Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lubélia Maria Machado Lopes de Azevedo
Nomes de citação
- Lopes de Azevedo, Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5211-F41E-0248
- ORCID iD
- 0000-0001-9952-4979
Endereços de correio eletrónico
- maria.azevedo@ipportalegre.pt (Profissional)
- lmmlazevedo@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- (+351) 245301500 (Profissional)
Moradas
- Praça do Município, 11, 7300-110, Portalegre, Portalegre, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2025/02/18 - 2025/03/19
Em curso
|
Programa Riscos e Desafios -Instituto para os Comportamentos Aditivos (ICAD) (Outros)
Especialização em Comportamentos Aditivos e as Dependências
Centro de Respostas Integradas Porto Oriental, Portugal
|
Em curso |
2024 - 2025
Em curso
|
Pós-Graduação em Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais (Pós-Graduação)
Especialização em Formação Pedagógica de docentes
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Em curso |
2024/10/15 - 2024/10/15
Concluído
|
Semear, cuidar e colher: as ferramentas Coaching no crescimento da tutoria- Nivel II (Outros)
Especialização em Formação professores
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
|
|
2024/06/16 - 2024/06/21
Concluído
|
Formação inicial para peritos externos EQAVET (Outros)
Especialização em Modelo Nacional EQAVET – Formação de Peritos (ANQEP)
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal
|
|
2024/01/24 - 2024/01/24
Concluído
|
Webinar: ChatGPT para Professores (Outros)
Especialização em Formação professores
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
|
2023
Concluído
|
Formação Profissional de Academia de Líderes Ubuntu - Ensino Superior (Outros)
Especialização em Formação professores
IPAV-Instituto Padre António Vieira , Portugal
|
5 |
2019
Concluído
|
Equidade e Inovação em Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação professores - Teorias Educativas; Planos de Estudos e Educação Básica
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"O cinema como recurso pedagógico no quefacer formativo e profissional dos educadores sociais: análise das suas realidades
e perspetivas de futuro em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente |
2018
Concluído
|
Igualdade de Género (Diploma de especialização)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Excelente |
2009
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação de Adultos e Animação Comunitária
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Educação de Adultos um Lugar Branco?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2005
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Investigador (Investigação) | CARE- Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais, Portugal |
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | CIEIFM - Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães, Portugal |
2020 - Atual | Investigador (Investigação) | CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | NITCE - Núcleo de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação, Portugal |
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal | ||
2021 - 2024 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/05/24 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal | ||
2017/11 - 2022/05 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2020/10/01 - 2022/02 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2021 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique | ||
2018/10 - 2020/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2019 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - 2019 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2014/11 - 2017/10 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2015 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2010/10 - 2015/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/10 - 2013/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2005/12 - 2006/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - 2022/05 | Coordenadora do CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/11 - 2022/05 | Coordenadora do Departamento de Educação | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/11 - 2022/05 | Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2020/10 - 2022/02/23 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/05 - 2022 | Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018/04 - 2020/09 | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/11 - 2020/08 | Coordenadora do CTeSP em Serviço Familiar e Comunitário | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2019 - 2019 | PEP do Novo Ciclo de Estudos em Educação Social submetido à CAE da A3ES em 2019, acreditado por 3 anos | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2005 - 2009 | Coordenadora e Supervisora de Aulas de Português para Estrangeiros | Universidade Popular do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Membro do Conselho Editorial Internacional da RAC: Revista Angolana de Ciências | Revista Angolana de Ciências, Moçambique |
2019 - Atual | Professora auxiliar convidada (orientação doutoramentos) | Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique |
Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique | ||
2019/09 - 2022/05 | Coordenadora do Gabinete de Consultoria aos Agrupamentos de Escolas | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017/11 - 2022/05 | Representante do Ensino Superior no Conselho Geral no Agrupamento de Escolas António Ferreira Gomes | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes, Portugal | ||
2020 - 2021 | Professora auxiliar convidada no Curso de Doutoramento em Ciências da Educação: Educação Inclusiva | Universidade Jean Piaget da Beira – Moçambique, Moçambique |
Universidade Jean Piaget da Beira – Moçambique, Moçambique | ||
2019 - 2020 | Professora auxiliar convidada no Curso de Doutoramento em Ciências da Educação: Educação Inclusiva | Universidade Jean Piaget da Beira – Moçambique, Moçambique |
Universidade Jean Piaget da Beira – Moçambique, Moçambique | ||
2017/11 - 2018/01 | Representante do Ensino Superior no Conselho Municipal de Educação na Câmara Municipal de Penafiel | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Câmara Municipal de Penafiel, Portugal | ||
2015/12 - 2017/10 | Diretora Pedagógica | Lancaster King's School, Portugal |
2005 - 2013 | Assessora da Direção | Universidade Popular do Porto, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Imagem social dos professores - a perceção dos alunos
Investigador
NITCE - Núcleo de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação, Portugal
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro
Em curso
|
2018 - Atual | Parentalidade positiva - uma estratégia de promoção do sucesso educativo
Investigador
NITCE - Núcleo de Investigação Transdisciplinar em Ciências da Educação, Portugal
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro
Em curso
|
2018 - Atual | Teachers' social image - students' perception
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro
Em curso
|
2021 - 2027 | Erasmus+ National Education/Training Agency's Evaluator Scholarship for 2021/2027 2021/2027
Desenvolvimento técnico
|
|
2024/05/15 - 2024/05/16 | Erasmus+ National Education/Training Agency's Evaluator Scholarship for 2021/2027 2021/2027
Desenvolvimento técnico
|
|
2018/09/09 - 2022/01/31 | Teachers' social image - the students perception | Imagem social dos professores - a perceção dos alunos
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro
Concluído
|
2018/09/09 - 2022/01/31 | Positive parenting - a strategy to promote educational success
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/03/21 | Genealogia da formação de professores em Portugal: análise da(s)realidade(s) e perspetiva(s) de futuro | IX Encontro de Investigação e Práticas em Educação Produção
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2025/03/21 | A hora do conto como estratégia de desenvolvimento na educação pré-escolar | IX Encontro de Investigação e Práticas em Educação Produção
Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2024 | Oral Communication, named: Tecendo Desafios Éticos na Educação, através do Filme: O Dia da Saia | ICRE - International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | Oral Communication, named: O ChatGPT enquanto recurso (de)formativo: a perspetiva dos alunos no ensino superior | ICRE - International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | Poster named: Um olhar sobre a formação de professores de Ensino Básico em Portugal | ICRE - International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto (Porto , Portugal)
|
2024 | Oral Communication, named: O papel do cinema na formação de educadores e educadoras sociais: a realidade de duas Instituições de Ensino Superior, em Portugal | Encontro Internacional de Arte e tecnologia #23ART
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | Oral Communication, named: A t-shirt barata que compramos em Portugal afeta a vida no Gana? Does the cheap t-shirt we buy in Portugal affect life in Ghana? | Encontro Internacional de Arte e tecnologia #23ART
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2024 | Oral Communication, named: O papel da (des)leitura musical na Formação de Técnicos de Intervenção Social | Encontro Internacional de Arte e tecnologia #23ART
Instituto Politécnico do Porto (Porto , Portugal)
|
2024 | WORKSHOP named: - Mudar o Mundo | Encontro Internacional de Arte e tecnologia #23ART
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2023 | "Quem e porquê escolhe ingressar na licenciatura em Educação Social – análise da realidade em dois institutos politécnicos". Bonifácio, Evangelina; Lopes de Azevedo, Maria; Madureira, Cristiana. | 11.a Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – Territórios, Municípios, Redes e Parcerias:
Mediação Intercultural e Intervenção Social.
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2022/10/15 | OS PRIMEIROS PASSOS, DE UM LONGO PERCURSO, PELO COMPLEXO SOCIAL DE LOUSADA |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2021 | EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA EDUCATIVA | III Encontro a Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora e II Jornada Internacional sobre Formação de
Professor@s de Educação Infantil
Universidade de Évora
|
2021 | UM OCEANO DE NOVE PEIXINHOS | III Encontro a Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora e II Jornada Internacional sobre Formação de
Professor@s de Educação Infantil
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019/10/18 | Desleitura do livro o professor observador e actor - 47 anos depois Traduzida por Planchard, 1978 | Congresso Internacional Influencias Belgas en la Educación Española e Iberoamericana
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2019/07/19 | O Cinema como recurso pedagógico no quefacer formativo e profissional dos educadores sociais | III Seminário Internacional de Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2019/07/18 | Imagem Social dos Professores na Perceção dos Alunos: Bom Professor ou Professor Bom? | III Seminário Internacional de Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2019 | Nísia Floresta - Educação: Pensadores ao longo da História | VI Jornadas da Prática Pedagógica: Pedagogia(s) sem Tempo: (des)construindo a praxis educativa.
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/06/15 | A árvore da democracia: (pre)ocupações pedagógicas intemporais | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/15 | A pedagogia do oprimido: uma (re)leitura atual | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/15 | Per(curso) na valência de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/15 | Diz-me como aprendes... dir-te-ei o papel que assumes na avaliação | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/14 | Entre a vida profissional, familiar e pessoal: oportunidades ou ameaças? | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2018/06/14 | Perfil ou perfis?: (re)leitura e análise do Despacho 6478/2017 de 26 de julho | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2017/07/21 | Ser Professor uma (pre)ocupação legislativa? | I Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2017/05/05 | Diz-nos quem te ensina e dir-te-emos quem é um bom professor | II Encontro Internacional de Formação para a Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2016/06/17 | O filme "Entre le Murs" e a falsa universalidade da escola | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/17 | Reflexos e reflexões em torno do filme: o dia da saia | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/16 | Viver a rua ou viver na rua? Os meninos de rua na cidade do Mindelo em Cabo Verde. | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/16 | O filme Babel: a educação para os valores e para a diferença num mundo globalizado e (in)comunicacional | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/16 | Contributos das práticas educativas observadas no filme Ser e Ter: um olhar ficcional da realidade educativa | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/06/16 | O portefólio reflexivo enquanto instrumento promotor de desenvolvimento profissional docente | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento
ISCE Douro (Penafiel, Portugal)
|
2016/04/03 | Ética para quê na Formação de Professores? | I Encontro Internacional de Formação para a Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2015/07/24 | O cinema como recurso pedagógico no quefacer formativo e profissional dos educadores sociais: análise das suas realidades e perspectivas de futuro em Portugal | I Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2015/07/23 | Inovação de Práticas Pedagógicas - Estratégias de Supervisão na Transformação da Práxis Docentes | I Seminário Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano"
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2015/05 | Plano de Doutoramento | I Encontro Internacional de Jovens Investigadores
(Poio, Espanha)
|
2014/11 | Desigualdade Social vs Ordenamento do Território e educação em Cabo Verde | I Foro sobre África, Educación y Desarrollo. Lengua, Literatura y Ciencias de la Educación en los Sistemas Educativos del
África Subsahariana
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2008/03 | UPP - Universidade Popular do Porto: espaço aberto na (re)construção de Projectos de Desenvolvimento Humano ao Longo da Vida numa lógica participada e multidisciplinar | XVI Semana da Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2022 | A solidariedade no 1. ° CEB: o desenvolvimento de um projeto
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2022 - 2022 | O Papel do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Desenvolvimento Integral num Aluno com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2022 | O papel do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento integral num aluno com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador de Teresa Alexandra Bessa Moreira
|
Mestrado Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2022 | A solidariedade no 1º CEB: o desenvolvimento de um projeto
Orientador de Sara Filipa de Jesus Lopes
|
Mestrado Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2022 | O impacto das rotinas na construção das aprendizagens nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Márcia Vanessa de Jesus Cunha
|
Mestrado Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020/05 - 2021/07 | O lúdico como instrumento pedagógico nos processos de aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo do ensino Básico
Orientador de Susana Maria Matos Nogueira
|
Mestrado educação pré escolar e ensino 1º ceb (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2021 | “A expressão musical como recurso de aprendizagem no Ensino do 1ºCEB”
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2021 | O papel das Ciências Experimentais em Contexto Creche
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2021 | A influência do nível socioeconómico nas aprendizagens dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2021 | O impacto das rotinas na construção das aprendizagens nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2021 | O lúdico como instrumento pedagógico nos processos de aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2021 - 2021 | Ensinar e aprender a escrita: o desafio da (auto)correção ortográfica no 1.º CEB
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020 - 2021 | Ensinar e aprender a escrita: o desafio da (auto)correção ortográfica no 1º CEB
Orientador de Telma Patrícia Passos da Costa
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020 - 2020 | (Trans)formar rotinas em aprendizagens na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020 - 2020 | Escrever e reescrever no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma estratégia de ensino aprendizagem
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020 - 2020 | A promoção de hábitos alimentares saudáveis na criança do 1º Ciclo do Ensino Básico, através do projeto:"(re)aprender a comer".
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020 - 2020 | O papel de Brincar livre ou estruturadamente nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças do 1º Ciclo do
Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2020 - 2020 | Materiais Manipuláveis na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | Escrever e reescrever no 1º ciclo do ensino básico - uma estratégia de ensino e aprendizagem
Orientador de Natacha Manuel Ferreira Freitas Ribeiro
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | A influencia do nível socioecónomico nas aprendizagens dos alunos do 1º CEB
Orientador de Cláudia Filipa Nunes Ribeiro
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | O papel das Ciências Experimentais em Contexto de Creche
Orientador de Carla Alexandra Ferreira Beça
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019 - 2020 | A expressão musical como recurso de aprendizagem no ensino do 1º CEB
Orientador de Ana Filipa Soares Gil
|
Mestrado educação pré escolar e ensino de 1º ciclo do ensino básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/08/02 - 2020 | Dificuldade de aprendizagem da língua portuguesa nos alunos da 7.ª classe da escola do 1.º ciclo do ensino secundário N.º
4074 - Município de Cacuaco, em Luanda
Orientador
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Da Creche ao 1.º Ciclo (...) um Percurso de Aprendizagens Significativas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017 - 2017 | Per(curso) na valência de Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2015 - 2016 | Gestão mais eficaz das prioridades escolares
Orientador de Rosa Fina da Luz
|
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | Insucesso Escolar na disciplina da língua portuguesa no desenvolvimento da competência escrita, na 6.ª classe adulta – o estudo
de caso de Imanha/Cabinda/Angola
Orientador de Pascolalina Futi Macosso
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | Estratégias para o ensino aprendizagem da língua portuguesa, na 1.ª classe da escola da Bela Vista Baixa-Benguela
Orientador de António Kameke
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | Factores que influenciam as dificuldades de aprendizagem da língua portuguesa na escola primária n.º 271/CB-Missionária Bauveca
Orientador de André Furtado Mendes
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | O papel da planificação nas práticas dos professores: Contributos da planificação para o desempenho na Escola do ensino Primário
e Secundário do 1.º Ciclo n.º 4066 em São Pedro (Kicolo)
Orientador de António Dinamunito Pinto Panda
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | Influência das línguas maternas no processo do ensino e aprendizagem no ensino primário na província do Uíge (caso particular
na escola primária da igreja Nova Apostólica no Município do Zombo-Uíge)
Orientador de Muanda Vidal
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | A escrita como factor indispensável ao exercício de cidadania e sucesso escolar. Contributos para a eventual melhoria na escola
1057 do bairro Papelão, no município de Uíge
Orientador de Lukombo André
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 - 2015 | A Problemática da avaliação da aprendizagem da matemática na 10.ª classe da escola do II ciclo de ensino geral/Cabinda
Orientador de Rafael Mingas
|
Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2013 - 2014 | Autismo: Um Estudo de Caso
Orientador de José Alves
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Estudo de caso de uma aluna com défice visual, dificuldades de integração social e baixa autoestima
Orientador de Márcia Trindade
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Estudo de caso de aluna com défice cognitivo ligeiro (dificuldade intelectual e desenvolvimental
Orientador de Paula Sanches
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Avaliação externa, autoavaliação e planos de melhoria
Coorientador de Elias de Jesus Monteiro Afonso
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | O Papel dos Professores na Inclusão dos Alunos com Síndrome de Down
Orientador de Cláudia Manuela Esteves Afonso Rei
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Declaração de Salamanca: Que mudanças? Diretrizes da Declaração de Salamanca, implementadas no contexto educativo português
Orientador de Rosa Maria Araújo de Lima
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A Comunicação em NEE através da Expressão Plástica, na perspetiva dos Professores
Orientador de Sara Alexandra Valente Magalhães
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A sexualidade na deficiência: manifestações em crianças e jovens
Orientador de Susana Cristina Fernandes
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Sobredotação ao nível da Expressão Plástica: Mito ou realidade? (Sobredotação - A Arte de ser Sobredotado).
Orientador de Cláudia Maria Pando Teixeira
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A sala de aula inclusiva: oportunidade ou ameaça - Perspectiva de Educadores de Infância
Orientador de Paula Alexandra Leal Ribeiro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Estratégia de Sala de Aula para inclusão de alunos com DHDA
Orientador de Paula Cristina Cruz
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Inclusão da criança com trissomia 21 em classe regular
Orientador de Solange Conceição Pires Gonçalves
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A inclusão de criança com Síndrome de Down (SD) no ensino regular, observada em situação de recreio - Estudo de Caso.
Orientador de Susana Patrícia Fidalgo Machado
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A Escola a tempo inteiro que Mudanças? "Um olhar dos professores num Centro Escolar de um Município do distrito de Bragança"
Coorientador de Zulmira da Conceição Paradela Pinto Fernandes
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Educação Física para Crianças com NEE - Formação, Experiência, Capacitação dos Professores de Educação Física
Orientador de Elisabete Panascais
|
Pós-graduação em Educação Especial (Outra)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Os Educadores de Infância têm formação suficiente na área das NEE no final do curso?
Orientador de Filomena Esteves
|
Pós-graduação em Educação Especial (Outra)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Repertório Comportamental de uma Criança com Síndrome de Down
Orientador de Isabel Castanheira
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Inclusão de crianças autistas nas salas de ensino regular. Dificuldades e possibilidades da sua inclusão.
Orientador de Liliana Granado
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Alunos com Necessidades Educativas Especiais-Diferenciar para Incluir
Orientador de Maria Luísa Rodrigues
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Atendimento a crianças com Necessidades Educativas Especiais
Orientador de Susana Gonçalves
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A representação dos professores acerca da inclusão de alunos portadores de dislexia: que adaptações curriculares.
Orientador de Susana Vieira
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Avaliar a Autoavaliação das Escolas "Contributos para uma proposta de referentes"
Coorientador de Germano Alberto Rocha Lima
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Participação na atividade “À Descoberta com as Ciências Sociais”, organizado no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores
2024, que teve lugar no Jardim do Tarro (Jardim da Avenida da Liberdade) em Portalegre, no dia 27 de setembro de 2024, entre
as 17:30h e as 22:30h. (2024 - 2024)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2018 - 2018 | CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologia Educativa (2018/07/09 - 2018/07/10)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Congresso Internacional "Celebrando Paulo Freire. 50 Anos depois da Pedagogia do Oprimido" (2018/07/11 - 2018/07/13)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017 - 2018 | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2018/06/14 - 2018/06/15)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - 2018 | II FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2018/06/14 - 2018/06/15)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2016 - 2017 | XXXII - Encontro Galego Português de Educadores/as pela Paz (2017/04/20 - 2017/04/22)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Portugal |
2015 - 2016 | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2016/06/16 - 2016/06/17)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2015 - 2016 | I FIACED - Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento (2016/06/16 - 2016/06/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12 - 2024/12 |
Has participated at the event #23.ART - 23º International Meeting of Art and Technology held from December 5th to 7th, 2024
at the Escola Superior de Educação - ESE, Polytechnic Institute of Porto, Portugal
Congresso
|
Encontro Internacional de Arte e tecnologia #23ART
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/07/17 - 2024/07/19 | has participated in the 4th edition of Porto International Conference on Research in
Education that was held online and in person at ESE- IPP (Escola Superior de Educação do
Instituto Politécnico do Porto) from 17th to 19th of July, 2024, promoted by Centre for
Research and Innovation in Education (inED) of the School of Education.
Congresso
|
ICRE - International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior Educação , Portugal
|
2024 - 2024 | Objetivos da Conferência (realizada dia 15/05/2024):
Debater os Desafios do Cuidar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas próximas décadas;
Fomentar a partilha de iniciativas inovadoras no domínio da promoção da melhoria da qualidade de vida dos idosos;
Discutir estratégias e projetos inovadores de ação para promover a longevidade e o envelhecimento ativo e para todas as pessoas;
Descrever o Envelhecimento ativo como um paradigma de exigência de qualidade na prestação de serviços.
Conferência
|
II Conferência Internacional Inovação Proximidade Local,
Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Portugal
|
2018/12/13 - 2018/12/13 | Seminário "A Avaliação como Dispositivo promotor da melhoria das aprendizagens: possibilidades e limites"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/12/06 - 2018/12/06 | Seminário "Marketing ambiental e desenvolvimento sustentável"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/12/05 - 2018/12/05 | Seminário "A Intervenção Socioeducativa"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/12/04 - 2018/12/04 | Seminário "A relação entre o professor bibliotecário e o professor titular de turma/educador de infância-atividades de promoção
de leitura em contexto de biblioteca escolar"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/07/18 - 2018/07/18 | Seminário "Escolas e professores do sec. XXI: Desafios, compromissos e possibilidades"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/06/29 - 2018/06/29 | Seminário "Contributos para a construção de uma escola mais inclusiva"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/05/22 - 2018/05/22 | Workshop "Cidadania e responsabilidade social"
Oficina (workshop)
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/04/13 - 2018/04/13 | Seminário "Ética e educação - Reflexões em torno da profissionalidade docente"
Seminário
|
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2018/04 - 2018/04 | Dinamizadora da Oficina 5 no XXXII - Encontro de Educadores pela Paz
Encontro
|
XXXII - Encontro de Educadores pela Paz
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Portugal
|
2017/04/20 - 2017/04/22 | Formação "Inclusão e cidadania e Paz - políticas públicas e papel dos educadores, professores e mediadores", com a duração
de 15h
Outro
|
XXXII Encontro Galego Português de Educadores pela Paz
Sindicato dos Professores do Norte, Portugal
|
2017/02/12 - 2017/02/13 | Seminário "A Heterogeneidade das Formas de Vida no Campo da Formação"
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Formação Profissional de e-Formadores Moodle (e-Learning), com a duração de 40h
Outro
|
ED-ROM Produção de Conteúdos Multimédia, Lda., Portugal
|
2008/10/25 - 2008/10/25 | Seminário Internacional "Auto-Avaliação de Escolas: Motivos e Sentidos"
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2006/04/18 - 2006/06/12 | Formação em "Metodologias de Avaliação de Desempenho", com a duração de 70h, Certificado n.º 2491/06
Outro
|
Associação Nacional das Empresárias, Portugal
|
2006 - 2006 | Jornadas sobre "Políticas Educativas e Sociais: Projectos e Debates em Curso"
Encontro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2005/11 - 2005/11 | Monitora na visita ao "Porto Romântico"
Congresso
|
Congresso da Sociedade Portuguesa de Urologistas Seniores |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/23 | Desafio da Educação para a cidadania Planetária no ensino básico:
Estudo de caso da Zip de Inhamússua
Arguente principal
|
Carmene Maria Rosse (Mestrado)
UNIVERSIDADE METODISTA UNIDA DE MoÇAMBIQUE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAMBINE , Moçambique
|
2023/01/20 | PEDAGOGIA E MEDIDAS DE REINSERÇÃO SOCIAL O CASO DO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO (RSI)
Arguente principal
|
Diana Isabel Amaral Dias Lemos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 | “Relação escola-família: de mãos dadas no quotidiano das crianças”
Arguente principal
|
Rita Sofia Courela Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE E ETHOS DOCENTE - UM ESTUDO SOBRE NARRATIVAS DE
PROFESSORES(AS)
Arguente principal
|
Tamíris de Lima Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2022 | “Prática de ensino reflexivo e dialógico na formação de professores em Moçambique: Um estudo do
caso de uma escola de professores em Nacala ”
Arguente
|
Baptista Pedro Nanquita (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2022 | “A educação ambiental como um processo um factor impulsionador no exercício da
cidadania”
Arguente
|
Benilda Neves Zacarias Colado (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2022 | «PELOS TRILHOS DA INCLUSÃO: Voando sobre horizontes de transformação»
Arguente
|
Maria Goreti Moura Mendes Pereira Portela (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 | “PEDAGOGIA E MEDIDAS DE REINSERÇÃO SOCIAL O CASO DO RENDIMENTO SOCIAL
DE INSERÇÃO (RSI)”
Arguente
|
Diana Isabel Amaral Dias Lemos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/02/21 | Título do Relatório: “Relação escola-família: de mãos dadas no quotidiano das
crianças”
Arguente principal
|
Rita Sofia Courela Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021 | “O currículo Nacional na Escola Rural” | Júlio Ambali Mendes (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique, Moçambique
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique |
2021 | “O currículo Nacional na Escola Rural”
Arguente
|
Júlio Ambali Mendes (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2021 | “Percepções dos professores sobre o contributo das formações pedagógicas no desenvolvimento das
competências profissionais. Caso Instituto Ciências da Saúde de Nampula”.
Arguente
|
Jussub Agostinho Valige (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2021 | “Praticas pedagógicas inovadoras no ensino superior militar a partir da implementação do
currículo baseado em competências”.
Arguente
|
Pascoal Diamantino Latifo António (Doutoramento)
Universidade Catolica de Mocambique Faculdade de Educação e Comunicação, Moçambique
|
2020/07/26 | Perfil do professor de alunos deficientes auditivos nas turmas de inclusão
Arguente
|
João Dongo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2020/07/14 | A Educação Artística - uma prioridade no sistema educativo português: o contributo das expressões artísticas para o desenvolvimento
integral do aluno no 1.º CEB
Arguente
|
José Vicente Teixeira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2019/12/17 | A influencia da educação informal na educação formal das crianças e adolescentes nos Ovamwuila, na localidade de Kiemba,
Município do Lubango
Arguente
|
Helena Maria Nangombe Mupipo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2019/06/25 | Influência das relações interpessoais na atuação dos inspetores: um projeto desenvolvido na escola do 2.º ciclo N.º 4007 -
Púniv-Kifangondo
Arguente
|
Samuel Garcia (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2019/05/21 | A relação entre os agentes educativos na escola
Arguente
|
Joaquim Mateus António (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018/11/07 | Importância da administração e gestão escolar nas instituições escolares - Estudo de caso realizado ao pessoal de direcção,
administrativo e docente da escola 11 de Novembro do Uíge
Arguente
|
Kananito Estêvão Paulo (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018/10/24 | Unidos protejamos os manuais escolares – estudo nas escolas primárias N.º 7 e 271 de M’Banza Kongo
Arguente
|
Pedro Jorge Caio (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018/09/14 | A música potenciadora de Aprendizagem
Arguente
|
Joana Glória Lopes Mendes (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017/11/30 | O brinquedo no desenvolvimento da criança
Arguente
|
Maria Inês Magalhães (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017/11/30 | Materiais Estruturados e Versáteis em Creche: Que Interações?
Arguente
|
Flávia Nogueira (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017/11/30 | A interação afetiva adulto-criança como promotora do desenvolvimento de uma criança com Necessidades Educativas Especiais
(NEE)
Presidente do júri
|
Magda Bessa (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2017/11/30 | Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar: Promoção de aprendizagens activas e significativas na classe de iniciação
Arguente
|
Teresa Costa (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
2016/11/24 | Profissionalização docente no ensino primário: Reflexões e modos de ser professor no Colégio Oficina o Dicionário
Arguente principal
|
Paulo Manuel Augusto (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015/07/22 | A orientação vocacional/profissional dos alunos da 1.ª classe da Escola de Formação de Professores de Malanje
Arguente principal
|
José Vunje (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015/01/29 | A superação dos professores como factor preponderante no desenvolvimento das competências e na interdisciplinaridade visando
a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na escola do ensino primário S/N do Inca-Uíge
Arguente principal
|
Fernanda Mulelo André (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015/01/29 | Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Física na 8ª classe, turma C), ano lectivo 2012 da escola Barão Puna: Contributo
da Supervisão Pedagógica
Arguente principal
|
António Ibraim Gime (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2013/02/05 | A gestão e administração dos Polos Educativos no concelho da Praia: Que caminhos para a melhoria da qualidade?
Arguente
|
Mara Andreia Pires Lopes de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/12/10 | O Poder Local em Educação. A contratualização de competências entre a Administração Central e a Administração Local numa Autarquia
Municipal da Terra Quente Transmontana
Arguente
|
Ana Paula Belchior Tomé Maçaira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/11/02 | Relatório de Estágio - Prática Pedagógica Supervisionada em educação Pré-Escolar
Arguente
|
Cláudia Maria Pando Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | reviewed the following 8 abstracts for the International Conference on Education and New Developments 2023 (END 2023 Conference): | http://www.end-educationconference.org/ |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019/07 - Atual | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação (2675-2271) | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) |
2012 - Atual | REVISTA ReDiPE: Revista Diálogos e Perspetivas em Educação, (2675-22171) | Editorial Team |
2023 - 2033 | Revista Aprender | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2022 | Integrei o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes, enquanto membro cooptado, em representação do Ensino Superior (do ISCE Douro, Penafiel) | Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021/03 - Atual | Pedagogia Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021/03 - Atual | Metodologias de Investigação em Educação e Pedagogia Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - Atual | Organização e Desenvolvimento Curricular II | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018 - Atual | Organização e Desenvolvimento Curricular I | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018 - Atual | Seminário de Investigação Educacional de Apoio ao Relatório Final | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018 - Atual | Educação e Envolvimento Parental | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018 - Atual | Projetos em Contextos Educativos | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Apoio e Desenvolvimento Parental | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Sociologia da Educação e da Infância | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Sociologia da Família | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Técnicas Animação e Dinâmicas de Grupo | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Técnicas de Animação e Dinâmica de Grupos | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Desenvolvimento Curricular | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Planeamento e Gestão da Intervenção | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Observação e Intervenção em Contextos Educativos | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Trabalho Social e Contextos de Intervenção | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Políticas Sociais | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Ética Aplicada ao Trabalho Social | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2017 - Atual | Metodologia Investigação em Educação | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2025/03/21 - 2035/03/21 | Atividades lúdico pedagógicas na educação pré escolar | IX Encontro de Investigação e Práticas em Educação Produção (Outros) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2020/10 - 2021/02 | Fundamentos da Educação Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020/10 - 2021/02 | Educação e Cidadania | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - 2020 | Pedagogia Diferenciada | Educação - Especialização em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada (Doutoramento) | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
2020 - 2020 | Inclusão | Educação - Especialização em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada (Doutoramento) | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
2019 - 2020 | Metodologia de Investigação em Educação Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Análise da Prática e dos Contextos Profissionais | Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Ética em Educação | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | Educação ao Longo da Vida | Educação Social (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/06 - 2015/06 | Formação Certificada: "Imigração: Conhecer para intervir" | (Outros) | Escola Profissional Profitecla, Portugal |
2014 - 2015 | Pedagogias de Reinserção Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Projetos Socioeducativos | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Educação, Diversidade e Diferença | (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Sociologia da Educação | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Sociologia das Organizações Escolares | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Ética Profissional | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - 2014 | Ética, Educação e Cidadania | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2014 | Diferenciação Curricular e Pedagógica | (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2014 | Supervisão de Projetos | (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - 2013 | Pedagogias de Reinserção Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - 2013 | Psicossociologia das Organizações | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2011 - 2013 | Transição para a Vida Activa | Educação Especial (Mestrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2011 - 2013 | Psicologia Social e Comunitária | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2011 - 2013 | Estágio Socioprofissional | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal |
2011 - 2012 | Sociologia | Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2012 | Currículo Formal e Informal em Educação Social | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2012 | História e Filosofia da Educação | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2011 | Teorias e Modelos em Educação Social | Educação Social (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2011 | Sociologia das Organizações Escolares | (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2011 | Gestão e Avaliação de Projetos | Educação Social (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2010 | Avaliação Institucional | Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2005 - 2006 | Sociologia da Educação | (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2005 - 2006 | Educação e Animação Comunitária | Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2005 - 2005 | Português para Estrangeiros | (Outros) | Universidade Popular do Porto, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2022/12 | Maria Lopes de Azevedo Entrevista a Isabel Baptista DOI: https://doi.org/10.58041/aprender.166 Palavras-chave: educação Social, Contextos | Revista Aprender |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - Atual | Integrou a Comissão
Organizadora do "Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2024". O
evento teve como tema “Pacto pela Formação e Valorização Docente” e contou com
palestras, minicursos, mesas virtuais e apresentação de trabalhos. O evento
aconteceu em formato virtual, on-line, entre os dias 15 e 18 de outubro de 2024,
contando com carga horária total de 100 horas na programação e dedicação de 50
horas na organização.
Programação disponivel em: https://bit.ly/CMD-20
Membro
|
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil |
2021 - Atual | Avaliadora KA2
Na sequência de ter ido selecionada para “avaliadora” Erasmus (KA2)
Membro
|
Erasmus Plus, Bélgica |
2025 - 2025 | has been a Member of the Scientific Committee
and has reviewed abstracts for the International Conference on
Education and New Developments 2025
Membro
|
WIARS- World Institute for Advanced Research and Science, Portugal |
2025 - 2025 | Integra o Comité Científico, do Congreso Internacional, Profesional e Interuniversitario de Educación Social (CIPIES-25),
que se celebrará os días 8 e 9 de maio de 2025 en Santiago de Compostela. O Congreso está organizado de forma conxunta polo
Colexio de Educadoras e Educadores Sociais de Galicia (CEESG) e polas Universidades de Santiago, A Coruña, Vigo e UNED. Esta
do CIPIES céntrase no "Acompañamento socioeducativo e benestar", pretendend
Membro
|
|
2024 - 2024 | Comité científico Xurés 2024
https://ceesg.gal/cfxures/
III Seminario Internacional da Educación Social e da III Convivencia profesional e Interuniversitaria da Educación Social
Membro
|
CEESG - Coléxio de educadora e educador sociais de galicia, Espanha |
2024 - 2024 | has been a Member of the Scientific Committee
and has reviewed abstracts for the International Conference on
Education and New Developments 2024
Membro
|
WIARS- World Institute for Advanced Research and Science, Portugal |
2024 - 2024 | Fez parte da organização das IV Jornadas ES+ que se realizaram no dia 21 de maio de 2024, no auditório Abílio
Amiguinho da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre.
Membro
|
Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2024 - 2024 | Integrou comissão Científica-II Conferência Internacional Inovação Proximidade Local, realizada dia 15/05/25, na CM Ferreira
com os seguintes objetivos: -Debater Desafios do Cuidar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas próximas décadas;
Fomentar a partilha de iniciativas inovadoras no domínio da promoção da melhoria da qualidade de vida dos idosos; Discutir
estratégias e projetos inovadores de ação para promover a longevidade e o envelhecimento ativo e Descrever o Envelhecimento
ativo c/paradigma de exigência dos serviços.
Membro
|
Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Portugal |
2023/06/24 - 2023/06/24 | International Conference on Education and New Developments 2023 (END 2023)
Membro
|
WIARS- World Institute for Advanced Research and Science, Portugal |
2023 - 2023 | International Conference on
Education and New Developments 2024
(END 2024)
Membro
|
WIARS- World Institute for Advanced Research and Science, Portugal |
2023 - 2023 | Fez parte da organização das III Jornadas ES+ que se realizaram no dia 29 de maio de 2023, no auditório
da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre.
Membro
|
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Comissão Científica do "II Congresso
Internacional Movimentos Docentes - 2022", na qualidade de parecerista.
O evento teve como tema “Por uma Educação transformadora" e contou
com palestras, minicursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos
totalizando 50h de atividades. O evento aconteceu em formato virtual,
on-line, entre nos dias 14 e 15 de outubro de 2022.
Membro
|
Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Brasil |
2022 - 2022 | Fez parte da organização das IV Jornadas ES+ que se realizaram em maio 2022, no auditório Abílio
Amiguinho da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre.
Membro
|
Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Membro do Júri de Provas de Avaliação de Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2025/03/09 - 2025/03/13 | Revisão/avaliação de 5 Resumos para Conferência - CIPIES25-Acompañamento socioeducativo e benestar I Congreso Internacional, Profesional e Interuniversitario de Educación Social - 8 e 9 de maio de 2025, Santiago de Compostela Dous días cheos de presentacións inspiradoras, espazos de diálogo, simposios temáticos, presentación de traballos e oportunidades para relacionarte con compañeiros/as apaixoadas pola educación social. | Universidade de Santiago de Compostela, Espanha |
2025 - 2025 | Avaliação/seleção das histórias a integrar obra coletiva, no âmbito do Projeto de Afectos “Histórias da Ajudaris, 2025. | AJUDARIS- Associação de Solidariedade Social, Portugal |
2024 - 2024 | Avaliação/seleção das histórias a integrar obra coletiva, no âmbito do Projeto de Afectos “Histórias da Ajudaris, 2024. | AJUDARIS- Associação de Solidariedade Social, Portugal |
2022 - 2022 | Participou no dia 27 de outubro 2022, pelas 10h no Júri para apreciar o Projeto de Tese de Doutoramento, intitulado: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E(M) EDUCAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA A COMPREENSÃO DO RACISMO AMBIENTAL E PARA A PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA BASEADA NA EVIDÊNCIA“, apresentado pela doutoranda Célia Maria Hipólito | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Participação em 10 júris de qualificação dos projetos de doutoramento em Ciências da Educação: Especialização em Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
2019 - 2019 | Membro do júri de provas públicas para obtenção do título de Especialista, na área de Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos), CNAEF 144 | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2019 - 2019 | Membro do júri de provas públicas para obtenção do título de Especialista, na área de Formação de Educação de Infância, CNAEF 143 | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2019 - 2019 | Relatora no Processo de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente do ISCE Douro para o Triénio 2015-2018 | Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal |
2018/05/11 - 2018/05/11 | Concurso "Grafema a Grafema" | Câmara Municipal de Felgueiras, Portugal |
2010 - 2015 | Membro do Júri de Provas de Avaliação de Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Distinções
Título
2015 | Especialista em Formação de Professores do Ensino Básico - 144 (1.º e 2.º ciclos)
Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal
|
Outra distinção
2021 | Membro da Equipa Igualdade da Vida Local - Município de Penafiel
Câmara Municipal de Penafiel, Portugal
|
2011 | Certificado de Competências Pedagógicas N.º CCPFC / RFO-20011/05
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
2006 | CAP - Certificado de Aptidão Profissional N.º EDF 421212/2006 DN
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|