???global.info.a_carregar???
Gabriela de Pina Trevisan. Completed her degree in Sociology of Organizations in University of Minho (Institute of Social Sciences) in 1998. She enroled in Fundação para o desenvolvimento do Vale de Campanhã as a communkty worker, developing intervention with young mothers and with children and young people. In 2001 she started teaching in Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, as an invited supervisor of professional internships of Social Educators. In 2002, she joined as a full time assistant. In 2006, she completed her masters in Sociology of Childhood, in the Universidade of Minho. In 2009 she enroled for the phd in Childhood Studies in the Institute of Education of the University of Minho, concluded in 2014 under the theme of children's political citizenship and co-decision making processes in school and in the city. She is a member of the European Sociological Association and of the Portuguese Sociology Association, where she co-founded with Catarina Tomás the Portuguese Thematic Section of Sociology of Chilhood, in 2018. Since December she is an auxiliary researcher at the Prochild Colab against Poverty and Social Exclusion.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gabriela de Pina Trevisan

Nomes de citação

  • Trevisan, Gabriela

Identificadores de autor

Ciência ID
5E13-E98A-2521

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Infância
Universidade do Minho, Portugal
""Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós." Infância e cenários de participação pública: uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na cidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approaved with unanimity
2006
Concluído
Sociology of Childhood (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Friendship os the best thing in the world in spite of love. Love and affection among children. The social construction of feelings in peer interactions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good with unanimity
2002
Concluído
Post Degree in educational sciences- socio-cultural animation (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
aproved
1998
Concluído
Degree in Sociology of Organisations (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Mothers out of time- teenage pregnancy in social exclusion and poverty contexts" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 - Good
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12/19 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) ProChild Colab, Portugal
ProChild CoLAB, Portugal
2014/01/10 - 2019/12/01 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Maia, Portugal
Universidade da Maia, Portugal
2013 - 2019/12/17 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002/09/01 - 2019/12/17 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2019/12/17 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2009 trainer - social and personal development Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
2001/01/01 - 2004/01/01 Formadora - Informação e Com; Cidadania e Europa; Psicossociologia do Trabalho; Gestão e Av. Form Instituto de Soldadura e Qualidade, Portugal
1998/09/01 - 2000/10/01 Socio-cultural animator Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/09/01 - 2019/12/01 E-Learning for Intercultural Skills in Social Education
2017-1-FR01-KA203-037496
Investigador
European Union, Bélgica
European Union
Concluído
2013/09 - 2018/12 Projeto Catapulta. 5G e 6G
xxx
Outra
Instituto de Segurança Social/Portugal 2020
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2020 Trajetos e quotidianos de pobreza em Portugal [Pathways and daily lives of poverty in Portugal]
sem referência
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Em curso
2011/07/01 - 2015/02/01 Ambient Assited Living for ALL - AAL4ALL
XXXX
Investigador
Associação Fraunhofer Portugal Research, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/02/14 - Atual Crianças em participação e novos processos de produção do território na Ocupação Vila Resistência - Santa Maria - RS - Brasil
ainda sem referencia no Renates
Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
Em curso
2021/09 - 2022/12 Palácio da Imaginação
Orientador
Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal

Câmara Municipal de Guimarães, Portugal

Fraterna Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, Portugal

ProChild CoLAB, Portugal
Governo da República Portuguesa
Concluído
2015/09/01 - 2018/02/27 CERTIC - Enhancing and upgrading ICT skills of trainers in the sociocultural sector
15PS0005 (2015-1-BE01-KA203-013202)
Investigador
European Union, Bélgica
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Trevisan, Gabriela. "Projeto ELISSE – E-learning for intercultural skills in Social Education". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de diálogo intercultural e mediação, Braga, 2018.
    Publicado
  2. Cunha, David; Trevisan, Gabriela; Samagaio, Florbela; Ferreira, Liliana; Sousa, Filipe; Alves, José Ferreira; Simões, Ricardo João Ferreira. "Ambient assisted living technology: comparative perspectives of users and caregivers". 2013.
    10.1109/HealthCom.2013.6720635
  3. Trevisan, Gabriela; Trevisan, Gabriela. "cenários de participação política de crianças e jovens em contexto local: análise de uma realidade". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de sociologia . Sociedade, crise e reconfigurações, Porto, 2012.
    Publicado
  4. Trevisan, Gabriela. "Cidadania e participação: uma proposta de análise das competências de tomada de decisão das crianças na escola". 2012.
  5. Samagaio, Florbela; Trevisan, Gabriela; Neves, Maria Ivone; Brás, Cátia; Carvalho, Adalberto Dias de; Carvalho, Adalberto; Neves, Ivone. "Relações escola-famílias e construção complexa de identidades: análise de um projeto desenvolvido no âmbito de um Contrato Local de Desenvolvimento Social". 2012.
  6. Trevisan, Gabriela. "Cidadania infantil e participação política das crianças: interrogações a partir da Sociologia da infância". Trabalho apresentado em I simpósio Luso-brasileiro em estudos da criança- perspetivas sociológicas e educacionais em estudos da criança: as marcas da dialogicidade, Braga, 2012.
    Publicado
  7. Trevisan, Gabriela. "Research with children challenges – the specificity of ethnographic work: Interpretation and alterity issues". 2009.
  8. Trevisan, Gabriela. "(In) visibles: les compétences politiques des enfants dans les contextes de décision publiques". 2008.
  9. Trevisan, Gabriela. "Infância e políticas sociais". 2008.
  10. Trevisan, Gabriela. "Quando for grande quero ser... criança. Considerações sobre as interacções entre pares na Infância". 2007.
  11. Trevisan, Gabriela. "Amigos(as) e namorados(as) : relacionamentos entre pares". 2006.
  12. Trevisan, Gabriela. "Love and affection among children – the social construction of feelings in peer interaction". 2005.
Artigo em revista
  1. Tomás, Catarina; Trevisan, Gabriela; Reis, Marta. "“Temos de ficar na mata para falar com as pessoas”. Espaço público e ação coletiva das crianças de um jardim de infância". Sociedad e Infancias 8 1 (2024): 63-76. http://dx.doi.org/10.5209/soci.94719.
    Publicado • 10.5209/soci.94719
  2. Silva, Cidalia F.; Trevisan, Gabriela; Carvalho, Mariana; Gouveia, Diana. "The Palace of Imagination". Joelho Revista de Cultura Arquitectonica 15 (2024): 117-136. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8681_15_7.
    Acesso aberto • 10.14195/1647-8681_15_7
  3. Trevisan, Gabriela; Carvalho, Mariana; Silva, Cidália; Sarmento, Manuel Jacinto. "Crianças, território e identidade: um estudo de caso num contexto vulnerável português". Em Aberto 36 117 (2023): 123-143. https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5811.
    Publicado
  4. Tomás, Catarina; Trevisan, Gabriela. "A (c)idade importa! Conceções, experiências e deambulações de crianças pequenas". CIVITAS Revista de Ciências Sociais 23 1 (2023): 1-12. https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/civitas/article/view/41964.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Trevisan, Gabriela; Orrico, Bianca; Sarmento, Manuel Jacinto. "Crianças Digital Influencers no combate à pandemia do Covid19". Sociedad e Infancias 4 (2020): 211-214. http://dx.doi.org/10.5209/soci.69656.
    Publicado • 10.5209/soci.69656
  6. Carneiro, Isabel Vilas Boas; Neves, Ivone; Trevisan, Gabriela; Vilas Boas Carneiro, Isabel; de Pina Trevisan, Gabriela. "O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal". Revista Liberato 20 33 (2019): 07-16. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2767.
    DOI: 10.31514/rliberato.2019v20n33.p07
  7. Sarmento, Manuel Jacinto; Trevisan, Gabriela. "A crise social desenhada pelas crianças: imaginação e conhecimento social". Educar em Revista spe.2 (2017): 17-34. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.51387.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/0104-4060.51387
  8. Trevisan, Gabriela; Samagaio, Florbela; Gonçalves, José Luís; ESEPF; Trevisan, Gabriela; Gonçalves, José Luís. "Constructing meaningful and visible social education contexts in portuguese reality: a critical approach of profissionalism and pratices". European Journal of Social Education 28/29 (2017): 45-61. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2541.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Trevisan, Gabriela. "Aprendizagens na construção de pesquisa com crianças e sobre as crianças.". Currículo sem fronteiras 15 1 (2015): 142-164. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/trevisan.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Trevisan, Gabriela; Sarmento, Manuel Jacinto. "The economic crisis in Portugal and children’s rights to non-discrimination". Teacher Education 22 1 (2014): 38-55. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/39735.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene. "O trabalho sócio-educativo em contextos não formais – análise de uma realidade". Esta pretende ser uma análise fundamentada de um projecto de educação não formal –Juventudes – desenvolvido na cidade do Porto, num período de 20 meses, altura em que a equipa deste mesmo projecto deixou de trabalhar no mesmo, fruto de incompatibilidades com a equipa técnica supervisora, devido a divergências ao nível da filosofia do projecto. Num primeiro momento, procurar-se-á fazer uma contextu (2006): http://hdl.handle.net/20.500.11796/876.
Capítulo de livro
  1. Trevisan, Gabriela. "(in)visibilidades da infância no espaço público. Crianças, cidade e cidadania.". In Espaço(s) com e para a(s) Criança(s). Olhares plurais a partir das ciências sociais, da arquitetura e do urbanismo, editado por Samagaio, Florbela, 29-42. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2023.
    Publicado
  2. Bento, Gabriela; Mariana Cavalho; Silva, Cidália F.; Manuel Jacinto Sarmento. "Infância e espaço público: os direitos das crianças à cidade e ao lugar". In O Direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal, 35-58. São Paulo, Brasil: FEUSP, 2022.
    Publicado
  3. Trevisan, Gabriela; Bento, Gabriela; Silva, Cidália Ferreira; Sarmento, Manuel Jacinto; De Carvalho, Mariana Martins. "Infância, espaço público e participação: a abordagem do Território de Aprendizagem". In O direito das crianças à cidade. Perspectivas desde o Brasil e Portugal, editado por Eunice Cristina do Nascimento Castro Seixas; Catarina Tomás, 35-58. São Paulo, Brasil: FEUSP, 2022.
    Publicado
  4. Trevisan, Gabriela. "A participação das crianças nos discursos e práticas: um breve “estado da arte” na procura de novos desafios". editado por Manuel Jacinto Sarmento ; Fernandes, Natália; Romilson Siqueira, 129-150. Goiânia, Brasil: Cânone Editorial, 2020.
    Publicado
  5. Sarmento, Manuel Jacinto; Trevisan, Gabriela; Grangeia, Helena; Sousa, Marlene; Oliveira, Inês Guedes de; Pinto, Adelina Paula; Sampaio, Adriana; et al. "Intervenção local com crianças e famílias face à pandemia COVID-19: ProChild CoLAB em Guimarães". In A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo II: Re(Ações), 67-95. Braga, Portugal: UMinho Editora, 2020.
    10.21814/uminho.ed.24.4
  6. Trevisan, Gabriela; Sarmento, Manuel Jacinto. "Child poverty in Portugal: the crisis in children’s perspectives". In Children's Lives in Southern Europe, 121-140. Cheltenham, Reino Unido: Edward Elgar Publishing, 2019.
    Publicado
  7. Trevisan, Gabriela; Fernandes, Natália. "Cidadania ativa na infância : roteiros metodológicos". Brasil: Editora da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), 2018.
    Publicado
  8. Sarmento, Manuel Jacinto; Marchi, Rita de Cássia; Trevisan, Gabriela Pina. "Beyond the modern 'Norm' of childhood: Children at the margins as a challenge for the sociology of childhood". In Theorising Childhood, 135-158. Reino Unido: Palgrave, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-72673-1_7
  9. Sousa, Filipe; Viola, Lara; Ferreira, Liliana; Trevisan, Gabriela; Cunha, David; Alves, José; Simões, Ricardo. "An ecosystem of products and systems for ambient intelligence – the AAL4ALL users perspective". B. Blobel et al, 2012.
  10. Trevisan, Gabriela. "Amor e afectos entre crianças : a construção social de sentimentos na interacção de pares". Vozes, 2007.
Entrada de dicionário
  1. Trevisan, Gabriela. "Intervenção Comunitária com Crianças / Community Intervention with Children". In Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspetivas Globais / Key concepts on Sociology of Childhood. Global Perspectives. UMinho Editora, 2021. https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/view/36/113/1166-1.
    Publicado
Livro
  1. Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Rodrigues, Carlos Farinha; Pereira, Elvira Sofia; Ribeiro, Fernando Bessa; Branco, Francisco ; Trevisan, Gabriela; et al. Os desempregados: Trajetos e quotidianos de pobreza em Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2022.
    Publicado
  2. Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Rodrigues, Carlos Farinha; Pereira, Elvira Sofia; Ribeiro, Fernando Bessa; Branco, Francisco ; Trevisan, Gabriela; et al. Os trabalhadores: Trajetos e quotidianos de pobreza em Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2022.
    Publicado
  3. Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Rodrigues, Carlos Farinha; Pereira, Elvira Sofia; Ribeiro, Fernando Bessa; Branco, Francisco ; Trevisan, Gabriela; et al. Os precários: Trajetos e quotidianos de pobreza em Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2022.
    Publicado
  4. Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Rodrigues, Carlos Farinha; Pereira, Elvira Sofia; Ribeiro, Fernando Bessa; Branco, Francisco ; Trevisan, Gabriela; et al. Os reformados: Trajetos e quotidianos de pobreza em Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2022.
    Publicado
  5. Trevisan, Gabriela; Diogo, Fernando. A pobreza em Portugal: trajetos e quotidianos. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2021.
    Publicado
  6. Tomás, Catarina; Trevisan, Gabriela; Ferreira, Manuela; Diogo, Fernando; Sarmento, Manuel Jacinto; Leote de Carvalho, Maria João; Fernandes, Natália. Sociologia da Infância em Portugal. Memórias, Encontros e Percursos. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia. 2021.
    10.30553/foqu1508 • Editor
  7. Tomás, Catarina; Trevisan, Gabriela; Leote de Carvalho, Maria João; Fernandes, Natalia. Conceitos chave em Sociologia da Infância. Perspetivas Globais / Key concepts on Sociology of Childhood. Global Perspectives [bilingual edition in PT and ENG]. Braga, Portugal: Universidade do Minho Editora. 2021.
    Publicado • 10.21814/uminho.ed.36
  8. Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Rodrigues, Carlos Farinha; Pereira, Elvira Sofia; Ribeiro, Fernando Bessa; Branco, Francisco ; Trevisan, Gabriela; et al. A pobreza em Portugal: Trajetos e quotidianos [Poverty in Portugal: Paths and daily lives]. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2021.
    Publicado
  9. Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina; Rodrigues, Carlos Farinha; Pereira, Elvira Sofia; Ribeiro, Fernando Bessa; Branco, Francisco ; Trevisan, Gabriela; et al. Faces da pobreza em Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos. 2021.
    Publicado
  10. Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Samagaio, Florbela; Fernandes, Natália; Ferreira, Manuela; et al. Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança. ESEPF. 2016.
  11. Fernandes, Ana Serra; Gomes, Ana; Lima, Mariely; Serra, Helena; Afonso, Carlos; Lima, Rosa; Trevisan, Gabriela; et al. Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. ESEPF. 2016.
  12. Sarmento, Manuel Jacinto; Fernandes, Natália; Trevisan, Gabriela; Diogo, Fernando; Castro, Alexandra; Perista, Pedro. A redefinição das condições estruturais da infância e a crise económica em Portugal. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM). 2015.
    Publicado
  13. Trevisan, Gabriela; Silva, Cristina Vieira; Carvalho, Adalberto Dias de; Gomes, Ana Paula; Samagaio, Florbela; Veloso, Gastão; Gonçalves, José Luís; Pechincha, Margarida. Voluntariado: Missão e Dádiva. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2013.
  14. Serapicos, Ana Maria; Samagaio, Florbela; Trevisan, Gabriela. Trajetórias socioprofissionais dos diplomados em Educação Social da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2012.
  15. Cortesão, Luiza; Trevisan, Gabriela; Araújo, M. José; Almeida, M. Lisete; Fernandes, Preciosa; Trindade, Rui. Na floresta dos materiais: Catálogo analítico de materiais de formação para a diversidade [In the forest of materials: Analytical catalog of training materials for diversity.]. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2000.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Dornelles, Leni; Fernandes, Natalia; Ferreira, Manuela; Sarmento, Manuel Jacinto; Trevisan, Gabriela. "Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança - Prefácio". Prefácio para Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Trevisan, Gabriela. "“Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós.” Infância e cenários de participação pública: uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na cidade". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/35121.
Tradução
  1. Trevisan, Gabriela. A importância das narrativas sobre crianças. Autor: Claudio Baraldi. Porto, Portugal: ESE Paula Frassinetti. 2017.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Ambient assisted living technology: comparative perspectives of users and caregivers. Developed societies are currently facing severe demographic changes: the world population is ageing at an unprecedented rate. This demographic trend will be also followed by an increase of people with physical limitations. New challenges are being raised to the traditional health care systems, not only in Portugal, but also in all other European states. There is an urgent need to find solutions th. 2013. Cunha, David; Trevisan, Gabriela; Samagaio, Florbela; Ferreira, Liliana; Sousa, Filipe; Ferreira-Alves, José; Simões, Ricardo. http://hdl.handle.net/11110/552.
  2. Constructing and (re) constructing professional identities: an analysis on portuguese social educators. Institutions need to be aware of the complex way in which professional trajectories are built upon in order to offer under graduate and graduate students’ different possibilities for developing needed competences to display in practice. This paper focuses on the study2 conducted by ESEPF on its former students of Social Education, through a written questionnaire analysing different parameters of t. 2011. Trevisan, Gabriela; Samagaio, Florbela. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2344.
  3. Criança, Sujeito de Direitos: A Infância que se ergue: breve fundamentação. Partindo de uma reflexão sobre os Direitos da Criança, este projecto centra-se no papel da Educação e dasinstituições sócio-educativas na promoção, reflexão e defesa dos mesmos, numa perspectiva de formação deadultos e crianças.Ao longo do percurso, foram promovidas acções de esclarecimento e sensibilização junto dos agentes educativos,sobre os aspectos pedagógicos, jurídicos, psicológicos e socia. 2010. Cavalcanti, Joana; ESEPF; Gonçalves, Daniela; ESEPF; Trevisan, Gabriela; ESEPF; Gonçalves, José Luís; ESEPF; Silva, Maria Cristina Vieira; ESEPF. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/99.
  4. A redescoberta da Infância e da Criança. A(s) reconstrução (ões) da (s) imagen(s) produzida (s) sobre a Infância e sobre as crianças continuam a assumir-secomo desafio actual e necessário, à consideração de uma criança-cidadã, sujeita de direitos e deveres, ecompetente para o seu exercício. O modo como estas imagens influenciam essas possibilidades é visível emdiferentes contextos de vida quotidiana da criança sendo, a escola, local por. 2010. Trevisan, Gabriela Pina. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/109.
  5. Intervenção comunitária e inclusão social: o educador e os actores. O texto pretende constituir um contributo para a reflexão das sociedades contemporâneas, frequentementedesignadas de risco (Giddens, 1984; Beck, 1992), produtoras de fortes desigualdades e assimetrias para diferentesgrupos ou categorias sociais. Os processos de desenvolvimento actuais, fortemente focados na perspectivaeconómica e de lucro, determinam diferentes possibilidades de acesso a níveis de. 2009. Trevisan, Gabriela; ESEPF. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/130.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/04/30 Participação das Crianças e Jovens como Reforço da democracia. VII Seminário da CPCJ . 50 anos de democracia … e os direitos das crianças.
CPCJ Penafiel (Penafiel, Portugal)
2024/04/19 Pobreza infantil e exclusão social. As políticas públicas e a garantia dos direitos das crianças.
Câmara Municipal da Amadora (Amadora, Portugal)
2022/07/18 Round table
(Porto, Portugal)
2022/07/02 A (c)idade importa! Conceções, experiências e deambulações de crianças pequenas
Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
2022/05/27 Local intervention with children on a rights-based approach. Local Conference
Universitá di Modena e Reggio Emilia (Modena, Itália)
2021/09/22 EDUCAÇÃO: PARA QUE MUNDOS? Educação, para que mundos?
Culturgest (Lisbon)
2020/12/03 Infância e Cidades. 1º seminário Interdisciplinar Infâncias na Cidade. Desafios para as pesquisas e intervenções em tempos de pandemia.
Amigos da Rua / NEPEI - Faculdade de Educação UFMG (Brasil)
2020/11/23 Human/Children's Rights in Social Work, opportunities and difficulties Online International week Avans university of applied sciences
Avans university of applied sciences: (Breda, Países Baixos)
2020/11/05 Speed networking sessions - ProChild - developing a national strategy Eurocities annual conference & AGM
Eurocities (Brussels )
2019/01 Eye-to-Eye Panel: youth and mayors ACT Now Conference
(Viena, Áustria)
2018/04 Cidadania infantil local: programas para a participação das crianças na cidade X COngresso Português de Sociologia
Universidade da Covilhã (Covilhã, Portugal)
2017/08 Childhood poverty and European inspired actions: from the production of crisis to a palliative prescrition. ESA 13th Conference : (un) making europe: capitalism, solidarities, subjectivities
European Sociological Association (Athens, Grécia)
2017/06 Pensar os direitos de participação de jovens em contextos de risco . II JOrnadas Técnicas. proteger, reparar, garantir, Mapeando futuros possíveis para a intervenção com jovens
ICS, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 A prevenção do risco: perspetivas sociológicas Seminário Internacional Tecendo a prevenção: a criança na 1ª linha
Câmara Municipal de Barcelos (Barcelos, Portugal)
2017 A participação de crianças em contextos escolares: interrogações a partir da prática ICCA 2017
(Porto, Portugal)
2016/06/24 Politically incorrect? The place of children in political parties discourses in Portugal Children and Young People in a Changing World. Action, Agency and Participation
Liverpool Hope University (Liverpool, Reino Unido)
2016/06 Childhood, crisis and active citizenship in Portugal Child Poverty in times of crisis
University of Salzburg (Salzburg, Áustria)
2016/04 Cidadania infantil e direitos das crianças: considerações sobre o papel da criança em contextos de vida quotidianos Encontros da Educação e do Pensamento,
Fundação Lapa do Lobo (Viseu, Portugal)
2016/03/17 Participação política de crianças e jovens em contextos políticos locais Colóquio Internacional: Crianças, cidade e cidadania
Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal)
2016 Crianças e Política Social: a intervenção socioeducativa na promoção dos direitos das crianças e das famílias Entre) laços, família e comunidade
