???global.info.a_carregar???
José Cascalho currently works at the University of the Azores. He is a member of the IS2E group, part of LIACC. His research is carried out in the following areas Intelligent Robotics and Educational Robotics, Simulated Multi-agent Systems and/or Agent-Based Simulation. He received his PhD in Computational Science in 2008/04/28 from the University of the Azores (2008), his MSc in Informatics in 1999 from the University of Lisbon and his BSc in Electronic and Computing Engineering in 1997 from the University of Lisbon.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho

Nomes de citação

  • Cascalho, J.

Identificadores de autor

Ciência ID
5E17-CA1F-1397
ORCID iD
0000-0002-5176-4882
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=jzi6JzEAAAAJ&hl=en
Researcher Id
v-2744-2017
Scopus Author Id
15062374600

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2008/04/28
Concluído
Computational Science (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
"Arquitecturas baseadas em estados mentais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1999
Concluído
Maters in Informatics (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Laboratório Multi-Agentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1997
Concluído
Electronic and Computing Engineering (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Diálogo entre Agentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
2008/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
2001/01 - 2008/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
1998/01 - 2001/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/04 - 2021/12/31 SEA-THINGS: Objetos de Aprendizagem para Promover a Alfabetização Oceânica | Learning Objects to Ocean Litteracy
0857-(POAÇORES) PO ACORES 2020-2018-SEA-Things
Investigador
Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde, Portugal

Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos Açores, Portugal

Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal
Em curso
2016/12/20 - 2020/02/29 SIMSEA - Agent-based Modelling and Simulation for conservation and resource management in Azores
0639 - PO ACORES2020-2015 SIMSEA
Investigador responsável
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Biosistemas & Ciências Integrativas
UID/Multi/04046/2019
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/30 Projeto de Robótica e Inteligência Artificial da Universidade dos Açores | Robotics and Artificial Intelligence at the University of the Azores
M3.4.B/PRO.ROBÓTICA/001/2021
Investigador responsável
Direção Regional de Ciência e Tecnologia
Em curso
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 434 - 2011-2012
PEst-OE/EEI/UI0434/2011
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/02/14 - 2024/08/31 Pensamento Computacional com Objetos Tangíveis | Computational Thinking and Tangible Objects (PECOT)
M1.1.C/C.S./058/2021/01 PeCOT
Investigador
Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos Açores, Portugal

Universidade dos Açores Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal

Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal
Direção Regional de Ciência e Tecnologia
Em curso
2006/09 - 2008/09 Pitágoras na Escola
M2.1.2/I/016/2006
Investigador
Universidade dos Açores, Portugal
Governo dos Açores
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cascalho, Jose; Pedro, Francisco; Mendes, Armando; Funk, Matthias; Ramos, Alberto; Novo, Paulo. "Azoresbot v2: A new robot for learning robotics and science at schools". 2021.
    10.1109/icarsc52212.2021.9429815
  2. Lau, N.; Silva, M.F.; Reis, L.P.; Cascalho, J.. "Welcome Message". 2020.
    10.1109/ICARSC49921.2020.9096118
  3. Cascalho, José; Trigo, Paulo; Cruz, Maria; Mendes, Armando; Giacomello, Eva; Ressurreição, Adriana; Dentinho, Tomás; Morato, Telmo. "SIMSEA: A Multiagent Architecture for Fishing Activity in a Simulated Environment". 2019.
    10.5220/0007393502020209
  4. Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Nogueira, Raquel Pereira. "O Jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2014.
  5. CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Moreira, Stephanie; Teixeira, Ricardo. "Problem Solving Through Crafts and Challenges". Trabalho apresentado em Recreational Mathematics Colloquium III, Ponta Delgada, 2013.
    Publicado
  6. Cascalho, J.; Coelho, H.. "Tuning agents' behaviours using embedded attributes". 2007.
  7. Jos\'e Cascalho; Helder Coelho; Cascalho, J.; Coelho, H.. "Tuning Behaviours Using Attributes Embedded in an Agents Architecture". Trabalho apresentado em Proceedings of the 4th European Workshop on Multi-Agent Systems,EUMAS'06, Lisboa, 2006.
    Publicado
  8. Jose Cascalho; Leonel Nobrega; Milton Correa; Helder Coelho. "Exploring the mechanisms behind a BDI-like architecture". Trabalho apresentado em Conceptual Modeling Simulation Conference, Marseille, 2005.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Mendes, Armando B.; Cascalho, José Manuel; Behr, André. "Uso de Ontologias num Repositório de OAs sobre o Mar", 2021, http://hdl.handle.net/10400.3/5904.
Artigo em revista
  1. Ana Cristina Matos Ricardo Costa ; Freitas, Diana; Botelho, Andrea Z.; Manuela I. Parente; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Behr, André; Rodrigues Ana Margarida; et al. "Where is Ocean Literacy in Oceanic Islands¿ Schools? The Azores case". Marine Policy (2023):
    Em revisão
  2. Santos, A.I.; Costa, A.C.; Botelho, A.Z.; Parente, M.I.; Cascalho, J.; Freitas, D.; Behr, A.; Rodrigues, A.; Mendes, A.B.. "Learning Objects in the Educational Context: The Perspective of Teachers in the Azores". Education Sciences 12 5 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85129985814&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/educsci12050309
  3. Medeiros, Paulo Jorge Ferreira de; Santos, Ana Isabel; Dora Pereira; Nanci Botelho; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO. "Robotics for Young People in AZORESminiBOT". International Journal of Information and Education Technology (2022): http://www.ijiet.org/show-157-2286-1.html.
    Publicado
  4. Funk, M.; Cascalho, J.; Santos, A.I.; Pedro, F.; Medeiros, P.; Amaral, B.; Domingos, M.; Ramos, A.; Mendes, A.. "A simple interactive robot to promote computational thinking". Frontiers in Computer Science 4 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85141355977&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fcomp.2022.1022778
  5. Lau, Nuno; Silva, Manuel F.; Reis, Luís Paulo; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO. "Editorial of the topical collection “state of the art on autonomous robot systems and competitions”". SN Applied Sciences 3 11 (2021): http://dx.doi.org/10.1007/s42452-021-04819-7.
    10.1007/s42452-021-04819-7
  6. Funk, M.G.; Cascalho, J.M.; Santos, A.I.; Mendes, A.B.. "Educational Robotics and Tangible Devices for Promoting Computational Thinking". Frontiers in Robotics and AI 8 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85120570818&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/frobt.2021.713416
  7. Cardoso, P.; Branco, V.V.; Borges, P.A.V.; Carvalho, J.C.; Rigal, F.; Gabriel, R.; Mammola, S.; Cascalho, J.; Correia, L.. "Automated Discovery of Relationships, Models, and Principles in Ecology". Frontiers in Ecology and Evolution 8 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85098171529&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fevo.2020.530135
  8. CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO. "The OBAA Standard for Developing Repositories of Learning Objects: the Case of Ocean Literacy in Azores". Revista de Ciências da Computação (2019): https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/182.
    10.34627/RCC.V14I0.182
  9. Aparício, Bruno A.; Cascalho, José; Cruz, Maria J.; Borges, Paulo A. V.; Azevedo, Eduardo B.; Elias, Rui B.; Ascensão, Fernando. "Assessing the landscape functional connectivity using movement maps: a case study with endemic Azorean insects". Journal of Insect Conservation 22 2 (2018): 257-265.
    Publicado • 10.1007/s10841-018-0059-7
  10. Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Ferreira, Rui Filipe Meireles. "Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio". (2015): http://hdl.handle.net/10400.3/3490.
  11. Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Ferreira, Rui Filipe Meireles. "Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1.º ciclo do Ensino Básico". (2014): http://hdl.handle.net/10400.3/3086.
  12. CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Teixeira, Ricardo; Melo, Tânia. "Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo". Educação e Matemática 124 (2013): 12-18. http://www.apm.pt/portal/em.php?rid=203891&id=19480.
    Publicado
  13. Borges, Paulo A. V.; Cardoso, Pedro; Guerreiro, Orlando; Rigal, François; Florencio, Margarita; Amorim, Isabel R.; Borda-de-Água, Luís; Cascalho, José Manuel; Ferreira, Miguel. "Perspectives and progress of ecology and conservation science in the Azores: the possible contribution of Artificial Intelligence". (2013): http://hdl.handle.net/10400.3/2994.
  14. Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Nogueira, Raquel Pereira; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Teixeira, Ricardo; Nogueira, Raquel. "Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor". Jornal das primeiras matemáticas 1 (2013): 4-20. http://hdl.handle.net/10400.3/2511.
    Publicado
  15. Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Melo, Tânia Sofia do Amaral. "Estabelecer conexões com outras áreas e domínios do currículo: uma forma de cativar as crianças para a aprendizagem da matemática". (2013): http://hdl.handle.net/10400.3/2390.
  16. Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Nogueira, Raquel Pereira; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Teixeira, Ricardo; Nogueira, Raquel. "O jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: explorações no jardim-de-infância". Jornal de Matemática Elementar 298 (2012): 5-12. http://hdl.handle.net/10400.3/1531.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Funk, Matthias G.; Cascalho, José; Pedro, Francisco; Behr, André; Medeiros, Paulo; Mendes, Armando B.. "Climbing a Volcano: A New Robotic Competition". In Lecture Notes in Networks and Systems, 414-422. Springer International Publishing, 2022.
  2. José Cascalho; Armando Mendes; Francisco Pedro; Alberto Ramos; Paulo Medeiros; Matthias Funk; Cascalho, José; et al. "Communication in Educational Robots: From Coordination to IoT Systems". In Communications in Computer and Information Science, 654-666. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-031-23236-7_45
  3. André Behr; José Cascalho; Armando Mendes; Hélia Guerra; Luis Cavique; Paulo Trigo; Helder Coelho; Rosa Vicari. "Bringing Underused Learning Objects to the Light: A Multi-agent Based Approach". 2022.
    10.1007/978-3-031-16474-3_61
  4. André Behr; Diana Freitas; José Cascalho; Armando Mendes. "A Toolkit for Re-Mar to Enhance Classroom Ocean Literacy". 2022.
    10.1007/978-3-031-22918-3_35
  5. André Behr; Armando Mendes; Paulo Trigo; José Cascalho; Hélia Guerra; Ana Costa; Manuela Parente; Andrea Botelho; Rosa Vicari. "Recommending Metadata Contents for Learning Objects Through Linked Data". 2021.
    10.1007/978-3-030-85710-3_10
  6. Funk, Matthias; Cascalho, José; Funk, Michael; Novo, Paulo; Pedro, Francisco; Mendes, Armando. "Paper-Code-Az: Steps for Assembling a Paper-Code for an Educational Robotic System". In Trends and Applications in Information Systems and Technologies, 348-355. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-72654-6_34
  7. Behr, André; Mendes, Armando B.; Cascalho, José; Rossi, Luiz; Vicari, Rosa; Trigo, Paulo; Novo, Paulo; et al. "Enhancing learning object repositories with ontologies". Springer, 2021.
    10.1007/978-3-030-72654-6_44
  8. Pedro, Francisco; Cascalho, José; Medeiros, Paulo; Novo, Paulo; Funk, Matthias; Ramos, Albeto; Mendes, Armando; Lima, José. "Azbot-1C: An Educational Robot Prototype for Learning Mathematical Concepts". In Communications in Computer and Information Science, 657-669. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-91885-9_49
  9. Cascalho, José; Mendes, Armando; Ramos, Alberto; Pedro, Francisco; Bonito, Nuno; Almeida, Domingos; Augusto, Pedro; et al. "Azoresbot: An Arduino Based Robot for Robocup Competitions". In Robot 2019: Fourth Iberian Robotics Conference, 542-552. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-35990-4_44
  10. Cascalho, José; Mabunda, Pinto. "Agent-Based Modelling for a Resource Management Problem in a Role-Playing Game". In Progress in Artificial Intelligence, 696-701. Springer International Publishing, 2015.
    10.1007/978-3-319-23485-4_70
  11. CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Moreira, Stephanie; Teixeira, Ricardo; Serpa, Margarida. "A Interação na Resolução de Problemas: Um Desafio no Ensino-Aprendizagem da Matemática". In A Interação na Resolução de Problemas: Um Desafio no Ensino-Aprendizagem da Matemática, 107-156. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  12. Guerreiro, Orlando; Ferreira, Miguel; Cascalho, José; Borges, Paulo. "Towards an Agent Based Modeling: The Prediction and Prevention of the Spread of the Drywood Termite Cryptotermes brevis". In Progress in Artificial Intelligence, 480-491. Springer Berlin Heidelberg, 2013.
    Publicado
  13. Cascalho, José; Antunes, Luis; Corrêa, Milton; Coelho, Helder. "Characterising Agents’ Behaviours: Selecting Goal Strategies Based on Attributes". In Lecture Notes in Computer Science, 402-415. Springer Berlin Heidelberg, 2006.
  14. Cascalho, José; Antunes, Luis; Corrêa, Milton; Coelho, Helder. "Toward a Motivated BDI Agent Using Attributes Embedded in Mental States". In Current Topics in Artificial Intelligence, 459-469. Springer Berlin Heidelberg, 2006.
Edição de livro
  1. CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Mohammad Osman Tokhi; Mendes, Armando B.; Khaled Goher; Funk, Günther Matthias Andreas; Manuel F. Silva. Robotics in Natural Settings. Springer International Publishing. 2023.
    10.1007/978-3-031-15226-9
  2. Correia, Luís; Reis, Luís Paulo; Cascalho, José. Progress in Artificial Intelligence. Berlin, Heidelberg, Portugal: Springer Berlin Heidelberg. 2013.
    10.1007/978-3-642-40669-0
  3. Correia, Luís; Reis, Luís Paulo; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Gomes, Luis; Guerra, Hélia; Cardoso, Pedro. Advances in Artificial Intelligence. CMATI Universidade dos Açores, Portugal: Coingra. 2013.
  4. Correia, L.; Reis, L.P.; Cascalho, J.. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics): Preface. 2013.
Poster em conferência
  1. Guerreiro, O.; Ferreira, M.; Cascalho, J.; Borges, P.A.V.. "Utilização da técnica agent-based modeling como ferramenta de previsão e controlo da infestação de térmitas na cidade de Angra do Heroísmo". Trabalho apresentado em Jornadas "Ciência nos Açores, que Futuro?", 2013.
Resumo em conferência
  1. Quadros, S.; Sousa, Francisco; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO. "Challenges of distance learning at the University of the Azores: outcomes of the implementation of MAPE to Engineering programes". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research, Hamburgo, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Correia, Gui Silva. "A utilização de tecnologia e estratégias de diferenciação pedagógica para promover aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.3/4789.
  2. Mabunda, Pinto Jorge. "Contribuição para a sustentabilidade no fornecimento e uso da água em Massingir (Moçambique)". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.3/5165.
  3. Mendonça, Raquel Santos. "A resolução de problemas como um processo matemático integrador de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma reflexão em contexto de estágio". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.3/5011.
  4. Garcia, Melissa Vanessa Santos. "A Matemática no quotidiano : promover a descoberta da matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.3/4344.
  5. Gouveia, Tatiana Filipa Silva. "O papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.3/4348.
  6. Freitas, Vanessa Viveiros Amaral. "A comunicação verbal na aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.3/3936.
  7. Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho. "O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.3/3347.
  8. Rego, Miriam Fátima Cristiano. "O jogo no ensino da matemática : explorações no contexto da educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.3/3522.
  9. Borges, Sandy Sousa. "Explorar e aprender : os materiais didáticos no contexto da aprendizagem da Matemática na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.3/3460.
  10. Ferreira, Rui Filipe Meireles. "A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágio". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.3/3119.
  11. Castro, Maria do Rosário Ávila. "Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.3/3095.
  12. Oliveira, Diana Tavares. "O lado lúdico da aprendizagem da matemática : a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento das competências na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.3/2313.
  13. Nogueira, Raquel Pereira. "A jogar também se aprende... : o contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.3/2356.
  14. Melo, Tânia Sofia do Amaral. "Conexões matemáticas : potencialidades e contributos na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.3/2273.
  15. Cabral, Marie Stephanie Moreira. "A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.3/2315.
  16. Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso. "A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.3/1549.
  17. Mata, Sara Saraiva Fogaça da. "O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.3/1668.
  18. Belém, Vanda Patrícia de Oliveira; Cascalho, José; Teixeira, Ricardo; Vanda Belém; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Oliveira, Diana Tavares; CASCALHO, JOSÉ MANUEL VEIGA RIBEIRO; Oliveira, Diana. "Emergência da comunicação matemática no jardim de infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.3/1538.
  19. Cascalho, José Manuel Veiga Ribeiro. "Um laboratório para inteligência artificial distribuída". Mestrado, 1999. http://hdl.handle.net/10451/13965.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2013 Problem solving through crafts and challenges Recreational Mathematics Colloquium III
(Ponta Delgada, Portugal)
2012 Como reinventar a matemática na sala de aula? Ciclo de seminários "Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar", no âmbito da 1ª edição do Mestrado em Matemática para Professores
Departamento de Matemática (Ponta Delgada, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - Atual O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - Atual Os padrões e a resolução de problemas no 1º Ciclo do Ensino Básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da Matemática
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2014 - Atual A Resolução de Problemas e o Cálculo Mental na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico: uma reflexão em contexto de estágio
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 A jogar também se aprende... : o contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Conexões Matemáticas: potencialidades e contributos na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 O Lado Lúdico da Aprendizagem da Matemática: a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento de competências na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 - 2012 Emergência da comunicação matemática no jardim de infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/07/05 - 2023/07/07 WAVES WORKSHOP: O workshop WAVES é o primeiro encontro sobre robótica aquática a realizar nos Açores. Tem como objetivo potenciar a investigação e o uso desta tecnologia no mar dos Açores. | The WAVES workshop is the first meeting on aquatic robotics to be held in the Azores. Its aim is to promote research and the use of this technology in the Azorean sea. (2023/07/05 - 2023/07/07)
Encontro (Coorganizador)
Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos Açores, Portugal

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal

Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal
2023/06/01 - 2023/06/03 Festival Regional de Robótica AZORESBOT 2023 - Festival Regional com a participação de escolas da Região Autónoma dos Açores - Ribeira Grande | Regional Robotics Open AZORESBOT 2023 (https://azoresbot2023.uac.pt) with the participation of regional schools. (2023/06/01 - 2023/06/03)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos Açores, Portugal

Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal

PROBOT - Associação de Programação e Robótica dos Açores, Portugal
2022/09/12 - 2022/09/15 CLAWAR 2022 International Conference Series on Climbing and Walking Robot (2022/09/12 - 2022/09/15)
Conferência (Coorganizador)
Universidade dos Açores, Portugal

CLAWAR, Reino Unido
2022/06/09 - 2022/06/11 Festival Regional de Robótica AZORESBOT 2022 - Festival Regional com a participação de escolas da Região Autónoma dos Açores - Ribeira Grande | Regional Robotics Open AZORESBOT 2022 (https://azoresbot2022.uac.pt) with the participation of regional schools (2022/06/09 - 2022/06/11)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação de Programação e Robótica dos Açores (PRIA), Portugal

Núcleo Especializado de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da Universidade dos Açores, Portugal
2020/04/15 - 2020/04/17 International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions ICARSC 2020 (2020/04/15 - 2020/04/17)
Conferência (Coorganizador)
Universidade dos Açores, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal
2019/06/03 - 2019/06/05 Festival Regional de Robótica AZORESBOT 2019 que decorreu em Ponta Delgada e congregou a participação de diferentes escolas da Região Autónoma dos Açores (https://azoresbot2019.uac.pt) Regional Robotics Open AZORESBOT 2019 (https://azoresbot2019.uac.pt) with the participation of regional schools. (2019/06/03 - 2019/06/05)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia Ponta Delgada, Portugal

Assoicação de Programação e Robótica dos Açores, Portugal

Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em e-Saúde, Portugal
2013 - 2013 16º Encontro Português de Inteligência Artificial
Encontro (Outra)
Governo Regional dos Açores, Associação para a Mobilidade Antero de Quental, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 Na Lagoa, o robô dança
Oficina (workshop)
Na Lagoa, o robô dança
EXPOLAB, Portugal
2014 - 2014 MultiAgent System Based Learning Environments
Oficina (workshop)
Multiagent System Based Learning Environments
ITS 2014, Brasil
2014 - 2014 Ibero-American Conference on Artificial Intelligence
Congresso
Ibero-American Conference on Artificial Intelligence IBERAMIA 2014
2013 - 2013 16º Encontro Português de Inteligência Artificial
Encontro
16º Encontro Português de Inteligência Artificial
APPIA, Portugal
2013 - 2013 MultiAgent System Based Learning Environments
Oficina (workshop)
Multiagent System Based Learning Environments
PAAMS, Espanha
2012 - 2012 Multiagent System Based Learning Environments
Oficina (workshop)
Multiagent System Based Learning Environments
IBERAMIA 2012, Brasil
2010 - 2010 Simulação de Casos Clínicos
Oficina (workshop)
Simulação de Casos Clínicos (Software)
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Brasil
2010 - 2010 Curso de Formação em Blended Learning
Outro
Formação em Blended Learning FBL' 01
Universidade Aberta, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/03/16 FCPortugal - Path Planning for Simulated Soccer using Reinforcement Learning
Arguente
Edgar dos Santos de Matos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2021/07/21 Optimal Wheelchair Multi-LiDAR Placement for Indoor SLAM
Arguente
Paulo Rúben Alves Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2021/07/21 Forehead Detection in Thermal Camera using Deep Learning
Arguente
Francisco Jorge Almeida Henriques Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/10/16 FCPortugal - Multi-Robot Action Learning for Simulated Robotic Soccer
Arguente
Ventura de Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/10/16 Wheelchair Serious Game: A Powerchair football video-game with machine learning
Arguente
Francisco José Sousa Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/09/12 Prediction of Emotional Valence Changes on Human in Context by an Artificial Agent Towards Empathy
Arguente principal
Nuno Andrade da Cruz Henriques (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2020/09/11 Towards the alignment of educational robotics learning systems with classroom activities
Arguente
Christian GIANG (Doutoramento)
École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suiça
2020/07/17 Scalable BI Cloud Solution
Arguente
Pedro Junqueira Teixeira Coelho de Melo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/07/17 Interface OpenSCENARIO para simulador CARLA com controlo ROS
Arguente
Miguel Jorge Maia de Magalhães Barros Lançós (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/07/17 Método de Reabastecimento para Otimização da Cadeia de Abastecimento
Arguente
Eduardo José Sobral Couto Caldas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2013 Conexões Matemáticas: potencialidades e contributos na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Tânia Sofia do Amaral Melo (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 O Lado Lúdico da Aprendizagem da Matemática: a importância das atividades lúdico-manipulativas no desenvolvimento de competências na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013 Diana Tavares Oliveira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 A jogar também se aprende... O contributo do jogo no desenvolvimento de competências matemáticas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Raquel Pereira Nogueira (Mestrado)
2013 A Resolução de Problemas como Processo Matemático Promotor de Aprendizagens: uma Reflexão em Contexto de Estágio Marie Stephanie Moreira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Representações e Práticas de Estagiários e Supervisores no Domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar Eva da Conceição Fonseca Vitória (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 Emergência da comunicação matemática no Jardim de Infância: potencialidades didáticas para a descoberta da matemática Vanda Patrícia de Oliveira Belém (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 A Resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico Carla da Conceição Pereira Cardoso Almeida (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 O Ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Sara Saraiva Fogaça da Mata (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2012 O Uso de Materiais Manipuláveis Estruturados na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Cristina Cabral Almeida Ferreira (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/04/07 - 2017/04/09 Atividade de Robótica Workshop de Robótica (Outros)
2017/01/30 - 2017/02 Curso de Netlogo (Universidade de Hensinki) (Outros)
2013 - 2013 Aprender no Mundo Louco das Tartarugas Extensão e divulgação científica (Curso médio)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual PROBOT - Associação de Programação e Robótica dos Açores | Programming and Robotics Association of the Azores Atualmente (2023-2025) é presidente da Associação
2010/01 - Atual International Artificial Intelligence in Education Society
2007 - Atual IEEE
1997/01 - Atual Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial
2000 - 2020 Association for the Advancement of Artificial Intelligence
Distinções

Prémio

2023 Atlantic Project Award na categoria de desenvolvimento de competências azuis e literacia do oceano | Atlantic Project Award in award category Blue Skills and Ocean Literacy
Atlantic Strategy Committee, Portugal
2021 Prémios Casa das Ciências
Casa das Ciências, Portugal