???global.info.a_carregar???
Ana Sousa is an invited professor and also a fibre artist. She was born in Lisboa, in 1980, and grew up in Faro, where she attended secondary school in the visual arts, as well as music and drama classes, until 1998. With a BA in Painting (2003), an MA in Arts Education (2007), and also a PhD in the same field (2016), from the Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), her main research interests focus on global contemporary art practices and the buliding of visual arts curricula. She also has been interested in the connection between the conceptions of visual arts arising from the experiences that the 'prospective teachers' lived as students and the way they intend to teach. Since 2009, she has been working in teacher education, covering the teaching of visual arts and its didactics from pre-school to secondary school, at the FBAUL and other higher education institutions, such as the Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, where she currently also teaches. Since 2018, she has been teaching at the PhD in Arts Education at the Universidade de Lisboa. She is currently mentoring 12 PhS students. Ana Sousa was coordinator of the Arts Education Research Group at the CIEBA (The Artistic Studies Research Center) between July 2019 and January 2023. She is an integrated resercher at the CIEBA and a foreign collaborator in the Research Group Art in Education, Teacher Training and School Curriculum (GPARTEDU), University of São Paulo.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa

Nomes de citação

  • Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa
  • Gonçalves de Sousa, Ana
  • Tudela Sousa, Ana
  • Sousa, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
3B12-5F7A-0CFB
ORCID iD
0000-0002-7071-9737

Endereços de correio eletrónico

  • anasousa@campus.ul.pt (Profissional)
  • a.sousa@belasartes.ulisboa.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 213252100 (Profissional)
Telemóvel
  • 919080831 (Pessoal)

Moradas

  • Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2008/01/01 - 2016/12/06
Concluído
Belas Artes (Doutoramento)
Especialização em Educação Artística
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Novos paradigmas, novas práticas? A didática na formação de professores de artes visuais em Portugal [New paradigms, new practices? Didactics in the context of Portuguese visual arts teacher education]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/09 - 2007/11
Concluído
Educação Artística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"A formação dos professores de artes visuais em Portugal [Visual Arts Teacher Education in Portugal]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998/09 - 2003/12
Concluído
Belas Artes - Painting (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011/09/12 - 2017/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010 - 2012 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2009/09/01 - 2011/09/11 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03 - Atual Foreign collaborator in the Research Group Art in Education, Teacher Training and School Curriculum (GPARTEDU), University of São Paulo Universidade de São Paulo, Brasil
2016 - Atual Integrated member Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2019/06 - 2023/01 Coordinator of the Art Education Research Group Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008/01/01 - 2011/12/12 Novos paradigmas, novas práticas? A didática na formação dos professores de artes visuais em Portugal / New paradigms, new practices?
SFRH/BD/30027/2006
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído
2006 - 2006 Visual Arts Teacher Education in Portugal
SFRH/BM/24118/2005
Bolseiro de Mestrado
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4042 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4042/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Mónica; Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. "Perceções e práticas docentes em Artes visuais na formação de Educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos)/Perceptions and teaching practices in visual arts in the training of educators and teachers of children (0-12 years)". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  2. Sousa, Ana. "Do we ever change? Rethinking visual arts (curricular) didactics as a place of reassurance or transformation of beliefs and practices". Trabalho apresentado em ECER 2019 Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future?, Hamburg, 2019.
    Publicado
  3. Sousa, Ana. "Young people's visions of landscapes: from Flemish painting to visual culture [A paisagem aos olhos dos jovens: da pintura flamenga à cultura visual]". Trabalho apresentado em VIII Internacional Congress Matéria-Prima, 2019.
    Publicado
  4. Sousa, Ana. "Portraiture: How has it been and how could it be? (in art, life and school) [Retrato: como tem sido e como pode ser? (na arte, na vida e na escola)]". Trabalho apresentado em Portraiture: representations and ways of being [https://congressoretratomnac2018.weebly.com], Lisbon, 2018.
    Publicado
  5. Sousa, Ana. "Art's learning in the training of early childhood educators and primary teachers [Artes na formação de educadores de infância e professores do 1º ciclo]". Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro Internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações (CIP) da Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisbon, 2018.
  6. Sousa, Ana. "Didactics as a place of intersection and transformation of knowledge: from conceptions to practices and from practices to conceptions in visual arts teacher education". Trabalho apresentado em 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES.16, Lisboa, 2016.
    Publicado
  7. Sousa, Ana. "Redesigning ourselves: Who are we and who do we intend to become as visual arts teachers?". Trabalho apresentado em 39ª Association for Teacher Education in Europe Annual Conference: Transitions in Teacher Education, Braga, 2014.
    Publicado
  8. Sousa, Ana. "Painting as telling a story: Ricardo Paula paintings through Óscar Gonçalves narrativity theories [Pintar é como contar uma história: a pintura de Ricardo Paula à luz das teorias da narratividade de Óscar Gonçalves]". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Criadores Sobre Outras Obras, 2011.
    Publicado
  9. Sousa, Ana. "Visual arts teacher training, today: convergences and divergences [La formación del profesorado de artes visuales en la contemporaneidade: convergencias y divergencias}". Trabalho apresentado em III Congrés d'Educació de les Arts Visuals, Barcelona, Spain, Barcelona, 2009.
