???global.info.a_carregar???
Carlos Manuel Torres Almeida. Full Professor at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, UTAD | Integrated Member of the Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development, CIDESD | Member of the Continuing and Palliative Care group at the Clinical Academic Center of Trás-os-Montes and Alto Douro-Professor Doutor Nuno Grande, CACTMAD. Completed his doctorate in PHD in Bioethics in 2015 from the Universidade Católica Portuguesa, Master Degree in Philosophy with speciality in Bioethics in 2006 from the Universidade Católica Portuguesa Faculty of Philosophy and Social Sciences Social Sciences, First Degree in Nursing in 2001 from the Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Saúde de Viseu and Bachelor's degree in Nursing in 1990 from the Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Saúde de Viseu. He is Vice-Coordinator of the Department of Health at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro School of Health Vila Real and coordinator of the Vila Real Pole of the Bioethics Research Centre.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Manuel Torres Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, CMT
  • Torres, C
  • Almeida, C

Identificadores de autor

Ciência ID
391C-9480-7587
ORCID iD
0000-0002-4497-4267
Scopus Author Id
55619683400

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Enfermagem
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ética Médica

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
PHD in Bioethics (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"The representation of the human vulnerability as the engine for the adoption of a paradigm in health care" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Magna cum laude
2006
Concluído
Master Degree in Philosophy with speciality in Bioethics (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
"Of the Indifference to the Proximity.Contribution of Emmanuel Lévinas for a new Éthics" (TESE/DISSERTAÇÃO)
With distinction
2001
Concluído
First Degree in Nursing (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal
"Degree of Satisfaction In the Basic Necessity: Sleep - Rest" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1990
Concluído
First Degree in Nursing (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05/31 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2001 - 2023/05 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12 - Atual Integrated Member Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/01/01 - Atual coordinator of the Vila Real Pole of the Bioethics Research Centre Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Portugal
2017 - 2021/05 President of the Pedagogical college board Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Portugal
2015/01/01 - 2017/03/01 Vice Presidents of the Pedagogical Council Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Portugal
2013/01/01 - 2015/12/31 Secretary of the technical and scientific advice Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/12/01 - Atual 2018- NORTE-01-0145-FEDER-023428 - IPAVPSI The impact of an aid and surveillance programme backed up by a sensor network in the health care promotion of the dependent elder at their homes
2018- NORTE-01-0145-FEDER-023428 “IPAVPSI
Investigador
2017/10/18 - 2019/04/18 SAICT-POL/23434/2016-Health interventions focused on health needs of tourists from the Douro River cruises
SAICT-POL/23434/2016
Investigador
2017/08/10 - 2019/02/05 10/08/2017 to 05/02/2019 – Natural Interfaces for the elderly. - NORTE-01-0145-FEDER-024048 “Natural Interfaces for the elderly” research project financed by the Foundation for Science and Technology (FCT) and co-financed by the European Regional Development Fund (FEDER)
SAICT-POL/24048/2016
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 CIDESD_Projecto Estratégico - UI 4045 - 2011-2012
PEst-OE/SAU/UI4045/2011
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Centro de Investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Almeida, Carlos. "The use of new technologies in the elderly in the north of Portugal", 2019
  2. Almeida, Carlos. "Rodrigues,V; Gonçalves, M; Reis, A; Torres, C; 4, Monteiro, MJ; Barroso, J; Rodrigues, T; Paredes, H; Filipe, V; Xavier, R; (2019). The use of new technologies in the elderly in the north of Portugal. In: The Online Journal of Science and Technology - July 2019 Volume 9, Issue 3, pp233-237", 2019
Artigo em revista
  1. Anabela Fonseca Pereira; Joaquim José Jacinto Escola; Carlos Manuel Torres Almeida; Vítor Manuel Costa Pereira Rodrigues. "Health education provided by nurses to children and young people: parents’ assessment". BMC Nursing (2023): https://doi.org/10.1186/s12912-023-01447-x.
    10.1186/s12912-023-01447-x
  2. Sílvia Jorge Delgado; João Francisco de Castro; Vitor Manuel Costa Pereira Rodrigues; Carlos Manuel Torres Almeida. "Feelings of students in a master's in nursing program facing the death of patients in a critical situation". O Mundo da Saúde (2023): https://doi.org/10.15343/0104-7809.202347e13572022I.
    10.15343/0104-7809.202347e13572022I
  3. Cátia Sofia Pereira Pinto; Carlos Manuel Torres Almeida; João Francisco de Castro. "Factors associated with levels of anxiety in postpartum women hospitalized in an obstetrics service". O Mundo da Saúde (2023): https://doi.org/10.15343/0104-7809.202347e15162023I.
    10.15343/0104-7809.202347e15162023I
  4. Anabela Pereira; Joaquim Escola; Rodrigues, V.; Carlos Manuel Torres Almeida. "Nurse's Evaluation on Health Education in Portuguese Pediatric Hospitals and Primary Care for Children/Young and Parents". Children (2022): https://www.mdpi.com/2227-9067/9/4/486.
    10.3390/children9040486
  5. Almeida, CMT; Pereira, Anabela; Rodrigues, VMCP; Escola, Joaquim José Jacinto. "The construction and validation of a scale measuring Health Education of children/ teenagers and parents". O Mundo da Saúde 44 (2020): 486-497. 10.15343/0104-7809.202044486497.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Pereira, Anabela; Escola, Joaquim; Rodrigues, Vitor; Almeida, Carlos. "Parents’ Perspectives on the Health Education Provided by Clinicians in Portuguese Pediatric Hospitals and Primary Care for Children Aged 1 to 10 Years". International Journal of Environmental Research and Public Health 17 18 (2020): 6854. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17186854.
    Publicado • 10.3390/ijerph17186854
  7. Pereira, Anabela Fonseca; Escola, Joaquim José Jacinto; Almeida, Carlos Manuel Torres. "HEALTH EDUCATION FOR THE CHILD/ADOLESCENT/FAMILY: NURSES’ TRAINING NEEDS". Revista Baiana de Enfermagem¿ 34 (2020): http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v34.35273.
    10.18471/rbe.v34.35273
  8. Castro, João Francisco de; Almeida, Carlos Manuel Torres; Rodrigues, Vitor Manuel Costa Pereira. "Contraceptive (mis)education among young adults in Higher Education". Acta Paulista de Enfermagem 33 (2020): http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2020ao01916.
    10.37689/actaape/2020ao01916
  9. Almeida, Carlos Manuel Torres; Jacinto, Joaquim José; Rodrigues, Vitor Manuel Da Costa Pereira. "THE EVOLUTION OF HEALTHCARE: FROM ARCHAIC CARE TO HIGHLY SCIENTIFIC CARE". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (2019): 39-51. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp39-51.
    10.23925/2178-2911.2019v20espp39-51
  10. Almeida, Carlos; Casto,J; Rodrigues, VMCP. "Sexual Attitudes and Sexual Behaviors in Young University Students". Motricidade 15 4 (2019): 2-7. https://doi.org/10.6063/motricidade.20138.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Almeida, Carlos; Maria José de Oliveira Santos; Anabela Figueiredo; Castro,J; Fátima Cardoso; Filomena Raimundo; Maria do Carmo Sousa. "Sexualidade e saúde: estudo de comportamentos sexuais e da vigilância de saúde em jovens adultos". Revista Motricidade 15 4 (2019): 2-7.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Almeida, Carlos. "Barroso I, Monteiro MJ, Rodrigues VMCP, Antunes C, Almeida CMT, Almeida AJ, Lameirão J, Rainho C (2019). Estilos de vida e bem-estar em professores. Rev. Motricidade, Volume XV, Nº4. Pp. 21-25". Revista Motricidade 15 4 (2019): 21-25.
  13. Almeida, Carlos. "Rodrigues VMCP, Costa C, Carvalho A, Vidal M, Caiado M, Antunes C, Almeida AJ, Almeida CMT (2019). “Solidão no Idoso Institucionalizado com Dependência Funcional. Rev. Motricidade, Volume XV, Nº4. Pp 36-40". (2019):
  14. Almeida, Carlos. "Castro J, Rodrigues VMCP, Almeida CMT (2019). “Atitudes dos jovens face à contraceção oral de emergência: tradução e validação de uma escala”. Rev. Motricidade, Volume XV, Nº4. Pp 46-50. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.20150". (2019):
  15. Almeida, Carlos. "Rodrigues VMCP, Freitas F, Martins D, Raimundo F, Carvalho A, Almeida CMT, Barroso I, Antunes C (2019). “A saúde dos turistas e a necessidade de profissionais de saúde nos cruzeiros do Douro”. Rev. Motricidade, Volume XV, Nº4. Pp.26-30 http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.20125". (2019):
  16. Carlos Manuel Torres Almeida; Vitor Manuel Rodrigues. "The relationship between human vulnerability and health care: a study with professionals and students in the health area". O Mundo da Saúde 42 4 (2018): 992-1011. https://doi.org/10.15343%2F0104-7809.201842049921011.
    10.15343/0104-7809.201842049921011
  17. Almeida, Carlos. "Macedo C ; Costa D; Pereira I; Costa T; Fonseca V; Almeida CMT (2018). Aspetos Éticos no Cuidado ao Doente em Fase Terminal. Revista Portuguesa de Bioética. Volume 1, nº 24, pp. 87-102". (2018):
  18. Almeida, Carlos. "Mocho A; Batista AJ; Ferraz D; Gomes F; Matos M; Almeida CMT (2018). Autonomia e Consentimento informado: Uma abordagem Ética e Deontológica. Revista Portuguesa de Bioética. Volume 1, nº 24, pp. 103-115". (2018):
  19. Almeida, Carlos. "Almeida CMT ; Rainho MJ; Almeida F (2018). O Erro em Saúde: Uma análise Ética. Revista Portuguesa de Bioética. Volume 1, nº 24, pp. 117-139". (2018):
  20. Almeida, C.M.T.; Almeida, F.N.A.S.; Escola, J.J.J.; Rodrigues, V.M.C.P.. "The technological influence on health professionals’ care: Translation and adaptation of scales". Revista Latino-Americana de Enfermagem 24 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84969135691&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1518-8345.0990.2681
  21. Almeida, Carlos. "Almeida CMT, Raimundo, F. (2015). Educadores e Crianças em Risco: compreensão, intervenção e prevenção. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia; Ano 2, (5), pp. 60-73". (2015):
  22. Almeida, Carlos. "Almeida, CMT (2015). Testamento Vital – Considerações Éticas. Revista Enfermagem e o Cidadão. Número 42, Ordem dos Enfermeiros, Secção Regional do Centro. P.12". (2015):
  23. Almeida, C.M.T.; Rodrigues, V.M.C.P.; Escola, J.J.J.. "The representations of human vulnerability held by health workers - Development and validation of a scale,A representação da vulnerabilidade humana em cuidadores de saúde - construção e validação de uma escala". Revista Latino-Americana de Enfermagem 21 SPL (2013): 29-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874843897&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-11692013000700005
Capítulo de livro
  1. 1. Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J.; Rodrigues, V., & Torres, C. (2023). O Seminário como estratégia de ensino-apre. "Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J.; Rodrigues, V., & Torres, C. (2023). Seminar as a teaching-learning strategy in higher education: students' perspective. In: Desafíos de la docencia universitaria actual. Edita Educación Editora, Ourense; Pp 565-570. ISBN: 978-84-15524-49-6". 2023.
  2. 2. Rodrigues, V., Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A. & Castro, J., (2023). O processo de ensino-aprendizagem na persp. "Rodrigues, V., Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A. & Castro, J., (2023). The teaching-learning process from the perspective of Master's students. In: Desafíos de la docencia universitaria actual. Edita Educación Editora, Ourense; pp205-210. ISBN: 978-84-15524-49-6". 2023.
  3. Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J. & Rodrigues, V. (2023). O impacto da pandemia covid19 nos estudantes e. "Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J. & Rodrigues, V. (2023). The impact of the covid19 pandemic on students in Clinical Education. In: Desafíos de la docencia universitaria actual. Edita Educación Editora, Ourense, Pp 307-314. ISBN: 978-84-15524-49-6". 2023.
  4. 4. Castro, J., Rodrigues, V., Torres, C., Carvalho, A., & Almeida, A. (2023). Expetativas Pedagógicas em Online. In: Des. "Castro, J., Rodrigues, V., Torres, C., Carvalho, A., & Almeida, A. (2023). Online Pedagogical Expectations. In: Desafíos de la docencia universitaria actual. Edita Educación Editora, Ourense; Pp 315-324. ISBN: 978-84-15524-49-6". 2023.
  5. 5. Almeida, A., Castro, J.., Rodrigues, V., Torres, C., & Carvalho, A. (2023). O ensino à distância como método alternat. "Almeida, A., Castro, J.., Rodrigues, V., Torres, C., & Carvalho, A. (2023). Distance learning as an alternative method in the Nursing Degree Course in times of pandemic: constraints/challenges. In: Innovación en la práctica educativa universitarial. Edita Educación Editora, Ourense; Pp180-183 ISBN: 978-84-15524-48-9". 2023.
  6. Master's students' opinion of e-learning: a comparison of two academic years.. "6. Rodrigues, V., Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J. & Reis, F. (2020). Master's students' opinion of e-learning: a comparison of two academic years. In Membiela, P., Cebreiros, M. & Vidal, M., Editores. Innovación e investigación en la educación universitaria. Edita Educación Editora, Ourense, 131-135.". 2020.
  7. 7. Reis, F., Rodrigues, V., Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A. & Castro, J. (2020). A promoção do pensamento crítico. "7. Reis, F., Rodrigues, V., Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A. & Castro, J. (2020). The promotion of critical thinking in the Nursing curricular unit: an experience report. In Membiela, P., Cebreiros, M. & Vidal, M., Editores. Innovación e investigación en la educación universitaria. Edita Educación Editora, Ourense, 143-147.". 2020.
  8. 8. Castro, J., Reis, F., Rodrigues, V., Torres, C., Carvalho, A. & Almeida, A. (2020). Questão-aula: uma experiência ped. "8. Castro, J., Reis, F., Rodrigues, V., Torres, C., Carvalho, A. & Almeida, A. (2020). Lesson question: a pedagogical experience. In Membiela, P., Cebreiros, M. & Vidal, M., Editores. Innovación e investigación en la educación universitaria. Edita Educación Editora, Ourense, 459-463.". 2020.
  9. 9. Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J., Reis, F. & Rodrigues, V. (2020). O cinema como recurso pedagógico. "9. Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J., Reis, F. & Rodrigues, V. (2020). Cinema as a pedagogical resource for teaching humanisation: students' opinions. In Membiela, P., Cebreiros, M. & Vidal, M., Editores. Innovación e investigación en la educación universitaria. Edita Educación Editora, Ourense, 227-231". 2020.
  10. 10. Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J., Reis, F. Rodrigues, V. & Torres, C., (2020). Conceitos de Saúde Pública de es. "10. Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J., Reis, F. Rodrigues, V. & Torres, C., (2020). Public health concepts of Portuguese nursing students: diagnosing to better teach. In Membiela, P., Cebreiros, M. & Vidal, M., Editores. Innovación e investigación en la educación universitaria. Edita Educación Editora, Ourense, 395-399". 2020.
  11. 11. Almeida, A., Castro, J., Reis, F., Rodrigues, V., Torres, C., & Carvalho, A. (2020). O estudo de caso: método de apr. "11. Almeida, A., Castro, J., Reis, F., Rodrigues, V., Torres, C., & Carvalho, A. (2020). The case study: a learning method for nursing students in clinical teaching. In: Innovación e investigación en la educación universitaria. Edita Educación Editora, Ourense, 603-606.". 2020.
  12. Almeida, Carlos. "Almeida, CMT.; Carvalho, A.; Almeida, A.; Castro, J.; Reis, F; Rodrigues, V. (2018). Experiência de uma Pedagogia da vulnerabilidade no ensino de profissionais de saúde. In: Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros,M.(2018). Nuevos desafíos en la enseñanza superior. Ourense: Educación Editora pp.383-388". 2018.
  13. Almeida, Carlos. "Almeida, A.; Castro, J.; Reis, F; Rodrigues, V.; Torres, C.; Carvalho, A. (2018). A utilização de simuladores de alta-fidelidade na licenciatura em enfermagem: custo/benefício. In: Membiela, P.; Casado, N.& Cebreiros, M.(2018). Nuevos desafíos en la enseñanza superior. Ourense: Educación Editora pp.367-371". 2018.
  14. Almeida, Carlos. "Carvalho, A; Almeida, A.; Castro, J.; Reis, F; Rodrigues, V.; Torres, C. (2018). Conceções de saúde de estudantes de Enfermagem de uma universidade do norte de Portugal. In: Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros,M. Nuevos desafíos en la enseñanza superior. Ourense: Educación Editora pp.265-269". 2018.
  15. Almeida, Carlos. "Rodrigues, V.; Torres, C.; Carvalho, A.; Almeida, A.; Castro, J.; Reis, F. (2018). Constrangimentos na frequência de cursos de pós-graduação. In Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros, M.(2018). Nuevos desafíos en la enseñanza superior. Ourense: Educación Editora pp.131-137". 2018.
  16. Almeida, Carlos. "Castro, J.; Reis, F; Rodrigues, V.; Torres, C.; Carvalho, A.; Almeida, (2018). Saúde Sexual e Reprodutiva em Estudantes do Ensino Superior. In: Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros,M. (2018). Nuevos desafíos en la enseñanza superior. Ourense: Educación Editora pp.407-411". 2018.
  17. Almeida, Carlos. "Reis, F; Rodrigues, V.; Torres, C.; Carvalho, A.; Almeida, A.; Castro, J. (2018). Reflexão sobre a importância que os estudantes de enfermagem atribuem à comunicação com o doente nos ensinos clínicos. In: Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros,M.(2018). Nuevos desafíos en la enseñanza superior. Ourense: Educación Editora pp.361-365". 2018.
  18. Almeida, Carlos. "Almeida, A.; Castro, J.; Reis, F; Rodrigues, V.; Torres, C.; Carvalho, A. (2016). A relevância das atividades de extensão à comunidade: opinião dos estudantes de enfermagem. In: Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros,M.(2016). Nuevos escenarios en la docência universitária. Ourense: Educación Editora pp.51-55". 2016.
  19. Alves, Luiz Ferreira; Brandão, Dennis; Tietz, Fabrício. "Carvalho, A; Almeida, A.; Castro, J.; Reis, F; Rodrigues, V.; Torres, C. (2016). Conceções de Promoção e de Educação para a Saúde de estudantes de Enfermagem Portugueses (2016).. In: Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros, M. La docencia universitaria: desafíos y perspectivas. Ourense: Educación Editora pp.221-225". In Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas 2, 144-159. Atena Editora, 2016.
    10.22533/at.ed.75319180416
  20. Almeida, Carlos. "Rodrigues, V.; Torres, C.; Carvalho, A.; Almeida, A.; Castro, J.; Reis, F. (2016). A utilização do e-learning em cursos de Pós-Graduação. In Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros,M.(2016). Presente y futurode la docencia universitária. Ourense: Educación Editora pp.389-393". 2016.
  21. Almeida, Carlos. "Torres, C.; Carvalho, A.; Almeida, A.; Castro, J.; Reis, F; Rodrigues, V. (2016). Reflexão sobre o ensino da Ética nos cursos de Enfermagem (2016). In: Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros,M.(2016).La docencia universitaria: desafíos y perspectivas. Ourense: Educación Editora pp.111-115". 2016.
  22. Almeida, Carlos. "Castro, J.; Reis, F; Rodrigues, V.; Torres, C.; Carvalho, A.; Almeida, (2016). A. Educação e/em Sexualidade em estudantes do ensino superior. In: Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros,M. (2016).La docencia universitaria: desafíos y perspectivas. Ourense: Educación Editora pp.169-173". 2016.
  23. Almeida, Carlos. "Reis, F; Rodrigues, V.; Torres, C.; Carvalho, A.; Almeida, A.; Castro, J. (2016). Os direitos e deveres dos doentes na prática do ensino clínico no Curso de Licenciatura em Enfermagem. In: Membiela, P.; Casado,N.& Cebreiros,M.(2016). Nuevos escenarios en la docência universitária. Ourense: Educación Editora pp.57-60". 2016.
  24. Almeida, Carlos. "Almeida, C; Escola, J. (2015). O Uso do Cinema no Ensino da Bioética em Cursos de Saúde. In: Investigação e Inovação no Domínio das TIC no Ensino, ed. Escola, Joaquim, Raposo-Rivas, Manuela, Martinéz Figueira, M. E., 259 - 264. ISBN: 978-84-939136-8-7. Ourense : Editorial Auria. S.L. p 390-397". 2015.
  25. Raimundo, Filomena; Santos, Maria José; Sousa, Maria do Carmo; Figueiredo, Anabela; Cardoso, Fátima; Almeida, CMT; Castro, João. "A importância da educação pré-natal na adesão ao aleitamento materno". In Contextos de Investigação em saúde, 182-193. Chaves, Portugal: Escola Superior de Enfermagem Montalvão Machado, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Almeida, Carlos. Almeida, C.; Rodrigues, V.;Rodrigues, V.; Reis, F.; Barroso, I.;et all.(coord). Autonomia, Vulnerabilidade e (Bio)Ética. Vila Real:ESEnfVR-Utad. ISBN: 978-972-97739-6-9. 2012.
Livro
  1. Almeida, Carlos. Da Indiferença à proximidade. Contributos de Emmanuel Lévinas para uma nova Ética. Portugal: Gráfica de Coimbra. 2006.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Figueiredo, A.; Sousa, M.C.; Raimundo, Filomena; Santos, Maria José; Cardoso, Fátima; Almeida, CMT. "A Amamentação Vista Pelas Crianças". Trabalho apresentado em Semana Mundial do Aleitamento Materno, 2012.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/02/23 1. Almeida, CMT (2023). A Bioética no ensino e na investigação. No Curso de Formação “Ética e Ciência” organizado pelo colégio doutoral e a Comissão de ética da UTAD, no dia 23 de fevereiro. (3 horas)
2022/06/28 Almeida, CMT (2022) ‘A Ética na Formação do Jovem Investigador' Participação como preletor no webinar organizado pelo Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (CES-INSA) que decorreu em 28de junho
2022/03/28 7. Almeida, CMT; Carvalho, A (2022) Impacto da Covid nos Ensinos Clinicos no Painel Temático “Promovendo intervenções sustentáveis em momentos de crise: experiências exitosas” no Congresso Internacional de Saúde, IV Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem no Estado da Bahia, XIII Seminário de Pesquisa da EEUFBA realizado no período de 28 de março a 01 de abril de 2022
2019 Almeida, CMT, Rodrigues V (2019). Turismo e Saúde no Rio Douro (SAICT-POL/23434/2016 Health TuriDouro). Conferência no “Congresso Internacional de Saúde: Contribuições das Tecnologias no Processo do Cuidar” realizado em salvador da Bahia, Brasil em 21 de Março
2019 Almeida CMT, Carvalho A, Rodrigues V (2019). Metodologia científica em Saúde: Construção e operacionalização de questionários online. Workshop realizado no âmbito do “Congresso Internacional de Saúde: Contribuições das Tecnologias no Processo do Cuidar” realizado em salvador da Bahia, Brasil em 19 de março
2019 Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J., Reis, F., & Rodrigues, V. (2019). O cinema como recurso pedagógico no ensino da humanização. Opinião dos estudantes. VI Congreso Internacional de Docencia Universitaria (VI CINDU 2019). Vigo: 20 a 22 de junho.
2019 Almeida CMT, Escola J, Rodrigues V (2019). A evolução dos cuidados de Saúde: do Cuidar arcaico ao cuidar tecnológico. Comunicação efetuada no 1º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, realizado na UTAD de 30 de Maio a 1 de Junho.
2017 Castro, J, Torres, C., Rodrigues, V. (2017). Contraceção de Emergência: resultados da aplicação de uma escala de atitudes a jovens universitários. Congresso Internacional de Saúde “Um compromisso Intergeracional e multidisciplinar. Vila Real/UTAD: 13 e 14 de outubro.
2017 Torres, C., Carvalho, A., Almeida, A., Castro, J., Reis, F., & Rodrigues, V. (2017). Experiência de uma “Pedagogia da vulnerabilidade” no ensino de Profissionais de Saúde. V Congreso Internacional de Docencia Universitaria (V CINDU 2017) -Panorama de la docencia en la universidad. Vigo: 15, 16 e 17 de junho.
2017 Almeida CMT, Carvalho A, Raimundo F. (2017). Componentes do Programa SPSS: Vem aprender a Tratar os dados por Tu. X JORNADAS PEDAGÓGICAS – O PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA: Formação destinada a Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário Decorreram nos dias 3 e 4 de novembro de 2017, na UTAD
2016 Almeida, C. ,Rodrigues,V., Castro,J.& Escola,J. (2016).A representação da vulnerabilidade Humana em estudantes de Enfermagem. 1º Congresso Internacional de Saúde: Questões Emergentes em saúde. Escola Superior de Enfermagem-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.17e18 de Outubro.
2016 Almeida, C. ,Rodrigues,V., Castro,J.& Escola,J. (2016).A valorização da influência tecnológica em estudantes de Enfermagem. 1º Congresso Internacional de Saúde: Questões Emergentes em saúde. Escola Superior de Enfermagem-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.17e18 de Outubro
2016 Almeida, C. & Escola,J. (2016). Hospitalidade em tempos de indiferença. V COLÓQUIO INTERNACIONAL DA SOFELP. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: 14v e 15 de Julho.
2016 Almeida, C. & Escola,J. (2016). A Nudez do Rosto: novas interpelações aos Direitos Humanos. V COLÓQUIO INTERNACIONAL DA SOFELP. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: 14v e 15 de Julho
2016 Almeida CMT, Raimundo F. (2016) Crianças em risco: Funções e intervenção da comunidade educativa. VII JORNADAS PEDAGÓGICAS – O PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA NO DESEMPENHO ESCOLAR
2016 Almeida,C; Castro J. (2016). Educação para os afetos e sexualidade: Aplicação prática de metodologias ativas participativas - VII JORNADAS PEDAGÓGICAS – O PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA NO DESEMPENHO ESCOLAR
2016 Almeida,C. (2016). Morte Assistida e Dignidade: Uma Abordagem Bioética.II Encontro de Bioética. Organizado pela Associação Nacional de Estudantes de Biologia. UTAD
2015 Almeida,C., Gomes, C.; Araujo, J. & Jácomo,A. (2015). A Influência Tecnológica e o cuidar do doente vulnerável. III Congresso Qualidade e Segurança em Saúde., Organizado pela Fundação Ensino e Cultura & Universidade Fernando Pessoa. Porto: 5,6 de Novembro.
2015 Almeida, C. & Escola,J. (2015). O cinema como meio e recurso didático no Ensino da Bioética. I Seminário Internacional Sobre investigação e inovação com TIC: Recursos para a Educação.Utad: 3,4 de Julho
2015 Torres, C.; Carvalho, A.; Almeida, A.; Castro, J.; Reis, F; Rodrigues, V. (2015). Reflexão sobre o ensino da Ética nos cursos de Enfermagem. IV Congreso Internacional de Docencia Universitaria (IV CIDU 2015) - Education Teaching. Vigo: 24, 25, 26 e 27 de Junho
2015 Almeida, C. (2015). Questões éticas na educação sexual. Encontro de Bioética. Organizado pela Associação Nacional de Estudantes de Biologia. Universidade do Porto: 14 de Novembro.
2015 Almeida,C. (2015). Compreender a Vulnerabilidade para melhor cuidarmos juntos.4º Congresso de Enfermagem Pediátrica, organizado pelo CHTMAD. Vila Real: 6 de Novembro.
2015 Almeida CMT, Raimundo, F. (2015). Educadores e Crianças em Risco: compreensão, intervenção e prevenção. VI Jornadas Pedagógicas o Professor faz a diferença. Vila Real:UTAD
2015 Almeida CMT, Castro, J. (2015). Educação sexual: uma abordagem holística. VI Jornadas Pedagógicas o Professor faz a diferença. Vila Real:Utad