Câmara Municipal de Celorico de Basto (Celorico de Basto, Portugal)
2015/08 Social crisis drawn by children: imagination and social knowledge ESA Congress - Differences, Inequalities and sociological imagination
EUropean Sociological Association (Prague, Polónia)
2015/04/22 Breves considerações sobre as (im) possibilidades da participação das crianças em diferentes contextos de vida O meu olhar, os meus direitos - a perspetiva da criança sobre a Convenção dos Direitos da Criança
CPCJ Porto Oriental (Porto, Portugal)
2015 Participação de crianças e jovens: novos atores no campo da justiça? International Congress "Children and the law"
Universidade fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2015 A participação das crianças em contextos de vida quotidianos: interrogações e possibilidades Um olhar sobre o bem-estar das crianças e jovens segundo a perspetiva dos direitos das crianças
EAPN (Porto, Portugal)
2014/05 Beyond the modern norm of childhood - children at the margins challenge the sociology of childhood. ESA RN/4 MId term Symposium
University of Modena (modena, Itália)
2014/04 Infância e a crise económica em Portugal, VIII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Évora, Portugal)
2014/04 AAL Technologies and Care. Formal caregivers perspectives towards technology in elderly care Conference 2014 - Technology, Care and Ageing: Enhancing Independence
Univeristy of Leeds (Leeds, Reino Unido)
2013/08 Childhood and the economic crisis in portugal, ESA Conference. crisis, critique and change,
University of Torino (torino, Itália)
2013/08 Children and Childhood. Social representations from future teachers ESA Conference “Crisis, critique and Change
University of Torino (Torino, Itália)
2013/06 O Processo de construção dinâmica de uma comunidade educativa: experiências a partir do trabalho com um Agrupamento de Escolas de Vila do Conde º Colóquio Internacional Trabalhar em rede para o Sucesso Escolar : Autarquias, Educação e Desenvolvimento,
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/06 Normativité et connaissance publique sur l’enfance : l’enfant sur les marges Enfances et diversité. Enfances Multiples? AISLF
UNiversity of Halifax (Halifax, Canadá)
2013 Constructing research strategies for children’s participation rights in the city: reflections from a CFC initiative“, onference “Children’s Rights from Theory to Practice
CREAN (Madrid, Espanha)
2012/08 children's participation in school: an analysis on decision making competences and children's citizenship Second ISA Forum of Sociology. Social Justice and Democratization
University of Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
2012/06 Cidadania infantil e participação política das crianças: interrogações a partir dos estudos da infância I Simpósio luso-brasileiro de estudos da criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Cidadania e participação: uma proposta de análise das competências de decisão das crianças na escola, VII congresso português de sociologia. Sociedade, crise e reconfigurações
UNiversity of Porto (Porto, Portugal)
2011/08 The child and the city: children's citizenship, participation and the right to urban life ESA Conference
(Geneve, Suiça)
2011 children's decision making at school, 25th Conference of the Nordic Sociological Conference - Power and Participation,
University of Oslo (Oslo, Noruega)
2011 A identidade profissional do Educador Social e transições para o mercado de trabalho Olhares sobre a Juventude em Portugal: saberes, políticas, acções,
(lisboa, Portugal)
2010/06 Children´s citizenship and political competences: a study proposal from the sociology of childhood frameworks Childhood and Youth in transition
University of Shefield (Sheffield, Reino Unido)
2010 Children in the city: political competences and agency XVII ISA Congress. Sociology on the Move
University of Gotemburg (Gotemburg, Suécia)
2010 Constructing and (re) reconstructing professional identities: ana analysis on Portuguese Social Educator's socioprofessional trajectories Social pedagocial approaches in social professions - 7th FESET Seminar,
2008/07 (In)visibles - les compétences politiques des enfants dans les contextes de décision publiqu XVIIIème Congrès de l'AISLF
Association Internationale des Sociologues de Langue française (Istanbul, Turquia)
2006 Amigos(as) e namorados(as): relacionamentos entre pares Intervenção Social: Saberes e Contextos,
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2006 Altérité de l'enfance, altérité de la recherche? ,6me Journées de Sociologia de l'enfance. AISLF
University of Genev (estrasburg, França)
2005/06 Love and affection among children Childhoods 2005
University of Oslo (Oslo, Noruega)
2005 Amour et affection entre enfants - la construction sociale des sentiments das un groupe d'enfants 5emes Journées de SOciologie de l'enfance, comité de recherche 31.
University of Rome (Rome, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/01/01 - Atual Participação de Crianças e Políticas Públicas em Portugal: Contextos, Desafios e Perspectivas.
Coorientador
Doutoramento em Estudos da Criança - especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2023/09/01 - Atual "Pacto para a Infância: o que nos contam as crianças?"
Coorientador
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - Atual O Contexto Sociocultural: Reflexos nas Práticas Pedagógicas do Professor do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Isabel Carneiro
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - Atual A Importância da afetividade na construção da relação pedagógica e no processo de ensino-aprendizagem
Orientador
Mestrado em Educação pré-escolar e 1º ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/07 - 2019/07 Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor generalista e professor de música
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/12/20 - 2018/12/20 Religar – Comunicações móveis, pais e escola: A contribuição das comunicações móveis na relação entre pais e escola
Orientador
Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/07/20 - 2018/07/20 Cidadania da infância: a participação da criança no contexto educativo (JI e 1º CEB) e na família
Orientador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/02/14 - 2018/02/14 «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
Orientador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/01/19 - 2018/01/19 O envelhecimento ativo: o apoio das tecnologias da informação e comunicação e das redes de suporte social
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação - Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Espaço público e a intervenção comunitária – O embelezamento como promotor da participação
Coorientador
Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/11/30 - 2016/11/30 Representações sociais do envelhecimento ativo
Orientador
Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/04/13 - 2016/04/13 Quando for grande quero ser teu amigo: a brincadeira como mediadora da relação entre as crianças
Orientador
Mestrado em Educação pré-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/04/08 - 2016/04/08 Às vezes faço de conta que não vejo dedos no ar. O estatuto da criança como codecisora nos contextos educativos
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/04/08 - 2016/04/08 Escutares a minha voz é um direito: construção de espaços integradores de participação na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação pré-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015/07/14 - 2015/07/14 A arte de cuidar: necessidades e dificuldades de cuidadores informais de pessoas idosas em situação de dependência
Orientador
Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2012 - Atual Laboratórios da Educação Social (2012 - 2012)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - Atual Jornadas de Intervenção Comunitária (2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2006 - Atual Encontro Intervenção Social. Saberes e Contextos, Porto, 2006. Org. Trevisan, Gabriela P; Serapicos, Ana M; Samagaio, Florbela; Gonçalves, Daniela; Medeiros, Paula; Rodrigues, Fátima. (2006 - 2006)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2023/04/04 - 2023/04/06 Co-organiser of the Thematic Section of the Sociology of Childhood of the Portuguese Sociological Association. (2023/04/04 - 2023/04/06)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2017/07/06 - 2017/07/06 Promover a participação de crianças e jovens nos contextos em que se inserem Workshop dirigido a técnicos na área da infância e juventude, Matosinhos (2017/07/06 - 2017/07/06)
Oficina (workshop)
Casa da Juventude de Santa Cruz do BIspo, Portugal
2014 - 2014 Congresso Realidades e desafios. 25º Aniversário da CDC. (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2012/06/04 - 2012/06/05 I SImpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança (2012/06/04 - 2012/06/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010/04 - 2010/04 II Dia da Educação Social - evento aberto à comunidade com o objetivo de divulgar a profissão do educador social (2010/04 - 2010/04)
Encontro (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/05 - 2009/05 Organização do I Dia da Educação Social, evento aberto à comunidade cm o objetivo de divulgar a profissão do Educador Social. Ana Maria Serapicos, Gabriela Trevisan, Florbela Samagaio e Walter Almeida (2009/05 - 2009/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/07 “Os efeitos do brincar/jogo no bem-estar da criança"
Arguente principal
Inês Lima e França. (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/06 “A Violência Escolar- Estratégias de prevenção da violência escolar: estudo de caso."
Arguente principal
Joana Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/02 “A importância do brincar e do brinquedo na Educação Pré-Escolar”.
Arguente principal
Patrícia Dantas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021/04/06 A participação da criança na relação escola-famílias-comunidade: um estudo de caso.
Arguente principal
Maria Beatriz Regadas Bernardes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021/03 “Conhecer e descobrir a criança através das suas brincadeiras: um estudo de caso”.
Arguente principal
Inês Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2021/03 “As crianças é que sabem construir jogos”.
Arguente principal
Liliana Pinto Soares. (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020/06 “O contexto sociocultural dos encarregados de educação e o seu envolvimento na instituição educativa: um estudo de caso."
Arguente principal
Nair Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019/02 A Participação das crianças nos processos de promoção e proteção - estudo de caso numa CPCJ
Arguente principal
Jennifer Loureiro de Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 O tempo da Infância no(s) tempo(s) da Justiça: uma análise do exercício dos direitos de participação das crianças nos processos judiciais
Arguente
Helga Cláudia Fernandes Ribeiro Teixeira e Castro (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 "não podemos desistir do amigo" (Gui, 5 anos) - a interação entre pares como facilitadora das relações de amizade em contexto de JI.
Arguente principal
Carolina Letícia Moniz Meneses (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 "Participar é fazer uma coisa que os outros pedem". Representações das crianças e intervenção pedagógica da estagiária sobre (não) participação numa sala de JI
Arguente principal
Ana Teresa Francisco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Parecerias entre família, escola e comunidade no ensino de inglês no 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Luísa Maria Aguiar de Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 AUTONOMIA, MOBILIDADE E PERCEÇÃO ESPACIAL DAS CRIANÇAS E JOVENS
Arguente principal
Cláudia Sofia Pereira Eiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Infância, escola e diversidade cultural: vozes plurais na caracterização de uma realidade plural,
Arguente principal
Telma de Barros Lévy (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 Empatia, Dedicação, União, Criatividade, Alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
Arguente principal
Patrícia de Sousa Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Re)configurar o Processo de Ensino a partir da centralidade do Aprender a Ser
Arguente principal
César Lúcio Braz Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/11/22 - 2018/11/23 Catapultar para os Direitos Humanos Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
2018/08/22 - 2018/08/25 IV Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - por uma luta sem fronteiras na defesa dos direitos das crianças PUC Goiás
2018/05/23 - 2018/05/25 Citizenship, culture and context. Sociology of Childhood/Theorising Chilhood. ESA RN/04 Mid-term ICS- Lisbon
2018/02/08 - 2018/02/10 III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, "Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas". Instituto de Educação da Universidade do Minho
2016/07/21 - 2016/07/22 III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/09/01 - Atual REVISTA COMPLUTENSE SOCIEDAD E INFANCIA Universidad Conplutense de Madrid
2019/12/19 - Atual Saber&Educar Escola Superior de Educação de Paula frassinetti
2017 - Atual Revista Sociedad y Infancias Universidad Computelense de Madrid
2013/12/10 - Atual Saber & Educar (1647-2144) Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/19 - Atual Temas contemporâneos de sociologia. (2º semestre) Licenciatura em Criminologia (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2023/09/18 - Atual Sociologia Sociologia (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2022/09/15 - Atual Sociologia - unidade curricular do 1º ano de Licenciatura em Psicologia. 1º semestre (Setembro a Janeiro de 2023) Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2013/09 - Atual Educação e Intervenção Comunitária Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2023/10/02 - 2023/12/18 2024 - A Child in a European Society: The Rights of the Child in Practice A Child in a European Society: The Rights of the Child in Practice (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Laurea-ammattikorkeakoulu, Finlândia
2023/10/01 - 2023/12/15 Curso de Formação Contínua para assistentes operacionais - O Outro lado da Escola. Centro de Formação Francisco da Holanda Formação contínua (Outros)
2022/09/18 - 2023/02/05 Sociologia Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2022/09/01 - 2023/02/01 2022-2023 Psicologia (Licenciatura) Universidade da Maia, Portugal
2022/01/14 - 2022/06/28 Curso de Formação Contínua de Professores - 1º ciclo. O Outro lado da Escola. Centro de Formação Francisco da Holanda (Outros)
2015/02 - 2019/12 Investigação em Contextos Educativos Mestrado em Educação pré-escolar (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/09 - 2019/12 Estágio I Licenciatura em Educação Social Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/09 - 2019/12 Estágio II Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/09 - 2019/12 Investigação, Informática e Educação Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/02 - 2019/12 Estratégias de Reinserção Social Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2007/09 - 2019/12 Educação e Intervenção Comunitária Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010/09 - 2019/07 Trabalho de Projeto Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/09 - 2019/07 Estágio Profissional Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2008/02 - 2019/01 Famílias e Intervenção Socioeducativa Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2010 - 2019 Famílias e Intervenção Socioeducativa Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014/02 - 2018/07 Sociologia das Organizações Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012/09 - 2018/01 Políticas Sociais Mestrado (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2009/09 - 2018/01 Questões Aprofundadas de Intervenção Comunitária Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015/02 - 2017/07 Sociologia da Educação Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2017 Entrevista A Página da Educação
2015/04 "A infância está privada do estatuto de cidadania". Entrevista ao Jornal Público. Abril de 2015 Publico

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/04 - 2018/04 Prova Oral. Antena 3 Liberdade e Infância
2017/06/01 - 2017/06/01 Sociedade Civil. RTP2. Dia Mundial da Criança

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/12/01 - Atual Associação Portuguesa de Sociologia - Grupo temático de Sociologia da Infância Member of the Board of the thematic section
2009/08/01 - Atual European Sociological Association. research Network Sociology of Childhood Member