???global.info.a_carregar???
Institute of Education of the University of Lisbon (2015). He is a Coordinator Professor at the Polytechnic of Portalegre, where he is currently Vice-President, having previously been Deputy Director and Director of the School of Education and Social Sciences. He is a researcher in the field of Education, particularly in Science Didactics, Teacher Training and Professional Development, and Pedagogy in Higher Education. He is the author and co-author of several scientific publications (articles, book chapters, books, and technical reports), researcher and principal investigator of several externally funded projects.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando António Trindade Rebola

Nomes de citação

  • Rebola, F.
  • Rebola, Fernando

Identificadores de autor

Ciência ID
4510-1A09-24E6
ORCID iD
0000-0002-1545-7877

Endereços de correio eletrónico

  • fernando.rebola@ipportalegre.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Portalegre. Praça do Município, 11, 7300-110, Portalegre, Portalegre, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2015/07/22
Concluído
Education (Doutoramento)
Especialização em Science Didactics
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"Science teaching and the promotion of scientific literacy in basic education: representations and professional knowledge of science teachers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction and Honour
2002
Concluído
Education (Mestrado)
Especialização em Science Didactics
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Problem-solving skills transference in the school context from the specific field of natural sciences: a qualitative study with 6th grade students" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good
1992/06
Concluído
Teaching - Maths/Natural Sciences variant (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2009 - 2023/09 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2002 - 2009 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
1993 - 2002 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992/09/01 - 1993/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Básica 2, 3 Cristóvão Falcão - Portalegre, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Coordinator of the Postgraduate Programme in Teaching and Learning in Digital Environments and Technologies Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2021/11 - Atual Vice-Presidente Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2018/02 - 2021/10 Director de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2021 Co-coordinator of the Education and Training line of research at the C3i Nucleus of Social, Human and Health Sciences (N-CSHS) Instituto Politécnico de Portalegre Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação, Portugal
2016 - 2018 Sub-Coordinator of the Master's Degree in Pre-School Education Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2018 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2014 Sub-Coordinator of the Master's Degree in Teaching the 1st and 2nd Cycles of Basic Education Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2002 - 2008 Coordinator of the Basic Education Teachers' Degree Course in Maths and Natural Sciences Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/06/01 - 2025/12/31 Upskilling and Reskilling Systemic Solutions for Accelerating the Digital, Energetic and Circular Rransitions (Consortium MERIDIES)
002/C06-i03.03/2021
002/C06-i04.01/2021
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Em curso
2021/06 - 2025/12 Upskilling and Reskilling Systemic Solutions for Accelerating the Digital, Energetic and Circular Rransitions (Consortium MERIDIES)
POCH-02-5312-FSE-000018
Instituto Politécnico de Portalegre
2021/06 - 2025/12 Upskilling and Reskilling Systemic Solutions for Accelerating the Digital, Energetic and Circular Rransitions (Consortium MERIDIES)
002/C06-i03.03/2021
002/C06-i04.01/2021
Instituto Politécnico de Portalegre
2022/10/01 - 2023/11/10 2ProSA – Programa de Promoção do Sucesso Académico
POCH-02-5312-FSE-000040
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2022/10 - 2023/11 2ProSA – Programa de Promoção do Sucesso Académico
POCH-02-5312-FSE-000040
Instituto Politécnico de Portalegre
2022/06/02 - 2023/10/30 LifeON – Life-Long Learning Opportunities Network
POCH-02-5312-FSE-000018
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2021/04/20 - 2023/06/30 GUARDIÕES
ALT20-09-5864-FSE-000004
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2023/04 - 2023/06 Avaliação de Planos de Igualdade dos Municípios que Integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo
CIMAA_IG
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2022/10 - 2023/06 Elaboração e Revisão das Cartas Sociais Municipais e Supramunicipal – Alto Alentejo
CIMAA_CS
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2022/04 - 2023/06 Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo (PEDIEAA) e Cartas Educativas
CIMAA_CE
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2022 - 2023 Estudo de Caso Escolas Ubuntu. Agrupamento de Escolas José Régio
ESEU-EBJR
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Padre António Vieira
Concluído
2022 - 2023 Estudo de Caso ALU Júnior
ALU JR
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Padre António Vieira
Concluído
2022 - 2023 Criação e Desenvolvimento das Academias de Líderes Ubuntu Júnior
ALU
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Padre António Vieira
Concluído
2017 - 2023 Projeto eTwinning
eTwinning
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre
Em curso
2021/07/01 - 2022/12/31 Academia de Líderes UBUNTU - Escolas Alentejo
POISE-03-4639-FSE-000993
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2020/09 - 2022/09 Academias Gulbenkian do Conhecimento - Ter ideias para mudar o mundo
Academias Gulbenkian do Conhecimento
Investigador responsável
Agrpamento de Escolas do Bonfim - Portalegre, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2020 - 2022 O Projeto - Percursos Empreendedores com Futuro
AGC-FCG
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
2021/10 - 2021/12 Programa de Capacit(Ac¸a~o) de Estudantes de Ensino Superior para respostas pontuais a emergências de natureza social e de saúde
FSE_CAP
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2020/07 - 2020/10 Climate Smart Produtive Planning
FCT_FS
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2019 Projeto ITELab - Initial Teachers Education Lab
ITE LAb
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2016/04 - 2017/02 Projeto Educativo Municipal de Sousel
PEMS
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2013/12 - 2015/09 MITTIC – Modernização e Inovação Tecnológica com Base TIC em Setores Estratégicos e Tradicionais; AC¸A~O: Promover o Desenvolvimento do Empreendedorismo e das TIC na Região do Alto Alentejo e Extremadura
0606_MITTIC_4_E
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2011/01 - 2014/06 RITECA II - Rede de Investigação Transfronteiriça da Extremadura, Centro e Alentejo; Sub-projeto: Alimentação saudável nas escolas do concelho de Portalegre
ASECP-IPP
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
2012 - 2013 Projeto Acelerador de Ideias: Estímulo à Melhoria das Aprendizagens (EMA)
AEB_EMA
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2008 - 2013 Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP 2): Acompanhamento De Projectos TEIP no Alentejo
TEIP2
Investigador
Ministério da Educação
Concluído
2006 - 2008 Programa Nacional de Educação para a Segurança e Saúde no Trabalho (PNESST)
PNESST
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social
Concluído
2004 - 2008 A Aprendizagem por Problemas no Ensino Superior
POCI/CED/59722/2004
Investigador
Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002 - 2006 Programa Internet na Escola
Internet na Escola
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Fundacao para a Computacao Cientifica Nacional
Concluído
2003 - 2005 Aprender Ciências Criticamente Comunicando
ACCC-CIE FCUL
Investigador
Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Concluído
2001 - 2003 Viver a Ciência no 1.º Ciclo
VC1C-CV
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
Ciência Viva
Concluído
1999 - 2002 As Parcerias Educativas na Promoção da Experimentação e da Cultura Científica
PT/CV/CV/CA/2/11
PT/CV/CV/CA/2/11
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Ciência Viva
Concluído
1995 - 1997 Project SITE: Science, Information Technology and Environmental Education
Project SITE - Tempus
Investigador
University of Kiel, Institute for Science Education, Alemanha
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
1994 - 1996 Educação Ambiental em Regiões Transfronteiriças
EART-ESEP
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2022 Ensinar e Aprender em Tempos de Covid-19: Percecões de Professores e Alunos em Regiões Transfronteiriças
TLINCOVID-19 TIMES
Investigador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Evangelina Bonifácio; Luísa Carvalho; Amélia Marchão; Álvaro Ratero; Fernando Rebola. "Being a teacher in a time of pandemic". Heliyon (2023): https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e22069.
