Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gabriela de Pina Trevisan
Nomes de citação
- Trevisan, Gabriela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5E13-E98A-2521
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014
Concluído
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Infância
Universidade do Minho, Portugal
""Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós." Infância e cenários de participação
pública: uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na cidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approaved with unanimity |
2006
Concluído
|
Sociology of Childhood (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Friendship os the best thing in the world in spite of love. Love and affection among children. The social construction of
feelings in peer interactions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good with unanimity |
2002
Concluído
|
Post Degree in educational sciences- socio-cultural animation (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
aproved |
1998
Concluído
|
Degree in Sociology of Organisations (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Mothers out of time- teenage pregnancy in social exclusion and poverty contexts" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 - Good |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/12/19 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | ProChild Colab, Portugal |
ProChild CoLAB, Portugal | ||
2014/01/10 - 2019/12/01 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Maia, Portugal |
Universidade da Maia, Portugal | ||
2013 - 2019/12/17 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2002/09/01 - 2019/12/17 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - 2019/12/17 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - 2009 | trainer - social and personal development | Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal |
2001/01/01 - 2004/01/01 | Formadora - Informação e Com; Cidadania e Europa; Psicossociologia do Trabalho; Gestão e Av. Form | Instituto de Soldadura e Qualidade, Portugal |
1998/09/01 - 2000/10/01 | Socio-cultural animator | Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/09/01 - 2019/12/01 | E-Learning for Intercultural Skills in Social Education
2017-1-FR01-KA203-037496
Investigador
European Union, Bélgica
|
European Union
Concluído
|
2013/09 - 2018/12 | Projeto Catapulta. 5G e 6G
xxx
Outra
|
Instituto de Segurança Social/Portugal 2020
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2020 | Trajetos e quotidianos de pobreza em Portugal [Pathways and daily lives of poverty in Portugal]
sem referência
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
|
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Em curso
|
2011/07/01 - 2015/02/01 | Ambient Assited Living for ALL - AAL4ALL
XXXX
Investigador
Associação Fraunhofer Portugal Research, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/02/14 - Atual | Crianças em participação e novos processos de produção do território na Ocupação Vila Resistência - Santa Maria - RS - Brasil
ainda sem referencia no Renates
Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
|
Em curso
|
2021/09 - 2022/12 | Palácio da Imaginação
Orientador
Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
Câmara Municipal de Guimarães, Portugal Fraterna Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, Portugal ProChild CoLAB, Portugal |
Governo da República Portuguesa
Concluído
|
2015/09/01 - 2018/02/27 | CERTIC - Enhancing and upgrading ICT skills of trainers in the sociocultural sector
15PS0005 (2015-1-BE01-KA203-013202)
Investigador
European Union, Bélgica
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/04/30 | Participação das Crianças e Jovens como Reforço da democracia. | VII Seminário da CPCJ . 50 anos de democracia … e os direitos das crianças.
CPCJ Penafiel (Penafiel, Portugal)
|
2024/04/19 | Pobreza infantil e exclusão social. As políticas públicas e a garantia dos direitos das crianças. |
Câmara Municipal da Amadora (Amadora, Portugal)
|
2022/07/18 | Round table |
(Porto, Portugal)
|
2022/07/02 | A (c)idade importa! Conceções, experiências e deambulações de crianças pequenas |
Universidad de Murcia (Murcia, Espanha)
|
2022/05/27 | Local intervention with children on a rights-based approach. | Local Conference
Universitá di Modena e Reggio Emilia (Modena, Itália)
|
2021/09/22 | EDUCAÇÃO: PARA QUE MUNDOS? | Educação, para que mundos?
Culturgest (Lisbon)
|
2020/12/03 | Infância e Cidades. | 1º seminário Interdisciplinar Infâncias na Cidade. Desafios para as pesquisas e intervenções em tempos de pandemia.
Amigos da Rua / NEPEI - Faculdade de Educação UFMG (Brasil)
|
2020/11/23 | Human/Children's Rights in Social Work, opportunities and difficulties | Online International week Avans university of applied sciences
Avans university of applied sciences: (Breda, Países Baixos)
|
2020/11/05 | Speed networking sessions - ProChild - developing a national strategy | Eurocities annual conference & AGM
Eurocities (Brussels )
|
2019/01 | Eye-to-Eye Panel: youth and mayors | ACT Now Conference
(Viena, Áustria)
|
2018/04 | Cidadania infantil local: programas para a participação das crianças na cidade | X COngresso Português de Sociologia
Universidade da Covilhã (Covilhã, Portugal)
|
2017/08 | Childhood poverty and European inspired actions: from the production of crisis to a palliative prescrition. | ESA 13th Conference : (un) making europe: capitalism, solidarities, subjectivities
European Sociological Association (Athens, Grécia)
|
2017/06 | Pensar os direitos de participação de jovens em contextos de risco . | II JOrnadas Técnicas. proteger, reparar, garantir, Mapeando futuros possíveis para a intervenção com jovens
ICS, Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | A prevenção do risco: perspetivas sociológicas | Seminário Internacional Tecendo a prevenção: a criança na 1ª linha
Câmara Municipal de Barcelos (Barcelos, Portugal)
|
2017 | A participação de crianças em contextos escolares: interrogações a partir da prática | ICCA 2017
(Porto, Portugal)
|
2016/06/24 | Politically incorrect? The place of children in political parties discourses in Portugal | Children and Young People in a Changing World. Action, Agency and Participation
Liverpool Hope University (Liverpool, Reino Unido)
|
2016/06 | Childhood, crisis and active citizenship in Portugal | Child Poverty in times of crisis
University of Salzburg (Salzburg, Áustria)
|
2016/04 | Cidadania infantil e direitos das crianças: considerações sobre o papel da criança em contextos de vida quotidianos | Encontros da Educação e do Pensamento,
Fundação Lapa do Lobo (Viseu, Portugal)
|
2016/03/17 | Participação política de crianças e jovens em contextos políticos locais | Colóquio Internacional: Crianças, cidade e cidadania
Câmara Municipal de Guimarães (Guimarães, Portugal)
|
2016 | Crianças e Política Social: a intervenção socioeducativa na promoção dos direitos das crianças e das famílias | Entre) laços, família e comunidade
Câmara Municipal de Celorico de Basto (Celorico de Basto, Portugal)
|
2015/08 | Social crisis drawn by children: imagination and social knowledge | ESA Congress - Differences, Inequalities and sociological imagination
EUropean Sociological Association (Prague, Polónia)
|
2015/04/22 | Breves considerações sobre as (im) possibilidades da participação das crianças em diferentes contextos de vida | O meu olhar, os meus direitos - a perspetiva da criança sobre a Convenção dos Direitos da Criança
CPCJ Porto Oriental (Porto, Portugal)
|
2015 | Participação de crianças e jovens: novos atores no campo da justiça? | International Congress "Children and the law"
Universidade fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
2015 | A participação das crianças em contextos de vida quotidianos: interrogações e possibilidades | Um olhar sobre o bem-estar das crianças e jovens segundo a perspetiva dos direitos das crianças
EAPN (Porto, Portugal)
|
2014/05 | Beyond the modern norm of childhood - children at the margins challenge the sociology of childhood. | ESA RN/4 MId term Symposium
University of Modena (modena, Itália)
|
2014/04 | Infância e a crise económica em Portugal, | VIII Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Évora, Portugal)
|
2014/04 | AAL Technologies and Care. Formal caregivers perspectives towards technology in elderly care | Conference 2014 - Technology, Care and Ageing: Enhancing Independence
Univeristy of Leeds (Leeds, Reino Unido)
|
2013/08 | Childhood and the economic crisis in portugal, | ESA Conference. crisis, critique and change,
University of Torino (torino, Itália)
|
2013/08 | Children and Childhood. Social representations from future teachers | ESA Conference “Crisis, critique and Change
University of Torino (Torino, Itália)
|
2013/06 | O Processo de construção dinâmica de uma comunidade educativa: experiências a partir do trabalho com um Agrupamento de Escolas de Vila do Conde | º Colóquio Internacional Trabalhar em rede para o Sucesso Escolar : Autarquias, Educação e Desenvolvimento,
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/06 | Normativité et connaissance publique sur l’enfance : l’enfant sur les marges | Enfances et diversité. Enfances Multiples? AISLF
UNiversity of Halifax (Halifax, Canadá)
|
2013 | Constructing research strategies for children’s participation rights in the city: reflections from a CFC initiative“, | onference “Children’s Rights from Theory to Practice
CREAN (Madrid, Espanha)
|
2012/08 | children's participation in school: an analysis on decision making competences and children's citizenship | Second ISA Forum of Sociology. Social Justice and Democratization
University of Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
|
2012/06 | Cidadania infantil e participação política das crianças: interrogações a partir dos estudos da infância | I Simpósio luso-brasileiro de estudos da criança
