Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Nuno Mendes Moreira Aroso
Nomes de citação
- Aroso, Nuno
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3B1A-ED3D-278E
- ORCID iD
- 0000-0001-8411-570X
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09/02 - 2022/06/04
Em curso
|
Pós doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Musica
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
|
2014/09/09
Concluído
|
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"The Gesture's Narrative - contemporary music for percussion " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2003/10/05 - 2005/06/16
Concluído
|
Spécialisation - Percussions (Postgraduate Certificate)
Especialização em Percussion
Conservatoire - Cité de la Musique et de la Danse, França
|
Aprovado |
1998/09/15 - 2001/11/22
Concluído
|
Instrumento (Licenciatura)
Especialização em Percussão
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2018 - Atual | Professor Visitante (Docente Universitário) | Escuela Superior de musica de extremadura, Espanha |
2016 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2013/10 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2022/10/01 - 2023/08/01 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2016 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2016 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2014 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2013 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2006 - 2011 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008 - 2010 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2001/09 - 2002/06 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Vice-director da Licenciatura em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/09 - Atual | Membro do Conselho de Departamento | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2019 | Membro da Comissão de Curso | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2018 - 2018 | Presidente da Comissão Eleitoral para a Eleição do Representante dos Docentes não Doutorados no Departamento de Música do Instituto de Letras Socias e Humanas da Universidade do Minho, | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2018 - 2018 | Presidente da Comissão Eleitoral para a Eleição do Diretor do Departamento de Música do Instituto de Letras Socias e Humanas da Universidade do Minho, Braga. | Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Representante dos docentes do Departamento de Música no Ciclo de Mestrado em Ensino da Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga. | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010 - 2014 | The Gestures's Narrative - Contemporary Music for Percussion
(SFRH/BD/61152/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - 2011 | MUSICAL GESTURES ANALYSIS AND PERCEPTION (MUGAP)
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Exposição artística |
|
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | Aroso, N. (2019) Portuguese Music for Percussion. | Festival Internacional de Percusión de Patagonia.
Fundación cultural de Patagonia (General Roca, Argentina)
|
2019 | Aroso, N., Rebelo de Faria, G. (2019) Topo(S)grafias - A performance no espaço público. | Topo(S)grafias - A performance no espaço público.
CMbraga, Universidade Católica Braga (Braga, Portugal)
|
2019 | Aroso, N., da Ponte, A. (2019). EKIS IV - para marimba. Projeto Musivus. Associação Portuguesa de Compositores (organização) Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa, Portugal | Projeto Musivus. Associação Portuguesa de Compositores (organização) Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa, Portugal
SPA (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Aroso, N. (2019). El Gesto, la Narrativa y la percusion. | Festival Àgora Actual Percusión
Festival Àgora Actual Percusión (Javea, Espanha)
|
2018 | Aroso, N., Kokoras, P. (2018) Gestures, Percussions, Electronics. CEMI Center for Eletronic Music and Intermedia - Music Now. University New Texas. Denton, Texas, EUA | CEMI Center for Eletronic Music and Intermedia - Music Now. University New Texas. Denton, Texas, EUA
CEMI Center for Eletronic Music and Intermedia - (Denton, Estados Unidos)
|
2016 | Aroso, N. Redshoes, R. (2016) A Música Experimental em Portugal. | Café Cultural. Coda, V. (org.)
Biblioteca Lucio Craveiro da Silva. Braga, Portugal
|
2015 | Aroso, N. Lourenço, S. (2015) Coopetition - Nesta Tecla Suavemente Dedilhada. | TedEx Porto.
Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal. (Porto, Portugal)
|
2015 | Aroso, N. (2015) Comunicação. The Gesture's Narrative – Contemporary Music For Percussion. Corpo Mente Música - I Colóquio de Psicofisiologia Musical, Braga. | Corpo Mente Música - I Colóquio de Psicofisiologia Musical, Braga.
Universidade do Minho (Porto, Portugal)
|
2013 | Aroso, N. Costa Lima, P. (2013) Musica para Percussão, Compositor/ Interprete. |
Universidade Federal de Baía, Salvador da Bahia, Brasil. (Salvador da Bahía, Brasil)
|
2013 | Aroso, N. (2013) The Gesture's Narrative. | IV ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música |
2011 | Aroso, N. Lourenço Sofia (2011) Gesture’s narrative in contemporary music for percussion: a preliminary study. | ENIM 2011.
(Porto, Portugal)
|
2011 | Aroso, N. (2011) Gesture’s narrative in contemporary music for percussion: a preliminary study. | 2ND INTERNATIONAL MUSICAL ITINERARIES FORUM: MUSIC AND GESTURE.
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | A criatividade ao serviço da técnica: A criação musical como ferramenta de desenvolvimento técnico do percussionista no ensino
especializado da música. Mestrado em Ensino da Música
Orientador
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2023 - Atual | Jogos didáticos como meio de aquisição de competências musicais na percussão. Mestrado em Ensino da Música
Orientador
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2021 - Atual | A Influência das Técnicas Estendidas na Percussão no Ensino Especializado da Música
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - Atual | CONCIERTOS PARA PERCUSIÓN Y ENSEMBLE EN EL CONTEXTO ESPAÑOL: PRÁCTICAS DE INVESTIGACIÓN COMPARTIDA INTÉRPRETE-COMPOSITOR
Orientador
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - Atual | COMPLEMENTO DIGITAL AO USO DO METRÓNOMO NO ENSINO DE BATERIA NOS 2° E 3° CICLOS
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - Atual | A importância do movimento e do “sticking” na qualidade do fraseado musical do Percussionista
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - Atual | Técnicas de Mudança de Posição da Mão Esquerda no Contrabaixo: uma proposta pedagógica para o ensino especializado da música
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - Atual | Uso Criativo do Metrónomo no Ensino Especializado da Percussão
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - Atual | Compêndio de materiais didáticos tecnológicos de complemento ao currículo da tuba no ensino especializado da música
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - Atual | A Importância da Musica de Conjunto no Desenvolvimento Instrumental dos alunos do 2º ciclo
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - Atual | O efeito do estado emocional dos alunos na interpretação musical do trombone durante o ensino básico
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - Atual | A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3o ciclo – fatores motivacionais para a prática
orquestral
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | Técnicas de Mudança de Posição da Mão Esquerda no Contrabaixo: uma proposta pedagógica para o ensino especializado da música
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | Uso Criativo do Metrónomo no Ensino Especializado da Percussão
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | A Influência das Técnicas Estendidas na Percussão no Ensino Especializado da Música
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | Compêndio de materiais didáticos tecnológicos de complemento ao currículo da tuba no ensino especializado da música
Orientador
|
|
2022 - 2022 | A influência da leitura à primeira vista no desenvolvimento do Percussionista – estratégias para uma prática regular e sistematizada
no contexto do ensino especializado da música
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | Da Multipercussão às Lâminas - a transcriação do percussionista no ensino especializado da música
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | Postura e técnica: o Cajon flamenco como ferramenta para o desenvolvimento da prática da Caixa de Rufo no ensino especializado
da música.
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática
orquestral
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | A Importância da Música de Conjunto no desenvolvimento instrumental dos alunos do 2º ciclo
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | A Visualização Mental como recurso na aprendizagem da percussão
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | Compêndio de Materiais Didáticos Tecnológicos de Complemento ao Currículo da Tuba no Ensino Especializado da Música
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | O Grip de Caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º,
2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2021 | A Aula de Grupo como Simulação do Concerto: a construção para a performance
Orientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | BATERIA JAZZ, INOVAÇÃO E INDIVIDUALIDADE – A ABORDAGEM DE MARITO MARQUES
Orientador
|
Mestrado em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | A visualização Mental como recurso na aprendizagem da percussão
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2021 | O Grip de Caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º,
2º e 3º ciclos.
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/06/08 - 2020/03/06 | Adaptação do Método Colourstring ao Ensino da Trompa
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | Adaptação do método Colourstrings ao ensino da trompa
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | Iniciação ao estudo da trompa - Ferramentas pedagógicas para a formação do trompista
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | A influência do Gesto na Obtenção de Dinâmicas e Articulações nos Instrumentos de Percussão
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | SOALHAS, MADEIRAS E METAIS. Os instrumentos complementares da Percussão nos Programas Curriculares
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2019 | O Flautim na iniciação à aprendizagem da Flauta Transversal
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A importância da aprendizagem da bateria na evolução técnica e musical de um percussionista
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A Inclusão dos Instrumentos da Música Tradicional nos Conteúdos Programáticos do Ensino Vocacional da Percussão
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Aplicação de conceitos de “Audiação” na aprendizagem do Trombone
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Aspetos técnicos de Flexibilidade na Trompa: uma proposta para a melhoria da performance musical dos alunos do ensino básico
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A Fonética na Articulação da Flauta Transversal
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A importância da embocadura no ensino/aprendizagem da Tuba
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Postura e relaxamento: influência e importância na prática da trompa
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | A disciplina de Classe de Conjunto no regime de Iniciação: Contributo para o repertório da orquestra de sopros
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | A memorização musical para o desenvolvimento de competências de aprendizagem do trompete
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | A memorização na aprendizagem da flauta transversal: Uma compilação de estratégias de memorização segundo diferentes fases
de aprendizagem do instrumento
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Jogos de improvisação como estratégia para a aquisição de competências técnicas e musicais na aprendizagem da percussão
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Aplicación de metodologías del deporte con balón en el aprendizaje de la percusión: Fútbol Sala y Percusión
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Música para marimba de Ney Rosauro como potenciador de aprendizagem para alunos do 1º ciclo ao secundário
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | A importância dos meios digitais no desenvolvimento do estudo individual do Clarinete: O contributo dos mesmos como fator
potenciador da motivação e elemento de autoavaliação dos discentes.
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2016 | O Ensino do Trompete Através da Memorização
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2016 | A Importância dos Meios Audio-Visuais no Estudo do Clarinete
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | A "audiação" no desenvolvimento da criatividade na aprendizagem do saxofone
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Relaxamento, Correção Postural e Respiração na prática da Flauta Transversal: Aplicação de exercícios de Técnica de Alexander
Orientador
|
Mestrado em Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01/10 - 2024/01/11 | 1º Encontro de Percussão da UA. (2024 - 2024)
Encontro (Outra)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/04/02 - 2022/04/04 | 1º Matéria Cruzada. (Debate, concertos, conferências, espetáculo - Nuno Aroso, Catarina Furtado, João Reis, Beatriz Meireles,
Gonçalo M. Tavares, Aos ah hoc) Câmara Municipal de Paredes (promotor). Paredes, Portugal 2 e 3 de abril de 2022. (https://artenotempo.pt/wp/wp-content/uploads/2022/03/MATERIA_CRUZADA_1_programa-web.pdf)
(2022 - 2022)
Festival (Coorganizador)
|
Câmara Municial de Paredes, Portugal |
2019 - 2019 | I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA EM PERCUSSÃO. (2019 - 2019)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) Co-organização e coordenação pedagógica: A Percussão Orquestral, por Richard Buckley. 4 a 6 de Março de
2019, Departamento de Música da Universidade do Minho, Braga, Portugal
(2019 - 2019)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) Organização e coordenação pedagógica: A Percussão Orquestral, por João Tiago Dias. 7 de Novembro de 2019,
Departamento de Música da Universidade do Minho, Braga, Portugal
(2019 - 2019)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) Co-organização e coordenação pedagógica: A Percussão Orquestral, por Richard Buckley. 4 a 6 de Junho de
2018, Departamento de Música da Universidade do Minho, Braga, Portugal
(2018 - 2018)
Seminário
|
|
2017 - 2017 | Aroso, N. (2017) Co-organização e coordenação pedagógica: A Percussão Orquestral , por Richard Buckley. 12 a 16 de de Maio
2017, Departamento de Música da Universidade do Minho, Braga, Portugal
(2017 - 2017)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2016 - 2016 | Aroso, N. (2016) Co-organização e coordenação pedagógica: A Percussão na por Richard Buckley. 08 a 13 de de Outubro 2016,
Departamento de Música da Universidade do Minho, Braga, Portugal
(2016 - 2016)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2015 - 2015 | Aroso, N. (2015) Co-organização e coordenação pedagógica: A Percussão no Ensemble de Música Contemporânea. Masterclass por
Mário Teixeira. 13 de Março 2015, Departamento de Música da Universidade do Minho, Braga, Portugal
(2015 - 2015)
Oficina (workshop)
|
|
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014) Co-organização e co-coordenação pedagógica. Timbales/Orquestra por Reiner Siegers. EPME, Espinho, 12 de Junho
2014
(2014 - 2014)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2014 - 2014 | Aroso, N (2014) Co-organização e Coordenação Pedagógica: Mark Casper Braafhart, Percussão. Departamento de Música, Martingo,
A. & Aroso, N (Org.). Braga, Edifício dos Congregados, 30 Novembro/3 Dezembro.
(2014 - 2014)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2013 - 2013 | Aroso, N. (2013) Organização e Coordenação Pedagógica: O Adufe, Masterclass por Rui Silva. 7 a 9 de Janeiro de 2012, Dep.
Música da Universidade do Minho, Braga, Portugal
(2013 - 2013)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2013 | Aroso, N. (2013) Coordination: World Percussion Movement. 29 de Julho a 6 de Agosto, Conversano, Itália
(2013 - 2013)
Festival (Outra)
|
|
2013 - 2013 | Aroso, N. (2013) Co-Organização e Coordenação Pedagógica: A Percussão Tradicional Brasileira. Masterclass por Eduardo Túlio.
Dep. Música, Universidade do Minho, Braga, 10 de Maio de 2013
(2013 - 2013)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2013 | Aroso, N. (2013) Organização e Coordenação Pedagógica: Música de Câmara. Masterclass por Daniella Ganeva, 12 a 16 de Maio
de 2013, Espinho, Portugal
(2013 - 2013)
Seminário
|
|
2013 - 2013 | Aroso, N. (2013) Co-Organização e Coordenação Pedagógica: A Marimba. Masterclass por Filippo Lattanzi. Dep. Música, Universidade
do Minho, Braga, 7 a 9 de Julho de 2013, Braga Portugal
(2013 - 2013)
Seminário
|
|
2013 - 2013 | Aroso, N. (2013) Organização e coordenação pedagógica. Música Escandinava para Marimba. Masterclass por Daniel Berg. EPME,
Espinho, 15 de Junho 2014
(2013 - 2013)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2007 - 2007 | Aroso, N. (2007) Organização e Coordenação Pedagógica: II Festival Internacional de Percussão, 12 a 19 de Outubro, Teatro
das Figuras, Faro, Portugal
(2007 - 2007)
Festival (Coorganizador)
|
|
2006 - 2006 | Aroso, N. (2006) CoOrganização e CoCoordenação Pedagógica: Um Mundo de Percussões 3 a 11 de Junho, Teatro das Figuras, Faro,
Portugal
(2006 - 2006)
Festival (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/12 - Atual | Moderador- I Colóquio Internacional sobre Pesquisa em Percussão
Encontro
|
I Colóquio Internacional sobre Pesquisa em Percussão
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/04 | Uso Criativo do Metrónomo no Ensino Especializado da Percussão
Orientador
|
Rui Alberto Reis dos Anjos Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/04 | Técnicas de Mudança de Posição da Mão Esquerda no Contrabaixo: uma proposta pedagógica para o ensino especializado da música
Orientador
|
Margarida Adelaide Casals Moreno de Penha Ferreira (Mestrado) |
2022/02/03 | O treino do trato vocal no contexto pedagógico do clarinete
Arguente principal
|
Vera Maria da Rocha Dias Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/01/07 | Aprender a acompanhar: estratégias pedagógicas para o ensino de acompanhamento ao piano
Arguente principal
|
Bruno Alexandre Carvalho Badajós (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/12/07 | A importância do movimento e do sticking no fraseado musical do Percussionista
Orientador
|
Guilherme Loureiro Mendes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/10/26 | O Grip de Caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º,
2º e 3º ciclos
Orientador
|
Beatriz Gonçalves Martinho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/10/25 | A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
Arguente principal
|
Tiago João Correia Tavares (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/10/25 | O uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos fundamentais na guitarra clássica
Arguente principal
|
Nuno Rodrigo Pereira da Rocha Peixoto (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/10/25 | O uso da tecnologia como fator motivacional para o estudo do clarinete
Arguente principal
|
Luís Miguel Gonçalves da Costa Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/07/30 | O Canto como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da expressividade nos alunos de Clarinete
Arguente principal
|
Laura Inês Araújo Almeida (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/07/30 | A respiração Circular no Ensino Especializado do Clarinete
Arguente principal
|
João Daniel Pinho Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/07/30 | A inclusão do Flautim no ensino especializado da música
Arguente principal
|
Miguel Alexandre da Rocha Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/07/30 | A Visualização Mental como recurso na aprendizagem da percussão
Orientador
|
Paulo Miguel Ferreira Pontes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/07/30 | BATERIA JAZZ, INOVAÇÃO E INDIVIDUALIDADE – A ABORDAGEM DE MARITO MARQUES
Orientador
|
Beatriz Paiva Ventura (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07/27 | COMPLEMENTO DIGITAL PARA ESTUDO DOS RUDIMENTOS TÉCNICOS NO ENSINO DE BATERIA
Orientador
|
Luis Miguel Tavares Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/02/12 | A Importância da Música de Conjunto no desenvolvimento instrumental dos alunos do 2º ciclo
Orientador
|
Francisco António Teixeira Rocha (Mestrado) |
2021/02/12 | Mindfulness – Um Contributo para o Controlo da Ansiedade na Performance e na Aprendizagem da Flauta Transversal no Ensino
Especializado,
Arguente principal
|
Mónica Moreira Dias, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/02/08 | A Aula de Grupo como Simulação do Concerto: a construção para a performance
Orientador
|
António Filipe Valente (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/01/14 | A oficina Fife, um contributo metodológico para a iniciação ao instrumento no ensino especializado de Flauta Transversal.
Arguente principal
|
Ana Isabel Miranda Cancela (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/01/14 | A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3o ciclo
Orientador
|
Marco André Teixeira Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/07/14 | ENSEMBLE DE PERCUSSÃO: uma proposta de aprendizagem colaborativa no ensino artístico especializado do instrumento percussão
Arguente principal
|
Miguel Soares Ferreira de Sousa Carneiro. (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2020/06/29 | Performance Musical Aumentada: Prática Multidimensional Enquanto Co-criação e Hybrid Augmented Saxophone Oof Gestural Symbiosis.
Arguente principal
|
Henrique Daniel Portovedo Marques (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020 | Adaptação do Método Colourstings ao Ensino da Trompa.
Orientador
|
Paula Sofia Midão Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 | O Mindfulness na Prática guitarrística
Arguente principal
|
João Paulo Santos Lopes, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | A Relação Entre a Postura e a Performance na Aprendizagem do Clarinete e em Grupos de Música de Câmara | Inês Carolina Ramos Afonso (Mestrado) |
2019 | Iniciação ao Estudo da Trompa – ferramentas pedagógicas para a formação do trompista.
Orientador
|
Nuno Tiago Fernandes Pereira Lima, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | A Plataforma Wix como Ferramenta de Ensino, Aprendizagem e Avaliação na Aprendizagem do Violino
Arguente principal
|
João Diogo da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019 | Princípios Pedagógicos de Robert Gerle: aplicação à prática do Violoncelo no Ensino Básico com vista à autorregulação do estudo individual de instrumento | Sónia Catarina de Castro Palma Torres (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019 | Gestão e Organização de sessões de estudo individual com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação,
Arguente
|
Nuno João Casteleira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2019 | A prática do vibrato como recurso técnico e expressivo a partir dos primeiros anos de aprendizagem da guitarra clássica | Luís Miguel Silva Leite (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Estratégias para Desenvolver a Velocidade de Execução na Guitarra Desde os Primeiros Anos de Estudo
Arguente principal
|
António Oliveira Lopes, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música | Ana Raquel Quintas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Flautim na iniciação à aprendizagem da Flauta Transversal | Elsa Daniela Ferreira da Costa, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | O Flautim na Iniciação à Aprendizagem da Flauta Transversal | António Henriques Magalhães Novais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Soalhas, Madeiras e Metais, Os Instrumentos Complementares da Percussão nos Programas Curriculares | Duarte Nuno Aveiro dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Estudo mental no ensino do piano – implementação de estratégias no contexto de sala de aula no segundo ciclo do ensino básico | João Miguel Moreira e Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Do repertório para a escala – estratégias criativas de ensino-aprendizagem de escalas e arpejos no ensino de piano | Nuno André Ferreira Pinheiro Areia, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | A Técnica ao serviço da Performance – Aplicação de exercícios no estudo individual em prol da melhoria da execução técnica e performativa dos alunos de piano do 2o e 3o ciclo | Bárbara Dias Luís, (Mestrado) |
2019 | Do Lúdico ao Técnico: Workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação
no ensino da música
Arguente principal
|
Joaquim Alexandre Coelho Teixeira Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 | Como se toca isso? Entra a notação e a hermenêutica, a composição musical
Arguente
|
Samuel Peruzzolo Vieira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Desenvolvimento da Expressividade Musical em alunos de Flauta Transversal.
Arguente principal
|
Milene Mondim Tomaz, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Aplicação de conceitos de “Audiação” na aprendizagem do Trombone. | José Rafael Badajós (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Embocadura, Respiração e Articulação, princípios fundamentais para o estudo do clarinete | Nuno Ricardo da Cruz Teixeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Importância da Aprendizagem da Bateria na Evolução Técnica e Musical de um Percussionista.
Orientador
|
Bruno Alexandre Reis, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | A Inclusão dos Instrumentos de Música Tradicional nos Conteúdos Programáticos do Ensino Vocacional da Percussão.
Orientador
|
Cláudio Gomes Miranda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Nelson Silva, Aspetos técnicos de Flexibilidade na Trompa: uma proposta para a melhoria da performance musical dos alunos do ensino básico. | Nelson Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | O Contributo do Coaching para o Desenvolvimento do Aluno de Fkauta Transversal
Arguente principal
|
Raquel Sofia Duarte da Silva, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Exploração de Funções Sociais da Música nas Aulas de Saxofone e de Música de Conjunto | Sílvia Madalena de Brito Ferreira Gonçalves, (Mestrado) |
2018 | A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
Orientador
|
Luís Miguel Coelho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | A Fonética na Articulação da Flauta Transversal. | Fátima Seabra (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | O Ensino do Trompete Através da Memorização.
Arguente
|
Sérgio Filipe Rocha Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | A aplicação da técnica de buzzing no processo de ensino/aprendizagem do trombone | Bruno Ricardo Rodrigues Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | A disciplina de Classe de Conjunto no regime de Iniciação: contributo para o repertório da orquestra de sopros | Jorge Dinis Ribeiro Fernandes, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | A memorização musical para o desenvolvimento de competências de aprendizagem do trompete | Sérgio Filipe Rocha Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | A Música Contemporânea para Clarinete Solo como meio de desenvolvimento de Competências Musicais na Aprendizagem do Clarinete
no Ensino Secundário Especializado
Arguente
|
Frederic da Silva Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Entre o sopro e o som: Estratégias de desenvolvimento do pensamento musical segundo Arnold Jacobs | João Daniel Rebelo Fonseca (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Júri, Criação e Implementação de um Livro de Peças para Tímpanos com Play along | Daniel Pereira Moreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Análise Postural Durante a Pratica de Caixa: a hiperlordose lombar | Bruno Guia da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Júri, A Gravação Audiovisual Como Estratégia Pedagógica no Ensino de Piano em Contexto de Sala de Aula | Maria de Menezes Falcão Gomes Marques (Mestrado) |
2017 | Pulsações Dilatadas
Arguente principal
|
Bertrand Chavarría-Aldrete (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2017 | Video Shots no apoio ao estudo autónomo dos alunos do curso básico de bateria
Arguente principal
|
Rui Pedro Lúcio Neves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Desenvolvimento de um plano de estudos de percussão para alunos do 4º ano de escolaridade - Da prática à leitura, | Rui Pedro Pereira Milheiro, (Mestrado) |
2017 | Imagética no Ensino de Percussão
Arguente principal
|
Tiago Manuel Andrade Ferreirra (Mestrado) |
2017 | Aroso, N. (2017) Júri. Reconhecimento de Habilitações do Grau de Licenciado do título de Especialista Instrumentista de Concerto.
Artista de Orquestra. Artista de Conjunto Musical. Professor, na especialidade de 070101 – Execução Instrumental nos seguintes
Instrumentos Musicais: Instrumento de Orquestra de Cordas (Violino), do Conservatório Estatal de São Petersburgo, N. A. Rimsky-Korsakov,
requerido por Álvaro Pinto da Cunha Pereira. Relator.
Vogal
|
Álvaro Pinto da Cunha Pereira (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Processos de Criação e Reutilização Musical, a Partir da Obra do Compositor Jorge Peixinho
Arguente principal
|
Nuno Peixoto de Pinho (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016 | A Interpretação ao Piano no Séc. XXI - novas técnicas e recursos
Arguente principal
|
Maria João Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 | Postura e Relaxamento: influência e importância na prática da trompa.
Arguente principal
|
Rui Emanuel Sampaio Martins, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | O Papel da Exemplificação Musical pelo Professor, nas aulas de Oboé
Arguente principal
|
Luís Filipe Carneiro Gomes Alves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | O Desenvolvimento da Articulação no Ensino-Aprendizagem do Saxofone
Arguente
|
Ana Carolina Lobo Correia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Optimização da Respiração na Aprendizagem da Trompa no Ensino Especializado da Música
Arguente principal
|
Filipe Luís Bernardo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | O Coro Infantil no Ensino Vocacional: Contributo para uma selecção Informada e Alargamento de Repertório
Arguente
|
Cíntia Andreia Alves Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | La Búsqueda de La Expressividad en el Piano: Estrategias para Estimular la Musicalidad
Arguente principal
|
Natalia Outón Gestido (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Júri, Estratégias pedagógicas na aprendizagem da emissão de som no clarinete - respiração, material e metodologias de estudo.
Arguente principal
|
Helder Lopes Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | O papel dos pais na motivação para o estudo/aprendizagem do violino | Vânia Oliveira Fontão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Leitura à Primeira Vista na Percussão: variante lâminas
Arguente principal
|
Marcelo Lopes Pinho (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Criação e implementação de um método de Caixa de Rufo com Play Along
Arguente principal
|
Ricardo Monteiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | A Bateria Aberta: sua representação teórica e aplicação no ensino experimental da percussão
Arguente principal
|
Brendan Rui Hemsworth (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Audição Musical Orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa | João Pontes de Araújo (Mestrado) |
2016 | O desenvolvimento de hábitos positivos no processo de ensino-aprendizagem do violino: exercícios de relaxamento | Vera Lúcia Carvalho Lima Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/07/17 | Geometria serial : um modelo compositivo para composição algorítmica assistida por computador
Arguente
|
Josér Telmo Rodrigues Marques (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 | Os Processos Criativos na aprendizagem da técnica do Violoncelo no Ensino Vocacional de Música.
Arguente principal
|
Adriana Dantas Esteves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Compêndio do Clarinete: Um contributo para a sistematização dos recursos técnicos e expressivos no nível secundário do ensino
vocacional
Arguente principal
|
Paulo Sampaio Martins (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone
Arguente principal
|
Juliana Azevedo Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A aula de orquestra como laboratório sonoro
Arguente principal
|
Catarina Trindade Albuquerque, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | O uso dos meios tecnológicos no ensino da trompa.
Arguente
|
Henrique Saleiro Torres, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Organização do tempo do estudo musical: Sugestões pedagógicas para a gestão do tempo do estudo individual do oboé
Arguente principal
|
Jorge Vieira Patrão (Mestrado) |
2015 | Finalidades do Estudo de um Instrumento Musical Intervenção pedagógica com recurso a estratégias no ensino do violino para
desenvolver a atenção seletiva
Arguente principal
|
Joana Rebelo de Pinho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | importância do Coro de Pais como potenciador do sucesso escolar no contexto do Ensino Vocacional
Arguente
|
Cosme Alberto Macedo Carneiro da Silva Campinho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A Música Contemporânea de Vanguarda como Fator de Motivação no Ensino/Aprendizagem do Trombone
Arguente principal
|
Luís Brandão Campos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A Audiação no Desenvolvimento da Criatividade na Aprendizagem do Saxofone
Orientador
|
Carlos PInto Ribeiro, (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Relaxamento, Correcção Postural e Respiração na Prática da Flauta Transversal: aplicação de exercícios de Técnica de Alexander.
Orientador
|
Ricardo Teixeira de Pinho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A Participação dos Pais na Vida Escolar do Aluno no Ensino Vocacional de Música.
Arguente principal
|
Tiago Magalhães Ferreira (Mestrado) |
2015 | A Memorização na Aprendizagem da Flauta Transversal: uma compilação de estratégias de memorização segunda as diferentes fases
de aprendizagem do instrumento
Arguente principal
|
Vera Música Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Matrizes e Temáticas da Música Tradicional Portuguesa no Ensino Vocacional
Arguente principal
|
André Manuel Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 | Motivação para o Estudo nas Escolas Profissionais
Arguente principal
|
Diana Mourão Ribeiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2015 | Reflexão e Análise Sobre um Especificidade do Instrumento Violino
Arguente principal
|
Nuno Silva Meira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2014 | A abordagem pedagógica de Paul Harris no ensino do Clarinete numa escola do ensino artístico especializado da música, Alcina
Silva de Azevedo IE, Universidade do Minho
Arguente
|
Alcina Silva de Azevedo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | II CBP - Congresso Brasileiro de Percussão. ( Rocha, F., Chaib, F. Stasi, C., Hashimoto, F., Traldi, C., Campos, C. (Org.) - Universidade Federal de Minas Gerias, Belo Horizonte, Brasil. | Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte, Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/03/10 - Atual | Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (0870-8967) | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) |
2023 - 2024 | Per Musi | Universidade Federal de Minas Gerais |
2021/04/09 - 2021/04/09 | Revista Convergências (2184-0180) | Edições IPCB |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023 - 2023 | Avaliador do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023 –
Linha de Candidatura Geral (Painel das Artes)
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019 - 2019 | Revisor de 5 Propostas Artísticas - II CBP - Congresso Brasileiro de Percussão 2019 Rocha, F., Chaib, F. Stasi, C., Hashimoto, F., Traldi, C., Campos, C. (Org.) - Universidade Federal de Minas Gerias, Belo Horizonte, Brasil. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/11/26 - Atual | Aroso, N. (2021) MasterClass: Centro Superior de Enseñanza Musical Katarina Gurska, Madrid , Espanha. | ||
2021/11/25 - Atual | Aroso, N. (2021) MasterClass: Universidad Alfonso XX el Sabio. Madrid , Espanha. | ||
2021/07/21 - Atual | Aroso, N. (2021) MasterClass: Festival Internacional Tomarimbando. Tomar, Portugal. | ||
2021/06/28 - Atual | Aroso, N. (2021) Masterclass [Percussão]. Dias da Percussão de Portimão. Museu de Portimão. Portimão, Portugal. | ||
2020/12/14 - Atual | Aroso, N. (2020) MasterClass: Universidad Alfonso XX el Sabio. Madrid , Espanha. | ||
2024 - 2024 | Seminário: XXII Curso Internacional de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental. Artave, Santo Tirso, Portugal 23-27 de janeiro de 2024. | ||
2024 - 2024 | Masterclass: Clamat Colectivo Variável. Alzira, espanha. 05 de fevereiro de 2024 | ||
2023 - 2023 | Masterclass: Escola de Artes de Chaves - Chaves, Portugal. 19 de Junho de 2023 | ||
2023 - 2023 | Masterclass: EnIMus - Encontros Internacionais de Música Felgueiras, Portugal. 21,22 de Dezembro de 2023 (https://enimus.pt/loja/masterclasses/percussao/) | ||
2023 - 2023 | Encontros Internacionais de Música Felgueiras, Portugal. 21,22 de Dezembro de 2023 (https://enimus.pt/loja/masterclasses/percussao/) | (Outros) | |
2023 - 2023 | Masterclass: Musikex. Plasencia , Espanha. 06 de Outubro de 2023. | (Bachelor) | Escuela Superior de musica de extremadura, Espanha |
2023 - 2023 | Masterclass: Trobada de Percussió de Pollensa. Maiorca, espanha. 12 de julho de 2023 | ||
2020/12/13 - 2022/12/14 | Aroso, N. (2020) MasterClass: Centro Superior de Enseñanza Musical Katarina Gurska, Madrid , Espanha. | ||
2022 - 2022 | Masterclass Percussão | Percussão | |
2022 - 2022 | Aroso, N. (2022) Masterclass: Festival Internacional de Percussão de Évora. Évora, Portugal. 25 de Novembro de 2022. (https://eboraemusica.pt/v-festival-internacional-de-percussao-de-evora-25-26-e-27-novembro-concertos-todos-os-dias/) | Eborae Mvsica, Portugal | |
2022 - 2022 | Masterclass: EnIMus - Encontros Internacionais de Música Felgueiras, Portugal. 19, 20 de Dezembro de 2022 (https://www.conservatoriomusicafelgueiras.pt/enimus) | ||
2022 - 2022 | Masterclass: Musikex. Plasencia , Espanha. 06 de maio de 2022. | Escuela Superior de musica de extremadura, Espanha | |
2022 - 2022 | Masterclass: Fontys Hogeschool voor de Kunsten, Tilburg, Holanda, 7 e 8 de Março de 2022. (https://www.facebook.com/PercussionTilburg/photos/p.4688690047924061/4688690047924061/?type=3) | Fontys Hogeschool voor de Kunsten, Países Baixos | |
2021/05/24 - 2021/05/25 | Aroso, N. (2021) MasterClass: Escola Profissional de Música de Espinho. Espinho, Portugal. | ||
2021/04/10 - 2021/04/11 | Aroso, N. (2021) MasterClass: Conservatório Superior de Musica de Vigo. Vigo, Espanha. | ||
2021 - 2021 | Masterclass: Universidad Alfonso XX el Sabio. Madrid , Espanha. 26 de Novembro de 2021. | Universidad Alfonso X El Sabio, Espanha | |
2020/05/03 - 2020/07/07 | Seminário de Percussão - mestrado em ensino da música UCP | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
2020 - 2020 | Aroso, N. (2020) MasterClass: Curso de Aperfeiçoamento Musical, Artave. Santo Tirso, Portugal. February 4th to 8th, 2020. | ||
2020 - 2020 | Aroso, N. (2020) MasterClass: Masterclasses EPABI. Covilhã, Portugal. February 25th and 26th, 2020. | ||
2019/12/13 - 2019/12/14 | Aroso, N. (2019) MasterClass: Centro Superior de Enseñanza Musical Katarina Gurska , Madrid , Spain. | Centro Superior de Enseñaza Musical Katariana Gurska , Espanha | |
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) MasterClass: Merza Percusión, Merza, Spain. 27 de Julho de 2019. | ||
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) MasterClass: Ágora ACTUAL Percusion, Xabia, Espanha. 12 de Julho de 2019. | ||
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) MasterClass: Festival Internacional de Patagónia Argentina, General Roca, Argentina. 28 de junho de 2019. | ||
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) MasterClass: Centro de Cultura do Porto, Porto. 17 e 18 de maio de 2019. | (Outros) | |
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) MasterClass: Canto Firme, Tomar Portugal. 30 de Março de 2019 | (Outros) | |
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) MasterClass: Academia de Música de Castelo de Paiva. Castelo de Paiva, Portugal. 4, 5, de Março de 2019 | (Outros) | |
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) MasterClass: Fontys Hogeschool voor de Kunsten, Tilburg, Holland, January 29th, 2019. | ||
2019 - 2019 | Aroso, N. (2019) MasterClass: Universidad Alfonso XX el Sabio. Madrid, Espanha. | Universidad Alfonso X El Sabio, Espanha | |
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) MasterClass: Escuela Superior de Musica de Extremadura - Musikex, Plasencia, Espanha. 16, 17 de Dezembro de 2018. | ||
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) MasterClass: Festival Itinerante de Percussão. Centro de Congressos de Aveiro, Aveiro. Portugal. 29 de Dezembro e 2018 | ||
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) MasterClass: XXII Festival Tomarimbando. Sociedade Filarmonica Gualdim Pais. Tomar. Portugal. 22 de Julho de 2018 | ||
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) MasterClass: Contemporary Music from Europe. Manhattan School of Music. New York, EUA. 13 de Abril de 2018 | ||
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) MasterClass: Northwestern University. Evanstone, Chicago, EUA. 11 de Abril de 2018 | ||
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) MasterClass: University of North Texas. Denton, Texas. 09, 10, de Abril de 2018 | ||
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) MasterClass: Valencia Percussion Academy, Valencia, Espanha. 30 de Abril de 2018 | ||
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) MasterClass: Katarina Gurksa - Centro Superior de Enseñanza Musical. Madrid, Espanha. 19 de Maio de 2018 | ||
2018 - 2018 | Aroso, N. (2018) MasterClass: Universidade Alfonso X, el Sabio. Madrid, Espanha. 18 de Maio de 2018 | ||
2017 - 2017 | Aroso, N. (2017) Masterclass [Percussão]. Festival Internacional de Percussão de Portimão. Museu de Portimão. Portimão, Portugal | ||
2017 - 2017 | Aroso, N. (2017). Masterclass [Percussão]. Albergaria a Velha: PercuRtido - Festival de Percussão. Cinetratro Alba. Albergaria, Portugal | ||
2017 - 2017 | Aroso, N. (2017) Masterclass [Percussão]. Academia Costa Cabral. Porto, Portugal | ||
2016 - 2016 | Aroso, N. (2016) Masterclass: Adams International Percussion Festival. Adams Heaquartes. Intervoort, Holland | ||
2016 - 2016 | Aroso, N. (2016) Masterclass [Percussão]. Festival Beat Louriguia. Louriçal, Portugal | ||
2016 - 2016 | Aroso, N. (2016) Masterclass. [Percussão]. UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil: | ||
2016 - 2016 | Aroso, N. (2016) Masterclass. [Percussão]. São Paulo, Brasil: EMESP Tom Jobim | ||
2016 - 2016 | Aroso, N. (2016) Masterclass. [Percussão]. Jeju International Wind and Percussion Festival. Jeju, Coreia do Sul. | ||
2016 - 2016 | Aroso, N. (2016) Workshop [Abenteuer Neue Musik]. Gymnasium der Stadt Kerpen. Kerpen, Alemanha. | ||
2016 - 2016 | Aroso, N. (2016) Master class. [Percussão]. CESDM. Tours, França. | ||
2015 - 2015 | Aroso, N. (2015) Masterclass [Percussão]. Conservatoire National de Paris. Paris, France | ||
2015 - 2015 | Aroso, N. (2015) Masterclass [Percussão]. Conservatório Superior de Musica de Aragon. Aragon, Espanha. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014) Masterclass [Percussion]. UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Brasil. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Master Class [Percussion]. Festival Latino-Americano de Percussão de Uberlândia. Uberlândia, Brasil. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Master Class [Percussion] - Festival Percursos da Música, Academia de Música Fernandes Fão. Ponte de Lima, Portugal | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014) Masterclass [Percussion]. Agolada Musical. Agolada, Spain. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014) Masterclass [Percussion]. Academia de Música da Figueira da Foz. Figueira da Foz, Portugal | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Masterclass [Percussion]. World Percussion Movement. Sacro Cuore di Puglia. Conversano, Italy. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Masterclass [Percussion]. 32ª Oficina de Música de Curitiba. Curitiba, Brazil. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Masterclass [Percussion]. KonArt Academy. Liceu el Prat. Barcelona, Spain. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Masterclass [Percussion]. Days of Percussion 2014. Atheneum Odeon – Athens, Greece. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Masterclass [Percussion]. Escola Profissional de Música da Serra da Estrela. Seia. Portugal. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Masterclass [Percussion]. Conservatório de Musica do Porto. Porto. Portugal. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Masterclass [Percussion]. Birmingham City University. Birmingham, England. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Masterclass [Percussion]. Universidade Federal de Salvador da Bahia. Salvador, Brazil. | ||
2014 - 2014 | Aroso, N. (2014). Masterclass [Percussion]. World Percussion Movement. Sacro Cuore di Puglia. Conversano, Italy. | ||
2013 - 2013 | Aroso, N. (2013) Masterclass [Musica Contemporânea]. Connect Festival, Malmo, Sweeden. | ||
2013 - 2013 | Aroso, N. (2013) Masterclass [Percussion]. Cursos de Páscoa, Academia de Música Costa Cabral. Tomar, Portugal | ||
2013 - 2013 | Aroso, N. (2013) Masterclass [Percussion]. VII Tomarimbando, Festival Internacional de Percussão. Tomar, Portugal | ||
2012 - 2012 | Aroso, N. (2012) Masterclass [Percussão]. Conservatório de Música David de Sousa-Figueira da Foz, Portugal | ||
2012 - 2012 | Aroso, N (2012) Seminar [Percussion] A Percussão Contemporânea, APEM (Org) Academia de Música de Santa Maria da Feira. Santa Maria da Feira, Portugal. | ||
2012 - 2012 | Aroso, N. (2012) Masterclass [Percusion]. Academia Nacional Superior de Orquestra - Metropolitana. Lisboa, Portugal | ||
2012 - 2012 | Aroso, N. (2012) Masterclass [Percussion]. VI Tomarimbando, Festival Internacional de Percussão. Tomar, Portugal | ||
2012 - 2012 | Aroso, N. (2012) Masterclass [Percussion]. Cursos de Páscoa, Academia de Música Costa Cabral, Porto Portugal | ||
2012 - 2012 | Aroso, N. (2012) Masterclass [Percussion]. Merza Percusion. Merza, Espanha. | ||
2012 - 2012 | Aroso, N. (2012) Seminar [Percussion]. Pirineos Musica, Canfranc, Andorra. | ||
2011 - 2011 | Aroso, N. (2011) Workshop: Drumming GP in South Africa. Joanesburgo, South Africa | ||
2011 - 2011 | Aroso, N. (2011) Master Class [Percussão]. Cursos Internacionais de Aperfeiçoamento Musical. ARTAVE, Santo Tirso, Portugal | ||
2011 - 2011 | Aroso, N. (2011) Masterclass [Percussion]. Festival Internacional de Percussão de Tatui. Tatui, Brazil. | ||
2010 - 2010 | Aroso, N. (2010) Master Class [Percussion]. Percussão Contemporânea. APEM (organização) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | ||
2010 - 2010 | Aroso, N. (2010) Master Class [Percussion]. Cursos Internacionais de Aperfeiçoamento Musical. ARTAVE, Santo Tirso, Portugal | ||
2008 - 2008 | Aroso, N. (2008) Masterclass [Percussion]. Conservatório de Música de Leiria, Portugal. |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/11/23 | ¿Vertixe Sonora | El correo galego |
2021/10/21 | As dúvidas de Nuno Aroso e uma peça sobre a força que a memória pode dar ao futuro | Jornal Público |
2021/10/21 | "A Fog Machine e outros poemas para o teu regresso": espetáculo conjuga músicos e palavras de Gonçalo M. Tavares. | Agência Lusa |
2021/05/06 | Percussionista Nuno Aroso estreia peças de compositores nacionais em Espanha. | Agência Lusa |
2018/11/15 | Orlando, A. (2018) “40 anos, 20 anos”. O Progresso de. Paredes, 15 de Novembro de 2018 | Jornal Fórum do Vale do Sousa |
2013/12/26 | ExpressingMusic - Portal do Conhecimento Musical, 26 de Dezembro de 2013. | ExpressingMusic |
2013 | “A Solo”, Revista Da Capo. Porto, 11 de Novembro de 2013 | Revista da Capo |
2013 | Nuno Aroso & Polina Kremasta. Tovima , Athens, Greece. | Tovima - greece |
2012/12/14 | Rita Redshoes e Nuno Aroso põem a pop e a contemporânea em diálogo no CCB. Jornal Público, 14 de Dezembro de 2012 | PÚBLICO |
2010 | A Arte da Percussão por Nuno Aroso. | Jornal Fórum do Vale do Sousa |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/06/25 - Atual | “Império dos Sentidos”, RDP Antena2. | Festival de Percussão de Portimão |
2020/07/07 - Atual | Con Bombos y Platillos - Radio Nacional de Argentina | Nuno Aroso |
2018/06/04 - Atual | O Som e a Forma. | Música - percussão |
2018 - Atual | “Império dos Sentidos”, RDP Antena2, 14 de Junho de 2018 | |
2017/04/04 - Atual | Olá, Maria! de Débora Sá, Porto Canal. | Filme Circunstâncias |
2012/12/13 - Atual | Fila Jota, TSF, Lisboa. 13 de Dezembro de 2012 | |
2012/12/12 - Atual | “Câmara Clara”. RTP, Lisboa, 12 de Dezembro de 2012 | |
2010 - Atual | Mosaico - Magazine Cultural. | |
2009/05 - Atual | ”Na Outra margem”. Rádio Europa, Lisboa, 20 de Maio de 2009¿ | Festival Drumming |
2009 - Atual | ”Na Outra margem” Rádio Europa, Lisboa, 12 de Setembro de 2009 | Lançamento de Technicolor |
2009 - Atual | Entrevista - Tecnicolor | |
2018/06/14 - 2018/06/14 | Prémio Jovens Músicos 2018 RDP Antena 2 | |
2017 - 2017 | “Império dos Sentidos”, RDP Antena2. 17 de Março de 2017 | |
2002 - 2002 | Curto-Circuíto. (Sic) | Um Poesiapercussão |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | Limina CRL | Presidente |
2019 - Atual | Associado da Associação Portuguesa de Compositores, Lisboa, Portugal. | |
2003 - Atual | Percussive Art Society | Membro |
1999 - Atual | Drumming - Grupo de Percussão, Associação. | Membro da Direcção. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - Atual | Membro da Comissão de Curso (Dep. Música)
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019 - 2019 | HANDS-ON RESEARCH SYMPOSIUM 2019 - Aveiro, Portugal | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2018 - 2018 | ICMUC 2018: International Chamber Music Conference. 2018 - Porto, Portugal
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016 - 2016 | Oporto International Conference on Musical Gesture as Creative Interface. Universidade Católica, Porto, Portugal.
Membro
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Aroso, N. (jury) (2018) Bolsas Gulbenkian - Música. Serviço de Música, Fundação Calouste Gulbenkian (Scholarship Attribution) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2022/04/09 - 2022/04/13 | Aroso, N. (2022) Concurso Internacional da Gondomar, Gondomar. | |
2021/07/19 - 2021/07/25 | Aroso, N. (jury) (2021) Tomarimbando, Festival Internacional de Percussão. Marimba Categoria Superior. (music competition) | |
2019 - 2019 | Aroso, N.(jury) (2019) Concurso Internacional da Beira Interior, Covilhã. 8 a 11 de Abril de 2019 | |
2018 - 2018 | Aroso, N. (jury)(2018) Concurso Internacional de Percussão. Pavilhão Mulitusos: Gondomar, Portugal (music competition) | |
2018 - 2018 | Aroso, N. (jury) (2018) Prémio Jovens Músicos RDP. Música de Câmara. Conservatório de Música de Coimbra, Coimbra. (Music competition) | Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal |
2018 - 2018 | Aroso, N. (jury) (2018) Tomarimbando, Festival Internacional de Percussão. Marimba Categoria Superior. (music competition) | |
2016 - 2016 | Aroso, N. (jury) (2016) Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior. Covilhã, Portugal | |
2016 - 2016 | Aroso, N. (2016) Jeju International Percussion Competition. Jeju, Coreia do Sul | |
2014 - 2014 | Aroso, N.( jury) (2014) Concorso musical Paolo Serrao: Auditório Communale, Filadélfia, Itália. (Music competition) | |
2014 - 2014 | Aroso, N. (jury) (2014) Pasic Days Of Percussion 2014: Atheneaum Odeon - Atenas, Grécia. (Music Competition) | |
2013 - 2013 | Aroso, N. (jury) (2013) Days Of Percussion 2013 (percussive arts society) : Atheneaum Odeon - Atenas, Grécia. (Music Competition) | |
2013 - 2013 | Aroso, N. (jury) (2013) Festival Jovens Músicos RDP: Lisboa/Porto, Portugal. Music competition |
Distinções
Prémio
2008 | Prémio do Centro Nacional de Cultura - Jovens Criadores 2008.
Centro Nacional de Cultura, Portugal
|
2001 | Prémio de Mérito Académico da Fundação Eng. António de Almeida (atribuído ao melhor aluno do IPP ano lectivo 2000/2001).
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
Outra distinção
2018 | Circulação de Projectos Artísticos (atribuído ao projecto solista, “Há Metal Fundente”) - Fundação GDA. 2018. |
2013 | Zildjian Artist - worldwide educator and soloist |
2011 | Adams Musical Instruments Artist |
2010 | Elite Mallets Signature Artist |
2010 | Bolsa de Doutoramento da FCT
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|