???global.info.a_carregar???
Natália Albino Pires. PhD in Hispanic Philology from the Faculdade de Filoloxía de la Coruña in 2007 (title recognized by the Faculty of Social and Human Sciences of the Universidade Nova de Lisboa). Professor of the Scientific and Disciplinary Group of Humanities at the Higher Education School of the Polytechnic of Coimbra since 2000. Coordinator of the Masters in Teaching at the 1st CEB and Portuguese and History and Geography of Portugal at the 2nd CEB. Integrated researcher at inED (Center for Research and Innovation in Education) in Coimbra and member of the UNESCO Chair in Intangible Heritage and Traditional Know-How: linking heritage, at the University of Évora. Collaborating researcher at CIDEHUS (UÉvora), IELT (NOVA FCSH) and CREILHAC (Centre de Recherche Interdisciplinaire sur les Langues, Les Littératures, l¿Histoire, les Artes et les Cultures) at Université Assane Seck in Ziguinchor, Senegal. Develops research within the scope of traditional literature, imaging, intangible heritage and didactics of language and literature, focusing on themes such as the identity construct, the uses of traditional literature, as intangible heritage, in modern contexts with a view to its valorization and safeguard In her professional activities, she interacted with 14 collaborator(s) in co-authoring scientific works.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Natália Albino Pires

Nomes de citação

  • Pires, Natália Albino
  • Albino-Pires, Natália

Identificadores de autor

Ciência ID
3813-D8A0-887B
ORCID iD
0000-0002-8906-3336

Endereços de correio eletrónico

  • npires@esec.pt (Profissional)

Moradas

  • Av. D. João III, s/n, 3030-029, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007/06/20
Concluído
Filología Hispánica (Doutoramento)
Especialização em Sección Gallego-Portugués
Universidad da Coruña Facultade de Filoloxía, Espanha
"O Léxico do Romanceiro da Tradição Oral Moderna Portuguesa Editado em 1828 e 1960" (TESE/DISSERTAÇÃO)
sobresaliente con laude
1996
Concluído
Ramo de Formação Educacional (Diploma de especialização)
Especialização em Ramo de Formação Educacional em Estudos Portugueses
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
16
1994
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/10/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
1998 - 2000 Leitor (Docente Universitário) Universidad da Coruña Facultade de Filoloxía, Espanha
Universidade da Coruña - Campus de Elviña, Espanha

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - 1998 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2/3 de Samora Correia, Portugal
Ministério da Educação e Ciência, Portugal
1996 - 1997 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica 2/3 da Venda do Pinheiro, Portugal
Ministério da Educação e Ciência, Portugal
1995 - 1996 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica e Secundária Ferreira Dias, Portugal
Ministério da Educação e Ciência, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01 - 2022/02 Promoció d'una longevitat mental saludable a Espanya i Portugal mitjançant el desenvolupament d'una aplicació tecnològica de suport a la teràpia de reminiscència basada en el patrimoni cultural inmaterial (LONG-REMI)
FGCSIC (codi 0551_PSL_6_E)
Investigador
Fundación General CSIC
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - Patrimónios, Artes e Culturas
UID/ELT/00657/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre for Arts and Communication - CIAC
UID/Multi/04019/2019
Universidade do Algarve, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2018 Humanidades - Edição de Texto
FCG 139446
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Esperança Pina , Margarida; Laranjinha, Ana Sofia; Pires, Natália Albino. "Mosteiro de Alcobaça -XIX Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval.", 2024, https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/651/584.
Artigo em conferência
  1. Pires, Natália Albino; Ferreira, Ana Paula Ramos; Ana Paula Ramos Ferreira. "Da epígrafe às redes sociais: uma abordagem interdisciplinar dos constructos identitários". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2022.
    Publicado
  2. Pires, Natália Albino; Susana Silveira; Maria do Rosário Castiço Barbosa de Campos; Santiago, Ana; Virgílio Rato. "A interdisciplinaridade em contexto de formação inicial de professores". Trabalho apresentado em XIX ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 2021.
