???global.info.a_carregar???
RICARDO JOSÉ DE ASCENSÃO GOUVEIA RODRIGUES. Concluiu o Doutoramento em Gestão em 2005 , Mestrado em Mestrado em Gestão em 1999 e Licenciatura em Licenciatura em Gestão em 1994 pel Universidade da Beira Interior. É Professor Associado na Universidade da Beira Interior e Coordenador do NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais. Publicou 121 artigos em revistas especializadas. Possui 10 capítulo(s) de livros e 8 livro(s). Orientou 15 tese(s) de doutoramento e coorientou 8. Orientou 14 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 10. Participa e/ou participou como Investigador em 8 projeto(s) e Investigador responsável em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Gestão, Empreendedorismo e Marketing. Nas suas atividades profissionais interagiu com 256 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
RICARDO JOSÉ DE ASCENSÃO GOUVEIA RODRIGUES

Nomes de citação

  • Rodrigues, Ricardo Gouveia

Identificadores de autor

Ciência ID
6216-A58F-B062
ORCID iD
0000-0001-6382-5147
Google Scholar ID
fykVXOQAAAAJ
Researcher Id
A-7722-2010
Scopus Author Id
35772768800

Endereços de correio eletrónico

  • rgrodrigues@ubi.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1999 - 2005/07/12
Concluído
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Orientação para o Mercado, Orientação Empreendedora e Desempenho nas PME Industriais Portuguesas: Exploração da Relação Entre Marketing e Empreendedorismo / Market Orientation, Entrepreneurial Orientation and Performance in Portuguese Industrial SMEs: Exp" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade /Approved
1997 - 1999
Concluído
Mestrado em Gestão / MsC in Business Administration (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Classificação Estratégica dos Pequenos Retalhistas da Cova da Beira - Um Estudo Taxonómico / Strategic Classification of Small Retailers in Cova da Beira - A Taxonomic Study" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom /Very Good (maximum classification)
1990 - 1994
Concluído
Licenciatura em Gestão / BsC in Business Administration (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
15 / 20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2005/07/12 - 2023/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
1995/10/03 - 2005/07/12 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/08 - 1995/10 Técnico Superior (Técnico Superior) Garagem de S. João, Lda., Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade da Beira Interior, Portugal
NECE-UBI Centro de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
2013 - 2017 Conselho pedagógico / Pedagogical Council Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico / Pedagogical Council Universidade da Beira Interior, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01 - Atual ENTER_EdTech: Entering the EdTech Entrepreneurship World
621584-EPP-1-2020-1-EL-EPPKA2-KA
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019 - Atual UID/GES/04630/2019
UID/GES/04630/2019
Investigador
NECE-UBI Centro de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/11/07 - 2027/11/06 CA22124 - EU Circular Economy Network for All: Consumer Protection through reducing, reusing, repairing (ECO4ALL)
CA22124
Investigador
Em curso
2023/09/01 - 2024/08/31 Wise up to Succeed: Learning Spaces for Sustainable and Responsible Decision-Making
Investigador
NECE-UBI Centro de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2019/10/03 - 2024/04/02 CA18236 - Multi-disciplinary innovation for social change (SHIINE)
Investigador
Tallinn University, Estónia
Em curso
2021 - 2023 UNITA - Universitas Montium
EAC-A02-2019 / EAC-A02-2019-1
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Em curso
2020/09 - 2023 i3SOCIAL BSE - Incubadora Itinerante para a Inovação Social BSE
POISE-03·4639·FSE·000731
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2023 Multidisciplinary innovation for social change (SHIINE)
COST CA18236
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Em curso
2018/05/01 - 2018/09/15 Investigação em Marketing e Turismo
SFRH/BSAB/143009/2018
Universidad de Salamanca, Espanha
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/04/01 - 2015/12/31 Youth Entrepreneurship Development Assessment
TFMOZ07003
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
UNIDO - United Nations Industrial Development Organization
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marques, Carlos Peixeira; Silva, Rui; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Gamificação na Aprendizagem de Contabilidade: A Influência das Atitudes e Normas Subjetivas". Trabalho apresentado em III International Forum on Management - Value Creation and Local Heritage, Évora, 2019.
  2. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Social Marketing: testing a model of Breastfeeding Behaviour Intention". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Contemporary Marketing Issues Conference (ICCMI 2014), Athens, 2014.
    Publicado
  3. Paco, A.; Dinis, A.; Rodrigues, R. G.; Ferreira, J.; Raposo, M.. "TEACHERS' PERCEPTION OF AN ENTREPRENEURSHIP CURRICULAR PROGRAMME CARRIED OUT IN SECONDARY SCHOOL: THE CASE OF MOZAMBIQUE". 2014.
  4. Carlos, Vera Silva; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Web Site Quality In Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Málaga, 2013.
    Publicado
  5. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Implicações Práticas Do Marketing Social Para Promover Mudanças Estruturais Favoráveis Ao Aleitamento Materno". Trabalho apresentado em XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestão Científica, Málaga, 2013.
    Publicado
  6. O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Rodrigues, Marco; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui. "Learning how to be healthier". Trabalho apresentado em IEEE 2nd International Conference on Serious Games and Applications for Health, Vilamoura, Portugal, 2013.
    Publicado
  7. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "An Entrepreneurial Scale for Teachers and Researchers in Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education, Guarda, 2013.
    Publicado
  8. Barreiro, Joana Sofia Aparício; Bento, André Pinto; Vicente, Samuel Gonzalez; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Barriers To Blood Donation". Trabalho apresentado em 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing, Las Palmas de Gran Canaria, 2013.
    Publicado
  9. Corsino, Filipa João; Martins, Oliva Maria Dourado; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Knowledge and attitudes of young people towards breastfeeding". Trabalho apresentado em 12th International Congress on Public and Non-Profit Marketing, Las Palmas de Gran Canária, 2013.
    Publicado
  10. Dias, Cláudia; Carvalho, M. Lurdes MArtins; Ramos, António; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Characterization of the ‘CEREJA DA COVA DA BEIRA (IGP)’ Chain". Trabalho apresentado em VII International Cherry Symposium, Placencia, 2013.
    Publicado
  11. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "An Adaptation of the I-MARKOR Scale to Identify Market Oriented Teachers and Researches in Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em 2013 EGPA Annual Conference, Edinburgh, 2013.
    Publicado
  12. Sampaio, Carlos; Hernandéz-Mogollón, José Manuel; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Market orientation in the hotel industry: Developing a measurement scale tailored to the hotel industry". Trabalho apresentado em VI International Tourism Congress, Peniche, 2013.
    Publicado
  13. O'Hara, K.; Esteves, D.; Brás, R.; Rodrigues, R.; Pinheiro, P.; Rodrigues, M.; O'Hara, Kelly; et al. "Sports games' role for learning health knowledge". Trabalho apresentado em 7th European Conference on Games Based Learning (ECGBL), Porto, 2013.
    Publicado
  14. Oliva Martins; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Social marketing: an exploratory study of the breastfeeding behaviour". Trabalho apresentado em 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Vilnius, 2012.
    Publicado
  15. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce. "Segmentation of exercise practitioners based on their expectations". Trabalho apresentado em Second Conference of the International Network of Business and Management Journals (INBAM): “Brokering Knowledge”, Valencia, 2012.
    Publicado
  16. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Paço, Arminda do; Eugénia Guerra. "Market Orientation in non-governmental organisations for disabled persons". Trabalho apresentado em European Marketing Academy Conference (EMAC), Lisbon, 2012.
    Publicado
  17. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance of Teachers and Researchers in Public Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Vilnius, 2012.
    Publicado
  18. Carlos, Vera; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Internal Market Orientation In Higher Education Institutions: Its Inter-Relations With Other Organizational Variables". Trabalho apresentado em 11th International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Vilnius, 2012.
    Publicado
  19. Oliva Martins; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Um Estudo Exploratório no âmbito do Marketing Social sobre as Barreiras ao Comportamento do Aleitamento Materno". Trabalho apresentado em XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Vila Real, 2012.
    Publicado
  20. Marques, Carla Susana; Gomes, Daniela; Ferreira, João; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Ferreira, Joao; Rodrigues, Ricardo. "Factors Preceding The Formation Of Entrepreneurial Intention: An Applied Study Of Secondary School Students". Trabalho apresentado em 7th European Conference on Innovation and Entrepreneurship, Santarém, 2012.
