Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lubélia Maria Machado Lopes de Azevedo
Nomes de citação
- Lopes de Azevedo, Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5211-F41E-0248
- ORCID iD
- 0000-0001-9952-4979
Endereços de correio eletrónico
- maria.azevedo@ipportalegre.pt (Profissional)
- lmmlazevedo@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- (+351) 245301500 (Profissional)
Moradas
- Praça do Município, 11, 7300-110, Portalegre, Portalegre, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/06/16 - 2024/06/21
Concluído
|
Formação inicial para peritos externos EQAVET (Outros)
Especialização em Modelo Nacional EQAVET – Formação de Peritos (ANQEP)
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal
|
|
2024/01/24 - 2024/01/24
Concluído
|
Webinar: ChatGPT para Professores (Outros)
Especialização em Formação professores
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
|
2019
Concluído
|
Equidad e Innovación en Educación (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"O cinema como recurso pedagógico no quefacer formativo e profissional dos educadores sociais: análise das suas realidades
e perspetivas de futuro em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente |
2018
Concluído
|
Igualdade de Género (Diploma de especialização)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Excelente |
2009
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação de Adultos e Animação Comunitária
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Educação de Adultos um Lugar Branco?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2005
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | CIEIFM - Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães, Portugal |
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | NITCE - Núcleo de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação, Portugal |
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal | ||
2021 - 2024 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/05/24 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2017/11 - 2022/05 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2020/10/01 - 2022/02 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2021 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique | ||
2018/10 - 2020/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/11 - 2017/10 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2010/10 - 2015/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/10 - 2013/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2005/12 - 2006/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - 2022/05 | Coordenadora do CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/11 - 2022/05 | Coordenadora do Departamento de Educação | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/11 - 2022/05 | Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2020/10 - 2022/02/23 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/05 - 2022 | Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018/04 - 2020/09 | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/11 - 2020/08 | Coordenadora do CTeSP em Serviço Familiar e Comunitário | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2019 - 2019 | PEP do Novo Ciclo de Estudos em Educação Social submetido à CAE da A3ES em 2019, acreditado por 3 anos | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2005 - 2009 | Coordenadora e Supervisora de Aulas de Português para Estrangeiros | Universidade Popular do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Membro do Conselho Editorial Internacional da RAC: Revista Angolana de Ciências | Revista Angolana de Ciências, Moçambique |
2019/09 - 2022/05 | Coordenadora do Gabinete de Consultoria aos Agrupamentos de Escolas | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/11 - 2022/05 | Representante do Ensino Superior no Conselho Geral no Agrupamento de Escolas António Ferreira Gomes | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes, Portugal | ||
2017/11 - 2018/01 | Representante do Ensino Superior no Conselho Municipal de Educação na Câmara Municipal de Penafiel | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Câmara Municipal de Penafiel, Portugal | ||
2015/12 - 2017/10 | Diretora Pedagógica | Lancaster King's School, Portugal |
2005 - 2013 | Assessora da Direção | Universidade Popular do Porto, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Imagem social dos professores - a perceção dos alunos
Investigador
NITCE - Núcleo de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação, Portugal
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro
Em curso
|
2018 - Atual | Parentalidade positiva - uma estratégia de promoção do sucesso educativo
Investigador
NITCE - Núcleo de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação, Portugal
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | "Quem e porquê escolhe ingressar na licenciatura em Educação Social – análise da realidade em dois institutos politécnicos". Bonifácio, Evangelina; Lopes de Azevedo, Maria; Madureira, Cristiana. | 11.a Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – Territórios, Municípios, Redes e Parcerias:
Mediação Intercultural e Intervenção Social.
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2022/10/15 | OS PRIMEIROS PASSOS, DE UM LONGO PERCURSO, PELO COMPLEXO SOCIAL DE LOUSADA |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2021 | EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA EDUCATIVA | III Encontro a Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora e II Jornada Internacional sobre Formação de
Professor@s de Educação Infantil
Universidade de Évora
|
2021 | UM OCEANO DE NOVE PEIXINHOS | III Encontro a Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora e II Jornada Internacional sobre Formação de
Professor@s de Educação Infantil
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019/10/18 | Desleitura do livro o professor observador e actor - 47 anos depois Traduzida por Planchard, 1978 | Congresso Internacional Influencias Belgas en la Educación Española e Iberoamericana
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2019/07/19 | O Cinema como recurso pedagógico no quefacer formativo e profissional dos educadores sociais | III Seminário Internacional de Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2019/07/18 | Imagem Social dos Professores na Perceção dos Alunos: Bom Professor ou Professor Bom? | III Seminário Internacional de Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2019 | Nísia Floresta - Educação: Pensadores ao longo da História | VI Jornadas da Prática Pedagógica: Pedagogia(s) sem Tempo: (des)construindo a praxis educativa.
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/06/15 | A árvore da democracia: (pre)ocupações pedagógicas intemporais | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/15 | A pedagogia do oprimido: uma (re)leitura atual | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/15 | Per(curso) na valência de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/15 | Diz-me como aprendes... dir-te-ei o papel que assumes na avaliação | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/14 | Entre a vida profissional, familiar e pessoal: oportunidades ou ameaças? | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/14 | Perfil ou perfis?: (re)leitura e análise do Despacho 6478/2017 de 26 de julho | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2017/07/21 | Ser Professor uma (pre)ocupação legislativa? | I Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2017/05/05 | Diz-nos quem te ensina e dir-te-emos quem é um bom professor | II Encontro Internacional de Formação para a Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2016/06/17 | O filme "Entre le Murs" e a falsa universalidade da escola | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/17 | Reflexos e reflexões em torno do filme: o dia da saia | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/16 | Viver a rua ou viver na rua? Os meninos de rua na cidade do Mindelo em Cabo Verde. | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/16 | O filme Babel: a educação para os valores e para a diferença num mundo globalizado e (in)comunicacional | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/16 | Contributos das práticas educativas observadas no filme Ser e Ter: um olhar ficcional da realidade educativa | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/16 | O portefólio reflexivo enquanto instrumento promotor de desenvolvimento profissional docente | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/04/03 | Ética para quê na Formação de Professores? | I Encontro Internacional de Formação para a Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2015/07/24 | O cinema como recurso pedagógico no quefacer formativo e profissional dos educadores sociais: análise das suas realidades e perspectivas de futuro em Portugal | I Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2015/07/23 | Inovação de Práticas Pedagógicas - Estratégias de Supervisão na Transformação da Práxis Docentes | I Seminário Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano"
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2015/05 | Plano de Doutoramento | I Encontro Internacional de Jovens Investigadores
(Poio, Espanha)
|
2014/11 | Desigualdade Social vs Ordenamento do Território e educação em Cabo Verde | I Foro sobre África, Educación y Desarrollo. Lengua, Literatura y Ciencias de la Educación en los Sistemas Educativos del
África Subsahariana
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2008/03 | UPP - Universidade Popular do Porto: espaço aberto na (re)construção de Projectos de Desenvolvimento Humano ao Longo da Vida numa lógica participada e multidisciplinar | XVI Semana da Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2022 | O papel do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento integral num aluno com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador de Teresa Alexandra Bessa Moreira
|
Mestrado Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2022 | A solidariedade no 1º CEB: o desenvolvimento de um projeto
Orientador de Sara Filipa de Jesus Lopes
|
Mestrado Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2022 | O impacto das rotinas na construção das aprendizagens nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Márcia Vanessa de Jesus Cunha
|
Mestrado Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020/05 - 2021/07 | O lúdico como instrumento pedagógico nos processos de aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo do ensino Básico
Orientador de Susana Maria Matos Nogueira
|
Mestrado educação pré escolar e ensino 1º ceb (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020 - 2021 | O papel de Brincar livre ou estruturadamente nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças do 1.º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador de Inês Gabriela Costa Pinto
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020 - 2021 | Ensinar e aprender a escrita: o desafio da (auto)correção ortográfica no 1º CEB
Orientador de Telma Patrícia Passos da Costa
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | O papel das rotinas nos processos de ensino aprendizagem
Orientador de Esmeraldina Fernanda da Cruz Oliveira
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | Escrever e reescrever no 1.º Ciclo do Ensino Básico: uma estratégia de ensino aprendizagem
Orientador de Natacha Manuel Ferreira Freitas Ribeiro
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | A promoção de hábitos alimentares saudáveis na criança do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do projeto: "(re)aprender a
comer"
Orientador de Mafalda Sofia Soares de Moura Marques
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | Materiais Manipuláveis na Educação Pré-Escolar
Orientador de Marta Filipa Tomás Carvalho
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | Escrever e reescrever no 1º ciclo do ensino básico - uma estratégia de ensino e aprendizagem
Orientador de Natacha Manuel Ferreira Freitas Ribeiro
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | A influencia do nível socioecónomico nas aprendizagens dos alunos do 1º CEB
Orientador de Cláudia Filipa Nunes Ribeiro
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | O papel das Ciências Experimentais em Contexto de Creche
Orientador de Carla Alexandra Ferreira Beça
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | A expressão musical como recurso de aprendizagem no ensino do 1º CEB
Orientador de Ana Filipa Soares Gil
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/08/02 - 2020 | Dificuldade de aprendizagem da língua portuguesa nos alunos da 7.ª classe da escola do 1.º ciclo do ensino secundário N.º
4074 - Município de Cacuaco, em Luanda
Orientador
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Da Creche ao 1.º Ciclo (...) um Percurso de Aprendizagens Significativas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | Per(curso) na valência de Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2015 - 2016 | Gestão mais eficaz das prioridades escolares
Orientador de Rosa Fina da Luz
|
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | Insucesso Escolar na disciplina da língua portuguesa no desenvolvimento da competência escrita, na 6.ª classe adulta – o estudo
de caso de Imanha/Cabinda/Angola
Orientador de Pascolalina Futi Macosso
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | Estratégias para o ensino aprendizagem da língua portuguesa, na 1.ª classe da escola da Bela Vista Baixa-Benguela
Orientador de António Kameke
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | Factores que influenciam as dificuldades de aprendizagem da língua portuguesa na escola primária n.º 271/CB-Missionária Bauveca
Orientador de André Furtado Mendes
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | O papel da planificação nas práticas dos professores: Contributos da planificação para o desempenho na Escola do ensino Primário
e Secundário do 1.º Ciclo n.º 4066 em São Pedro (Kicolo)
Orientador de António Dinamunito Pinto Panda
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | Influência das línguas maternas no processo do ensino e aprendizagem no ensino primário na província do Uíge (caso particular
na escola primária da igreja Nova Apostólica no Município do Zombo-Uíge)
Orientador de Muanda Vidal
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | A escrita como factor indispensável ao exercício de cidadania e sucesso escolar. Contributos para a eventual melhoria na escola
1057 do bairro Papelão, no município de Uíge
Orientador de Lukombo André
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | A Problemática da avaliação da aprendizagem da matemática na 10.ª classe da escola do II ciclo de ensino geral/Cabinda
Orientador de Rafael Mingas
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2013 - 2014 | Autismo: Um Estudo de Caso
Orientador de José Alves
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Estudo de caso de uma aluna com défice visual, dificuldades de integração social e baixa autoestima
Orientador de Márcia Trindade
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Estudo de caso de aluna com défice cognitivo ligeiro (dificuldade intelectual e desenvolvimental
Orientador de Paula Sanches
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Avaliação externa, autoavaliação e planos de melhoria
Coorientador de Elias de Jesus Monteiro Afonso
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | O Papel dos Professores na Inclusão dos Alunos com Síndrome de Down
Orientador de Cláudia Manuela Esteves Afonso Rei
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Declaração de Salamanca: Que mudanças? Diretrizes da Declaração de Salamanca, implementadas no contexto educativo português
Orientador de Rosa Maria Araújo de Lima
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A Comunicação em NEE através da Expressão Plástica, na perspetiva dos Professores
Orientador de Sara Alexandra Valente Magalhães
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A sexualidade na deficiência: manifestações em crianças e jovens
Orientador de Susana Cristina Fernandes
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Sobredotação ao nível da Expressão Plástica: Mito ou realidade? (Sobredotação - A Arte de ser Sobredotado).
Orientador de Cláudia Maria Pando Teixeira
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A sala de aula inclusiva: oportunidade ou ameaça - Perspectiva de Educadores de Infância
Orientador de Paula Alexandra Leal Ribeiro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Estratégia de Sala de Aula para inclusão de alunos com DHDA
Orientador de Paula Cristina Cruz
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Inclusão da criança com trissomia 21 em classe regular
Orientador de Solange Conceição Pires Gonçalves
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A inclusão de criança com Síndrome de Down (SD) no ensino regular, observada em situação de recreio - Estudo de Caso.
Orientador de Susana Patrícia Fidalgo Machado
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A Escola a tempo inteiro que Mudanças? "Um olhar dos professores num Centro Escolar de um Município do distrito de Bragança"
Coorientador de Zulmira da Conceição Paradela Pinto Fernandes
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Educação Física para Crianças com NEE - Formação, Experiência, Capacitação dos Professores de Educação Física
Orientador de Elisabete Panascais
|
Pós-graduação em Educação Especial (Outra)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Os Educadores de Infância têm formação suficiente na área das NEE no final do curso?
Orientador de Filomena Esteves
|
Pós-graduação em Educação Especial (Outra)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Repertório Comportamental de uma Criança com Síndrome de Down
Orientador de Isabel Castanheira
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Inclusão de crianças autistas nas salas de ensino regular. Dificuldades e possibilidades da sua inclusão.
Orientador de Liliana Granado
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Alunos com Necessidades Educativas Especiais-Diferenciar para Incluir
Orientador de Maria Luísa Rodrigues
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Atendimento a crianças com Necessidades Educativas Especiais
Orientador de Susana Gonçalves
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A representação dos professores acerca da inclusão de alunos portadores de dislexia: que adaptações curriculares.
Orientador de Susana Vieira
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Avaliar a Autoavaliação das Escolas "Contributos para uma proposta de referentes"
Coorientador de Germano Alberto Rocha Lima
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologia Educativa (2018/07/09 - 2018/07/10)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Congresso Internacional "Celebrando Paulo Freire. 50 Anos depois da Pedagogia do Oprimido" (2018/07/11 - 2018/07/13)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - 2018 | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2018/06/14 - 2018/06/15)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - 2018 | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2018/06/14 - 2018/06/15)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2016 - 2017 | XXXII - Encontro Galego Português de Educadores/as pela Paz (2017/04/20 - 2017/04/22)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Portugal |
2015 - 2016 | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2016/06/16 - 2016/06/17)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2015 - 2016 | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2016/06/16 - 2016/06/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/12/13 - 2018/12/13 | Seminário "A Avaliação como Dispositivo promotor da melhoria das aprendizagens: possibilidades e limites"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/12/06 - 2018/12/06 | Seminário "Marketing ambiental e desenvolvimento sustentável"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/12/05 - 2018/12/05 | Seminário "A Intervenção Socioeducativa"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/12/04 - 2018/12/04 | Seminário "A relação entre o professor bibliotecário e o professor titular de turma/educador de infância-atividades de promoção
de leitura em contexto de biblioteca escolar"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/07/18 - 2018/07/18 | Seminário "Escolas e professores do sec. XXI: Desafios, compromissos e possibilidades"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/06/29 - 2018/06/29 | Seminário "Contributos para a construção de uma escola mais inclusiva"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/05/22 - 2018/05/22 | Workshop "Cidadania e responsabilidade social"
Oficina (workshop)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/04/13 - 2018/04/13 | Seminário "Ética e educação - Reflexões em torno da profissionalidade docente"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/04 - 2018/04 | Dinamizadora da Oficina 5 no XXXII - Encontro de Educadores pela Paz
Encontro
|
XXXII - Encontro de Educadores pela Paz
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Portugal
|
2017/04/20 - 2017/04/22 | Formação "Inclusão e cidadania e Paz - políticas públicas e papel dos educadores, professores e mediadores", com a duração
de 15h
Outro
|
XXXII Encontro Galego Português de Educadores pela Paz
Sindicato dos Professores do Norte, Portugal
|
2017/02/12 - 2017/02/13 | Seminário "A Heterogeneidade das Formas de Vida no Campo da Formação"
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Formação Profissional de e-Formadores Moodle (e-Learning), com a duração de 40h
Outro
|
ED-ROM Produção de Conteúdos Multimédia, Lda., Portugal
|
2008/10/25 - 2008/10/25 | Seminário Internacional "Auto-Avaliação de Escolas: Motivos e Sentidos"
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006/04/18 - 2006/06/12 | Formação em "Metodologias de Avaliação de Desempenho", com a duração de 70h, Certificado n.º 2491/06
Outro
|
Associação Nacional das Empresárias, Portugal
|
2006 - 2006 | Jornadas sobre "Políticas Educativas e Sociais: Projectos e Debates em Curso"
Encontro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2005/11 - 2005/11 | Monitora na visita ao "Porto Romântico"
Congresso
|
Congresso da Sociedade Portuguesa de Urologistas Seniores |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/23 | Desafio da Educação para a cidadania Planetária no ensino básico:
Estudo de caso da Zip de Inhamússua
Arguente principal
|
Carmene Maria Rosse (Mestrado)
UNIVERSIDADE METODISTA UNIDA DE MoÇAMBIQUE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAMBINE , Moçambique
|
2023/01/20 | PEDAGOGIA E MEDIDAS DE REINSERÇÃO SOCIAL O CASO DO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI)
Arguente principal
|
Diana Isabel Amaral Dias Lemos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 | “Relação escola-família: de mãos dadas no quotidiano das crianças”
Arguente principal
|
Rita Sofia Courela Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE E ETHOS DOCENTE - UM ESTUDO SOBRE NARRATIVAS DE
PROFESSORES(AS)
Arguente principal
|
Tamíris de Lima Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2022 | “Prática de ensino reflexivo e dialógico na formação de professores em Moçambique: Um estudo do
caso de uma escola de professores em Nacala ”
Arguente
|
Baptista Pedro Nanquita (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2022 | “A educação ambiental como um processo um factor impulsionador no exercício da
cidadania”
Arguente
|
Benilda Neves Zacarias Colado (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2022 | «PELOS TRILHOS DA INCLUSÃO: Voando sobre horizontes de transformação»
Arguente
|
Maria Goreti Moura Mendes Pereira Portela (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 | “PEDAGOGIA E MEDIDAS DE REINSERÇÃO SOCIAL O CASO DO RENDIMENTO SOCIAL
DE INSERÇÃO (RSI)”
Arguente
|
Diana Isabel Amaral Dias Lemos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/02/21 | Título do Relatório: “Relação escola-família: de mãos dadas no quotidiano das
crianças”
Arguente principal
|
Rita Sofia Courela Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 | “O currículo Nacional na Escola Rural” | Júlio Ambali Mendes (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique, Moçambique
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique |
2021 | “O currículo Nacional na Escola Rural”
Arguente
|
Júlio Ambali Mendes (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2021 | “Percepções dos professores sobre o contributo das formações pedagógicas no desenvolvimento das
competências profissionais. Caso Instituto Ciências da Saúde de Nampula”.
Arguente
|
Jussub Agostinho Valige (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2021 | “Praticas pedagógicas inovadoras no ensino superior militar a partir da implementação do
currículo baseado em competências”.
Arguente
|
Pascoal Diamantino Latifo António (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2020/07/26 | Perfil do professor de alunos deficientes auditivos nas turmas de inclusão
Arguente
|
João Dongo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2020/07/14 | A Educação Artística - uma prioridade no sistema educativo português: o contributo das expressões artísticas para o desenvolvimento
integral do aluno no 1.º CEB
Arguente
|
José Vicente Teixeira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019/12/17 | A influencia da educação informal na educação formal das crianças e adolescentes nos Ovamwuila, na localidade de Kiemba,
Município do Lubango
Arguente
|
Helena Maria Nangombe Mupipo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2019/06/25 | Influência das relações interpessoais na atuação dos inspetores: um projeto desenvolvido na escola do 2.º ciclo N.º 4007 -
Púniv-Kifangondo
Arguente
|
Samuel Garcia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2019/05/21 | A relação entre os agentes educativos na escola
Arguente
|
Joaquim Mateus António (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018/11/07 | Importância da administração e gestão escolar nas instituições escolares - Estudo de caso realizado ao pessoal de direcção,
administrativo e docente da escola 11 de Novembro do Uíge
Arguente
|
Kananito Estêvão Paulo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018/10/24 | Unidos protejamos os manuais escolares – estudo nas escolas primárias N.º 7 e 271 de M’Banza Kongo
Arguente
|
Pedro Jorge Caio (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018/09/14 | A música potenciadora de Aprendizagem
Arguente
|
Joana Glória Lopes Mendes (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017/11/30 | O brinquedo no desenvolvimento da criança
Arguente
|
Maria Inês Magalhães (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017/11/30 | Materiais Estruturados e Versáteis em Creche: Que Interações?
Arguente
|
Flávia Nogueira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017/11/30 | A interação afetiva adulto-criança como promotora do desenvolvimento de uma criança com Necessidades Educativas Especiais
(NEE)
Presidente do júri
|
Magda Bessa (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017/11/30 | Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar: Promoção de aprendizagens activas e significativas na classe de iniciação
Arguente
|
Teresa Costa (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2016/11/24 | Profissionalização docente no ensino primário: Reflexões e modos de ser professor no Colégio Oficina o Dicionário
Arguente principal
|
Paulo Manuel Augusto (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015/07/22 | A orientação vocacional/profissional dos alunos da 1.ª classe da Escola de Formação de Professores de Malanje
Arguente principal
|
José Vunje (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015/01/29 | A superação dos professores como factor preponderante no desenvolvimento das competências e na interdisciplinaridade visando
a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na escola do ensino primário S/N do Inca-Uíge
Arguente principal
|
Fernanda Mulelo André (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015/01/29 | Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Física na 8ª classe, turma C), ano lectivo 2012 da escola Barão Puna: Contributo
da Supervisão Pedagógica
Arguente principal
|
António Ibraim Gime (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2013/02/05 | A gestão e administração dos Polos Educativos no concelho da Praia: Que caminhos para a melhoria da qualidade?
Arguente
|
Mara Andreia Pires Lopes de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/12/10 | O Poder Local em Educação. A contratualização de competências entre a Administração Central e a Administração Local numa Autarquia
Municipal da Terra Quente Transmontana
Arguente
|
Ana Paula Belchior Tomé Maçaira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/11/02 | Relatório de Estágio - Prática Pedagógica Supervisionada em educação Pré-Escolar
Arguente
|
Cláudia Maria Pando Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019/07 - Atual | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação (2675-2271) | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) |
2012 - Atual | REVISTA ReDiPE: Revista Diálogos e Perspetivas em Educação, (2675-22171) | Editorial Team |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2022 | Integrei o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes, enquanto membro cooptado, em representação do Ensino Superior (do ISCE Douro, Penafiel) | Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/03 - Atual | Pedagogia Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021/03 - Atual | Metodologias de Investigação em Educação e Pedagogia Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - Atual | Organização e Desenvolvimento Curricular II | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018 - Atual | Organização e Desenvolvimento Curricular I | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018 - Atual | Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018 - Atual | Educação e Envolvimento Parental | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018 - Atual | Projetos em Contextos Educativos | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Apoio e Desenvolvimento Parental | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Sociologia da Educação e da Infância | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Sociologia da Família | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Técnicas Animação e Dinâmicas de Grupo | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Técnicas de Animação e Dinâmica de Grupos | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Desenvolvimento Curricular | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Planeamento e Gestão da Intervenção | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Observação e Intervenção em Contextos Educativos | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Trabalho Social e Contextos de Intervenção | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Políticas Sociais | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Ética Aplicada ao Trabalho Social | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Metodologia Investigação em Educação | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2020/10 - 2021/02 | Fundamentos da Educação Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020/10 - 2021/02 | Educação e Cidadania | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - 2020 | Pedagogia Diferenciada | Educação - Especialização em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada (Doutoramento) | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
2020 - 2020 | Inclusão | Educação - Especialização em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada (Doutoramento) | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
2019 - 2020 | Metodologia de Investigação em Educação Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Análise da Prática e dos Contextos Profissionais | Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Ética em Educação | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Educação ao Longo da Vida | Educação Social (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/06 - 2015/06 | Formação Certificada: "Imigração: Conhecer para intervir" | (Outros) | Escola Profissional Profitecla, Portugal |
2014 - 2015 | Pedagogias de Reinserção Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Projetos Socioeducativos | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Educação, Diversidade e Diferença | (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Sociologia da Educação | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Sociologia das Organizações Escolares | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Ética Profissional | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Ética, Educação e Cidadania | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2014 | Diferenciação Curricular e Pedagógica | (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2014 | Supervisão de Projetos | (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - 2013 | Pedagogias de Reinserção Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - 2013 | Psicossociologia das Organizações | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2011 - 2013 | Transição para a Vida Activa | Educação Especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2011 - 2013 | Psicologia Social e Comunitária | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2011 - 2013 | Estágio Socioprofissional | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2011 - 2012 | Sociologia | Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2012 | Currículo Formal e Informal em Educação Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2012 | História e Filosofia da Educação | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2011 | Teorias e Modelos em Educação Social | Educação Social (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2011 | Sociologia das Organizações Escolares | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2011 | Gestão e Avaliação de Projetos | Educação Social (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2010 | Avaliação Institucional | Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2005 - 2006 | Sociologia da Educação | (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2005 - 2006 | Educação e Animação Comunitária | Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2005 - 2005 | Português para Estrangeiros | (Outros) | Universidade Popular do Porto, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Avaliadora KA2
Na sequência de ter ido selecionada para “avaliadora” Erasmus (KA2)
Membro
|
Erasmus Plus, Bélgica |
2023/06/24 - 2023/06/24 | International Conference on Education and New Developments 2023 (END 2023)
Membro
|
WIARS- World Institute for Advanced Research and Science, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Membro do Júri de Provas de Avaliação de Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2022 - 2022 | Participou no dia 27 de outubro 2022, pelas 10h no Júri para apreciar o Projeto de Tese de Doutoramento, intitulado: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E(M) EDUCAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA A COMPREENSÃO DO RACISMO AMBIENTAL E PARA A PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA BASEADA NA EVIDÊNCIA“, apresentado pela doutoranda Célia Maria Hipólito | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Participação em 10 júris de qualificação dos projetos de doutoramento em Ciências da Educação: Especialização em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
2019 - 2019 | Membro do júri de provas públicas para obtenção do título de Especialista, na área de Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos), CNAEF 144 | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2019 - 2019 | Membro do júri de provas públicas para obtenção do título de Especialista, na área de Formação de Educação de Infância, CNAEF 143 | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2019 - 2019 | Relatora no Processo de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente do ISCE Douro para o Triénio 2015-2018 | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018/05/11 - 2018/05/11 | Concurso "Grafema a Grafema" | Câmara Municipal de Felgueiras, Portugal |
2010 - 2015 | Membro do Júri de Provas de Avaliação de Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Distinções
Título
2015 | Especialista em Formação de Professores do Ensino Básico - 144 (1.º e 2.º ciclos)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
Outra distinção
2021 | Membro da Equipa Igualdade da Vida Local - Município de Penafiel
Câmara Municipal de Penafiel, Portugal
|
2011 | Certificado de Competências Pedagógicas N.º CCPFC / RFO-20011/05
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
2006 | CAP - Certificado de Aptidão Profissional N.º EDF 421212/2006 DN
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|