    Publicado
  10. Linardi, Ana Beatriz; Ramos, Fernado da Silva; Garotti, Flavio Valverde; Damiani, Vitor. "Visual arts teachers' profiles through the history of Portuguese education [O perfil do professor de artes visuais ao longo da história deste ensino em Portugal]". Trabalho apresentado em I Ibero-Americano Arts Education Congress, 2008.
    Publicado
  11. Sousa, Ana. "Visual arts teacher training in Portugal: a beggining or the eternal recurrence? [A formação dos professores de artes visuais em Portugal: Um começo ou o eterno retorno?] https://www.researchgate.net/publication/262311723". Trabalho apresentado em I Conferência Nacional de Educação Artística, Oporto, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. Autor correspondente: Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. "Arte, paideiai e narrativas sobre a infância: Entre o legado e a inventividade". Convocarte 12 (2023):
    Acesso aberto • No prelo
  2. Oliveira, Mónica; Sousa, Ana. "Educação Artística na atualidade. Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis/Art Education today. From contemporary dystopias to sustainable societies". HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 Monográfic (2022): 1-10. http://dx.doi.org/10.37467/revhuman.v11.3845.
    Publicado • 10.37467/revhuman.v11.3845
  3. Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa; Iavelberg, Rosa; Oliveira, Mónica. Autor correspondente: Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. "Práticas docentes em artes visuais na formação inicial de educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos)". Gearte 9 (2022): 1-16. https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/123537.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Oliveira, Mónica; Sousa, Ana; Iavelberg, Rosa. "Práticas docentes em artes visuais na formação inicial de educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos)/Teaching practices in visual arts in the initial training of educators and teachers of children (0-12 years)". GEARTE 9 (2022): 1-16. DOI: 10.22456/2357-9854.123537.
    Publicado • 10.22456/2357-9854.123537
  5. Mónica, Oliveira; Ana, Sousa. "Art education today: From contemporary dystopias to sustainable societies". HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 4 (2022): 1-10.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. Autor correspondente: Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. ""Aqueles que compreendem, ensinam": O que tenho eu aprendido como professora de professores?". Matéria Prima 9 1 (2021): 204-219. https://congressomateria.belasartes.ulisboa.pt/2021_ATAS_MP.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Carolina Martins; Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. Autor correspondente: Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. "Brinquedo solidário". Matéria Prima 9 2 (2021): 315-329.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Sousa, Ana. "Young people's visions of landscapes: from Flemish painting to visual culture [A paisagem aos olhos dos jovens: da pintura flamenga à cultura visual]". Matéria-Prima 8 1 (2020): 117-129.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  9. Sousa, Ana, 1980-. ""Drawing like a 5 year old child": traits and traumas in the training of early childhood educators / teachers. ["Desenho como uma criança de 5 anos" Traços e traumas na formação de educadoras de infância / professoras do primeiro ciclo]". Matéria-Prima 6 3 (2018): 119-132. http://hdl.handle.net/10451/38007.
    Publicado
  10. Sousa, Ana. "From art as intervention to arts education towards a social critical conscienceness [Da arte como intervenção à educação artística no sentido de uma consciência social crítica]. Convocarte, 2017: 201-225.". Convocarte 4 (2017): 201-225. http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/index.php/tag/convocarte-n-o-4.
    Publicado
  11. Sousa, Ana. "Rocha de Sousa: from artist to professor and educator [Rocha de Sousa: de artista a professor, pedagogo e didata". Convocarte 4 (2017): 295-307. http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/index.php/2018/04/19/n-o-4-e-n-o-5-arte-e-activismo-politico.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Sousa, Ana. "An interview with Rocha de Sousa [Rocha de Sousa em Entrevista]". Convocarte 4 (2017): 240-272. http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/index.php/2018/04/19/n-o-4-e-n-o-5-arte-e-activismo-politico.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Sousa, Ana. "Portraiture's history and didactics: from fine arts academies to secondary schools [História e didáticas do retrato: do ensino artístico à prática nas escolas]". Matéria-Prima 5 1 (2017): 52-66. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/28259.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Sousa, Ana. "Indentity(ies) : five approaches for visual arts teaching [Identidade(s) : cinco propostas para o ensino das artes visuais]". Matéria-Prima 5 3 (2017): 66-78. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/30603.
    Publicado
  15. Sousa, Ana. "Building pedagogical content knowledge in visual arts curricular didactic: an empirical study". Procedia - Social and Behavioral Sciences 11 (2011): 136-140. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.01.048.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2011.01.048
  16. Sousa, Ana. "Visual arts teachers' profiles in Portugal (1860-present day): inferences for the future [O perfil do professor de artes visuais em Portugal (1860-actualidade): ilações para o futuro]". Revista Digital do LAV 1 1 (2008): 32-44. https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/2165/1307.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. Autor correspondente: Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. "Narrativas docentes na formação em artes visuais de educadores de infância e professores de 1.º ciclo". In Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia, livro 14. Madrid, Espanha: Thomson Reuters, 2022.
    No prelo
  2. Sousa, Ana. "Learning about portraiture: Histories and didactics [A aprendizagem do retrato: história e didáticas]". In O ensino na escola de hoje: Teoria, investigação e aplicação, 305-342. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores, 2018.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. "Arte e paideia". Convocarte 12 (2023):
    No prelo • Editor
  2. Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa; Dias, Fernando Rosa. "Rocha de Sousa". Convocarte 4 (2017): http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/index.php/2018/04/19/n-o-4-e-n-o-5-arte-e-activismo-politico/.
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa; Ana Monteiro; Basílio, Rita ; Charréu, Leonardo; Cortesão, Luiza; Dias, Fernando Rosa; Huerta, Ricard; et al. Se não agora, quando? Olhares das artes e da educação para a liberdade. Portugal: CIEBA. 2024.
    No prelo • Editor
  2. Iavelberg, Rosa; Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. Autor correspondente: Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. Infâncias: Narrativas e diálogos nas artes, nas escolas e na formação de professores / Childhoods: Narratives and dialogues in arts, schools and teacher education. São Paulo, Brasil: Zouk. 2023.
    Em revisão
  3. Iavelberg, Rosa; Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. Autor correspondente: Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves de Sousa. Processos de criação dos artistas nas escolas e na formação de professores / Artists' creative processes in schools and teacher education. São Paulo, Brasil: Portal de Livros da Universidade de São Paulo. 2023.
    Em revisão
Resumo em conferência
  1. Sousa, Ana. "Redesigning didactics in visual arts teacher education: Moving from contents to lives". Trabalho apresentado em 42ª Association for Teacher Education in Europe Annual Conference: Changing Perspectives and Approaches in Contemporary Teaching, Dubrovnik, 2017.
    Publicado
  2. Sousa, Ana. "Being teachers, today: Teachers' identities (and representations) in XXI century [Sermos professores, hoje: Identidade (e representação) docente no século XXI}". Trabalho apresentado em International Congress The time of teachers [Congresso Internacional O tempo dos professores], Oporto, 2017.
    Publicado
  3. Sousa, Ana. "Portraiture today: between contemporary art, selfies and schools [http://www.angewandte.at/jart/prj3/angewandte-2016/data/uploads/Aktuelles/Veranstaltungen/2016/InSEA_Booklet_2016.pdf]". Trabalho apresentado em InSEA Regional Conference Vienna 2016: Art and Design Education in Times of Change (D'Art – Austrian Center for Didactics of Art, Textile & Design, University of Applied Arts Vienna, University of Art and Design Linz), Vienna, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-. "New paradigms, new practices? Didactics in the context of visual arts teachers education in Portugal [Novos paradigmas, novas práticas? A didática na formação de professores de artes visuais em Portugal]". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2016. http://hdl.handle.net/10451/26681.
  2. Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-. "Visual arts teacher training in Portugal [A formação dos professores de artes visuais em Portugal]". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2007. http://hdl.handle.net/10451/640.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. Sousa, Ana. 2022. "Ao princípio é simples, fiber art". In RuralizArte: Centro de Artes do Monte do Malhão, Castro Marim [obra de arte têxtil, coleção permanente].
  2. Sousa, Ana. 2022. "O vento enfim parou, mural". In RuralizArte: Centro de Artes do Monte do Malhão, Castro Marim [mural na fachada principal, coleção permanente].
  3. 2020. "Palimpsesto (Curation: Maria Manuela Lopes, Cultivamos Cultura), January 17th - February 9th 2020 (Participation as an Artist)".
  4. 2017. "On the eve of never leaving, Galeria da Quinta da Cruz, Viseu, July 21th - Setember 21th 2017. Organization: APECV/InSEA.".
  5. 2017. ""Europe, 60 years later: The life in the Arts" [Europa, 60 anos depois: A vida na Arte] (Curation by the invitation of the Europe Direct Algarve Center)". In "Europe, 60 years later: The life in the Arts" [Europa, 60 anos depois: A vida na Arte] (integrated into the 60th anniversary celebrations of the Treaty of Rome).
  6. 2016. "Visions of the Other in Contemporary Art (Curation and participation as an artist)". In Visions of the Other in Contemporary Art.
  7. 2016. "Being a teacher, today (Curation)". In Being a teacher, today.
  8. 2016. "Emergencies: Education and Fiber Arts Creation (Curation and participation as an artist)". In Contextile 2016: Emergencies: Education and Fiber Arts Creation.
  9. 2016. "ArtLab: Myths and Rituals of Contemporary Fiber Arts (Curation and participation as an artist)". In ArtLab: Myths and Rituals of Contemporary Fiber Arts.
  10. 2016. "Winter Exhibition, Verbeke Foundation, Kemzeke, Belgium, November 15th 2015 - March 14h 2016 (Participation as an Artist)".
  11. 2015. "Being a teacher, today (Curation)". In Being a teacher, today.
  12. 2015. "Pedagogical Manifestos: Arts think about Education (Curation)". In Pedagogical Manifestos: Arts think about Education: VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação.
  13. 2015. "ArtLab.UR Trilogy of Worlds: Contemporary Fiber Arts (Curation and participation as an artist)". In ArtLab.UR Trilogy of Worlds: Contemporary Fiber Arts.
  14. 2015. "Un-disciplined Manifestos: Arts think about Education (Curation)". In Un-disciplined Manifestos: Arts think about Education.
  15. 2015. "ArtLab. Symbolic Protocol: Contemporary Arts Fiber (Curation and participation as an artist)". In ArtLab. Symbolic Protocol: Contemporary Arts Fiber.
  16. 2014. "Being a teacher, today (Curation)". In Being a teacher, today.
  17. 2014. "ArtLab. Experimental Protocol: Contemporary Fiber Arts (Curation and participation as an artist)". In ArtLab. Experimental Protocol: Contemporary Fiber Arts.
  18. 2014. "Pedagogical Manifestos: Arts think about Education (Curation)". In Pedagogical Manifestos: Arts think about Education.
  19. 2011. "ArtLab. Future: Contemporary Fiber Arts (Curation and participation as an artist)". In ArteLab. Future: Contemporary Fiber Arts.
  20. 2010. "ArtLab. 21 Contemporary Fiber Arts (Curation and participation as an artist)". In ArtLab. 21 Contemporary Fiber Arts.
  21. 2003. "Utopia 9 (Curation and participation as an artist)". In Utopia 9.
  22. 2002. "Tex~ Fiber Arts (Curation and participation as an artist)". In Tex~ Fiber Arts.
  23. 2002. "Tex AWAKE: Textil Education and Research in Europe (Curation and participation as an artist)". In Tex AWAKE: Textil Education and Research in Europe.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/09/04 Do we ever change? Rethinking visual arts (curricular) didactics as a place of reassurance or transformation of beliefs and practices https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/24/contribution/49076 ECER 2019: Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future, Sessão Visual Methods and Practices in Didactics and Learning
Universidade de Hamburgo (Hamburgo, Alemanha)
2019/07/03 The (non) place of arts education in the Faculty of Fine Arts of de University of Lisbon: A history of presence / absence, dreams and disappointments, with (un)happy ending? VIII Congresso Internacional Matéria-Prima
Sociedade Nacional de Belas-Artes (Lisbon, Portugal)
2019/07/01 Young people's visions of landscapes: from Flemish painting to visual culture VIII Internacional Congress Matéria Prima
Sociedade Nacional de Belas-Artes (Lisbon, Portugal)
2019/07/01 Opening speaker of the XVIII International Congress Matéria-Prima XVIII International Congress Matéria-Prima
Sociedade Nacional de Belas-Artes (Lisbon, Portugal)
2018/11/07 Portraiture: How has it been and how could it be? (in art, life and school) [Retrato: como tem sido e como pode ser? (na arte, na vida e na escola)] Internacional Conference Portraiture: Representations and ways of being
MNAC-MC, IHA-FCSH/NOVA, FBAUL e CEHUM (Lisbon, Portugal)
2018/10/21 Portraiture, yesterday and today: crossing artistic and school practices, in a therapeutic approach 19º Congresso Português de Arte-Terapia | Psicoterapia: A arte em educação e terapia: em prol do progresso pessoal
Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2018/10/05 From history to the reframing of visual arts didactics Jornadas Ditácticas 2018 APROGED
Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, APROGED (Porto, Portugal)
2017/10/24 Redesigning didactics in visual arts teacher education: Moving from contents to lives 42ª Association for Teacher Education in Europe Annual Conference: Changing Perspectives and Approaches in Contemporary Teaching
Faculty of Education, Josip Juraj Strossmayer University of Osijek e Association for Teacher Education in Europe (ATEE) (Dubrovnik, Croácia)
2017/09/29 Being teachers, today: Teachers' identities (and representations) in XXI century [Sermos professores, hoje: Identidade (e representação) docente no século XXI}, included in the 1st panel History(ies), culture(s) and professional identy(ies) [História(s), cultura(s) e identidade(s) profissional(ais), International Congress The time of teachers [Congresso Internacional O tempo dos professores] International Congress The time of teachers [Congresso Internacional O tempo dos professores]
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Oporto, Portugal)
2017/05/31 Other ways of being a school: Contributions from visual culture to think (and change) school, today (speaker invited to the panel “What school do we want?”, 4th Meeting of the Masters in Teaching, Institute of Education of the University of Lisbon) “Que escola queremos?” IV Jornadas dos Mestrados em Ensino da Universidade de Lisboa
Institute of Education of the University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2017/05/26 Rocha de Sousa: from artist to teacher and pedagogue [Rocha de Sousa: de artista a professor e pedagogo] Sessão de Homenagem a Rocha de Sousa
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/09/24 Portraiture today: between contemporary art, selfies and schools InSEA Regional Conference Vienna 2016: Art and Design Education in Times of Change
D'Art (Austrian Center for Didactics of Art, Textile & Design), Universidade de Artes Aplicadas de Viena (Viena, Áustria)
2016/06/01 Ou isto ou aquilo: Porque a arte também é um caminho. Comunicação, intervenção e debate com alunos do 9º ano, na Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico do Restelo, a convite da diretora da escola, por sugestão da aluna do Mestrado em Ensino das Artes Visuais Mariana Perry, 1 de junho de 2016. Ou isto ou aquilo: Porque a arte também é um caminho
Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico do Restelo (Lisboa)
2016/05/06 Formação de professores nas artes visuais: história, filosofias, desafios (oradora convidada, mesa redonda) A formação de professores no ensino das artes visuais em discussão pública
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (CIIE e i2ADS) (Porto, Portugal)
2015/06/03 Ou isto ou aquilo: Porque a arte também é um caminho. Comunicação, intervenção e debate com alunos do 6º e 9º anos, na Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Professor Reynaldo dos Santos, a convite da diretora da escola, por sugestão da então aluna do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, Eduarda Mendes, a 3 junho de 2015. Ou isto ou aquilo: Porque a arte também é um caminho
Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira, Portugal)
2014/08/27 Redesigning ourselves: Who are we and who do we intend to become as visual arts teachers? 39ª Association for Teacher Education in Europe Annual Conference: Transitions in Teacher Education
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/04/23 Arte: para que te quero? Comunicação, intervenção e debate com alunos do 3.º ciclo, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo, em Mira-Sintra, a convite do diretor da escola, por sugestão do então aluno do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, Ricardo Ramos, a 23 de abril de 2012. Arte: para que te quero?
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. Domingos Jardo, Mira-Sintra (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - Atual The experience of the teacher-artist: Processes of identity building and teaching practice in illustration / A experiência do professor-artista: Processos de constituição da identidade e prática docente em ilustração, Daniela Alexandra Amélio Gonçalves (PhD in Arts Education)
Orientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/09 - Atual The chordal cello, beyond melody: The harmonic potentialities of the instrument / O violoncelo acordeal, para além da melodia: As potencialidades harmónicas do instrumento, Marta González Pérez (PhD in Arts Education)
Orientador de Marta Gonzaléz Pérez
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - Atual Ensino superior especializado da música em Portugal (ramo instrumento): Como é ministrado e a sua adequação (ou não) ao perfil do músico do século XXI, Rui Mirra (PhD in Arts Education)
Orientador de Rui Mirra
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - Atual O ensino da Língua Portuguesa no Canto Lírico: contexto histórico e sua relação com a aprendizagem, Aline Toledo de Medeiros (PhD in Arts Education)
Orientador de Aline Toledo de Medeiros
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - Atual Espelho meu, que Outro sou eu? Educar para a diferença a partir da Exposição Colonial Portuguesa, Cristina Campos (PhD in Arts Education)
Orientador de Maria Cristina Alves Campos
Educação Artística
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - Atual (+) Museu: práticas educativas no século XXI: criar, inovar, partilhar, disseminar - transportar sementes para a escola, Andreia Dias (PhD in Arts Education)
Orientador de Andreia Dias
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - Atual Da introdução à coda: processo criativo em interdisciplinaridade no primeiro ciclo do ensino básico, Ana Rita Carreira (PhD in Arts Education)
Orientador de Ana Rita Carreira
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - Atual Pensamento crítico na aprendizagem da fotografia: Uma abordagem educativa pela cultura visual, Catarina Martins (PhD in Arts Education)
Orientador de Catarina Martins
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/01 - Atual Empathy in dance teaching practices / A empatia na prática docente da dança, Ana Köhler (Doctoral Thesis in Arts Education)
Orientador de Ana Vivian Köhler
Educação Artística (associação) (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019/01 - Atual Art therapy in the training of early childhood educators and primary teachers doctoral, Daniela Martins (PhD in Arts Education)
Orientador de Daniela de Carvalho e Souza Martins
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2023 - 2024 Sob o contexto artístico: Aprender a comunicação da arte através do espaço expositivo
Orientador de Joana Garcia Rolo Sá Fernandes de Vasconcelos
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/09 - 2023/12 Creating with what destroys the world: A project in Drawing A, 10th grade / Criar com o que destrói o mundo: Um projeto em Desenho A, 10.º ano, Bruno Miguel Luzio Andrade (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2021/01 - 2023/12 Layers of me: body, drawing and identity / Camadas de mim: corpo, desenho e identidade, Susana Lemos Ferreira de Nascimento (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Susana Lemos Ferreira de Nascimento
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2022/09 - 2023/09 How to make autoethnographic records in art education? / Como fazer registos autoetnográficos em educação artística? Ana Rita da Costa Barata (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística)
Orientador de Ana Rita da Costa Barata
Educação Artística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/01 - 2023/04/20 The school library: Cultural centre for the school and the community / A biblioteca escolar: Centro cultural da escola e da comunidade, Cláudia Cristina Almendra Gonçalves (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística)
Orientador de Cláudia Cristina Almendra Gonçalves
Educação Artística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/01 - 2022/10 Rediscovering symbolic drawing: Dialogues between the concrete and the abstract mediated by the time and the intimate / Redescoberta do desenho simbólico: Diálogos entre o concreto e o abstrato mediados pelo tempo e o íntimo, Jacinto Pereira Correia (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Jacinto Pereira Correia
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/01 - 2022/10 Gesturing in the practice of model drawing / A gestualidade na prática de desenho de modelo, Rui Fernando Martins da Silva (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Rui Fernando Martins da Silva
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/01 - 2022/09 Who am I? Developing identity as an artist through visual culture / Quem sou eu? Desenvolvimento da identidade enquanto artista através da cultura visual, Cláudia Filipa Ventura Correia (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Cláudia Filipa Ventura Correia
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/01 - 2022/09 The little parts of me that I've collected from the world and that are now a story: Identity through visual narrative / As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história: A identidade através da narrativa visual, Sara Filipa Malaquias Fazendeiro (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Sara Filipa Malaquias Fazendeiro
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - 2022/09 In search of perfection: Interpreting an artwork in a school context / Em busca da perfeição: Interpretação de uma obra em contexto escolar, Tito Samuel Chambino Caldeira (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Tito Samuel Chambino Caldeira
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01 - 2022/09 What we see when we read: Comparative graphic languages / O que vemos quando lemos: Linguagens gráficas comparadas, Maria de Fátima Costa Cândido (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Maria de Fátima Costa Cândido
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01 - 2022/07 Spoken landscapes: A correspondence between Portugal and São Tomé e Príncipe / Paisagens faladas: Uma correspondência entre Portugal e São Tomé e Príncipe, Ana Luísa Pinheiro Antunes (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Ana Luísa Pinheiro Antunes