    10.1016/j.heliyon.2023.e22069
  2. Rebola, F.; Carvalho, L.. "Semanas Ubuntu: estudo de Caso no Agrupamento de Escolas José Régio.". Ubuntu: Revista de Ciências Sociais 1 (2023): 162-193. https://issuu.com/ipavieira/docs/ubuntu_revista_de_ciencias_sociais_n1_digital.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Rebola, F.; Nogueira, I.; Gouveia, J.; Gonçalves, J.; Carvalho, L.; Fonseca, S.. "Academia de Líderes Ubuntu Júnior no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Efeitos em Educadores e alunos.". Ubuntu: Revista de Ciências Sociais 1 (2023): 194-235. https://issuu.com/ipavieira/docs/ubuntu_revista_de_ciencias_sociais_n1_digital.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Fernando Rebola; Luís Loures; Paulo Ferreira; Ana Loures. "Inland or Coastal: That's the Question! Different Impacts of COVID-19 on the Tourism Sector in Portugal". Sustainability (2022): https://doi.org/10.3390/su142316248.
    10.3390/su142316248
  5. Rebola, Fernando; Cid, Francisco. "A criança, a ciência e o conhecimento do mundo". (2018): http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/21.
Capítulo de livro
  1. Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa Maria Serrano de; Bonifácio, Evangelina; Nieto Ratero, Álvaro; Rebola, Fernando. "As mensagens pedagógicas da Revista Aprender (ano de 1989)". In La prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas, 419-430. Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2022.
    Publicado
  2. Marchão, Amélia; Luísa Carvalho; Rebola, Fernando; Alvaro Ratero; Bonifácio, Evangelina. Autor correspondente: Marchão, Amélia. "Perceptions of students and teachers residing in low-density territories during the Covid-19 pandemic". In Planeamiento ecológico en las iniciativas de desarrollo. Ecological Planning in development initiatives, editado por Aliseda, Castanho, R., 235-245. Espanha: Thomson Reuters, Aranzadi, 2022.
    Publicado
  3. Rebola, Fernando; Álvaro Ratero Nieto; Luísa Carvalho; Bonifácio, Evangelina; Marchão, Amélia; Henriques, Helder. "Revisitar a telescola em tempos de pandemia: perceções de professores". In International Handbook for the Advancement of Science, editado por M. P. Bermúdez & M. Guillot-Valdés. Espanha: Thomson Reuters, Aranzadi, 2022.
    Publicado
  4. Patrício, I.; Mendes, T.; Rebola, F.. "Aprender na educação de infância: um percurso pedagógico entre os livros e a natureza.". In IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas., 373-387. Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, 2020.
    Publicado
  5. Cardoso, Luís; Martins, Alexandre; Marchão, Amélia; Rebola, F.; Alves, João Emílio; Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, Teresa. "Competências dos municípios no domínio da educação: o exemplo do Projeto Educativo Municipal do concelho de Sousel - construção de uma proposta a partir de uma reflexão colaborativa.". In V Seminário de I&DT: Novos Desafios… Novas Agendas de Investigação [Comunicações]. Coleção C3i – N.º 10, 97-110. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, C3i – Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação., 2018.
    Publicado
  6. Morgado, F.; Malcata, M.; Rebola, F.; Assunção, V.; Luis, H. "Horta Pedagógica do Projeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre.". In V Seminário de I&DT: Novos Desafios… Novas Agendas de Investigação [Comunicações]. Coleção C3i – N.º 10, 136-150. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, C3i – Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação., 2018.
    Publicado
  7. Malcata, M.; Arco, H.; Espírito-Santo, M.; Rebola, F.; Nunes, M.; Morgado, F.. "O Caso do Projeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho De Portalegre.". In Redes Sociais: Livro de Atas do 2.º Congresso Internacional de Redes Sociais| CIReS: Perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas, 10-27. Évora, Portugal: CICS_NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2018.
    Publicado
  8. Marchão, Amélia; Rebola, Fernando; Henriques, Helder; Carvalho, Luísa Serrano. "A Prática de Ensino Supervisionada, a investigação-ação e a construção da identidade profissional". In A Formação de Educador@s e Professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora, 76-103. Évora, Portugal: CIEP, 2018.
    Publicado
  9. Marchão, Amélia; Henriques, Helder; Rebola, F.. "As novas orientações curriculares para a educação pré-escolar: um processo em participação.". In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Atas do II Seminário Internacional, 801-822. Porto, Portugal: Universidade Católica do Porto, Faculdade de Educação e Psicologia/Centro de Estudos e Desenvolvimento Humano, 2017.
    Publicado
  10. Mendes, Teresa; Rebola, F.; Carvalho, Luísa Serrano. "Herbário: uma proposta de trabalho interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico". In Livro de atas do II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017, 313-323. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, 2017.
    Publicado • 10.34620/incte.2017
  11. Oliveira, T.; Marchão, Amélia; Rebola, F.. "Atividades práticas em ciências na educação de infância: a escala de envolvimento da criança como ‘reguladora’ do processo.". In IV Seminário de I&DT: Cooperar para Inovar [Comunicações]. Coleção C3i – N.º 8, 204-224. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, C3i – Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação, 2016.
    Publicado
  12. Malcata, M.; Rebola, F.; Pinto, A.. "Projeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre.". In .). IV Seminário de I&DT: Cooperar para Inovar [Comunicações]. Coleção C3i – N.º 8, 344-360. Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre, C3i – Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação., 2016.
    Publicado
  13. Oliveira, M.; Rodrigues, A.; Carvalho, C.; Chagas, Isabel; Teixeira, A.; Rebola, F.; Serra, P.; Santos, L.; Horta, M.J.. "Linking theory and practice based on communication as a way to learn science critically.". In Itinerários - Investigar em Educação 2004, 855-861. Lisboa, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa., 2016.
    Publicado
  14. Valente, J.; Rebola, F.; Carvalho, Luísa Serrano. "Questionamento e Desenvolvimento Cognitivo dos Alunos – Dois Estudos de Caso no Distrito de Portalegre.". In Educações no Alentejo, 120-126. Mangualde, Portugal: Edições Pedago e Universidade de Évora, 2014.
    Publicado
  15. Oliveira, M.; Rodrigues. A; Carvalho, C.; Chagas, Isabel; Teixeira, A.; Rebola, F.; Serra, P.; Santos, L.; Horta, M. J.. "Learning science critically through communication activities in pre-service teaching pratices.". In Itinerários - Investigar em Educação 2006, 1222-1227. Lisboa, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa., 2006.
    Publicado
  16. Chagas, Isabel; Horta, M. J.; Carvalho, C.; Teixeira, A.; Rodrigues, A.; Rebola, F.; Serra, P.; Santos, L.; Horta, M.J.. "Science on the Internet: Are websites supporting communication as a way to learn science". In Itinerários - Investigar em Educação 2005, 51-56. Lisboa, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa., 2005.
    Publicado
  17. Oliveira, M.; Rodrigues, A.; Carvalho, C.; Chagas, Isabel; Teixeira, A.; Rebola, F.; Serra, P.; Santos, L.. "Communicating wile planning science lessons: an illustration with future science teachers.". In Itinerários - Investigar em Educação 2005, 1237-1241. Lisboa: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2005.
    Publicado
  18. Oliveira, M.; Rodrigues, A.; Carvalho, C.; Chagas, Isabel; Teixeira, A.; Rebola, F.; Serra, P.; Santos, L.; Horta, M. J.. "Undergraduate students’ concepts of communication as a way to teach science critically.". In Itinerários - Investigar em Educação 2004, 219-224. Lisboa: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2004.
    Publicado
Livro
  1. Rebola, F.; Almeida, L. S.; Gonçalves, Susana; Do Ó, Jorge Ramos; Soares, Sandra; Vieira, Flávia. Inovação Pedagógica no Ensino Superior - Cenários e Caminhos de Transformação.. Lisbon: A3ES READINGS. 2022.
    Publicado
  2. Rebola, F.; Xavier, A.; et al. A Educação Ambiental e a Construção da Europa: Um projecto sobre a Cooperação Transfronteiriça – Guia de Actividades.. Portalegre, Portugal: Escola Superior de Educação de Portalegre. 1997.
