Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cátia Martins
Nomes de citação
- Martins, Cátia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5E1F-2231-425E
- ORCID iD
- 0000-0002-1819-8516
- Researcher Id
- A-1775-2018
Websites
- https://orcid.org/0000-0002-1819-8516 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014
Concluído
|
3º Ciclo em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Motivação para Realizar Voluntariado: Estudos segundo as abordagens funcionalista e da autodeterminação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor/Very good, with D |
2006
Concluído
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
"Motivação para a Aprendizagem Escolar e Práticas Familiares de Literacia: Análise da relação em crianças do 1º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom/Very good |
2002
Concluído
|
Psicologia Educacional (Licenciatura)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2010 | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/10/18 - 2022 | President of the Coordination Commission of R-VES (National Higher Education Network of Volunteering) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2018/09/10 - 2022 | General Coordinator of The University' Volunteering Group | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve, Portugal | ||
2015/05 - 2022 | Faculty Representative of the UAlg Volunteering Group | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2013/05 - 2017/11 | Faculty Representant of Students with Special Needs' Office | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/01 - Atual | Membro de Unidade de Investigação | Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Universidade Autónoma de Lisboa - Centro de Investigação em Psicologia, Portugal, Portugal | ||
2017/11 - Atual | Member | Universidade do Algarve, Portugal |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | ||
2014/07/01 - Atual | Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação Assistant Professor, Department of Psychology and Educational Sciences | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
2009/08/01 - 2014/07/01 | Assistente Convidada a Tempo Integral do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação Invited Assistant at Full Time, Department of Psychology and Educational Sciences | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
2007/02/01 - 2009/08/01 | Assistente Convidada a 50% do Departamento de Psicologia Invited Assistant - 50% at the Department of Psychology | Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal |
2002/04/01 - 2009/08/01 | Psicóloga Educacional do Agrupamento; Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família de Faro. Educational psychologist in Schools;Coordinator of the Office of Student and family Support in Far | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Programa Aprender Juntos, Crescer em Família/ Learn Together, Grow in Family Program
xxxxxXX
|
Fundação "la Caixa" INVESTIGARE - Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências. |
2019 - Atual | Estudo de Investigação sobre o Impacto do Programa Janela Aberta à Família
xxxx2
Investigador
|
Administração Regional de Saúde do Algarve IP |
2023/01/16 - 2027/01/15 | SEA-EU 2.0: The European University of the Seas Alliance navigating towards modern and co-transformative intercampus life.
Investigador
Universidad de Cádiz, Espanha
|
European Education and Culture Executive Agency
Em curso
|
2023/06/01 - 2026/05/31 | STEAME TEACHER FACILITATORS ACADEMY
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
|
European Education and Culture Executive Agency |
2023 - 2025/11/30 | ALPRODE: Curricular innovation through socio-business linkage for sustainable productive development in Colombia and Ecuador/Innovación
curricular mediante la vinculación socio-empresarial para el desarrollo productivo sostenible en Colombia y Ecuador
101083012- ERASMUS-EDU-2022-CBHE
Investigador responsável
|
European Commission
Em curso
|
2018/11 - 2023 | COST Action: The European Family Support Network. A bottom-up, evidence-based and multidisciplinary approach
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
|
European Union
Em curso
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | LEARN+: Building communities of teachers producers to implement personalized learning of mathematics supported by machine
learning and block chain to assess competences
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2018 - 2022 | K.CITAR: Eixo Prioritário 8 - Modernizar e capacitar a administração, Programa CRESC Algarve 2020/ Priority Axis 8 - Modernize
and empower the administration, CRESC Algarve 2020 Program
ALG-08-5864-FSE-000004
Investigador
|
Concluído
|
2019/09/01 - 2021/08/31 | INCOLLAB - Interdisciplinary collaborative approaches to learning and teaching in Higher Education
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Em curso
|
2017 - 2019 | MILAGE Aprender+ Matemática: IMPACTO DA APP no corpo docente
xxxxx
Investigador
|
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Concluído
|
2015/09 - 2018/08 | MILAGE : Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books | European Commission |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2023 | Património Vivo para Memória Futura/ Living Heritage for Future Memory
xxxx1
|
Casa do Povo de Olhão Portugal Inovação Social Em curso
|
2018/12/06 - 2021/07/31 | Escola do Futuro Aprender+ /School of Future Learn +
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
|
Câmara Municipal de Lagoa
Em curso
|
2019/02 - 2020/12/31 | Impact of the Open Window to the Family Program
IMPACTOJAF_28/2019
Investigador
Administração Regional de Saúde do Algarve IP, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2019/12 | Professionals training and Implementation of a Education and Family Support Program
CPP-243/2017/5017
Investigador
Câmara Municipal de Albufeira, Portugal
|
Câmara Municipal de Albufeira
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/05/08 | Características Psicométricas do Inventário de Aliança Parental numa Amostra de Famílias em Risco Psicossocial | I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia
Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/05/06 | Características Psicométrcicas da Versão Portuguesa da Escala de Satisfação Marital ENRICH | I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia
Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/05/06 | Características Psicométricas da Escala Brief COPE numa Amostra de Famílias Portuguesas em Risco Psicossocial | I Simpósio de Investigação Junior em Psicologia
Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/05/06 | Psychometric characteristics of the portuguese version of the enrich marital satisfation scale | 1st Symposium of Junior Research in Psychology
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/05/06 | Psychometric characteristics of the brief cope scale in a sample of portuguese families at psychosocial risk | 1st Symposium of Junior Research in Psychology
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2021/05/06 | Psychometric characteristics of the parenting alliance inventory in a sample of at-risk families | 1st Symposium of Junior Research in Psychology
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2020/10/18 | Caracterização das Práticas de Gestão de Voluntariado nas IES: Os membros da R-VES. | I Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior
Rede Nacional de Voluntariado no Ensino Superior, UALG (Faro, Portugal)
|
2020/10/18 | Caracterização das Práticas de Gestão de Voluntariado nas IES: Os membros da R-VES [Characterization of Volunteer Management Practices in EIS: R-VES members] | 1st National Meeting of the Network of Volunteers in Higher Education
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2020/10 | Promovendo a Parentalidade Positiva [Promoting Positive Parenting] | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
(Pontevedra, Espanha)
|
2020/10 | O Programa de Formação e Apoio à Família: tradução ao contexto português e processo de adaptação [The Educational and Family Support Program: translation to the Portuguese context and adaptation process] | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
(Pontevedra, Espanha)
|
2020/10 | Impacto do Programa Janela Aberta à Família na qualidade de vida das crianças [Impact of the Family Open Window Program on children's quality of life] | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
(Pontevedra, Espanha)
|
2019/03 | Explorando la relación entre el apoyo social percibido por los padres y el ajuste psicológico infantil: ¿lo mismo es bueno para todos? [Exploring the relation between parental perceived social support and child psychological adjustment: Is the same thing good for everyone?] | 1 st International Conference of Psychoeducational, Family and Social Education and Intervention
Universidad de las Palmas de Gran Canarias ( Las Palmas de Gran Canaria, Spain, Espanha)
|
2019 | MILAGE Learn+: the role of autonomy and self-regulation in Math learning | I CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN E INTERVENCIÓN: PSICOEDUCATIVA, FAMILIAR Y SOCIAL
(Las Palmas de Gran Canaria, Espanha)
|
2019 | APP MILAGE LEARN+: a tool to promote autonomous learning | XXIV Congresso da SPE
(Amarante, Portugal)
|
2019 | MILAGE LEARN+: a tool to promote autonomous learning of students in higher education | 2nd edition of the INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2019
(Faro, Portugal)
|
2018/06 | Sense of competence and parenting stress in families at psychosocial risk | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
|
2018 | Instrumentos de avaliação de ajuda à transição de carreira de adultos | 10º Congresso AIDAP/AIDEP: Diagnóstico e Avaliação Psicológica
(Coimbra, Portugal)
|
2018 | A importância do voluntariado no contexto universitário: a experiência do Grupo de Voluntariado UAlg V+ | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES)
(Braga, Portugal)
|
2017/05 | Apoyo social percibido por los padres y ajuste psicológico infantil [Parental perceived social support and child psychological adjustment]. | 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
|
2017/05 | Análise confirmatória da versão reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais [Confirmatory analysis of the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire, short version] | 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
|
2017/05 | Estilos e práticas educativas. Será o nível educativo das mães importante? [Parenting styles and practices. Is mother’s educational level a significant predictor?] | 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
|
2017 | Volunteering an integrated strategy against social exclusion | II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
|
2017 | Satisfacción, engagement y compromiso organizacional en el voluntariado: análisis de su capacidad de predicción de la intención de permanência en una muestra de voluntarios portugueses | III Congreso Nacional de Psicología
(Oviedo, Espanha)
|
2017 | Apoyo Social Percibido por los Padres y Ajuste Psicológico Infantil | 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Santander, Espanha)
|
2017 | Análise Confirmatória da Versão Reduzida do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais | 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Granada, Espanha)
|
2017 | Estilos e Práticas Educativas. Será o Nível Educativo das Mães Importante? | 5th International Congress of Educational Sciences and Development
(Granada, Espanha)
|
2017 | The Use of Milage Learn+ APP: A preliminar study from training course for adults applying university | I Congreso Virtual Internacional y III Congreso Virtual Iberoamericano sobre Recursos Educativos Inovadores
(Madrid, Espanha)
|
2017 | The Use of Milage Learn+ APP for Computer Programming Learning: A Preliminary Study Concerning Self-Determination Variables | II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
|
2017 | Engaging Volunteering at University of Algarve: Motivations and Expectations | II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
|
2016 | The role of Volunteering in Higher Education: Bridging and Bonding Academic and Work Experiences | I International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
|
2016 | Support Office for Students with SEN at the University of Algarve: Past, present and future! | I International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences |
2015/11 | Negative ageing stereotypes: psychometric properties of a Portuguese version of CENVE | 8th International and 13th National Congress of Clinical Psychology
(Granada, Espanha)
|
2015 | O voluntariado e a satisfação com a vida: um estudo exploratório com estudantes universitários | XIII Colóquio de Psicologia e Educação: Diversidade e Educação: Desafios atuais
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - Atual | O contributo da APP MILAGE APRENDER+ na Aprendizagem autorregulada da Matemática
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 - Atual | A APP MILAGE APRENDER+ e a Teoria da Autodeterminação na Aprendizagem da Matemática em Alunos do Ensino Secundário
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2015 - Atual | Transição para a Reforma: o contributo do ajustamento psicológico, qualidade de vida e bem-estar na satisfação em idosos
Orientador
|
Psicologia da Educação
Universidade do Algarve, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/12/15 | O Storytelling na Formação e na Autodeterminação: Experiência com Voluntários do Ensino Superior
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/12/12 | O Papel das Necessidades Psicológicas Básicas e do Suporte à Autonomia no Programa de Intervenção Surf & Therapy
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/12 | Como se processa e fomenta motivacionalmente o envolvimento dos docentes na formação contínua?
Orientador
|
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2021/10/06 - 2023/10/02 | VirtualNeuro: Lineamientos para la creación de un centro tecnológico de neurorehabilitación
Orientador
|
Gestão, Empreendedorismo e Inovação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2023 - 2023 | O Contributo e as Potencialidades da Gamificação no Sucesso Escolar e na Aprendizagem de Matemática
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2023 - 2023 | O Envolvimento parental escolar: medidas, processos e potencialidades
Coorientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2023 - 2023 | A Autorregulação na Aprendizagem da Química Orgânica: O contributo da APP MILAGE APRENDER+
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | ENVOLVIMENTO, STRESS E EFICÁCIA PARENTAL NA QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS EM PERÍODO PANDÉMICO
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Escala de Motivação para a Aprendizagem (EMA): Um Estudo de Adaptação e Validação com Crianças Portuguesas do 1º Ciclo do
Ensino Básico
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2020 - 2022 | Instrumentos de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem no Ensino Básico: Uma revisão sistemática da literatura
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2020 - 2022 | Escala da Motivação para a Aprendizagem (EMA): Um estudo de Adaptação e Validação com Crianças Portuguesas do 1º Ciclo do
Ensino Básico
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2020 - 2022 | Envolvimento, Stress e Eficácia Parental na Qualidade de Vida das Crianças em Período Pandémico
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2021 - 2021 | Os Efeitos da Gamificação na Motivação dos Alunos do Ensino Secundário e Superior: Revisão Sistemática
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019/02 - 2021 | Os Efeitos da Gamificação na Motivação dos Alunos do Ensino Secundário e Superior: Revisão Sistemática [The role of gamified
learning strategies in student´s motivation in highschool and higher education: a systematic review]
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2020 - 2020 | DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: OS (PRE)CONCEITOS DE GÉNERO, INTERESSES E AUTOEFICÁCIA
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2020 - 2020 | Voluntariado Universitário - Estudo de caso sobre o Grupo UAlg V+.
Orientador
|
Educação Social (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
|
2018 - 2020 | Desenvolvimento Vocacional na Educação Pré-Escolar: Os (Pre)Conceitora de Género, Interesses e Autoeficácia
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 - 2020 | Voluntariado Universitário: Estudo de caso sobre Grupo UAlg V+
Orientador
|
Educação Social (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2018 - 2018 | A METODOLOGIA DE PROJETO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, DE ALUNOS
COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE) EM TURMAS HETEROGÉNEAS.
Orientador
|
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 - 2017 | O contributo da Autodeterminação no sucesso académico: o papel preditor da Autonomia e das necessidades psicológicas básicas
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2015 - 2017 | Projeto: Práticas de Educação Sexual em Contexto Escolar
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2016 - 2016 | ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS DE ESTUDO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA ALUNOS DE 3º CICLO
Orientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/10/18 - Atual | I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior (2019/10/18)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Grupo de Voluntariado UAlg V+, Portugal |
2022/06/28 - 2022/06/30 | 8th EurofamNet Management Committee Meeting (2022/06/28 - 2022/06/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 | Condição Física, Autoperceção e Rendimento Académico na Adolescência
Vogal
|
José Francisco Nunes Guilherme (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2020 | Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida – estudo com estudantes adultos
Arguente
|
Andreia Vitoriano (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2020 | Efeito do suporte do pai e do suporte da mãe no desenvolvimento vocacional: estudos com alunos do 9º ano de escolaridade
Arguente
|
Carolina Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2019 | Suporte dos Pares e Exploração Vocacional em estudantes do Ensino Básico: O efeito mediador de variáveis da agência individual
Arguente
|
ANA CATARINA OLIVEIRA MONTEIRO INÁCIO (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2019 | Competências parentais percebidas em famílias em risco psicossocial e na população geral
Arguente
|
Andrea Miquelina de Sousa Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2019 | Autoeficácia, satisfação com a vida e rendimento académico de alunos do 4º e 6º ano de escolaridade
Arguente
|
Rita Patacas Vieira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2018 | Autoeficácia e bem-estar subjetivo – contributo de um programa de educação positiva com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Jéssica Palma Cavaco (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | Famílias em Risco Psicossocial: Funcionamento familiar, competências parentais, apoio social e bem-estar
Vogal
|
Carmen Macedo (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | O Suporte Parental e Autoeficácia nos Processos de Exploração e de Tomada de Decisão de Carreira, em Alunos do Ensino Secundário
Arguente
|
Micaela Isabel Vaz Estreia (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | A Importância do Suporte Parental e Autonomia nos Processos de Exploração e Indecisão de Carreira
Arguente
|
Suzi Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | Suporte dos pares e desenvolvimento vocacional em estudantes do ensino secundário: o efeito da Autonomia no processo de tomada
de decisão de carreira
Arguente
|
Alex Miguel Da Silva (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | Educar para o otimismo e para as emoções positivas
Arguente
|
Rute Pereira Martinho (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | Competências parentais e perceção das dificuldades e capacidades dos filhos. Um estudo com pais e mães algarvios
Arguente
|
Ângela Sofia Tavares Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | A Educação Positiva como Base de um Modelo de Intervenção Psicológica com Alunos do Ensino Básico
Arguente
|
Vanda Cristina Sotto Mayor Dias Pedro (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | Avaliação dos Impactos de Intervenção de Educação Positiva no Bem-Estar e no Desempenho Escolar de Alunos do 2º Ciclo do Ensino
Básico
Arguente
|
Tatiana de Lurdes Bettencourt Medina (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | Estilos, Práticas Parentais e Perceção das Capacidades e Dificuldades dos Filhos: Um estudo exploratório na população em geral
Arguente
|
Sandra Oliveira Gomes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | A importância do suporte parental e da Motivação Intrínseca nos Processos de Exploração e na Indecisão de Carreira
Arguente
|
Vera Lúcia Martins de Matos (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 | A importância do desenho infantil para o desenvolvimento das crianças em Jardim de Infância
Arguente
|
Ana Catarina Pereira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2016 | Cognitive-Motivational Determinants of Career Decision-making Processes: Validation of a Conceptual Model
Arguente
|
Pedro Miguel Gomes Cordeiro (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016 | Avaliação do Impacto de um programa de Intervenção Vocacional na Autoeficácia em Alunos do Percurso Curricular Alternativo
Arguente
|
Cristiana Alexandra Ribeiro Sousa (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2016 | O Livro – Um recurso transversal”. Mestrado em Educação Pré-Escolar
Arguente
|
Joana Filipa Eugénio Fernandes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2016 | Otimismo, Carreira e Bem-Estar Subjetivo em Estudantes do Ensino Superior
Arguente
|
Mónica Cristina Nobre Laginha (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2016 | A importância do Método TEACCH na inclusão de uma criança autista: Estudo de caso
Arguente
|
Ana Rita Jesus Fortunato (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2015 | Atitude Face ao Futuro, Satisfação com a Vida e Raciocínio Sistemático em Novas Situações. Estudo com uma amostra de estudantes
do Ensino Superior
Arguente principal
|
Alda Dulce Pereira De Sousa Matos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2015 | Perceção de controlo na velhice: na relação entre autoeficácia, autoestima e bem-estar psicológico
Arguente
|
Maria Mesa Fernández (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2015 | Contextos de Alfabetização do Mova-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania: Intervenção Comunitária e Implicações no Desenvolvimento
Local
Arguente
|
Joana Marta Paraízo Pedro (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2015 | Estratégias para desenvolver a Formação Pessoal e Social em crianças de idade pré-escolar
Arguente
|
Cátia Patrícia Gama Batista (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2015 | Os Estilos Parentais e a Qualidade de Vida Percebida pelos Adolescentes
Arguente
|
Catarina Ribeiro Freire de Almeida (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2015 | O Serviço Público de Emprego e a Orientação dos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção
Arguente
|
Maria Teresa Tavares Saraiva Paes Lobo (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2015 | Práticas Parentais e Comportamentos de Risco para a Saúde dos Adolescentes
Arguente
|
Lúcia André do Carmo Barracosa (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2014 | A Educação Comunitária e a Agenda Socioambiental de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira: Resultados da intervenção
à Comunidade de Morro Seco
Arguente
|
César Augusto Silva (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2014 | Promoting Parental support and Vocational Development of 8th Grade Students
Arguente
|
Elisabeth Rosa Alexandre Simões (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | BMC psychology (20507283) | BioMed Central Ltd. |
2022 - Atual | Child and Family Social Work (13652206) | Wiley-Blackwell Publishing Ltd |
2022 - Atual | Children (22279067) | MDPI AG |
2022 - Atual | Cogent Education (2331186X) | Taylor and Francis Ltd. |
2022 - Atual | International Journal of Environment Research and Public Health (16617827) | Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI) |
2022 - Atual | European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (22549625) | MDPI AG |
2022 - Atual | Journal of Child and Family Studies (15732843) | Springer New York |
2022 - Atual | Social Work (15456846) | Oxford University Press |
2022 - Atual | Sustainability (20711050) | MDPI AG |
2021 - Atual | British Journal of Guidance and Counselling (03069885, 14693534) | Routledge |
2021 - Atual | Child and Family Social Work (13567500, 13652206) | Wiley-Blackwell Publishing Ltd |
2021 - Atual | International Journal of Environmental Research and Public Health (1660-4601) | Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI) |
2021 - Atual | Europe's Journal of Psychology (18410413) | Europe's Journal of Psychology |
2021 - Atual | Journal of Child and Family Studies (15732843) | Springer New York |
2021 - Atual | Social Sciences (20760760) | Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI) |
2021 - Atual | Sustainability (20711050) | MDPI AG |
2019/07 - Atual | Europe’s Journal of Psychology (18410413) | |
2019/03 - Atual | Journal of Child and Family Studies (10621024) | Springer New York |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018/02 - Atual | Psicologia Comunitária | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2015/09 - Atual | Motivação, Aprendizagem e Desempenho Escolar | Psicologia da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2015 - Atual | Psicologia da Educação | Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
2009 - Atual | Intervenção Socioeducativa e Participação Comunitária | Psicologia da Educação (Mestrado integrado) | Universidade do Algarve, Portugal |
2009 - Atual | Métodos Avançados de Investigação | Psicologia da Educação; Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Mestrado) | Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2007/09 - Atual | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Algarve, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/10/18 - Atual | President of the Coordination Commission and member of the General Assembly of R-VES (National Higher Education Network of
Volunteering).
Presidente / Vice-presidente
|
|
2018/09/10 - Atual | General coordinator of the Volunteer Group of the University of Algarve UAlg V +.
Coordenador
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2017/11 - Atual | Member of the Working Group for Non-Formal Education of the Portuguese Psychologists Association.
Membro
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2015/05 - Atual | Faculty coordinator of the Volunteer Group at the University of Algarve UAlg V +.
Coordenador
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2013/05 - 2017/11 | Faculty Coordinator of the Office of Students with Special Educational Needs' Office.
Coordenador
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Prémio Boas Práticas da Universidade do Algarve
Universidade do Algarve, Portugal
|