Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Claudia Assis
Nomes de citação
- Assis, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4518-7E4B-D71F
Websites
- http://www.anaclaudiaassis.com/Ana_Claudia_de_Assis/Home.html (Pessoal)
- http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4767957H7 (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006/03/18
Concluído
|
Doutorado em História (Doctor)
Especialização em Musicologia
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Université Toulouse Jean Jaurès, França "Os doze Sons e a Cor Nacional: Conciliações Estéticas e Culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-1954)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com indicação à publicação da tese |
1997/12/18
Concluído
|
Mestrado em Música - Práticas Interpretativas (Master)
Especialização em Performance
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"O Timbre em Ilhas e Savanas de Almeida Prado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com indicação de publicação da dissertaçã |
1990/12/15
Concluído
|
Bacharelado em Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Bachelor)
Especialização em Piano
Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil
"não há tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/04/07 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09/30 - 2015/09/30 | Director de Unidade Orgânica | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2013/03/01 - 2015/03/01 | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01/02 - 2019/06/30 | Fazer Música, Fazer História; Interpretando a obra para piano de Jorge Peixinho (1940-1995)
217120
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2010/01/04 - 2010/12/30 | FERNANDO LOPES-GRAÇA E CÉSAR GUERRA-PEIXE: TRÂNSITOS CULTURAIS NA MÚSICA BRASILEIRA (1930-1950)
SFRH/BPD/65711/2009
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006/03/03 - Atual | A Estética da Sonoridade Pianistica na Produção Musical dos Séculos XX e XXI
00000
Investigador responsável
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
|
|
2011/03/01 - 2013/12/15 | Ações de restauro, conservação preventiva, organização e divulgação do Acervo Curt Lange.
Investigador responsável
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
Concluído
|
2006/03/04 - 2009/04/04 | Curt Lange e a Musicologia Brasileira
0000
Investigador responsável
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/03/03 - Atual | Conciliações Esteticas e Culturais na Musica Brasileira
Investigador responsável
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/08/22 | Contemporary PIano: Extended Tecniques, Notation, Interaction Piano/Electronic Sounds | Académie d'étè - Musiques Recherche
Musiques Recherche (Ohain, Bélgica)
|
2019/04/13 | Tradição e Liberdade Criadora nos Estudos para piano de Jorge Peixinho (1940-1995) | Congresso CSO 2019
Faculdade de Belas Artes (Lisboa, Portugal)
|
2018/12/06 | Lopes-Graça (1906-1994) e Guerra-Peixe (1914-1993): sonoridades em diálogo… | Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa. Agenda Setembro/Dezembro
Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa- Museu da Música Portuguesa (Cascais, Portugal)
|
2018/11/10 | Tradição e Liberdade Criadora nos Estudos para piano de Jorge Peixinho | VIII Encontro de Investigação em Música
ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (ENIM) (Porto, Portugal)
|
2018/08/23 | Interpretar a musica do nosso tempo | Série Viva Música
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2018/08/21 | Um piano europeu na terra do batuque: circulação e recepção das obras para piano de Jorge Peixinho no Brasil (1970-1990) | Jorge Peixinho Ontem e Hoje
Festival DME (Lisboa, Portugal)
|
2017/12/08 | Conversa com Fernando Lopes-Graça: trânsitos culturais na música brasileira. Simpósio Lopes-Graça em Retrospectiva. Centro Cultural de Cascais, Portugal, 2017. | Simpósio Lopes-Graça em retrospectiva
Fundação Dom Luis I e CESEM . Centro Cultural de Cascais. (Cascais, Portugal)
|
2016/06/27 | Silenciar é preciso, ouvir é (im)preciso: reflexões sobre a pesquisa artística em música. | VII Simposio Internacional de Musicologia da UFRJ e II Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Analise Musical
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes. (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2016/06/22 | Juan Carlos Paz y el Grupo Renovación: Encrucijadas estéticas e interpersonales (1933-1945). | Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología
Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología, ARLAC/IMS (Santiago, Chile)
|
2016/04/12 | Guerra-Peixe’s use of folk and popular music in his own compositions. | NAU Guest Artist Series
Northern Arizona University (Flagstaff, Estados Unidos)
|
2015/11/28 | El piano en la música contemporánea. | Festival Internacional de Musica de Morelia
Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (Morelia)
|
2015/05/12 | O gesto musical e a expressividade. | PERFORMA 09 Encontros de Investigação em Performance.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/08/06 | Dos Doze Sons à Cor Nacional: Conciliações estéticas e culturais na produção pianística de César Guerra-Peixe. | Seminários de Projetos do PPGMUS-UDESC.
Universidade do Estado de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
|
2013/12/16 | Transgresser les sons officiels: Fernando Lopes-Graça et la dictature au Portugal. | Colloque Internationale L´impossible Silence: créer sous la censura.
Institute de la Recherche Ibero-Americaine (Toulouse, França)
|
2013/10/21 | Composição e Performance na prática do Piano Complementar. | Performa 2013 Encontros de Investigação em Performance.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Associação Brasileira de Performance Musical. (Porto Alegre, Brasil)
|
2013/05/05 | Fernando Lopes-Graça e César Guerra-Peixe: entre o expressionismo dramático e a cor nacional. | Projeto Mosaico Luso Brasileiro.
Universidade de Évora - UNIMEM (Évora, Portugal)
|
2012/03/04 | FERNANDO LOPES-GRAÇA E CÉSAR GUERRA PEIXE: ENTRE O EXPRESSIONISMO DRAMÁTICO E A COR NACIONAL | Ciclo Música em Contexto
CESEM; (Lisboa, Portugal)
|
2011/05/30 | Fernando Lopes-Graça e a música brasileira | Música Brasileira em Perspectiva
Universidade do EStado de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2008/05/21 | Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio | IV Simpósio de Música da Faculdade de Artes do Paraná.
Universidade Fedaral do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2007/10/30 | César Guerra-Peixe: entre a cor nacional e a expressão dodecafônica. | XVII Encontro Anual da ANPPOM
Associação Nacional de Pós-Graduação em Música (São Paulo, Brasil)
|
2007/05/09 | Dos doze sons às ilhas de ressonâncias:reflexões acerca da sonoridade pianística na música brasileira (1946-2005) | Performa07 Encontros de Investigação em Performance
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2007/05/08 | Ressonâncias nacionalistas na performance da música contemporânea brasileira. | Performa 07 Encontros de Investigação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/08/10 - Atual | Música e América Latina: um estudo comparativo de obras do século XX para violino e piano
Orientador de Luiza Gaspar
|
Música (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2017/08/03 - Atual | El performer contemporáneo como agente descolonizador de la hermenéutica musical
Orientador de Susana Castro Gil
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2016/08/08 - Atual | O Orfeão Rio Grandense
Orientador de Kênia Simone Werner
|
Música (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2014/08/03 - 2018/08/19 | Obras brasileiras do período Joanino (1808-1821) compostas para o castrato italiano GIOVANNI FRANCESCO FASCIOTTI: Resgate
Histórico através de edição, gravações e análise interpretativa.
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2014/08/03 - 2018/08/17 | Românticos e modernos: rock e contracultura no Brasil dos anos 1970
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2016/03/03 - 2017/03/01 | As Ressonâncias do Piano na Música dos Séculos XX e XXI
Orientador
|
Música (Iniciação científica)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2014/03/03 - 2016/10/06 | Procedimentos melódicos na performance de Altamiro Carrilho
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2014/04/03 - 2016/10/05 | Os sentidos em Scriabin: uma proposta de performance transdisciplinar da Sonata n.10 para piano
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2013/08/03 - 2015/08/05 | Por Deus, pela Pátria e pelo côco da Bahia! Recortes e colagens na construção estética tropicalista.
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2013/04/05 - 2015/04/06 | A relação entre composição e performance no processo de criação: um estudo sobre a colaboração entre compositores e intérpretes
Orientador de Joana Monteiro Radicchi
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2012/03/03 - 2015/03/03 | A tradição coral em Minas Gerais e sua transformação a partir de 1950
Coorientador
|
História (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2012/03/03 - 2015/02/03 | O piano na sala: um estudo da produção musical na cultura urbana de Fortaleza de 1900 a 1930
Coorientador
|
Historia (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2012/05/06 - 2014/09/05 | A estética tropicalista de Caetano Veloso a partir de Terra en Transe, Paisagem Útil e Tropicália
Orientador de Marcos Sarieddine Araújo
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2013/03/03 - 2014/03/03 | Entre a fonte e o som: um estudo sobre as técnicas estendidas para piano
Orientador de Levy de Oliveira Neto
|
Música (Iniciação científica)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2011/08/04 - 2013/08/05 | La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boa.
Orientador de Hellem Pimentel Santos Figueiredo
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2011/08/03 - 2013/08/05 | As Melopéias 1, 2 e 3 de César Guerra-Peixe
Orientador de Diogo Artur Bianco Navia
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2011/08/03 - 2013/08/03 | As Obras para piano solo de Arthur Bosmans: uma abordagem da Estética da Sonoridade
Orientador
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2010/03/03 - 2012/03/03 | Os Estudos e Polcas para piano de B.Martinu
Orientador de Izabela Alvim
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2009/08/03 - 2011/09/03 | Estudo das Ressonâncias na Sequenza IV de Luciano Berio
Orientador
|
Musica (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2010/03/03 - 2011/05/04 | Manuais de Música do século XIX: estudo musicológico do ensino de música no Brasil.
Orientador de Lis Sousa Mendes
|
Música (Iniciação científica)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2008/08/03 - 2010/06/30 | O Piano Complementar e a interdisciplinaridade: performance, apreciação e criação integradas na formação acadêmica do bacharelado
e da licenciatura
Orientador de Maria Inês Lucas Machado
|
Música (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2008/03/03 - 2009/03/03 | Digitalização e transcrição da documentação musicológica do Laboratório de Musicologia e Etnomusicologia da Escola de Música
da UFMG
Orientador
|
Música (Iniciação científica)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2000/03/02 - 2001/04/02 | Construção e aplicação de instrumentos de percussão alternativos no processo de musicalização.
Orientador
|
Música (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/08/23 - Atual | XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. (2016/08/23)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2016/04/04 - Atual | IV Simpósio de Música Ibero-americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. (2016/04/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015/04/12 - Atual | Encontro Koelreutter-Juan Carlos Paz (2015/04/12)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2014/04/09 - Atual | César Guerra-Peixe: 100 anos- Seminário sobre a vida e obra do compositor (2014/04/09 - 2014/04/11)
Seminário
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2012/06/06 - Atual | Seminário Multidisciplinar Música Contemporânea: análise, percepção e cognição (2012/06/06)
Seminário
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2011/08/05 - Atual | Colóquio Temático: Música Brasileira em Perspectiva (2011/08/05 - 2011/08/08)
Simpósio
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2017/10/02 - 2017/10/09 | II Encontro Internacional de Piano Contemporâneo.
Criado em 2016, o objetivo do Encontro e´ promover a partilha, socializacao, debate e reflexao sobre pesquisas e atividades
artisticas em torno da Musica Contemporanea para Piano. (2017/10/02)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2016/12/10 - 2016/12/12 | III Encontro Internacional de Piano Contemporaneo. A terceira ediação foi realizadoapela Escola de Artes da Universidade de
Évora (Portugal) em parceria com o Programa de Pos-Graduação em Musica da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), entre
os dias 10 e 12 de Dezembro de 2018. Criado em 2016, o objectivo do Encontro é promover a partilha, socialização, debate e
reflexão sobre pesquisas e actividades artísticas em torno da Musica Contemporânea para Piano. (2018/12/10 - 2018/12/10)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
2016/09/25 - 2016/09/30 | I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo.
