Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Fonseca
Nomes de citação
- Fonseca, Isabel
- Sanches, Isabel
- Sanches, Isabel Rodrigues
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4711-3156-3F7D
- ORCID iD
- 0000-0001-8424-8780
Endereços de correio eletrónico
- isabel.sanches.fonseca@ulusofona.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 217515531 (Profissional)
- 217575821 (Pessoal)
Moradas
- Avenida do Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Sciences de l´Education (Doutoramento)
Université Lumière Lyon 2, França
"A la Recherche des Indicateurs D’education Inclusive. Ce Que Disent de Leurs Pratiques les Enseignants de Soutien au Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très Bien, avec félicitations du júri |
1993
Concluído
|
Análise e Organização do Ensino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
|
1978
Concluído
|
Línguas e Literaturas Clássicas, var. de Estudos Clássicos e Portugueses (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
|
1974
Concluído
|
Ensino de Deficientes Motores (Pós-Graduação)
Direcção Geral do Ensino Básico, Portugal
|
|
1963
Concluído
|
Magistério Primário (Bacharelato)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | ||
2007/09/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2007/09/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/01/21 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | ||
2021/01 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | ||
2020/09/01 - Atual | Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) | Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal |
Escola Superior de educação da Lusofonia, Portugal | ||
2020/09/01 - Atual | Diretora da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal | ||
2019/09/01 - Atual | Coordenadora de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal |
Escola Superior de educação da Lusofonia, Portugal | ||
2013/09/01 - 2020 | Membro do Conselho Pedagógico | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2013/09/01 - 2019/07/31 | Membro do Conselho Científico | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal | ||
2007/09/01 - 2019/07/31 | Coordenadora do Mestrado de Educação Especial | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Game Making in Contexts
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
2017 - Atual | GBL4deaf
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/05/01 - 2022/04/30 | Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos
PTDC/COM-CSS/32022/2017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/09/16 | Preparando o futuro da inclusão |
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA POLO DIGITAL (Sobral, Brasil)
|
2021/09/14 | Para uma sala de aula inclusiva. |
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA POLO DIGITAL (Sobral, Brasil)
|
2021/09/02 | Da integração à Inclusão: cruzando perspetivas e conceitos |
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA POLO DIGITAL (Sobral, Brasil)
|
2021/08 | Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas |
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA POLO DIGITAL (Sobral, Brasil)
|
2021/01/26 | A Educação para todos e com todos: múltiplos ‘olhares | Isabel Sanches
Afirse Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2021/01/26 | O trabalho colaborativo entre o professor regente e o professor de apoio, numa perspectiva de Educação para/com todos. | XXVIII Colóquio 2021 - Educação e Idades da Vida
Afirse Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2021/01/26 | O Projeto Piloto de Inovação Pedagógica na promoção da Educação para/com todos |
Universidade Lisboa - AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2020/09/11 | Cooperar para ser mais: um estudo sobre a cooperação entre docentes para inclusão de uma criança com Transtorno do Espetro do Autismo | XV Congresso Liberdade, Equidade e Emancipação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto)
|
2020/09/11 | TRAJETÓRIA DE VIDA E RESILIÊNCIA DE SUJEITOS SURDOS COM FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA | XV Congresso "Liberdade, Equidade e Emancipação"
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/04 | Formação continuada de professores de apoio numa perspectiva inclusiva. |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/14 | Desafios da educação para o século xxi. O projeto-piloto de inovação pedagógica na promoção do sucesso escolar de todos. |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/14 | As práticas do Docente de Educação Especial: um contributo para o seu estudo. |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/19 | Formação de professores e diversidade na sala de aula |
Escola Superior de Educação. Porto. (Porto, Portugal)
|
2017/07/07 | DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI - O projeto “Edulabs” na promoção do sucesso para todos. |
Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) / Escola Superior de Educação (ESE). (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/07 | O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Crianças com Transtorno do espetro autista: conceções e práticas dos Docentes de Educação Especial. |
Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) / Escola Superior de Educação (ESEL). (Lisboa, Portugal)
|
2017/07/07 | Currículo, homogeneização do ensino e a patologização da educação escolar. |
Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) / Escola Superior de Educação (ESEL). (Lisboa, Portugal)
|
2017/02/03 | A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: questionando as práticas dos docentes de educação especial. |
Afirse Portugal - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/01 | Discussão de pesquisas em andamento no grupo de pesquisa “Surdez e Abordagem Bilíngue”. | Grupo de pesquisa “Surdez e Abordagem Bilíngue”
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (São Carlos - S. Paulo, Brasil)
|
2016/05/31 | Palestra para alunos do curso de licenciatura em Educação Especial e para alunos do programa de pós-graduação em Educação Especial. | Programa de pós-graduação em Educação Especial.
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (São Carlos - S. Paulo, Brasil)
|
2016/05/25 | Participação no grupo estudo sobre Trabalho Docente, vinculado ao grupo de pesquisa “Relações de Ensino e Trabalho Docente” (USF/CNPq). | Grupo estudo sobre Trabalho Docente
Universidade São Francisco, Brasil. (Itatiba, S. Paulo, Brasil)
|
2016/05/25 | Palestra para professores dos anos iniciais e pesquisadores vinculados ao “Projeto Observatório da Educação/OBEDUC” |
Universidade São Francisco, Itatiba, S. Paulo (Itatiba - S. Paulo, Brasil)
|
2016/05/24 | Participação no grupo de pesquisa “Relações de Ensino e Trabalho Docente” (USF/CNPq). | Grupo de pesquisa
Universidade São Francisco, Itatiba, S. Paulo (Itatiba - S. Paulo, Brasil)
|
2016/05/19 | Participação e discussão do projeto “A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas” |
Escola Estadual Professor Antônio de Mello Cotrim (Piracicaba, Brasil)
|
2016/05/18 | Inclusão e Educação |
UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba (Piracicaba, Brasil)
|
2016/05/17 | “Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir” |
Universidade São Francisco e rede municipal de Itatiba, S. Paulo, Brasil
|
2016/05/12 | Conferência “Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir” | Evento Comemorativo dos 43 anos do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva
Porto" – CEPRE
Universidade Estadual de Campinas (Campinas, Brasil)
|
2016/05/11 | Conferência “Diversidade na escola e na sala de aula: como gerir” | Centro Universitário Moura Lacerda
Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto, Brasil)
|
2016/05/10 | Conferência “Inclusão e Educação: olhar a ‘diferença’ numa perspectiva inclusiva”. | Encontro com professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba (Piracicaba, Portugal)
|
2016/05/09 | Conferência “Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir” | Comemorações dos 50 anos do curso de Pedagogia da Universidade
Aula Magna da Faculdade de Ciências Humanas – FCH da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP - (Piracicaba, Brasil)
|
2016/01/28 | O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso. |
EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2016/01/28 | Atendimento Educacional ao Aluno com Autismo na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Estudo de caso múltiplo. |
Afirse Portugal - Universidade Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/01/26 | A inclusão do estudante surdo no Ensino Superior |
Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2016/01/25 | A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção de gestores. |
Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/09/01 - 2022/07/22 | O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE O PROFESSOR REGENTE E O PROFESSOR DE APOIO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09/01 - 2022/07/08 | PROCESSO DE INCLUSÃO: O PAPEL DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NA PERCEPÇÃO DOS SEUS PROFISSIONAIS
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09/01 - 2022/07/05 | A Educação da Criança Angolana: da legislação às perceções de pais e
professores de uma escola do município de Belas - Luanda
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2017/09/01 - 2021/01/06 | OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉC. XXI:
o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica
na promoção do sucesso escolar de todos.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 - 2019/11/20 | FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO MÉDIO: uma análise reflexiva das “vozes” dos professores
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2018 - 2019/11/20 | O IMPACTO DA LEGISLAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. Percepções dos professores de uma escola pública brasileira
Orientador de FREIRE, MARIA LUCIMAR DA SILVA
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 - 2019/06/25 | A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS: percepção de alunos surdos e seus professores
Orientador de Teles, Francisca Regina de Sá
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2016/09/01 - 2019/05/27 | “Por Que Não Eu? Trajetórias de Sucesso Académico nos Meios Populares”
Orientador de Santos, Geny Alexandre dos
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2018 - 2019/02/28 | O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR: ESTUDO DE CASO
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | O treino da performance musical de uma criança com dispraxia pcisomotora: desafios e benefícios
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 - 2018/12/21 | A EVASÃO ESCOLAR NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, NO INTERIOR DO PARANÁ
ESTUDO DE CASO
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Instituto de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Educação Inclusiva: da formação docente à prática pedagógica opinião dos professores do Ensino Fundamental
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 - 2018 | Educação inclusiva: ação pedagógica para alunos com transtorno do espectro autista
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2017 | Comunicar para incluir. O processo de inclusão de uma criança com paralisia cerebral num grupo de jardim de infância.
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2016 | Inclusão do estudante surdo no ensino superior: das percepções de estudantes surdos e seus professores às práticas de sala
de aula. Estudo de caso.
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2016 | O Processo de Inclusão das Criança com Transtorno do Espectro Autista. Estudo de caso. | Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2016 | Osteogenese imperfeita. O desafio de gerar e gerir facilitadores. Estudo de caso. | Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2015 | A identidade do profissional tradutor e intérprete de Língua Brasileira de sinais - libras: das suas concepções às práticas
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2015 | O processo de ensino: aprendizagem da criança com autismo na sala do Ensino Regular: das concepções às práticas das suas professoras
e profissionais de apoio
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2015 | A participação de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de sala de aula. O que pensam e o que dizem
fazer os professores dos 2º e 3º ciclios do Ensino Básico
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2015 | A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário: conceções dos professores
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na sala de aula de Ensino Regular: concepção de professores e
gestores
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | A comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim de infância
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | Aprendizagem cooperativa como prática pedagógica inclusiva. Aplicação do mdelo Jigsaw numa turma do 2º ciclo
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 - 2014 | Cooperar para atingir o sucesso: a dinâmicado programa de Português num curso de educação e formação (CEF) tipo 3
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | Os centros de recursos tecnológicos na educação especial: um contributo para a sua avaliação
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2010 - 2010 | Ser docente de educação especial: um ideal a cumprir e um desafio a vencer. Um contributo para o estudo das suas práticas.
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/09/14 - 2018/09/15 | Seminário Internacional “Educação Inclusiva – Atitudes que transformam” (2018/09/14 - 2018/09/15)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2013/10/05 - 2013/10/05 | VI Seminário de Educação Inclusiva (2013/10/05 - 2013/10/05)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2012/10/26 - 2012/10/27 | V Seminário de Educação Inclusiva (2012/10/26 - 2012/10/27)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2011/10/21 - 2011/10/22 | IV Seminário de Educação Inclusiva (2011/10/21 - 2011/10/22)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2010/10/22 - 2010/10/23 | III Seminário de Educação Inclusiva (2010/10/22 - 2010/10/23)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2009/10/10 - 2009/10/10 | II Seminário de Educação Inclusiva (2009/10/10 - 2009/10/10)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2008/10/11 - 2008/10/11 | I Seminário de Educação Inclusiva (2008/10/11 - 2008/10/11)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/01/28 | POLÍTICAS PÚBLICAS, DOS DIREITOS ÀS
PRÁTICAS SOCIAIS: O AUTISMO
NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS
Arguente
|
WILLIAM RICARDO DE ALMEIDA MARCHI (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/09/23 - 2022/09/23 | Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
2021/01/26 - 2021/01/26 | XXVIII Colóquio 2021 - Educação e Idades da Vida | Afirse Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/01/18 - 2021/01/18 | Linhas Críticas (ISSN impresso 1516-4) | Faculdade de Educação Universidade de Brasília |