???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Simoni F Rohden

Nomes de citação

  • Rohden, Simoni

Identificadores de autor

Ciência ID
5415-1FC7-314D
ORCID iD
0000-0002-6173-066X

Endereços de correio eletrónico

  • srohden@novaims.unl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/03/01 - 2019/09/30
Concluído
Doutorado em Administração - Marketing (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
"The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/03/01 - 2013/01/01
Concluído
Mestrado em Administração (Master)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2007/01/03 - 2008/06/01
Concluído
MBA Marketing Estratégico (Postgraduate Certificate)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2003/03/01 - 2006/12/10
Concluído
Administração Hab. Comércio Exterior (Bachelor)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2021/09/01 - 2024/08/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2013/03/10 - 2023/07/12 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2020/03/01 - 2022/08/01 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/10 - 2024/08/30 Membro Conselho Técnico Científico Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2022/09/01 - 2024/08/30 Coordenação Mestrado em Gestão de Marketing Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2021/09/01 - 2022/09/01 Coordenadora de área Técnica-Científica: Marketing Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2019/01/01 - 2020/02/01 Coordenadora Bacharelado (Licenciatura) em Administração Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil
2015/07/01 - 2018/12/20 Gerente Acadêmica (Campus Porto Alegre e Licenciaturas EaD) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/03/01 - 2015/06/30 Coordenadora de Marketing Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
2009/07/01 - 2013/02/20 Consultoria em Marketing e Negócios Centro Universitário Feevale, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/08/24 - Atual Employee choices of Service Recovery
Choice of Service Recovery
Investigador
City University of London Bayes Business School
Em curso
2023/01/10 - 2024/07/10 Artificial Intelligence and its impacts on consumer behavior in retail
AIretail
Investigador responsável
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
ENSILIS Educação e Formação Unipessoal Lda
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Mellina da Silva Terres; Simoni F. Rohden; Letícia Vedolin Sebastião. "COVID-sumers: consumers’ feelings due Covid-19 pandemic in Brazil and potential implications for services marketing". International Journal of Pharmaceutical and Healthcare Marketing (2024): http://dx.doi.org/10.1108/ijphm-04-2022-0034.
    10.1108/ijphm-04-2022-0034
  2. Maria Eulália Vinadé Chagas; Vanessa Cristina Jacovas; Taís de Campos Moreira; Hilda Maria Rodrigues Moleda Constant; Simoni Fernanda Rohden; Suelen Stiehl Alves; Fernando Santini; et al. "Are We Adequately Measuring Patient Satisfaction with Telemedicine? A Systematic Review with a Meta-Analysis". Telemedicine and e-Health (2024): http://dx.doi.org/10.1089/tmj.2023.0530.
    10.1089/tmj.2023.0530
  3. Joana Boesche Tomazelli; Simoni F. Rohden; Lélis Balestrin Espartel. "The effect of social proximity, attribution, and guilt on accepting dysfunctional customer behavior". Service Business (2024): https://doi.org/10.1007/s11628-024-00556-0.
    10.1007/s11628-024-00556-0
  4. Simoni F. Rohden; Lélis Balestrin Espartel. "Consumer reactions to technology in retail: choice uncertainty and reduced perceived control in decisions assisted by recommendation agents". Electronic Commerce Research (2024): https://doi.org/10.1007/s10660-024-09808-7.
    10.1007/s10660-024-09808-7
  5. Cassiano Tressoldi; Lélis Balestrin Espartel; Simoni F. Rohden. "Authentic brand positioning or woke washing? LGBTQI+ consumer perceptions of brand activism". Equality, Diversity and Inclusion: An International Journal (2023): https://doi.org/10.1108/EDI-05-2022-0126.
    10.1108/EDI-05-2022-0126
  6. Simoni F. Rohden; Cristiane Pizzutti. "Consumer discrimination in service recovery situations". Marketing Intelligence & Planning (2023): https://doi.org/10.1108/MIP-07-2022-0305.
    10.1108/MIP-07-2022-0305
  7. Mateus Canniatti Ponchio; Simoni Fernanda Rohden; Frederike Budiner Mette. "Perceived financial well-being as antecedent of psychological well-being: evidence from Brazil". ReMark - Revista Brasileira de Marketing (2023): https://doi.org/10.5585/remark.v21i5.21579.
    10.5585/remark.v21i5.21579
  8. Simoni F. Rohden; Diully Garcia Zeferino. "Recommendation agents: an analysis of consumers’ risk perceptions toward artificial intelligence". Electronic Commerce Research (2022): https://doi.org/10.1007/s10660-022-09626-9.
    10.1007/s10660-022-09626-9
  9. Simoni F Rohden; Sofia Alexandra Vieira Simão; Diego Costa Pinto. "Natural claims and sustainability: The role of perceived efficacy and sensorial expectations". Sustainable Production and Consumption 34 (2022): 505-517. http://dx.doi.org/10.1016/j.spc.2022.09.026.
    10.1016/j.spc.2022.09.026
  10. "Online service failure: how consumers from emerging countries react and complain". Journal of Consumer Marketing 39 1 (2022): 44-54. http://dx.doi.org/10.1108/jcm-01-2021-4366.
    10.1108/jcm-01-2021-4366
  11. Thiago S. Glasenapp; Simoni F. Rohden; Lucas B. Dorneles; Cristiane Pizzutti. "Service provision during the Covid-19 pandemic: Impact on customer well-being and repurchase intention". RAM. Revista de Administração Mackenzie 23 3 (2022): https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg220401.en.
    10.1590/1678-6971/eramg220401.en
  12. Mellina Da Silva Terres; Simoni F. Rohden; Letícia Vedolin; Bárbara Foiato Hein Machado; Karen Magnus; Agnes Altmann; Dieine Estela Bernieri Schiavon. "Pandemia de COVID-19: trilhas para pesquisas futuras em marketing envolvendo o papel regulatório do consumo pró-social". Revista Brasileira de Marketing (2020): https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.17103.
    10.5585/remark.v19i3.17103
  13. "Explanatory mechanisms of the decision to buy on credit: The role of materialism, impulsivity and financial knowledge". Journal of Behavioral and Experimental Finance (2019): http://dx.doi.org/10.1016/j.jbef.2018.10.002.
    10.1016/j.jbef.2018.10.002
  14. "Intenções de recompra e confiança do consumidor on-line". Revista de Ciências da Administração (2016): http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n45p9.
    10.5007/2175-8077.2016v18n45p9
  15. Rohden, Simoni Fernanda; Matos, Celso Augusto; Curth, Marcelo Curth. "Intenções de recompra e confiança do consumidor on-line". (2016): https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n45p9.
  16. Rohden, Simoni Fernanda; Durayski, Fernanda; Teixeira, Ana Paula Pydd; Montelongo Flores, Alfredo; Rossi, Carlos Alberto Vargas. "Consumo colaborativo : economia, modismo ou revolução?". (2015): http://hdl.handle.net/10183/148056.
Tese / Dissertação
  1. Rohden, Simoni Fernanda. "The effects of compensation and social class comparisons among customers in service recovery settings". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10183/202425.
  2. Rohden, Simoni Fernanda. "As consequências da satisfação do consumidor em contextos de falha e recuperação de serviços online: um estudo intercultural em países emergentes". Mestrado, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3426.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09/25 Striking a balance: Information sensitivity in smart retailing and consumer responses EMAC Conference - European Marketing Academy
Universidade de Lisboa - ISEG (Lisboa, Portugal)
2023/09/27 How can I buy if I am not sure about it?” The impact of recommendation agents on choice uncertainty EMAC Conference - European Marketing Academy
University of Piraeus (Athens, Grécia)
2023/06/15 Service Employees’ Use of Heuristics in Service RecoveryDecisions Frontiers in Services
Maastricht Univesity (Maastricht, Países Baixos)
2022/05/24 Managerial Heuristics in Service Recovery Decisions EMAC Conference - European Marketing Academy
Corvinus University (Budapest, Hungria)
2017/02/26 The Decision Making Process of Individual Credit Buying: an Analysis of the Effect for the Payment Conditions, Type of Product and Individual Differences. Association for Consumer Research - ACR Latin America Conference
Pontificia Universidad Javeriana (Cali, Colômbia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/09/20 - Atual Big Data to AI - Ethical Challenges to Minorities
Coorientador
Doutoramento em Gestão da Informação (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023/09/05 - 2024/07/07 The Impact of Perceived Credibility and Usefulness of Recommendations on Consumer Behavior: A Comparison Between AI and Salespeople
Orientador
Data-Driven Marketing Master (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023/09/07 - 2024/07/05 Factors Influencing Repeat Purchases and Positive Word-of- Mouth in Mobile Grocery Delivery Applications
Orientador
Data-Driven Marketing Master (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023/09/05 - 2024/07/05 Impact of Recommender Agents used in Online Retail on Customer Satisfaction and Purchase Intention Traditional vs. RA-assisted Consumer Decision-Making
Orientador
Data-Driven Marketing Master (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023/09/05 - 2024/07/05 AI-Powered Personalized Pricing Strategies: An Analysis of their Influence on Consumer Purchase Intentions
Orientador
Information Management Master (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023/09/05 - 2024/07/05 BALANCING PRIVACY AND PERSONALIZATION: Analyzing Consumer Behavior when Using Intelligent Personal Assistants
Orientador
Statistics and Information Management Master (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023/10/05 - 2024/06/28 The impact of social capabilities of conversational agents in the consumer experience
Orientador
Mestrado em Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2023/11/01 - 2024/02/15 The impact of 2-dimensional and 3-dimensional content on consumers' experience satisfaction and word-of-mouth intention in event marketing
Orientador
Master in Data Driven Marketing (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023/02/01 - 2024/02/15 The Influence of Incentives on Consumer Engagement regarding positive eWOM.
Orientador
Master in Data-Driven Marketing (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2023/01/01 - 2023/10/20 The Impact of Social Media Influencers on Consumer Engagement and Well-being: The Role of Consumer Attachment
Orientador
Master in Information Management (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Information Management School, Portugal
2022/09/30 - 2023/06/30 O impacto das capacidades dos agentes conversacionais na experiência do consumidor
Orientador
Mestrado em Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal