Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho
Nomes de citação
- Cascalho, J.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5E17-CA1F-1397
- ORCID iD
- 0000-0002-5176-4882
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=jzi6JzEAAAAJ&hl=en
- Researcher Id
- v-2744-2017
- Scopus Author Id
- 15062374600
Websites
- https://gria.uac.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008/04/28
Concluído
|
Computational Science (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
"Arquitecturas baseadas em estados mentais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
1999
Concluído
|
Maters in Informatics (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Laboratório Multi-Agentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
1997
Concluído
|
Electronic and Computing Engineering (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Diálogo entre Agentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
2008/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
2001/01 - 2008/01 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
1998/01 - 2001/01 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/04 - 2021/12/31 | SEA-THINGS: Objetos de Aprendizagem para Promover a Alfabetização Oceânica | Learning Objects to Ocean Litteracy
0857-(POAÇORES) PO ACORES 2020-2018-SEA-Things
Investigador
Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde, Portugal
Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos Açores, Portugal Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal |
Em curso
|
2016/12/20 - 2020/02/29 | SIMSEA - Agent-based Modelling and Simulation for conservation and resource management in Azores
0639 - PO ACORES2020-2015 SIMSEA
Investigador responsável
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde, Portugal |
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Biosistemas & Ciências Integrativas
UID/Multi/04046/2019
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Portugal
Universidade do Minho, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/30 | Projeto de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores | Robotics and Artificial Intelligence at the University
of the Azores
M3.4.B/PRO.ROBÓTICA/001/2021
Investigador responsável
|
Direção Regional de Ciência e Tecnologia
Em curso
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 434 - 2011-2012
PEst-OE/EEI/UI0434/2011
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02/14 - 2024/08/31 | Pensamento Computacional com Objetos Tangíveis | Computational Thinking and Tangible Objects (PECOT)
M1.1.C/C.S./058/2021/01 PeCOT
Investigador
Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos
Açores, Portugal
Universidade dos Açores Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal |
Direção Regional de Ciência e Tecnologia
Em curso
|
2006/09 - 2008/09 | Pitágoras na Escola
M2.1.2/I/016/2006
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
|
Governo dos Açores
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2013 | Problem solving through crafts and challenges | Recreational Mathematics Colloquium III
(Ponta Delgada, Portugal)
|
2012 | Como reinventar a matemática na sala de aula? | Ciclo de seminários "Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar", no âmbito da
1ª edição do Mestrado em Matemática para Professores
Departamento de Matemática (Ponta Delgada, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - Atual | O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - Atual | Os padrões e a resolução de problemas no 1º Ciclo do Ensino Básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da Matemática
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - Atual | A Resolução de Problemas e o Cálculo Mental na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico: uma reflexão
em contexto de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | A jogar também se aprende... : o contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação Pré-Escolar
e no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | Conexões Matemáticas: potencialidades e contributos na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | O Lado Lúdico da Aprendizagem da Matemática: a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento de competências
na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2012 | A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2012 | Emergência da comunicação matemática no jardim de infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/05 - 2023/07/07 | WAVES WORKSHOP: O workshop WAVES é o primeiro encontro sobre robótica aquática a realizar nos Açores. Tem como objetivo potenciar
a investigação e o uso desta tecnologia no mar dos Açores. | The WAVES workshop is the first meeting on aquatic robotics to
be held in the Azores. Its aim is to promote research and the use of this technology in the Azorean sea. (2023/07/05 - 2023/07/07)
Encontro (Coorganizador)
|
Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos
Açores, Portugal Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Portugal Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal |
2023/06/01 - 2023/06/03 | Festival Regional de Robótica AZORESBOT 2023 - Festival Regional com a participação de escolas da Região Autónoma dos Açores
- Ribeira Grande | Regional Robotics Open AZORESBOT 2023 (https://azoresbot2023.uac.pt) with the participation of regional
schools. (2023/06/01 - 2023/06/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos
Açores, Portugal Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal PROBOT - Associação de Programação e Robótica dos Açores, Portugal |
2022/09/12 - 2022/09/15 | CLAWAR 2022 International Conference Series on Climbing and Walking Robot (2022/09/12 - 2022/09/15)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade dos Açores, Portugal CLAWAR, Reino Unido |
2022/06/09 - 2022/06/11 | Festival Regional de Robótica AZORESBOT 2022 - Festival Regional com a participação de escolas da Região Autónoma dos Açores
- Ribeira Grande | Regional Robotics Open AZORESBOT 2022 (https://azoresbot2022.uac.pt) with the participation of regional
schools (2022/06/09 - 2022/06/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação de Programação e Robótica dos Açores (PRIA), Portugal Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos Açores, Portugal |
2020/04/15 - 2020/04/17 | International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions ICARSC 2020
(2020/04/15 - 2020/04/17)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade dos Açores, Portugal Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal |
2019/06/03 - 2019/06/05 | Festival Regional de Robótica AZORESBOT 2019 que decorreu em Ponta Delgada e congregou a participação de diferentes escolas
da Região Autónoma dos Açores (https://azoresbot2019.uac.pt) Regional Robotics Open AZORESBOT 2019 (https://azoresbot2019.uac.pt)
with the participation of regional schools. (2019/06/03 - 2019/06/05)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia Ponta Delgada, Portugal Assoicação de Programação e Robótica dos Açores, Portugal Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde, Portugal |
2013 - 2013 | 16º Encontro Português de Inteligência Artificial
Encontro (Outra)
|
Governo Regional dos Açores, Associação para a Mobilidade Antero de Quental, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Na Lagoa, o robô dança
Oficina (workshop)
|
Na Lagoa, o robô dança
EXPOLAB, Portugal
|
2014 - 2014 | MultiAgent System Based Learning Environments
Oficina (workshop)
|
Multiagent System Based Learning Environments
ITS 2014, Brasil
|
2014 - 2014 | Ibero-American Conference on Artificial Intelligence
Congresso
|
Ibero-American Conference on Artificial Intelligence IBERAMIA 2014 |
2013 - 2013 | 16º Encontro Português de Inteligência Artificial
Encontro
|
16º Encontro Português de Inteligência Artificial
APPIA, Portugal
|
2013 - 2013 | MultiAgent System Based Learning Environments
Oficina (workshop)
|
Multiagent System Based Learning Environments
PAAMS, Espanha
|
2012 - 2012 | Multiagent System Based Learning Environments
Oficina (workshop)
|
Multiagent System Based Learning Environments
IBERAMIA 2012, Brasil
|
2010 - 2010 | Simulação de Casos Clínicos
Oficina (workshop)
|
Simulação de Casos Clínicos (Software)
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Brasil
|
2010 - 2010 | Curso de Formação em Blended Learning
Outro
|
Formação em Blended Learning FBL' 01
Universidade Aberta, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/03/16 | FCPortugal - Path Planning for Simulated Soccer using Reinforcement Learning
Arguente
|
Edgar dos Santos de Matos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2021/07/21 | Optimal Wheelchair Multi-LiDAR Placement for Indoor SLAM
Arguente
|
Paulo Rúben Alves Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2021/07/21 | Forehead Detection in Thermal Camera using Deep Learning
Arguente
|
Francisco Jorge Almeida Henriques Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2020/10/16 | FCPortugal - Multi-Robot Action Learning for Simulated Robotic Soccer
Arguente
|
Ventura de Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2020/10/16 | Wheelchair Serious Game: A Powerchair football video-game with machine learning
Arguente
|
Francisco José Sousa Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2020/09/12 | Prediction of Emotional Valence Changes on Human in Context by an Artificial Agent Towards Empathy
Arguente principal
|
Nuno Andrade da Cruz Henriques (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/09/11 | Towards the alignment of educational robotics learning systems with classroom activities
Arguente
|
Christian GIANG (Doutoramento)
École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suiça
|
2020/07/17 | Scalable BI Cloud Solution
Arguente
|
Pedro Junqueira Teixeira Coelho de Melo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2020/07/17 | Interface OpenSCENARIO para simulador CARLA com controlo ROS
Arguente
|
Miguel Jorge Maia de Magalhães Barros Lançós (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2020/07/17 | Método de Reabastecimento para Otimização da Cadeia de Abastecimento
Arguente
|
Eduardo José Sobral Couto Caldas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2013 | Conexões Matemáticas: potencialidades e contributos na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico | Tânia Sofia do Amaral Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | O Lado Lúdico da Aprendizagem da Matemática: a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento de competências na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013 | Diana Tavares Oliveira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | A jogar também se aprende... O contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico | Raquel Pereira Nogueira (Mestrado) |
2013 | A Resolução de Problemas como Processo Matemático Promotor de Aprendizagens: uma Reflexão em Contexto de Estágio | Marie Stephanie Moreira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | Representações e Práticas de Estagiários e Supervisores no Domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar | Eva da Conceição Fonseca Vitória (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Emergência da comunicação matemática no Jardim de Infância: potencialidades didáticas para a descoberta da matemática | Vanda Patrícia de Oliveira Belém (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | A Resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico | Carla da Conceição Pereira Cardoso Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | O Ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Sara Saraiva Fogaça da Mata (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | O Uso de Materiais Manipuláveis Estruturados na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico | Cristina Cabral Almeida Ferreira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017/04/07 - 2017/04/09 | Atividade de Robótica | Workshop de Robótica (Outros) | |
2017/01/30 - 2017/02 | Curso de Netlogo (Universidade de Hensinki) | (Outros) | |
2013 - 2013 | Aprender no Mundo Louco das Tartarugas | Extensão e divulgação científica (Curso médio) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | PROBOT - Associação de Programação e Robótica dos Açores | Programming and Robotics Association of the Azores | Atualmente (2023-2025) é presidente da Associação |
2010/01 - Atual | International Artificial Intelligence in Education Society | |
2007 - Atual | IEEE | |
1997/01 - Atual | Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial | |
2000 - 2020 | Association for the Advancement of Artificial Intelligence |
Distinções
Prémio
2023 | Atlantic Project Award na categoria de desenvolvimento de competências azuis e literacia do oceano | Atlantic Project Award
in award category Blue Skills and Ocean Literacy
Atlantic Strategy Committee, Portugal
|
2021 | Prémios Casa das Ciências
Casa das Ciências, Portugal
|