???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Zaila Maria Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Zaila
  • Oliveira, Z.

Identificadores de autor

Ciência ID
511F-C11A-1CA7
ORCID iD
0000-0002-7002-7626

Endereços de correio eletrónico

  • zoliveira@umaia.pt (Profissional)
  • zmo@iscap.ipp.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 913897281 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Formação
Grau Classificação
2017/09/22
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Aferição de Métodos de Medição da Imagem de Destino Turístico." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/18 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Maia, Portugal
2022/02/22 - 2023/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Roriz, D.; Teixeira, S.; Oliveira, Z.. "Factors that influence the purchase intention of sustainable clothing". 2024.
  2. Pratas,J.; Oliveira, Z.; Teixeira, S.. "Decoding Loyalty: Analyzing the Relationship between Consumer Motivations to Adhere and Key Features Driving ongoing Participation in Loyalty Programs". 2024.
  3. Teixeira, S.; Oliveira, Z.; Teixeira, S. F.. "Digital marketing and sustainable tourism: a bibliometric analysis". 2024.
  4. Oliveira, Z.; Alcantara, L.; Teixeira S.; Teixeira, S. F.. "Perspective Of Social Media in The Influence of Decisions to Purchase Beauty Products In Fortaleza (Brazil).". 2024.
  5. Francisco, M.; Teixeira S. F; Reis J. L.; Oliveira, Z.; Teixeira S.. "Purchase decision process: consumer involvement and the perceived risks of habitual wine consumers". 2024.
  6. Teixeira S.; Oliveira, Zaila. Autor correspondente: Teixeira S.. "Mobile Marketing determinants in consumer's purchase intention". Praga, 2023.
    No prelo
  7. Pratas, Joaquim; Amorim, C.; Oliveira, Zaila; Carlos, V.; Reis, J.. "Retail Chatbots main topics and research over time: A bibliometric and content analysis.". Praga, 2023.
    No prelo
  8. Flávia Rodrigues; José Luís Reis; Sandrina Teixeira; Oliveira, Zaila. "Website analysis to improve the performance of companies and the relationship with their customers, in time of the COVID19 pandemic: the case study of the MO brand". Cuenca, 2023.
    Publicado
  9. Pratas, J.; Oliveira, Zaila. Autor correspondente: Pratas, J.. "QR codes research in marketing: A bibliometric and content analysis". Santiago de Compostela, 2022.
    Publicado
  10. Oliveira, Zaila. "Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online: os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros". Aveiro, 2022.
    Publicado
  11. Oliveira, Zaila. "Tourism Segmentation: City Marketing in Environmental Tourism, the case of the TAMAR Project". Porto, 2021.
    Publicado
  12. "A imagem turística de Portugal no Brasil: a influência dos atributos na formação da imagem de um destino turístico". 2008.
Artigo em revista
  1. Alves, Joana; Teixeira, Sara; Oliveira, Zaila; Teixeira, Sandrina. "Factors influencing brands’ reputation on social media". Management & Marketing 19 4 (2024): 692-709. https://doi.org/10.2478/mmcks-2024-0031.
    10.2478/mmcks-2024-0031
  2. Shojaei, A.S.; Barbosa, B.; Oliveira, Z.; Coelho, A.M.R.. "Perceived greenwashing and its impact on eco-friendly product purchase". Tourism and Management Studies 20 2 (2024): 1-12. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85186948215&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.18089/tms.20240201
  3. Belem Barbosa, Zaila Oliveira, Valentina Chkoniya, Mehdi Mahdav. "Significance of verbal and visual cues in communicating perfume properties over the Internet". Observatorio (OBS*) Journal (2023): https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2289/188188272.
    https://doi.org/10.15847/obsOBS17420232289.
  4. Barbosa, B.; Oliveira, Zaila; Chkoniya, V.; Mahdavi, Mehdi. "Significance of verbal and visual cues in communicating perfume properties over the Internet". Observatorio (OBS*) 17 4 (2023): 88-106.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Zaila Maria Oliveira; Tatiana Monteiro Holanda; Sandrina Teixeira; Sara Teixeira. "Understanding the difficulties of leadership in the context of social entrepreneurship". Dutch Journal of Finance and Management (2023): https://doi.org/10.55267/djfm/14057.
    10.55267/djfm/14057
  6. Teixeira, S., Oliveira, Z., Teixeira, S., & Teixeira, S.. "Understanding the Impact of Online Communication Strategies on Consumer Purchase Intention for Green Cosmetics". Sustainability (2023): https://www.mdpi.com/2071-1050/15/20/14784.
    https://doi.org/10.3390/su152014784
  7. Oliveira, Zaila Maria; Teixeira, Sara; Souza, Elnivan; Souza, Cristiane; Pessoa, Rosangela. "Reverse Logistics: an approach to raising awareness of the risks caused by the incorrect disposal of expired drugs". Dutch Journal of Finance and Management 6 1 (2023): https://doi.org/10.55267/djfm/13423.
    10.55267/djfm/13423
  8. Souza, Elnivan; Forte, Sergio; Teixeira, Sara; Oliveira, Zaila Maria; Teixeira, Sandrina. "Revisiting Strategy and Performance Concepts in the Strategy Tripod Framework". Dutch Journal of Finance and Management 6 1 (2023): https://doi.org/10.55267/djfm/13422.
    10.55267/djfm/13422
  9. Oliveira, Zaila; Silva, A. F.; Teixeira, S.. "Factors Affecting the Relationship between Brands and Digital Consumer in Portugal". International Journal of Marketing, Communication and New Media 11 20 (2023): 226-256.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Sandrina Teixeira; Belem Barbosa; Hugo Cunha; Zaila Oliveira. "Exploring the Antecedents of Organic Food Purchase Intention: An Extension of the Theory of Planned Behavior". Sustainability 14 1 (2021): 242-242. http://dx.doi.org/10.3390/su14010242.
    10.3390/su14010242
  11. Barbosa, B.; Mahdavi, M.; Oliveira, Z.; Chkoniya, V.. "Buying perfume in the digital age: A study on e-shoppers’ perceptions and typologies". Asian Journal of Business and Accounting 14 1 (2021): 1-32. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85111939629&partnerID=MN8TOARS.
    10.22452/ajba.vol14no1.1
  12. "Eu não vejo, mas Sou Vista- um estudo sobre o consumo de roupas por pessoas com deficiência visual". REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING 19 (2020): 197-215. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v19i1.17140.
    10.5585/remark.v19i1.17140
  13. Mahdavi, M.; Barbosa, B.; Oliveira, Z.; Chkoniya, V.. "Sounds of scents: olfactory-auditory correspondences in the online purchase experience of perfume". Revista Brasileira de Gestao de Negocios 22 4 (2020): 836-853. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85098159219&partnerID=MN8TOARS.
    10.7819/rbgn.v22i4.4083
  14. "Comportamento de Compra do Consumidor em Mercados de Moda Informa". REVISTA GESTÃO EM ANÁLISE 8 (2019): 149-162.
    10.12662/2359-618xregea
  15. "Scents of celebrities: Endorsers? impact on buyers? online perfume purchase". Management & Marketing. Challenges for the Knowledge Society 14 (2019): 304-317. http://dx.doi.org/10.2478/mmcks-2019-0022.
    10.2478/mmcks-2019-0022
Artigo em revista (magazine)
  1. Barroso,T.B.; Oliveira, Z. "O marketing digital na conexao das relações de consumo", 2021
    https://doi.org/10.54663/2182-9306.2021.v9n17.27-47
  2. Meneses, N. E. O; Oliveira, Z.M. "Liderança Feminina: os desafios da mulher no mercado empresarial brasileiro", Diálogos Acadêmicos, 2015
Capítulo de livro
  1. Laryssa Silva; Zaila Oliveira; Sara Teixeira. "The Impact of the Aviation Hub for Tourism in Ceara, Brazil". 2024.
    10.4018/979-8-3693-7021-6.ch003
  2. Pinto, M.O.; Teixeira, S.; Oliveira, Z.. "Self-promotion strategies on Instagram: A case study of a digital micro-influencer". 300-324. 2024.
  3. Teixeira, S.; Oliveira, Z.M.. "Determining consensus on the acceptance and actions of metaverse marketing in the Portuguese market". 84-107. 2024.
  4. Zaila Oliveira; Sara Teixeira; Sandrina F. Teixeira. "The Attitude of Portuguese Consumers of Green Cosmetics: The Influence of Environmental Concern and Health Concern.". In The Influence of Environmental Concern and Health Concern. 2024.
    10.4018/978-1-6684-9277-2.ch008
  5. Zaíla Oliveira; Sara Teixeira; Sandrina Teixeira; Joaquim Monteiro Pratas. "The Use of Social Media: Influence of Content Marketing for Brazilian Health Industry SMEs". In Connecting With Consumers Through Effective Personalization and Programmatic Advertising, 243-267. 2023.
    10.4018/978-1-6684-9146-1.ch013
  6. Barbosa, B.; Oliveira, Z.; Teixeira, S.F.; Gomes, V.P.. "Understanding Google Ads metrics for SME". 123-144. 2021.
  7. Maia, I. L.; Brito, M. I. S. de; Oliveira, Z. M.; Magalhães Neto, A. B.; Morais, D. M. C.. "Sustentabilidade e as organizações: um estudo de caso sobre a aplicação de marketing sustentável em uma indústria de água mineral.". In Compartilhando Saberes Científicos-Uniesp, 96-113. Brasil, 2021.
  8. Oliveira, Z.M.; Souza, C.M.A; Pessoa, R.A; Oliveira, O.V.; Araujo, F.C.M.. "O Perfil do Consumidor Universitário de E-Commerce de Fortaleza". In Tópicos de Marketing, 110-119. Brasil: Poisson, 2018.
Livro
  1. Teixeira, S.; Oliveira, Z.; Souza, E.. Preface. 2023.
  2. Teixeira, S.; Oliveira, Z.; Souza, E.. Using influencer marketing as a digital business strategy. 2023.
    10.4018/9798369305515