???global.info.a_carregar???
Doutorada em Ciências da Educação - Especialidade de Currículo - pela Universidade da Madeira (UMa), Mestre em Educação e Sociedade (pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e das Empresas - Instituto Universitário da Universidade de Lisboa (ISCTE-IUL), e Licenciada (pré-Bolonha) em Artes Plásticas - variante Pintura- pela UMa, e Bacharel em Educação de Infância pelo Magistério Primário do Funchal. É Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências Socias, Departamento de Ciências da Educação da UMa, em regime de mobilidade a tempo inteiro da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia ( SRECT), docente nas áreas disciplinares de Currículo e Práticas Pedagógicas na Educação de Infância. A sua tese de Doutoramento intitulada "Linhas Curriculares e Práticas de Educação de Infância. Um Estudo pelas Vozes das Crianças", resultou de uma investigação etnográfica com crianças e nesse seguimento tem desenvolvido a sua atividade científica e de docência no campo da Educação de Infância, não obstante se dedicar igualmente a questões científicas do campo geral da Educação, Sociedade e Cultura. Cargos atuais: Membro do Conselho Científico e Pedagógico do Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Madeira, desde 2005; Diretora, juntamente com Teresa Norton Dias , António Baía Reis e In~es Coelho, da Revista Cinema e Território (C&T), desde maio de 2021- revista internacional de arte e antropologia das imagens. PhD in Educational Sciences - Curriculum Specialty - from the University of Madeira (UMa), Master's Degree in Education and Society (pre-Bologne) from the Higher Institute of Labour and Business Sciences - University Institute of the University of Lisbon (ISCTE-IUL), and a Bachelor's Degree (pre-Bologne) in Fine Arts, from UMa, and a Bachelor's Degree in Early Childhood Education from the Primary Teaching of Funchal. Invited Assistant Professor at the Faculty of Social Sciences, Department of Educational Sciences of UMa, in a full-time mobility regime of the Regional Secretariat of Education, Science and Technology (SRECT), teacher in the disciplinary areas of Curriculum and Pedagogical, Practices in Early Childhood Education. The PhD thesis entitled "Curricular Lines and Practices of Early Childhood Education. A Study for Children's Voices", resulted from an ethnographic investigation with children, and in this sequence has developed scientific and teaching activity in the field of Early Childhood Education, although is also dedicated to scientific issues in the general field of Education, Society and Culture. Current positions: Member of the Scientific and Pedagogical Council of the Training Centre of the Teachers' Union of Madeira, since 2005; Director, together with Teresa Norton Dias, António Baía Reis and Inês Coelho, Cinema &Território (C&T) Magazine, since May 2021 - international journal of art and anthropology of images.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Guida Reis Rodrigues Mendes

Nomes de citação

  • Mendes, Guida

Identificadores de autor

Ciência ID
3715-BD58-B94B

Endereços de correio eletrónico

  • grmendes@staff.uma.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 291705200 Ext.: 5221 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2020/01/06
Concluído
Ciências da Educação, área de Currículo (Doutoramento)
Especialização em Currículo
Universidade da Madeira, Portugal
"Linhas Curriculares e Práticas de Educação de Infância. Uma Estudo pelas Vozes das Crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2006/05
Concluído
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Entre a Familia e a Creche. Estratégias educativas e modalidades de uma relação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000
Concluído
Artes Plásticas - Pintura (Licenciatura)
Especialização em Pintura
Universidade da Madeira, Portugal
14
1986/07
Concluído
Educação de Infância (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Funchal, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2019 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2015 - 2016 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
2008 - 2014 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2005 - 2008 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986 - 2005 Educador de infância (Educador de Infância) Secretaria Regional de Educação, Portugal
Secretaria Regional de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989 - 1995 Diretora Pedagógica Secretaria Regional de Educação, Portugal
Infantários da Delegação da Cruz Vermelha do Funchal, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2022/02/18 XVII Colóquio CIE-UMa . Educação e Desenvolvimento Comunitário
UIDB/04083/2020
Membro de Comissão Científica
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mendes, Guida. "Brincar: coisa (séria) de crianças". Trabalho apresentado em Educação, culturas e cidadania das crianças, Aveiro, 2019.
    Publicado
  2. Bento, António V.; Mendes, Guida Reis Rodrigues. "A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: factores contributivos para uma boa adaptação e relação com o sucesso académico universitário". Trabalho apresentado em Educação para o sucesso: políticas e actores, Porto, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mendes, Guida; Bento, António V.; Pacheco, Dulce. "La importancia de la colaboración entre la escuela y la familia: un estudio cualitativo". Revista San Gregorio. Edition Especial 16 (2017): 94-105.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.36097/rsan.v1i16
  2. Mendes, Guida; Pacheco, Dulce. "Relação Escola-Família: Participação dos Encarregados de Educação na Escola". Revista CIAIQ2016 (2016): 603-612. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/648.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Mendes, Guida. "Famílias e educadoras de infância: estratégias educativas e modalidades de uma relação". Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação 13-14 (2009): 137-154.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mendes, Guida. "Lourenço e a esperança". In Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021), editado por Imprensa Académica, 207-2016. Funchal, Portugal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2022.
    Publicado
  2. Mendes, Guida. ""Quero fazer experiências e descobrir coisas sobre os tubarões, baleias e outros peixes." ... ou a abordagem experimental das ciências na educação de infância. Conhecer o mundo para o cuidar". In Ensino, Aprendizagem e Quotidiano, 171-178. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2021.
    Publicado • 10.34640/universidademadeira2021mendes
  3. Mendes, Guida. "Crianças, cultura(s) e educação artística: reflexões sobre as artes visuais na EI". In Educação, Artes e Cultura. Discursos e Práticas, 128-138. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2020.
    Publicado
  4. Mendes, Guida. "Formação Inicial dos Educadores de Infância: Cuidar o Presente, Pensando no Futuro". In 31 Desafios para o Ensino Superior, 113-118. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Publicado
  5. Bento, António V.; Mendes, Guida. "Didática e formação de docentes: saberes necessários à prática". In Didática e Matética, 112-127. Funchal, Portugal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2016.
    Publicado
  6. Mendes, Guida. "Educação de infância: o que fica do que resta". In A escola restante, 114-123. Funchal, Portugal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, 2015.
    Publicado
  7. Mendes, Guida. "O dever de educar. As vozes das crianças como condição para repensar a educação de infância". In Estado mínimo, Escola Mínima, 162-173. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação - Universidade da Madeira, 2014.
    Publicado
  8. Mendes, Guida; Pacheco, José Augusto. "Orientações curriculares : a mão que embala a educação de infância". In Nas Pegadas das Reformas Educativas. Atas do I Colóquio cabo-verdiano de Educação, 48-60. Praia, Cabo Verde: Universidade de Cabo Verde, 2013.
    Publicado
  9. Mendes, Guida; Sousa, Jesus Maria. Autor correspondente: Mendes, Guida. "Políticas de educação de infância: a educação primeiro". In O futuro da escola pública, 127-138. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2013.
    Publicado
  10. Mendes, Guida; Sousa, Conceição. "A formação e a prática dos futuros educadores: um desafio metodológico em tempos de crise". In Educação em Tempos de Crise. Oportunidades e constrangimentos, 146-159. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação - Universidade da Madeira, 2012.
    Publicado
  11. Mendes, Guida. "O educador aos olhos das crianças: uma abordagem etnográfica". In Etnografia da Educação, 319-344. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação - Universidade da Madeira, 2011.
    Publicado
  12. Melo, Mécia; Mendes, Guida. "Os avós como factor de promoção do sucesso escolar". In Políticas Educativas: Discursos e Práticas, 369-384. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2009.
    Publicado
  13. Mendes, Guida. "O Educador construtor do currículo.". In Educação em Tempo de Mudança, 85-88. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação - Universidade da Madeira, 2008.
    Publicado
  14. Mendes, Guida. "O desenvolvimento profissional do educador de infância face à inovação.". In Educação em Tempo de Mudança, 289-299. Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação - Universidade da Madeira, 2008.
    Publicado
Manual
  1. Mendes, Guida; Bento, António V.. Como fazer um projeto de dissertação com sucesso. Manual para Investigadores Principiantes – Passo a Passo, com sucesso. Guarda, Portugal: Oficina de S. Miguel. 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Mendes, Guida; Aguin-Pombo, Dora; França, Ana; Bento, António V.; Azevedo, J.. "Atitudes e conhecimentos das crianças e adolescentes em relação aos insetos: o papel das exposições". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Escolar. Saúde, Ambiente e Educação, 2008.
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Guida Reis Rodrigues. "Linhas Curriculares e Práticas de Educação de Infância: Um Estudo pelas Vozes das Crianças". Doutoramento, Universidade da Madeira, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2726.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/12 Prática Pedagógica I em tempo de pandemia COVID-19 -Desafios e oportunidades XVIII Colóquio CIE-UMa "Lições da Pandemia"
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2022/02/18 Educação e Desenvolvimento. Um Embrião nas Práticas Pedagógicas Participativas XVII Colóquio CIE-UMa "Educação e Desenvolvimento Comunitário"
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2021/06/18 Reflexões em Torno da Avaliação na Educação de Infância Os Sentidos da Avaliação na Educação de Infância
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2021/02/18 Lourenço e a esperança XVI Colóquio CIE-UMA - Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)
(Portugal)
2020/03/09 O Currículo na Educação de Infância: a perspetiva das OCEPE de 2016 Encontros de Formação Contínua
Escola do 1.º Ciclo com Pré-escola e Creche da Nazaré (Funchal, Portugal)
2019/02/01 O quotidiano na Educação de Infância: tempos e andamentos, pelas vozes das crianças XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços, e artefactos em Educação”,
Universidade de Lisboa - XXVI Colóquio da AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2018/04/13 Os modelos curriculares em Educação de Infância. A voz ativa da criança na prática pedagógica 3.º Encontro Regional da Madeira da APEI “O Currículo na Educação Pré-escolar"
APEI e Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2015/04/21 Posso brincar? Educação de Infância, uma paleta de possibilidades GUIDA REIS RODRIGUES MENDES
Colégio do Marítimo (Funchal, Portugal)
2015/04/14 Posso falar? - As vozes das crianças nas práticas de Educação de Infância Palestra para Educadores de Infância
Secretaria Regional de Educação e Escola da APEL (Funchal, Portugal)
2015/02/12 Ouvir, Pensar e Agir “Sou Machico” - Um Projeto de Participação das Crianças na Cidade de Machico
Escola do 1.º Ciclo com Pré-escola e Creche Engenheiro Santos Costa (Funchal, Portugal)
2004/03/28 Creche: uma resposta socioeducativa (que se quer) de qualidade Entre a Creche e o lar. Desafios do Mundo Contemporâneo
Secretaria Regional dos Assuntos Sociais (Funchal, Portugal)
2003/11/23 O perfil do Técnico Auxiliar de Infância I Encontro de Educação Profissional
(Porto Santo)
2002/07/19 Deixem-nos pintar! As atividades de Expressão Artística em Espaços de Educação Pré-Escolar
Secretaria Regional de Educação (Funchal, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/09/29 Conceções e Práticas em Creche na RAM - Um estudo de caso de natureza etnográfica.
Arguente
Mariana de Azevedo Ribeiro Estrela (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2023/06/09 Relatório de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Lisandra Annalie Loreto Beltrão (Mestrado)
2022/12/15 Relatório de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Maria Eduarda Rodrigues Lima (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/11/23 Relatório de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Maria Lucia da Silva Barreto (Mestrado)
2022/11/17 Relatório de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Linda Constância Costa Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2022/01/31 Relatório de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Leonilde Ludovina Abreu Faria (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021/10/07 Relatório de Estágio em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sara de Jesus Freitas (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021/03/22 A relação família-escola
Arguente principal
Tatiana Cristina Brazão Aguiar (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021/02/22 Relatório de Estágio, do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Filipa Isabel de Jesus Silva Gomes (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2021/02/22 Relatório de Estágio em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Mónica Filipa Abreu Vilanova (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2020/06/29 A Produção de memoriais autobiográficas: Possibilidade de inovação pedagógica
Arguente principal
Neuma de Sá Guedes (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2020/03/03 Relatório de Estágio em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da
Arguente principal
Sara Raquel Lobato Câmara (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2018/07/25 Relatório de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Jesuína Sofia de Sousa Mendes (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2014/07/24 Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Ana Carina Pita Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2014 Prova de Aptidão Profissional (PAP)
Arguente
Maria Juvelina (Outro)
Escola Profissional Atlântico -, Portugal
2013/10/30 Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1.º Ciclo com a Pré-Escolar do Galeão e no Infantário "O Carrocel"
Orientador
Petra Soraia Spinelli (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013/10/29 Relatório de estágio realizado nas escolas básicas do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e do Tanque de Santo António
Orientador
Sandra Daniela Fonseca dos Santos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013/10/21 Relatório de estágio realizado no Infantário "O Carrocel" e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
Orientador
Rafaela Santos Abreu (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013/10/10 Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Cátia Rubina Macêdo Soares Abreu (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013/10/07 Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Tânia José de Freitas Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013/10/04 Relatório de estágio realizado no Infantário "O Carrocel" e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão
Orientador
Vânia José Miriam Teixeira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2013/07/22 Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1.º Ciclo com a Pré-Escolar do Galeão e no Infantário "O Carrocel"
Orientador
Petra Raquel Gomes Spínola (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2012/06/14 Relatório de Estágio de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Carina Vanessa Fernandes Quintal (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2013/01/09 - 2014/07/31 Acompanhamento da Componente Externa da Avaliação Docente (CACEAD) da Região Autónoma da Madeira.
Especialista
Secretaria Regional de Educação, Portugal
2009/01/01 - 2009/01/01 Organização e Conceção da Avaliação da Componente Externa de Desempenho do Pessoal Docente da Região Autónoma da Madeira
Membro
Secretaria Regional de Educação, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/01/01 - Atual Revisão dos Projetos do Programa de Cidadãos Ativ@os financiados pela EEA Grants e geridos pela Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Bissaya Barreto Fundação Bissaya Barreto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/10/08 - 2022/01/21 Contextos de Aprendizagem na Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/05 - Atual Pareceres científicos nas atividades do Laboratório de Performance Experimental do Núcleo de Pesquisa Coreográfica
Membro
Universidade da Madeira - Conselho de Cultura, Portugal
2005/01/01 - Atual Membro da Comissão Pedagógica do Centro de Formação do Sindicato de Professores da Madeira
Membro
Centro de Formação do Sindicato de Professores da Madeira, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/12/12 - Atual Cinema & Território - revista internacional de arte e antropologia das imagens Universidade da Madeira
2021/12/17 - Atual Cinema & Território - revista internacional de arte e antropologia das imagens Universidade da Madeira
2023/07/14 - 2024/08/12 Cinema & Território - revista internacional de arte e antropologia das imagens Universidade da Madeira
Distinções

Outra distinção

2015 Louvor - Governo Regional da Madeira
Governo Regional da Madeira, Portugal
1993 Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal