Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Miguel Augusto Meneses da Silva Santos
Nomes de citação
- Santos, Miguel Augusto
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5616-AA20-3CEC
- ORCID iD
- 0000-0002-5143-2183
Websites
- www.ese.ipp.pt (Profissional)
- https://ined.ese.ipp.pt/pt/user/25 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015
Concluído
|
Construção de Cursos em e/b-Learning [Construction of e/b learning programs] (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
|
2003 - 2007
Concluído
|
Psicologia da Educação [Educational Psychology] (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Gestão de Sala de Aula; Crenças e Práticas em Professores do 1º ciclo do Ensino Básico [Classroom management, beliefs and
practices in teachers of the 1st cycle of basic education]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
1996 - 1999
Concluído
|
Psicologia da Educação Especial [Special Education Psychology] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Relações com os Pares e Auto-Conceito: Estudo das Interacções entre a Popularidade, a Amizade e as Percepções de Auto-Competência
[Peer relations and self-concept: study of the interactions between popularity, friendship and perceptions of self-competence" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1989 - 1994
Concluído
|
Psicologia [Psychology] (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2008/08 - 2020/11/01 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2004/12 - 2008/07 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1998/12 - 2004/11 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/12 - 1998/11 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/07 - Atual | Vice-Presidente | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/03 - Atual | Membro da Direção do inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação [Directive board member - inED Center for Research and Innovation in Education] | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009 - Atual | Membro do Conselho técnico-científico [Technical-Scientific Council Member] | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/09 - 2022/09/01 | Coordenador da Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa [Coordinator bachelor program Portuguese Sign Language Translation and Interpretation] | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2017/01 - 2019/10 | Diretor da Revista Sensos-e [Director Journal Sensos-e] | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007/06 - 2019/09 | Coordenação da Unidade Técnico-Científica de Educação Especial e Inclusão [Coordinator Special Education and Inclusion Department] | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12/01 - 2026/01/31 | SOULSS: Scaffolding Online University Learning: Support Systems
Investigador
|
Em curso
|
2021/03/01 - 2023/02/28 | Supporting success for all – Universal Design Principles in Digital Learning for students with disabilities
KA226-0086B6AA
Investigador
|
Em curso
|
2020/09/01 - 2022/08/31 | Oltre Il Giardino - Social Inclusion Observatory
Investigador
|
Em curso
|
2018 - 2021 | EMPOWER ME! with sufficient attention and tempered hyperactivity
2018-1-FR01-KA202-047991
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2017 - 2020 | BASE Behavioral Assessment to Improve School Environment
2017-1-RO01-KA201-037460
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2017 - 2020 | BEHAVE Behaviour Management models across Europe
2017-1-IT201-036540
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2017 - 2020 | BECERID A blog as open learning platform for the field of early childhood education about research and innovation to support
disadvantaged and diverse children
2017-1-FR01-KA201-034755
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
|
2016 - 2018 | ACCESS Access to employment for people with intellectual disabilities
2016-1-FR01-KA202-024229
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
2012 - 2015 | WHAAM: Web Health Application for Adhd Monitoring
531244-LLP-2012-IT-KA3MP
531244-LLP-2012-IT-KA3MP
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
2012 - 2015 | FOSFIM: foundation of study program for inclusive education in Montenegro
TMP530766
TMP530766
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
2010 - 2012 | CP-PACK: Development of Supportive Packages for Parents and Teachers of Children with Cerebral Palsy (03-18 Age Group)
2010-3292/001-001
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
2008 - 2010 | SMILE: Sign, Meaning and Identification – (deaf) Learners in Europe
142442-LLP-1-2008- 1-PT-COMENIUS-CMP
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
2008 - 2010 | DIGITAS Digital Asylum-Seekers - Media education crash course for parents and grandparents
142293-LLP-1-2008-1-RO-GRUNDTVIG-GMP
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
2007 - 2009 | Parents and Teachers working Hand in Hand: Training Programme for Parents and Teachers of Pupils with Attention Deficit Hyperactivity
Disorder (ADHD)
07-PRT01-GR04-00026-1
Investigador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Website |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2016 | Práticas de Ensino Superior para Estudantes com Deficiência Visual e Auditiva |
Instituto Superior de Contabilidade do Porto (Porto)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | Avaliação Psicomotora e Intervenção baseada no Jogo/Brincar numa criança com Incapacidade Intelectual e Desenvolvimental | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2018 - 2018 | “Interagir para Incluir” - Um Programa de Atividades com os Pares para a Promoção das Interações e da Autonomia de um Jovem Surdo com Incapacidade Intelectual | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2017 - 2017 | A Terapia Ocupacional no contexto educativo: articulação entre terapeutas e professores | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Impacte do Multi-Sensory Storytelling no estado de alerta em jovens e adultos com multideficiência | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Ensino Direto da Matemática Funcional: Estudo de Caso
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Aumento da Linguagem: um estudo de caso | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Desenvolvimento das interações sociais de um aluno com Perturbações do Espectro do Autismo através de treino de pares | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2015 - 2015 | A intervenção junto dos pares na promoção das competências sociais na criança com paralisia cerebral | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2015 - 2015 | Promoção da comunicação expressiva através de um sistema aumentativo e alternativo de comunicação - estudo de caso | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2015 - 2015 | Estudo de um caso de transição para a vida ativa: importância da planificação centrada na pessoa | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2014 | Avaliação e promoção da leitura na formação de adultos com incapacidade intelectual
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Intervenção precoce centrada no brincar - um estudo de caso em criança institucionalizada
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Promoção da Comunicação Expressiva, recorrendo a um Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação - Estudo de Caso
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2014 | Desenvolvimento das interações sociais de um aluno com Perturbações do Espetro do Autismo através do treino de pares
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2014 | Estudo de um Caso de Transição para a Vida Ativa: Importância da Planificação Centrada na Pessoa | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2014 | A intervenção junto de pares na promoção das competências sociais na criança com Paralisia Cerebral | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2014 - 2014 | Intervenção em situações de violência e indisciplina em alunos do ensino básico: estudo de caso
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Relações entre o Tipo de Respiração, as Funções Executivas e o Comportamento numa Amostra de Crianças do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Avaliação e promoção da leitura na formação de adultos com incapacidade intelectual | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Relações entre o tipo de respiração, as funções executivas e o comportamento numa amostra de crianças do ensino básico | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Intervenção em situações de violência e indisciplina em alunos do ensino básico: Estudo de Caso | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Intervenção centrada no brincar: um estudo de caso em criança institucionalizada | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Trabalho de Pares na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: estudo de caso de uma criança com dislexia | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2013 - 2013 | Trabalho de Pares na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: estudo de caso de uma criança com dislexia | Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2013 - 2013 | Trabalho com famílias em contexto natural: estudo de um caso | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Dificuldades de Aprendizagem na aquisição da leitura: estudo de caso | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Relação Escola Família de Crianças com Necessidades Educativas Especiais - Percepção dos Professores | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | O Musicoterapeuta como assessor para a inclusão: estudo de acompanhamento de uma docente de música do 3º ciclo, para práticas inclusivas | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | As representações dos professores acerca da participação de alunos com NEE | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | As representações dos professores acerca da participação de alunos com necessidades educativas especiais em diversas atividades escolares | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Dificuldades de prendizagem na quisição da leitura: um estudo de caso | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | O Musicoterapeuta como assessor para a inclusão: estudo de acompanhamento de uma docente de música do 3.º ciclo, para práticas inclusivas | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Trabalho com Famílias em Contexto Natural: estudo de um caso | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Relação Escola-Família de crianças com necessidades educativas especiais - perceção dos professores | Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | Estratégias para o sucesso escolar da criança com PHDA
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | Construção e implementação de um programa de educação sexual para alunos com necessidades educativas especiais no 1º ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | Sistemas de suporte à participação de pessoas com incapacidade intelectual: estudo de caso de uma aluna com multideficiência
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2012 | Promoção das interações sociais de crianças com multideficiência através do treino de pares
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Inclusão de uma Criança com Trissomia 21 na Sala de Aula Regular
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | A Gestão de Sala de Aula e o Aumento do tempo na tarefa de um aluno com Perturbação Hiperativa com Défice de Atenção
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | O contributo da Expressão Artística no desenvolvimento da interacçao social de uma criança com síndrome de Down
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | A Importância da Arte para o Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo da Criança na Educação Especial
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | O Papel do Intérprete Educativo no Apoio ao Estudo
Orientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Desenvolvimento e Implementação de Material Bilingue de Ciências Naturais para Alunos Surdos
Orientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Representações sobre a supervisão das Atividades de Iniciação à Prática de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa
Orientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Sociedade Acessível
Orientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | A importância de materiais em língua gestual portuguesa no desempenho académico dos alunos surdos
Orientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Intérprete de Língua Gestual em contexto/registo audiovisual
Coorientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | As Competências do Intérprete de Língua Gestual Portugues no Contexto da Saúde
Orientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Produção de Materiais Bilingues: Relato de uma Experiência
Orientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Construção do papel do Intérprete de LGP no Ensino da Língua Inglesa a alunos surdos: Um estudo exploratório
Orientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Igualdade na Acessibilidade Cultural: Cidadãos Surdos no Arquivo Distrital
Coorientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | O Intérprete de LGP numa equipa educativa: estudo de caso
Orientador
|
Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Incapacidade Intelectual: avaliação e modificação do comportamento em contexto escolar - um estudo de caso
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | A gestão de sala de aula com alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | Competências Sociais na Multideficiência - contributos dos pares
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | A intervenção com pares mediadores na promoção de competências sociais numa criança com perturbações do espectro do autismo
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento de Competências Sociais em Alunos com Incapacidade Intelectual
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | Promoção da comunicação verbal através da música: estudo de caso de uma criança com perturbação do espectro do autismo
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | Promoção da competência em leitura num aluno com dislexia: a importância da percepção visual
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | Instituição e mudança: um percurso para melhorar a qualidade de vida de uma jovem com (in)capacidades múltiplas
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | Problemas de Comportamento: como intervir? Um estudo de caso
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Atividades de lazer e promoção da autoimagem e funcionamento social num grupo de jovens e adultos em instituição
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Socialização e Inclusão de alunos com autismo no ensino regular
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Implementação de um currículo funcional numa escola inclusiva
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | (???) Desenvolvimento da linguagem
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 - 2011 | Co-ensino: influência no desenvolvimento das relações interpessoais e das competências de leitura e escrita
Orientador
|
Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - 2015 | 1º Ciclo de Conferências "A Educação Especial no Quadro do Direito à Educação Inclusiva
Conferência (Coorganizador)
|
|
2015 - 2015 | PHDA - Da avaliação à intervenção
Conferência (Outra)
|
|
2013 - 2013 | 3rd Deafness in European Education Day
Conferência (Outra)
|
|
2012 - 2012 | 2nd Deafness in European Education Day
Seminário (Outra)
|
|
2010 - 2010 | European Day on "Deafness, Language, Culture and Education"
Seminário (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2014 | A Avaliação das Necessidades de Apoio nos Planos Individuais de Transição
Conferência
|
Formar para Incluir, Inovando
Centro de Formação de Professores do Planalto Beirão, Portugal
|
2013 - 2013 | A Avaliação das Necessidades de Apoio nos Planos Individuais de Transição
Encontro
|
I Encontro Internacional de Educação Especial
Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2013 - 2013 | Mesa: Comunicação e Linguagem
Encontro
|
I Encontro Internacional de Educação Especial
Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2013 - 2013 | Comissão Científica
Encontro
|
I Encontro Internacional de Educação Especial: Contributos para a Intervenção
Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2010 - 2010 | Deficiência e Direitos Humanos
Mesa-redonda
|
|
2002 - 2002 | Gestão de Conflitos
Oficina (workshop)
|
Os Modelos de Intervenção em Reabilitação: Novas Perspectivas
CEFPI - Centro de Educação e Formação Profissional Integrado, Portugal
|
2002 - 2002 | Utilização Didática das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação
Mesa-redonda
|
|
2000 - 2000 | Promoção das Relações Interpessoais em Contexto Escolar
Oficina (workshop)
|
IV Seminário de Pedagogia Terapêutica: "Agressividade, Hiperactividade e Inibição"
PsiCOAP, Portugal
|
2000 - 2000 | Das Práticas à Teorização sobre as Práticas
Congresso
|
V Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxia |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 | Contributos para o Estudo da Participação em Crianças com Incapacidade, por Comparação aos seus Pares sem Incapacidade, nos Contextos de Casa, da Escola e da Comunidade: Visão dos Pais | Susana Isabel da Costa Oliveira Martins (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | Aumentar a percepção sensorial de uma criança com lisencefalia, através da Little Room | Marlise Isabel de Jesus Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2015 | Competências Sociais, Problemas de Comportamento e Competências Académicas: um estudo no 2º ciclo do Ensino Básico | Ângela Daniela Moreira Pinto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | A Profissão de Intérprete de Língua Gestual: Estudo sobre Avaliação | Ana Cristina Pires Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 | O SignWriting como um sistema de escrita apropriado às línguas estuais. Um contributo para o desenvolvimento de competências de escrita do aluno surdo? | Jorge Manuel Ferreira Pinto (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014 | A criança com trissomia 21 e os factores ambientais: um estudo de caso | Maria de Fátima Alves Gonçalinho da Silva Rodrigues (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Práticas do Docente em Educação Especial | Maria Concepcion Alves Mirassol (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | A opinião de crianças em idade pré-escolar sobre os seus pares com deficiência | Susana Madalena Neves de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2014 | Famílias de filhos com incapacidades: desafios e redes de suporte | Celeste da Conceição Torres Marques Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Alfabetização Emocional e os seus efeitos na qualidade das competências emocionais de crianças com necessidades educativas especiais | António Fernando Saldanha Portelada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2013 | A Intervenção do programa de desenvolvimento sócio-afetivo num jovem com pertubações de hiperatividade e défice de atenção" | Cristina Maria Correia de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2013 | Tempo de ensino, tempo de empenhamento e resultados académicos | Susana de Jesus Moreira da Cunha da Cruz Cerqueira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Marcadores culturais específicos presentes em produções culturais surdas | Andreia Filipa de Sousa Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Orientação vocacional para jovens com limitações ao nível das funções intelectuais | Ana Margarida Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2013 | Participação de Crianças e Jovens com e sem Incapacidade nos Contextos de Casa, Escola e Comunidade: Tradução, Adaptação Cultural e Validação do Instrumento "Participation and Environment Measure for Children and Youth" (PEM-CY) | Susana Isabel da Costa Oliveira Martins (Outro)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 | A Reconfiguração Política da Surdez e da Educação de Surdos em Portugal: Entre os discursos identitários e os discursos de regulação | Maria do Céu Ferreira Gomes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013 | Centro de Recursos para a Inclusão na Multideficiência: as equipas | Juliana Raquel Marques Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | O Planeamento Centrado na Pessoa como elemento fulcral do Processo Individual de Transição para a vida ativa: um olhar sobre a vida de cinco jovens | Eliana Maria de Pinho Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | O Treino da Percepção Visual e da Consciência Fonologia como Promotor da Fluência da Leitura num Aluno do 2º Ciclo do Ensino Básico | Luciana Rita Miranda Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 | Aprendizagem da Leitura e Escrita - estudo de caso | Eva Cristina Ribeiro de Jesus Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | O caso da "Mónica" - os comportamentos disruptivos em jovens com incapacidade intelectual | Maria Goretti dos Santos Carmona Bicho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2012 | Jogo e Competências Sociais no Meio Escolar | João Armindo da Silva Fernandes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2012 | A avaliação da Actividade e Participação das crianças em idade pré-escolas: mapeamento de um instrumento em referência à CIF | Elvira Manuela Soares Coelho Mendes (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Risco e Resiliência no Processamento Sensorial e no Desenvolvimento Sócio-Emocional | Maria Antónia de Oliveira Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2012 | Supervisão Pedagógica dos Processos de Inclusão: Um estudo no contexto do 1º ciclo do ensino básico | António Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Da Carência à Premência: O Intérprete de Língua Gestual enquanto Supervisor | Cátia Marlene Silva Monteiro Santos (Outro)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 | Preservação e Reclamação de Marcadores Culturais na (Re)Construção Identitária de Universitários Surdos | Catarina Adriana da Costa Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2012 | O Papel do tutor perante os alunos com necessidades educativas especiais em diferentes turmas do 1º ciclo - trabalho de pares na promoção do seu desenvolvimento | ANDREIA MARTA PINHEIRO VIEIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Promoção de Competências Sociais e Comunicativas através do Treino de Pares Mediadores, em Crianças com SAAC's, em Contexto de Jardim-de-Infância | DIANA PATRÍCIA LOURENÇO CORREIA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | A contribuição do Portfefólio elaborado pela família para a inclusão de uma criança com NEE no contexto educativo | JOANA ISABEL MARTINS PINTO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Planos de Desenvolvimento Individuais na Inclusão de Crianças com Incapacidade em Contexto de Creche: Proposta para a Implementação de Práticas Adequadas na Sala de Aula | MÁRCIA MANUELA SAMPAIO GONÇALVES (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Promoção de Comportamentos Emocionais Socialmente Adequados num Jovem com Perturbações do Espectro do Autismo | MARIA ALZIRA SILVA DOS SANTOS FIDALGO (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Estudo sobre a satisfação da família com os serviços de educação especial | MARLENE PATRÍCIA SOARES GUEDES SILVA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Um programa de promoção da autonomia para preparação de refeições simples dirigido a três jovens com multideficiência | VANESSA SOFIA PAIVA CAMBRA (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Articulação entre o Professor do Ensino Regular e do Ensino Especial: Miragem ou Realidade? | Ana Paula Gonçalves Silva e Dias Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | A iconicidade no léxico das Ciências e da Saúde: percepção de usuários da Língua Gestual Portuguesa | Ângela Leitão Ricardo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | A influência da glosa na compreensão da Língua Portuguesa em indivíduos surdos | Susana Filipa Marques Branco (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Terminologia Específica em Língua Gestual Portuguesa: percepção da adequação em categorias gestuais | Joana Sofia de Sousa e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Inclusão na Educação de Surdos: categorias gestuais e desenvolvimento dos "School Sign" | Cristina Paula Almeida de Sousa Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Contextos Complexos em Interpretação Simultânea em LGP: Percepção de Gestuantes quanto à Adequação do Tipo de Interpretação | Joana Isabel da Silva Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Para a Qualidade dos Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa: Construção de um Instrumento de Avaliação | Marisela Alejandra Lopes Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | A orientação vocacional do aluno Surdo: a equidade pelos recursos | Vera da Conceição São Bento Macedo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 | Alunos, Professores e Intérpretes: Diferentes Olhares Sobre o Perfil de Competências do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa em Contexto Educativo | Ana Daniela de Sousa Espinheira Rio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Para a construção de uma escola inclusiva - envolvimento do aluno com Necessidades Educativas Especiais na mudança de estratégias na sala de aula | Ana Maria Marques Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 | Intervenção em crianças com hiperatividade com défice de atenção e deficiência mental em contexto educativo: estudo de caso | Maria de Fátima Fernandes Rafael (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 | DHDA: Uma proposta de intervenção | Ana Cristina Lopes de Queirós (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | Contributos para o estudo das necessidades da família de crianças apoiadas pela intervenção precoce | Paula Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2011 | As atitudes dos pares face aos colegas com Necessidades Educativas Especiais: um estudo no 3º e 4º ano do 1º ciclo | Isabel Cancela (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2009 | A Partilha da Atenção: Avaliação em Contexto Natural e Relação com a Cognição e Linguagem em Crianças em Idade Pré-escolar | Luísa Adelaida Novais de Castro Arantes de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2009 | Para cada ser uma resposta | Dalila Campos Pereira Veloso Constantino (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015/04/23 - Atual | Journal of Psychodidactics/ Revista de Psicodidáctica | |
2013/01/01 - 2013/12/31 | Sensos |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2007 - Atual | Relatório de Consultoria: Reconhecimento e Validação de Competências-chave a indivíduos com limitações no funcionamento cognitivo | |
2000 - Atual | Elaboração de programas para o Ensino Secundário na República de Angola |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012/09 - Atual | Educação Especial e Inclusão | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007/09 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007/09 - Atual | Psicossociologia da Comunidade Surda | Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007/09 - Atual | Observação e Intervenção Educativa em Contextos Sociais e Educacionais | Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2007/09 - Atual | Estágio | Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/12 - Atual | Desenvolvimento Humano Típico e Atípico | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/12 - Atual | Problemas da Cognição e da Aprendizagem | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/12 - Atual | Investigação Educacional | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/12 - Atual | Seminário de Apoio ao Projeto | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
1995/12 - Atual | Projeto em Educação | Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2015 - 2015 | Avaliação e Intervenção em Crianças e Jovens com Perturbação de Hiperactividade com défice de Atenção (PHDA) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Monitoring and Functional Analysis for Children with ADHD, and technology support | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2012 - 2012 | A Supports Intensity Scale TM como instrumento para a organização dos Planos Individuais de Transição | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Universidade Federal de S. Carlos, Brasil, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2009/12 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2009/09 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Porto
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/09 - Atual | Membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação Especial - Multideficiência e Problemas da Cognição
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2014/05 - 2018/05 | Scientific-Pedagogical Council for Continuous Training
Membro
|
|
2010/09 - 2015/12 | Coordenador do Mestrado em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Coordenador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |