???global.info.a_carregar???
I am a post-doctoral student in Education, at the Pontifical Catholic University of Paraná (PUCPR) with a project in the production segment of educational podcasts, a PhD with research in the area of ¿¿training researchers using the theoretical methodological approach of the Collective Systematization of Knowledge in 2022. Master's degree in Portuguese Language Literatures (Brazilian, Portuguese and African literature) from PUC Minas (2008), postgraduate degree in Modern Education from PUCRS (2019), specialist in Higher Education Teaching from UCB (2007), and degree in Portuguese Literature and English from the University of the East of Minas Gerais/ Unileste (2003). Digital Entrepreneur in education, with infoproducts for textual production - @doutoradaredação,. Higher education teacher at Faculdade Pitágoras Ipatinga as a professor of Scientific Methodology, Portuguese and Course Completion Work, in the undergraduate courses: Psychology, Pedagogy, Pharmacy, Administration, Law, and Civil, Mechanical and Electrical Engineering (2007-2009). She did voluntary work in Angola as a Portuguese language teacher (2009-2011). He worked as an educational analyst for 6 months at the Department of Education of the State of Minas Gerais, training Portuguese language primary and secondary school teachers (2013). He taught Literature and Portuguese Language in a pre-university course and in high school at Colégio Sigma, Rio Branco - Acre (2017-2019), Writing at Escola de Ensino Médio e Técnico Plácido de Castro, Rio Branco Acre (2018-2022) and Literature and Writing at Primeiro Passo School, Rio Branco Acre (2019-2022). He works mainly on the following topics: writing teaching, scientific research, digital entrepreneurship in education. He is a member of the CIDES research group (https://www.cidespesquisa.com.br/), works in the Observatory of Innovative Research Practices. Publications COSTA, M. P. F.; LELIS, D. A. J. ; COSTA, Mireile Pacheco França. Historical overview of ENEM essay proposals: a look at the themes and evaluation criteria. DIALOGO EDUCATIONAL MAGAZINE, v. 23, p. 1314-1334, 2023. PACHECO FRANÇA COSTA, Mireile; OLIVER MARTINS, PURA LÚCIA; MANN PEREIRA, CLÉO . Pedagogical practice in teaching ENEM writing: the state of knowledge. ECCOS SCIENTIFIC MAGAZINE (ONLINE), v. 1, p. e22280, 2023. MARTINS, P. L. O. ; PEREIRA, C. M. ; GOMES, Y. L. ; COSTA, Mireile Pacheco França. TEACHING PRACTICE IN REMOTE HIGH SCHOOL CLASSES: POTENTIAL AND WEAKNESSES. Magazine of Education, Science and Culture, v. 27, p. 1, 2022. Publicações - Contact - mireilepfcosta@gmail.com or mireile.costa@pucpr.edu.br Whatsapp - (68) 98412-5450 (Text provided by the author)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mireile Pacheco França Costa

Nomes de citação

  • Costa, Mireile Pacheco França

Identificadores de autor

Ciência ID
3B1C-F001-730D
LattesiD
ID Lattes: 8008191935428231

Telefones

Telemóvel
  • (+55 (68)) 984125450 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Antártica, 48, Ap 01, 35422-415, Mariana, Minas Gerais, Brasil (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024/02/01 - 2025/02/01
Em curso
Pós doutoramento em Educação (Doktor (PhD))
Especialização em Tecnologias da Educação
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2019/08/01 - 2022/12/01
Concluído
Doutorado em Educação (Doctor)
Especialização em Didática, Formação de Professores, Metodologias de Ensino
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
"A SISTEMTAIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE REDAÇÃO ENEM: CONTRIBUIÇÕES DA/PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Doutor
2019/02/01 - 2019/12/15
Concluído
A Moderna Educação (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
Especialista
2006/02/01 - 2008/11/15
Concluído
Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa (Master)
Especialização em Literatura
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Barreiro, Brasil
"Morangos Mofados: O viés homoerótico na tangência conto romance" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mestre
2000/02/01 - 2003/12/01
Concluído
Letras Português e Inglês - suas respectivas literaturas (Graduado)
Especialização em Área de Linguagens
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Brasil
Graduação
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/15 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/01/02 - 2009/12/01 Professor Associado (Docente Universitário) Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, Brasil
Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01/15 - 2022/12/30 Professora de língua portugesa Escola Plácido de Castro, Brasil
Escola Plácido de Castro, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2024/02/01 - 2025/02/01 Podcasts narrativos do Portal Observa
Investigador Pós-doutorado
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Costa, Mireile Pacheco França; Lelis, Diego Andrade de Jesus; Oliver Martins, Pura Lucia. "Panorama histórico das propostas de redações do ENEM". Revista Diálogo Educacional 23 78 (2023): 1332-1352. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ao05.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7213/1981-416x.23.078.ao05
  2. Pacheco França Costa, Mireile; Oliver Martins, Pura Lúcia; Mann Pereira, Cléo. "Prática pedagógica no ensino de redação ENEM: o estado do conhecimento". EccoS – Revista Científica 64 (2023): e22280. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n64.22280.
    Publicado • 10.5585/eccos.n64.22280
  3. Pereira, Cléo Mann; Costa, Mireile Pacheco França; Gomes, Yasmin Leon. "Ensino híbrido? a prática pedagógica em diferentes segmentos e regiões do Brasil / Hybrid education? the pedagogical practice in different segments and regions of Brazil". Brazilian Journal of Development 8 3 (2022): 18448-18458. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n3-196.
    10.34117/bjdv8n3-196
  4. Gomes, Yasmin Leon; Pereira, Cleo Mann; Costa, Mireile Pacheco França; Martins, Pura Lúcia Oliver. "A prática docente em aulas remotas do ensino médio: potencialidades e fragilidades". Educação, Ciência e Cultura 27 1 (2022): http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i1.8820.
    Acesso aberto • 10.18316/recc.v27i1.8820
  5. Mann, Cléo; Costa, Mireile Pacheco França; Saheb, Daniele. "Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches". Brazilian Journal of Development 7 11 (2021): 108185-108200. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n11-443.
    10.34117/bjdv7n11-443
Capítulo de livro
  1. Costa, Mireile Pacheco França. "O aço e a letra: a construção da identidade do vale em seu acervo narrativo.". In Principium: Iniciação Científica no Unileste-MG, 13-19. Coronel Fabriciano, Brasil: Edições Unileste, 2001.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Costa, Mireile Pacheco França. 2019. "Metodologias ativas e o ensino de Redação ENEM.".
  2. Costa, Mireile Pacheco França. 2007. "Identidade do professor: (re) construída na formação docente.".
Edição de livro
  1. COSTA, Mireile Pacheco França; COUTO, A. C. B. T.. Passos da virtude. Rio Branco, Brasil: Nossa Gráfica. 2021.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. "A SISTEMTAIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE REDAÇÃO ENEM: CONTRIBUIÇÕES DA/PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA". Doutoramento, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2022.
  2. "Morangos Mofados: o viés homoerótico na tangência conto/romance". Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2008.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/15 Podcast Narrativo como compartilhamento de práticas inovadoras através do Portal Observa X Conferência Ibérica em Educação e Tecnologias da Informação
Universidade Aberta (Ilha da Madeira, Portugal)
2024/02/07 As contribuições da prática pedagógica no desenvolvimento profissional dos docentes de redação ENEM: Uma análise crítica. XXXI Colóquio Afirse Portugal
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/10/09 O MÉTODO TEÓRICO NA PESQUISA CIENTÍFICA: O CAMINHO QUE CONDUZ AO OBJETIVO III HUMANITAS
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Brasil)
2021/04/05 Ensino Híbrido: A prática pedagógica em diferentes segmentos e regiões do Brasil Simpósio Centenário Paulo Freire
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Brasil)
2020/10/12 VIVÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À LUZ DA COMPLEXIDADE EM MEIO A PANDEMIA DO COVID 19 Humanitas PUCPR: o destino das humanidades
Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/01/05 - 2024/09/20 Equipe organizadora do evento, comissão científica e publicação acadêmica. (2024/01/02 - 2024/09/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/02/15 - 2024/02/16 Formação Continuada através da Sistematização Coletiva do Conhecimento mediante as TDICs.
Conferência
X Conferência Ibérica em Educação e Tecnologias da Informação
Universidade Aberta, Portugal
2024/02/07 - 2024/02/09 Desvendando desafios e desbravando as possibilidades: uma análise da produção de podcasts a partir de lives do Portal Observa
Congresso
XXXI Colóquio Afirse Portugal
2023/09/23 - 2023/09/25 Palestrante convidada do Educere para apresentar trabalho acerca do resultado da tese Prática Pedagógica do Ensino de Redação ENEM: A formação didática do professor defendida
Congresso
EDUCERE
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2006/07/31 - 2006/08/04 Morangos Mofados : a tangência conto/romance
Congresso
X Congresso Internacional de Literatura Comparada ABRALIC
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007/02/01 - 2009/12/30 Leciona as disciplinas de Português I e Português II , Metodologia Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Humanidades (Literatura) para todos os cursos de graduação. Professora orientadora de TCC. Pedagogia (Graduado) Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, Brasil
Distinções

Título

2022 Doutor
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil