???global.info.a_carregar???
Maria João Macário holds a PhD in Didactics and Training by the University of Aveiro (2014). She is a guest professor at the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu. She is a member of the Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers, University of Aveiro, integrating the Research Group 1 - Languages, Discourses and Identities. She is especially interested in education in Portuguese, a topic she addresses in her teaching, supervision and research activities.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João Bártolo Macário

Nomes de citação

  • Macário, Maria João

Identificadores de autor

Ciência ID
4D16-C476-B377
ORCID iD
0000-0002-7630-2713
Formação
Grau Classificação
2009 - 2014
Concluído
Programa Doutoral em Didática e Formação (Doutoramento)
Especialização em Ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Colaboração na formação inicial e abordagem didática da ortografia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado, com registo em ata de louvor e distinção
2006
Concluído
Estudos Portugueses - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16,8
2005
Concluído
Estudos Portugueses - Ramo Científico (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16,4
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2023 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
2018/02/19 - 2018/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015/10/01 - 2016/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/02/22 - 2016/07/20 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/02/16 - Atual ComFERGAIE - Competence Framework for Educational Researchers in the Generative AI Era
2023.12653.PEX
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Submetido

Projeto

Designação Financiadores
2022/09 - 2024/08 AI Literacy Network in Primary Education - AILIT
KA220-SCH-C4A7756B
Investigador
2021/09 - 2023/06 A Toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça
S/código
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu
Em curso
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Projecto Estratégico 2011-2012) | Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (Strategic Project 2011-2012)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Macário, Maria João; Guzeva,Tatiana; Ançã, Maria Helena; Sá, Cristina Manuela. "Educação em Português: reflexão de (futuros) professores sobre potencialidades e difusão da língua portuguesa". Trabalho apresentado em XXII Congresso SPCE “Ciências da Educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar”, 2014.
  2. Ançã, Maria Helena; Guzeva, Tatiana; Gomes, Belinda; Macário, Maria João; Paiva, Z.; Ohuschi, M.. "Língua portuguesa e lusofonia: na voz de universitários portugueses e brasileiros". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Lusofonia, 2013.
  3. Guzeva,Tatiana; Gomes, Belinda; Macário, Maria João; Ançã, Maria Helena; Pailva, Z.. "Língua portuguesa no ciberespaço: difusão, crescimento e valores". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Lusofonia, 2013.
  4. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Moreira, António. "Collaborative work in discussion forums: a preservice teacher experience". Trabalho apresentado em EDULEARN12, 2012.
  5. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela (3917-18E6-4B80); Moreira, António. "Discussion forums: a collaborative tool in initial teacher training?". 2012.
  6. Macário, Maria João; Lopes, betina; Pinto, Mariana; Loureiro, Maria Joao; Ançã,Maria Helena. "Research training in the 21st century: A reflection on collaborative work and emergent learning". Trabalho apresentado em ICEM&SIIE‘11 Joint Conference, 2011.
  7. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela. "Promoção do trabalho colaborativo através de fóruns na formação de professores". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de TIC na Educação: perspetivas de inovação, 2011.
  8. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Moreira, António. "Teacher trainning in the 21st century: enhancing collaborative work through online discussion forums". Trabalho apresentado em 4th International Conference of Education, Research and Innovation, Madrid, 2011.
  9. Macário, Maria João; Tréz, Ticiana; Lopes, Sandra Ferrão; Gonçalves, Jorge; Cabrita, Isabel; Pombo, Lúcia. "Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa". 2010.
Artigo em revista
  1. Macário, Maria João; Ana Isabel Silva. "Análise crítica do discurso: proposta didática de abordagem com estudantes do ensino superior". Acta Scientiarum. Language and Cultura 46 (2024): 1-10. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v46i1.69372.
    Acesso aberto
  2. Macário, Maria João. "O pluricentrismo da língua portuguesa nas vozes de estudantes de ensino superior". Caderno seminal digital. Português: língua de muitas pátrias 42 (2022): 299-325. http://dx.doi.org/10.12957/seminal.2022.64264.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Macário, Maria João. "Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXI". Estudos Linguísticos e Literários 73 (2022): 338-356. https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/46700/27549.
  4. Macário, Maria João; Cristina Manuela Sá. "Pensa globalmente, age localmente: as vozes da diversidade no livro-álbum". Indagatio Didactica 13 5 (2021): 29-43.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Macário, Maria João; Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá. "Era da web social e novos cenários educacionais: oportunidades de coconstrução de conhecimento". Imagens da Educação 10 3 (2020): 1-15. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/50568/751375151352.
    Publicado
  6. Macário, Maria João; Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá. "Pensa globalmente, age localmente: a literatura de potencial receção infantil na promoção da educação para a cidadania global". Indagatio Didactica 12 5 (2020): 47-61. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23433.
    Publicado
  7. Macário, Maria João; Cristina Manuela Sá. "Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1º CEB: algumas tendências". Indagatio Didactica 11 4 (2019): 223-239. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/10637.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela. "O valor da língua portuguesa no mundo atual: um estudo com futuros profissionais da Comunicação Social.". Indagatio Didactica 11 1 (2019): 35-48.
  9. Sá, Cristina Manuela; Silva, Maria Cristina Vieira da; Macário, Maria João Bártolo. "Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação". Acta Scientiarum. Language and Culture 40 1 (2018): 35286. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286.
    10.4025/actascilangcult.v40i1.35286
  10. Macário, Maria João; Gorgulho, Ana Rita; Teixeira, Madalena. "Oficinas de escrita: uma experiência na formação de professores de 1º e 2º CEB". Revista Metalinguagens 4 1 (2017): 123-148.
  11. Maria João Macário; Cristina Manuela Sá. "Collaboration in initial teacher training for constructing didactic knowledge: a study in Higher Education". Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 9 2 (2016): https://doi.org/10.3895%2Frbect.v9n2.2751.
    10.3895/rbect.v9n2.2751
  12. Macário, Maria João Bártolo; Sá, Cristina Manuela. "Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança". Análise Psicológica 34 2 (2016): 133-146. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1013.
    10.14417/ap.1013
  13. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Gomes, Belinda. "Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal: um estudo na formação inicial de professores". Revista da UIIPS 6 3 (2015): 370-384.
  14. Ançã,Maria Helena; Macário, Maria João; Guzeva, Tatiana; Gomes, Belinda. "O papel da Educação em Português na promoção e difusão da língua – um estudo com um grupo de estagiárias". Revista Lusófona de Educação 27 (2014): 93-108.
  15. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Moreira, António. "Colaboração em fóruns de discussão online para construir conhecimento didático: um estudo na formação inicial de professores". Indagatio Didactica 6 4 (2014): 96-111.
  16. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Moreira, António. "Trabalho colaborativo em fóruns de discussão online: lugares de encontro na formação inicial de professores". Investigar em Educação - Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 1 2 (2014): 123-138.
  17. Lopes, Betina Da Silva; Macario, Maria Joao; Pinto, Mariana; Ança, Maria Helena; Loureiro, Maria Joao. "Learning transitions of three doctoral students in a Portuguese higher education institution facilitated by the use of ICT". International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning 23 2 (2013): 179-179.
    Publicado • 10.1504/IJCEELL.2013.054291
  18. Macário, Maria João Bártolo; Cristina Manuela Sá; António Moreira; Macário, Maria João; LEIP, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro; Sá, Cristina Manuela; LEIP, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro; Moreira, António; Departamento de Educação, Universidade de Aveiro; Sá, Cristina Manuela; CIDTFF/Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores LEIP/Laboratório de ; et al. "Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social". Indagatio Didactica 5 3 (2013): 158-175. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2697.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Macário, Maria João. "Reflexões e dinâmicas colaborativas em torno da construção de um espetáculo". In A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça. Percursos de construção cénica, editado por Alexandre Sampaio; Macário, Maria João, 83-99. Kairos Editions, 2024.
    Publicado
  2. Macário, Maria João; Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá; Luciana mesquita. "Educação em Português e promoção da cidadania global: uma revisão sistemática de estudos publicados". In Pelos mares da língua portuguesa 5. Vol. 2 – língua e ensino, editado por António Manuel Ferreira; Carlos Morais; Maria Fernanda Brasete; Rosa Lídia Coimbra, 379-395. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  3. Melão, Dulce; Macário, Maria João. "Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia". 2022.
  4. Macário, Maria João. "Percursos para o desenvolvimento da cidadania global: a formação de professores e a literatura para a infância". In Educação em línguas e cidadania global: Mapeando caminhos e possibilidades de ação, editado por luciana mesquita; Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá, 7-22. Ua Editora, 2022.
    Publicado
  5. Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá; Macário, Maria João; Silva, Maria Cristina Vieira da. "Estatuto do português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da educação". In Anais do VI SIMELP – Da união à diversidade: tomo 2, 2625-2641. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, 2021.
  6. Macário, Maria João; Cristina Manuela Branco Fernandes de Sá. "Para uma abordagem à ortografia: da consistência do conhecimento científico à adoção de estratégias didáticas". In Propostas didático-pedagógicas para as aulas de português, editado por D. Simões; Madalena Teixeira, 126-151. Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts, 2020.
    Publicado
  7. Macário, Maria João. "Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal". In Desafios de investigacuón educativa durante la pandemia COVID19, editado por Inmaculada Aznar Díaz; María Pilar Cáceres Reche; José Antonio Marín Marín; Antonio José Moreno Guerrero, 243-251. Madrid, Espanha: Dykinson, 2020.
    Publicado
  8. Macário, Maria João; Cristina Manuela Sá; Cristina Vieira da Silva. "Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais: um estudo com futuros profissionais da Educação". In Pelos mares da língua portuguesa IV, editado por António Manuel Ferreira; Carlos Morais; Maria Fernanda Brasete; Rosa Lídia Coimbra, 494-509. Aveiro: UA Editora, 2019.
  9. Ançã, Maria Helena; Macário, Maria João. "Introdução". In A Promoção da Língua Portuguesa e a Educação Linguística, editado por Ançã, Maria Helena; Macário, Maria João, 5-6. Aveiro: UA EDITORA, 2015.
  10. Guzeva,Tatiana; Macário, Maria João. "Promoção da língua portuguesa no ciberespaço". In A Promoção da Língua Portuguesa e a Educação Linguística, editado por Ançã, Maria Helena; Macário, Maria João, 45-66. Aveiro: UA EDITORA, 2015.
  11. Macário, Maria João Bártolo; Cristina Manuela Sá; António Moreira. "Se participar num fórum de discussão, terei oportunidade de melhorar o meu conhecimento didático?". In Experiencias e innovación docente no contexto actual da docencia universitaria, editado por Membiela, P.; Casado, N.; Cebreiros, I., 23-27. Ourense: Educación Editora, 2014.
    Publicado
  12. Ançã, Maria Helena; Macário, Maria João; Guzeva, Tatiana. "Língua portuguesa no espaço lusófono e no mundo". In Formação inicial e continuada de professores: integrando saberes teóricos e práticos, editado por Paiva, Z.; Ohuschi, M.; Ledoux, M.; Borges, R.. Castanhal, PA: Universidade Federal do Pará, Faculdade de Letras, 2014.
  13. Macário, Maria João Bártolo. "Fórum de discussão para desenvolver trabalho colaborativo: uma ferramenta útil para a coconstrução do conhecimento didático?". In Transversalidades II: Representações, instrumentos, práticas e formação, editado por Sá, Cristina Manuela, 143-156. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013.
    Publicado
  14. Macário, Maria João Bártolo; Cristina Manuela Sá. "Como posso trabalhar colaborativamente hoje para desempenhar com eficácia a minha função docente amanhã". In Investigaciones sobre docencia universitaria y nuevas metodologías, editado por Membiela, P.; Casado, N.; Cebreiros, I., 189-194. Ourense: Educación Editora, 2012.
    Publicado
  15. Macário, Maria João; Tréz, Ticiana; Ferrão-Lopes, Sandra; Gonçalves, Jorge; Cabrita, Isabel; Pombo, Lúcia. "Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa". IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español, Portugués y Colombiano, 2011.
Edição de livro
  1. Alexandre Sampaio; Macário, Maria João. A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça. Percursos de construção cénica. Kairos Editions. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Ançã, Maria Helena; Macário, Maria João. A Promoção da Língua Portuguesa e a Educação Linguística. Cadernos do LEIP, Série Temas. Aveiro: UA EDITORA. 2015.
Livro
  1. ANAIS DO VI SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA – DA UNIÃO À DIVERSIDADE: tomo 1. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Moreira, António. "Trabalho colaborativo em fóruns na formação de professores: um contributo para a didática da ortografia/Collaborative work through forums in teacher training: a contribution for the teaching of orthography". Trabalho apresentado em Research Day 2016, 2016.
  2. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Moreira, António. "Se participar num fórum de discussão, terei oportunidade de melhorar o meu conhecimento didático?". Trabalho apresentado em III Congreso Internacional de Docencia Universitaria, 2013.
  3. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Moreira, António. "Como posso trabalhar colaborativamente hoje para desempenhar com eficácia a minha função docente amanhã?". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Docencia Universitaria, 2011.
  4. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Moreira, António. "Collaborative work through forums in teacher training: a contribution for the teaching of orthography". Trabalho apresentado em Research Day 2011, 2011.
  5. Macário, Maria João; Sá, Cristina Manuela; Moreira, António. "Promoção de trabalho colaborativo através de fóruns na formação de professores". Trabalho apresentado em Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de Tecnologias da Informação em Educação: Perspectivas de Inovação, 2011.
Revisão de livro
  1. Macário, Maria João. "Reflexões em torno de Metodologias de Investigação (volume 2)". Revisão de Reflexões em torno de Metodologias de Investigação (volume 1) (2021): https://ria.ua.pt/handle/10773/30770.
    Publicado
  2. Macário, Maria João. "Reflexões em torno de Metodologias de Investigação (volume 1)". Revisão de Reflexões em torno de Metodologias de Investigação (volume 2) (2021):
  3. Macário, Maria João. "Reflexões em torno de Metodologias de Investigação (volume 3)". Revisão de Reflexões em torno de Metodologias de Investigação (2021): https://ria.ua.pt/handle/10773/30773.
  4. Macário, Maria João. "Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa pelo mundo. A presença do CIDTFF na rede Camões, I.P.". (2021):
Tese / Dissertação
  1. Macário, Maria João Bártolo. "Colaboração na formação inicial e abordagem didática da ortografia". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13131.

Outros

Outra produção
  1. Itinerários da leitura através da literatura para a infância – um estudo de caso. Melão, D., & Macário, M. J. (2021). Itinerários da leitura através da literatura para a infância – um estudo de caso. Comunicação apresentada no I Congreso internacional de Hábitos de Lectura y Temas Fracturados en la Literatura Infantil y Juvenil, Facultad de Formación del Profesorado (UEX) e Facultad de Ciencias Sociales y Humanas de Teruel (UNIZAR), Espanha.. 2021. Melão, Dulce; Macário, Maria João.
  2. Promoção da língua portuguesa através da sua abordagem transversal. Macário, M. J. (2021). Promoção da língua portuguesa através da sua abordagem transversal. Comunicação apresentada no Simpósio: Educação em Português e cidadania global, Universidade de Aveiro.. 2021. Macário, Maria João.
  3. Como construir oficinas de escrita, para os primeiros anos de escolaridade? - contributo para a elaboração de propostas didáticas. Comunicação oral a convite Como construir oficinas de escrita, para os primeiros anos de escolaridade? - contributo para a elaboração de propostas didáticas. Dinamização de um seminário aos alunos dos mestrados em 1º CEB e Português e Português e História e Geografia de Portugal do 2.º CEB, em Ensino do 1º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. 2018. Macário, Maria João.
  4. Transversalidade da Língua Portuguesa e seu valor na Sociedade do Séc. XXI. VI Simpósio mundial de estudos da língua portuguesa – a união na diversidade. Coordenação de simpósio. 24 a 28 de outubro de 2017. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.. 2017. Macário, Maria João.
  5. Oficina de escrita. Comunicação oral a convite Oficina de escrita. Dinamização de um seminário aos alunos do mestrado em 1º CEB e Matemática e Ciência Naturais 2º CEB, no âmbito da unidade curricular de Didáticas específicas do 1º CEB – 3º e 4º anos, 16 de março, Santarém, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.. 2016. Macário, Maria João.
  6. Colaboração na formação inicial e abordagem didática da ortografia. Comunicação oral a convite Colaboração na formação inicial e abordagem didática da ortografia. Comunicação oral apresentada no XVII Seminário internacional de educação no Mercosul, promovido pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, Brasil, 18 de junho, Aveiro, Universidade de Aveiro.. 2015. Macário, Maria João.
  7. Fóruns de discussão online e trabalho colaborativo na formação inicial de professores de Português. Comunicação oral a convite Fóruns de discussão online e trabalho colaborativo na formação inicial de professores de Português. Comunicação oral apresentada no Seminário “Transversalidades e promoção da língua portuguesa”, 18 de fevereiro, Aveiro, Universidade de Aveiro, LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português.. 2015. Macário, Maria João.
  8. O novo Acordo Ortográfico: que papel na consolidação e defesa da Língua Portuguesa. Comunicação oral a convite O novo Acordo Ortográfico: que papel na consolidação e defesa da Língua Portuguesa. Comunicação aos mestrandos da unidade curricular de Didática e Desenvolvimento Curricular do Português do Mestrado em Ensino do Português-Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, 14 de novembro, Aveiro, Universidade de Aveiro.. 2014. Macário, Maria João.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Educação em Português e promoção da cidadania global: uma revisão sistemática de estudos publicados 5.º Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa”
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2020 Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019 Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal seminário de outono do LEIP: 15 anos de investigação em Educação em Português
LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 Como construir oficinas de escrita, para os primeiros anos de escolaridade? - contributo para a elaboração de propostas didáticas
2016 Oficina de escrita
2016 A gramática e o seu ensino: um estudo de caso 1º Encontro Temático APL ESE - Formação para a promoção de competências em Língua Materna, conjuntamente com o 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1º anos de escolaridade e o 7.º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Lisboa
2015 Colaboração na formação inicial e abordagem didática da ortografia XVII Seminário internacional de educação no Mercosul
Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ (Brasil)
2015 Fóruns de discussão online e trabalho colaborativo na formação inicial de professores de Português Seminário “Transversalidades e promoção da língua portuguesa
, LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português
2014 Educação em Português: reflexão de (futuros) professores sobre potencialidades e difusão da Língua Portuguesa XII Congresso SPCE. Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
2012 Trabalho colaborativo em fóruns na formação de professores II Encontro do LEIP – Ensinar Português hoje: problemas e desafios
LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português, Universidade de Aveiro

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 orientação (com João Rocha, professor adjunto da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Ivo Bordonhos Silva.
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024 - 2024 orientação (com João Rocha, professor adjunto da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Joana Vaz Rodrigues.
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023 - 2023 orientação (com João Rocha, professor adjunto da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Daniela Filipa Santos.
Orientador
2022 - 2022 orientação (com João Rocha, professor coordenador da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Patrícia Filipa Valor de Pinho.
Orientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2022 orientação (com João Rocha, professor coordenador da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Beatriz Soares Marques.
Coorientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Arguente principal das provas de Mestrado em Educação e Formação da Universidade de Aveiro da licª Mariana Vieira Martins, com o trabalho intitulado O ENSINO DA ESCRITA DE PORTUGUÊS NUMA TURMA DE NATUREZA MULTILINGUE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COLABORATIVA, 12 de dezembro de 2023 (Orientadora: Maria Madalena Teixeira, Professora Auxiliar com agregação da Universidade de Aveiro). Mariana Vieira Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação de Viseu/Instituto Politécnico de Viseu de Francis Maria Pereira Ribeiro, com o trabalho intitulado Iconicidade no livro adaptado “Mariana a menina que sonha acordada” para crianças com PEA: uma proposta de adequação pictográfica, 29 de maio de 2024 (Orientadora: Ana Isabel Silva, Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação de Viseu). Francis Maria Pereira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024 Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º Ciclo) da Universidade de Aveiro de Maria Raquel Espírito Santo Ranito, com o trabalho intitulado ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ORTOGRÁFICA: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 5 de julho de 2024 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). Maria Raquel Espírito Santo Ranito (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º Ciclo) da Universidade de Aveiro de Maria Inês Ferreira Ramos, com o trabalho intitulado PONTUAÇÃO E COMPREENSÃO NA LEITURA: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 5 de julho de 2024 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). Maria Inês Ferreira Ramos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º Ciclo) da Universidade de Aveiro de Solange Patrícia Fernandes Silva, com o trabalho intitulado A Poesia no desenvolvimento da Literacia Emergente em contexto de Educação Pré-Escolar, 17 de julho de 2024 (Orientadora: Filomena Rosinda de Oliveira Martins, Professora Associada Convidada Aposentada da Universidade de Aveiro). Solange Patrícia Fernandes Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 Presidente do júri de apresentação pública e avaliação da componente de formação em contexto de trabalho, no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação de Viseu de Eva Pereira dos Santos. (Orientador: Carla Lacerda, Escola Superior de Educação de Viseu). Eva Pereira dos Santos. (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024 Arguente do júri de apresentação pública e avaliação da componente de formação em contexto de trabalho, no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação de Viseu de Mariana Jesus Belino (Orientador: Ana Berta Alves, Escola Superior de Educação de Viseu). Mariana Jesus Belino (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024 Presidente do júri de apresentação pública e avaliação da componente de formação em contexto de trabalho, no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação de Viseu de Joana Rita Silva Gama. (Orientador: Mariana Veloso, Escola Superior de Educação de Viseu). Joana Rita Silva Gama (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024 Arguente do júri de apresentação pública e avaliação da componente de formação em contexto de trabalho, no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação de Viseu de Mafalda Coelho Nascimento (Orientador: Henrique Ramalho, Escola Superior de Educação de Viseu). Mafalda Coelho Nascimento (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023 Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Rita Isabel Moreira da Silva, com o trabalho intitulado A influência da consciência fonológica no ensino da escrita: um projeto no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, 19 de janeiro de 2023 (Coorientadora: Mónica Lourenço, Investigadora Doutorada (nível1) da Universidade de Aveiro). Rita Isabel Moreira da Silva (Mestrado)
2023 Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e do 2.º Ciclo do Ensino Básico de Português e História e Geografia de Portugal da Escola Superior de Educação de Viseu da licª Joana Filipa Gomes Nunes, com o trabalho intitulado A Motivação para a Leitura no Contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico, 19 de abril de 2023 (Orientadora: Dulce Melão, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Viseu). Joana Filipa Gomes Nunes (Mestrado)
2023 Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti da licª Joana Daniela Leão Moreira, com o trabalho intitulado O registo pedagógico como instrumento de avaliação da linguagem escrita, 20 de julho de 2023 (Orientadora: Maria Cristina Vieira, docente da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti). Joana Daniela Leão Moreira (Mestrado)
2023 Arguente principal da discussão do projeto de investigação em Didática e Desenvolvimento Curricular, no âmbito do Programa Doutoral em Educação, Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular da Universidade de Aveiro da mestre Belisanda de Jesus da Silva Soares Tafoi, com o trabalho intitulado Kamishibai plurilingue como constructo da valorização e aprendizagem linguística com alunos em Turma de Acolhimento, 21 de junho de 2023 (Orientadora: Rosa Maria Faneca, Investigadora Doutorada (nível 1) da Universidade de Aveiro). Belisanda de Jesus da Silva Soares Tafoi (Outro)
2023 Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Ana Carolina Pereira Pinto, com o trabalho intitulado Da Narrativa à dramatização pela Leitura expressiva:um estudo no 2º ciclo do Ensino Básico, 20 de outubro de 2023 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). Ana Carolina Pereira Pinto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Gabriela Santos Gomes, com o trabalho intitulado Da Narrativa à dramatização pela escrita: um estudo no 2º ciclo do Ensino Básico, 20 de outubro de 2023 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). Gabriela Santos Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/10/28 Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Sara Nunes Oliveira, com o trabalho intitulado Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade, 28 de outubro de 2022 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). Sara Nunes Oliveira (Mestrado)
2022/10/28 Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Beatriz de Sá Barros, com o trabalho intitulado Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da escrita, 28 de outubro de 2022 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). Beatriz de Sá Barros (Mestrado)
2022/04/29 Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação de Viseu da licª Joana Silva Alves, com o trabalho intitulado A influência da Incapacidade Intelectual na articulação verbal em crianças do 1.º CEB, 29 de abril de 2022 (Orientadora: Ana Isabel Silva, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Viseu). Joana Silva Alves (Mestrado)
2022 Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Rafaela Isabel Martins Lobão, com o trabalho intitulado A importância dos hábitos de leitura na formação de leitores do 4.º ano, 22 de novembro de 2022 (Coorientadora: Maria Madalena Teixeira, Professora Auxiliar com agregação da Universidade de Aveiro). Rafaela Isabel Martins Lobão (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) - Investigação e Práticas
2023 - 2023 Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação, Literacias, Inclusão e Tecnologias

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Ebook Formar para ensinar a língua materna no século XXI. Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos
2024 - 2024 Special Issue on “Innovative Pedagogical Educational Tools in Higher Education Institutions (HEIs)” da revista Journal of Global Business and Technology
2023 - 2023 Revista Saber & Educar
2023 - 2023 Ebook Percursos de Educação linguística
2019/06 - 2019/06 Revista Online Indagatio Didactica
2018/06 - 2018/06 Revista Online Indagatio Didactica
2016/12 - 2016/12 Revista Online Indagatio Didactica

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - Atual Membro da equipa científico-pedagógica de Avaliação de manuais de português de 1.º Ciclo do Ensino Básico - Português – 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, Escola Superior de Educação de Viseu

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - 2022 Membro da Comissão Científica do Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação, Literacias, Inclusão e Tecnologias, 21-22 outubro, Escola Superior de Educação de Viseu
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2022 Membro da Comissão Científica do Ebook: Pessoa, M. S. (2022). Percursos de Educação linguística. UA Editora. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/34025/1/Cadernos%20Didaticos_10_RIA.pdf

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/07 - 2022/07 Membro do júri do Concurso literário no âmbito da Matemática: Histórias… com Matemática 2022, 15.ª edição. Julho de 2022. Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu.
2020/06 - 2020/06 Membro do júri do Concurso literário no âmbito da Matemática: Histórias… com Matemática 2020, 13.ª edição. Junho de 2020. Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Distinções

Outra distinção

2014 Distinção e louvor (doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 Bolsa de Mérito pela obtenção de aproveitamento académico superior a 16 valores
2003 Bolsa de Mérito pela obtenção de aproveitamento académico superior a 16 valores