    Publicado
  3. Miguéns, M.; Bárrios, A.; Miranda, C.; Simões, H.; Morgado, F.; Cid, Francisco; Pires, R.; et al. Investigação e Formação de Professores para Promover a Educação em Ciências da Natureza - Actas do V Encontro Nacional de Docentes.. Portalegre, Portugal: Escola Superior de Educação de Portalegre. 1995.
    Publicado
Manual
  1. Chouriço, J.; Rebola, F.; Santos, L.; Teixeira, A.. Manual de Formação Avançada de Formadores. Lisboa, Portugal: Projeto Delfim. 2001.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Malcata, M.; Rebola, F.; Pinto. A.. "Projeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica, Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, 2014.
  2. Rebola, F.; Pinto, A.; Carlos, H.; Malcata, M.. "Projecto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre.". Trabalho apresentado em VI Fórum de Projectos de Prevenção da Obesidade. Faculdade de Medicina de Lisboa., 2013.
  3. Rebola, F.; Pinto. A.; Carlos, H.; Malcata, M.. "Project Healthy Eating in the Schools of Portalegre County.". Trabalho apresentado em I Simpósio sobre Alimentação e Nutrição dos 0 aos 18 (I SAN 0-18). Faculdade de Medicina de Lisboa, 2013.
  4. Pinto, A.; Rebola, F.; Carlos, H.; Malcata, M.. "Projecto Alimentação Saudável – metodologia e resultados alcançados.". Trabalho apresentado em Matchmaking Research. Instituto Politécnico da Guarda, 2012.
  5. Pinto, A.; Rebola, F.; Carlos, H.; Malcata, M.. "Projecto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre.". Trabalho apresentado em IV Fórum de Projectos de Prevenção da Obesidade. Faculdade de Medicina de Lisboa., 2011.
  6. Rebola, F.; Pinto, A.; Carlos, H.; Malcata, M.. "Projecto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre.". Trabalho apresentado em III Fórum de Projectos de Prevenção da Obesidade. Faculdade de Medicina de Lisboa., 2010.
Pré-impressão
  1. Luísa Carvalho; Dora Almeida; Ana Loures; Paulo Ferreira; Fernando Rebola. "Quality Education for All: A Fuzzy Set Analysis of Sustainable Development Goal Compliance". 2024. https://doi.org/10.20944/preprints202405.0474.v1.
    10.20944/preprints202405.0474.v1
Relatório
  1. Miguéns, M.; Rebola, F.; Serra, P.. 2002. As Parcerias Educativas na Promoção da Experimentação e da Cultura Científica: Museu Nacional do Granito e da Florística - Estudo de Caso..
  2. Praia, J.; Carmo, J.; Miguéns, M.; Patrício, T.; Vasconcelos, C.; Neves, C.; Rebola, F.; Serra, P.. 2002. As parcerias educativas na promoção da experimentação e da cultura científica: relatório final..
  3. Miguéns, M.; Jocilles, A.; Morgado, F.; Simões, H.; Serra, P.; Rebola, F.; Teixeira, A.; Xavier, A.. 1997. Educação Ambiental em Regiões Transfronteiriças: Relatório de Actividades..
Tese / Dissertação
  1. Rebola, Fernando António Trindade. "O ensino das ciências e a promoção da literacia científica na educação básica : representações e conhecimento profissional dos professores de ciências". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10451/19956.
  2. Rebola, Fernando. "Transferência de capacidades de resolução de problemas em contexto escolar a partir do domínio específico das ciências da natureza – um estudo qualitativo com alunos do 6º ano". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 2002.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/05/07 (Re)configuracão da profissão docente em tempo de pandemia: vozes de professores/as. VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’22)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/02/25 As mensagens pedagógicas da revista Aprender (ano de 1989). IV Jornadas de estudio sobre Prensa Pedagógica: Prensa pedagógica de las confesiones religiosas y las sociedades filosóficas
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2021/10/21 Revisitar a Telescola em Tempos de Covid-19: Perceções de Professores. 9th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada | Universida de Vigo | Universidade do Minho | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. (On-line)
2021/10/20 Perceções de alunos e de professores residentes em territórios de baixa densidade sobre os recursos para ensinar e aprender durante a pandemia Covid-19. SD2021- International Congress on Sustainable Development, Landscape Planningand Territorial Govenance
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2021/07/15 Factors for School Dropout, Absenteeism and Academic (Un)success among the students of the Polytechnic Institute of Portalegre. International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021)
Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2021/01/27 Relatos de um projeto. “Ensinar e aprender em tempos de covid-19: perceções de professores e alunos em regiões transfronteiriças (TLINCOVID-19 times) XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educac¸a~o e Idades da Vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (On-line, Portugal)
2021/01/26 Era Telescola - Uma nova (re)configuração no século XXI. XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educac¸a~o e Idades da Vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (On-line, Portugal)
2018/02/22 A Prática de Ensino Supervisionada, a Investigação-Ação e a Construção da Identidade Profissional. II Encontro de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/07/20 As novas orientações curriculares para a educação pré-escolar: um processo em participação. As novas orientações curriculares para a educação pré-escolar: um processo em participação.
Universidade Católica do Porto, Faculdade de Educação e Psicologia/Centro de Estudos e Desenvolvimento Humano (Porto, Portugal)
2017/05/05 Herbário: uma proposta de trabalho interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico. II Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2017.
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2017/05/04 Avaliação da Intervenção dos hábitos alimentares de crianças e jovens dos Agrupamentos de Escolas José Régio e Bonfim de Portalegre. XVI Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa de Nutricionistas.
Associação Portuguesa de Nutricionistas. (Lisboa, Portugal)
2017/03/04 A criança, a ciência e o conhecimento do mundo. Seminário Diálogos em Educação III – Reflexão sobre as novas OCEP.
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2014/11/24 Projeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre. IV Seminário de I&DT: cooperar para inovar.
Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2014/11/24 Atividades práticas em ciências na educação de infância: a escala de envolvimento da criança como ‘reguladora’ do processo. IV Seminário de I&DT: cooperar para inovar.
Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2014/10/07 Project healthy eating in the schools of Portalegre county. 2nd World Congress of Health Research
Viseu (Viseu, Portugal)
2014/04/23 A Ciência em Portugal durante o Estado Novo e perspetivas de evolução após o 25 de abril. Seminário Comemorativo dos 40 anos de 25 de Abril
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2013/11/11 Projecto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre. II Concurso Nacional de Boas Práticas em Saúde Escolar
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (Porto, Portugal)
2013/07/30 Projecto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre – o que a experiência nos ensinou. Fórum “Uma experiência no concelho de Avis na promoção de uma alimentação saudável aproveitando os recursos existentes, num contexto de crise económica”
Avis (Avis, Portugal)
2012/12/03 Questionamento e Desenvolvimento Cognitivo dos Alunos – Dois estudos de caso no Distrito de Portalegre. VII Encontro Regional de Educação – Aprender no Alentejo.
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. (Évora, Portugal)
2011/09 Portuguese Science Teachers’ Representations of Scientific Literacy. European Conference on Educational Research (ECER 2011) - European Educational Research Association (EERA)
Freie Universität de Berlim (Berlim, Alemanha)
2008/07/15 Ensinar e aprender ciências no 1º CEB: dois anos de actividades experimentais. Fórum Nacional do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º CEB.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2006/10 Learning science critically thru communication activities in pre-service teaching practices. European Pratice Based and Practitioner Research Conference on Learning and Instruction - European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI)
Catholic University of Leuven (Leuven, Bélgica)
2005/08 Science on Internet. Are Websites Supporting Communication as a Way to Learn Science? European Conference for Research on Learning and Instruction (EARLI)
Nicosia (Nicosia, Chipre)
2005 Communicating to Plan Science Units: An Ilustration With Future Science Teachers. European Conference for Research on Learning and Instruction (EARLI)
Nicosia (Nicosia, Chipre)
2004/10 Undergraduate students’ concepts of communication as a way to teach science critically. 29th Annual conference da Association for Teacher Education in Europe (ATEE)
Agrigento, Sicília (Agrigento, Itália)
2004/10 Linking theory and practice based on communication as a way to learn science critically. 29th Annual conference da Association for Teacher Education in Europe (ATEE)
Agrigento, Sicília (Agrigento, Itália)
2004/09 Problem Solving Transfer Skills from Science to other fields of studies. European Conference on Educational Research (ECER)
Rethymnon, Creta (Rethymnon, Grécia)
2004/01 Educação não formal em ciência e tecnologia: emergência de um novo perfil profissional? 3.º Simpósio em Ensino das Ciências e da Matemática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2001/10 Estudo de Caso do projecto “Núcleos Museológicos do Granito e da Florística (Évora)." IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica.
Viseu (Viseu, Portugal)
1999 INSET Teacher education through partnerships between teachers and researchers. TNTEE Lisbon Conference
Universidade Católica de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2021 Aprender na educação de infância: um percurso pedagógico entre os livros e a natureza.
Coorientador
Mestrado em educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2016 - 2017 Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis na Educação Pré-Escolar – uma estratégia de intervenção contextualizada e dirigida.
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Ciência em Ação no Jardim de Infância: Explorar e Descobrir o Mundo.
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Atividades práticas em ciências na educação de infância: a escala de envolvimento da criança como ‘reguladora’ do processo.
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 - 2012 Questionamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2004 - 2004 As TIC na sala de aula: um estudo realizado no concelho de Crato.
Orientador
Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Especialização em Estudo do Meio, Educação para a Cidadania e Formação Pessoal e Social. (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2004 - 2004 A Internet e a escola: uma webquest na prática.
Orientador
Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Especialização em Estudo do Meio, Educação para a Cidadania e Formação Pessoal e Social. (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2003 - 2003 A educação sexual no 1º CEB.
Orientador
Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Especialização em Estudo do Meio, Educação para a Cidadania e Formação Pessoal e Social.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2002 - 2002 Conhecer para aprender a proteger a natureza.
Orientador
Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica de Educadores de Infância, Especialização em Educação para a Primeira Infância. (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2002 - 2002 A implementação da educação sexual no 1º Ciclo.
Orientador
Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Especialização em Língua Portuguesa e Matemática. (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2002 - 2002 A educação em Ciência no Jardim de Infância.
Orientador
Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica de Educadores de Infância, Especialização em Expressão e Educação Físico-Motora, Musical, Dramática e Plástica. (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/04/21 - 2023/04/22 VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2023) Escola Superior de Educação de Coimbra
2022/06/23 - 2022/06/25 V International Congress on Sustainable Development: Planning and Governance of Ultra-Peripheral Territores and Low-Density Regions (SD 2022) Universidade dos Açores
2022/05/06 - 2022/05/07 VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2022) Escola Superior de Educação de Coimbra
2021/10/20 - 2021/10/22 9th International Congress of Educational Sciences and Development Universidad de Granada | Universida de Vigo | Universidade do Minho | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
2021/07/16 - 2021/07/16 International Congress on 21st (ICCL2021) Instituto Politécnico de Portalegre
2020/05/22 - 2020/05/23 V Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2020) Escola Superior de Educação de Coimbra
2016/12/06 - 2016/12/07 V Seminário de I&DT – Novos desafios... novas agendas de investigação Instituto Politécnico de Portalegre

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/05 - Atual Aprender Escola Superior de Educação e Ciências sociais do Instituto Politécnico de Portalegre

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/07 - 2021/10 Grupo de Melhoria Contínua de "Oferta Formativa" no âmbito do Sistema Integrado de Garantia da Qualidade do Instituto Politécnico de Portalegre.
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2015/02 - 2016/07 Grupo de Melhoria Contínua de "Atividade Curricular" no âmbito do Sistema Integrado de Garantia da Qualidade da Qualidade do Politécnico de Portalegre.
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal