???global.info.a_carregar???
Marta Saracho-Arnáiz completed his PhD in Spanish Linguistics in 2015 from the University of Santiago de Compostela; Master's in Linguistics in 2007 from the University of Minho; Degree in Philology Hispánica in 1996 from the University of Navarra and a Degree in Modern Languages and Literatures (Portuguese-French) in 1986 from the University of Porto. He is a Researcher at the Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação - InED (Center for Research and Invocation in Education); Adjunct Professor at the Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação in the subjects of Spanish Linguistics, Spanish Literature and Culture, Spanish as a Foreign Language and Spanish-Portuguese/Portuguese-Spanish Translation; Coodinator of the UNED Class in Polytechnic Institute of Porto at UNED - Universidad Distance (Spain). She has published 8 articles in specialized journals. It has 6 book chapter(s). She organized one very relevant event(s) in 2019 about Foreign Languages in the Polytechnic Institute of Porto . She participated in 20 event(s). She has received 1 award(s) and/or honors. She participates and/or participated as a Research Fellow in 2 project(s) and Investigator in 2 project(s). She works in the area(s) of Humanities with an emphasis on Languages and Literatures and Humanities with an emphasis on Other Humanities. In his professional activities, he interacted with 9 collaborator(s) in co-authoring scientific works. In its Science Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Hispanoamérica linguistic and cultural varieties of Spanish; Spanish as a Foreign Language; Secondary School Teachers; Digital skills for Spanish classes; motivated student; autonomous learning; teacher training; research in language teaching; languages in contact; Spanish teaching methodology; multilingualism and learning Spanish; Spanish language and teaching institutions; Spanish assessment and certification; Interculturality and teacher training; Literature as a means of access to culture; digital humanities and teaching Spanish; Teaching Spanish as a Foreign Language - ELE; methodologies for teaching FL; bilingualism and FL learning.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marta Saracho-Arnáiz

Nomes de citação

  • Saracho, Marta
  • Saracho-Arnáiz, Marta

Identificadores de autor

Ciência ID
4C12-173A-6E7F
ORCID iD
0000-0002-4740-5107

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2007 - 2015
Concluído
Linguística espanhola (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"La Fraseología del español: una propuesta de didactización para la clase de ELE basada en los somatismos." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente cum laude
2015
Concluído
Linguística (Mestrado)
Especialização em Espanhol e Português
Universidade do Minho, Portugal
"LA FRASEOLOGÍA DEL ESPAÑOL: UNA PROPUESTA DE DIDACTIZACIÓN PARA LA CLASE DE ELE BASADA EN LOS SOMATISMOS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012
Concluído
TicLínguas 02. Exploração e aplicação em contexto de aprendizagem (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2012
Concluído
Conteúdos Digitais para a Educação (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2012
Concluído
Tratamento de Imagem Digital (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012
Concluído
Integração de Dispositivos Móveis nas Práticas Educacionais (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012
Concluído
Moodle, Plataforma de Suporte ao Ensino (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012
Concluído
Producción de presentaciones y materiales multimedia para el aula de LE (Curso médio)
Instituto Cervantes, Espanha
2011
Concluído
La experiencia del aula para mejorar la competencia docente del profesor (Curso médio)
Leirilivro, Portugal
2011
Concluído
Factores afectivos en la enseñanza/aprendizaje del español (Curso médio)
Lexilivros, Portugal
2011
Concluído
Formación en competencias plurilingües e interculturales (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2011
Concluído
Internationale Tagung zur kontrastiven Phraseologie Deutsch-Spanisch/Galic (Curso médio)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2011
Concluído
Coloquio Internacional Educação e Línguas: Questões de Identidade, Docencia (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2011
Concluído
Enseñanza/aprendizaje de español según el MCER. Desarollo de las competenci (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2011
Concluído
Primeros pasos en la formación del formador de formadores (Curso médio)
Instituto Cervantes, Espanha
2009
Concluído
Del docente al autor/a de materiales: razones para crear (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2008
Concluído
Taller sobre elaboración de instrumentos de evaluación (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2008
Concluído
Curso de formación a distancia para tutores del AVE - Aula Virtual Español (Curso médio)
Instituto Cervantes, Espanha
2005 - 2007
Concluído
Linguística (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Los pronombres clíticos en español y en portugués" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2007
Concluído
Elaboración de materiales didácticos multimedia de ELE (Curso médio)
Instituto Cervantes, Espanha
2007
Concluído
El uso de la escritura en ELE (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2006
Concluído
¿Gramática o comunicación? (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2006
Concluído
El español para el turismo: los viajes, la cultura, y la interculturalidad? (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2006
Concluído
Dificultades específicas de la enseñanza del español a los luso-hablantes (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2006
Concluído
Curso de formación y acreditación de los examinadores de DELE (Curso médio)
Instituto Cervantes, Espanha
2005
Concluído
Bases comunes en la enseñanza de lenguas: el MCER y el Portfolio (Curso médio)
Instituto Cervantes, Espanha
2005
Concluído
Creación de materiales para la clase de ELE (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2005
Concluído
La preparación de clases (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2004
Concluído
O Ensino das Línguas e a Linguística (Curso médio)
Escola Superior de Educação de Setúbal - Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004
Concluído
Material didáctico de nivel superior (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2003
Concluído
Primer Congreso La enseñanza del español en Portugal (Curso médio)
Universidade do Algarve, Portugal
2003
Concluído
Cómo trabajar el Español Empresarial desde el principio (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
2000 - 2000
Concluído
XI Congreso Internacional de ASELE, ¿Qué español enseñar? (Curso médio)
Universidad de Zaragoza, Espanha
1999 - 1999
Concluído
Curso de Formación de Profesores de Español como Lengua Extranjera (Curso médio)
Instituto Cervantes de Lisboa, Portugal
1996
Concluído
Filología Hispánica (Licenciatura)
Universidad de Navarra, Espanha
15
1987
Concluído
Programação LCP/COBOL (Curso médio)
Sociedade Portuguesa Honeywell Bull, Portugal
1986
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas (Português-Francês) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/01/30 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação - InED Investigação em Educação, Portugal
2012/02 - 2014/02 Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/10/01 - 2015/09/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/10/01 - 2015/09/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
2001/09/01 - 2008/08/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - ESTG, Portugal
2004/09 - 2008/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1993/10 - 2001/07 Assistente (Docente Universitário) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
Instituto Superior de Ciências Empresarias e do Turismo - ISCET, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990/10/01 - 1991/04/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Garcia de Orta, Portugal
Escola Secundária Garcia de Orta, Portugal
1989/09/01 - 1990/09/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Gondomar, Portugal
Escola Secundária de Gondomar, Portugal
1988/09/01 - 1989/09/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Augusto Gomes, Portugal
Escola Secundária de Augusto Gomes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Cooderanadora da Aula UNED no P.Porto UNED - Universidad a Distancia (Espanha), Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/09/03 - 2019 Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Línguas Estrangeiras Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/10/06 - Atual Docente -Investigadora ( 20% de dedicação à investigação) InED, Centro de Investigação e Iniovação em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/02/01 - 2014/02/01 Labirintos Digitais para o Ensino das Línguas Estrangeiras (Espanhol e Francês)
C1-2012
Bolseiro de Investigação
InED - Centro de Investigação em Educação da Escola Superior de Educação do Porto , Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/09/30 - Atual GI-2060 FRASEONET
Bolseiro de Investigação
Universidade de Santiago de Compostela - Campus Norte, Espanha
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2018/03/07 - Atual IFITIC - Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1o e 2o CEB
Investigador
InED - Centro de Investigação em Educação da Escola Superior de Educação do Porto , Portugal
Em curso
2022/04/22 - 2023/06/30 Projeto Bio-Maps Cartoteca Biográfica de Autores Europeos [2020-1-ES01-KA201-082590]
Investigador
InED - Centro de Investigação em Educação da Escola Superior de Educação do Porto , Portugal
Comissão Europeia - Erasmus +
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Saracho, Marta. "Vive las Expresiones, una propuesta digital para enseñanza-aprendizaje de somatismos en ELE". Trabalho apresentado em III Congresso Internazionale di fraseologia e paremiologia, Florença, 2016.
    Publicado
  2. Saracho Arnáiz, Marta; Cruz, Mário. "Materiales para la enseñanza-aprendizaje de las variedades linguísticas y culturales de Hispanoamérica em la clase de ELE". Trabalho apresentado em XXVII Congreso de la Asociación para la Enseñanza del español como Lengua Extranjera ASELE, Logroño, 2016.
    Publicado
  3. Saracho, Marta. "La Plataforma de e-learning para la clase de español". Trabalho apresentado em III Congresso sobre o Ensino do Espanhol em Portugal, Lisboa, 2008.
    Publicado
  4. Saracho, Marta; Secundino Vigón Artós. "Las Universidades, los Politécnicos y los profesores de español en Portugal". Trabalho apresentado em XIX Congresso Internacional da Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (ASELE), El professor de español LE/L2, Cáceres, 2008.
    Publicado
  5. Saracho, Marta. "Las Nuevas Tecnologías como un recurso de enseñanza-aprendizaje para la clase de Español de los Negocios". Trabalho apresentado em XX Congresso Internacional de Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (ASELE), Comillas, 2008.
    Publicado
  6. Saracho, Marta. "Evaluación de la competencia oral de nível A1. Uma experiencia de evaluación". Trabalho apresentado em XVIII Congresso Internacional de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Alicante, 2007.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Saracho, Marta. "Resumo da obra de Vilmos Bárdosi e María Isabel González Rey, Dictionnaire praséologique thématique français-espagnol. Diccionario fraseológico temático francés-español", Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (ASELE), 2016
Artigo em revista
  1. Saracho-Arnáiz, Marta. "Bio-Maps: inovação no ensino-aprendizagem da literatura no Ensino Superior". Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6 3 (2023): 76-82. https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/5381.
    Publicado
  2. Saracho-Arnáiz, Marta. "Portugal y su cultura hoy más cerca de los españoles". Sensos-e IX 3 (2022): 54-60. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4520/2591.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Saracho-Arnáiz, Marta. "Innovación pedagógica en la enseñanza de las lenguas extranjeras (LE) como factor de cambio en el contexto de la pandemia". Sensos-e IX 2 (2022): 133-144. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4214.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Marta Saracho Arnáiz. "Mapas conceptuales para la enseñanza-aprendizaje de fraseología en español lengua extranjera (ELE)". Linred - Lingüística en la red 17 (2020): https://doi.org/10.37536/LINRED.2020.XVII.21.
    10.37536/LINRED.2020.XVII.21
  5. Saracho, Marta; Saracho Arnáiz, Marta. "Una propuesta didáctica para enseñanza-aprendizaje de somatismos en ELE". Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera ASELE 55 (2016): 43-65. https://www.google.pt/?client=safari&channel=iphone_bm.
    Publicado
  6. Saracho, Marta. "Cómo desarrollar la competencia fraseológica en clase de ELE". La formación y competencias del profesorado de ELE 1 1 (2016): 921-931. https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/26/26_0921.pdf.
    Publicado
  7. Saracho, Marta. "Una metodología para la enseñanza-aprendizaje de Fraseología en ELE". Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera 55 (2016): 17-31. http://www.aselered.org/sites/default/files/boletines/asele-55.pdf.
    Publicado
  8. Saracho, Marta. "¿Por qué enseñar Fraseología en la clase de Español Lengua Extranjera (ELE)". El español como lengua extranjera en Portugal II: retos de la enseñanza de lenguas cercanas 2 (2016): 179-185.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Saracho, Marta. "Resumo da obra de Gloria Corpas Pastor "Manual de Fraseología Española (1996)"", Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera ASELE, 2016
  2. Saracho, Marta. "Resumo da obra de Carmen Mellado Blanco, Fraseologismos somáticos del alemán. Um estúdio léxico-semántico (2004)", Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, 2016
  3. Saracho, Marta. "Resumo da obra de María Carmen Losada Aldrey El español idiomático da juego, 150 fraseologismos con ejercicios. Nivel Umbral B1 (2011)", Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, 2016
Capítulo de livro
  1. Saracho-Arnáiz, Marta; Oliveira, Lucie; Many, Éric. "Lingüística contrastiva español-francés-portugués en la enseñanza de los tiempos del pasado a estudiantes lusófonos". In Internacionalización y enseñanza del español como Le/L2: plurilingüismo y comunicación intercultural, 828-853. Espanha: Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera - ASELE, 2021.
    Publicado
  2. Saracho-Arnáiz, Marta. "Del enfoque comunicativo experiencial a la gamificación en clase de ELE: aplicaciones prácticas del modelo de Octalysis". In Perfiles, Factores y contextos em la enseñanza y el aprendizaje de ELE/EL2, 345-360. Santiago de Compostela, Espanha: Universidade de Santiago de Compostela. Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, 2020.
    Publicado
  3. Saracho-Arnáiz, Marta. "Del enfoque comunicativo experiência a la gamificación en la clase de ELE: aplicaciones prácticas del modelo Octalysis (co-autora junto com Mário Domingues Cruz)". editado por Pilar Taboada-de-Z{\'{u. Espanha: Universidad de Santiago de Compostela, Servicio de Publicaciones e Intercambio Cient{\'{\i, 2020.
    10.15304/9788417595487
  4. Mário Cruz. "Materiales para la enseñanza-aprendizaje de las variedades linguísticas y culturales de Hispanoamérica en la clase de ELE". In Panhispanismo y variedades en la enseñanza del español L2-LE, 1, 400-437. Logroño, Espanha: Asociación para la Enseñanaza del Español como Lengua Extranjera, 2017.
    Publicado
  5. Cruz, Mário; Saracho, Marta. "Materiales para la enseñanza-aprendizaje de las variedades lingüísticas y culturales de Hispanoamérica en la clase de ELE". 273-285. Logroño, La Rioja, Espanha: Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, 2017.
    Publicado
  6. Saracho, Marta. "¿Por qué enseñar Fraseología en la clase de Español Lengua Extranjera (ELE)?". In El español como lengua extranjera en Portugal II: retos de la enseñanza de lenguas cercanas, 179-185. Madrid, Espanha: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de España, 2016.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Saracho-Arnáiz, Marta. "Taller de lectura en español: motivar y apoyar para formar lectores críticos,". Trabalho apresentado em 105.º Congreso Internacional de la American Association of Teachers of Spanish & Portuguese, Salamanca, 2023.
    Publicado
  2. Arnaiz, Marta Saracho. "¿Te echo una mano con las expresiones idiomáticas?". Trabalho apresentado em XXIV Congreso Internacional de ASELE, Jaén, 2013.
    Publicado
  3. Arnaiz, Marta Saracho. "Actividades para la clase de ELE con Lección de Moodle". Trabalho apresentado em V Congreso sobre La enseñanza del español en Portugal, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2013.
    Publicado
  4. Oliveira, Lucie; Saracho, Marta. "Recursos digitais para o ensino-aprendizagem das Línguas Estrangeiras". Trabalho apresentado em XV Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), Viseu, 2013.
    Publicado
  5. Arnaiz, Marta Saracho. "Clase multimedia y multilingüe para la enseñanza-aprendizaje de expresiones idiomáticas". Trabalho apresentado em XXIII Congreso Internacional de ASELE, Girona, 2012.
    Publicado
  6. Saracho-Arnáiz, Marta. "El Laberinto digital:una experiencia de enseñanza-aprendizaje de ELE para los falsos amigos del español y del portugués". Trabalho apresentado em XXII Congreso Internacional de ASELE, Valladolid, 2011.
    Publicado
  7. Saracho-Arnáiz, Marta. "Estrategias de enseñanza-aprendizaje del español con recurso a la Plataforma Moodle". Trabalho apresentado em IV Congreso La enseñanza del español en Portugal, Évora, 2011.
    Publicado
  8. Saracho, Marta. "Textos en la enseñanza de Unidades Fraseológicas a estudiantes portugueses". Trabalho apresentado em XXI Congreso Internacional de ASELE, Salamanca, 2010.
    Publicado
Tradução
  1. Saracho, Marta. Mi río es de oro. Porto, Portugal: APRIL. 1995.

Outros

Outra produção
  1. La fraseología del español: una propuesta de didactización para la clase de ELE basada en los somatismos. Tesis de doctorado de la Universidad de Santiago de Compostela. Directores de tesis Carmen Mellado Blanco y Tomás Jiménez Juliá. 2015. Saracho, Marta. http://hdl.handle.net/10347/13585.
  2. La Fraseología del español: una propuesta de didactización para la clase de ELE basada en los somatismos, Tese de Doutoramento. 2015. Saracho, Marta. http://hdl.handle.net/10347/13585.
  3. Los pronombres clíticos en español y en portugués. 2006. Arnaiz, Marta Saracho.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09/05 - Atual Coorientação de tese de doutoramento: Adquisición de la competencia fraseológica del español a través del Aprendizaje Significativo en un contexto educativo sinohablante: la aportación de los mapas conceptuales en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
Coorientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/09/04 - 2019/09/07 Congresso internacional de carácter científico, com a duração de 4 dias, com programa de 3 dias completos, programa institucional e social. O número de participantes foi de 350 vindos dos 5 continentes. O tema geral foi "Internacionalización y enseñanza del español como LE/L2: plurilingüismo y comunicación intercultural" com várias linhas temáticas: a) El español LE/L2 como lengua internacional; b) Comunicación intercultural y formación de profesores, e c) Prácticas pedagógicas y competencia plurilingüe. 4 plenárias e 1 mesa redonda. (2019/09/04 - 2019/09/07)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 XXVIII Congreso Internacional de ASELE
Congresso
XXVIII Congreso Internacional de ASELE, Léxico y cultura en LE/L2: los corpus y el diccionario.
Universitat Rovira i Virgili e ASELE, Espanha
2017 - 2017 III Congresso Internazionale di Fraseologia e Paremiologia
Congresso
III Congresso Internazionale di Fraseologia e Paremiologia, roba da matti!
PHRASIS e Universidade de Bucarest, Roménia
2017 - 2017 La variación diatópica del español de América a través de una (hiper)pedagogía plurilingüística e intercultura
Congresso
Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal
Universidade do Minho e Conselheria de Educação da Embaixada de Espanha, Portugal
2017 - 2017 Os pronomes pessoais átonos em portugués e em espanhol. Dificuldades no ensino da gramática
Congresso
II Encontro Temático APL/ESE, Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Associação Portuguesa de Linguística e Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2017 - 2017 “¿Cómo enseñar y aprender unidades fraseológicas en lenguas extranjeras?
Congresso
Porto International Conference on Research in Education
InEd - Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2017 - 2017 ¿Te atreves con las expresiones idiomáticas del español de México?
Congresso
Congreso Internacional da Asociación Para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (CIASELE)
Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Espanha
2017 - 2017 La gamificación para la enseñanza-aprendizaje de Fraseología en ELE
Congresso
The IVth International Conference on Phraseology and Paremiology Proverbs and Set Phrases, Such Crazy Things
Associazione Italiana di Fraseologia e Paremiologia PHRASIS, Roménia
2016 - 2016 Programa de Formación de Profesores 2016
Seminário
Programa de Formación de Profesores 2016, Actualización de tutores del AVE , Aula Virtual de ESpañol, para la acreditación de AVE Global
Instituto Cervantes, Espanha
2016 - 2016 Promover a Oralidade na Aula de Língua Estrangeira Fado Follow-up
Seminário
Promover a Oralidade na Aula de Língua Estrangeira Fado Follow-up
Faculdade de Letras das UP, Portugal
2016 - 2016 VI Jornadas de Linguística Hispânica Centros e periferias
Congresso
VI Jornadas de Linguística Hispânica "Centros e periferias"
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 III Congresso Internazionale de Fraseologia e Paremiologia
Congresso
III Congresso Internazionale de Fraseologia e Paremiologia
Universidade di Firenze e Accademia della Crusca, Itália
2016 - 2016 XXVII Congreso Internacional de ASELE
Congresso
XXVII Congreso Internacional de ASELE, panhispanismo y variedades en la enseñanza del español LE/L2
Universidad de la Rioja e ASELE, Espanha
2015 - 2015 XXVI Congreso Internacional de ASELE
Congresso
XXVI Congreso Internacional de ASELE, Formación y competencias del profesorado de ELE
Universidad de Granada e ASELE, Espanha
2013 - 2013 V Congresso do Ensino do Espanhol em Portugal
Congresso
V Congresso do Ensino do Espanhol em Portugal
Universidade de Aveiro e Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Talleres Didácticos y Presentación de Materiales ELE
Seminário
Talleres Didácticos y Presentación de Materiales ELE
Instituto Cervantes de Lisboa e Embaixada de Espanha, Portugal
2013 - 2013 XXIV Congreso Internacional de ASELE
Congresso
XXIV Congreso Internacional de ASELE, La enseñanza del español como LE/L2 en el siglo XXI
Universidad de Jaén, ASELE, Espanha
2012 - 2012 Clase multimedia y multilingüe para la enseñanza-aprendizaje de expresiones idiomáticas
Congresso
XXIII Congreso Internacional de ASELE
Universidad de Girona e Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Espanha
2011 - 2011 El laberinto digital: una experiencia de enseñanza-aprendizaje de ELE para los falsos amigos del español y del portugués
Congresso
XXII Congreso Internacional de ASELE, La REd y sus aplicaciones en la enseñanza-aprendizaje del Español como Lengua Extranjera
Universidad de Valladolid e Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Espanha
2010 - 2010 Textos en la enseñanza de Unidades Fraseológicas a estudiantes portugueses
Congresso
XXI Congreso Internacional de ASELE, Del texto a la lengua: la aplicación de los textos a la enseñanza-aprendizaje de español como L2/LE
Universidad de Salamanca e Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Espanha
2009 - 2009 Las Nuevas Tecnologías como recurso de eseñanza-aprendizaje para la clase de español de los negocios
Congresso
XX Congreso Internacional de ASELE, El español en contextos específicos: enseñanza e investigación
Fundación Comillas e Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/17 3º Ciclo do Ensino Básico no Ensino Secundário -àrea de Especialização em Espanhol
Arguente principal
André Filipe Gonçalves Alexandre (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02/01 La fraseodidáctica del español como lengua extranjera a sinohablantes: estudio del manual Español Moderno y propuesta de un glosario didáctico de locuciones.
Presidente do júri
Linqn Wang (Doutoramento)
Universidad de Santiago de Compostela, Facultad de Filología, Espanha
2015 A interação oral na sala de aula como desafio ao professor de Língua Estrangeira (Mestrado)
2015 Perspectivas interdisciplinares na planificação didática de Línguas e Culturas Estrangeiras (Mestrado)
2012 A Comunicação Oral na Sala de Aula (Mestrado)
2012 La poesía en el Aula de ELE (Mestrado)
2011 Motivação: atividades lúdicas no ensino do português e do espanhol (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/08/31 - 2022/09/03 32.º Congreso Internacional de ASELE - Verona 2022 - Comunicación, traducción pedagógica y humanidades digitales en la enseñanza del español como LE/L2/LH. Università degli Studi di Verona (Italia)
2019/10/30 - 2019/10/31 III Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras (III CILE) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/04/04 - Atual Yearbook of Phraseology, Volumen 14 (ISSN: 1868-6338) Carmen Mellado Blanco & Fabio Mollica
2023/10/17 - 2024/01/22 Itinerarios (1507-7241) Instituto de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade de Varsóvia
2020/02/10 - 2020/09/15 Journal of Spanish Language Teaching (2324-7800) Informa UK (Taylor & Francis)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/12/12 - Atual Membro da Comissão Interuniversitária da Consejería de Educación da Embaixada de Espanha Universidade de Aveiro e Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/04/15 - 2020/07/08 Las competencias del siglo XXI en la clase de Español como Lengua Extranjera Las competencias del siglo XXI en la clase de Español como Lengua Extranjera (Especialização pós-licenciatura) CFAE de Matosinhos, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/10 - Atual PHRASIS, Associazione Italiana di Fraseologia e Paremiologia
2008/05/06 - Atual APPELE - Associação Portuguesa de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira Associada
1996/09/17 - Atual APIC - Associação de Intérpretes de Conferência de Portugal sócia
1996/05/06 - Atual Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera - ASELE Sócia
1995/09/06 - Atual ASELE - Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera Asociada

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/09/05 - Atual Vogal de Internacionalização de ASELE - Asociación para la Enseñanza el Español como Lengua Extranjera
Vogal
ASELE - Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Espanha
2019/09/05 - Atual Comissão de Curso - Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras
Vogal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/07/27 - Atual Juri no Premio ASELE-Routledge 2021, Premio ASELE Trabajos de Fin de Máster 2021, Premio ASELE Tesis Doctorales 2021 ASELE - Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Espanha
2020/08/30 - Atual Juri no Premio ASELE-Routledge 2020, Premio ASELE Trabajos de Fin de Máster 2020, Premio ASELE Tesis Doctorales 2020 Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, Espanha
Distinções

Prémio

2023 Premio al Liderazgo de la American Association of Teachers of Spanish and Portuguese (AATSP)