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Catarina Tomás. Sociologist. Associate Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon and Researcher at CICS.NOVA. FCSH, Nova University of Lisbon. Research interests: Sociology of Childhood, Children's Rights, Child Participation, Sociological Analysis of Early Childhood Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Tomás

Nomes de citação

  • Tomás, Catarina

Identificadores de autor

Ciência ID
3F16-59D0-6D9E
ORCID iD
0000-0002-9220-964X

Endereços de correio eletrónico

  • catarinatomas@gmail.com (Profissional)
  • ctomas@eselx.ipl.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 217115500 Ext.: 373 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa. Campus de Benfica do IPL (CP:178), 1549-003, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
  • CICS.NOVA, Avenida de Berna, 26-C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2018
Concluído
Análise de Dados em Ciências Sociais (Especialização pós-licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2015
Concluído
Direitos Humanos (Pós-Graduação)
Universidade do Minho, Portugal
17
2003 - 2007
Concluído
Estudos da Criança, àrea de conhecimento de Sociologia da Infância (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"“Há muitos mundos no mundo…Direitos da Crianças, Cosmopolitismo Infantil e Movimentos Sociais de Crianças - diálogos entre crianças de Portugal e Brasil”," (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1998 - 2000
Concluído
Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Ter e Não Deter o Direito de Audição. Estudo de Caso no Colégio de São Fiel" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998 - 1999
Concluído
Protecção de Menores (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Ter Direito ao Direito de Audição" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993 - 1996
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Famílias Monoparentais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11/26 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009/10/01 - 2021/11/25 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007/10 - 2008/09 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2003/09 - 2007/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2001/02 - 2003/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09 - 2000/08 Técnico Superior (Técnico Superior) União de Sindicatos do Distrito de Castelo Branco, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2024/02/29 Educational Common Spaces. Passing through enclosures and reversing inequalities -SMOOTH
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
European Research Executive Agency
Em curso
2020/09/01 - 2023/08/29 ComPra The Blended Short-cycle Training Courses on ‘Commoning Practices project
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
European Commission
Concluído
2018/10/01 - 2021/09/30 CRiCity - As crianças e o seu direito à cidade: Combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das crianças
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/09/30 - 2019/09/30 ANIMALIS - O bem-estar animal na formação de professores/as e educadores/as
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
2016 - 2018 Sexualidade e Género em Contextos de Educação
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2013 - 2015 AUTONOMIA - Desenvolver e dinamizar processos de pré-autonomia e o autonomização de crianças e jovens do Lar de Infância e Juventude
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2011 - 2013 Projecto Locais de Melhoria da Escola em Áreas Desfavorecidas: Programas públicos e privados de intervenção
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído
2009 - 2010 The Evaluation of the Impact of the EU Instruments Affecting Children’s Rights
Investigador
Conseil de l'Union Europeenne, Bélgica

PPMI Group, UAB, Lituânia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - 2016 Avaliação externa do projeto: Acompanhamento e Avaliação. Carta Cidadania Infanto Juveni
Investigador
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Paula Cristina; Sani, Ana Isabel Martins; Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida; Tavares, Margarida; Gonçalves, Maria João. "Intervention with children victims of domestic violence in Portugal: legal and regulatory framework, constraints and challenges". 2016.
  2. Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina Almeida. "“Já podemos ir brincar?" - A construção social da criança como aluno/a no jardim de infância". 2016.
  3. Gonçalves, Carolina; Tomás, Catarina Almeida. "Atas do V Encontro do CIED - Escola e Comunidade". 2012.
  4. Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida. "Conceptual, methodological and ethical issues in children's research in Portugal". 2011.
  5. Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida. "Conceptual, methodological and ethical issues in children´s research in Portugal". 2011.
  6. Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida. "Questões conceptuais, metodológicas e éticas na investigação com crianças em Portugal". 2011.
  7. Tomás, Catarina Almeida; Gama, Ana. "Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar". 2011.
  8. Tomás, Catarina Almeida; Fernandes, Natália. "Direitos da criança em Portugal: os desassossegos dos riscos na/da Infância". 2011.
  9. Ramos, Altina; Tomás, Catarina Almeida. "Globalisation & Technology: educational challenges". 2005.
Artigo em revista
  1. Maria Manuela Matinho Ferreira; Catarina Tomás. "Ao ritmo da COVID-19: entre políticas para a infância e práticas pedagógicas em pandemia. Que perspetivas sobre os direitos das crianças?". Educação (2023): https://doi.org/10.5902/1984644470036.
    10.5902/1984644470036
  2. Catarina Tomás; Gabriela Trevisan. "(c)idade importa!". Civitas: revista de Ciências Sociais (2023): https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.41964.
    10.15448/1984-7289.2023.1.41964
  3. Ana Paula Braz Maletta; Maria Manuela Martinho Ferreira; Catarina Almeida Tomás. "Infância em tempos de pandemia". Linhas Crí­ticas (2020): https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110.
    10.26512/lc.v26.2020.34110
  4. Manuela Ferreira; Catarina Tomás. "A brincar, a brincar… lógicas e sentidos de futuras educadoras de infância (2014-2019)". Educação 45 (2020): https://doi.org/10.5902/1984644454739.
    10.5902/1984644454739
  5. Carolina Gonçalves; Catarina Tomás. "Textos e Contextos: a Relação entre Teoria e Prática na PES pela voz de Futuros/as Educadores/as e Professores/as". Revista Portuguesa de Pedagogia (2019): https://doi.org/10.14195/1647-8614_53-1_2.
    10.14195/1647-8614_53-1_2
  6. Catarina Tomás; Carolina Gonçalves. "PERFIS DE ESTAGIÁRIOS NA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM PORTUGAL". Cadernos de Pesquisa 49 174 (2019): 168-181. https://doi.org/10.1590/198053146432.
    10.1590/198053146432
  7. Catarina Tomás; Manuela Ferreira. "O brincar nas políticas educativas e na formação de profissionais para a educação de infância – Portugal (1997-2017)". EccoS – Revista Científica (2019): https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14109.
    10.5585/eccos.n50.14109
  8. Carolina Gonçalves; Catarina Tomás. "A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)". Educação e Pesquisa 45 (2019): https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945211842.
    10.1590/s1678-4634201945211842
  9. Angela Scalabrin Coutinho; Catarina Tomás. "O lugar das crianças de 0 a 3 anos nas políticas educacionais no Brasil e em Portugal". Laplage em Revista 4 2 (2018): 123-123. https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842478p.123-132.
    10.24115/S2446-6220201842478p.123-132
  10. Ferreira, M.; Tomás, C.. "“Does preschool make a difference?” Educational policies in early childhood education and pedagogical practices,“O pré-escolar faz a diferença?” Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas". Revista Portuguesa de Educacao 31 2 (2018): 68-84. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85061331083&partnerID=MN8TOARS.
    10.21814/rpe.14142
  11. Ana Gama; Ana Veríssimo; Catarina Tomás. "Violência no namoro na Escola Superior de Educação de Lisboa: quando o género in¿uencia". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 36 (2017): https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.05.
    10.22355/exaequo.2017.36.05
  12. Tomás, Catarina. "Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas na educação de infância". Revista Humanidades e Inovação (2017):
  13. Tomás, Catarina. "PARA ALÉM DE UMA VISÃO DOMINANTE SOBRE AS CRIANÇAS PEQUENAS: GRAMÁTICAS CRÍTICAS NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA". Revista Humanidades & Inovação (2017): https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/279.
  14. Tomás, Catarina. "Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos?". Inter-Ação (2016):
    DOI 10.5216/ia.v40i3.36351
  15. Tomás, Catarina. "Infância, direitos e risco(s) : velhos e novos desafios identificados a partir da análise dos Relatórios da CNPCJR (2000 e 2010) Childhood, rights and risk(s) : old and new challenges identified from the analysis of the Reports of CNPCJR (2000 and 2010)". Fórum Sociológico (2016): http://sociologico.revues.org/1470.
    10.4000/sociologico.1470
  16. Tomás, Catarina; Natália Fernandes. "Participação e ação pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e ação social das crianças". Educativa 16 (2013): 201-216. http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3086.
    Publicado • 10.18224/educ.v16i2.3086
  17. Ana Cristina Delgado; Tomás, Catarina. "Sociologia da Infância e abordagens socioantropológicas na produção de países do hemisfério norte e Brasil". Inter.Ação 38 (2013): 555-571. https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/19451.
    Publicado • 10.5216/ia.v38i3.19451
  18. Tomás, Catarina. "Childhood and Rights: Reflections on the UN Convention on the Rights of the Child”.". Childhood’s Today 2 2 (2008): 1-14. http://www.childhoodstoday.org/article.php?id=19.
    Publicado
  19. Tomás, Catarina. "Participação não tem idade. Participação das crianças e cidadania da infância ”. Participação das Crianças e Cidadania da Infância". Contexto 78 (2008): 45-68.
    Publicado
  20. Tomás, Catarina. "Convenção dos Direitos da Criança: reflexões críticas". Revista Infância e Juventude 07 4 (2007): 121-145.
    Publicado
  21. Tomás, Catarina; Manuel Jacinto Sarmento; Natália Fernandes. "Políticas Públicas e Participação Infantil". Revista Educação, Sociedade e Cultura Cidadanias, género e infância. Abordagens pluridisciplinares 25 (2007): 183-206. http://editorial.up.pt/livro/show/379.
    Publicado
  22. Tomás, Catarina. "Paradigmas, imagens e concepções da infância em sociedades mediatizadas". Media & Jornalismo 11 (2007): 119-134. http://www.cimj.org/detalhepub.asp?id=28.
    Publicado
  23. Tomás, Catarina; Manuel Jacinto Sarmento; Natália Fernandes. "Globalization, Education and (Re) Institutionalization of Contemporary Childhood". Lifelong education and libraries 6 (2006): 57-66. http://repository.kulib.kyoto-u.ac.jp/dspace/handle/2433/43569.
    Publicado
  24. Tomás, Catarina; Luísa Branco. "A Democracia como Utopia Necessária". Utopolis Journal 1 (2006): 153-160.
    Publicado
  25. Tomás, Catarina. "As crianças como prisioneiras do seu tempo-espaço – do reflexo da infância à reflexão sobre crianças em contexto global". Currículo sem Fronteiras. Revista para uma educação crítica e emancipatória. 6 1 (2006): 41-55. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss1articles/tomas.htm.
    Publicado
  26. Tomás, Catarina; Manuel Jacinto Sarmento; Natália Fernandes. "Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças". Nuances. Estudos sobre Educação 12 13 (2005): 50-64.
    Publicado
  27. Tomás, Catarina; Natália Fernandes. "Infância, Protagonismo e Cidadania: contributos para uma análise sociológica da cidadania da infância". Revista Fórum Sociológico 11/12 (2004): 349-361. http://www2.fcsh.unl.pt/revistas/forumsociologico.asp.
    Publicado
  28. Tomás, Catarina; Diana Fonseca. "Crianças em Perigo: O Papel das Comissões de Proteção de Menores em Portugal". Dados - Revista de Ciências Sociais 47 2 (2004): 383-408. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582004000200007&lng=pt&nrm=iso.
    Publicado
  29. Tomás, C.; Fonseca, D.. "Children at risk: The role of commissions for the protection of minors in Portugal | Crianças em perigo: O papel das comissões de proteção de menores em Portugal". Dados 47 2 (2004): 383-408. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33750164839&partnerID=MN8TOARS.
  30. Tomás, Catarina. "Infância como um campo de estudo multi e interdisciplinar: Algumas reflexões". Psicologia e Educação 1 2 (2002): 131-146.
    Publicado
  31. Tomás, Catarina. "A transformação da infância e da educação: algumas reflexões sócio-históricas". Revista Paidéia 11 21 (2001): 69-72. http://sites.ffclrp.usp.br/paideia/artigos/21.htm.
    Publicado
  32. Tomás, Catarina. "Posso falar? De um direito adquirido a um direito subtraído". Revista Infância e Juventude 01 02 (2001): 93-106.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Tomás, Catarina Almeida; Fernandes, Natália; Sarmento, Manuel Jacinto. "Jogos de imagens e espelhos : um olhar sociológico sobre a infância e as crianças em Portugal". Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa,
  2. Silva, Manuela; Cabrito, B.; Fernandes, G. L.; Lopes, M. C.; Ribeiro, M. E.; Carneiro, Maria Rosário. "Pensar a educação de Infância e os seus contextos". Portugal: Educa,
  3. Tomás, Catarina. "Práticas que (De)marcam: Autonomia, Participação e transições das crianças e jovens na Oficina S. José (Braga)". In Pensar o Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens, 153-171. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
    Publicado
  4. Tomás, Catarina. "Pensar a Educação de Infância e os seus contextos.". Portugal, 2016.
  5. Natália Fernandes; Tomás, Catarina. "Direitos abusados: reflexão sociológica sobre o abuso sexual de crianças". In Crime, Justiça e Sociedade. Desafios emergentes e práticas multidisciplinares, 77-100. Porto, Portugal: Edições CRIAP, 2014.
    Publicado
  6. Tomás, Catarina. "Children and participatory budgeting in Portugal: redefinition of citizenship and of citizenship education". In School and community interactions. interface for political and civic education, 213-226. Germany, Alemanha: Springer vs., 2013.
    Publicado
  7. Tomás, Catarina; Mariana Dias. "Interpreting children’s rights: a new challenge for education". In Human Rights in the Field of Education, 81-95. Rotterdam, Países Baixos: Sense Publishers, 2012.
    Publicado
  8. Tomás, Catarina. "A Diferença que a cor faz: Infância, Educação e Racismo". In Como romper com as maneiras tradicionais de ensinar? Reflexões didático-metodológicas, 81-104. Rio de Janeiro, Brasil: WAK Editora, 2012.
    Publicado
  9. Cristina Teixeira; Tomás, Catarina. "Direitos das crianças com Deficiência: contributos para discutir a educação inclusiva". In Para uma educação inclusiva: dos conceitos às práticas, 49-63. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2012.
    Publicado
  10. Tomás, Catarina. "Jogos de imagens e espelhos: um olhar sociológico sobre a infância e as crianças em portugal". In Crianças dos Países de Língua Portuguesa: histórias, culturas e direitos, 194-227. Mariangá, Brasil: EDUEM, 2011.
    Publicado
  11. Tomás, Catarina. "A participação infantil: discussões teóricas e metodológicas". In Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos desencantados (pp. 251-272). Maringá: EDUEM., 251-272. Maringá, Brasil: EDUEM, 2011.
    Publicado
  12. Tomás, Catarina. "A investigação sociológica com crianças: caminhos, fronteiras e travessias". In Pesquisa-intervenção na infância e juventude, 387-408. Rio de Janeiro, Brasil: Trarepa/FAPERJ, 2008.
    Publicado
  13. Tomás, Catarina; Altina Ramos; António Osório; Carla Cunha; Flora Machado; Sandra Miranda. "Integração Curricular das TIC: Ponto de vista dos professores". In As tecnologias da Informação e Comunicação na Escola, 33-47. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2008.
    Publicado
  14. Tomás, Catarina. "Globalização: Do Reflexo na Infância à Reflexão Com as Crianças". In Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância, 71-111. Brasil, Portugal: Vozes, 2007.
    Publicado
  15. Tomás, Catarina; Manuel Jacinto Sarmento; Natália Fernandes. "Participação social e cidadania das crianças". In Inclusão e Educação. Doze olhares sobre a educação inclusiva, 141-159. Brasil, Portugal: Summus Editorial, 2006.
    Publicado
  16. Tomás, Catarina; Manuel Jacinto Sarmento; Natália Fernandes. "Political competencies and childhood citizenship". In The experience of Citizenship, 493-498. Reino Unido, Reino Unido: CiCe, 2005.
    Publicado
  17. Tomás, Catarina; Manuel Jacinto Sarmento; Natália Fernandes. "Child social participation and active citizenship". In The experience of Citizenship, 61-67. Reino Unido, Reino Unido: CiCe, 2004.
    Publicado
  18. Tomás, Catarina; Natália Fernandes. "Da Emergência da Participação à Necessidade de Consolidação da Cidadania da Infância...os Intricados Trilhos da Acção, da Participação e do Protagonismo Social e Político da Infância". In e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação, 35-162. Portugal, Portugal: ASA, 2004.
    Publicado
Edição de livro
  1. Fernandes, Natália; Gaitán, Lourdes; Pechtelidis, Yannis; Tomás, Catarina. Children's Lives in Southern Europe. Cheltenham, Reino Unido: Edward Elgar Publishing. 2020.
    Publicado • 10.4337/9781789901245
  2. Tomás, Catarina; Natália Fernandes. Brincar, Brinquedos e Brincadeiras. Modos de ser crianças nos países de língua oficial portuguesa. Maringá, Brasil: UEM. 2014.
  3. António Belo; Tomás, Catarina. Conversando sobre direitos humanos e da criança. Lisboa, Portugal: Colibri. 2012.
Livro
  1. Catarina Almeida Tomás; Gabriela Trevisan; Maria João Leote de Carvalho; Natália Fernandes. Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspetivas Globais / Key concepts on Sociology of Childhood. Global Perspectives. 2021.
    10.21814/uminho.ed.36
  2. Catarina Tomás; Gabriela Trevisan; Manuela Ferreira; Fernando Diogo; Manuel Jacinto Sarmento; Maria João Leote de Carvalho; Natália Fernandes. Sociologia da Infância em Portugal. Memórias, Encontros e Percursos. 2021.
    10.30553/FOQU1508
  3. Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Almeida, António; Pires, Carlos; Tomás, Catarina; Pereira, Conceição. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. Portugal: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa. 2015.
  4. Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida. Direitos abusados : reflexões sociológicas sobre abuso sexual de crianças. Portugal: Edições CRIAP. 2014.
  5. Tomás, Catarina Almeida; Gonçalves, Carolina. Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em estudos educacionais. avaliação: desafios e riscos. Portugal: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa. 2014.
  6. Natália Fernandes; Tomás, Catarina. Comments on CRC concluding observations on Portugal. Barcelona, Espanha: Huygens. 2012.
    Publicado
  7. Tomás, Catarina. “Há muitos mundos no mundo”. Cosmopolitismo, Participação e Direitos da Criança. Porto, Portugal: Afrontamento. 2011.
    Publicado
  8. Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida; Sarmento, Manuel Jacinto. Um olhar sociológico sobre a infância e as crianças em Portugal. Portugal: Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem). 2011.
  9. Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida. A participação infantil: discussões teóricas e metodológicas. Portugal: Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem). 2011.
  10. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Do ofício de aluno ao ofício de criança. Portugal. 2010.
Tese / Dissertação
  1. Tomás, Catarina Almeida. "Há muitos mundos no mundo…direitos da crianças, cosmopolitismo infantil movimentos sociais de crianças : diálogos entre crianças de Portugal e Brasil". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/1822/6269.

Outros

Outra produção
  1. A (in)visibilidade das crianças na violência doméstica em Portugal. Nas últimas décadas, o fenômeno da violência doméstica em Portugal tem ganhado uma visibilidade crescente, nos planos social e acadêmico, com enfoque nos direitos dos adultos e especial incidência nos direitos das mulheres. Neste texto, no âmbito do projeto de investigação Just Child, procura-se analisar e discutir os lugares das crianças expostas ao fenômeno da violência doméstica em Portugal. A. 2018. Tomás, Catarina; Fernandes, Natália; Sani, Ana Isabel Martins; Martins, Paula Cristina. http://hdl.handle.net/1822/56965.
    10.26512/ser%20social.v20i43.18867
  2. O lugar das crianças de 0 a 3 anos nas políticas educacionais no Brasil e em Portugal. Tendo como quadro teórico-metodológico de referência a sociologia da infância e a concepção de criança enquanto ator social, sujeito de direitos, o artigo tem por objetivo apresentar uma análise das políticas educacionais voltadas para as crianças de 0 a 3 anos no Brasil e em Portugal, com a perspectiva de identificar o lugar que ocupam nas agendas de discussão no campo da educação nesses países,. 2018. Coutinho, Ângela Scalabrin; Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/10400.21/8511.
    https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842478p.123-132
  3. “O pré-escolar faz a diferença?” Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas. A identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar, e de currículos de coleção e modos de transmissão pedagógica formais que enfatizam a literacia, a numeracia e a ciência apontam para a reconfiguração da Educação de Infância como contexto de crescente escolarização e alunização precoce das crianças e como estratégia de prevenção socioeducativa do insucesso. 2018. Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/14142.
  4. A Educação de infância em tempos de transição paradigmática: uma viagem por discursos políticos e práticas pedagógicas em Portugal. Na interlocução entre a Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Ciências da Educação, este artigo visa compreender o rumo das recentes mudanças políticas da EI no quadro internacional e nacional, sobretudo a partir dos anos 90, e alguns dos seus efeitos ao nível das práticas pedagógicas. A reconstituição do trajeto que vai desde a formulação de políticas, à definição de orientações curric. 2017. Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/10400.21/8258.
  5. Figuras da criança na sociologia da infância em Portugal. A sociologia da infância é uma disciplina que em Portugal tem duas décadas de existência, desde o surgimento do primeiro trabalho que se reivindica desta área científica. Enquanto disciplina das ciências sociais não deixa de refletir as especificidades da formação social onde radica, bem como a da língua em que maioritariamente se expressa. Apesar da sua forte articulação com a sociologia da infân. 2017. Sarmento, Manuel Jacinto; Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/10400.21/7379.
    10.5209/SOCI.56363
  6. Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas na educação de infância. Procura-se, neste artigo, fazer um questionamento sociopolítico e educativo do trabalho que se faz em creche, a partir dos direitos da criança. De modo a balizar a análise, com base numa matriz interdisciplinar, procuro numa primeira parte refletir acerca das narrativas hegemónicas sobre a educação de infância com especial enfoque na creche; segue-se a identificação de três tensões na relação entr. 2017. Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/10400.21/7045.
  7. Violência no Namoro na Escola Superior de Educação de Lisboa. A visibilidade social, académica, mediática e o esforço político e legislativo para regular e prevenir o fenómeno da violência nas suas múltiplas facetas (género, sexual, namoro, etc.) são atualmente uma realidade. A violência continua, ainda, a ser um fenómeno complexo atravessado por discursos e processos difusos que potenciam a sua invisibilidade, inclusive no ensino superior. O estudo é de nat. 2017. Gama,Ana; Veríssimo,Ana; Tomás,Catarina. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000200006.
  8. Editorial. A infância sofreu, ao longo do último século, um conjunto de transformações assinaláveis no que diz respeito aos modos como tem vindo a ser conceptualizada, aos espaços que tem vindo a (não) ocupar e aos tempos em que tem vindo a ser compartimentada.Podemos afirmar que a infância, tal como hoje a compreendemos, sendo uma estrutura geracional universal, presente em todas as sociedades humanas, está. 2016. Tomás, Catarina; Fernandes, Natália. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/106.
  9. Direitos da criança na sociedade portuguesa: qual o lugar da criança?. Podemos considerar o século XX como o século dos direitos da criança. Foinesse século que se edificou um quadro jurídico-legal de protecção às crianças e surgiramas instituições e organizações transnacionais em prol da infância e dos seus direitos.A análise da situação da infância em Portugal caracteriza-se por um conjunto de avanços,impasses e retrocessos, desassossegos e desafios, na afirmação d. 2015. Tomás, Catarina. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/45.
  10. Children’s participation in early intervention: social representations of practitioners and families. The objective of this research is to characterize the social representations of practitioners and families about children and their rights with a particular focus on participation in early intervention practices (IP). Methodologically the research is a qualitative one focusing on a case study conducted in the district of Setúbal in Portugal. Surveys and interviews with EI practitioners and familie. 2015. Lapa, Manuela Sofia Fuste; Almeida, Catarina Tomás. http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/15830.
  11. As culturas da infância na educação de infância: um olhar a partir dos direitos da criança. A problematização do conceito de culturas da infância tem sido profícua nas últimas duas décadas, sobretudo porque o debate tem sido feito a partir de diversas abordagens e olhares disciplinares. Este artigo visa explicitar o uso que os Estudos da Criança, sobretudo a Sociologia da Infância, tem dado ao conceito quando o convoca para a análise da intervenção educativa, com especial enfoque no cont. 2015. Tomás, Catarina. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6352.
  12. Pensar a educação de Infância e os seus contextos. O artigo desenvolve um balanço das políticas educativas em Portugal focadas na educação da infância, identificando as suas diferentes fases e desenvolvimentos, analisa-as à luz do desenvolvimento das condições de vida das crianças portuguesas no período posterior ao 25 de abril e propõe um conjunto de orientações e medidas de politica capazes de promover uma educação de infância pública, democráti. 2015. Tomás, Catarina Almeida; Vilarinho, Emília; Homem, Luísa Fernandes; Sarmento, Manuel Jacinto; Folque, Maria Assunção. http://hdl.handle.net/1822/39778.
  13. Editorial. O número 1 do volume 5 da revista Da investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional congrega estudos nacionais e internacionais em Educação, de natureza empírica e teórica, em áreas diversificadas como a sociologia das organizações escolares, a educação de infância, a avaliação de desempenho docente no Ensino Básico, o currículo escolar e a compreensão da leitura. A diversidade de temát. 2015. Rodrigues, Margarida; Gonçalves, Carolina; Tomás, Catarina; Fuertes, Marina; Sousa, Otília. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/8.
  14. Editorial [da] Revista Investigar em Educação, nº1 (2014). O editorial apresenta a nova série da revista da sociedade portuguesa de ciências da educação e discute o seu tema de capa: a educação não formal e as aprendizagens informais.. 2014. Sarmento, Manuel Jacinto; Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/1822/39977.
  15. Participação e acção pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças. Este texto parte do pressuposto de que a forma como se organizam as dinâmicas sociais entre adultos e crianças, nomeadamente nos contextos educativos, não é isenta de marcas de invisibilidade e exclusão, no que diz respeito ao protagonismo das últimas nos processos educativos. Pretendemos discutir de que forma as crianças se apresentam, em muitos contextos, como um grupo geracional discriminado no. 2013. Tomás, Catarina Almeida; Fernandes, Natália. http://hdl.handle.net/10400.21/3536.
  16. Sociologia da infância e abordagens socioantropológicas na produção de países do hemisfério norte e brasil. Neste artigo, reflete-se sobre a Sociologia da infância mediada por questões socioantropológicas relevantes nas pesquisas da infância e com crianças. Na primeira parte, expõese um conciso panorama de alguns países do hemisfério Norte, incluindo suas aproximações e diferentes percursos. Na segunda parte, breves considerações sobre a produção brasileira, seus limites, perspectivas e conceitualizaçõe. 2013. Delgado, Ana Cristina; Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/10400.21/3556.
  17. Políticas de intervenção prioritária em Portugal: novas políticas, novas práticas?. Em Portugal, no final da década de 90 do século XX, começaram a ser desenvolvidas estratégias de discriminação positiva visando garantir o cumprimento da escolaridade obrigatória e a luta contra a exclusão escolar e social, designadamente nas periferias das grandes cidades. É neste contexto que surgem as escolas e os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) pelo Despacho nº147-B/ME. 2012. Dias, Mariana; Tomás, Catarina Almeida; Gama, Ana; Lopes, Rui. http://hdl.handle.net/10400.21/2721.
  18. Direitos da criança na sociedade portuguesa: qual o lugar da criança?. Podemos considerar o século XX como o século dos direitos da criança. Foi nesse século que se edificou um quadro jurídico-legal de protecção às crianças e surgiram as instituições e organizações transnacionais em prol da infância e dos seus direitos. A análise da situação da infância em Portugal caracteriza-se por um conjunto de avanços, impasses e retrocessos, desassossegos e desafios, na afirmaç. 2012. Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/10400.21/1799.
  19. Direitos da Criança em Portugal: os desassossegos dos riscos na/da Infância. Podemos considerar o século XX como o século dos direitos da criança. É neste século que se edificou um quadro jurídico-legal de protecção às crianças e surgiram as associações, instituições e organizações transnacionais, nacionais e locais em prol da infância. A análise da situação da infância em Portugal caracteriza-se por um conjunto de avanços, impasses e retrocessos, desassossegos e desafios,. 2011. Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/1822/15070.
  20. Cosmopolitanism in children: a cause (sociological) just. The century begins now appears to be paradoxical, it is a world of wonders and great achievements, but also of barbarism, extreme economic ambition and strong inequalities.. O século que agora começa revela-se paradoxal; é um mundo de prodígios e de grandes conquistas, mas também de barbárie, de extrema ambição econômica e de acentuadas desigualdades.. 2009. Soares, Natália Fernandes; Tomás, Catarina. https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2009n20p1.
  21. Políticas públicas e participação infantil. As políticas públicas têm efeitos geracionais diferenciados. Não obstante, a avaliação dos impactos geracionais das políticas não é geralmente tida em conta. Similarmente, a intervenção dos vários grupos e categorias populacionais na construção do espaço público é atravessada por factores de mobilização, por sistemas de crenças e representações sociais e por dispositivos institucionais e políticos. 2007. Sarmento, Manuel Jacinto; Fernandes, Natália; Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/1822/36753.
  22. Globalization, education and (re) institutionalization of contemporary childhood. In the actual conditions of modernity, the complex, tense and intrinsically contradictory process of the social globalization is developed in the educative field in peculiar way, configuring the public education of masses as a field of constraints and possibilities, in some levels. The tension between the constraints and the possibilities is inherent to the ruled or emancipatory orientation promot. 2006. Tomás, Catarina Almeida; Sarmento, Manuel Jacinto; Fernandes, Natália. http://hdl.handle.net/1822/36763.
  23. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. A participação infantil assume-se na segunda modernidade como um princípio incontornável em grande parte dos discursos científicos que são produzidos acerca da infância. A Sociologia da Infância, ao considerar as crianças como actores sociais e como sujeitos de direitos, assume a questão da participação das crianças como central na definição de um estatuto social da infância e na caracterização do. 2005. Fernandes, Natália; Sarmento, Manuel Jacinto; Tomás, Catarina Almeida. http://hdl.handle.net/1822/36752.
  24. Crianças em perigo: o papel das Comissões de Proteção de Menores em Portugal. Since children have been acknowledged as an autonomous social group, it has become necessary to create adequate laws to protect their fundamental rights, including the right to education, health, and affection. However, despite significant progress for childhood worldwide, children's fundamental rights are still not ensured. It is thus important to reflect on the way laws for the protection of chi. 2004. Tomás,Catarina; Fonseca,Diana. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582004000200007.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2008 - 2008 “Mas eu não sou um Menino Igual aos Outros. As Diferenças no Contexto Escolar: Uma Leitura à Luz da Sociologia da Infância”
Orientador
Infância, Educação e Sociedade (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2008 - 2008 "A Autonomia da Escola: Um Estudo Comparativo entre a Escola secundária com 3º ciclo Quinta das Palmeiras da Covilhã e a escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso”
Coorientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2009 Perdidos e Achados Experiência de Exclusão dos Jovens do PIEF, a sua Relação com o Saber: Escola e Trabalho. Um estudo de Caso no Vale do Sousa José Luís D’Almeida (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2008 Um Modelo de Referência para a Gestão Escolar: o Caso da Escola Quinta das Palmeiras da Covilhã Maria de Lurdes Bernardo Brás (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 Formação Cívica e Criatividade Isabel Maria Peres Manso (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 Jogos, Brincadeiras e Lenga-lengas: expressão das culturas infantis Ana Clara Faria Pimenta Machado dos Anjos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 As Culturas Infantis e o desenho: Marcas Sociais da comunicação entre crianças de diferentes contextos educativos Maria José Miranda de Sousa Ferros (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 Dos Corpos Nascidos aos Sexos Construídos. Identidades e Representações de género num jardim-de-infância Carla Alexandra de Vasconcelos Balsemão Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2007 Actividades de crianças e jovens no espectáculo e no desporto: a infância na indústria do entretenimento na contemporaneidade Ana Luísa Rego Melro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2006 “Jogos Coooperativos: Olhando a teoria e escutando a prática” Paula Marçal Natali (Outro)
Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008 - 2008 Infância, Direitos e Participação: uma miragem para esta margem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Plataforma p'ra Cidadania das Crianças, Portugal
2007 - 2007 Institucionalização, Políticas Públicas e Direitos das Crianças Aperfeiçoamento (Curso médio) Associação de Investigação e Debate em Serviço Social, Portugal
2006 - 2006 Intervenção com crianças e jovens em perigo Especialização (Curso médio) Núcleo Distrital de Braga Rede Europeia Anti-Pobreza, Portugal
2005 - 2005 Delinquência juvenil: metodologias Especialização (Curso médio) Núcleo Distrital do Porto Rede Europeia Anti-Pobreza, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2003/01 - Atual ESA
1999/01 - Atual Associação Portuguesa de Sociologia