Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Carlos Manuel Peixoto Afonso
Nomes de citação
- Afonso, Carlos Manuel Peixoto
- Afonso, Carlos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4B14-6853-4F44
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Línguas Gestuais | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002 - 2005
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Dos discursos e das possibilidades de construção de um currículo contra-hegemónico na educação de surdos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2005
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Dos Discursos e das Possibilidades de Construção de um Currículo Contra-hegemónico na Educação de Surdos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1992 - 1996
Concluído
|
Ciências da Educação- educação da criança (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Estudo dos currículos alternativos propostos para alunos com necessidades educativas especiais integrados em escolas do 2º
e 3º Ciclos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
1988 - 1991
Concluído
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
16 |
1985 - 1988
Concluído
|
Curso de formação de professores de educação especial (Pós-Graduação)
Ministério da Educação, Portugal
"Comunicação espontânea em crianças surdas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
1978 - 1981
Concluído
|
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
|
13 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1992/10/21 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1981/10/27 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/02 - 2017 | Chefe de Departamento | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2010/01 - 2013/08 | Sub-Director Geral | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/02 - 2011/08 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2009/01 - 2009/06 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal |
2001/09 - 2004/07 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal |
1992/10 - 1998/08 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
1993/10 - 1993/12 | Outra Situação (Docente Universitário) | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - Atual | Marcadores culturais específicos presentes em produções culturais surdas
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | Compreensão da língua gestual portuguesa em crianças surdas. Proposta de um instrumento de avaliação.
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | Transição para a vida ativa de jovens com perturbação do desenvolvimento intelectual. | Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | A avaliação compreensiva na intervenção precoce de crianças com necessidades educativas especiais. | Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | A frequência bilingue precoce e as competências comunicativas orais de crianças surdas dos 0 aos 3 anos. | Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Educação inclusiva no ensino superior: perceções dos docentes e dos estudantes com necessidades educativas especiais | Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Os meios audiovisuais como potenciadores da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças surdas de EREBAS.
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Filhos ouvintes de pais surdos- vivências e construção do processo identitário
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Língua gestual portuguesa como segunda língua para alunos ouvintes: facilitador de comunicação? | Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Plano curricular dos currículos específicos individuais- 2º e 3º ciclos-representações dos professores
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Vivências de lazer em jovens com DID- o papel da escola
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Plano curricular dos currículos específicos individuais – 2º e 3ºciclos. Representações dos professores | Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Vivências de lazer em jovens com DID – o papel da escola | Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Filhos ouvintes de pais surdos – vivências e construção do processo identitário | Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | O texto literário para a infância na educação de crianças surdas do 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | O texto literário para a infância na educação de crianças surdas do 1º ciclo | Ciências da Educação (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | "Irmãos" de crianças com trissomia 21: dinâmica familiar e desempenho escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Utilização das TIC na aprendizagem da leitura e escrita por alunos surdos com paralisia cerebral
Orientador
|
mestrado em ciências da educação (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/dislexia
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Língua Gestual em crianças com implante coclear
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | Transição para a Vida Adulta dos Jovens com Deficiência Mental
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | Implante coclear:qual a identidade pessoal e cultural da criança surda implantada?
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | Vivências de identidade em adolescentes com trissomia 21
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | Surdez, análise das narrativas surdas em contexto escolar
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | nclusão social dos jovens com deficiência mental: o papel da formação profissional
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | Diversidade nas escolas de 2º e 3º ciclo. Respostas organizacionais e curriculares
Orientador
|
Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008 - 2008 | Surdez e DDAH: O Contributo da Expressão Dramática no Desenvolvimento das Competências Comunicacionais
Orientador
|
Pós-graduação em educação especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2007 - 2007 | Dificuldades de aprendizagem: representações e atitudes dos docentes do 1º ciclo
Orientador
|
mestrado em c.e.- espec. em aprendizagem e desenvolv. psicológico (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 - 2007 | Métodos de ensino de leitura e escrita. Formação e prática de professores do 1º ciclo
Orientador
|
mestrado em c.e.- espec. em aprendizagem e desenvolv. psicológico (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2012 - 2012 | Convivência inclusiva e prática multidisciplinar
Seminário
|
Seminário internacional educação leitura e inclusão. Perspetivas sem fronteiras. Brasil e Portugal
Casa de Ideias- Consultoria, Brasil
|
2012 - 2012 | Recursos Educativos Digitais e seu Uso na Educação de Surdos; Projeto REDES
Oficina (workshop)
|
Seminário internacional Educação leitura e inclusão. Perspetivas sem fronteiras. Brasil e Portugal
Casa de ideias Consultoria, Portugal
|
2011 - 2011 | Inclusão escolar em Portugal: um relato de caso
Conferência
|
II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
APAE Espírito Santo, Brasil
|
2011 - 2011 | A criança com deficiência,, sua família e seu professor
Mesa-redonda
|
II Congresso Ibero-americano de deficiência inteletual
APAE Espírito Santo, Brasil
|
2011 - 2011 | A educação inclusiva e o currículo adaptado: faces de uma mesma moeda
Oficina (workshop)
|
II Congresso Ibero-americano de deficiência inteletual
APAE Espírito Santo, Brasil
|
2010 - 2010 | Inclusão e mercado de trabalho: O papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE
Congresso
|
I Congresso Ibero-americano de deficiência intelectual
FAPAE, Brasil
|
2010 - 2010 | Inclusão e mercado de trabalho: O papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE
Encontro
|
II JORNADAS DA AFPAD - “SER (IN)DIFERENTE - A deficiência na Sociedade”
AFPAD, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 | Estratégias pedagógicas utilizadas por professores de língua portuguesa (LP) como segunda língua (L2) em escolas de referência para a educação bilingue de alunos surdos (EREBAS) em Portugal | Karla Patricia Ramos da Costa (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2015 | Um olhar sobre a surdez. Uma história de vida | Isabel Maria da Cruz Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura e escrita a nível do 1º ciclo do ensino básico: da intervenção à reflexão.
Arguente principal
|
Benedita de Noronha Peres Peixoto de Magalhães da Silva Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Aprender agindo: as atividades lúdicas como fator promotor de sucesso na aprendizagem | Cátia Sofia Teixeira Barros (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Incluir e diferenciar- uma prática em contextos educativos | Nádia Filipa Leal da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico | Rita Isabel Almeida Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | O contributo das atividades lúdicas no sucesso da aprendizagem no pré-escolar e 1º ciclo | Ana Isabel Borges da Costa Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Desafios na descoberta de talento(s) | Tânia Sofia Faria Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem | Karina das Neves Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Representações sociais do trabalho do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa em contexto educativo: estudo com professores e intérpretes | Susana Barbosa de Sousa (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | A constituição de turmas como contributo na construção de uma escola para todos | Maria de Fátima dos Santos Martins Fradinho (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015 | A perceção das escolas sobre a avaliação externa e o seu impacto nos resultados escolares dos alunos | Filipa Maria Patrão da Cruz Ferreira (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2015 | Políticas públicas de saúde para pessoas com deficiência no Brasil: perspetiva de representantes das pessoas com deficiência | Ana Trielle do Nascimento Diniz (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 | Manual de Português L2 para alunos surdos- um contributo para o sucesso | Carla Alexandrina Alves dos Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Acessibilidade sos surdos aos serviços de saúde em Portugal | Tânia Raquel Ferreira Vilão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Educar na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: democracia e comunicação como bastiões pedagógicos | Mariana da Silva Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Educação para os valores: (des)continuidades entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico | Vanessa Alexandra da Silva Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | A Língua gestual na educação física e no desporto. (Re)pensar as ferramentas de ensino e a equipa pedagógica | Maria de Fátima Gomes Sarmento Chaves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2014 | Autismo e respostas educativas no contexto escolar | Nicole Moreira Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Adequação das atividades de enriquecimento curricular para alunos com deficiência cognitiva e/ou motora | Sara Filipa Vilarinho Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | As crianças com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular | Filomena Alves de Barros (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | O uso de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação em contexto de interação entre hipoterapeuta e criança com paralisia cerebral | Raquel Alexandra Ferreira Neves Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | A escola e as necessidades das famílias das crianças com paralisia cerebral e distúrbios comunicacionais associados | Silvia Elisabete Dias de Magalhães (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | Perspetiva educacional da audiologia | Ana Catarina Antunes Barbosa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | A reconfiguração politica da surdez e da educação de surdo em Portugal: entre os discursos identitários e os discursos de regulação | Maria do Céu Gomes (Doutoramento)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2013 | Estudo follow-up de um grupo de talentos psicomotores | Maria Aurora de Lima Baptista (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Transição da escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada | Francisco José Pires Alves (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Constrangimentos no processo de desenvolvimento vocacional e tomada de decisão dos alunos do ensino regular | Lidia Guedes Silvano (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Currículo, educação inclusiva e alunos com NEE: um estudo de caso numa escola pública do Brasil | Roberta de Abreu Peixoto (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2013 | A construção da profissionalidade: a ponte entre o 1º e o 2º ciclo do ensino básico | Ana Cristina Alves Anazário (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O professor competente- da teoria à prática | Joana Margarida da Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente | Ângela Catarina Pereira Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | No limiar da educação: percurso de aprendizagem em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico | Liliana Isabel Ferreira Marques de Sá (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A prática educativa em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico- um percurso com vista à construção da profissionalidade docente | Ana Filipa Ferreira de Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças com Trissomia 21: Proposta de um modelo de Intervenção | Micaela Cristina Sousa Santos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2012 | O espelho da profissionalização na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico | Virgilia Carina Terroso Martins (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comum | Joana Alexandre Ribeiro de Oliveira e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Problematizar e refletir a educação como professor de dupla habilitação | Ana Isabel Carneiro Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica | Maria Catarina Loureiro Leão Ferreira de Queirós (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Problematizar a construção da habilitação generalista- um olhar educativo | Ana Sofia Pinto Salazar Marques Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico | Marta Patrícia Pinheiro de Castro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Em redor dos livros: o despertar da leitura no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico | Ana Isabel Rosa Borges (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
|
2012 | Alimentação saudável no desenvolvimento da criança | Maria Eduarda Rocha Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
|
2012 | Escolas de referência- valor acrescentado para a comunicação e educação dos surdos | Maria Daniela Santos Nascimento (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012 | Bem estar subjetivo em crianças e adolescentes com deficiência auditiva | Ana Cristina Ferreira Macedo (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2012 | Terminologia específica em língua gestual portuguesa: percepção da adequação em categorias gestuais | Joana Sofia de Sousa e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | A iconicidade no léxico das Ciências e da Saúde: percepção de usuários da LGP | Angela Leitão Ricardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | O sucesso da escrita na pessoa surda: fundamentos e razões- uma narrativa biográfica | Fátima Teresa Vicente Ferreira (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2012 | O lugar do intérprete educacional nas EREBAS: tradução e interpretação em LGP | Fátima Claudia Gomes Rubim (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2012 | Políticas de educação especial em Portugal na primeira década do século XXI: que sentidos? | Clementina Cândida de Madureira Ribeiro (Outro)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2012 | A construção da profissionalização docente na voz de uma eterna aprendiz | Filipa Alexandra da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O docente generalista- educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico: uma visão detalhada sobre os dois contextos | Joana Sofia da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O reconhecimento das especificidades da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico através de uma experiência de estágio | Ana Carolina Carvalho Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Caminho(s) da profissionalização: os contributos teóricos e práticos de um estágio pedagógico ao nível da educação pré-escolar e do ensino do 1º ciclo do ensino básico | Helena Maria Peixoto Cabral (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Percurso(s) significativos de aprendizagem e de ensino | Patrícia Salomé de Meireles Pinto Babo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A construção do conhecimento profissional a partir da atenção ao outro | Mabília Raquel Carvalho Andrade da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Educar para (trans)formar | Maria Catarina Cardoso Ribeiro de Sampaio Morais (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Prática educativa em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico | Liliana Patrícia Saldanha Sista (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 | Promovendo uma interação inclusiva numa turma do 3º ciclo | Francisco Manuel Rabaça Madeira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 | Aprender: uma necessidade, um direito e uma possibilidade ao alcance de todos | Genoveva Maria Raminhos Filipe Tomaz (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 | A importância da organização do espaço na sala de aula na educação de infância. Uma perspetiva para alunos com necessidades educativas especiais | Ildeci Bernardo Reis Pereira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Impacto da implementação de um programa interventivo, relativamente à habilidade da leitura e escrita, no adulto com trissomia 21: um estudo de caso | Joana Isabel Pereira Magalhães Miranda (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 | Primeiras produções gestuais em crianças surdas- gestos espontâneos e modelados: alterações em parâmetros sublexicais | Regina da Conceição Martins Lopes Silva (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | Fontes de informação em sexualidade. Percepções de jovens alunos surdos do Porto | Ana do Rosário Fernandes de Pina (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | Surdos isolados, um estudo de caso: a construção de cidadania, identidade e literacia | Ana Susana da Silva Cortes (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | O papel do professor no processo de inclusão de alunos com deficiência mental em turmas regulares | Cândida Marlene Pinto Castro Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
|
2011 | Desafios da aprendizagem cooperativa no ensino secundário | Ana Maria de Matos Alves Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 | Vozes surdas: escuta de narrativas escolares de surdos desde a intervenção precoce ao ensino superior | Natália Pereira Maltez (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | Intérprete de Língua gestual portuguesa, sobre a sua (in)visibilidade no sistema educativo | Tânia Maria da Silva Pereira (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2011 | Bem-estar subjetivo em crianças e jovens com deficiência auditiva na perspetiva dos pais/cuidadores | Maria de Deus Pereira Mestre (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
|
2010 | A doença oncológica em idade escolar- articulação e cooperação entre hospital, família e escola como contributo para uma educação plena | Maria Alice Cunha Galiza Carneiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | A dimensão ética na avaliação das organizações escolares | Cordália Maria da Paixão Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 | Incluindo os "excluidos"- preparação para a vida ativa | Ilidio Pinto da Fontoura (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | Comunicação e surdez. O discurso escrito. estudo comparativo entre alunos com e sem implante | Rosalina Valente de Sousa (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | Conceções dos professores face aos alunos com necessidades educativas especiais | Maria Julieta Proença Malafaia (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget-Arcozelo, Portugal
|
2010 | (Re)pensar a escola inclusiva- da arquitetura da inclusão à arquitetura da realidade | Joana de Sousa Passos Carvalho Barbas (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, Portugal
|
2010 | Contributos para o conhecimento da aquisição da linguagem infantil, dos 16 aos 30 meses no Português europeu | Albina Manuela Gomes Ferreira Torres (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 | A voz dos surdos. A língua gestual portuguesa no processo comunicacional | Maria Daniela Santos Nascimento (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2009 | O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitetonica no ensino básico. Um estudo de caso: o concelho de Guimarães | Gracinda Cruz Machado Sousa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2009 | As IPSS's face à inserção/inclusão de crianças com NEE. Um estudo de caso | Elisete Maria Pinto da Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 | A percepção dos professores sobre os alunos sobredotados versus o alheamento da escola | Anabela Mafra d' Oliveira Santos Gonçalves Bastos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008 | Educação inclusiva na escola básica portuguesa. Perspetivas e práticas pedagógicas de professores de educação tecnológica da região autónoma da Madeira face à inclusão de jovens com NEE | Isabel Maria Dias Ribeiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2008 | Narrativas da dislexia: uma análise de trajetórias inscritas no espaço social da diferença | Maria Luisa de Jesus Victor (Mestrado)
Faculdade de Psicologia e Ciências da educação- Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | A inclusão escolar de alunos com cegueira e baixa visão e o papel das TIC- a voz dos alunos. Estudo de caso | João Manuel Andrade Castilho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | o processo ensino-aprendizagem nas áreas curriculares de língua portuguesa (leitura/escrita) das crianças portadoras de trissomia 21 nas salas de aula do ensino regular no 1º ciclo do ensino básico | Micaela Cristina Sousa Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2007 | As percepções dos docentes do ensino regular sobre o trabalho desenvolvido com alunos com NEE- estudo de caso | Claudia Belmonte (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2007 | A sintaxe na produção escrita da criança surda- estudo comparativo | Maria Orquidea Lourenço Simões (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
|
2006 | Contributo do Instituto de S. Manuel para a educação de cegos | Suzete Mónica Correia Neves (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2005 | Fatores de eficácia no processamento da informação em crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem | Lidia Alexandra Lencastre de Magalhães Torres da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2005 | A participação/envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva | Angelina Augusta Fernandes (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2005/09/01 - Atual | Saber e educar | |
2011/06/01 - 2011/12/09 | Indagatio |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017/02 - Atual | Perturbações associadas | Mestrado em Ciências da Educação- especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Seminário de apoio à preparação da dissertaçao | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Dissertação | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Comunicação e linguagens | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Questões aprofundadas de intervenção diferenciada | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Qualidade e contextos educativos- política e organização | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/10 - Atual | Questões aprofundadas de heterogeneidade | Mestrado em ciências da educação - especialização em educação especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2009/02 - 2011/08 | Questões aprofundadas de multideficiência | Mestrado em Educação Especial (Mestrado) | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
1998/09 - 2007/07 | Introdução às ciências da educação | Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1998/09 - 2007/07 | Seminário de estágio | Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1998/09 - 2007/07 | Seminário interdisciplinar II | Licenciatura em educação de infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio III- planificação e reflexão da intervenção educativa II | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Introdução às ciências da educação | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio II- intervenção educativa II | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio III- intervenção educativa III | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio III- reflexão intervenção educativa III | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Teoria e gestão do desenvolvimento curricular | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio IV- intervenção educativa IV | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio IV- planificação e reflexão da intervenção educativa IVe | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio III- intervenção educativa III | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Estágio II- planificação e reflexão da intervenção educativa II | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Seminário interdisciplinar II | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2006/07 | Seminário interdisciplinar I | Licenciatura em ensino básico- 1º ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/04 - 2004/07 | Projeto de investigação | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/04 - 2004/07 | Estudo da criança com NEE- Problemas sensoriais e multideficiência | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/04 - 2004/07 | Teoria e desenvolvimento curricular | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/04 - 2004/07 | Investigação em educação | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/04 - 2004/07 | Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/10 - 2001/07 | Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial | Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/10 - 2001/07 | Teoria e desenvolvimento curricular | Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/10 - 2001/07 | Investigação em educação | Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/10 - 2001/07 | Metodologias específicas de intervenção na deficiência auditiva | Complemento de formação- outras funções educativas- problemas graves (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1992/10 - 1999/07 | Teoria e desenvolvimento curricular | CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1992/10 - 1999/07 | Perspectiva interdisciplinar da intervenção em educação especial | CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1992/10 - 1999/07 | Deficiência auditiva e problemas de linguagem | CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1992/10 - 1999/07 | Prática pedagógica | CESE em Educação Especial (Diploma de especialização) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
Atual | DISLEX |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2009/09 - Atual | Membro de Comissão
Membro
|
Gabinete de Avaliação e Qualidade , Portugal |
2005/05 - 2008/01 | Presidente do Conselho científico
Presidente / Vice-presidente
|
Conselho Científico, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2017 | Diploma de Dedicação
Instituto Nacional para a Reabilitação,, Portugal
|