Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Preciosa Fernandes
Nomes de citação
- Fernandes, Preciosa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3F12-A5A2-FCF6
- ORCID iD
- 0000-0002-4318-3308
Endereços de correio eletrónico
- preciosa@fpce.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 226079727 (Profissional)
Moradas
- FPCEUP. Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Curriculum of basic education in the transition to the XXI Century: A mapping of political speeches, academic and "practical"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Apto por Unanimidade / Approved by unanimity |
2002
Concluído
|
Master in Education Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Da Reforma Curricular do Ensino Básico de finais dos anos 80/início dos anos 90 à Reorganização curricular de finais dos
naos 90/início dos anos 2000" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1998
Concluído
|
Degree in Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
""Uma formação em Cículo...um sentido no presente, um sentido no futuro"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
1994
Concluído
|
Specialized Higher Studies Course [Curso de Estudos Superiores Especializados] (Diploma de especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
17 valores |
1983
Concluído
|
Bachelors' Degree in Early Childhood Education (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"não tem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/06 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2007 - 2022 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2002 - 2007 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1983 - 1998 | Educador de infância (Educador de Infância) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Co-coordinator of CIIE's strategic area Evaluation and Public Policies in Education | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - Atual | Co-Head of CIIE's CAFTe - Curriculum, Assessment, Training and Educational Technologies group | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2015 - Atual | Director of the Master Course in Health Education | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2026/08/31 | EscuelaQResiste – Resistência transformadora nas escolas: Contra-narrativas na Educação para a Justiça Social
PID2021-122310NB-I00
Investigador
Fundación de la Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
Em curso
|
2022/11/01 - 2025/02/28 | CARE4SUD - Vocational Training in Illicit Drug Addiction: Equipping Health Care Practitioners with Addiction Treatment competences
and techniques
2022-1-LT01-KA220-VET-000086077
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
2022/09/01 - 2023/08/31 | Autoavaliação de Escolas e Gestão Escolar: A Utilização da Avaliação na Tomada de Decisão
167/2020_conc1_01
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Concluído
|
2018/10/01 - 2022/04/30 | Digital Platforms in School Clusters' Educational Management
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador responsável
Universidade do Porto, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade do Algarve, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019 - 2022 | UP2B - Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion
2019-1-PT01-KA201-061346
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019/09 - 2021/08 | 21st Century Skills in the Context of the UN's SDG for Pupils
2019-1-DK01-KA201-060200
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2020 - 2021 | MINDTheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion
2019-2-PT02-KA205-006226
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019 - 2021 | Youth-Led Development for Schools Participatory Management - BE PART
612175-EPP-1-2019-1-PT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2018 - 2021 | DEMOSpEJS - La democracia en las escuelas como fundamento de una educación para la Justicia Social.
EDU2017-82688-P
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Gobierno de España
Concluído
|
2018 - 2021 | ENGAGE STUDENTS -Promoting social responsibility of students by embedding service learning withinHEIs curricula
A8015D3AD31FD107
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2016 - 2019 | Certificate in University Social Responsibility Auditing (ESSA)
KA2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2016 - 2019 | Certificate in University Social Responsibility Auditing (ESSA)
KA2 Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices
|
European Commission |
2016 - 2017 | Self-evaluation procedures - Self-evaluation procedures relevant for primary and secondary schools
SK-PT-2015-NEWPROJECT-6457
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2015 - 2017 | Xeno-Tolerance - Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisation
2015-1-FR01-KA202-015143
Investigador responsável
|
Erasmus Plus |
2015 - 2017 | Study on Tools and policy pointers for mainstreaming innovative pedagogies and school organisation practices: barriers and
solutions
EAC-2015-0452
Investigador
|
Directorate-General for Education and Culture |
2014 - 2017 | NAOS - Professional capacity dealing with diversity
C157F931A258C15F
Investigador responsável
|
European Commission
Concluído
|
2014 - 2016 | Qualidade e Direito à Educaçao Superior. Estratégias Insitucionais em tempos de globalização
FCT 2382
CAPES 10371/13-3
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Concluído
|
2014 - 2016 | Qualidade e Direito à Educaçao Superior. Estratégias Insitucionais em tempos de globalização
FCT 2382
CAPES 10371/13-3
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2012/03/01 - 2015/07/31 | Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade do Algarve, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2014 | O Desenvolvimento Profissional do Docente da Educação Superior
CNPq
Investigador
|
|
2011/03/01 - 2013/09/30 | Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing
PTDC/CPE-CED/113015/2009
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/10 - 2013/07/09 | Putting knowledge in context towards the improvement of students´ achievement
PTDC/CPE-CED/113768/2009
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009 - 2011 | Aprendizagens e Climas de Escola
FCT (PTDC/CPE-CED/113637/2009)
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2009 - 2010 | Pedagogia Universitária – de par em par
Fundação Calouste Gulbenkian
Investigador
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
2007 - 2010 | Propostas curriculares e escolas no Brasil e em Portugal: relações global-local
CAPES/CPLP (CAPES-GRICES. UP-UERJ-UA
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2007 - 2009 | Excelência e Inovação no Ensino Superior/Aprendizagem: Conhecer e Concretizar a Mudança de Paradigma na Universidade do Porto
POCI 2010
Investigador
|
|
2007 - 2009 | AEF - Avaliação de Efeitos da Formação Contínua de Professores
CCPFCP e FPCEUP/CIIE
Investigador
|
Ministério da Educação |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - 2016 | Observatório de Vida nas escolas (OBVIE)
CIIE
Investigador responsável
|
|
2005 - 2007 | Grupo de investigação e Intervenção Pedagógica da Universidade do Porto
Universidade do Porto
Investigador
|
|
2004 - 2005 | Avaliação do Funcionamento dos Agrupamentos Verticais do Concelho do Porto
Câmara Municipal do Porto
Investigador
|
|
2000 - 2004 | Projeto de “Gestão Flexível do Currículo”
FPCEUP e o Departamento de Educação Básica
Investigador
|
|
2001 - 2002 | Um olhar sobre os olhares diversos na (re)construção do currículo
Instituto de Inovação Educacional
Investigador
|
|
1998 - 2002 | Tecer Estratégias Interactivas e Articulares Significados
PEPT, 2000; Alfa e DEB/ME
Investigador
|
|
1999 - 2000 | “Saber Viver numa Europa Multicultural”.
Fundação Calouste Gulbenkian
Investigador
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Revisão de livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/09/05 | Efeitos da conclusão da licenciatura na vidas de pessoas que ascenderam ao Ensino Superior através da medida para “maiores de 23”: Uma revisão de literatura | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porot
|
2021/07/09 | “Desafios à Inclusão dos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais no contexto do Ensino Superior” comunicação em co-autoria com a doutorando Lillian Nobre Góis Pinheiro |
IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação, FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2021/07/09 | “Políticas de acesso e inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais ao/no ensino superior moçambicano: desafios e possibilidades” Comunicação em co-autoria com o mestrando Meque Samboco | IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação,
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porot
|
2019/10/25 | “Possibilidades de trabalho na escola na perspetiva da educação inclusiva em contexto de flexibilidade curricular que relação entre os decretos e as práticas ("Possibilities for working at school from the perspective of inclusive education in the context of curricular flexibility what is the relationship between decrees and practices?) |
VI Congresso Internacional Educação Inclusiva Olhares pelo Caminho* organizado pela Pró Inclusão Associação Nacional de Docentes
de Educação Especial, em parceria com a Escola Superior de Educação/IP de Santarém
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09/09 - Atual | Tecnologias Digitais no 1º ciclo de Ensino Básico - sentidos e efeitos da sua utilização no ensino-aprendizagem
Orientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2022/09/05 - Atual | Nativos digitais em formação inicial de professores: um estudo sobre as novas gerações de professores e a transformação digital
da educação
Coorientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2022/09/05 - Atual | Uso Da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Uma Análise Exploratória Em Uma Universidade Portuguesa.
Coorientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2022/09/01 - Atual | O Processo de Autoavaliação das escolas e a gestão democrática
Projeto financiado pela FCT-(2023.02670.BD)-
Coorientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2022/09 - Atual | Direitos Pedagógicos e Sucesso Escolar: Discursos, Práticas, Vivências
Projeto financiado pela FCT (ref.ª 2022.12325.BD)
Orientador de Duarte Nuno Duarte
|
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2022/09 - Atual | Percepção de estudantes e de docentes sobre as práticas avaliativas no ensino profissional e tecnológico no Brasil
Coorientador de Marcelo Rodrigo Pezzi
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2021/11/06 - Atual | Educação Inclusiva e Justiça Social: Políticas, Conceções e Práticas
Projeto financiado pela FCT (Refª 2021. 05484.BD)
Orientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2021/11/05 - Atual | “Democratização, inclusão e equidade social no Ensino Superior: o caso dos “maiores de 23 anos”
Projeto financiado pela FCT (Refª.2021.05484.BD)
Orientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2023/10/01 - 2024/06/30 | POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DIREITOS HUMANOS:¿ DESAFIOS E POSSIBILIDADES INCLUSIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SPECIAL
EDUCATION POLICIES AND HUMAN RIGHTS: CHALLENGES AND INCLUSIVE POSSIBILITIES FOR TEACHER TRAINING)
Orientador
|
Pós- Doc (Outra)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2018/09/10 - 2023/01/27 | A Avaliação da Aprendizagem na Rede Municipal de Educação de Maceió: políticas, concepções e práticas docentes,
Coorientador
|
A estudante iniciou o program doutoral no ano 2018/2019. Interrompeu em 2019/2020 e reingressou em 2021-2022, tendo finalizado
em 2023 (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2019/09/01 - 2022/02/03 | Política e Currículo de formação de profissional de saúde no Brasil - que espaço para a aprendizagem interprofissional?
Orientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2021/05/01 - 2021/07/31 | Coreografia Institucional, Engajamento Estudantil e Qualidade da Aprendizagem na Educação a Distância da UFPE
Orientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2018/09/01 - 2021/07/31 | FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM FISIOTERAPIA NO BRASIL E EM PORTUGAL: DESVELANDO CONTEÚDOS, PRÁTICAS E CAMINHOS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
Coorientador
|
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil
|
2020/11/15 - 2021/06/30 | LGTBI en educación y el Aprendizaje-Servicio.
Orientador
|
Universidad de Huelva, Espanha
|
2021/05/03 - 2021/06/03 | - Conocer en profundidad el sistema educativo portugués, para aprender cómo pueden mejorar las escuelas con diversas buenas
prácticas y metodologías y de esta forma ampliar mi formación para aplicarla tanto en la investigación como en la docencia.
Orientador
|
Universidad de Jaén, Espanha
|
2020/10/05 - 2021/01/24 | Participação e democracia nas escolas
Orientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2020/09/07 - 2020/12/07 | Educação para a Justiça Social
Orientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2016/10/06 - 2020/11/16 | O TRABALHO DE FIM DO CURSO NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DOS ISCED DE CABINDA E DO HUAMBO
UMA ANÁLISE FOCADA NAS SUAS RAZÕES E NOS SEUS EFEITOS
Coorientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2020/09/01 - 2020/10/31 | Students’ Intellectual Independence and Critical Engagement
Orientador
|
|
2019 - 2020 | Política de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil e em Portugal: uma análise a partir da legislação
[Special Education Policy from the perspective of inclusive education in Brazil and Portugal: an analysis based on legislation]
Orientador
|
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Práticas pedagógicas com estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) na escola regular da rede pública em Portugal:
desafios e possibilidades para a prática docente [Pedagogical practices with students with special educational needs (SEN)
in regular public schools in Portugal: challenges and possibilities for teaching practice]
Orientador
|
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Equidade e inovação no ensino superior [Equity and innovation in higher education]
Coorientador
|
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2018 - 2019 | Formação profissional em fisioterapia no Brasil e em Portugal: desvelando conteúdos e práticas [Professional training in physiotherapy
in Brazil and Portugal: unveiling contents and practices]
Coorientador
|
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil
|
2017/09/01 - 2018/06/06 | INFLUÊNCIA DOS MODELOS BIOMÉDICO, SOCIAL E BIOPSICOSSOCIAL NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO DIRECIONADAS À INCLUSÃO
ESCOLAR
Coorientador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Los contextos educativos y la educación para la Justicia Social [Educational contexts and education for Social Justice]
Coorientador
|
Universidad Autonoma de Madrid Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Espanha
|
2017 - 2018 | Actidudes hacia la diversidad en estudiantes universitarios. Diversidad afectico-sexual (DAS) en la universidad. Identificación
de conocimientos en alumnado y detección de competencias y/o carencias formativas en el profesorado sobre DAS [Attitudes towards
diversity in university students. Affective-sexual diversity (DAS) at the university. Identification of knowledge in students
and detection of competencies and / or training deficiencies in teachers about DAS]
Orientador
|
post doc (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Influência dos modelos biomédico, social e biopsicossocial nas concepções e práticas de intervenção direcionadas à inclusão
escolar [Influence of biomedical, social and biopsychosocial models on the conceptions and practices of intervention aimed
at school inclusion]
Coorientador
|
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Universidade do Porto, Portugal |
2017/03 - 2017/06 | Micropoliticas, culturas organizativas e relações profissionais [Micropolitics, organizational cultures and professional relationships]
Orientador
|
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2017 | Avaliação externa e autoavaliação em Portugal e Inglaterra: efeitos na melhoria da qualidade do serviço educativo e nas dinâmicas
de sala de aula [External evaluation and self-evaluation in Portugal and England: effects on improving the quality of educational
service and classroom dynamics] (SFRH/BD/86125/2012)
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2017 | Educação Especial: (im)possibilidades de uma educação inclusiva [Special Education: (im)possibilities of an Inclusive Education?]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2016 | Políticas públicas de educação inclusiva no ensino superior [Inclusive education public policies in higher education]
Coorientador
|
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2012 - 2016 | Formação inicial do 1º CEB, supervisão pedagógica e inovação curricular: perceções e reflexões de supervisores e estagiários
[The 1st Cycle of Basic Education initial training, pedagogical supervision and curricular innovation: perceptions and reflections
of supervisors and trainees]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | A tutoria por pares: uma via para a inclusão escolar de crianças/jovens autistas em salas de ensino regular [Peer tutoring:
a path for the school inclusion of autistic children / young people in regular education rooms]
Orientador
|
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | Política de Educação Inclusiva no contexto do acesso e permanência do estudante com deficiência na Educação Superior [Inclusive
Education Policy in the context of access and permanence of students with disabilities in Higher Education]
Coorientador
|
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2013 - 2015 | O lugar da contextualização curricular na disciplina de Matemática: relações entre políticas e práticas curriculares e os
efeitos na melhoria das aprendizagens e sucesso escolar dos alunos [Curricular context in mathematics teaching in the 3rd
cycle of Basic Education: relations between policies and curricular practices]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2015 | Efeitos da avaliação externa de escolas: Perspetivas de líderes de escolas da zona norte de Portugal [Effects of schools’
external evaluation: perspectives of schools’ leaders from the north of Portugal] (SFRH/BD/69216/2010)
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Estudo da emancipação de sinais matemáticos em Libras com uso de tecnologias em educação matemática [Study of the emancipation
of mathematical signs in sign language using technologies in mathematical education]
Coorientador
|
Universidade Luterana do Brasil, Brasil
|
2014 - 2014 | Análise do Lúdico para o ensino de Química para alunos com Necessidades Educacionais Especiais [Analysis of the Ludic for
teaching Chemistry to students with Special Educational Needs]
Coorientador
|
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2014 - 2014 | A (in)visibilidade dos sujeitos com deficiência no currículo e nas práticas pedagógicas no Ensino Superior [The (in) visibility
of subjects with disabilities in the curriculum and pedagogical practices in Higher Education]
Coorientador
|
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2013 - 2014 | O discurso argumentativo para resolução de problemas no ensino das Ciências/Biologia em Portugal e no Brasil [The argumentative
discourse for problem solving in Science / Biology teaching in Portugal and Brazil]
Orientador
|
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2014 | Estudo da Emancipação de Sinais Matemáticas em Língua Brasileira de Sinais e Língua Gestual Portuguesa: Inquietações sobre
uma EREBAS Brasileira [Study of the Emancipation of Mathematical Signs in Brazilian Sign Language and Portuguese Sign Language:
Concerns about a Brazilian EREBAS]
Coorientador
|
Tecnologias de Informação para o Ensino de ciências e Matemática (TIC) (Doutoramento)
Universidade Luterana do Brasil, Brasil
|
2010 - 2014 | A avaliação da aprendizagem no ensino básico: contributos para a compreensão da sua relação com o sucesso escolar” [The assessment
of learning in primary education: contributions to the understanding of its relation to school success] (SFRH/BD/61474/2009)
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | Corpos e culturas invisibilizados na escola: Racismo de marca, sexismo, educação física escolar e insurgência multicultural
[Invisible bodies and cultures at school: Brand racism, sexism, school physical education and multicultural insurgency]
Coorientador
|
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
2009 - 2012 | A Governação das Escolas: que lugar para os professores do 1º CEB nas tomadas de decisão pedagógico-curriculares? [School
Governance: what place for 1st Cycle of Basic Education's teachers in pedagogical-curricular decision-making?]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | Contextos, sentidos e significações na produção de políticas públicas para a formação de professores [Contexts and meanings
in the production of public policies for teacher training]
Coorientador
|
Universidade Estadual da Paraiba, Brasil
|
2007 - 2010 | O Currículo da Biologia e Geologia do Ensino Secundário neste princípio do século XXI, especificamente as políticas que o
prescrevem, as concepções curriculares que o enformam e as práticas que o concretizam [The Secondary Education Biology and
Geology Curriculum at the beginning of the 21st century, specifically the policies that prescribe it, the curricular concepts
that shape it and the practices that make it concrete]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2008 | Políticas para os direitos humanos na formação contínua de professores [Policies for human rights in continuing teacher education]
Coorientador
|
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/11 - 2023/09/13 | IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAFTE/XIV EIFORPECS
(2023/09/11 - 2023/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2021/10/07 - 2021/10/09 | III Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologia Educativas (CAFTe) (2021/10/07 - 2021/10/07)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2019 - 2019 | II Seminário Internacional. Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) (2019 - 2019)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2019 - 2019 | II Seminário Internacional JEDI - Jovens, Educação, Diversidade e Inovação: Cruzando Fronteiras (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2019 - 2019 | VI Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação - “Desafios e oportunidades da autonomia e flexibilidade
curricular” (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2019 - 2019 | II Seminário Internacional EXPRESSA- - Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - 2018 | I Seminário Internacional. Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) (2018 - 2018)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - 2018 | Seminário Internacional. A diversidade como oportunidade: Contributos teóricos e práticos (2018/01/11 - 2018/01/12)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - 2018 | 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Lisboa, Portugal (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2018 - 2018 | 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Investigação Qualitativa na Saúde. Fortaleza, Brasil. (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2018 - 2018 | Celebrando Paulo Freire. Congresso Internacional. (2018 - 2018)
Congresso
|
Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - 2018 | I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologia Educativas (CAFTe) (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - 2018 | V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: flexibilizar
e inovar numa escola em transformação" (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - 2018 | IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017 - 2017 | 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Salamanca. Espanha. (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2017 - 2017 | Congresso Internacional “O Tempo dos Professores” (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - 2017 | III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Cape Verde. (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde |
2017 - 2017 | IV Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação: “A vida nas escolas - entre as experiências e as medidas" (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2017 - 2017 | I Seminário Internacional EXPRESSA (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2017 - 2017 | II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (2º ENJIE) (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2015 - 2015 | II European Conference on Curriculum Studies (2015 - 2015)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2015 - 2015 | II Seminário Internacional Observatórios de Educação e Formação, Observatórios entre a Escola e a Sociedade. Observatório
da Vida nas Escolas (OBVIE) (2015 - 2015)
Seminário
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2014 - 2014 | I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação. Porto, Portugal: Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE)
(2014 - 2014)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2014 - 2014 | European Conference of Educational Research (ECER 2014) (2014 - 2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2013 - 2013 | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, realizado em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas
(UFAL) e a Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red ESTRADO), com o tema central Políticas, Práticas e
Investigação: Pontes para a mudança (2013 - 2013)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - 2013 | I Seminário Internacional Observatórios de Educação e Formação – Observatórios na esquina entre investigação e práticas (2013 - 2013)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2013 - 2013 | II Ciclo de Debates 'Educação escolar Heranças e desafios'- OBVIE (2013 - 2013)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2012 | VII Congresso lIberoamericano de docência universitária (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2012 | Seminário Internacional The contextualization of the curriculum and its relationship to academic success, no âmbito do projeto
do Projeto “Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos" (FCT, PTDC/CPE-CED/113768/2009) (2012 - 2012)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2012 | Seminário Avaliação Externa das Escolas: Princípios, processos e efeitos, inserido no Projeto “Impacto e efeitos da avaliação
externa das escolas do ensino não superior” (PTDC/CPE-CED/116674/2010) (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2012 | Conferência “Teorias Pós Criticas, Política e Currículo, by Alice Casimiro Lopes, UERJ- Brasil (2012 - 2012)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2012 | Questões teórico metodológicas sobre políticas curriculares, conferência de Rosanne Dias da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFERJ) (2012 - 2012)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2012 | Currículo e Políticas Curriculares em Portugal - Que mudanças? Conferência de José Augusto Pacheco sobre "Currículo e mudanças:
sobre o imediato político" (2012 - 2012)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010 - 2010 | IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares (2010 - 2010)
Congresso
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010 - 2010 | Seminário TEIP: Agir em Território educativos de Intervenção Prioritárias (2010 - 2010)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2010 - 2010 | O protagonismo de sujeitos e grupos nas políticas curriculares de formação de professores” conferência de Prof.ª Rosanne Evangelista
Dias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil (2010 - 2010)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009 - 2009 | O currículo da Educação de Adultos em Portugal e da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Aproximações e distanciamentos,
Conferência de Prof. Doutora Marinaide Freitas, da Universidade de Alagoas, Brasil (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2009 - 2009 | Intervenção educacional em parceria: o papel da mediação”, Conferência de Prof.ª Doutora Mari Forster, da Universidade do
Vale do Rio dos Sinos, Brasil (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2009 - 2009 | Avaliação do projecto de cooperação internacional CAPES/FCT (Universidade vale de Rio Sinos, FPCE UL, FPCEUP) sobre “A Problemática
educacional em Portugal e no Brasil: desafios teóricos e práticos da pedagogia universitária” (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2009 - 2009 | A avaliação do projecto de cooperação internacional CAPES/GRICES (Universidade Estadual Rio de Janeiro/ FPCE UP; Universidade
de Aveiro) “Pesquisas em Políticas de Currículo e Cultura no Brasil" (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2008 - 2008 | Symposium Teacher training and human relations in the school. Abstract. 15º Congrès de l’Association Mondiale des Sciences
de l’Éducation (AMSE) – Mondialisation et Education: Vers une société de la connaissance. Marrakech: Université Cadi Ayyad. (2008 - 2008)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Université Cadi Ayyad, Marrocos |
2007 - 2007 | Seminário: Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil (2007 - 2007)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/06 | EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Entre o dizer e o fazer
(EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT: Between saying and doing)
Arguente
|
MARINA BARROS (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2023/07/20 | A construção de percursos educativos de jovens em territórios de fronteira de Portugal Continental: pensar a escola e abordagens
de resiliência
Arguente
|
Ana Milheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2022/05/05 | “POLÍTICAS EDUCATIVAS E CURRICULARES: DAS INTENCIONALIDADES GOVERNATIVAS ÀS PRÁTICAS CURRICULARES"
("EDUCATIONAL AND CURRICULAR POLICIES: FROM GOVERNMENT INTENTIONS TO CURRICULAR PRACTICES)
Arguente principal
|
Carla Sofia Pereira Lacerda José (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2022/02/07 | Política e Currículo de formação de profissional de saúde no Brasil - que espaço para a aprendizagem interprofissional?
(Health professional training policy and curriculum in Brazil - what room is there for interprofessional learning?)
Orientador
|
Andréa Echeverria Martins Arraes de Alencar (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2022/01/14 | Conceções teóricas e metodológicas de formadores de professores relacionados com a área de Biologia – Contributo para uma
reflexão curricular e pedagógica
(Theoretical and methodological conceptions of teacher trainers related to the area of Biology - A contribution to curricular
and pedagogical reflection)
Arguente
|
Alberto Tchissonde (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2021/11/17 | DESENVOLVIMENTO PESSOAL/PROFISSIONAL DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA TODOS
(TEACHER PERSONAL/PROFESSIONAL DEVELOPMENT FROM THE PERSPECTIVE OF EDUCATION FOR ALL)
Arguente principal
|
Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/09/30 | As Perceções de Professores de Línguas sobre as Práticas de Avaliação Formativa no Contexto da Flexibilidade Curricular (Language
Teachers' Perceptions of Formative Assessment Practices in the Context of Curricular Flexibility)
Arguente principal
|
Alzira Carla Pereira Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021/04/16 | PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA – 2014 CONFESSIONALIDADE DISCIPLINAR VERSUS LAICIDADE CURRICULAR (CATHOLIC
MORAL AND RELIGIOUS EDUCATION PROGRAMME - 2014 DISCIPLINARY CONFESSIONALISM VERSUS CURRICULAR SECULARISM)
Arguente principal
|
FRANCISCO ALMEIDA GUIMARAES (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2021/03/29 | AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM CONTEXTO ESCOLAR Da Avaliação Institucional às Perspetivas dos Professores dos Ensinos Básico
e Secundário (LEARNING EVALUATION IN THE SCHOOL CONTEXT From Institutional Evaluation to the Perspectives of Primary and Secondary
School Teachers)
Arguente principal
|
Paula Cristina Gonçalves Patrício (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/11/05 | Regionalização da Educação e o Currículo Uma questão ideológica e de afirmação de poder O caso da Madeira em Portugal (Regionalisation
of Education and the Curriculum An ideological and power assertion issue The case of Madeira in Portugal)
Arguente principal
|
Francisco Miguel Azinhais Abreu dos Santos (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2020/07/15 | Políticas de Inclusão e Estratégias de Ensino do Português para Alunos Surdos em Turmas Regulares Moçambicanas
(Inclusion Policies and Portuguese Teaching Strategies for Deaf Students in Mozambican Regular Classes)
Arguente
|
Názia Anita Cardoso Nhongo Bavo (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2020 | Necessidades de Formação de Professores na inclusão de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo [Teacher Training Needs
in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorders]
Arguente
|
Dídia Alexandra Carregosa Lourenço (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 | Autoavaliação nas escolas. Da imposição à ação [Self-assessment in schools. From imposition to action]
Arguente
|
Regina Célia da Fonseca Monteiro dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/09/25 | Crear la democracia en las escuelas. Un estudio etnográfico sobre poder, comunidad y educación.(Creating democracy in schools.
An ethnographic study of power, community and education.)
Arguente principal
|
Guillermina Belavi (Doutoramento)
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
2019 | Avaliação do desempenho docente: Sentidos e desafios na perspetiva de professores [Evaluation of teaching performance: Senses
and challenges from the perspective of teachers]
Arguente
|
Adelaide Pinto Neto Vaz (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 | Processo de Bolonha, autonomia na aprendizagem e carga de trabalho: um estudo com estudantes de engenharia [Bologna process,
learning autonomy and workload: a study with engineering students]
Arguente
|
Marina Isabel Felizardo Correia Duarte (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 | Políticas de inclusão escolar: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal ao nível da diferenciação curricular na educação
básica [School inclusion policies: a comparative study between Brazil and Portugal in terms of curriculum differentiation
in basic education]
Arguente
|
Cléia Demétrio Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Avaliação externa das escolas e Programa TEIP: que lugar(es) para a justiça social [External evaluation of schools and the
TEIP Program: what place(s) for social justice]
Arguente
|
Marta Sampaio (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Trabalhar em rede e sucesso escolar em territórios educativos de intervenção prioritária. Um modelo estratégico para a melhoria
das escolas [Networking and school success in educational territories with priority intervention. A strategic model for improving
schools]
Arguente
|
Marisa de Fátima Ferreira Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Políticas educativas no espectro da inclusão/escola inclusiva [Educational policies in the spectrum of inclusion / inclusive
school]
Arguente
|
Jaime Duarte Costa de Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018 | Identidade e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso com professores do Ensino Superior Tecnológico do IFRN
[Identity and professional development of teachers: a case study with professors of Technologycal Higher Education at IFRN]
Arguente
|
Nadja Costa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | A cultura organizacional da escola e a sua relação com a melhoria dos resultados da avaliação externa e das dinâmicas de supervisão
e avaliação da prática letiva [The school's organizational culture and its relationship with improving the results of external
evaluation and the dynamics of supervision and evaluation of teaching practice]
Arguente
|
Ana Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017/01/01 | Desenvolvimento Profissional Docente na Interlocução Universidade e Escola de Educação Básica,
Arguente principal
|
Cláudia Martins Leirias (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2017 | A construção de saberes dos docentes/educadores do ensino médio da modalidade educação de jovens adultos na cidade de Tucuruí,
Amazónia [The construction of knowledge of teachers / educators of high school in the modality of education of young adults
in the city of Tucuruí, Amazonia]
Arguente
|
Aparecida de Lourdes Pedroso Andrade (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | Qualidade da educação em Portugal: o papel da avaliação externa de escolas [Quality of education in Portugal: the role of
external school evaluation]
Arguente
|
Diana da Silva Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Disposições e atitudes dos alunos na frequência do ensino superior: as perceções dos novos alunos da FEG [Student dispositions
and attitudes in higher education: the perceptions of new FEG students]
Arguente
|
Margarida Adelaide Macedo de Carvalho Alves (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2016/06/28 | Estratégias pedagógicas utilizadas por professores de Língua Portuguesa (LP como segunda língua em escolas de referência para
educação billingue de alunos surdos (EREBAS ) em Portugal
Arguente
|
Karla Patricia Ramos da Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2016/06/06 | Projeto PROCUR: Testemunhos sobre um Movimento de inovação, centrado na integração curricular, na escola básica
portuguesa
Arguente principal
|
Cidália Maria Dias Alves (Doutoramento) |
2016/06/06 | "Formação de professores no sistema educativo em Angola: uma análise focalizada na formação inicial de professores de Biologia
e de Geografia no Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo"
Arguente
|
Albertina Lussinga (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2016/01/29 | A avaliação, Expertise e Processos de Decisão Politica: O Programa ‘Avaliação Externa das Escolas’ (2006-2011)
Arguente
|
Carina Coelho (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2016/01/16 | A poesia promovendo o trabalho integrado e colaborativo na escola: uma contribuição à formação de professores da Educação
básica
Arguente principal
|
Regina Aparecida (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Formação de professores no sistema educativo em Angola: uma análise focalizada na formação inicial de professores de Biologia
e de Geografia no Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo [Teacher training in the education system in Angola:
an analysis focused on the initial training of biology and geography teachers at the Higher Institute of Education Sciences
of Huambo]
Arguente
|
Albertina Lussinga (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 | Estratégias pedagógicas utilizadas por professores de Língua Portuguesa (LP como segunda língua em escolas de referência para
educação billingue de alunos surdos (EREBAS) em Portugal [Pedagogical strategies used by Portuguese language teachers (as
a second language in reference schools for billing education of deaf students - EREBAS) in Portugal]
Arguente
|
Karla Patrícia Ramos da Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 | A avaliação, expertise e processos de decisão politica: O programa ‘Avaliação Externa das Escolas’ (2006-2011) [Evaluation,
expertise and political decision-making processes: The ‘External Evaluation of Schools’ program (2006-2011)]
Arguente
|
Carina Coelho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 | Projeto PROCUR: Testemunhos sobre um movimento de inovação, centrado na integração curricular, na escola básica portuguesa
[PROCUR Project: Testimonies about an innovation movement, centered on curricular integration, in the Portuguese basic school]
Arguente
|
Cidália Maria Dias Alves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | A poesia promovendo o trabalho integrado e colaborativo na escola: uma contribuição à formação de professores da Educação
Básica [Poetry promoting integrated and collaborative work at school: a contribution to the training of Basic Education teachers]
Arguente
|
Regina Aparecida Berardi Osório (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Insucesso em matemática: Perceções e dinâmicas em escolas integradas em projetos de intervenção para a promoção do sucesso
escolar [Failure in mathematics: Perceptions and dynamics in schools integrated in intervention projects to promote school
success]
Arguente
|
Joaquina Maria Ramos Torres Brandão (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2015 | Contratos de autonomia nas escolas pública: um estudo de caso múltiplo em duas organizações educativas portuguesas [Autonomy
contracts in public schools: a multiple case study in two Portuguese educational organizations]
Arguente
|
António Armando da Conceição Cunha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Os caminhos da diferença no contexto das aulas de canto: docentes e discentes no interior das práticas curriculares [The paths
of difference in the context of singing lessons: teachers and students within curricular practices]
Arguente principal
|
Viviane Aparecida Lopes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2015 | Educação, cultura e gestão do currículo local: um estudo de caso [Education, culture and management of the local curriculum:
a case study]
Arguente
|
Paulino Albino Machava (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2014 | O papel do professor na (re)construção do currículo do 1º ciclo do Ensino secundário em Angola: das intenções às práticas
[The role of the teacher in the (re) construction of the curriculum of the 1st cycle of secondary education in Angola: from
intentions to practices]
Arguente
|
Augusto Ezequiel Afonso (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | (E)feitos das políticas de territorialização em educação: lógicas, processos e acções de inclusão social e educativas em escolas
de intervenção prioritária [Effects of territorialization policies in education: logic, processes and social inclusion and
educational actions in priority intervention schools]
Arguente
|
Deolinda Amélia Cordeiro Araújo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 | Avaliação da formação continuada de professores: programa sala do educador (Mato Grosso, Brasil) [Evaluation of continuing
teacher education: educator's room program (Mato Grosso, Brazil)]
Arguente
|
Irene de Souza Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 | Contributos da Expressão Musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar
Arguente
|
Isabel Maria Gomes Garcia de Matos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 | Diversidade linguística e desenvolvimento profissional de professores: um estudo no 1º ciclo do ensino básico [Linguistic
diversity and professional development of teachers: a study in the 1st cycle of basic education]
Arguente
|
Sílvia Margarida Neves (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | O processo de Bolonha e a avaliação das aprendizagens: estudo de práticas em mudança [The Bologna process and the assessment
of learning: a study of changing practices]
Arguente
|
Ana Maria Morais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | O papel das competências sociohumanizantes no ensino universitário. Um estudo focado na visão de professores e de estudantes
[The role of sociohumanizing competences in university education. A study focused on the view of teachers and students]
Arguente
|
Loide Brito Bernardo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | Aprendizagens da leitura escrita em crianças com trissomia 21 [Learning of written reading in children with trisomy 21]
Arguente
|
Micaela Cristina Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2012 | O e-portefólio num contexto de educação e Formação de Adultos: contributos para a mudança de paradigma de avaliação e para
o desenvolvimento da literacia informática [The e-portfolio in an adult education and training context: contributions to the
evaluation paradigm shift and to the development of computer literacy]
Arguente
|
Mestre Carla Manuela Navio Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O currículo na sociedade do conhecimento: desafios, exigências e dilemas da profissão professor [The curriculum in the knowledge
society: challenges, demands and dilemmas of the teaching profession]
Arguente
|
Margarida Clara Frias da Costa Paz Barroso (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 | Identidade, formação inicial e profissão docente: percepções de professores de turma e de professores de disciplina [Identity,
initial training and teaching profession: perceptions of class teachers and discipline teachers]
Arguente
|
Cristina Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 | Trabalho Colaborativo Docente na gestão do currículo do ensino básico: do discurso às práticas [Collaborative Teaching Work
in the management of the basic education curriculum: from discourse to practices]
Arguente
|
Marta Abelha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | O currículo nacional do ensino básico. Da concepção e do prescrito à configuração do vivido [The national curriculum for basic
education. From the conception and the prescribed to the configuration of the lived]
Arguente
|
Felisbela Martins (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 | Colaboração e desenvolvimento profissional de professores: Perspectivas e Estratégias. Um estudo realizado uma EB2, 3 [Collaboration
and professional development of teachers: Perspectives and Strategies. A study carried out an EB2, 3]
Arguente
|
Ana Maria Forte (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | O currículo na democratização da escola básica. A justiça curricular na reorganização curricular do ensino básico [The curriculum
in the democratization of basic school. Curricular justice in the curricular reorganization of basic education]
Arguente
|
Fernando Luís Teixeira Diogo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2007 | As webquest no ensino/aprendizagem: Possibilidades/limitações na construção de uma nova gramática curricular [The webquest
in teaching / learning: Possibilities / limitations in the construction of a new curricular grammar]
Arguente
|
Maria de Lurdes Lima (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/09/11 - 2023/09/11 | Educação Inclusiva e flexibilidade curricular – Sentidos e (re)configurações nos quotidianos escolares | IV Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe), da FPCEUP |
2021/10/09 - 2021/10/10 | “Políticas curriculares em Portugal na segunda década do século XXI: entre lógicas de regulação compósitas e deslocamentos da ação educativa para o coletivo da escola”. | III Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe), da FPCEUP |
2021/07/21 - 2021/07/21 | Currículo integrado - fundamentos, conceitos e possibilidades de concretização | XI Ciclo cujo tema geral é Mudança em Movimento: Escolas em tempo de incerteza Seminário “Clarificando a essência do currículo integrado". Universidade Católica. Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/05/02 - Atual | Revista Educação, sociedade e Cultura | |
2020/06/05 - Atual | REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación | |
2019 - Atual | Reviewer - Teachers and Teaching: Theory and Practice | |
2019 - Atual | Reviewer - Práxis Educativa | |
2018/04/05 - Atual | Revista Prim@Facie - Revista do Programa de Pós Graduação em Ciências Jurídicas, UFPB | |
2018 - Atual | Reviewer - Teachers and Teaching: Theory and Practice | |
2018 - Atual | Reviewer - Revista Educação & realidade | |
2018 - Atual | Textos & Contextos (Porto Alegre) (1677-9509) | EDIPUCRS |
2017 - Atual | Reviewer - Teachers and Teaching: Theory and Practice | |
2017 - Atual | Reviewer - Revista Saber & Educação | |
2017 - Atual | Reviewer - Journal: SAGE Open | |
2017 - Atual | Reviewer - Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado | |
2017 - Atual | Reviewer - Journal Curriculum Inquiry | |
2017 - Atual | Reviewer - Teaching and Teacher Education Journal | |
2017 - Atual | Revista Prim@Facie - Revista do Programa de Pós Graduação em Ciências Jurídicas | |
2016 - Atual | Reviewer - Revista Portuguesa da Educação | |
2016 - Atual | Reviewer - Revista Ibero Americana de Evaluación Educativa | |
2016 - Atual | Reviewer - Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências | |
2015 - Atual | Reviewer - Journal of Education Policy | |
2015 - Atual | Revista Transmutare (2525-6475) | Universidade Tecnologica Federal do Parana |
2014 - Atual | Estudos Curriculares | |
2007 - Atual | Reviewer - Educação, Sociedade e Cultura | |
2017 - 2018 | Reviewer - Revista Portuguesa de Pedagogia |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/04/03 - 2021/04/03 | Membro da Comissão de Avaliação Externa, de cursos do Ensino Superior- A3 ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Especialista
|
||
2014 - 2015 | Final Report Evaluation Committee of FCT Scientific Research and Technological Development Projects | ||
2009/09/01 - 2014/09/01 | Membro de equipas de avaliação externa das escolas- 2009-20014
Especialista
|
Inspeção-Geral da Administração Interna, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/09/05 - Atual | Consultora do Projecto "Criação de escolas de referência"- Ministério de Educação Angola | |
2018 - Atual | External expert of the Curriculum Enrichment Activities Monitoring Committee (AEC) | |
2009 - 2018 | TEIP (Educational Territory of Priority Intervention) Consulting |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019/10/12 - Atual | RILME | Membro da REDE e cocoordenador da equipa do CIIE |
2019 - Atual | EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders | Associated member |
2019 - Atual | RAPRE - Red de Apoyo a las Publicaciones en Revistas Educativas | Associated member |
2015 - Atual | ISSPP- International Successful School Principalship Project | Associated member |
2015 - Atual | Rede Estrado - Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente | Associated member |
2015 - Atual | RINACE- Rede Iberoamericana de Investigación sobre Câmbio y Eficacia Escolar | Associated member |
2015 - Atual | GIPEDI – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências Pedagogias e Diferenças | Associated member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/07/22 - 2021/07/24 | Membro da comissão Cientifica do IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano.
Revisão de resumos de comunicações
Membro
|
|
2021/07/13 - 2021/07/16 | Membro da comissão Comissão Cientifica CIAIQ2021 - 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa-Revisão de resumos
de Comunicações
Membro
|
|
2020/09/10 - 2020/09/12 | Membro da Comissão Cientifica do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Liberdade, Equidade e Emancipação
Revisão de resumos de comunicações
Membro
|
|
2020/07/04 - 2020/07/17 | Membro da Comissão Cientifica do 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa-CIAIQ2020- Corunha
Revisão de resumos de comunicações
Membro
|
|
2020/05/25 - 2020/05/26 | Membro da Comissão Científica da Semana da Infância - I Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Infância
(OFEI) . Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Membro
|
|
2019/11/28 - 2019/11/28 | Membro da comissão Cientifica do II Seminário Internacional JEDI - Jovens, Educação, Diversidade e Inovação: Cruzando Fronteiras
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2019/10/24 - 2019/10/25 | membro da comissão Cientifica do II Seminário Internacional EXPRESSA- - Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2019/06/28 - 2019/06/28 | membro da comissão Cientifica do VI Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação - ¿Desafios e oportunidades
da autonomia e flexibilidade curricular
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018/07/09 - 2018/07/10 | Membro da Comissão Cientifica do I Seminário Internacional. Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)
Coordenador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018/01/11 - 2018/01/12 | Membro da comissão cientifica do Seminário Internacional. A diversidade como oportunidade: Contributos teóricos e práticos
Coordenador
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |