???global.info.a_carregar???
Cátia Ferreira holds a PhD in Communication and Media Studies from Universidade Católica Portuguesa. Currently, she is Assistant Professor at the Faculty of Human Sciences, at Universidade Católica Portuguesa. She is an integrated researcher at CECC (Research Centre for Communication and Culture) and collaborating researcher at CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies). Her research and teaching areas focus on digital media and multimedia studies, with a focus on: digital games, social media and mobile devices, audiovisual and multimedia communication, emerging content production strategies, such as digital storytelling, transmedia and cross-media, digital reading and editing, gamification and content marketing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cátia Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Cátia
  • Ferreira, Catia

Identificadores de autor

Ciência ID
3E16-900B-E941
ORCID iD
0000-0002-0113-6634

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2013/02/06
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2007
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Comunicação, Organização e Novas Tecnologias
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2005
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Especialização em Científico
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013 - 2015 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2021 4Cs: From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture
Desenvolvimento técnico
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
Concluído
2017/10/01 - 2020/12/31 COMPACT: FROM RESEARCH TO POLICY THROUGH RAISING AWARENESS OF THE STATE OF THE ART ON SOCIAL MEDIA AND CONVERGENCE
762128
Investigador
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
UID/ELT/00126/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/09/01 - 2013/03/30 A Leitura Digital – Transformação do Incentivo à Leitura e das Instituições do Livro
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 126 - 2011-2012
PEst-OE/ELT/UI0126/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carla Ganito; Ana Paula Mauro; Catia Ferreira. "Empatia pós-humana". 2021.
  2. Carla Ganito; Catia Ferreira. "Mapping Digital Magazines". 2020.
  3. Carla Ganito; Catia Ferreira. "Me and my stereotyped avatar". 2016.
  4. Cátia Ferreira; Hugo Fernandes. "Transmedia Storyworlds: Digital Games, Transmedia, and Cross-media. A Case Study of Prince of Persia.". Trabalho apresentado em Videojogos 2014: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, 2014.
    Publicado
  5. Cátia Ferreira. "Remixing the American Dream: Narratives of Space and Place in Second Life". Trabalho apresentado em SLACTIONS 2011, 2011.
    Publicado
  6. Cátia Ferreira. "Virtual Societies, Virtual Economies: An Analysis of Second Life’s Economic Development". Trabalho apresentado em SLACTIONS 2010, 2010.
    Publicado
  7. Cátia Ferreira. "Internet e Emigração: Impacto das Novas Tecnologias na Relação com a Cultura de Origem". Trabalho apresentado em SOPCOM 2009, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cátia Ferreira; Carla Ganito. "representation of borders as historic liminal spaces in digital games". Observatorio (OBS*) (2024): https://doi.org/10.15847/obsOBS18120242326.
    10.15847/obsOBS18120242326
  2. Carla Ganito; Cátia Ferreira; A. Jorge. "Free to (dis)connect?: the interface of social media and the co-option of users". Journal of Digital Media and Policy 10 3 (2019):
    Submetido
  3. Ferreira, C.; Ganito, C.. "Constructing and deconstructing gender in second life". International Journal of Sociotechnology and Knowledge Development 8 1 (2016): 17-43. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84989852442&partnerID=MN8TOARS.
    10.4018/IJSKD.2016010102
  4. Cátia Ferreira. "Exploring Virtual Worlds: Conducting a Netnographic Research in Second Life". Estudos em Comunicação 18 (2015):
    Publicado
  5. Carla Ganito; Catarina Duff Burnay; Cátia Ferreira. "Serialized participatory culture: the digital transformation of youth audiences". Observatorio (OBS*) (2012): 51-78. http://hdl.handle.net/10400.14/17299.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15847/obsOBS000582
  6. Ferreira, Cátia. "Editorial". (2012):
    10.1386/iscc.3.3.267_2
  7. Cardoso, G.; Ganito, C.; Ferreira, C.. "Digital reading: The transformation of reading practices". ELPUB 2012 - Social Shaping of Digital Publishing: Exploring the Interplay Between Culture and Technology, 16th International Conference on Electronic Publishing (2012): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84870442875&partnerID=MN8TOARS.
  8. Ferreira, Cátia. "Memory and heritage in Second Life: Recreating Lisbon in a virtual world". (2012):
    10.1386/jgvw.4.1.63_1
Capítulo de livro
  1. Carla Ganito; Cátia Ferreira. "Media Alternativos em Portugal: Estudo Exploratório da lusofonia no espaço mediático alternativo em Portugal". In Em Português – Falar, Viver e Pensar no Século XXI, editado por Fernando Ilharco; Marília Lopes; Isabel Barros; Renata Caiado. Portugal: UCP Editora, 2024.
    No prelo
  2. Cátia Ferreira; Carla Ganito. "11". In Transforming magazines: rethinking the medium in the digital age, 238-248. Cambridge Scholars Publishing, 2022.
    Publicado
  3. Carla Ganito; Catia Ferreira. "Managing the flow of time". In disconnection through apps, editado por A. Kaun; C. Pentzold; C. Lohmeier. Rowman and Littlefield Publishers, Inc., 2020.
  4. Cátia Ferreira. "The Portuguese eSports Ecosystem: An Exploratory Approach". 113-122. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-37983-4_9
  5. Cátia Ferreira; Machado, Ana Flora. "Transmedia, branding and celebrities". In Ethical Glamour: Styling & Branding Persona, editado por Nandy, S.; Obbard, K.; Bojko, N.. WaterHill Publishing, 2018.
    Publicado
  6. Cátia Ferreira. "Playing with cultural heritage: The virtualization of monuments in digital games". In Património Cultural e Transformação Digital, editado por Fernando Ilharco; Peter Hannenberg; Marília Lopes. UC Editora, 2018.
    Publicado
  7. Carla Ganito; Catia Ferreira. "Women and digital reading". In the gendering of digital reading practices, editado por Carla Cerqueira; Rosa Cabecinhas; Sara Magalh{\~a, 205-232. Centro de Estudos de Comunica{\c c, 2016.
  8. Cátia Ferreira. "A indústria do Livro Digital em Portugal: Mutações de um Sector Tradicional". In O Livro, o Leitor e a Leitura Digital, editado por Gustavo Cardoso. Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
    Publicado
  9. Cátia Ferreira. "Expectativas, Preocupações e Desafios: A Leitura Digital na Perspectiva de Bibliotecários, Editores, Livreiros e Representantes do Sector das Tecnologias de Informação". In O Livro, o Leitor e a Leitura Digital, editado por Gustavo Cardoso. Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
    Publicado
  10. Patrícia Dias; Manuel José Damásio; Sara Henriques; Inês Teixeira-Botelho; Carla Ganito; Paula Cordeiro; Catia Ferreira; Guy Starkey. "Networks of belonging". In between mediation and connection. 2013.
  11. Cátia Ferreira; Carla Ganito. "Mobile Family Frames - From the Coffee Table Album to the Mobile Phone: A Portuguese Case Study". In New Media and Intercultural Communication: Identity, Community, and Politics. 2012.
    Publicado
  12. Cátia Ferreira. "Identidades Lusófonas em Rede: Importância da Internet na Relação dos Emigrantes Portugueses nos E.U.A. com a Cultura de Origem". In Anuário de Comunicação Lusófona 2009: Memória Social e Dinâmicas Identitárias, editado por Rosa Cabecinhas; Martins, Moisés de Lemos. Grácio Editora, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cátia Ferreira; Roger Tavares. Autor correspondente: Cátia Ferreira. Jogar, Jogo e Sociedade | Play, Game, and Society. Lisboa, Portugal: CECC. 2013.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Kenneth Y. T. Lim; Cátia Ferreira. "Pedagogy – Taking Stock and Looking Forward (part 2)". Journal of Virtual Worlds Research 12 1 (2019): https://jvwr.net/121-pedagogy-taking-stock-and-looking-forward-part-2/.
    Publicado • Co-editor
  2. Kenneth Y. T. Lim; Cátia Ferreira. "Pedagogy – Taking Stock and Looking Forward (part 1)". Journal of Virtual Worlds Research 11 3 (2018): https://jvwr.net/113-pedagogy-taking-stock-and-looking-forward-part-1/.
    Publicado • Co-editor
  3. Rita Figueiras; Carla Ganito; Cátia Ferreira. "Media’s toxic knowledge". Interactions: Studies in Communication & Culture 3 3 (2012): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/4a8bb996-f555-4384-94ae-0b56c41061bf.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Ferreira, C.. Second life: The emergence of a new moneyscape. 2015.
    10.1515/9783110420890-015
  2. Cordeiro, P.; Damásio, M.J.; Starkey, G.; Teixeira-Botelho, I.; Dias, P.; Ganito, C.; Ferreira, C.; Henriques, S.. Networks of belonging: Interaction, participation and consumption of mediatised content. 2013.
    10.4324/9780203523162
  3. Cátia Sofia Afonso Ferreira; Daniela Agostinho; Elisa Antz. Panic and Mourning. 2012.
    Publicado • 10.1515/9783110283143
Relatório
  1. Ribeiro, Nelson Costa; Carla Ganito; Burnay, Catarina Duff; Cátia Ferreira. 2020. COMPACT Lisbon Seminar Report – Social Media, Fake News and Cybersecurity.
  2. Cátia Ferreira. 2014. Relatório Setor Editorial – Projeto de Investigação ‘A Leitura Digital: Transformação do Incentivo à Leitura e das Instituições do Livro.
Revisão de livro
  1. Cátia Ferreira. "Second Life, Media and the Other Society". Revisão de Second Life, Media and the Other Society 13, (2010):
    Publicado
  2. Cátia Ferreira. "Netnography: Doing Ethnographic Research Online". Revisão de Netnography: Doing Ethnographic Research Online 11, (2010):
    Publicado
  3. Cátia Ferreira. "Making Virtual Worlds: Linden Lab and Second Life". Revisão de Making Virtual Worlds: Linden Lab and Second Life 9, (2009):
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11 Media Alternativos em Portugal Em Português
CEPCEP, UCP
2024/07 Alternative Magazines in Portugal FOM23 - 1st Future of Magazine Conference – Connecting in a Disconnected Age
MagLab, Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2024/06 Mobile Phones as Technologies of the Self 43rd APEAA Conference - Culture(s) of the Self
CECC, APEAA
2024/01 Dispositivos móveis como "tecnologias do eu" XIII Congresso SOPCOM
Universidade do Minho
2022/12 Alternative Media in Portugal: An Exploratory Study of the Portuguese Alternative Media Landscape International Conference Captured Media
CECC-FCH
2022/04 Gamificação no serviço de streaming: o recurso a estratégias de gamificação em plataformas de distribuição digital de conteúdos em formato vídeo XII Congresso SOPCOM
UNL
2021/09 Gamifying Streaming Apps: The Use of Gamification Strategies by Video Distribution Platforms ECREA 2021 – 8th European Communication Conference
2021/07/11 Papers, Please!: digital games and the representation of borders as historic liminal spaces International Association for Media and Communication Research 2021
(Nairobi, Quénia)
2020/07/13 Digital games and the premediation of the digital future IAMCR 2020
(Tampere, Finlândia)
2020/07/03 Mapping Digital Magazines: Reading as a Practice of Disconnection Mapping the Magazine 6
(Lisbon, Portugal)
2019/11/27 Empatia pós-humana: a tentativa de ‘ver’ digitalmente pelos olhos do outro XVI Congresso Ibero-Americano de Investigadores de Comunicação
(Bogotá, Colômbia)
2019/11 The Portuguese eSports ecosystem: An exploratory approach 11ª Conferência Internacional de Ciências e Artes dos Videojogos
2019/11 Jogos digitais, cultura e turismo: O caso de Assassin’s Creed XI Congresso da SOPCOM
2019/11 Turismo transmedia: Desdobramentos Location-based de universos narrativos XI Congresso da SOPCOM
2019/07/23 Unplugged Reading: Digital Disconnect as a form of resistance 2019 MLA International Symposium
(Lisbon, Portugal)
2019/07/10 Historical representation of minorities in digital games IAMCR 2019
(Madrid, Espanha)
2019/07 E-sports: From a network communication phenomenon to a marketing strategy IAMCR 2019 International Conference
2019/06 Gaming for health: The role of digital games play in emerging communication strategies International Seminar on Emerging Risks & Health Communication
2019/05 “Património Aumentado”: Mais do que uma estratégia, uma imersão Seminário Comunicar Património Cultural
2019/01 De mundo de jogos a universo transmediático. Uma viagem por Assassin’s Creed FieldWork – Em viagem
2018/11 Jogar com o património cultural: A virtualização de monumentos nos jogos digitais Património Cultural e Transformação Digital
2018/11 Digital Games and Interactive Storytelling: Repurposing Frankenstein’s Storyworld International Conference 1818-2018 – the silent revolution: of fears, folly & the female
2018/10/31 What’s Keeping you On/Off? Analysis of social media and apps ECREA 2018
(Lugano, Suiça)
2018/09/27 Social media, interrupted. Users recounting disconnection on social media Symposium Dis/Connection
(Uppsala, Suécia)
2018/07 Transmedia, celebrity business models and the emergence of (more) ethical narratives Bridging Gaps: Where is Ethical Glamour in Celebrity Culture?, 7th International Conference
2017/12/11 Janeitism: From Fandom to Transmedia Jane Austen Superstar
(Lisbon, Portugal)
2017/07/16 Don’t read that book! – moral panics and social fears from Gutenberg to the Digital 2017 IAMCR International Conference
(Cartagena, Colômbia)
2017/07/16 Going off(line): Industry and user practices 2017 IAMCR International Conference
(Cartagena, Colômbia)
2017/07 Going off(line): Industry and user practices 2017 IAMCR International Conference
2016/11 Digital Reading across Europe ECREA 2016 – 6th European Communication Conference: Mediated (Dis)Continuities – Contesting Pasts, Presents and Futures
2016/10 Leitura Digital: Atributos e Atitudes Congresso Cibercultura: Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento
2016/07 Memory, Archives and Readership: Europeana and the New Forms of Preserving Cultural Heritage 2016 IAMCR International Conference
2016/07 Libraries in the Digital Age 2016 IAMCR International Conference
2016/06/15 Me and my stereotyped avatar: the construction of gender identity in second life Tenth International Conference on Culture, Technology, Communication
(London, Reino Unido)
2015/11 A Leitura Digital em Portugal. Transformação do Incentivo à Leitura e das Instituições do Livro. O Caso das Editoras e das Bibliotecas FieldWork
2015/03 Connected Readership in the Lusophone Digital Reading Landscape: How Mobile Devices are Transforming Reading Habits in Portugal and Brazil Conferência Internacional Media Business Landscapes
2014/11 Emancipating the Damsel in Distress: Gender Representation in Digital Games Games and Literary Theory: 2nd Annual Conference
2014/09 Connected Readership. How Mobile Devices Are Transforming Reading Habits in Portugal and Spain ACIS 2014 – 36th Annual Conference of the Association for Contemporary Iberian Studies
2014/06 Women and Digital Reading: The Gendering of Digital Reading Practices Conferência Internacional Gender in Focus: (New) Trends in Media
2014/06 Games Are Going Feminine But the Industry Does Not Know It: Gender Representation in Digital Games Conferência Internacional Gender in Focus: (New) Trends in Media
2014/04 Connected Readership: How Mobile Devices Are Transforming Reading Habits Conferência Internacional (New) Audience Practices
2013/11 A Importância dos Social Media no Terceiro Setor Seminário As Tecnologias da Informação e o Terceiro Setor
2013/11 A Leitura Digital: Transformação do Incentivo à Leitura e das Instituições do Livro Encontro Ebooks e Bibliotecas Públicas
2013/10 De Princesa em Apuros a Mulher Independente: Representações de Género em Jogos Digitais 8.º Congresso SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia
2013/07 Scripting Gender in Mobile Phones: How Traditional Gender Stereotypes Influence Producers in the Portuguese Mobile Industry SPT 2013: Technology in the Age of Information
2013/01 A Leitura Digital ABC da Edição Digital
2012/10 Digital Reading: How Mobile Devices Transform Reading Practices ECREA 2012 – 4th European Communication Conference: Social Media and Global Voices
2012/05 Consuming Television Series. The Digital Transformation of Youth Audiences ICA Annual Conference: Communication and Community
2011/12 Novas Literacias Móveis: Antecipar, Filtrar e Partilhar 7.º Congresso SOPCOM
2011/11 Remixing the American Dream Narratives of Space and Place in Second Life SLACTIONS Conference 2011
2011/10 Co-creating Second Life: Participatory Culture and the Remix of Cultural Narratives The Culture of Remix: 2nd Graduate Conference in Communication and Culture
2011/08 Serialized Participatory Culture: Digital Transformation of Youth Audiences. A Case Study of Portuguese College Students COST ‘Transforming Audiences, Transforming Societies’ Meeting
2011/05 New Frames: How the Mobile Phone is Refashioning Family Photo Albums ICA Annual Conference: Communication @ Centre
2011/05 Remixing the ‘American Dream’: Second Life and its Inhabitants 32ª Conferência Anual da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos – Current Debates in English and American Studies
2010/11 Mobile Family Frames: The Emergence of Mobile Autobiographical Archives I Conferência Internacional Landscapes of the Self: Identity, Discourse, Representation
2010/11 Virtual Societies, Virtual Economies: An Analysis of Second Life’s Economic Development SLACTIONS Conference 2010
2010/10 Scripting Gender in Mobile Phones: How Traditional Gender Stereotypes Influence Producers in the Portuguese Mobile Industry Internet Research 11.0: Sustainability, Participation, Action
2010/10 “No More Toxic News! Now I Have My Mobile Phone”. Anticipating, Filtering and Sharing as New Media Literacies ECREA 2010 – 3rd European Communication Conference: Transcultural Communications – Intercultural Comparisons
2010/07 Mobile Family Frames: From the Table Album to the Mobile Phone IAMCR 2010 – Communication and Citizenship
2010/03 Remediated Selves: Having a Second Life through an Avatar The Arts of Mediation, 3rd PhD Net Conference/Research Project: Tekné: Engendering Technology in the Modern World
2009/11 Second Life: The Emergence of a New Moneyscape International Conference The Cultural Life of Money
2009/05 Mobile Fragility: On Women and the Mobile Phone ICA Annual Conference: Keywords in Communication
2009/05 Virtualizing” war memory in Second Life International Conference ‘The (In)visibility of War’
2009/04 Internet e Emigração: Impacto das Novas Tecnologias na Relação com a Cultura de Origem 6º Congresso SOPCOM

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/02 - Atual Realidade Virtual e Aumentada como ferramentas de marketing
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/11 - Atual Produção de Conteúdos Multiplataforma: O projecto Quo Vadis do Turismo do Patriarcado de Lisboa
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013/12 - Atual A Leitura / Leitura Digital e os Modelos de Comunicação em Rede: O Caso de Estudo da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago
Coorientador
Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/12 - Atual O Papel da Interatividade na Construção da Narrativa em Role-Playing Games Digitais
Coorientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/09/01 - 2023/06/28 Youtube e a Literacia em Saúde: O Caso dos Distúrbios Alimentares
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/09/01 - 2022/03/03 Aggregator platform: a solution for young Portuguese fashion designers to reach the market
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/09/01 - 2022/02/16 A Criatividade da comunidade de fãs de Animal Crossing – estudo de caso: o jogo Animal Crossing: new horizons
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/07 Home sweet home: How does Máxima magazine expose the problems that hinder female emancipation within the familiar and domestic realm?
Coorientador
Estudos de Cultura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/03 A Influência da Rede Social Facebook nas Audiências Televisivas da Telenovela “A Teia” da TVI
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/02 Media Digitais e Disseminação da New Media Art - O Caso Português
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2021/01 Exploring gender biasis in information and communication technologies: An analysis of women’s experiences in the tech industry
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/09/01 - 2020/11 A remediação da rádio no ambiente digital: o caso da M80 Rádio
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/09/01 - 2020/07 Dating apps: love and relationships in contemporary Japan
Coorientador
Estudos Asiáticos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/09/01 - 2020/05 O Instagram como ferramenta de Marketing Digital: estudo de caso: Dr. Bayard
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/09/01 - 2020/04 A relação entre os utilizadores e a publicidade nos media sociais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/09/01 - 2020/02 As características da crítica de videojogos em Portugal
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/09/01 - 2020/01 Estudo de caso KIA: o desenvolvimento de uma marca por via da implementação de campanhas de marketing digital no âmbito do lançamento de novos produtos
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/09 - 2019/11 The dynamics of influence: the video content production strategies used by fitness digital influencers on social media
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 Publicidade programática em RTB: a black-box da publicidade digital? Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 Realidade virtual e aumentada como ferramentas de marketing Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 Estratégias de marketing para media sociais e comunicação gastronómica: tendências e práticas culturais Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Jornalismo Digital: as práticas de produção dos conteúdos noticiosos no jornal Observador on time Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Plano Estratégico de transmedia para a Quinta do Arneiro - um novo relacionamento Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Jornalismo Transmediático: lógicas transmediáticas nas novas práticas jornalísticas - mais que uma história, uma experiência Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 A influência das redes sociais online na decisão de compra do consumidor. Estudo de caso da marca Adidas em Portugal Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Narrativas Não-Ficcionais Imersivas no Ciberespaço
Coorientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Produção de conteúdos multiplataforma: o projeto Quo Vadis do Turismo do Patriarcado de Lisboa Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016 - 2016 O Jornalismo da era digital: novas práticas e públicos Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016 - 2016 Tendências e aplicações do marketing digital na área do turismo 2.0
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016 - 2016 O Jornalismo em Portugal e os desafios da web 3.0 Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013 - 2013 E-Sports: Um fenómeno de cultura digital contemporânea
Orientador
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2022 Membro da Comissão Científica, ‘Gamers 4 Nature – Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental’ (2022/02/04 - 2022/02/04)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2020 Coorganizadora do Seminário COMPACT, ‘Fake News, Social Media and Cybersecurity’ (2020/02/20 - 2020/02/20)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão de Programa da ‘Videojogos/Videogames 2019’ (2019/11/27 - 2019/11/29)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Membro do Comissão de Organização 2019 MLA International Symposium – ‘Remembering Voices Lost’ (2019/07/23 - 2019/07/25)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional ‘1818-2018: The Silent Revolution’ (2018/11/05 - 2018/11/06)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão Científica da ‘Videojogos 2016 – 9ª Conferência em Ciência e Arte dos Videojogos’ (2016/11/24 - 2016/11/25)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Universitário da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 Membro da Comissão Científica da ‘Videojogos 2015 – 8ª Conferência em Ciência e Arte dos Videojogos’ (2015/11/12 - 2015/11/13)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Membro da Comissão de Programa da ‘Videojogos 2014 – 7ª Conferência em Ciência e Arte dos Videojogos’ (2014/11/06 - 2014/11/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2013 - 2014 Membro da Comissão Científica da conferência internacional ‘(New) Audience Practices’ (2014/04/03 - 2014/04/04)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2013 - 2013 Membro da Comissão de Programa da ‘Videojogos 2013 – 6ª Conferência em Ciência e Arte dos Videojogos (2013/09/26 - 2013/09/27)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Membro do Comité de Organização da ‘Videojogos 2012 – 5ª Conferência em Ciência e Arte dos Videojogos’ (2012/12/13 - 2012/12/15)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2011 - 2011 Membro da Comissão Científica da ‘II Graduate Conference in Communication and Culture. The Culture of Remix’ (2011/10/13 - 2011/10/14)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2010 - 2010 Membro do Comité de Organização da ‘I Graduate Conference in Communication and Culture. Panic and Mourning’ (2010/10/28 - 2010/10/29)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2009 - 2010 Coorganizadora da ‘I Master Class on “Entertainment 2.0: Contemporary Entertainment Culture in Analysis’ (2010/03/26 - 2010/03/26)
Outro (Coorganizador)
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - Atual Moderadora da sessão ‘Fandom: The Life and Afterlife of Celebrities’
Conferência
III Graduate Conference in Culture Studies: Report from the Popline: On the Life and Afterlife of Popular
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2011 - Atual Moderadora de uma sessão plenária
Conferência
II Graduate Conference in Communication and Culture. The Culture of Remix
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2010 - Atual Moderadora da Sessão ‘Mourning and New Media’
Conferência
I Graduate Conference in Communication and Culture. Panic and Mourning
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2024 - 2024 Moderadora da sessão Paper Session 7: Narratives, Representations and Identities
Outro
4th Lisbon Winter School for the Study of Communication
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2023 - 2023 Moderadora e comentadora da sessão “Paper Session IV – Language, Frames and Narratives”
Outro
4th Lisbon Winter School for the Study of Communication
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2022 - 2022 Moderadora e comentadora da sessão “Media, Brands & Race”
Seminário
Doctoral Winter Seminar “Researching Communication in Times of Disruption’
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2021/10/26 - 2021/10/26 XVI Seminário Internacional OBITEL: A ficção televisiva em tempos de pandemia
Conferência
XVI Seminário Internacional OBITEL: A ficção televisiva em tempos de pandemia
Faculty of Human Sciences, Portugal
2021 - 2021 Moderadora da sessão plenária Keynote IV – Carla Ganito
Conferência
The Face Of(f) X Graduate Conference in Culture Studies
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2020 - 2020 Moderadora e comentadora da sessão Day 3, Group 2
Outro
X Lisbon Summer School for the Study of Culture: Ecoculture
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2020 - 2020 Moderadora da sessão Roundtable II - Regulation and Social Media
Seminário
COMPACT Seminar: Social Media, Fake News and Cybersecurity
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2020 - 2020 Moderadora e comentadora da sessão Paper Session II – Uncertainty and Fear on Social Media
Outro
2nd Lisbon Winter School for the Study of Communication
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2019 - 2019 Moderadora da sessão plenária Gonzalo de Polavieja
Outro
IX Lisbon Summer School for the Study of Culture: Neurohumanities, promises & threats
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2019 - 2019 Moderadora e comentadora da Paper Sessions Group 2
Outro
IX Lisbon Summer School for the Study of Culture: Neurohumanities, promises & threats
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2019 - 2019 Moderadora da sessão ‘Cultural Sharing’
Conferência
Cultural Literacy & Cosmopolitan Conviviality
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2019 - 2019 Moderadora e comentadora da Paper Session V – Social Media and Populism: Technocracy, Algorithms & Capitalism
Outro
1st Lisbon Winter School for the Study of Communication
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2018 - 2018 Moderadora da sessão ‘Translation ecology & collaborative efforts’
Conferência
Translation & Literacy
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2018 - 2018 Moderadora e comentadora da sessão Day 1, Group 1
Outro
VIII Lisbon Summer School for the Study of Culture: Cyber+Cipher+Culture
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2014 - 2014 Moderadora da sessão temática ‘Media and Violence I
Conferência
Gender in Focus: (New) Trends in Media
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Moderadora da sessão plenária ‘GfK International’
Conferência
Conferência Internacional (New) Audience Practices
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2012 - 2012 Moderadora da sessão ‘Mudança Social e Jogos Digitais’
Conferência
Videojogos 2012 – 5ª Conferência em Ciência e Arte dos Videojogos
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/02 Bridging the gap between awareness and knowledge: Analyzing the influence and knowledge on sustainability perception and purchase intention in Austria
Presidente do júri
Viktoria Luise Nitsch (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2024/01/16 Product Placement no Programa “Big Brother”: O Impacto e a Influência na Audiência
Presidente do júri
Maria Ana Sérgio (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2024/01/16 Internship Report: Nano Influencers: Using Ordinary People for Extraordinary Results
Presidente do júri
Syed Saadat Ali (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/12/21 A influência do TikTok na imagem corporal das adolescentes portuguesas
Presidente do júri
Sara Carvalho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/12/13 A rádio e os media sociais enquanto meio para interação com os ouvintes – O caso do programa drive-in da MegaHits
Presidente do júri
Beatriz Frade (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/12/06 Body Image e autoaceitação corporal nas redes sociais
Presidente do júri
Sara Nascimento (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/03/06 Partner Up – a peer-mentoring health app
Presidente do júri
Mariana Vasconcelos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/02/02 A Comunicação exercida pelos Travel Influencers no Instagram
Arguente
Ana Torrinha (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2023/01/25 Can Digital Storytelling Influence Luxury Brand Perception?: The Case of Christian Dior
Presidente do júri
Sofia Rodrigues (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/01/25 Tattoos on Instagram: How the Platform Connects Professionals and Consumers
Presidente do júri
Maria Catarina Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/01/20 The influence of elite athletes on instagram on the behavioral intent towards physical activity among young adults
Presidente do júri
Daniel Papadopoulos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/01/09 The Impact of Brand Activism on Brand Equity among Generation Z Consumers
Presidente do júri
Paula Kubetzek (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/01/09 The Impact of Brand Activism on Brand Equity among Generation Z Consumers
Presidente do júri
Paula Kubetzek (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/01/09 Influence of Instagram’s Body Image Advertising on Young Men’s Self-Esteem and Perception of Their Bodies
Presidente do júri
Francesco Di Dia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2023/01/03 Os Efeitos da Qualidade da Relação, e da Comunicação e Engagement no Instagram nos Comportamentos de Consumo de Adeptos de Futebol: O Caso Sport Lisboa e Benfica
Presidente do júri
Marta Araújo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/11/02 Alterações comportamentais da geração Z resultantes do uso frequente do Instagram
Presidente do júri
Patrícia Julião (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/06/28 The impact of engagement on Instagram during covid-19: A look at the Portuguese context
Presidente do júri
Maria Joana Amaral (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/04/08 Para um Estudo do Mundo Transmediático Neovitoriano: as Guerras Anglo-Zulu e Anglo-Bóere através da Literatura e dos Jogos Digitais
Arguente principal
Teresa Pereira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/03/25 Um modelo para a adaptação de Health games comunitários em ambiente de rede social
Arguente
Anabela Pinho (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/03/11 Event Experience: A Consumer’s Point of View During the Covid-19 Pandemic
Presidente do júri
Julia Merino (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/03/03 Aggregator platform: A solution for young Portuguese fashion designers to reach the market
Orientador
Ana Margarida Dias Lomba (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/03/03 Artists going digital to overcome covid-19 in Brazil’s musical scene: Caetano Veloso case study
Presidente do júri
Maria Requixa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/02/23 A Adaptação das Revistas ao Ambiente Digital: O caso da Time Out Portugal
Presidente do júri
Ana Rita Carvalho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/02/21 Art on Instagram: The impact of art-related content on followers’ and artists’ selfperception of creativity
Presidente do júri
Francisca Seabra (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2022/02/16 A criatividade da comunidade de fãs de Animal Crossing – Estudo de Caso: O jogo Animal Crossings: New Horizons
Orientador
Soraia de Lurdes Medeiros Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/12/21 Linha do Destino: O Regresso das Telenovelas Portuguesas à Matriz Clássica do Melodrama
Presidente do júri
Carolina Custódio (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/12/20 Clustering para otimização das estratégias de marketing da multinacional portuguesa PHC Software
Arguente
Filipa Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021/11/24 “Escaping isn’t always something bad”: exploring the ludonarrative relationship between Campo Santo’s Firewatch and Philip Connor’s Fire Season
Arguente
Rui Lemos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/11/18 Media Use and Media Multitasking Habits of Students and Teaching Staff of the University of Aveiro
Arguente
Cláudia Barbosa (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/06/18 Cultura de swipes e matches. Intimidade mediada em contexto de online dating
Arguente
Rita Sepúlveda (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/06/09 Web push notifications como estratégia de angariação de público para a informação
Presidente do júri
Manuel Marques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/04/12 Management of the celebrities’ self-brand on social media by celebrity agencies
Presidente do júri
Carolina Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/04/09 Design Thinking: base de um modelo de reestruturação da educação em Marketing
Presidente do júri
Mariana Martins (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/03/26 Marketing de Conteúdos em medicina dentária: materiais desenvolvidos para o grupo Oralmed Saúde
Presidente do júri
Pedro Correia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/03/23 Kardashian phenomenon: a family’s branding construction – how is the K-Jenner clan influencing people?
Presidente do júri
Filipa Venâncio (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/03/18 Storytelling como principal estratégia de diferenciação no self-branding: tatuadores na era digital
Presidente do júri
Inês Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/03/18 O papel do storytelling na ativação da comunicação intergeracional: geração de confiança e criação de conhecimento
Presidente do júri
Ana Guerreiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/03/09 O impacto das social brands no quotidiano do consumidor – o caso da The Body Shop
Presidente do júri
Joana Freitas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/03/04 A Influência da Rede Social Facebook nas Audiências Televisivas da Telenovela “A Teia” da TVI
Orientador
Miguel Morais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/02/26 Media Digitais e Disseminação da New Media Art - O Caso Português
Orientador
Diana Monteiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/02/26 Carnaval de Torres Vedras: uma questão de marca
Presidente do júri
Beatriz Estêvão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/02/23 Os Líderes de Opinião Digitais na Comunicação de Acessórios de Joalharia e Relojoaria no Instagram
Presidente do júri
Raquel Queiroz (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/02/18 An exploratory study about Portuguese Music Festivals’ Word-of-Mouth (WOM)
Presidente do júri
Marta Machado (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2021/01/21 O valor da marca no Instagram: A influência do UGC - Estudo de caso Sephora
Presidente do júri
Madalena Quilhó (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/12/16 A Realidade Aumentada (AR) e a Experiência do Utilizador (UX) na divulgação de conteúdos digitais
Arguente
Ana Filipa Casaca (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/12 Desafios no Jornalismo e sustentabilidade no sector da Imprensa escrita
Arguente
Tiago Quintanilha (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/01 Publicidade personalizada nos media sociais – estudo de caso da marca TAP
Presidente do júri
Leonor Leitão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/05/29 Photizenship: Perfis, valores e sentimentos nas redes sociais online
Arguente
Rúben Neves (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/05/04 As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações: caso Vodafone Portugal
Presidente do júri
Catarina Antunes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2020/04/15 A Quarta Vaga da reportagem: retratos em português
Arguente
Geraldo Filho (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/28 Storytelling em realidade virtual: Ajudar crianças com medo do escuro
Arguente
Ana Faustino (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/04/02 A marca Cristina como narrativa transmediática
Presidente do júri
Maria Olivia Rugani (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/03/22 Realidade Virtual e Aumentada como ferramentas de marketing
Orientador
Ana Margarida Soares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/03/13 Estratégias de Marketing Digital e Comunicação Gastronómica: Tendências e Práticas Culturais
Orientador
Ana Patrícia Palma (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/02/15 Publicidade Programática em Real-Time Bidding: A Black Box da Publicidade Digital
Orientador
Ophélie Baptista (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/02/06 MyFire – Desenvolvimento de uma aplicação de crowdsourcing para a prevenção, combate e mitigação das consequências dos incêndios em Portugal
Presidente do júri
Teresa Cachapa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/02/06 O programa ‘5 para ameia noite’ da RTP: Um estudo de caso
Presidente do júri
Teresa Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/01/10 Das Audiências à(s) Comunidade(s): Perspetivas e Tendências de uma maior centralidade do público nas organizações jornalísticas
Presidente do júri
Marcela Monteiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/12/20 Jogos para Dispositivos Móveis como Suporte Promocional aos Museus
Arguente
João Baptista (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/11/30 Produção de Conteúdos Multiplataforma: O projecto Quo Vadis do Turismo do Patriarcado de Lisboa
Orientador
Manuel Machado (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/07/11 Jornalismo Transmediático: Lógicas Transmediáticas nas Novas Práticas Jornalísticas – Mais que uma História, uma Experiência
Orientador
Ana Teresa David (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/07/04 Plano Estratégico de Transmedia para a Quinta do Arneiro – Um novo relacionamento
Orientador
Ana Margarida Cunha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/04/18 Realidade virtual e Realidade aumentada: o papel das tecnologias nas estratégias de marketing em Portugal
Vogal
Raquel rodrigues (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/04/18 Mulheres compradoras de moda masculina para terceiros - consumo e comportamentos offline e online
Vogal
Maria Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/04/18 A influência das redes sociais online na decisão de compra do consumidor. Estudo de caso da marca Adidas em Portugal
Orientador
Inês Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/01/29 Jornalismo Digital: as práticas de produção dos conteúdos noticiosos no jornal Observador on time
Orientador
Joana Cabrita (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/04/28 China Imaginada: (des)construção de estereótipos sobre a China e os chineses em Portugal: 1974-2016
Presidente do júri
Érica Lima (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/02/09 Comunicação publicitária nos media sociais: estudo de caso Elefante Azul Portugal
Presidente do júri
Dário Moreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/11/24 Cultura P2P: Uma análise sociológica comparativa das redes e dos sites de partilha online de músicas, filmes e livros eletrónicos em Portugal e no Brasil
Arguente
Miguel Caetano (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/07/28 O jornalismo em Portugal e os desafios da Web 3.0
Orientador
Rafael Reis (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/07/27 Tendências e aplicações do marketing digital na área do turismo 2.0
Orientador
Elisa Pessanha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/07/27 Do papel ao digital: A extensão do Jornal Expresso para a Web, Mestrado em Ciências da Comunicação
Vogal
Joana Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/05/06 A era do jornalismo digital: O caso do jornal Expresso que ao seminário juntou uma edição diária
Vogal
Inês Rodrigues (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/03/10 O Jornalismo da Era Digital: Novas Práticas e Públicos
Orientador
Inês Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/02/02 Estratégia Digital de Marketing de Conteúdos: Estudo de Caso da ‘Nestlé Cozinhar’
Vogal
Marta Monteiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015/04/23 Interações na Blogosfera: O Papel dos Blogs de Moda na Divulgação da Moda em Portugal
Vogal
Diana Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015/04/10 Relação Consumidor-Marca e Marca-Consumidor no Facebook: O Estudo de Caso do MSN Portugal
Vogal
Rita Galhana (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015/03/26 A Infância em Rede: Media e Quadros de Existência Infantis na Sociedade em Rede
Arguente
Tiago Lapa (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/03/10 O Impacto da Comunicação pelo Facebook no Comércio Tradicional: O Caso do Sport Lisboa e Benfica
Vogal
Ricardo Rodrigues (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015/02/16 Comunicação Interna e Comunicação Interdepartamental nos Departamentos de Trade Marketing, Marcoms e Vendas. Estudo de Caso Canon Portugal
Vogal
Ana Henriques (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2014/11/12 E-Sports: Um Fenómeno de Cultura Digital Contemporânea
Orientador
Pedro Saraiva (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/15 Adepticismo: a mediação das emoções dos adeptos de futebol no facebook
Vogal
Susana Cristina de Jesus Bulas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013/10/29 O Lugar do Livro na Era Digital
Arguente
André Cristóvão (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/09/17 A Importância da Comunicação na Interna na Transmissão da Cultura Organizacional
Vogal
Renata Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013/07/02 A Relação dos Media Tradicionais com as Audiências através das Redes Sociais Online. Estudo de Caso – The Voice, A Voz de Portugal, e The Voice Brasil
Arguente
Brenda Parmeggiani (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 AoIR 24 - Association of Internet Researchers
2023 - 2023 7th International Conference on Culture and History (ICCH 2023) Viena
2023 - 2023 DIGRA 2023 Sevilha

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Journal of Digital Media & Interaction (2184-3120)
2020 - Atual Comunicação Pública (1646-1479)
2020 - Atual Journal of Applied Journalism and Media Studies (20010818 ) Intellect
2016 - Atual Observatorio Obs* (1646-5954)
2015 - 2022 Journal of Virtual Worlds Research (1941-8477)
2020 - 2020 Revista Estudos de Religião (1677-1222)
2013 - 2020 Comunicando (2182-4037) Sopcom

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual ECREA – European Communication Research and Education Association Membro
2009 - Atual SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Membro
2010 - 2023 IAMCR – International Association for Media and Communication Research Membro
2011 - 2019 SPCV – Sociedade Portuguesa de Ciência e Arte dos Videojogos Membro
2009 - 2012 ICA – International Communication Association Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/11 - 2022/04 Cocoordenadora do Grupo de Trabalho Cibercultura
Coordenador
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2013 - 2021 Membro do Conselho Editorial da Revista Comunicando
Outro
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/07/17 - Atual Projeto de Doutoramento: Oficina de jogos digitais sobre Educação Financeira: impacto no envolvimento e na aprendizagem dos jogadores e criadores de jogos Doutoramento em Multimédia na Educação Universidade de Aveiro, Portugal
2022/07/05 - Atual Projeto de Doutoramento: Até onde vai o poder de influenciar as escolhas nas redes sociais online em Portugal? Doutoramento em Ciências da Comunicação ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/07/17 - Atual Projeto de Doutoramento: Criação de jogos digitais como meio de consciencialização ambiental Universidade de Aveiro, Portugal
2020/05/18 - Atual Membro do júri de provas para a atribuição do título de Especialista na área de Audiovisual e Multimédia de Filipa Lopes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020/01/21 - Atual Membro do júri de provas para a atribuição do título de Especialista na área de Audiovisual e Multimédia de Ricardo Pereira Rodrigues Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019/04/23 - Atual Projeto de Doutoramento: Mediatized Global Markets: Apple, Netflix and Amazon Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2019/02/25 - Atual Projeto de Doutoramento: Activism and narrative communication strategies in the digital age Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/06/14 - Atual Projeto de Doutoramento: Narrativas Não-ficcionais Imersivas no Ciberespaço Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - Atual Membro do Painel de Avaliação de Ciências da Comunicação e da Informação. Concurso de Bolsas de Doutoramento 2018, FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2017/11/29 - Atual Projeto de Doutoramento: Os padrões da comunicação da ciência no ensino superior em Moçambique Universidade Católica de Moçambique Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
2017/11/29 - Atual Projeto de Doutoramento: Media Sociais e Marketing de Relacionamento: O papel do Facebook na construção de relacionamentos Vodacom – clientes Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
2017/01/27 - Atual Projeto de Doutoramento: A Autocaricatura de Teixeira Cabral; Identidade Dinâmica, Linguagem Gráfica e Funções de Marca Doutoramento em Estudos de Cultura Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - Atual Membro do Painel da Avaliação Vici Grants 2017 – Social Sciences and Humanities (perito internacional). Concurso Bolsas de Pós-Doutoramento 2017, Netherlands Organisation for Scientific Research
2018 - 2019 Membro do Painel de Avaliação de Ciências da Comunicação e da Informação para pedidos de renovação de Bolsas de Pós-Doutoramento 2018-2020, FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal