???global.info.a_carregar???
Teresa Coelho is a senior lecturer at the School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Portalegre (IPPortalegre). MA in Teaching Foreign Languages' Literature - University of Extremadura, Spain. She coordinated IPPortalegre’s Languages and Cultures Centre CLiC) with Margarida Coelho for several years and is now a member of the Technical-Scientific Board of the School of Education and Social Sciences of the IPPortalegre. Her main interests include Gender Studies, Post-colonial Studies, Foreign Language Learning and Teaching, and CLIL at preschool, primary education, and tertiary level.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa de Jesus Soares Coelho
Data de nascimento
1961/01/12
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Coelho, Teresa
  • Teresa de Jesus Soares Coelho

Identificadores de autor

Ciência ID
6212-0238-AB1B
ORCID iD
0000-0003-2488-0682
Google Scholar ID
bYb3dnAAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
Formação
Grau Classificação
1997
Concluído
Lenguas Modernas y Literaturas Comparadas (Master)
Universidad de Extremadura, Espanha
1980 - 1984
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Franceses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2016 - 2017 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2014 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/09 - 2021/08 TC-Nurse, Transcultural Nursing: A European Priority, a Professional Responsibility (2018-2021)
2018-1-ES01-KA203-050800
Erasmus Plus
2014 - 2018 Kiitos@21stCenturyPreschools ERASMUS PLUS KA2- N.0 2015-l-PTOH(2014-2018)
ERASMUS+ KA2- N.0 2015-l-PTOH(2014-2018)
Erasmus Plus
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Teresa Coelho. "Qualified Nurses’ Perceptions of Cultural Competence and Experiences of Caring for Culturally Diverse Patients:". Nurs. Rep. 2022, 12, 348–364. (2022): https://www.mdpi.com/2039-4403/12/2/34.
  2. Antón-Solanas,Isabel; Rodríguez-Roca,Beatriz; Vanceulebroeck,Valérie; Kömürcü,Nuran; Kalkan,Indrani; Huércanos-Esparza,Isabel; Casa-Nova,Antonio; et al. "Migrant and ethnic minority nurses’ experience of working in European health services: a qualitative study". (2022): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342022000100481.
  3. Antón-Solanas, Isabel; Tambo-Lizalde, Elena; Hamam-Alcober, Nadia; Vanceulebroeck, Valérie; Dehaes, Shana; Kalkan, Indrani; Kömürcü, Nuran; et al. "Nursing students, experience of learning cultural competence". PLOS ONE 16 12 (2021): e0259802. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0259802.
    10.1371/journal.pone.0259802
  4. Benjamin Gaya-Sancho; Valérie Vanceulebroeck; Nuran Kömürcü; Indrani Kalkan; Antonio Casa-Nova; Elena Tambo-Lizalde; Margarida Coelho; et al. "Perception and Experience of Transcultural Care of Stakeholders and Health Service Users with a Migrant Background: A Qualitative Study". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 19 (2021): 10503-10503. https://doi.org/10.3390/ijerph181910503.
    10.3390/ijerph181910503
  5. Isabel Antón-Solanas; Isabel Huércanos-Esparza; Nadia Hamam-Alcober; Valérie Vanceulebroeck; Shana Dehaes; Indrani Kalkan; Nuran Kömürcü; et al. "Nursing Lecturers’ Perception and Experience of Teaching Cultural Competence: A European Qualitative Study". International Journal of Environmental Research and Public Health (2021): https://doi.org/10.3390/ijerph18031357.
    10.3390/ijerph18031357
  6. Isabel Antón-Solanas; Margarida Coelho; Isabel Huércanos-Esparza; Valérie Vanceulebroeck; Indrani Kalkan; Raul Cordeiro; Nuran Kömürkü; et al. "The Teaching and Learning Cultural Competence in a Multicultural Environment (CCMEn) Model". (2020): https://doi.org/10.3390/nursrep10020019.
    10.3390/nursrep10020019
Livro
  1. Morgado, Margarida; Ellison, Maria; Coelho, Margarida; Piquer-Piriz, Ana; Alejo, Rafael; Pávon, Victor; Coelho, Teresa. CLIL for higher education lecturers: a small private online course. 2024.
Resumo em conferência
  1. Coelho, Margarida; Coelho, Teresa; Casa Nova, António; Cordeiro, Raul; Antón, Isabel; Sagarra, Ana; Vanceulebroeck, Valérie; et al. "How to promote transcultural nursing competences through multicultural learning strategies the TC-Nurse Erasmus+ project". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Management, Technology and Tourism: Social Value Creation ICOMTT2020, Santarém, 2020.
    Publicado