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Cidadania e participação: uma proposta de análise das competências de decisão das crianças na escola, | VII congresso português de sociologia. Sociedade, crise e reconfigurações
UNiversity of Porto (Porto, Portugal)
|
2011/08 | The child and the city: children's citizenship, participation and the right to urban life | ESA Conference
(Geneve, Suiça)
|
2011 | children's decision making at school, | 25th Conference of the Nordic Sociological Conference - Power and Participation,
University of Oslo (Oslo, Noruega)
|
2011 | A identidade profissional do Educador Social e transições para o mercado de trabalho | Olhares sobre a Juventude em Portugal: saberes, políticas, acções,
(lisboa, Portugal)
|
2010/06 | Children´s citizenship and political competences: a study proposal from the sociology of childhood frameworks | Childhood and Youth in transition
University of Shefield (Sheffield, Reino Unido)
|
2010 | Children in the city: political competences and agency | XVII ISA Congress. Sociology on the Move
University of Gotemburg (Gotemburg, Suécia)
|
2010 | Constructing and (re) reconstructing professional identities: ana analysis on Portuguese Social Educator's socioprofessional trajectories | Social pedagocial approaches in social professions - 7th FESET Seminar, |
2008/07 | (In)visibles - les compétences politiques des enfants dans les contextes de décision publiqu | XVIIIème Congrès de l'AISLF
Association Internationale des Sociologues de Langue française (Istanbul, Turquia)
|
2006 | Amigos(as) e namorados(as): relacionamentos entre pares | Intervenção Social: Saberes e Contextos,
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2006 | Altérité de l'enfance, altérité de la recherche? | ,6me Journées de Sociologia de l'enfance. AISLF
University of Genev (estrasburg, França)
|
2005/06 | Love and affection among children | Childhoods 2005
University of Oslo (Oslo, Noruega)
|
2005 | Amour et affection entre enfants - la construction sociale des sentiments das un groupe d'enfants | 5emes Journées de SOciologie de l'enfance, comité de recherche 31.
University of Rome (Rome, Itália)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/01 - Atual | Participação de Crianças e Políticas Públicas em Portugal: Contextos, Desafios e Perspectivas.
Coorientador
|
Doutoramento em Estudos da Criança - especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2023/09/01 - Atual | "Pacto para a Infância: o que nos contam as crianças?"
Coorientador
|
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 - Atual | O Contexto Sociocultural: Reflexos nas Práticas Pedagógicas do Professor do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador de Isabel Carneiro
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - Atual | A Importância da afetividade na construção da relação pedagógica e no processo de ensino-aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Educação pré-escolar e 1º ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019/07 - 2019/07 | Que competências são necessárias para trabalhar a música no JI/1ºCEB? Análise do perfil profissional do educador/professor
generalista e professor de música
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º ciclo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/12/20 - 2018/12/20 | Religar – Comunicações móveis, pais e escola: A contribuição das comunicações móveis na relação entre pais e escola
Orientador
|
Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/07/20 - 2018/07/20 | Cidadania da infância: a participação da criança no contexto educativo (JI e 1º CEB) e na família
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/02/14 - 2018/02/14 | «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
Orientador
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/01/19 - 2018/01/19 | O envelhecimento ativo: o apoio das tecnologias da informação e comunicação e das redes de suporte social
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2018 | Espaço público e a intervenção comunitária – O embelezamento como promotor da participação
Coorientador
|
Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016/11/30 - 2016/11/30 | Representações sociais do envelhecimento ativo
Orientador
|
Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016/04/13 - 2016/04/13 | Quando for grande quero ser teu amigo: a brincadeira como mediadora da relação entre as crianças
Orientador
|
Mestrado em Educação pré-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016/04/08 - 2016/04/08 | Às vezes faço de conta que não vejo dedos no ar. O estatuto da criança como codecisora nos contextos educativos
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016/04/08 - 2016/04/08 | Escutares a minha voz é um direito: construção de espaços integradores de participação na Educação Pré-Escolar e no Ensino
do 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação pré-escolar e 1º CEB (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015/07/14 - 2015/07/14 | A arte de cuidar: necessidades e dificuldades de cuidadores informais de pessoas idosas em situação de dependência
Orientador
|
Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - Atual | Laboratórios da Educação Social (2012 - 2012)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2012 - Atual | Jornadas de Intervenção Comunitária (2012)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
2006 - Atual | Encontro Intervenção Social. Saberes e Contextos, Porto, 2006.
Org. Trevisan, Gabriela P; Serapicos, Ana M; Samagaio, Florbela; Gonçalves, Daniela; Medeiros, Paula; Rodrigues, Fátima.
(2006 - 2006)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
2023/04/04 - 2023/04/06 | Co-organiser of the Thematic Section of the Sociology of Childhood of the Portuguese Sociological Association. (2023/04/04 - 2023/04/06)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal |
2017/07/06 - 2017/07/06 | Promover a participação de crianças e jovens nos contextos em que se inserem
Workshop dirigido a técnicos na área da infância e juventude, Matosinhos (2017/07/06 - 2017/07/06)
Oficina (workshop)
|
Casa da Juventude de Santa Cruz do BIspo, Portugal |
2014 - 2014 | Congresso Realidades e desafios. 25º Aniversário da CDC. (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2012/06/04 - 2012/06/05 | I SImpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança (2012/06/04 - 2012/06/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2010/04 - 2010/04 | II Dia da Educação Social - evento aberto à comunidade com o objetivo de divulgar a profissão do educador social (2010/04 - 2010/04)
Encontro (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2009/05 - 2009/05 | Organização do I Dia da Educação Social, evento aberto à comunidade cm o objetivo de divulgar a profissão do Educador Social.
Ana Maria Serapicos, Gabriela Trevisan, Florbela Samagaio e Walter Almeida (2009/05 - 2009/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07 | “Os efeitos do brincar/jogo no bem-estar da criança"
Arguente principal
|
Inês Lima e França. (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/06 | “A Violência Escolar- Estratégias de prevenção da violência escolar: estudo de caso."
Arguente principal
|
Joana Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/02 | “A importância do brincar e do brinquedo na Educação Pré-Escolar”.
Arguente principal
|
Patrícia Dantas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021/04/06 | A participação da criança na relação escola-famílias-comunidade: um estudo de caso.
Arguente principal
|
Maria Beatriz Regadas Bernardes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021/03 | “Conhecer e descobrir a criança através das suas brincadeiras: um estudo de caso”.
Arguente principal
|
Inês Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021/03 | “As crianças é que sabem construir jogos”.
Arguente principal
|
Liliana Pinto Soares. (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020/06 | “O contexto sociocultural dos encarregados de educação e o seu envolvimento na instituição educativa: um estudo de caso."
Arguente principal
|
Nair Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019/02 | A Participação das crianças nos processos de promoção e proteção - estudo de caso numa CPCJ
Arguente principal
|
Jennifer Loureiro de Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018 | O tempo da Infância no(s) tempo(s) da Justiça: uma análise do exercício dos direitos de participação das crianças nos processos
judiciais
Arguente
|
Helga Cláudia Fernandes Ribeiro Teixeira e Castro (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | "não podemos desistir do amigo" (Gui, 5 anos) - a interação entre pares como facilitadora das relações de amizade em contexto
de JI.
Arguente principal
|
Carolina Letícia Moniz Meneses (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | "Participar é fazer uma coisa que os outros pedem". Representações das crianças e intervenção pedagógica da estagiária sobre
(não) participação numa sala de JI
Arguente principal
|
Ana Teresa Francisco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Parecerias entre família, escola e comunidade no ensino de inglês no 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Luísa Maria Aguiar de Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | AUTONOMIA, MOBILIDADE E PERCEÇÃO ESPACIAL DAS CRIANÇAS E JOVENS
Arguente principal
|
Cláudia Sofia Pereira Eiras (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Infância, escola e diversidade cultural: vozes plurais na caracterização de uma realidade plural,
Arguente principal
|
Telma de Barros Lévy (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | Empatia, Dedicação, União, Criatividade, Alegria, responsabilidade: uma fórmula eficaz?
