168. http://dx.doi.org/10.3390/computers12090168.
    10.3390/computers12090168
  4. Saidmamatov, Orifjon; Jammatov, Jasurbek; Sousa, Cláudia; Barros, Rita; Vasconcelos, Olga; Rodrigues, Paula. "Translation and Adaptation of the Adult Developmental Coordination Disorder/Dyspraxia Checklist (ADC) into Asian Uzbekistan". Sports 11 7 (2023): 135. http://dx.doi.org/10.3390/sports11070135.
    10.3390/sports11070135
  5. Sousa, Cláudia; Barros, Rita; Monteiro, Angélica. "Inventário de Envolvimento Académico em Estudantes do Ensino Superior [JCR]". Psychologica 65 (2022): e065001. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_65_1.
    10.14195/1647-8606_65_1
  6. Barros, R.; Monteiro, A.; Sousa, C.. "Autoeficácia formativa e envolvimento nos processos de aprendizagem de estudantes portugueses maiores de 23 anos". Revista Portuguesa de Educação 32 1 (2019): 140-154. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.15651.
    Publicado • 10.21814/rpe.15651
  7. Barros, B.; Sousa, C.. "Estratégias de resolução de problemas de matemática em estudantes do ensino superior". Ciências & Cognição 20 1 (2015): 123-132. www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1000.
    Publicado
  8. Sousa, C.; Mendonca, T.; Rocha, P.. "Target mass control for uncertain compartmental systems". International Journal of Control 83 7 (2010): 1387-1396. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77954063251&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00207171003736311
Poster em conferência
  1. Ferreira, M.; Fernandes, M.; Sousa, C.; Silva, F.. "The capacity to love and well-being: A comparative study between emerging and middle-aged adults". Trabalho apresentado em 37th Annual Conference of the European Health Psychology Society, 2023.
  2. Antunes, Joana; Costa, Raquel; Sousa, Cláudia; Soares, Isabel; Sampaio, Adriana; Mesquita, Ana. "The role of maternal distress and early affective touch experiences during COVID-19 on infant’s negative emotionality". Trabalho apresentado em XIII Congreso de la Sociedad Española de Psicofisiología y Neurociencia Cognitiva y Afectiva (SEPNECA), 2023.
  3. Barros, Rita ; Sousa, Cláudia; Monteiro, Angélica. "Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global". Trabalho apresentado em 3rd International Congress of Health and Well-Being Intervention – ICHWBI2023, 2023.
  4. Frederico Silva; Sousa, Cláudia; Maria Inês Fernandes; Souto, Teresa; Maria José Ferreira. Autor correspondente: Frederico Silva. "O papel da Orientação Positiva para a Vida e das Estratégias de Coping na saúde mental de Jovens Emergentes Portugueses". Trabalho apresentado em 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2022.
Resumo em conferência
  1. Silva, M.S.; Ferreira, M.; Barros, R.; Ramalho, A.; Sousa, C.. "Competência em suporte básico de vida em estudantes do ensino secundário". Trabalho apresentado em XIII Bienal de Enfermagem e V Simpósio Internacional de Enfermagem, Botucatu (online), 2023.
    Publicado
  2. da Costa, Ana Rita Fernandes Miranda; Sousa, Cláudia; Isidoro, Erica; Silva, Regina; Mourato, Cristiana. "High-risk HPV genotypes and cervical lesions association in postmenopausal women". Coimbra, 2021.
    Publicado • 10.1093/eurpub/ckab120.044
  3. Sousa, C.; Esteves, S.; Silva, M. M.; Mendonça, T.; Rocha, P.. "Total Mass Target Controlled Infusion (TM-TCI)". Trabalho apresentado em 2nd World Congress of Total Intravenous Anaesthesia – TIVA – TCI, Berlim, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Sousa, Cláudia Noémia Soares de. "Control of uncertain compartmental systems". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2011.
  2. Sousa, Cláudia Noémia Soares de. "Recorrência múltipla em sistemas dinâmicos". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Ciências, 2005. https://www.cmup.pt/recorrencia-multipla-em-sistemas-dinamicos.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10 Competência em suporte básico de vida em estudantes do ensino secundário. XIII Bienal de Enfermagem e V Simpósio Internacional de Enfermagem
(Botucatu (online), Brasil)
2023/09/01 Infants’ negative emotionality: The role of maternal distress and of early life affective touch experiences European Conference on Developmental Psychology (ECDP)
(Turku, Finlândia)
2023/09 The capacity to love and well-being: A comparative study between emerging and middle-aged adults 37th Annual Conference of the European Health Psychology Society.
(Bremen, Alemanha)
2023/07 The role of maternal distress and early affective touch experiences during COVID-19 on infant’s negative emotionality XIII Congreso de La Sociedad Española de Psicofisiología y Neurociencia Cognitiva y Afectiva (SEPNECA).
(Santiago de Compostela, Espanha)
2023/05 Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global 3rd International Congress of Health and Well-Being Intervention – ICHWBI2023
(Viseu, Portugal)
2022/09 O papel da orientação positiva para a vida e das estratégias de coping na saúde mental de jovens emergentes portugueses 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Aveiro, Portugal)
2021/06 High-risk HPV genotypes and cervical lesions association in postmenopausal women Annual Meeting 2021 – Global Health | New Trends
(Coimbra, Portugal)
2009 On the use of state-observers in compartmental systems control 17th Mediterranean Conference on Control and Automation – MED’09
(Thessaloniki, Grécia)
2009 Total Mass TCI driven by Parametric Estimation 17th Mediterranean Conference on Control and Automation – MED’09
(Thessaloniki, Grécia)
2008 Total mass control in uncertain compartmental systems 8th Portuguese Conference on Automatic Control – CONTROLO’2008
(Vila Real, Portugal)
2007 Control of uncertain compartmental systems 15th Mediterranean Conference on Control and Automation – MED’07
(Atenas, Grécia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - 2024/01 Adaptação e validação da versão curta da Self-Report Psychopathy Scale para a população Cabo-Verdiana
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2022/09 - 2023/11 Psicopatia como preditor do bem-estar: O papel do autocontrolo e do género.
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2023/05 Capacidade para amar, traços de personalidade e psicopatia em reclusos masculinos portugueses
Coorientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2023/04 Psicopatia e características de personalidade: estudo comparativo reclusos de crimes violentos e não violentos
Coorientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2022/09 - 2023/01 Capacidade de amar: características psicológicas e experiências de adversidade na infância
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2022/10 Capacidade para amar e bem-estar: Um estudo comparativo entre adultos emergentes e adultos de meia-idade
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2022/10 Criminalidade Feminina: Caraterísticas da Personalidade e Adversidade ao Longo da Vida
Coorientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2022/10 Psicopatia e Saúde Mental – estudo comparativo entre reclusos que cometeram crimes violentos e não violentos
Coorientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2022/10 Preditores de saúde mental nos reclusos portugueses: O papel das Estratégias de Coping e da Orientação Positiva para a vida
Coorientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2022/10 Autocontrolo, Capacidade Para Amar e Psicopatia: Estudo Comparativo entre População Reclusa e Não Reclusa
Coorientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2022/10 Psicopatia, saúde mental e adversidade ao longo da vida: um estudo comparativo entre a criminalidade feminina e a criminalidade masculina.
Coorientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2022/10 Criminalidade feminina, psicopatia e personalidade: um estudo comparativo com ofensoras violentas e não violentas.
Coorientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/09 - 2022/09 O papel da Orientação Positiva para a Vida e das Estratégias de Coping na saúde mental de Jovens Emergentes Portugueses
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2013 - 2013 A utilização de um protótipo multimédia no ensino das escalas
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 - 2013 Integração de um protótipo multimédia no ensino de funções lógicas numa folha de cálculo: um estudo com alunos do ensino profissional
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2012 - 2012 Materiais Manipuláveis no ensino da geometria a alunos cegos
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2010 - 2010 A utilização do jogo matemático em meios rural e citadino
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2010 - 2010 Jogo no ensino da Matemática – Tangram Chinês
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 2º Ciclo (variante Matemática) (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2010 - 2010 Dispositivos Pedagógicos para a Aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar
Orientador
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2010 - 2010 A Aprendizagem da Matemática através dos Jogos Didácticos
Orientador
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2010 - 2010 Importância para os pais do uso do jogo nas aulas de Matemática no 2º Ciclo
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 2º Ciclo (variante Matemática) (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2009 - 2009 As Histórias como Dispositivo Pedagógico no Desenvolvimento da Matemática
Orientador
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2009 - 2009 A Arte enquanto potência de aprendizagem da Matemática no ensino pré-escolar
Orientador
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2009 - 2009 Os instrumentos de trabalho como forma de exploração das competências matemáticas no Jardim de Infância
Orientador
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2009 - 2009 Os manuais e a promoção do raciocínio lógico-matemático no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2009 - 2009 O Jogo como motivo de rendimento escolar na disciplina de Matemática
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 2º Ciclo (variante Matemática) (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2009 - 2009 Os recursos didáticos como meio de motivação e sucesso para a Matemática
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008 A importância do Jogo Matemático para o desenvolvimento do raciocínio mental dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008 A avaliação da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008 Aplicação de WebQuests na Disciplina de Matemática
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 2º Ciclo (variante Matemática) (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008 A importância dos materiais didácticos no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008 Desenvolvimento do Raciocínio Lógico em contexto de Jardim de Infância
Orientador
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008 O insucesso da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Licenciatura Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
ESE Jean Piaget, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2007 - 2015 Organization of exhibitions with works prepared by the students (2007 - 2015)
Exposição (Coorganizador)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2011 - 2011 Piaget Mat II, Reflexões em Torno do Novo Programa de Matemática (2011 - 2011)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2009 - 2009 Ciclo de Conferências Empreendedorismo Emergente (2009 - 2009)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal

Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica de Vila Nova de Gaia, Portugal
2006 - 2006 Organization of the Mathematics exhibition as part of the school's Open Day (2006 - 2006)
Exposição
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/04/27 - 2020/05/07 Webinar "Online Teaching for Academics & Teachers" - 3 sessions
Seminário
Online Teaching for Academics & Teachers
Elleniko Mesogeiako Panepistemio, Grécia
2020/05/06 - 2020/05/06 [Distance Assessment and Tests in Moodle] Mecanismos de Avaliação à Distância e Testes no Moodle
Seminário
Mecanismos de Avaliação a Distância e Testes no Moodle
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020/04/23 - 2020/04/23 [Clarification Session "Technological Solutions for Remote Assessment"] Sessão de Esclarecimento "Soluções tecnológicas para avaliação à distância"
Outro
Soluções tecnológicas para avaliação à distância
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020/04/22 - 2020/04/22 2nd Session of the Cycle of Conferences on Pedagogical Practices and Teaching Methodologies of the Lusófona University of Porto, entitled PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: EVIDENCE-BASED TEACHING AND ASSESSMENT METHODOLOGIES
Conferência
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: METODOLOGIAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO BASEADAS NA EVIDÊNCIA
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/04/20 - 2020/04/20 Webinar "How to design and manage assessments for online learning" (European Distance and E-Learning Network)
Seminário
How to design and manage assessments for online learning
Budapesti Muszaki es Gazdasagtudomanyi Egyetem, Hungria
2020/04/15 - 2020/04/15 1st Session of the Cycle of Conferences on Pedagogical Practices and Teaching Methodologies of the Lusófona University of Porto, entitled CHALLENGES AND OPPORTUNITIES OF TEACHING AND LEARNING ONLINE IN TIMES OF NATIONAL EMERGENCY
Conferência
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE ENSINAR E APRENDER ONLINE EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA NACIONAL
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/04/03 - 2020/04/03 Webinar "Online Assessment Strategies"
Seminário
Estratégias de avaliação online
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2019/11/27 - 2019/11/27 [Artificial Intelligence and the Health of the Future] Inteligência Artificial e a Saúde do Futuro
Seminário
Inteligência Artificial e a Saúde do Futuro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal
2019/04 - 2019/04 [From the promotion of autonomy to the promotion of competences in higher education: Evidence-based pedagogical experiences] Da promoção da autonomia à promoção de competências no ensino superior: Experiências pedagógicas baseadas na evidência
Conferência
Da promoção da autonomia à promoção de competências no ensino superior: Experiências pedagógicas baseadas na evidência
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2019/02 - 2019/02 [Mathematics and History of Mathematics - What contributions to Interdisciplinarity?] Matemática e História da Matemática - Que contributos para a Interdisciplinaridade?
Conferência
Matemática e História da Matemática – Que contributos para a Interdisciplinaridade?
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2014 - 2014 Jean Piaget Education Days: Sharing Educational Practices
Encontro
Jornadas de Educação Jean Piaget: Partilhando Práticas Educativas
ESE Jean Piaget, Portugal
2014 - 2014 [Pedagogical-didactic perspectives and dynamics - 1st Cycle] Perspetivas e dinâmicas Pedagógico-didáticas - 1º Ciclo
Seminário
Perspetivas e dinâmicas Pedagógico-didáticas - 1º Ciclo
ESE Jean Piaget, Portugal
2014 - 2014 [Pedagogical-didactic perspectives and dynamics - 2nd Cycle] Perspetivas e dinâmicas Pedagógico-didáticas - 2º Ciclo
Seminário
Perspetivas e dinâmicas Pedagógico-didáticas - 2º Ciclo
ESE Jean Piaget, Portugal
2014 - 2014 Panel Moderator at the Jean Piaget Education Days: Sharing Educational Practices Jornadas de Educação Jean Piaget: Partilhando Práticas Educativas
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2013 - 2013 [Over 23 years old: Perspectives and Dynamics of Transformation of Higher Education] Maiores de 23 anos: Perspetivas e Dinâmicas de Transformação do Ensino Superior
Seminário
Maiores de 23 anos: Perspetivas e Dinâmicas de Transformação do Ensino Superior
ESE Jean Piaget, Portugal
2011 - 2011 [To build territories of sharing, dialogue and critical reflection for an articulated teaching praxis] Construir territórios de partilha, diálogo e reflexão crítica para uma praxis docente articulada,
Oficina (workshop)
Construir territórios de partilha, diálogo e reflexão crítica para uma praxis docente articulada,
ESE Jean Piaget, Portugal
2009 - 2009 17th Mediterranean Conference on Control and Automation – MED’09
Conferência
17th Mediterranean Conference on Control and Automation – MED’09
2008 - 2008 Evaluation Systems. Tutors and the theoretical/practical relationship
Seminário
Sistemas de Avaliação. Tutorias e a relação teórica/prática
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008 2008 Workshop of Project IdeA
Oficina (workshop)
2008 Workshop of Project IdeA
Departamento de Matemática Aplicada, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal
2008 - 2008 [The Teaching Portfolio as a strategy for monitoring the teaching-learning process in Higher Education] O Portfolio de docência como estratégia de monitorização do processo de ensino - aprendizagem no Ensino Superior
Oficina (workshop)
O Portfolio de docência como estratégia de monitorização do processo de ensino – aprendizagem no Ensino Superior
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 - 2008 [Have fun with Knowledge] Divertir com o Saber
Seminário
Divertir com o Saber
Gaianima e GaiaSocial, Portugal
2002 - 2002 [Emotional Intelligence: Reasons and Emotions] Inteligência Emocional: Razões e Emoções
Seminário
Inteligência Emocional: Razões e Emoções
Associação Nacional dos Professores do Ensino Secundário em colaboração com a Associação Sindical dos Professores Pró-Ordem, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/01/22 Aplicação de redes neuronais à previsão de preços de ações
Arguente principal
V. Sousa (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Ciências Económicas Sociais e da Empresa, Portugal
2019/06/19 O aeroporto Francisco Sá Carneiro e a sua relação com o turismo na região norte de Portugal
Arguente principal
H. Barros (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Ciências Económicas Sociais e da Empresa, Portugal
2014 Avaliação da usabilidade de um Repositório Aberto Multimédia para o ensino da Língua Portuguesa do 2º Ciclo - RAM@IP
Presidente do júri
L. Ribeirinho (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2014 Conceção e Avaliação de um Ambiente Online de Formação em Parapente
Presidente do júri
J. Dias (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2014 Contando, Jogando e Descobrindo a Matemática, Mestrado em Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
J. Teixeira (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 O contributo dos SAAC e de estratégias de Comunicação para o desenvolvimento da autoestima do aluno ao nível da participação em duas atividades da vida diária,
Presidente do júri
M. Reis (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 O ensino do Braille em Escolas de Referência de alunos com deficiência visual; um estudo exploratório sobre a perceção dos professores de Educação Especial no Domínio da Visão
Presidente do júri
R. Carvalho (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 Transição para a vida pós escolar dos alunos com Plano Individual de Transição – Estudo exploratório no distrito de Braga
Presidente do júri
J. Sousa (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 Implementação de um projeto Investigação-Ação para a promoção da autoestima de um aluno com Dificuldades de Aprendizagem
Arguente principal
S. Resende (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 Um estágio numa Unidade de Apoio Especializado com crianças com Paralisia Cerebral
Presidente do júri
S. Correia (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 A satisfação profissional e as práticas de ensino e aprendizagem cooperativa em escolas com unidades de ensino estruturado
Presidente do júri
E. Silva (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 A Educação Física mediante a realidade da Escola Inclusiva – análise numa escola de referência no domínio da Visão
Presidente do júri
F. Soares (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 Maus Tratos Infantis: Ideias e práticas de profissionais de educação de infância do ensino regular e de intervenção precoce
Presidente do júri
L. Tavares (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 Perceção do Professores face à Formação e Intervenção em Orientação e Mobilidade
Presidente do júri
E. Gaspar (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 Ensinar Ciências numa perspetiva CTSA: do trabalho prático ao trabalho experimental (situações vivenciadas em contexto de estágio)
Presidente do júri
E. Santos (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 As Ciências e a Matemática numa perspetiva de educação científica – intervenção no estágio de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Presidente do júri
L. Carneiro (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 A Leitura e a Escrita no Ensino Básico: atividades desenvolvidas no estágio no 1º e no 2º ciclos
Presidente do júri
N. Adriano (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 Matemática “sem fronteiras”: Articulação com outras áreas do saber
Presidente do júri
S. Gomes (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2013 Aprender Matematicando na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
A. Silva (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2012 Tracking the NMB level via a switching system mass control strategy
Arguente principal
M. Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2012 Desenvolvimento de um protótipo para o ensino de redes informáticas
Arguente principal
F. Sousa (Mestrado)
ESE Jean Piaget, Portugal
2010 A importância da resolução de problemas no ensino da Matemática
Arguente principal
A. Vasconcelos (Outro)
ESE Jean Piaget, Portugal
2010 Como é encarado o processo de ensino/aprendizagem da Matemática, segundo o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, por uma professora do Primeiro Ciclo
Arguente principal
S. Duarte (Outro)
ESE Jean Piaget, Portugal
2008 A Organização Espacial na sala de aula do 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
D. Cavadas (Outro)
ESE Jean Piaget, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/05 - Atual Journal of Applied Statistics (1360-0532) Informa UK (Taylor & Francis)
2020/06 - 2020/06 Saber & Educar (1647-2144)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2007 - 2007 Member of the team responsible for the accreditation processes Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013 - 2015 Work team for the submission of Higher Technical Professional Courses
Membro
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2012 - 2015 Member of the Scientific Committee of the Master's Degree - Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education
Membro
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2008 - 2015 Work team of the Scientific Area of Mathematics and Natural Sciences (scientific/pedagogical management of programs, accreditation of training, establishment of research lines and support for Final Memoirs, Projects and Portfolios, organization of scientific events and promotion of interaction actions with the community)
Membro
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2010 - 2012 Member of the Electoral Commission
Membro
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2010 - 2015 Member of the Jury of the Over 23 Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
Distinções

Prémio

2004 Engenheiro António de Almeida
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
1998 Merit Award
Fundação Calouste Gulbenkian e Rotary Club de V. N. Gaia, Portugal