    Publicado
  3. Pires, Natália Albino. "O romanceiro quer ir à Biblioteca". Trabalho apresentado em Congresso Internacional sobre Literacias no Século XXI (ICCL2021) / International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), Portalegre, 2021.
    Publicado
  4. Pires, Natália Albino. "A interdisciplinaridade na aula de português no 2º CEB: uma estratégia paa a compreensão do texto poético e promoção da literacia". Trabalho apresentado em 13º ENAPP: Percursos da Interdisciplinaridade em Português – dos projetos às práticas, Leiria, 2019.
    Publicado
  5. Pires, Natália Albino; Serra, Catarina Mota. "Desenvolver o Léxico na educação pré-escolar: uma experiência de aprendizagem com base na metodologia de trabalho de projeto". Trabalho apresentado em IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, Aveiro, 2018.
    Publicado
  6. Pires, Natália Albino. "Desenvolver o Léxico no pré-escolar: uma ponte para a aprendizagem da leitura". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa e V Fórum Ibero-Americano, Braga, 2016.
    Publicado
  7. Pires, Natália Albino. "Singularidades linguísticas dos romances da tradição oral moderna portuguesa: estruturas de quantificação". Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional. Asociación Hispánica de Literatura Medieval, Valladolid, 2009.
    Publicado
  8. Pires, Natália Albino. "Ulisses – un IDE (Integrated Development Environment) para la anotación y procesamiento de corpora". Trabalho apresentado em 9es Journées Internationales d’Analyse Statistique de Données Textuelles, Lyon, 2008.
    Publicado
  9. Pires, Natália Albino. "Ulisses – un IDE (Integrated Development Environment) para la anotación de corpora". Trabalho apresentado em XII Congreso Internacional de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval, Cáceres, 2007.
    Publicado
  10. Pires, Natália Albino. "Verbos e tempos verbais nos Romances Carolíngeos da Tradição Oral Moderna Portuguesa editados entre 1828 e 1960". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval, León, 2005.
    Publicado
  11. Pires, Natália Albino. "O léxico dos romances carolíngeos da Tradição Oral Moderna Portuguesa editados entre 1828 e 1960". Trabalho apresentado em V Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Porto, 2004.
  12. Pires, Natália Albino. "Entremés do Português e a Contenda dos Labradores de Caldelas: a imagem do português no teatro popular galego". Trabalho apresentado em VII Congreso Internacional de Estudios Galegos, Barcelona, 2003.
    Publicado
  13. Pires, Natália Albino. "La variación diacrónica, sincrónica y diatópica del incipit del romance “Conde Alarcos". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional sobre el Cancionero de Baena, Baena, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Doménech, Sara; Santos, Pedro M.; Porta, Xènia; Pires, Natália Albino; Benali, Anass; Nebot, Oriol; Mugica, Francisco; Nebot, Àngela. "Programa de reminiscencia apoyado en inteligencia artificial y basado en el patrimonio cultural inmaterial dirigido a personas mayores: un estudio piloto". Revista Española de Geriatría y Gerontología 58 2 (2023): 89-95. http://dx.doi.org/10.1016/j.regg.2023.01.006.
    10.1016/j.regg.2023.01.006
  2. Pires, Natália Albino. "Formas Hápax em romances carolíngios da tradição oral moderna portuguesa editados entre 1828 e 1960". Revista Abenámar 6 (2023): 340-352.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Natália Albino Pires. "O campo lexical da água em romances da tradição oral moderna portuguesa". Boletín de Literatura Oral (2022): https://doi.org/10.17561/blo.vextra5.7079.
    10.17561/blo.vextra5.7079
  4. Albino Pires, Natália; Ndiaye, Saloum. "O ensino da escrita do português no Senegal: a questão dos manuais escolares". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) 20 (2022): 263-283. http://dx.doi.org/10.30827/dreh.vi20.25163.