Arguente principal
|
Patrícia de Sousa Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 | Re)configurar o Processo de Ensino a partir da centralidade do Aprender a Ser
Arguente principal
|
César Lúcio Braz Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/11/22 - 2018/11/23 | Catapultar para os Direitos Humanos | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
2018/08/22 - 2018/08/25 | IV Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - por uma luta sem fronteiras na defesa dos direitos das crianças | PUC Goiás |
2018/05/23 - 2018/05/25 | Citizenship, culture and context. Sociology of Childhood/Theorising Chilhood. ESA RN/04 Mid-term | ICS- Lisbon |
2018/02/08 - 2018/02/10 | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, "Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas". | Instituto de Educação da Universidade do Minho |
2016/07/21 - 2016/07/22 | III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | REVISTA COMPLUTENSE SOCIEDAD E INFANCIA | Universidad Conplutense de Madrid |
2019/12/19 - Atual | Saber&Educar | Escola Superior de Educação de Paula frassinetti |
2017 - Atual | Revista Sociedad y Infancias | Universidad Computelense de Madrid |
2013/12/10 - Atual | Saber & Educar (1647-2144) | Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/19 - Atual | Temas contemporâneos de sociologia. (2º semestre) | Licenciatura em Criminologia (Licenciatura) | Universidade da Maia, Portugal |
2023/09/18 - Atual | Sociologia | Sociologia (Licenciatura) | Universidade da Maia, Portugal |
2022/09/15 - Atual | Sociologia - unidade curricular do 1º ano de Licenciatura em Psicologia. 1º semestre (Setembro a Janeiro de 2023) | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade da Maia, Portugal |
2013/09 - Atual | Educação e Intervenção Comunitária | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2023/10/02 - 2023/12/18 | 2024 - A Child in a European Society: The Rights of the Child in Practice | A Child in a European Society: The Rights of the Child in Practice (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Laurea-ammattikorkeakoulu, Finlândia |
2023/10/01 - 2023/12/15 | Curso de Formação Contínua para assistentes operacionais - O Outro lado da Escola. Centro de Formação Francisco da Holanda | Formação contínua (Outros) | |
2022/09/18 - 2023/02/05 | Sociologia | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade da Maia, Portugal |
2022/09/01 - 2023/02/01 | 2022-2023 | Psicologia (Licenciatura) | Universidade da Maia, Portugal |
2022/01/14 - 2022/06/28 | Curso de Formação Contínua de Professores - 1º ciclo. O Outro lado da Escola. Centro de Formação Francisco da Holanda | (Outros) | |
2015/02 - 2019/12 | Investigação em Contextos Educativos | Mestrado em Educação pré-escolar (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2009/09 - 2019/12 | Estágio I | Licenciatura em Educação Social | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2009/09 - 2019/12 | Estágio II | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2008/09 - 2019/12 | Investigação, Informática e Educação | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2008/02 - 2019/12 | Estratégias de Reinserção Social | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/09 - 2019/12 | Educação e Intervenção Comunitária | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2010/09 - 2019/07 | Trabalho de Projeto | Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2008/09 - 2019/07 | Estágio Profissional | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2008/02 - 2019/01 | Famílias e Intervenção Socioeducativa | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2010 - 2019 | Famílias e Intervenção Socioeducativa | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014/02 - 2018/07 | Sociologia das Organizações | Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2012/09 - 2018/01 | Políticas Sociais | Mestrado (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2009/09 - 2018/01 | Questões Aprofundadas de Intervenção Comunitária | Mestrado em Intervenção Comunitária (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2015/02 - 2017/07 | Sociologia da Educação | Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2017 | Entrevista | A Página da Educação |
2015/04 | "A infância está privada do estatuto de cidadania". Entrevista ao Jornal Público. Abril de 2015 | Publico |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/04 - 2018/04 | Prova Oral. Antena 3 | Liberdade e Infância |
2017/06/01 - 2017/06/01 | Sociedade Civil. RTP2. | Dia Mundial da Criança |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/12/01 - Atual | Associação Portuguesa de Sociologia - Grupo temático de Sociologia da Infância | Member of the Board of the thematic section |
2009/08/01 - Atual | European Sociological Association. research Network Sociology of Childhood | Member |