Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mónica Costa
Nomes de citação
- Costa, Mónica
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5610-FFDB-DE7B
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014 - 2020/10/22
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Qualidade da relação com o cuidador, dimensões contextuais, regulação emocional e bem-estar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovação por unanimidade |
2019 - 2019
Concluído
|
Especialista em Psicologia clínica e da saúde (Título de especialista)
Especialização em Psicologia clínica e da saúde
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2009 - 2011
Concluído
|
Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Qualidade da relação aos pares em adolescentes: Auto-estima e coping em institucionalização e famílias tradicionais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2006 - 2009
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020/05 - 2021/10 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal (...) |
||
2015/03 - 2019/02 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2017/07/09 - 2017/07/23 | Investigador visitante (Investigação) | Università Cattolica del Sacro Cuore, Itália |
2012 - 2013 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012/06 - 2012/09 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal |
2021/10/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Direção do 2º Ciclo em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento (Não integrado) - UTAD. | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - 2024 | Direção do 2º Ciclo em Psicologia Clínica (Não integrado) - UTAD; | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/09 - 2013/07 | Estágio em Psicologia | Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira/Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/03/01 - 2020/02/28 | Qualidade da relação com o cuidador, dimensões contextuais, regulação emocional e bem-estar em adolescentes em acolhimento
residencial
SFRH/BD/101391/2014
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/10 - 2019/10 | CAREME -Efficacy of an attachment-based intervention in residential care: A randomized controlled trial on the effects on
the caregivers’ relational skills and the adolescents’ psychosocial adaptation
C494507475-00093039
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/05/01 - Atual | CAREME – Eficácia de uma intervenção baseada na vinculação no acolhimento residencial: Um ensaio controlado randomizado sobre
os efeitos das competências relacionais dos cuidadores e adaptação psicossocial dos adolescentes
PTDC/PSI-ESP/28653/2017
Investigador
|
Em curso
|
2018/10 - 2019/10 | CAREME -Efficacy of an attachment-based intervention in residential care: A randomized controlled trial on the effects on
the caregivers’ relational skills and the adolescents’ psychosocial adaptation
C494507475-00093039
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - 2013 | Dinâmicas relacionais e contextos de vinculação na institucionalização: Papel do cuidador no desenvolvimento resiliente e
saúde mental do adolescente
PTDC/MHC-PED/3666/2012
Outra
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2013 | Dinâmicas relacionais e contextos de vinculação na institucionalização: Papel do Cuidador no Desenvolvimento Resiliente e
Saúde Mental do adolescente.
PTDC/MHC-PED/3666/2012
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/06 - 2012/10 | International Parenting Study.
N/A
Investigador
University of New Hampshire - College of Health and Human Services - Department of Nursing, Estados Unidos
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/03/03 | Resiliência em situação de crise no acolhimento residencial – Uma reflexão em tempos de COVID 19 a partir do projeto CareMe. |
(Porto, Portugal)
|
2022/02/04 | Estabilidade e mudança no bem-estar dos adolescentes: O papel das relações com os cuidadores no acolhimento residencial. |
(Porto, Portugal)
|
2021/09 | We stick together! COVID-19 and psychological adjustment in youth residential care. | XVI European Scientific Association on Residential & Family Care for Children and Adolescents Conference (EUSARF) |
2021/09 | CareME – An attachment-based intervention for caregivers working in residential care settings | |
2021/09 | Adolescence and mental health in residential care: portrait of a decade in Portugal | |
2020/09 | Relationships and psychological adjustment: a gender lens on adolescents in residential care | |
2020/09 | Quality of relationship with caregivers, emotional regulation, and psychological adjustment in adolescents from residential care. | |
2018/10 | Adolescent’s attachment, quality of the relationship with caregivers and emotion regulation: A longitudinal study in residential care |
(Porto, Portugal)
|
2018/09 | Predictors of the quality of the relationship with caregivers in residential care |
(Ghent, Bélgica)
|
2018/09 | Short form version of the father and mother attachment questionnaire (FMAQ). |
(Ghent, Bélgica)
|
2017/07 | How do residential care social climate and relationship with caregiver associate with adolescent’s well-being?. |
(Londres)
|
2016/09 | Adolescents’ life aspirations: The role of parental attachment and depression. |
(La Barrosa, Espanha)
|
2016/09 | Relações de vinculação, desenvolvimento da auto-estima e necessidades psicológicas básicas – papel da sintomatologia psicopatológica e comportamentos de bullying. |
(Porto, Portugal)
|
2016/03 | Estudo da versão portuguesa da Aspiration Index com adolescentes. |
(Porto, Portugal)
|
2016/01 | Preditores do bem-estar psicológico em adolescentes em acolhimento residencial: uma revisão sistemática |
(Lisboa, Portugal)
|
2014/09 | Suporte social é significativo para os objetivos de vida de adolescentes de diferentes configurações familiares? O papel mediador da personalidade. | IX Iberoamericano de Psicologia – 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Lisboa, Portugal)
|
2013/12/18 | Abordagem psicodinâmica num estudo de caso sobre transtorno de personalidade borderline |
(Porto, Portugal)
|
2013/06/07 | Papel das figuras significativas na resiliência e comportamentos desviantes nos jovens institucionalizados |
(Lisboa, Portugal)
|
2013/06 | A escola e a instituição: Papel dos amigos no autoconceito de adolescentes institucionalizados |
(Gaia)
|
2012/11/28 | “De igual para igual” – papel dos pares na adaptação à instituição | |
2012/05/11 | Efeito da confiança nos pares na predição do coping activo: análise comparativa de jovens institucionalizados e de famílias tradicionais | 1º Encontro Nacional sobre crianças e jovens em perigo: contextos, investigação e intervenção.
(Lisboa, Portugal)
|
2012/04 | Auto-estima e coping em adolescentes institucionalizados: papel mediador da ligação aos pares |
(Lisboa, Portugal)
|
2011/11 | Institucionalização e risco em adolescentes | IV Encontro sobre maus tratos, negligência e risco na infância e na adolescência.
(Maia, Portugal)
|
2011/11 | Qualidade da ligação aos pares e auto-estima em adolescentes institucionalizados. | I Congresso Investigadores em Psicologia - Spin-Offs e desafios profissionais em tempos de crise.
(Vila Real, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Ribeiro, B. (em curso). O bullying no contexto escolar: Qualidade da relação com os professores, estilos parentais, memórias
de cuidado na infância e regulação emocional em adolescentes. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Inês Relva e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - Atual | Costa, A. (em curso). Promoção de Competências de Autorregulação em Crianças de Baixo Nível Socioeconómico: O Papel das Figuras
Significativas. Dissertação de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Armanda Pereira
e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - Atual | Moreira, A. (em curso). Vinculação das crianças aos animais de companhia: esperança e flutuabilidade acadêmica. Dissertação
de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Armanda Pereira e Co-orientado por Mónica
Costa.
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021/09 - Atual | Separação-individuação, vinculação aos pares e ansiedade social em jovens adultos: Papel mediador do autocontrolo e da regulação
emocional
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021/09 - Atual | Estilos parentais, vinculação amorosa e ciúme: Personalidade e sexismo em jovens adultos
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2023 - 2024/02 | Rodrigues, M. (Fevereiro, 2024). Estilos parentais, vinculação amorosa e ciúme: Personalidade e sexismo em jovens adultos.
Dissertação de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Catarina Pinheiro Mota e Co-orientado
por Mónica Costa.
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - 2024 | Silva, M. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na Nuclisol
Jean Piaget (UDI) – Unidade de Desenvolvimento Integrado.
Orientador
|
|
2023 - 2024 | Teixeira, F. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na
CliDAR – Clínica Terapêutica Dra. Ana Rita Vieira.
Orientador
|
|
2023 - 2024 | Moreira, A. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Boavista
Futebol Clube.
Orientador
|
|
2023 - 2024 | Costa, A. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na Associação
Bagos D’Ouro.
Orientador
|
|
2023 - 2024 | Jaime, J. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Centro
Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Orientador
|
|
2023 - 2024 | Silva, M. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na Nuclisol
Jean Piaget (UDI) – Unidade de Desenvolvimento Integrado.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - 2024 | Teixeira, F. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na
CliDAR – Clínica Terapêutica Dra. Ana Rita Vieira.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - 2024 | Moreira, A. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Boavista
Futebol Clube.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - 2024 | Costa, A. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado na Associação
Bagos D’Ouro.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023 - 2024 | Jaime, J. (2023/2024). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Centro
Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022 - 2023/03 | Mateus, D. (Março, 2023). Separação-individuação, vinculação aos pares e ansiedade social em jovens adultos: Papel mediador
do autocontrolo e da regulação emocional. Dissertação de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Orientado por Catarina Pinheiro Mota e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
|
Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022 - 2023 | Lopes, T. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Hospital
de Magalhães Lemos.
Orientador
|
|
2022 - 2023 | Fernandes, B. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Supervisão de estágio
clínico realizado no Agrupamento de Escolas Miguel Torga - Sabrosa.
Orientador
|
|
2022 - 2023 | Wanderley, F. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no
Centro de Saúde de Vila Real II – ASES Alto Tâmega – Norte.
Orientador
|
|
2022 - 2023 | Ribeiro, B. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Supervisão de estágio
clínico realizado na Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
Orientador
|
|
2022 - 2023 | Pacheco, S. (em curso). Vinculação e Adversidades: Participação dos Pais nos Projetos e Individuação dos Jovens em Acolhimento
Residencial. Dissertação de Mestrado em Clínica. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Orientado por Catarina Pinheiro
Mota e Co-orientado por Mónica Costa.
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022 - 2023 | Lopes, T. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no Hospital
de Magalhães Lemos.
Orientador
|
|
2022 - 2023 | Fernandes, B. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Supervisão de estágio
clínico realizado no Agrupamento de Escolas Miguel Torga - Sabrosa.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022 - 2023 | Wanderley, F. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado em Psicologia Clínica. Supervisão de estágio clínico realizado no
Centro de Saúde de Vila Real II – ASES Alto Tâmega – Norte.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022 - 2023 | Ribeiro, B. (2022/2023). Estágio Curricular – Mestrado de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Supervisão de estágio
clínico realizado na Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Curso Psicologia do Envelhecimento no âmbito da UNorte (2022)
Outro (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/04/23 - 2019/04/23 | Participação na conferência “Acogimiento familiar: Posibilidades y desafios”. Conferência proferida pelo Professor Jesús Palácios
da Universidade de Sevilha
Conferência
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013/06/28 - 2013/06/29 | Participação no 1º Congresso Internacional de “Psicologia, Educação e Cultura. Desafios Sociais e Educação: culturas e práticas”.
Congresso
|
|
2013/06/07 - 2013/06/07 | Participação no II Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Perigo: Contextos Comunitários e Educativos, Investigação
e Intervenção. ISCTE- IUL
Encontro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/11/15 - 2012/11/15 | Participação no Encontro de Psicologia Clinica do Hospital de Magalhães Lemos “Psicologia e Compromisso Social”.
Encontro
|
Hospital de Magalhães Lemos EPE, Portugal
|
2012/11/06 - 2012/11/15 | Participação no Seminário “New Approaches on Family Studies: Methodology and Data Analyses”.
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012/05/29 - 2012/05/30 | Participação nas VII Jornadas de Psicologia “Saber e Intervir”. Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget.
Congresso
|
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
|
2012/04/18 - 2012/04/21 | Participação no 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses “Afirmar os Psicólogos”.
Congresso
|
Centro Cultural de Belém, Portugal
|
2011/11/05 - 2011/11/06 | Participação no VII “Colóquio do Porto – Psicanálise e Cultura” sobre o tema Psicanálise e Cidadania (Liberdade interna…Liberdade
externa). Presidente da Comissão Organizadora Doutor Jaime Milheiro
Congresso
|
|
2010/10/20 - 2010/10/20 | Participação na acção de Sensibilização para o Trabalho em Rede – “Sem Violência Familiar”.
Conferência
|
Hospital de Magalhães Lemos EPE, Portugal
|
2010/06/17 - 2010/06/18 | Participação no VIII Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto.
Congresso
|
|
2010/03/18 - 2010/03/18 | Participação nas Jornadas “Ameaças de Morte no Contexto Doméstico. Identificar. Tratar. Quem? Como?”.
Conferência
|
Ameaças de Morte no Contexto Doméstico. Identificar. Tratar. Quem? Como?”.
Hospital de Magalhães Lemos EPE, Portugal
|
2009/05/22 - 2009/05/22 | Participação no colóquio “Complexidade, Valores e Educação do Futuro em torno de Edgar Morin”.
Congresso
|
Complexidade, Valores e Educação do Futuro em torno de Edgar Morin.
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
|
2009/03/05 - 2009/03/06 | Participação nas jornadas de “Apoio ao luto: Psicologia, Saúde e Educação”. Aquisição de competências para intervir no luto.
Congresso
|
Apoio ao luto: Psicologia, Saúde e Educação.
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
|
2009/02/23 - 2009/02/23 | Participação nas Jornadas Sofrimento, Educação e Saúde.
Congresso
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Portugal
|
2008/04/02 - 2008/04/03 | Participação nas V Jornadas de “Psicologia: Distintos Contextos e Distintas Abordagens”.
Congresso
|
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | (Fevereiro 2023). Arguente na prova para a obtenção do grau de Mestre, prestada pela Dra. Mariana Silva Ferreira, com o trabalho intitulado: Separação-Individuação, Personalidade e Adaptação Académica em Jovens Adultos: Solidão e Autocontrolo em Tempos de Covid-19, sob orientação da Prof. Doutora Catarina Pinheiro Mota, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia. | Mariana Silva Ferreira (Mestrado) |
2023 | (Abril 2023). Arguente na prova para a obtenção do grau de Mestre, prestada pela Dra. Catarina Alexandra da Costa Sá, com o trabalho intitulado: Relação entre traços psicopáticos em crianças, estilos parentais, relação filio-parental e comunicação parental na perspetiva dos pais em período de pandemia, sob orientação da Prof. Doutora Inês Relva, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia. | Catarina Alexandra da Costa Sá (Mestrado) |
2023 | (Junho 2023). Arguente na prova para a obtenção do grau de Mestre, prestada pela Dra. Ana Carolina de Queirós Monteiro Teixeira, com o trabalho intitulado: Relação entre psicopatia, relações próximas e regulação emocional, sob orientação da Prof. Doutora Margarida Simões, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia. | Ana Carolina de Queirós Monteiro Teixeira (Mestrado) |
2021/11/17 | Attachment, relationships with caregivers, and satisfaction with caregiving environment in Residential Care.
Arguente principal
|
Maria Francisca Morais de Campos (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021 | (Novembro 2021). Arguente na prova para a obtenção do grau de Mestre, prestada pela Dra. Maria Francisca Morais de Campos, com o trabalho intitulado: Attachment, relationships with caregivers, and satisfaction with caregiving environment in Residential Care, sob orientação da Prof. Doutora Helena Carvalho, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Educação e Psicologia. | Maria Francisca Morais de Campos (Mestrado) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Psicologia da Aprendizagem | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - Atual | Dificuldades de Aprendizagem II | Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - Atual | Psicologia Social | Ciências da Comunicação (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - Atual | Seminário de Investigação Aplicado à Psicologia da Educação e do Desenvolvimento | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - Atual | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - Atual | Psicologia Social | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - Atual | Psicologia Social | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - Atual | Dificuldades de Aprendizagem I | Reabilitação Psicomotora (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023 - Atual | Estatística Aplicada à Psicologia II | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2023 - Atual | Métodos e Técnicas de Investigação | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2023 - Atual | Análise de Dados Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2023 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento, Epigénese e Ciclos de Vida I | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2022/04 - Atual | Psicologia do Envelhecimento - Curso no âmbito da UNorte | Psicologia do envelhecimento | |
2022 - Atual | Metodologia da Investigação em Psicologia | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022 - Atual | Psicologia Social | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2022 - Atual | Psicologia Aplicada à Nutrição | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2022 - Atual | Desenvolvimento Humano | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2022 - 2023 | Desenvolvimento Humano | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2022 - 2023 | Psicopatologia II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Desenvolvimento Humano | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Problemas de Desenvolvimento | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Envelhecimento | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Geronte | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado integrado) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2021/10 - 2022/02 | Métodos Qualitativos em Psicologia | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2021/10 - 2022/02 | Desenvolvimento Humano | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2022/05 | VIDA SÉNIOR | A Voz de Trás-os-Montes |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2014 - Atual | Membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto | Membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto |
2013/12/20 - Atual | Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
2013 - Atual | Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses – OPP, CARTEIRA PROFISSIONAL Nº 15540. |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03 - 2023/03 | PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTERNO – (Março 2023). Aplicação de Métodos de Seleção (Avaliação Psicológica) no âmbito de Concurso Público (75 candidatos) – Câmara Municipal de Resende. Atividade realizada na Unidade de Serviços Especializados de Psicologia e coordenado pela Professora Doutora Catarina Pinheiro Mota – ECHS - UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO (Montante de 12.000,00 Euros). | |
2022/01 - 2022/01 | PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTERNO – (Janeiro/Fevereiro 2022). Aplicação de Métodos de Seleção (Avaliação Psicológica) no âmbito de Concurso Público (44 candidatos) - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Atividade realizada na Unidade de Serviços Especializados de Psicologia – ECHS - UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO. | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/01 - 2022/01 | Residential Treatment for Children and Youth. | |
2019/11 - 2019/11 | Pshychological Reports. |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | Tutor do Programa de Tutoria/Mentoria da UTAD. | Tutor do Programa de Tutoria/Mentoria da UTAD. |
Distinções
Prémio
2013 | Prémio de melhor poster
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012 | Prémio de melhor poster
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|