    10.30827/dreh.vi20.25163
  5. Àngela Nebot; Sara Domènech; Natália Albino-Pires; Francisco Mugica; Anass Benali; Xènia Porta; Oriol Nebot; Pedro Santos. "LONG-REMI: An AI-Based Technological Application to Promote Healthy Mental Longevity Grounded in Reminiscence Therapy". International Journal of Environmental Research and Public Health 19 10 (2022): 5997-5997. https://doi.org/10.3390/ijerph19105997.
    10.3390/ijerph19105997
  6. Pires, Natália Albino. "“À entrada do mês de maio, à saída da Primavera: notas para o estudo da sintaxe do romanceiro da tradição oral moderna portuguesa”". Revista Galega de Filoloxía 23 (2022): 109-127.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Pires, Natália Albino. "Do Mal aos Males no Romanceiro da Tradição Oral Moderna Portuguesa". Revista Abénamar 2 (2018): 133-150. http://www.fundacionramonmenendezpidal.org/revista/index.php/Abenamar/article/view/27.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Pires, Natália Albino. "Do coquo chamado, scilicet, do coquo comum: Garcia de Orta em diálogo com a ciência". Revista Límite 11 1 (2017): 25-45. http://www.revistalimite.es/v11uno/03pires.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Pires,Natália Albino. "A imagem do outro na Crónica da Tomada de Ceuta pelo Rei D. João I de Gomes Eanes de Zurara". Medievalista online 20 (2016): 3-22. http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/medievalista20/PDF20/PDFpires2007.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Pires, Natália Albino. "Tu qué pô o péu na beça? – Consciência lexical e aprendizagem da leitura: o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança". Execra (2015): 426-443. http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2015/07/18-426-443natalia-pires.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Pires, Natália Albino. "Pero López de Ayala em Óbidos: uma proposta de roteiros de turismo cultural". Exedra 9 (2014): 104-114. http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2015/04/n9-B6.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Pires, Natália Albino. "Leyendas de fundación como metáfora de la magnitud del universo: la tradición portuguesa". Etudes Médiévales 13-14 (2012): 84-91.
    Publicado
  13. Pires, Natália Albino. "Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais". Exedra (2012): 1-12. http://www.exedrajournal.com/exedrajournal/wp-content/uploads/2013/01/25-numero-tematico-2012.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Pires, Natália Albino. "O advérbio de lugar em romances épicos e históricos da tradição oral moderna portuguesa: para o estudo das estruturas de localização". e-Humanista 18 (2011): 307-315. http://www.ehumanista.ucsb.edu/sites/secure.lsit.ucsb.edu.span.d7_eh/files/sitefiles/ehumanista/volume18/18%20ehumanista18.albinopires.pdf.
    Publicado
  15. Pires, Natália Albino. "Referências Antroponímicas e Toponímicas em Romances da tradição oral moderna portuguesa editados entre 1828 e 1960". Culturas Populares 4 (2007): www.culturaspopulares.org/Indices4.html.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Pires, Natália Albino. "O Romanceiro de Teófilo Braga, o Cancioneiro de Pérez Ballesteros e o Romanceiro de Carré Alvarellos, Notas para um Estudo Comparativo". Revista Espéculo 32 (2006): www.ucm.es/info/especulo.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Pires, Natália Albino. "ULISSES: un Integrated Development Environment dessarrollado para la anotación de un corpus romancístico". Procesamiento del Lenguaje Natural - Actas do XXII Congreso SEPLN 37 (2006): 363-364. http://journal.sepln.org/sepln/ojs/ojs/index.php/pln/issue/view/104.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Pires, Natália Albino. "De la especificidad de un corpus romancístico a la creación de una nueva aplicación: ULISSES". Procesamiento del Lenguaje Natural - Actas do XXII Congreso SEPLN 37 (2006): 51-58. http://journal.sepln.org/sepln/ojs/ojs/index.php/pln/issue/view/104.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Pires, Natália Albino. "O Tema de Inês de Castro no Romanceiro Tradicional Peninsular". Revista Espéculo 22 (2002): www.ucm.es/info/especulo.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Pires, Natália Albino. "O Contributo dos Descobrimentos na Ampliação Vocabular da Língua Portuguesa". Revista Galega de Filoloxía 3 (2002): 145-166.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Pires, Natália Albino; Campos, Maria do Rosário Castiço; Silveira, Susana; Rato, Virgílio; Martins, Nuno. "Escada de peixes entre a matemática, o português e o estudo do meio no 1ºCEB: uma experiência pedagógica". In A Escola de Aprender – Contributos para a sua construção, editado por Paixão, Fátima; Silveira, Paulo; Jorge, Fátima, 153-162. Castelo Branco, Portugal: IPCB, 2023.
    Publicado • : https://doi.org/10.53681/2023.l03/04
  2. Pires, Natália Albino; Antunes, Roberto do Carmo. "Ropicapnefma: a mercadoria espiritual de João de Barros". In João de Barros – Ropicapnefma – (Edição e estudo), editado por Pires, Natália Albino; Antunes, Roberto do Carmo, 7-37. Lisboa, Portugal: IN-CM / IELT, 2023.
    Publicado
  3. Pires, Natália Albino. "Representações literárias de D. Lourenço Vicente: a construção de uma identidade coletiva". In D. Lourenço Vicente – Percursos em torno de um Arcebispo em tempos de mudança, editado por Pires, Natália Albino; Fontes, João Luís Inglês; Andrade, Maria Filomena; Sousa, Teresa Faria, 127-140. Lourinhã, Portugal: Câmara Municipal da Lourinhã / Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, 2023.
    Publicado
  4. Pires, Natália Albino. Autor correspondente: Pires, Natália Albino. "O léxico do Romanceiro frente ao léxico da Lírica Cortês: convergências e divergências". In Estudos sobre gramática e sociolingüística galego-portuguesas, 275-292. A Corunha, Espanha: Universidade da Corunha/Revista Galega de Filoloxía, 2022.
    Publicado
  5. Pires, Natália Albino; Ferreira, Ana Paula Ramos. "Da epígrafe às redes sociais: pontes interdisciplinares entre o passado e o presente". In A Escola em transformação: formação e prática docente, editado por Santiago, Ana Elisa; Vale, Vera do, 154-166. Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra/Escola Superior de Educação, 2022.
    Publicado
  6. Pires, Natália Albino. "Ser professor hoje: por mares já navegados rumo às (in)certezas do futuro". In Estado da Educação 2021, editado por Miguéns, Manuel, 430-439. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2022.
    Publicado
  7. Pires, Natália Albino. Autor correspondente: Pires, Natália Albino. "D. Lourenço Vicente, Primaz de Braga: a (re)configuração de um herói". In “Prenga xascú ço qui milhor li és de mon dit ». Creació, recepció i representació de la literatura medieval, 725-738. Barcelona, Espanha: Cilengua, 2021.
    Publicado
  8. Pires, Natália Albino. Autor correspondente: Pires, Natália Albino. "Descobrir o significado de prefixos: uma estratégia potenciadora da compreensão leitora". In Propostas Didático-pedagógicas para as Aulas de Português., 38-38. Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts, 2020.
    Publicado
  9. Pires, Natália Albino. "A tradição romancística em manuais escolares de português do 2º Ciclo do Ensino Básico". In O Medievalismo no Século XXI, 213-226. Berlim, Alemanha: Peter Lang, 2020.
    Publicado
  10. Pires, Natália Albino; Catarina Serra; José Miguel Sacramento. "Pico, Pico, Saranico, quem te deu tamanho bico? – Ampliar, no 1º CEB, o Léxico a partir de textos tradicionais". In Formação de Professores e Educadores: das políticas às Práticas, 185-202. Coimbra, Portugal: ESEC/IPC, 2020.
    Publicado
  11. Pires, Natália Albino. "A imagem dos portugueses na Crónica de D. Juan I de Pero López Ayala". In En Doiro antr’o Porto e Gaia – Estudos de Literatura Medieval, editado por José Carlos Miranda (Org.), 829-839. Porto, Portugal: Estratégias Criativas, 2017.
    Publicado
  12. Pires, Natália Albino. "Sentado está D. Gaifeiros no tabuleiro real, os seus dados tem na mão e as cartas para jogar: o motivo do jogo no romanceiro tradicional". In O Jogo do Mundo - e-Book, editado por Margarida Santos Alpalhão, Carlos Carreto e Isabel Barros Dias (coord), 343-358. Lisboa, Portugal: IELT, 2017.
    Publicado
  13. Pires, Natália Albino. "Na peugada dos amores de Pedro e Inês pela Região Oeste". In Literatura, Viagens e Turismo Cultural no Brasil, em França e em Portugal, editado por Maria Alexandre Lousada e Vítor Ambrósio (eds.), 458-469. Portugal: Editora UNESP, 2017.
    Publicado
  14. Pires, Natália Albino. "A lenda das águas santas do Vimeiro: entre os cultos pagãos e a sua cristianização". In Revisitar o Mito/Myths Revisited, editado por Abel Nascimento Pena, Mª de Jesus C. Relvas, Rui Carlos Fonseca e Teresa Casal (orgs.), 625-635. Lisboa, Portugal: Húmus, 2015.
    Publicado
  15. Pires, Natália Albino. "D. Lourenço Vicente, Primaz de Braga: entre a história, o mito e a lenda". In Representações do mito na história e na literatura, editado por Ana Luísa Vilela, Elisa Nunes Esteves, Fábio Mario da Silva e Margarida Reffóios, 151-162. Évora, Portugal: Universidade de Évora/CEL/Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, 2014.
    Publicado
  16. Pires, Natália Albino; Castro, Teresa Gonçalves. "Ropicapnefma revisitada nos alvores do século XXI". In Da Letra ao Imaginário. Homenagem à Professora Irene Freire Nunes, editado por Helder Godinho (dir.), Margarida Alpalhão, Carlos Carreto e Isabel Barros Dias (orgs.), 491-503. Lisboa, Portugal: UNL-FCSH e CEIL, 2013.
    Publicado
  17. Pires, Natália Albino. "O campo lexical da Honra em romances da tradição oral moderna portuguesa". In Memória e Cidadania na Literatura Tradicional Peninsular, editado por Helena Buescu e Pere Ferré (Coord.), 153-164. Lisboa, Portugal: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República/Caleidoscópio, 2011.
    Publicado
  18. Pires, Natália Albino. "Especificidade das formas adjectivais em romances da tradição oral moderna portuguesa: formas hápax". In Língua Portuguesa, ultrapassar fronteiras, juntar culturas, editado por Mª João Marçalo, Mª Célia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, Mª do Céu Fonseca, Olga Gonçalves, Ana LuísaVilela, Ana Alexand, 101-114. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2010.
    Publicado
  19. Pires, Natália Albino. "O romance ‘Morte Ocultada’ na Península Ibérica: actualização linguística ou autotradução entre línguas ibéricas?". In Traducción y autotraducción en las literaturas ibéricas, editado por Enric Gallén, Francisco Lafarga e Luis Pegenaute (eds.), 321-334. Berna, Suiça: Peter Lang SA, 2010.
    Publicado
  20. Pires, Natália Albino. "Singularidades linguísticas dos romances da tradição oral moderna portuguesa recolhidos na raia fronteiriça de Trás-os-Montes". In Literatura Popular e Identidad Cultural – Estudios sobre folclore, Literatura y Cultura Populares en el Mundo Ocidental, editado por Jesús Cañas Murillo, Fco. Javier Grande Quejico e José Roso Díaz (eds.), 29-34. Cáceres, Espanha: Unviersidad de Extremadura, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pires, Natália Albino; Barata, Filipe Themudo; Cardoso, Carlos; Tavares, Eugène. Africains et Européens au Sénégambie du Sud: Interactions et Transversatités. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Pires, Natália Albino; Roberto do Carmo Antunes. João de Barros – Ropicapnefma – (Edição e estudo). Lisboa, Portugal: IN-CM / IELT. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Pires, Natália Albino; Fontes, João Luís Inglês; Andrade, Maria Filomena; Sousa, Teresa Faria. D. Lourenço Vicente – Percursos em torno de um Arcebispo em tempos de mudança. 2023.
    Publicado
  4. Pires, Natália Albino. A Supervisão no Século XXI: Desafios da Profissionalidade Docente. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2019.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Pires, Natália Albino; • Armando Gonçalves, Cristina Rebelo Leandro, Fernando M. L. Martins, Mª do Rosário Castiço de Campos, Virgílio Rato. "EIPE2018 – Encontro de Investigação e Práticas em Educação". Exedra (2018):
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Pires, Natália Albino; Ana Paula Ramos Ferreira. Da Epígrafe às Redes Socias: um percurso didático interdisciplinar entre a História e o Português. Coimbra, Portugal: Grácio Editor. 2022.
    Publicado
  2. Ana Isabel Ribeiro; Ana R. Luís; Carlos Barreira; Elsa Ribeiro-Silva; Natália Albino Pires. A supervisão pedagógica no século XXI: desafios da profissionalidade docente. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2020.
    10.14195/978-989-26-1825-8
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11/26 Formas hápax em romances carolíngios da tradição oral moderna portuguesa editados entre 1828 e 1960 VI Congreso Internacional Romancero
Facultad de Letras da Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2019/11/22 Que desafios se colocam à supervisão no quadro da Inclusão e Cidadania? SEMPES 2019: Seminário da Prática de Ensino Supervisionada
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
2019/11/14 Literatura Tradicional: a memória de um património comunitário 1º Encontro Memória para Todos: História, Património e Comunidade(s)
Centro de História Contemporânea - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/09/05 D. Lourenço Vicente, Primaz de Braga: a (re)configuração literária de um herói XVIII Congresso Internacional da Associação Hispânica de Literatura Medieval
Universidad de Barcelona - Facultad de Filología (Barcelona, Espanha)
2019/06/02 Romanceiro, da tradição à atualidade ÀCORDA - 2º Encontro de Cordofones Tracionais Portugueses
Instituto Politécnico de Coimbra/Cátedra Unesco em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional/Câmara Municipal de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/11/17 Representações literárias de D. Lourenço Vicente: a construção de uma identidade coletiva Colóquio D. Lourenço Vicente: Memória(s) e Representações
Centro de Estudos Históricos da Lourinhã / Câmara Municipal da Lourinhã (Lourinhã, Portugal)
2018/11/10 A construção de um imaginário coletivo identitário com base em narrativas breves orais: o caso das lendas Colóquio Narrativa, Média e Cognição: Literaturas Marginalizadas
Centro de Investigação em Artes e Comumicação - Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2018/11/09 Romanceiro.pt: um arquivo de narrativas marginalizadas Colóquio Narrativa, Média e Cognição: Literaturas Marginalizadas
Centro de Investigação em Artes e Comumicação - Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2018/06/22 A tradição romancística em manuais escolares de português do 2º Ciclo do Ensino Básico XII Congreso da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval
Universidade Aberta (Santarém, Portugal)
2018/06/07 Las lecturas (dis)funcionales de la literatura tradicional en la clase de portugués III Congreso Internacional (eco)sistemas de la lectura: de la alfabetización a la educación
Universidad de Castilla La Mancha - Facultad de Ciencias de la Educación y Humanidades (Cuenca, Espanha)
2018/04/03 Ensinar Espanhol para fins específicos na Era Digital: exemplo de uma prática letiva na Escola Superior de Educação de Coimbra II Encontro de Línguas Ibéricas – Conferências Internacionais de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/01/24 A supervisão pedagógica na formação inicial de professores de português do 2º CEB: o exemplo da Escola Superior de Educação de Coimbra I Seminário de Formação de Professores
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/10/27 Artes de Cura no Tratado Breve dos Rios de Guiné de André Álvares de Almada Artes de Cura II: Prevenir, Cuidar e Curar – o olhar das Humanidades
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição / Museu da Farmácia (Lisboa, Portugal)
2017/10/25 Do constructo literário da figura de D. Lourenço Vicente à (re)construção de uma identidade coletiva Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
2017/06/23 O Romanceiro na Era do digital: Ulisses, um Ambiente Integrado de Desenvolvimento – IDE para anotação e processamento de corpora Congresso Internacional do Romanceiro
Centro de Literatura Portuguesa - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/06/22 Tristes novas, tristes novas em Espanha foram soadas: o romanceiro tradicional em risco III Encontro Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios
Cátedra Unesco em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional / Câmara Municipal de Castro Verde ( Castro Verde, Portugal)
2016/12/08 Paisagens naturais e humanas do Golfo da Guiné, nos finais do séuclo XVI. O testemunho de André Álvares de Almada Congresso Internacional A presença portuguesa em Ziguinchor
Centre de Recherche Interdisciplinaire sur les Langues, Littératures, Arts et Cultures - Université Assane Seck (Senegal) (Ziguinchor)
2016/03/10 O coco: de ilustre desconhecido a superalimento Artes de Cura: medicinas tradicionais no século XXI
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição / Museu da Farmácia (Lisboa, Portugal)
2015/03/13 A Donzela Guerreira: da balada europeia à literatura de autor Seminário da Pós Graduação em Bibliotecas e Animação da Leitura
Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2014/01/30 Quedos, quedos, cavaleiros, que el rei vos manda contar: a Literatura Tradicional vai à biblioteca Seminário da Pós Graduação em Bibliotecas e Animação da Leitura
Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2006/11/17 Ulisses: una herramienta para la creación y anotación de corpora en filología Análisis de Textos
Servei de Tecnologia Lingüística (SteL) - Universidade de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2006/10/19 Estruturas de localização em romances épicos e históricos da Tradição Oral Moderna Portuguesa: o advérbio de lugar VI Congresso da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval
Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras (Coimbra)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2019 A metodologia de trabalho projeto na Educação Pré-Escolar como ponte para o desenvolvimento lexical
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Da Interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético
Orientador
Mestrado em Ensino no 1º CEB e PHGP no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
Orientador
Mestrado em Ensino no 1º CEB e PHGP no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 A perceção da sobredotação numa amostra de professores. Avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
Coorientador
Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2017 O uso de conectores discursivos em textos escritos por alunos de uma turma de 6º ano
Orientador
Mestrado em Ensino no 1º CEB e PHGP no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2017 Promoção da consciência fonológica numa criança com uma perturbação fonológica no pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2017 Impacto de um Programa de Intervenção em competências linguísticas numa criança com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) em idade escolar
Orientador
Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2016 Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura
Coorientador de Gregório, Ana Rubina Valério
Mestrado em Ensino no 1º CEB e no 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2016 Determinar os níveis de conhecimento linguístico – lexical à entrada e saída do 1º ano de escolaridade e a sua influência na aprendizagem da leitura e escrita
Orientador
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2016 Promoção de competências metafonológicas numa criança com perturbação da linguagem, no último ano da educação pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2016 Promoção da leitura e da escrita numa criança disléxica do 4º ano
Orientador
Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2015 Desenvolver a competência leitora em crianças com síndrome fetal alcoólica: um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Necessidades Educativas Especiais – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2010 - 2012 Importância do texto literário para a aquisição e consolidação de estruturas verbais
Orientador
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2010 - 2012 Compreensão e uso de frases subordinadas adverbiais por alunos de 2º ano
Orientador
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2010 - 2011 Os tempos verbais de pretérito em narrativas escritas por crianças do segundo ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2010 - 2011 A Leitura do texto literário como estratégia para a ampliação lexical
Orientador
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2010 - 2011 Coordenação de frases negativas: compreensão e aplicação por alunos de 4º ano
Orientador
Mestrado em Didática da Língua Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/05/17 - Atual Dinamização de um workshop em co-autoria com Catarina Pires Mateus intitulado “A jogar com o verbo: consolidar aprendizagens sobre a classe do verbo”, no âmbito do IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação que decorreu na Escola Superior de Educação de Coimbra entre os dias 17 e 18 de maio de 2019. (2019/05/17 - 2019/05/18)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018/04/28 - Atual Dinamização de um workshop intitulado “A Gramática é fixe! – Criar um laboratório na aula de português”, no âmbito do III Encontro de Investigação e Práticas em Educação. (2018/04/27 - 2018/04/28)
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017/11/17 - Atual Colóquio D. Lourenço Vicente: Memória(s) e Representações que decorreu no dia 17 de Novembro de 2018 no Auditório Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã (2017/11/17)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2017/11/01 - Atual Seminário de Paulo Tavares e Ana Santos, “Projeto Piloto de Inovação Pedagógica”, incluído no plano de actividades da disciplina de Observação e Intervenção Educativa III do Curso de Educação Básica (2017/11/01)
Seminário
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/11/14 - Atual Seminário de Cristina Oliveira, “Modelos de Gestão Escolar”, incluído no plano de actividades da disciplina de Observação e Intervenção Educativa III do Curso de Educação Básica (2016/11)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/03/03 - Atual Conferência de Helena Serra intitulada “A escola face à Sobredotação” no âmbito do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB (2016/03/03)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014/03/01 - Atual Dinamização da formação Supervisão pedagógica – Práticas reflexivas no contexto de formação de educadores/professores dos 0 aos 12 na Escola Superior de Educação de Coimbra. (2014/03/01)
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019/10 - 2020/05 Ciclo de Conferências subordinadas ao tema “À Conversa com...” no âmbito do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB (2019)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019/08/20 - 2019/08/24 Coordenação, com Isabel Barros Dias, do Simpósio Novas Tradicionalidades e Imaginário, Simpósio AT099 do VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa que decorreu entre os dias 20 e 24 de agosto de 2019 em Pernambuco – Brasil (2019/08/22)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil
2018/10 - 2019/05 Ciclo de Conferências subordinadas ao tema “À Conversa com...” no âmbito do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB (2018)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018/05/21 - 2018/05/24 Co-coordenação, com Mário Montez e Maria do Rosário Castiço Campos, da sessão de divulgação do Referencial de Educação para o Desenvolvimento que decorreu nos dias 21, 22 e 24 de maio de 2018, num total de 6h, na Escola Superior de Educação de Coimbra no âmbito do projeto O Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário na Formação Inicial de Educadores/as e Professores/as (2018/05/21)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017/10 - 2018/05 Ciclo de Conferências subordinadas ao tema “À Conversa com...” no âmbito do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB (2017/10)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018/04/27 - 2018/04/28 III Encontro em Investigação e Práticas em Ensino (2018/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017/06/02 - 2017/06/03 SEMPES 2017 – A Supervisão Pedagógica no Século XXI: Desafios da profissionalidade docente (2017/06/02)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017/04/27 - 2017/04/28 II Encontro em Investigação e Práticas em Ensino (2017/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014/06/16 - 2014/06/20 Dinamização de um módulo de didática da Língua Portuguesa ao Curso de Atualização Científica e Pedagógica para Professores – Cooperação com a Província do Bié – Angola. (2014/06/16 - 2014/06/20)
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal