Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Fátima Pereira
Nomes de citação
- Pereira, Fátima
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4314-397B-F0F3
- ORCID iD
- 0000-0003-1107-7583
Endereços de correio eletrónico
- fpereira@fpce.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 226079700 (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Rua Alfredo Allen, s/n, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciie.fpce.up.pt/en/cv/31 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Galego | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016
Concluído
|
Habilitation in Education Sciences (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Formação de Professores, trabalho docente e justiças em educação: terceiro espaço e epistemologia de mediação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade/ Approved by unanimity |
2007
Concluído
|
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Idealizing life, managing the present and projecting the future: the government of childhood in discourses in the initial
teachers´ training (in Portuguese)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade / Approved by unanimity |
1999
Concluído
|
Master in Education Sciences (Specialization in Animation and Training Management) (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Education Transformation and continuous teachers´ training: misunderstandings and possibilities (in Portuguese)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom / Very Good |
1994
Concluído
|
Degree Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
16 |
1979
Concluído
|
Degree Primary School Teacher (Bacharelato)
Magistério Primário, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/05/01 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2017 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2016/04/01 - 2017/12/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2003 - 2015 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2000/09/01 - 2003/09/01 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
1997/09/01 - 2000/08/31 | Leitor (Docente Universitário) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Co-coordinator of CIIE's strategic area 'Training, Equity and the Teaching Profession' | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - Atual | Co-Head of CIIE's IDEAFor - Identity, Democracy, School, Administration and Training group | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2018 - Atual | Director of the Master Programme in Educational Sciences of the University of Porto | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1994/09/01 - 1997/08/31 | Primary School Teacher | Ministério da Educação, Portugal |
1979/09/01 - 1990/08/31 | Primary School Teacher | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/10/01 - 2024/11/01 | DITE - Diverse Internationalisation of Teacher Education
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Em curso
|
2018/12/15 - 2022/12/14 | EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders
EAC-2018-0612
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
European Social Fund
Em curso
|
2018/07/02 - 2021/02/01 | REKINDLE+50 – Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois
dos 50
PTDC/CED-EDG/28017/2017
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Regional Development Fund Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso
|
2015 - 2019 | Enhancing Children’s Oral Language Skills Across Europe and Beyond. A Collaboration Focusing on Interventions for Children
with Difficulties Learning Their First Language
COST Action IS1406
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Concluído
|
2014/04 - 2018/04 | COST Action IS1307 - New Materialism: Networking European Scholarship on 'How Matter Comes to Matter'
ISCH COST Action IS1307
|
European Commission |
2016/02/01 - 2018/01/31 | Curriculum, Politics and Culture
FCT/CAPES 4.4.1.00/2854
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Concluído
|
2015/09 - 2017/09 | Xeno Tolerance – Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisation
2015-1-FR01-KA202-015143
|
European Commission |
2014 - 2016 | Teoria(s) crítica(s) e formação de professores: para um mapeamento da investigação em Portugal
PEst-OE/CED/UI0167/2014
|
|
2013 - 2015 | Formação de professores e trabalho docente: para um aprofundamento das suas mediações na articulação de saberes Portugal-Brasil
BEX 14557134
|
|
2012 - 2014 | A centralidade da experiência escolar na vida dos jovens: narrativas biográficas de alunos/as do 3º CEB
IJUPPP-IJUP2011-18
|
|
2011 - 2014 | EPNoSL – European Policy Network on School Leadership
EAC-2012-1388
|
European Commission |
2011/03 - 2013/09 | Initial training of helping professionals and identities of trainers: a study of teaching and nursing | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2024/12/31 | Cinquenta Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais (FYT-ID)
Investigador
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Revisão de livro |
|
Outros
Conjunto de dados |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018/01/15 | Invited - Professional Identities and conceptions about professional education | I Seminario Internacional en Psocopedagogía. Mobilización del conociemento en la investigación y acción Psicopedagógica
Universidade de Sevilla, Facultad de Ciencias de la Educación (Sevilla, Espanha)
|
2016 | Invited, opening conference - Formação, trabalho docente e justiça(s) em educação pública em tempos de crise. | III Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho Docente e Formação
Universidade Federal de Alagoas (Maceió, Brasil)
|
2015 | Invited - Formação de professores e epistemologia do trabalho docente: novos e velhos desafios sobre a justiça social-escolar | Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013 | Formação de professores e identidades dos formadores |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | Invited - Mediação socioeducativa: o contexto escolar em análise | IV Encontros de Pedagogia Social
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | Invited - Políticas de formação contínua de professores em Portugal. Entre a regulação do Estado e a autonomia das escolas e dos centros de formação de associação de escolas Mesa Redonda sobre o tema Trabalho Docente e Formação e Professores/as. | I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente. VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado. Políticas Educacionais e Mudanças
no Contexto Escolar
Universidade Federal de Alagoas (Maceió, Brasil)
|
2010 | Invited - Concepções e práticas de formação contínua de professores em Portugal: tendências e controvérsias Mesa Redonda sobre o tema Currículo e Formação de Professores / Formadores | IX Colóquio sobre Questões Curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro. Debater o Currículo e seus Campos – Políticas, Fundamentos
e Práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Investigação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2009 | Invited - Conceções sobre a Infância e Currículo de Formação de Professores em Portugal | Conferência no Programa de Pós-graduação em Educação
Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - Atual | Articulação universidade e escola para a formação inicial e continuada de professores da educação básica: um estudo exploratório
e comparativo de modelos inovadores [Articulation between university and school for initial and continuing education of basic
education teachers: an exploratory and comparative study of innovative models]
Orientador
|
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - Atual | Identidad docente y trayectorias de aprendizaje invisible [Teaching identity and invisible learning trajectories]
Orientador
|
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - Atual | (In)visibilidades de movimentos expressivos do corpo nos primeiros anos de educação básica: perceções de experiências de professores
e alunos [(In) visibilities of expressive body movements in the first years of basic education: perceptions of teachers and
students' experiences]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - Atual | Formação contínua em contextos escolares e desenvolvimento profissional de professores/as: um estudo de caso
Orientador
|
|
2014 - Atual | A Linguagem Escrita: implicações do uso do computador e das TDIC na aprendizagem e na relação com escrita, em alunos do 5º
ano do 2ª CEB
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - Atual | Formação contínua em contextos escolares e desenvolvimento profissional de professores/as: um estudo de caso [Continuing education
in school contexts and professional development of teachers: a case study]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 - Atual | Dimensões pessoais e contextuais que suportam práticas de investigação bem-sucedidas no ensino da matemática: recomendações
para a formação e para a gestão das escolas [Personal and contextual dimensions that support successful research practices
in the teaching of mathematics: recommendations for training and school management]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - Atual | A dimensão da reflexão como investigação na formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio
Orientador
|
|
2012 - Atual | A dimensão da reflexão como investigação na formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio
[Reflection as an investigation in the initial training of primary teachers in the context of an internship]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - Atual | Competências dramáticas na heterogeneidade do desenvolvimento profissional do(a) educador(a) de infância [Drama skills in
the heterogeneity of professional development of the childhood educator]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2019 | Currículo como um projeto de infância: afinal o que as crianças têm a dizer? [Curriculum as a childhood project: after all,
what do children have to say?]
Coorientador
|
Education (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2015 - 2019 | Sentidos da escola em contextos periféricos: narrativas de jovens brasileiros e portugueses [School's meanings in peripheral
contexts: narratives of Brazilian and Portuguese youth]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2019 | A influência da liderança na identidade profissional dos enfermeiros [The influence of leadership on the professional identity
of nurses].
Orientador
|
Administração de Serviços de Enfermagem (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2015 - 2018 | A construção das identidades académicas: percursos e tendências no Brasil e em Portugal [The construction of academic identities:
paths and trends in Brazil and in Portugal]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2018 | Memoria y reconstrucción de la educación franquista en Segovia. La voz de la infancia de las clases populares [Memory and
reconstruction of Francoist education in Segovia. The voice of the childhood of the popular classes]
Coorientador
|
Education (Doutoramento)
Universidad De Valladolid Facultad de Educación Campus La Yutera, Espanha
|
2012 - 2018 | Coreografias da relação educativa: Um estudo narrativo sobre o corpo na escola [Choreographies of the educational relation:
a narrative study about the body in the school]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2017 | Simulação de alta-fidelidade no ensino de enfermagem: satisfação e ganhos percebidos pelos estudantes [High-fidelity simulation
in nursing education: satisfaction and gains perceived by students]
Coorientador
|
Ciências de Enfermagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2014 - 2017 | Impacto do debriefing associado às práticas simuladas no desenvolvimento de competências em estudantes de enfermagem [Impact
of the debriefing associated with the simulated practices in the development of competences in nursing students]
Coorientador
|
Ciências de Enfermagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2014 - 2017 | Desenvolvimento de competências de comunicação artística em alunos do ensino básico no processo de criação e receção de imagens
nas aulas de Educação Visual [Development of artistic communication skills in Basic Education students in the process of images
creation and reception in visual education classes]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2017 | Governo da Infância: a implementação da avaliação da aprendizagem na educação infantil. Narrativas cotidianas em curso de
formação de professores, Brasil /Portugal [Childhood Government: the implementation of learning assessment in early childhood
education. Daily narratives in a teacher training course, Brazil / Portugal]
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Sorocaba, Brasil
|
2014 - 2017 | Enhancing Pedagogical Content Knowledge of Science teacher in rural schools for teaching STEM
Coorientador
|
Educação
Kasetsart University, Tailândia
|
2013 - 2015 | Influence of Institutional factors on the use of student management information system in management of teacher education
programmes by distance learning in selected universities in Kenya
Coorientador
|
Philosophy of distance education (Doutoramento)
University of Nairobi, Quénia
|
2010 - 2015 | Como se manifestam os profissionais da educação sobre a política de avaliação de desempenho docente em vigência na rede de
ensino pública do Estado de São Paulo” [How education professionals manifest themselves on the policy of evaluation of teaching
performance in force in the public education network of the State of São Paulo]
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2010 - 2015 | Docentes negros: Imaginário, Territórios e Fronteiras no Ensino Universitário” [Black teachers: Imaginary, territories and
borders in University Teaching]
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
|
2010 - 2015 | Concepções de Infâncias e Formação Docente Continuada em Unidade Universitária Federal de Educação Infantil (UUFEI): desafios
e potencialidades [Conceptions of Childhood and Continuing Teacher Training in Federal University of Early Childhood Education
(UUFEI): challenges and potentialities]
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2011 - 2014 | Ethos, logos e pathos da reconfiguração da subjetividade docente [Ethos, logos and pathos of the reconfiguration of teaching
subjectivity]
Orientador
|
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2014 | O acompanhamento na escrita do memorial de formação [The accompaniment in the writing of the training memorial].
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Educação, Brasil
|
2010 - 2013 | Educação da criança de 0 a 2 anos, em creche, e maternidade: conceções e direitos em discursos de educadoras, mães e pais
[Education of children from 0 to 2 years old, in daycare, and maternity: conceptions and rights in discourses of educators,
mothers and fathers]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2012 | A participação e os processos de construção, desenvolvimento e avaliação de projectos educativos e curriculares, como estratégias
formativas, organizativas e educativas pós-modernas [The participation and processes of construction, development and evaluation
of educational and curricular projects, such as post-modern training, organizational and educational strategies]
Orientador
|
post doc (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2005 - 2010 | Saberes docentes em movimento: formação inicial e continuada em um curso de pedagogia para professores em exercício [Teaching
knowledge on the move: initial and continuing education in a pedagogy course for practicing teachers]
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2004 - 2008 | O currículo e as políticas curriculares para a formação de professores [The curriculum and curriculum policies for teacher
education]
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 | Curriculum as a childhood project: after all, what do children have to say?
Arguente principal
|
Maria Clara de Lima Santiago Camões (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Centro de Educação e Humanidades, Brasil
|
2019 | Sentidos da escola em contextos periféricos: narrativas de jovens portugueses e brasileiros [School meanings in peripheral
contexts: narratives of Portuguese and Brazilian youth]
Orientador
|
Thiago Freires (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 | Educação do campo: de resistência à alternativa. Narrativas biográficas da formação dos educadores do campo no Brasil e do
meio rural em Portugal [Rural education: from resistance to alternative. Biographical narratives of the training of rural
educators in Brazil and rural areas in Portugal]
Arguente principal
|
Ana Maria Sotero (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | The family-school relationship: the specific case of families of students with specific needs for educational support
Arguente
|
Ana Parada Gañete (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
|
2018 | Identidade(s) dos professores do ensino superior: percursos e tendências no Brasil e em Portugal [Identity(ies) of higher
education teachers: paths and trends in Brazil and Portugal]
Orientador
|
Carolina Santos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 | Paper cities, militant ethnography on the culture of youth participation in the house of young Maranya
Arguente principal
|
Arecia Aguirre García-Carpintero (Doutoramento)
Universitat Jaume I Facultat de Ciències Humanes i Socials, Espanha
|
2017 | The production of children's teaching subjectivities in the records of pedagogical documentation
Arguente principal
|
Cláudia Inês Horn (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2017 | The place of pedagogical practice in the training of childhood educators in courses reorganized under the Bologna Process
Arguente principal
|
Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | Supervised Teaching Practice: What possibilities for professional development in initial training
Arguente principal
|
João Manuel de Oliveira Rocha (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 | Continuing teacher education in the health area of higher education: knowledge, skills and attitudes. The case study of a
college in the interior of Ceará
Arguente principal
|
Marisa Pascarelli Agrello (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | Formación del professorado, políticas en educación y tecnologias. Dos modelos en análisis: Uruguay en el contexto latinoamericano
y Portugal en el contexto europeo [Teacher training, education policies and technologies. Two models under analysis: Uruguay
in the Latin American context and Portugal in the European context]
Orientador
|
Rosana Elizabeth Martinez Barcellos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 | The policy of promotion by merit in the São Paulo state education network: a complex and multifaceted process
Arguente principal
|
Valéria Souza (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2015 | Continuing teacher training in a federal university unit of early childhood education: concepts, challenges and potentialities
at the UUFEI-Creche UFF
Arguente principal
|
Josiane Fonseca de Barros (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2015 | Curricular management in basic education schools of a Group of Schools: projects, discourses and practices
Arguente principal
|
Maria Adelina da Conceição Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | A contribuição da formação docente na potencialização da dialogicidade da educação nas turmas de educação de jovens e adultos
[The contribution of teacher training in enhancing the dialogicity of education in youth and adult education classes]
Arguente principal
|
Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 | Monitoring the training memorial: between training and becoming
Arguente principal
|
Monica Maria Gadêlha de Souza Gaspar (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
|
2014 | Vozes silenciadas: a violência sexual infanto-juvenil em Natal /Brasil [Silenced voices : child and youth sexual violence
in Natal / Brazil]
Arguente principal
|
Renata Rocha Leal de Miranda Pinheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | O insucesso a Matemática na transição para o 10º ano: um estudo centrado nos percursos de ensino e de aprendizagem em contexto
escolar [Failure of Mathematics in the transition to 10th grade: a study centered on the teaching and learning pathways in
the school context]
Arguente principal
|
João Manuel Teixeira Nunes de Viveiros (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | Educação da criança de 0 a 2 anos, em creche, e maternidade: conceções e direitos em discursos de educadoras, mães e pais
[Education of children from 0 to 2 years old, in daycare, and motherhood: conceptions and rights in the speeches of educators,
mothers and fathers]
Arguente principal
|
Regina Célia Dias (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | Música bem temperada na escola: narrativas de vida na construção da profissionalidade de um educador musical [Well-tempered
music at school: life narratives in the construction of a music educator's professionalism]
Arguente principal
|
Pedro Filipe Morais Duarte (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | A formação de professores no processo de Bolonha: uma análise centrada nas mudanças do currículo [Teacher training in the
Bologna process: an analysis centered on curriculum changes]
Arguente principal
|
Maria de Fátima de Sousa Pereira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 | From practice to praxis: the experiential knowledge of teachers in the construction of being a teacher in primary education
Arguente principal
|
Maria Leonor Alexandre Borges Santos Terremoto (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2012 | Identity(ies), career and professional development. A study with teachers of primary school
Arguente principal
|
Rosalinda Herdeiro de Brito Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | A construção do tempo escolar na modernidade portuguesa: modelos, processos e instrumentos de uma arquitectura social e cultural
[The construction of school time in Portuguese modernity: models, processes and instruments of a social and cultural architecture]
Arguente principal
|
José Carlos de Magalhães Loureiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 | Identidade, formação inicial e profissão docente: perceções de professores de turma e de professores de disciplina [Identity,
initial training and teaching profession: perceptions of class teachers and discipline teachers]
Arguente principal
|
Maria Cristina Faria de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 | Network of school libraries in Porto as a community of practice and the identity of librarian teachers: a case study
Arguente principal
|
Maria Natividade da Rocha Santos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 | Initial training: Training methodologies based on life experiences during which personal and professional identity in nursing
are formed. A contribution to know the body we are
Arguente principal
|
Ilda Maria Gomes Barbosa Lima (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2010 - Atual | International Journal of Higher Education (1927-6052) | Sciedu Press |
2010 - Atual | International Education Studies (1913-9039) | Canadian Center of Science and Education |
2010 - Atual | Athens Journal of Education | |
2010 - Atual | Athens Journal of Education (2241-7958) | Athens Institute for Education and Research ATINER |
2010 - Atual | Despre revista (1582-1129) | Stefan cel Mare, University Annals, Science Education Series, University Publishing House |
2010 - Atual | Revista Internacional de Formação de Professores (2447-8288) | Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo do Campus de Itapetininga |
2010 - Atual | Revista Internacional de Formação de Professores (1984-5332) | Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA) |
2010 - Atual | Alteridad: Revista de Educación (1390-325X) | |
2010 - 2018/12/31 | Asian Social Science (1911-2025) | Canadian Center of Science and Education |
2012 - 2016 | Journal of Education and Training Studies (2324-805X ) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2016 - 2017 | Evaluating member of the Marie Sklodowska-Curie Programme [European Commission Decision C(2016)1349] | ||
2014 - 2014 | Member of the evaluation panel for doctoral and postdoctoral fellowship application projects, Foundation for Science and Technology (FCT) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Consultant for CNPq (Brazil) | |
2014 - Atual | Journal Revista Imagens da educação | |
2012 - 2013 | Consultora do projeto TEIP do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008 - 2012 | Consultora do Projeto TEIP do Agrupamento de Escolas de Ramalho Ortigão | |
2011 - 2011 | Arguente principal no júri de avaliação do Trabalho de natureza científico-pedagógica intitulado “As práticas profissionais docentes” de Maria Paula de Almeida Borges, professora do Quadro de Escola da EB 2,3 Ramalho Ortigão (de acordo com o previsto no nº1 do artº 2º de Despacho Normativo nº 24/2010 de 23 de Setembro e no nº 1 do artº 3º da Portaria 926/20010 de 20 de Setembro) – Porto: EB 2, 3 Ramalho Ortigão | |
2010 - 2011 | Consultora científico-pedagógica no Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua do Projeto “Espaços de partilha: um processo de melhoria do sucesso educativo a Língua Portuguesa e a Matemática no 1º CEB” | |
2010 - 2011 | Consultora científico-pedagógica no CCPFC do projeto “Articulação curricular entre ciclos: um processo de melhoria de práticas educativas e de promoção do sucesso educativo” | |
2010 - 2011 | Consultora científico-pedagógica no CCPFC do projeto “Gestão curricular e diferenciação pedagógica” | |
2010 - 2010 | Redatora convidada da Plataforma Barómetro Social – Plataforma virtual de reflexão e de análise sobre a sociedade portuguesa e o seu posicionamento no contexto internacional. | Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal |
2001 - 2001 | Avaliadora externa do Centro de Formação Contínua de Professores do Sindicato dos Professores do Norte – Plano de formação de 2001 | |
2000 - 2001 | Avaliadora externa do Centro de Formação Contínua de Professores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP – Plano de Formação | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1999 - 1999 | Avaliadora do Centro de Formação Contínua de Professores do Instituto Irene Lisboa - Plano de formação de 1999 | |
1998 - 1999 | Consultora do Projeto “Fazer Escola para o século XXI – nº 3” – Associação de Escolas do 1º CEB (Escolas nº 9 e nº 12 do Porto), aprovado e financiado pelo Instituto de Inovação Educacional | Instituto de Inovação Educacional, Portugal |
1996 - 1996 | Dinamização da Equipa de conceção e implementação do projeto Fazer Escola para Século XXI, constituída por todos os professores (22) de uma das escolas do 1º CEB envolvidas no Projeto CRIA-SE. O projeto, liderado por Rosália Rocha, focalizou o prosseguimento pelos atores dos adquiridos com o Projeto CRIA-SE. | |
1995 - 1996 | Avaliadora externa do Centro de Formação Contínua de Professores do Sindicato dos Professores do Norte – Plano de formação | |
1993 - 1995 | Avaliadora do Centro de Formação Contínua de Professores do Instituto Irene Lisboa |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2010 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | Associate member |
2010 - Atual | Association Francophone Internationale de Recherche -Scientifique en Education (AFIRSE) | Associated member |
2010 - Atual | Asociación Iberoamericana de Didática Universitaria | Associated member |
2010 - Atual | Athens Institute for Education and Research | Associated member |
2010 - Atual | International Council of Education for Teaching | Associated member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - Atual | Elected member of the International Scientific Council of the International Scientific Council of CIIE/FPCEUP - Centre for
Research and Intervention in Education at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - Atual | Advisory Committee to the Scientific Council of the Doctoral Program in Education
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - Atual | Board Member of the Observatory of School Lives - Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE) | |
2015 - 2016 | Selection panel of candidates for the Doctoral Program in Educational Sciences
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Selection panel of scholarship candidates from FCT - Foundation for Science and Technology, within the scope of the Doctoral
Program in Education
Membro
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
2010 - 2015 | Coordinating Committee of the Scientific Council
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010 - 2012 | Observatório da Vida nas Escolas - OBVIE
Coordenador
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2014 | Jury awarding equivalence to the degree of Doctor in Education of the Doctoral degree in Education attributed to the Thesis “Identity paths of teacher educators: the role of the institutional context of the different areas of knowledge and disciplines”, by Leanete Teresinha Thomas Dotta, by the Pontifical Catholic University of São Paulo | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2016 | Alpha Sigma Nu Book Award |
2015 | Melhor comunicação apresentada ao III Congresso da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde: |