???global.info.a_carregar???
José Manuel Carvalho Vieira. Concluiu o(a) Licenciatura em Filosofia em 1980/07/20 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras e Doctor of Philosophy em Ciencias Economicas y Empresariales em 1997/03/27 pelo(a) Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias Económicas e Empresariais. Orientou 18 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Manuel Carvalho Vieira

Nomes de citação

  • Carvalho Vieira, José Manuel
  • Carvalho Vieira, José

Identificadores de autor

Ciência ID
5A15-9D83-115A
ORCID iD
0000-0001-8328-3082

Endereços de correio eletrónico

  • jvieira@umaia.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Exatas - Matemática - Estatística e Probabilidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1997/03/27
Concluído
Ciencias Economicas y Empresariales (Doctor of Philosophy)
Especialização em Empresa - Marketing
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias Económicas e Empresariais, Espanha
1989/07/20
Concluído
Estudos Europeus (Pós-Graduação)
Especialização em Economia
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
1980/07/20
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/09/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/05 - 2018/07/29 Conselho pedagógico Instituto Universitário da Maia, Portugal
2000/09/15 - 2014/09/15 Coordenação ou Direcção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Universitário da Maia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Bouçanova, C.; Reis, J.L.; Vieira, J.C.. "Digital marketing and the new age of personal data protection: The case of advertising agencies in Portugal,Marketing digital e a proteção de dados pessoais: O caso das agências de publicidade em Portugal". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2020 E35 (2020): 141-151. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85094623014&partnerID=MN8TOARS.
  2. Carvalho, J.M.S.; Costa, R.V.; Marnoto, S.; Vieira, J.C.; Sousa, C.A.A.. "Resource-based view of city quality: Scales development and validation". Growth and Change 50 3 (2019): 856-879. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85068528431&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/grow.12312
  3. Carvalho, J.M.S.; Costa, R.V.; Marnoto, S.; Sousa, C.A.A.; Vieira, J.C.. "Toward a Resource-Based View of City Quality: A New Framework". Growth and Change 49 2 (2018): 266-285. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048706549&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/grow.12237
  4. José Manuel Carvalho Vieira; Elisabete De Magalhães Serra; José Antonio Varela Gonzalez. "New services margin/high success discriminators". The Service Industries Journal 24 5 (2004): 91-101. http://dx.doi.org/10.1080/0264206042000276856.
    10.1080/0264206042000276856
Livro
  1. Castelo-Branco, F.; Reis, J.L.; Vieira, J.C.; Cayolla, R.. Business Intelligence and Data Mining to Support Sales in Retail. 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4_38
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 The Rise of Nonmedia Companies Empowered by Content and inbound marketing
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 Estratégias de retenção e satisfação de sócios: estudo aplicado no ginásio elite corpus XVI
Orientador
Gestão do Desporto (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 From Outbound Into Inbound a Marketing Paradigm Shift Methodology, Techniques and Resources to be Found Online
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 Hedonismo e utilitarismo o setor automóvel: um estudo empírico com os comsumidores da marca Toyota em Portugal
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 - 2016 Blue - Estratégias de reestruturação e reposicionamento
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 - 2016 A responsabilidade social no desporto - O panorama do futebol profissional português
Orientador
Gestão do Desporto (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015 - 2015 Public Procurement of Innovation
Orientador
Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Necessidade de Inovação para melhorar a competitividade e criação do emprego
Orientador
Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Comunicação não-verbal na força de vendas
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Plano de Marketing. Estudo de Caso das Salinas War Pone - Moçambique
Orientador
Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2014 - 2014 O impacto do arrependimento na lealdade do consumidor.
Orientador
Marketing e Publicidade (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013 - 2013 Estratégias de internacionalização de uma PME Portuguesa...
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 PROJECTO PARA A CRIAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL DE CONHECIMENTO
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 FRUGAL INNOVATION NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: ESTUDO DE CASO DA ALIANÇA RENAULT/NISSAN
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 CAPACIDADES DE INOVAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE OS RECURSOS E CAPACIDADES MAIS RELEVANTES PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO.
Orientador
Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Marketing Desportivo - Estudo das variáveis de comportamento de lealdade nos eventos de futebol profissional em Portugal
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 AS CIDADES CRIATIVAS E O DESAFIO DA CRIATIVIDADE URBANA: IMPULSO E IMPACTO DA ECONOMIA CRIATIVA
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Nível de responsabilidade social interna da Sogrape Vinos SA na unidade fabril de Avintes, Vila Nova de Gaia
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Influência da distância psiquica e das carateristicas da relação exportador-importador sobre a performance de exportação.
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal