Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria João Bártolo Macário
Nomes de citação
- Macário, Maria João
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4D16-C476-B377
- ORCID iD
- 0000-0002-7630-2713
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009 - 2014
Concluído
|
Programa Doutoral em Didática e Formação (Doutoramento)
Especialização em Ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Colaboração na formação inicial e abordagem didática da ortografia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado, com registo em ata de louvor e distinção |
2006
Concluído
|
Estudos Portugueses - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16,8 |
2005
Concluído
|
Estudos Portugueses - Ramo Científico (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16,4 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/02 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2018 - 2023 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade de Aveiro Escola Superior Aveiro Norte, Portugal |
2018/02/19 - 2018/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2015/10/01 - 2016/07/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2016/02/22 - 2016/07/20 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09 - 2024/08 | AI Literacy Network in Primary Education - AILIT
KA220-SCH-C4A7756B
Investigador
|
|
2021/09 - 2023/06 | A Toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça
S/código
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Instituto Politécnico de Viseu
Em curso
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022 | Educação em Português e promoção da cidadania global: uma revisão sistemática de estudos publicados | 5.º Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa”
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2020 | Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal | XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019 | Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal | seminário de outono do LEIP: 15 anos de investigação em Educação em Português
LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018 | Como construir oficinas de escrita, para os primeiros anos de escolaridade? - contributo para a elaboração de propostas didáticas | |
2016 | Oficina de escrita | |
2016 | A gramática e o seu ensino: um estudo de caso | 1º Encontro Temático APL ESE - Formação para a promoção de competências em Língua Materna, conjuntamente com o 8.º Encontro
Língua Portuguesa nos 1º anos de escolaridade e o 7.º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Lisboa
|
2015 | Colaboração na formação inicial e abordagem didática da ortografia | XVII Seminário internacional de educação no Mercosul
Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ (Brasil)
|
2015 | Fóruns de discussão online e trabalho colaborativo na formação inicial de professores de Português | Seminário “Transversalidades e promoção da língua portuguesa
, LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português
|
2014 | Educação em Português: reflexão de (futuros) professores sobre potencialidades e difusão da Língua Portuguesa | XII Congresso SPCE. Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar |
2012 | Trabalho colaborativo em fóruns na formação de professores | II Encontro do LEIP – Ensinar Português hoje: problemas e desafios
LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português, Universidade de Aveiro
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - 2024 | orientação (com João Rocha, professor adjunto da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito
do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Ivo Bordonhos Silva.
Orientador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2024 - 2024 | orientação (com João Rocha, professor adjunto da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito
do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Joana Vaz Rodrigues.
Orientador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2023 - 2023 | orientação (com João Rocha, professor adjunto da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito
do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Daniela Filipa Santos.
Orientador
|
|
2022 - 2022 | orientação (com João Rocha, professor coordenador da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito
do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Patrícia Filipa Valor de Pinho.
Orientador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022 - 2022 | orientação (com João Rocha, professor coordenador da Escola Superior de Educação de Viseu) do portefólio de estágio no âmbito
do Curso Técnico Superior Profissional, pela Escola Superior de Educação de Viseu, de Beatriz Soares Marques.
Coorientador
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Arguente principal das provas de Mestrado em Educação e Formação da Universidade de Aveiro da licª Mariana Vieira Martins, com o trabalho intitulado O ENSINO DA ESCRITA DE PORTUGUÊS NUMA TURMA DE NATUREZA MULTILINGUE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COLABORATIVA, 12 de dezembro de 2023 (Orientadora: Maria Madalena Teixeira, Professora Auxiliar com agregação da Universidade de Aveiro). | Mariana Vieira Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 | Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação de Viseu/Instituto Politécnico de Viseu de Francis Maria Pereira Ribeiro, com o trabalho intitulado Iconicidade no livro adaptado “Mariana a menina que sonha acordada” para crianças com PEA: uma proposta de adequação pictográfica, 29 de maio de 2024 (Orientadora: Ana Isabel Silva, Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação de Viseu). | Francis Maria Pereira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2024 | Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º Ciclo) da Universidade de Aveiro de Maria Raquel Espírito Santo Ranito, com o trabalho intitulado ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ORTOGRÁFICA: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 5 de julho de 2024 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). | Maria Raquel Espírito Santo Ranito (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 | Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º Ciclo) da Universidade de Aveiro de Maria Inês Ferreira Ramos, com o trabalho intitulado PONTUAÇÃO E COMPREENSÃO NA LEITURA: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 5 de julho de 2024 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). | Maria Inês Ferreira Ramos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 | Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º Ciclo) da Universidade de Aveiro de Solange Patrícia Fernandes Silva, com o trabalho intitulado A Poesia no desenvolvimento da Literacia Emergente em contexto de Educação Pré-Escolar, 17 de julho de 2024 (Orientadora: Filomena Rosinda de Oliveira Martins, Professora Associada Convidada Aposentada da Universidade de Aveiro). | Solange Patrícia Fernandes Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024 | Presidente do júri de apresentação pública e avaliação da componente de formação em contexto de trabalho, no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação de Viseu de Eva Pereira dos Santos. (Orientador: Carla Lacerda, Escola Superior de Educação de Viseu). | Eva Pereira dos Santos. (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2024 | Arguente do júri de apresentação pública e avaliação da componente de formação em contexto de trabalho, no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação de Viseu de Mariana Jesus Belino (Orientador: Ana Berta Alves, Escola Superior de Educação de Viseu). | Mariana Jesus Belino (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2024 | Presidente do júri de apresentação pública e avaliação da componente de formação em contexto de trabalho, no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação de Viseu de Joana Rita Silva Gama. (Orientador: Mariana Veloso, Escola Superior de Educação de Viseu). | Joana Rita Silva Gama (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2024 | Arguente do júri de apresentação pública e avaliação da componente de formação em contexto de trabalho, no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância da Escola Superior de Educação de Viseu de Mafalda Coelho Nascimento (Orientador: Henrique Ramalho, Escola Superior de Educação de Viseu). | Mafalda Coelho Nascimento (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2023 | Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Rita Isabel Moreira da Silva, com o trabalho intitulado A influência da consciência fonológica no ensino da escrita: um projeto no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, 19 de janeiro de 2023 (Coorientadora: Mónica Lourenço, Investigadora Doutorada (nível1) da Universidade de Aveiro). | Rita Isabel Moreira da Silva (Mestrado) |
2023 | Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e do 2.º Ciclo do Ensino Básico de Português e História e Geografia de Portugal da Escola Superior de Educação de Viseu da licª Joana Filipa Gomes Nunes, com o trabalho intitulado A Motivação para a Leitura no Contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico, 19 de abril de 2023 (Orientadora: Dulce Melão, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Viseu). | Joana Filipa Gomes Nunes (Mestrado) |
2023 | Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti da licª Joana Daniela Leão Moreira, com o trabalho intitulado O registo pedagógico como instrumento de avaliação da linguagem escrita, 20 de julho de 2023 (Orientadora: Maria Cristina Vieira, docente da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti). | Joana Daniela Leão Moreira (Mestrado) |
2023 | Arguente principal da discussão do projeto de investigação em Didática e Desenvolvimento Curricular, no âmbito do Programa Doutoral em Educação, Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular da Universidade de Aveiro da mestre Belisanda de Jesus da Silva Soares Tafoi, com o trabalho intitulado Kamishibai plurilingue como constructo da valorização e aprendizagem linguística com alunos em Turma de Acolhimento, 21 de junho de 2023 (Orientadora: Rosa Maria Faneca, Investigadora Doutorada (nível 1) da Universidade de Aveiro). | Belisanda de Jesus da Silva Soares Tafoi (Outro) |
2023 | Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Ana Carolina Pereira Pinto, com o trabalho intitulado Da Narrativa à dramatização pela Leitura expressiva:um estudo no 2º ciclo do Ensino Básico, 20 de outubro de 2023 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). | Ana Carolina Pereira Pinto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 | Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Gabriela Santos Gomes, com o trabalho intitulado Da Narrativa à dramatização pela escrita: um estudo no 2º ciclo do Ensino Básico, 20 de outubro de 2023 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). | Gabriela Santos Gomes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/10/28 | Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Sara Nunes Oliveira, com o trabalho intitulado Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade, 28 de outubro de 2022 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). | Sara Nunes Oliveira (Mestrado) |
2022/10/28 | Arguente principal das provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Beatriz de Sá Barros, com o trabalho intitulado Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da escrita, 28 de outubro de 2022 (Orientadora: Cristina Manuela Sá, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro). | Beatriz de Sá Barros (Mestrado) |
2022/04/29 | Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação de Viseu da licª Joana Silva Alves, com o trabalho intitulado A influência da Incapacidade Intelectual na articulação verbal em crianças do 1.º CEB, 29 de abril de 2022 (Orientadora: Ana Isabel Silva, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Viseu). | Joana Silva Alves (Mestrado) |
2022 | Arguente principal das provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro da licª Rafaela Isabel Martins Lobão, com o trabalho intitulado A importância dos hábitos de leitura na formação de leitores do 4.º ano, 22 de novembro de 2022 (Coorientadora: Maria Madalena Teixeira, Professora Auxiliar com agregação da Universidade de Aveiro). | Rafaela Isabel Martins Lobão (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) - Investigação e Práticas | |
2023 - 2023 | Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação, Literacias, Inclusão e Tecnologias |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | Ebook Formar para ensinar a língua materna no século XXI. Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos | |
2024 - 2024 | Special Issue on “Innovative Pedagogical Educational Tools in Higher Education Institutions (HEIs)” da revista Journal of Global Business and Technology | |
2023 - 2023 | Revista Saber & Educar | |
2023 - 2023 | Ebook Percursos de Educação linguística | |
2019/06 - 2019/06 | Revista Online Indagatio Didactica | |
2018/06 - 2018/06 | Revista Online Indagatio Didactica | |
2016/12 - 2016/12 | Revista Online Indagatio Didactica |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Membro da equipa científico-pedagógica de Avaliação de manuais de português de 1.º Ciclo do Ensino Básico - Português – 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, Escola Superior de Educação de Viseu |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica do Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação, Literacias, Inclusão e Tecnologias, 21-22
outubro, Escola Superior de Educação de Viseu
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica do Ebook: Pessoa, M. S. (2022). Percursos de Educação linguística. UA Editora. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/34025/1/Cadernos%20Didaticos_10_RIA.pdf |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/07 - 2022/07 | Membro do júri do Concurso literário no âmbito da Matemática: Histórias… com Matemática 2022, 15.ª edição. Julho de 2022. Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu. | |
2020/06 - 2020/06 | Membro do júri do Concurso literário no âmbito da Matemática: Histórias… com Matemática 2020, 13.ª edição. Junho de 2020. Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2014 | Distinção e louvor (doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2004 | Bolsa de Mérito pela obtenção de aproveitamento académico superior a 16 valores |
2003 | Bolsa de Mérito pela obtenção de aproveitamento académico superior a 16 valores |