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/01 - 2022/06 Clothes are useless: Clothing as subject matter for learning illustration design / A roupa não serve para nada: O vestuário como matéria para a aprendizagem do desenho de ilustração (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Filipa Maria Antunes de Matos
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01/01 - 2022/02 Memory conceived: Narrative as an approach in arts education / Memória concebida: A narrativa como abordagem na arte educação, Jossélia Cortez Lourenço (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística)
Orientador
Educação Artística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01/01 - 2022/02 Critical thinking and creativity in Armenian schools / Pensamento crítico e criatividade nas escolas arménias, Kayane Gavrilof (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística)
Orientador
Educação Artística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01/01 - 2022/02 In the belly of the whale: The game as a tool for education / Na barriga da baleia: O jogo como ferramenta para a educação, Ana Catarina Serrão Ferreira Mesquita (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística)
Coorientador
Educação Artística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01/01 - 2022/02 The letter as a pedagogical object / A carta como objecto pedagógico, Maria Lancastre e Távora The school library: cultural centre for the school and the community (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística)
Orientador de Maria Lancastre e Távora
Educação Artística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01/01 - 2022/02 Step by line: Diary of a young teacher / Passo a traço: Diário de uma jovem professora, Carolina Martins da Silva Soares Mendes (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística)
Orientador de Carolina Martins da Silva Soares Mendes
Educação Artística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - 2022/02 From sounds to visual form: Music in visual education learning / Dos sons à forma: a Música na aprendizagem da Educação Visual, Inês Rodrigues Soares (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Inês Rodrigues Soares
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01 - 2022/02 Basket Superhumans: Art and Inclusion / Basket Superhumans: Arte e Inclusão, Joana Xavier dos Santos (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Joana Xavier dos Santos
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01 - 2022 Communicating through image: Creating an IPSS visual identity / Comunicar pela imagem: Criação da identidade visual de uma IPSS, Catarina Silvestre de Matos (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Catarina Silvestre de Matos
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01 - 2021/12 The space of things in space, in us and in drawing / O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho, Ana Araújo Amaral (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Ana de Araújo e Amaral Marques
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - 2021/12 Artivism and Multimedia: A proposal for curriculum integration in Citizenship Education / Artivismo e Multimédia: Uma proposta de integração curricular com Educação para a Cidadania, Miriam Ramos Coralejo (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Miriam Ramos Coralejo
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01 - 2021/12 Animated illustration of traditional Portuguese tales / Ilustração animada de contos tradicionais portugueses, Patricia Maria de Brito Pereira (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Patricia Maria de Brito Pereira
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01 - 2021/12 Habit makes the artist: Between the portability and versatility of the graphic diary / O hábito faz o artista: Entre a portabilidade e a versatilidade do diário gráfico, Pedro Filipe do Carmo Gonçalves (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Pedro Filipe do Carmo Gonçalves
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2020/04 - 2021/12 Reexisting at Maré, Rio de Janeiro: moving from stories to histories and recreating identities, Fabián Vivar (Postdoctoral Thesis in Arts Education)
Orientador de Fabián Andres Cevallos Vivar
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/01 - 2021/12 Vocational training in graphic design: Image creation project for the school environment / O ensino profissional de design gráfico: Projeto de criação de imagem para meio escolar, Carla Sofia Camalhão Lopes de Oliveira (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Carla Sofia Camalhão Lopes de Oliveira
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2019/11 - 2021/12 Identity through a toy translated into artistic creation / A identidade através do brinquedo traduzida em criação artística, Ana Filipa Vaz Teixeira (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Ana Filipa Vaz Teixeira
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/01 - 2021/07 Solidarity Toy / Brinquedo Solidário, Carolina Domingos Martins (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Carolina Domingos Martins
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2021/01 - 2021/06 A journey through the world of plastic arts / Uma viagem pelo mundo das artes plásticas, Verónica Fabiola Chimbo Pereira (Master's Thesis in Pre-School Education / Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador de Verónica Fabiola Chimbo Pereira
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2020/01 - 2021/06 Raw portraits : A silence for two voices (Master Thesis in Drawing)
Orientador de Cristiana Silva
Desenho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/01 - 2021/04/12 Living portraits: Experiencing the museum at school / Retratos vivos: Vi(ver) o museu na escola, Bruna Filipa Costa Mendes (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Bruna Filipa Costa Mendes
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/09/01 - 2019/11/25 This is the dawn I was expecting: Cultural identity through portraiture / Esta é a madrugada que eu esperava: Desenvolvimento da identidade cultural através do retrato, Ana Cristina Rodrigues Prazeres (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Ana Cristina Rodrigues Prazeres
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/09/01 - 2019/11/25 Learning by teaching: A painting workshop for young people at risk developed and applied by 12th grade visual arts students / Aprender ensinando: Uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12.º ano de artes visuais, Inês Azinhais de Lima (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Inês Azinhais de Lima
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/01/01 - 2019/11/05 The artist is one who looks upon the world's forms and truly sees them, through a conceptual lens and their creating hands / O artista é aquele que olha as formas do mundo com olhos de ver, espírito de conceber e mãos de criar, Maria Teresa Gomes da Silva Basílio (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Maria Teresa Gomes da Silva Basílio
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/01/01 - 2019/11/05 Jumping over the fence: Meetings between the visual arts subject and the art museum / Pular a cerca : Encontros entre a educação visual e o museu de arte, Catarina Soares e Sá (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Catarina Soares e Sá
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/09/01 - 2019/11/05 "Emotional'lie" Do I show or hide what I feel?" Expressing emotions through drawing / "Emocional'minto" Mostro ou escondo o que sinto? Demonstração das emoções através do desenho, Márcia Rafaela Costa Marques (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Márcia Rafaela Costa Marques
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/09/01 - 2019/11/04 Everyday life in art: Visual arts project by 12th grade students / O quotidiano na arte: Projeto de Oficina de Artes com alunos do 12.º ano, Ana Patrícia Alonso Carlos Filipe (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Ana Patrícia Alonso Carlos Filipe
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2019/07/09 Art and nature as starting points for the creative experience / A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa, Maria Eduarda Simão Ribeiro (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Maria Eduarda Simão Ribeiro
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/01/01 - 2019/02/25 Recognition of the role of the arts in Cape Verde basic education: the case of Santa Catarina / Reconhecimento do papel das artes no ensino básico cabo-verdiano: caso de Santa Catarina, Arlinda Medina Lima (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística)
Orientador de Arlinda Medina Lima
Educação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 - 2019 "Data Me" project: Information design to promote creativity / Projeto "Data Me": O design de informação na promoção da criatividade, Ana Filipa Domingues Mendes (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Ana Filipa Domingues Mendes
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016 - 2018/07/19 Hunting for forms, hunting for details / À caça das formas, à caça do detalhe, Mónica Bachofen Lehrfeld (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador
Mestrado em Ensino de Artes Visuais (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017/01/01 - 2018/01/26 Potential contributions of the celebration of Carnival to the promotion of artistic and heritage education / Potenciais contributos da celebração do Carnaval para a promoção da educação artística e patrimonial, Cilene Sofia Rocha Gomes Fortes (Master's Thesis in Arts Education / Dissertação de Mestrado em Educação Artística)
Orientador de Cilene Sofia Rocha Gomes Fortes
Educação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/01/01 - 2018/01/22 The portraiture as an expression of memory through drawing / O retrato como expressão da memória através do desenho, Ana Sofia Santos de Souza (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Ana Sofia Santos de Souza
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015/01 - 2016/12 "I can't draw" Expressive growth through drawing / "Não sei desenhar" Desenvolvimento da expressividade no desenho], Carlos Manuel Costa Domingos (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Carlos Manuel Costa Domingos
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015/01 - 2016/12 Through action, the object is born: Plastic explorations in ecodesign / Da ação, nasce o objeto: Explorações plásticas em ecodesign, Idília Maria da Costa Ferreira da Silva (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Orientador de Idília Maria da Costa Ferreira da Silva
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015/01 - 2016/12 Building a book cover as the consolidation of meaningful learning / Da construção da capa de um livro como a consolidação de aprendizagens significativas, Paula Cristina da Costa Silva Ferreira Vilela (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Coorientador de Paula Cristina da Costa Silva Ferreira Vilela
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015/01/09 - 2015/12/01 Painting bridges between geometry and the artworks / Pintando pontes entre a geometria e a obra de arte, Ana Maria Ribeiro Simões (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Coorientador
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014/09/01 - 2015/11/25 Contemporary narratives of Neorealism: Drawing classes 11th grade / Narrativas contemporâneas do Neorrealismo : Exploração em Desenho A, 11.º ano, Maria Eduarda da Silva Mendes (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Coorientador de Maria Eduarda da Silva Mendes
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013/09/01 - 2014/01/09 From the world to the classroom, from the classroom to the world: Strategies for curricular integration in Drawing, 12th grade / Do mundo para a sala de aula, da sala de aula para o mundo: Estratégias de integração curricular na disciplina de Desenho A do 12.º ano, Maria Teresa Coelho de Verdier (Master's Thesis in Teaching Visual Arts in Secondary Schools / Dissertação de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
Coorientador de Maria Teresa Coelho de Verdier
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/01 - 2023/09 X Matéria Prima International Arts Education Congress (2023/09/15 - 2023/09/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2016/11/24 - 2016/11/24 Franz Cížek and the Viennese Juvenile Art Conference, by Rolf Laven (2016/11/24 - 2016/11/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017/03/06 - 2017/03/08 Vais para artes? Perspetivas académicas e profissionais para os alunos de artes do ensino secundário. Comunicação, intervenção e debate com alunos do 10º, 11º e 12º anos de artes visuais, artes do espetáculo e dança, a convite da diretora do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, por sugestão da Professora Dulce Bulha. Grande Auditório da Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro, 6, 7 e 8 de março de 2017.
Outro

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/05/15 Teaching Baroque to adolescents / Ensinar o Barroco a adolescentes, Carlos Manuel Vilhena Nunes Sobral
Arguente principal
Carlos Manuel Vilhena Nunes Sobral (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/03/27 Art in the Renaissance: A didactic proposal / A arte no Renascimento: Uma proposta didática, Catarina dos Santos Midões
Arguente principal
Catarina dos Santos Midões (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/01/19 The use of literature in teaching the subject of History of Culture and Arts [O uso da literatura no ensino da disciplina de História da Cultura e das Artes], Francisco Manuel Lima Baptista de Ornelas
Arguente principal
Francisco Manuel Lima Baptista de Ornelas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/01/09 The didactic importance of film in the history teaching-learning process [A importância didática do filme no processo de ensino aprendizagem da história], Sandra Carvalho Bentes
Arguente principal
Sandra Carvalho Bentes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022/12/21 The quiz in history teaching: Games as a way of consolidating learning in formative assessment [O quiz no ensino da história: Os jogos como forma de consolidação das aprendizagens na avaliação formativa], Maria Margarida Schiappa da Silva Portela Margarido
Arguente principal
Maria Margarida Schiappa da Silva Portela Margarido (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022/10/19 The art of the 19th century: The mirror of a new ideal of society [A arte do século XIX: O espelho de um novo ideal de sociedade], Inês Filipa Pereira da Silva
Arguente principal
Inês Filipa Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021 The importance of art for history teaching: Examples in the classroom [A importância da arte para o ensino da história: Exemplos em sala de aula], Daniela Filipa Ramos Henriques
Arguente principal
Daniela Filipa Ramos Henriques (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/11/20 Art as a didactic resource of history: Some examples [A arte como recurso didático da história: Alguns exemplos], Ana Catarina Correia Filipe
Arguente principal
Ana Catarina Correia Filipe (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2017/11/30 The social and cultural transformations of the third quarter of the 20th century: The arts in the process of learning history [As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX: A arte no processo de aprendizagem da história], Leonor Graça Rocha
Arguente principal
Leonor Graça Rocha (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016/12/19 The scarred body as a canvas for artistic practice [O corpo marcado na base da prática artística], Juliana Maria Monteiro Ribeiro
Arguente principal
Juliana Maria Monteiro Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - Atual
2019 - 2019 VIII International Congress Matéria-Prima National Society of Fine Arts
2018 - 2018 VII International Congress Matéria-Prima National Society of Fine Arts
2017/05/30 - 2017/05/31 4th Meeting of the Masters' Programmes in Teaching of the University of Lisbon: Being a teacher, today Institute of Education of the University of Lisbon
2017 - 2017 VI International Congress Matéria-Prima National Society of Fine Arts
2016/11/24 - 2016/11/25 3rd Meeting of the Masters' Programmes in Teaching of the University of Lisbon: Being a teacher, today Institute of Education of the University of Lisbon
2015/11/06 - 2015/11/07 2nd Meeting of the Masters' Programmes in Teaching of the University of Lisbon: Being a teacher, today Institute of Education of the University of Lisbon
2014/10/24 - 2014/10/25 1st Meeting of the Masters' Programmes in Teaching of the University of Lisbon: Being a teacher, today Institute of Education of the University of Lisbon

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Matéria Prima
2019 - 2019 Matéria-Prima (2182-9756) CIEBA e FBAUL
2018 - 2018 Matéria-Prima (2182-9756) CIEBA e FBAUL
2017 - 2017 Matéria-Prima (2182-9756) CIEBA e FBAUL

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/09 - 2018/06 At the invitation of the DGE, was part of the team of (six) educators responsible for conducting training sessions for teachers within the scope of Flexibility and Curricular Integration (agenda of the Portuguese Ministry of Education). These actions aim to train teachers who, in turn, will become educators of other primary and secondary teachers in schools, in the sense of implementing new pedagogical and assessment dynamics. In this context, has carried out actions from the North to the South of the country (Portugal). Direção-Geral da Educação , Portugal
2015 - 2015 Membro da equipa nomeada para a elaboração das duas PACC específicas para o Grupo 240 (Educação Visual, 2º ciclo do ensino básico) e para o Grupo 600 (Artes Visuais, 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário), a convite do IAVE, no âmbito da cooperação e consultoria de especialistas, requerida pelo Ministério da Educação. IAVE Instituto de Avaliação Educativa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09 - Atual History of Visual Arts Teaching Educação Artística (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/09 - Atual Pedagogical Theories of Arts Education Educação Artística (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/09 - Atual Research Methodologies and Practices, PhD in Arts Education Educação Artística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - Atual Visual Arts and New Media Educação Artística (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2010/02 - Atual Visual Arts Didactics I Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2009/09 - 2017/07 Taspestry Belas Artes - Pintura (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011 - 2012 Art, Thinking and Edudation / Arte, Pensamento e Educação Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Matéria Prima International Arts Education Congress
Presidente / Vice-presidente
2017/09 - 2018/06 At the invitation of the DGE, was part of the team of (six) educators responsible for conducting training sessions for teachers within the scope of Flexibility and Curricular Integration (agenda of the Portuguese Ministry of Education). These actions aim to train teachers who, in turn, will become educators of other primary and secondary teachers in schools, in the sense of implementing new pedagogical and assessment dynamics. In this context, has carried out actions from the North to the South of the country (Portugal).
Consultor
Direção-Geral da Educação , Portugal