Criado em 2016, o objectivo do Encontro e´ promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e actividades
artísticas em torno da Musica Contemporânea para Piano. (2016/09/25)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/11/06 - Atual | VIII ENIM
Encontro
|
VIII Encontro de Investigação em Música
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2016/04/24 - Atual | II Congreso de la Associación Regional para América latina y el Caribe de la Sociedad internacional de Musicologia ARLAC/IMS
Congresso
|
|
2014/10/02 - Atual | 39 Festival Internacional de Musica
Festival
|
Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras, México
|
2014/04/11 - Atual | Participação da mesa redonda Guerra-Peixe e a Musicologia Brasileira.
Simpósio
|
Guerra-Peixe: 100 anos
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2012/06/05 - Atual | Recital Piano Solo no VIII SIMCAM: Interação instrumento e eletrônica
Simpósio
|
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2012/03/06 - Atual | Música Contemporânea para piano: Aspectos técnicos e composicionais
Festival
|
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2011/09/29 - Atual | I Encontro Nacional de Pianistas
Encontro
|
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
|
2011/04/06 - Atual | o piano na música eletroacústica - Conferência e masterclass.
Festival
|
|
2010/06/05 - Atual | Quarta Bienal de Música Brasileira Contemporânea
Festival
|
Fundação Nacional de Artes, Brasil
|
2008/11/05 - Atual | IV Simpósio da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental
Simpósio
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2019/05/21 - 2019/05/24 | Apresentação do trabalho "O Som (In)visível: a performance musical como espaço de interação entre som, imagem e poesia" no
II Colóquio Internacional - Escrita, Som, Imagem.
Mesa-redonda
|
II Coloquio Internacional - Escrita, Som, Imagem
Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Letras, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música, Brasil |
2019/03/09 - 2019/03/09 | Masterclass of Contemporary Piano Music.
Festival
|
2019 New Music Festival
Northern Arizona University, Estados Unidos
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/03/03 | O piano de orquestra e utilizações em Villa-Lobos: Uirapuru, Bachianas Brasileiras 2, Choros 08
Arguente principal
|
Midiã Rosa Cabral (Mestrado)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2018/02/18 | O viajante no labirinto: a crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça
Arguente principal
|
Guilhermina Maria Lopes de Carvalho (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
|
2017/12/03 | Uma roda de choro no piano: práticas idiomáticas de performance a partir de gravações dos pianistas Cristóvão Bastos e Laércio
de Freitas
Arguente principal
|
Luisa Camargo Mitre de Oliveira (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2017/04/06 | A construção do “violão mineiro”: singularidades, estilos e identidades regionais na música popular instrumental de Belo Horizonte.
Arguente principal
|
Daniel Lovisi (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2017/04/06 | O povo entoa a Revolução: movimentos populares e canções na Revolução Francesa (1789-1794).
Arguente principal
|
Allysson Fillipe Oliveira Lima (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2015/11/09 | A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia de obras para percussão múltipla
Arguente principal
|
Rafael de Mello Matos (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2015/10/04 | Aleatoriedade e indeterminarão no processo de composição: um diálogo com a obra de John Cage
Arguente principal
|
Nathália Angela Fragoso Rossi (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2015/06/25 | O Coro do Brasil: O Madrigal Renascentista e o contexto de seu percurso (1956-1962)
Arguente principal
|
Arnon Sávio Reis de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2015/06/04 | O Bel Canto do Século XIX
Arguente principal
|
Daiana de Oliveira Melo (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2015/05/29 | A Canção Tropicalista: um percurso crítico
Arguente principal
|
Pedro Henrique Dutra Martins Rocha Elias (Mestrado)
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2014/10/06 | Trajetórias em Contraponto: O Efeito Simbólico do Diploma na Formação Pianística em Cursos Superiores.
Arguente principal
|
Carla Silva Reis (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2013/11/03 | Guerra-Peixe e a busca pela renovação do nacionalismo musical: reflexos na obra para piano.
Arguente principal
|
Flávia Pereira Botelho (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
|
2013/09/06 | Marchas fúnebres: tradição musical na Semana Santa da microrregião de São João Del Rei (1870-1965)
Arguente principal
|
Edesio de Lara Melo (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2013/08/06 | Cheiro de Terra Molhada de Chuva para Voz Feminina e Piano de Antonio Celso Ribeiro, uma escolha interpretativa
Arguente principal
|
Wagner Sander Delmondes (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2013 | A relação entre composição e performance: um estudo sobre a interação entre compositor e interprete
Orientador
|
Joana Monteiro Radicchi (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2012/12/05 | Os Quatro Epigramas para flauta solo de Cláudio Santoro
Arguente principal
|
Rafael Ribeiro Ferreira (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2012/05/10 | Quatro Estudos para Piano Solo de Vieira Brandão: uma abordagem técnico-pianística
Arguente principal
|
Mauren Liebich Frey Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2012 | Patápio Silva (1880-1907): uma abrodagem interpretativa de sua música em forma de dança e de livre fantasia
Arguente principal
|
Rubem Eloy Schuenck (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2011/12/08 | La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal.
Orientador
|
Hellem Pimentel Santos Figueiredo (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2009/09/18 | Análise e Critérios para a Prática Interpretativa de Obras para Piano Solo de Dimitri Cervo
Arguente principal
|
Guilherme Ferreira Amaral (Mestrado)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2008/09/06 | A Correspondência de Curt Lange e Levindo Lambert
Arguente principal
|
Elisete Dias Xavier (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2008/08/21 | Pelo Gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
Arguente principal
|
Marcos Edson Cardoso Filho (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
2007/10/05 | A Circulação da Linguagem Musical: O caso da FEA
Arguente principal
|
Guilherme Paolielo (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014/10/15 - Atual | Comissão Avaliadora do XVII Encontro de Extensão. Pro-reitoria de extensão da UFMG.
Avaliador
|
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/06/04 - Atual | comunicação de pesquisa e recitais para o VI Festival de Música Contemporânea Brasileira. | |
2017/11/28 - Atual | Parecer para o 3º Nas Nuvens... Congresso de Música | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2016/04/06 - Atual | Parecer para a Parecer Revista Opus Volume 22/1 | Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil |
2013/04/22 - Atual | Parecerista da Revue Reflexos | Université Toulouse Jean Jaurès, França |
2011/02/03 - Atual | Parecer para Revista do Centro de Artes da UDESC (ISSN 1808-3129). | Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil |
2012/10/05 - 2012/11/17 | PER MUSI - Parecer ad hoc para dois artigos fevereiro | Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2012/04/05 - 2012/05/20 | Parecerista da Editora da UNICAMP | Universidade Estadual de Campinas, Brasil |
2012/04/04 - 2012/05/04 | Parecer para FAPESP - Relatório Científico | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil |
2011/11/06 - 2011/12/06 | Parecer ad hoc para concessão de bolsa Estágio Senior |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2016/09/20 - Atual | Harmonia | I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo |
2015/09/30 - Atual | Nuestra Visión Noticias | Duo CardAssis - Piano Contemporâneo a 4 mãos |
2014/05/07 - Atual | Harmonia | Centenário de César Guerra-Peixe |
2007/02/20 - Atual | Harmonia | Homenagem ao compositor Camargo Guarnieri |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/04/19 - 2019/11/16 | Comissão Científica do ENIM 2019
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013/03/06 - Atual | Concurso Público para Professor Substituto do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2012/04/03 - Atual | Concurso Público para carreira de magistério superior/Composição/Tecnologia | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2008/02/03 - Atual | Concurso Público para Professor Adjunto Etnomusicologia/Percepção Musical | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2008/01/04 - Atual | Concurso Público para Professor Adjunto Piano/Música Popular | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2007/01/03 - Atual | Professor Substituto para o Departamento de Teoria Geral da Música | Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2019/04/24 - 2019/04/27 | Júri do Concurso Internacional de Piano do Festival Internacional de Música da Primavera de Viséu. | Conservatório Regional de Música de Viseu, Portugal |
Distinções
Prémio
2017 | Prêmio Circulação de Artistas
Ibermusicas, Argentina
|
Outra distinção
2018 | Bolsas de Investigação em Cultura Portuguesa 2018
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2010 | Bolsa de Pós-Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2007 | Prêmio UFMG de Teses
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
|