    Publicado
  21. Carlos, Vera; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Web site quality evaluation in Higher Education Institutions". Trabalho apresentado em CENTERIS - Conference on ENTERprise Information Systems – aligning technology, organizations and people, Lisboa, 2012.
    Publicado • 10.1016/j.protcy.2012.09.030
  22. Casanova Pinto, Rui Maciel; Marques Silva, Joao Carlos. "Strategic Methods for Automated Trading in Forex". 2012.
    10.1109/ISDA.2012.6416509
  23. Sampaio, Carlos; Hernandéz-Mogollón, José Manuel; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "The relation between market orientation and business performance in the hotel industry: A conceptual model proposal". Trabalho apresentado em 1st International Conference onTourim Management and Tourism Related Issues, Rimini, 2011.
    Publicado
  24. Ferreira, Paula Pinto; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinto, Rui. "Leadership and Knowledge Management Practices – The case of healthcare organisations". Trabalho apresentado em XXI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Córdoba, 2011.
    Publicado
  25. Sampaio, Carlos; Hernandéz-Mogollón, José Manuel; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "A relação entre a orientação para o mercado e o desempenho empresarial: proposta de um modelo conceptual para a indústria hoteleira". Trabalho apresentado em V International Congress Tourism of Leiria and Oeste, Peniche, 2011.
    Publicado
  26. Nave, Edgar; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Marketing De Lugares: A Imagem Da Cidade Da Covilhã Junto De Turistas E Visitantes". Trabalho apresentado em XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Évora, 2011.
    Publicado
  27. Lopes, Hugo Nobre; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Raposo, Mário. "Fatores Explicativos dos Hábitos de Compra no Comércio de Rua". Trabalho apresentado em XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Évora, 2011.
    Publicado
  28. Esteves, D.; Pinheiro, P.; Brás, R.; Rodrigues, R.; O'Hara, K.. "Identifying Knowledge Transfer Problems From Sport Science To Coach Practice". 2010.
  29. Pa{\c{c. "{O papel do Marketing na promo{\c{c". Trabalho apresentado em Simposium de Enfermagem do Hospital S{\~{a, Viseu, 2009.
    Publicado
  30. Nave, Edgar; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "{Place Marketing: Evaluation and Impact of the image of Covilh{\~{a". Trabalho apresentado em 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing, Valencia, 2009.
    Publicado
  31. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pa{\c{c. "{Social Marketing Sucks: Marketing's Role in Promoting Breastfeeding". Trabalho apresentado em 8th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing, Valencia, 2009.
    Publicado
  32. Rodrigues, Ricardo Gouveia. "{Entrepreneurial Orientation, Market Orientation, and Performance in Manufacturing SMEs". Trabalho apresentado em RENT - Research in Entrepreneurship and Small Business, Covilh{\~{a, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Barba-Sánchez, Virginia; Meseguer-Martínez, Angel; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Raposo, Mário Lino Barata. "Effects of digital transformation on firm performance: The role of IT capabilities and digital orientation". Heliyon (2024): e27725. http://dx.doi.org/10.1016/j.heliyon.2024.e27725.
    No prelo • 10.1016/j.heliyon.2024.e27725
  2. Andreia C.B. Ferreira; Ricardo Gouveia Rodrigues; Ana R. Gouveia; Oliva M.D. Martins; Hugo Ferreira; João Alfredo Pereira; Paulo Duarte. "Does it bug you eating bugs? The emotions of anthropoentomophagy". British Food Journal (2024): https://doi.org/10.1108/BFJ-12-2022-1075.
    10.1108/BFJ-12-2022-1075
  3. João Pereira; Ricardo Gouveia Rodrigues; Pedro Mota Veiga. "Entrepreneurship among Social Workers: Implications for the Sustainable Development Goals". Sustainability (2024): https://doi.org/10.3390/su16030996.
    10.3390/su16030996
  4. Fabiano Martin Tiossi; Ricardo Gouveia Rodrigues. "Triple helix in the management of innovation in public policies: a study of two countries". Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) (2023): https://doi.org/10.7769/gesec.v14i8.2690.
    10.7769/gesec.v14i8.2690
  5. Pedro Brazo; Felix Velicia-Martín; Pedro R. Palos-Sanchez; Ricardo Gouveia Rodrigues. "The Effect of Coercive Digitization on Organizational Performance". Journal of Global Information Management (2023): https://doi.org/10.4018/JGIM.326282.
    10.4018/JGIM.326282
  6. Danilo Marchiori; Ricardo Gouveia Rodrigues; Emerson Wagner Mainardes; SILVIO POPADIUK. "O papel das capacidades de TI, capacidade de reconfiguração de TI e inovatividade no desempenho organizacional: evidências do setor público brasileiro". Revista de Administração Pública 57 2 (2023): e2022–0221-e2022–0221. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/89130.
  7. Danilo Magno Marchiori; Ricardo Gouveia Rodrigues; Emerson Wagner Mainardes; Silvio Popadiuk. "The role of IT capabilities, IT reconfiguration capability and innovativeness on organizational performance: evidence from the Brazilian public sector". Revista de Administração Pública (2023): https://doi.org/10.1590/0034-761220220221x.
    10.1590/0034-761220220221x
  8. Martin-Navarro, Alicia; Velicia-Martin, Felix; Medina-Garrido, Jose Aurelio; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Causal propensity as an antecedent of entrepreneurial intentions". International Entrepreneurship and Management Journal (2023): https://publons.com/wos-op/publon/55893114/.
    10.1007/S11365-022-00826-1
  9. Mainardes, Emerson Wagner; de Jesus Cunha Paixao Junior, Silvestre; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Antecedents of mobile device purchase intention by mobile gamers". Young Consumers (2023): https://publons.com/wos-op/publon/53660174/.
    10.1108/YC-10-2022-1613
  10. Nave, Edgar; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Economic development levels and ease of doing business: is there a relationship?". Review of International Business and Strategy (2023): https://publons.com/wos-op/publon/63356216/.
    10.1108/RIBS-11-2021-0151
  11. Danilo Magno Marchiori; Ricardo Gouveia Rodrigues; Emerson Wagner Mainardes; Silvio Popadiuk. "O papel das capacidades de TI, capacidade de reconfiguração de TI e inovatividade no desempenho organizacional: evidências do setor público brasileiro". Revista de Administração Pública (2023): https://doi.org/10.1590/0034-761220220221.
    10.1590/0034-761220220221
  12. Virginia Barba-Sánchez; Ricardo Gouveia-Rodrigues; Ángel Meseguer-Martínez. "Information and communication technology (ICT) skills and job satisfaction of primary education teachers in the context of Covid-19. Theoretical model". El Profesional de la información (2022): https://doi.org/10.3145/epi.2022.nov.17.
    10.3145/epi.2022.nov.17
  13. Ricardo Rodrigues; Carlos Sampaio; Paulo Duarte; José Manuel Hernández-Mogollón. "Cross-Border Innovation: Assessing Concepts, Contexts, and Content". Sustainability (2022): https://doi.org/10.3390/su142315581.
    10.3390/su142315581
  14. Maria de Fátima Cruz; Helena Alves; Ricardo Gouveia Rodrigues. "A service-dominant logic of co-creation in higher education: emerging topics and conceptualizations". Journal of Marketing for Higher Education (2022): https://doi.org/10.1080/08841241.2022.2134957.
    10.1080/08841241.2022.2134957
  15. Hugo Ribeiro; Belém Barbosa; António C. Moreira; Ricardo Rodrigues. "Churn in services – A bibliometric review". Cuadernos de Gestión (2022): https://doi.org/10.5295/cdg.211509hr.
    10.5295/cdg.211509hr
  16. Ana Joana C. Fernandes; Ricardo Gouveia Rodrigues; João J. Ferreira. "National innovation systems and sustainability: What is the role of the environmental dimension?". Journal of Cleaner Production (2022): https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2022.131164.
    10.1016/j.jclepro.2022.131164
  17. Claudia Dias; Ricardo Gouveia Rodrigues; João J. Ferreira. "Farm diversification efforts, (open) innovation networks and performance: what is the connection?". British Food Journal (2022): https://doi.org/10.1108/BFJ-02-2021-0201.
    10.1108/BFJ-02-2021-0201
  18. Marchiori, Danilo Magno; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Popadiuk, Silvio; Mainardes, Emerson Wagner. "The relationship between human capital, information technology capability, innovativeness and organizational performance: An integrated approach". Technological Forecasting and Social Change (2022): https://publons.com/wos-op/publon/55781043/.
    10.1016/J.TECHFORE.2022.121526
  19. Martins, Miguel Vieira; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Carvalho, Paula Saraiva; Ferreira, Sofia. "Profiles on Adolescent Internet Addiction: A Taxonomy with Latent Profiling Analysis". Acta Médica Portuguesa (2022): https://publons.com/wos-op/publon/55781042/.
    10.20344/AMP.17047
  20. Nave, Edgar; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Economic development levels and ease of doing business: is there a relationship?". Review of International Business and Strategy (2022): https://publons.com/wos-op/publon/48864361/.
    10.1108/RIBS-11-2021.0151
  21. Nave, Edgar; Duarte, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Paco, Arminda; Alves, Helena; Oliveira, Tiago. "Craft beer - a systematic literature review and research agenda". International Journal of Wine Business Research (2022): https://publons.com/wos-op/publon/39886665/.
    10.1108/IJWBR-05-2021-0029
  22. Marino-Romero, Jorge Alberto; Palos-Sanchez, Pedro Ramiro; Velicia-Martin, Felix Antonio; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "A study of the factors which influence digital transformation in Kibs companies". Frontiers in Psychology (2022): https://publons.com/wos-op/publon/55523132/.
    10.3389/FPSYG.2022.993972
  23. Martins, Miguel Vieira; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Carvalho, Paula Saraiva; Ferreira, Sofia. "Profiles on Adolescent Internet Addiction: A Taxonomy with Latent Profiling Analysis (vol 35, pg 644, 2022)". Acta Médica Portuguesa (2022): https://publons.com/wos-op/publon/55781041/.
    10.20344/AMP.18862
  24. Claudia Dias; Ricardo Gouveia Rodrigues; João J. Ferreira. "Linking natural resources and performance of small agricultural businesses: Do entrepreneurial orientation and environmental sustainability orientation matter?". Sustainable Development (2021): https://doi.org/10.1002/sd.2268.
    10.1002/sd.2268
  25. Hugo Ribeiro; Ricardo Rodrigues. "What Determines Satisfaction with Call Centers? The Case of UK Telecom". Services Marketing Quarterly (2021): https://doi.org/10.1080/15332969.2021.1994176.
    10.1080/15332969.2021.1994176
  26. Lurdes Patrício; Natália Figueiredo; Ricardo Rodrigues; Rui Silva. "The value of human values: The importance of government performance towards security". Social Policy & Administration (2021): https://doi.org/10.1111/spol.12777.
    10.1111/spol.12777
  27. Carla Carolinne dos Santos Silva; André Luiz Cavalcanti; Ricardo Gouveia Rodrigues. "ENTREPRENEURIAL INTENTION IN DEVELOPED AND DEVELOPING COUNTRIES: A COMPARATIVE BETWEEN G7 AND BRICS COUNTRIES". Gestão & Regionalidade (2021): https://doi.org/10.13037/gr.vol37n111.6761.
    10.13037/gr.vol37n111.6761
  28. Ricardo Gouveia Rodrigues; Rui Silva; Carmem Leal; Emerson Wagner Mainardes. "Marketing Differences Study Motivations between Luso and Brazil Students". Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity 7 2 (2021): 124-124. https://doi.org/10.3390/joitmc7020124.
    10.3390/joitmc7020124
  29. Rui Silva; Ricardo Rodrigues; Carmem Leal. "Games based learning in accounting education – which dimensions are the most relevant?". Accounting Education (2021): 1-29. https://doi.org/10.1080/09639284.2021.1891107.
    10.1080/09639284.2021.1891107
  30. Carlos A. F. Sampaio; Ricardo Gouveia Rodrigues; José M. Hernández-Mogollón. "Price Strategy, Market Orientation, and Business Performance in the Hotel Industry". Journal of Global Information Management (2021): https://doi.org/10.4018/JGIM.2021010105.
    10.4018/JGIM.2021010105
  31. Dias, Claudia; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Ferreira, Joao J.. "Small agricultural businesses' performance-What is the role of dynamic capabilities, entrepreneurial orientation, and environmental sustainability commitment?". Business Strategy and the Environment (2021): https://publons.com/wos-op/publon/38888503/.
    10.1002/BSE.2723
  32. Marchiori, Danilo Magno; Popadiuk, Silvio; Mainardes, Emerson Wagner; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Innovativeness: a bibliometric vision of the conceptual and intellectual structures and the past and future research directions". Scientometrics (2021): https://publons.com/wos-op/publon/34964427/.
    10.1007/S11192-020-03753-6
  33. Marchiori, Danilo Magno; Popadiuk, Silvio; Mainardes, Emerson Wagner; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Innovativeness: a bibliometric vision of the conceptual and intellectual structures and the past and future research directions (vol 126, pg 55, 2021)". Scientometrics (2021): https://publons.com/wos-op/publon/45540195/.
    10.1007/S11192-021-03994-Z
  34. Danilo Magno Marchiori; Ana Carolina Siqueria Felix; Silvio Popadiuk; Emerson Wagner Mainardes; Ricardo Gouveia Rodrigues. "A relationship between technostress, satisfaction at work, organizational commitment and demography: evidence from the Brazilian public sector". Revista Gestão & Tecnologia (2020): https://doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i4.1919.
    10.20397/2177-6652/2020.v20i4.1919
  35. Bassem Jamil Kheireddine; Ana Maria Soares; Ricardo Gouveia Rodrigues. "Understanding (in)tolerance between hosts and refugees in Lebanon". Journal of Refugee Studies (2020): https://doi.org/10.1093/jrs/feaa056.
    10.1093/jrs/feaa056
  36. Ricardo Gouveia Rodrigues; Vera S. Carlos. "Attracting potential blood donors: The role of personality and social marketing". International Journal of Nonprofit and Voluntary Sector Marketing (2020): https://doi.org/10.1002/nvsm.1694.
    10.1002/nvsm.1694
  37. Rui Silva; Ricardo Rodrigues; Carmem Leal. "STUDENT LEARNING MOTIVATIONS IN THE FIELD OF MANAGEMENT WITH (AND WITHOUT) GAMIFICATION". Journal of Management and Business Education 3 1 (2020): 47-71. https://doi.org/10.35564/jmbe.2020.0005.
    10.35564/jmbe.2020.0005
  38. Brás, Rui; Esteves, Dulce; Gouveia Rodrigues, Ricardo; Duarte, Paulo; Gouveia, Ana; O’Hara, Kelly; Pinheiro, Paulo. "Evaluation of Risks and Benefits of Physical Activity of Hypertensives and Normotensives: Fighting a Societal Burden". Montenegrin Journal of Sports Science and Medicine 9 1 (2020): 11-18. http://dx.doi.org/10.26773/mjssm.200302.
    10.26773/mjssm.200302
  39. Silva, Rui; Rodrigues, Ricardo; Leal, Carmem. "Gamification in management education-A literature mapping". Education and Information Technologies (2020): https://publons.com/wos-op/publon/38103468/.
    10.1007/S10639-019-10055-9
  40. Fernandes Sampaio, Carlos Alberto; Hernandez Mogollon, Jose Manuel; de Ascensao Gouveia Rodrigues, Ricardo Jose. "The relationship between market orientation, customer loyalty and business performance: A sample from the Western Europe hotel industry". Tourism and Hospitality Research (2020): https://publons.com/wos-op/publon/27944946/.
    10.1177/1467358419829179
  41. Esteves, Dulce; Duarte, Paulo; Pinheiro, Paulo; Bras, Rui; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Gouveia, Ana; O'Hara, Kelly. "Physical activity and supervised exercise among hypertensives and normotensives: status and barriers". Sport Sciences for Health (2020): https://publons.com/wos-op/publon/28044455/.
    10.1007/S11332-019-00609-2
  42. Joao Fazendeiro Matos; Ricardo Peralta; Carla Felix; Bruno Pinto; Pedro Goncalves; Vera Carlos; Ricardo Rodrigues; et al. "Restitution volumes at the end of dialysis sessions: A potential influencing factor on patients' haemoglobin levels?". Nursing Open (2019): https://doi.org/10.1002/nop2.322.
    10.1002/nop2.322
  43. Rui Silva; Ricardo Rodrigues; Carmem Leal. "Play it again: how game-based learning improves flow in Accounting and Marketing education". Accounting Education (2019): 1-24. https://doi.org/10.1080/09639284.2019.1647859.
    10.1080/09639284.2019.1647859
  44. Mariana Marques de Lima; Emerson Wagner Mainardes; Ricardo Gouveia Rodrigues. "Tourist expectations and perception of service providers: a Brazilian perspective". Service Business (2019): https://doi.org/10.1007/s11628-019-00406-4.
    10.1007/s11628-019-00406-4
  45. Teresa Felgueira; Ricardo Gouveia Rodrigues. "I-ENTRE-U: an individual entrepreneurial orientation scale for teachers and researchers in higher education institutions". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2019): https://doi.org/10.1007/s12208-019-00226-2.
    10.1007/s12208-019-00226-2
  46. Ricardo Rodrigues; Carla Susana Marques; Dulce Esteves; Rui Brás; Gina Santos; Ana Gouveia; Paulo Duarte; et al. "Physical activity level as a booster of entrepreneurial intention: a social innovation approach". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2019): https://doi.org/10.1007/s12208-019-00227-1.
    10.1007/s12208-019-00227-1
  47. Claudia S.L. Dias; Ricardo Gouveia Rodrigues; João J. Ferreira. "Agricultural entrepreneurship: Going back to the basics". Journal of Rural Studies 70 (2019): 125-138. https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2019.06.001.
    10.1016/j.jrurstud.2019.06.001
  48. Elisabeth Baia; João J Ferreira; Ricardo Rodrigues; Baia, Elisabeth; Ferreira, João J; Rodrigues, Ricardo. "Value and rareness of resources and capabilities as sources of competitive advantage and superior performance". Knowledge Management Research & Practice (2019): 1-14. https://doi.org/10.1080/14778238.2019.1599308.
    10.1080/14778238.2019.1599308
  49. Claudio Eduardo Ramos Camfield; Diana Abreu Von Borell; Ricardo Gouveia Rodrigues. "Uma análise da relação entre valores pessoais e satisfação com o trabalho". Revista de Administração da UFSM 11 5 (2019): 1240-1240. https://doi.org/10.5902/1983465916992.
    10.5902/1983465916992
  50. Rui Jorge Rodrigues da Silva; Ricardo Gouveia Rodrigues; Carmem Teresa Pereira Leal. "Gamification in Management Education: A Systematic Literature Review". BAR - Brazilian Administration Review 16 2 (2019): https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2019180103.
    10.1590/1807-7692bar2019180103
  51. Dias, Cláudia S.L.; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Agricultural entrepreneurship and the financial crisis". Global Business and Economics Review 21 3/4 (2019): 500. http://dx.doi.org/10.1504/gber.2019.099390.
    10.1504/gber.2019.099390
  52. Sampaio, Carlos A. F.; Hernandez-Mogollon, Jose M.; Rodrigues, Ricardo G.. "Assessing the relationship between market orientation and business performance in the hotel industry - the mediating role of service quality". Journal of Knowledge Management (2019): https://publons.com/wos-op/publon/27944919/.
    10.1108/JKM-08-2017-0363
  53. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Ferreira, Joao J. M.; Felgueira, Teresa. "Entrepreneurial academics: a taxonomy with Latent Profile Analysis". Management Decision (2019): https://publons.com/wos-op/publon/28946530/.
    10.1108/MD-10-2018-1157
  54. Dias, Claudia S. L.; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Ferreira, Joao J.. "What's new in the research on agricultural entrepreneurship?". Journal of Rural Studies (2019): https://publons.com/wos-op/publon/18921608/.
    10.1016/J.JRURSTUD.2018.11.003
  55. Esteves, Maria; Gouveia, Ana; Rodrigues, Ricardo; Pinheiro, Pault; Bras, Rui; O'Hara, Kelly; Duarte, Pault. "Supervised Exercise Patterns among Diabetic and Non-diabetic Portuguese Adults". Annals of Applied Sport Science (2019): https://publons.com/wos-op/publon/39949111/.
    10.29252/AASSJOURNAL.2626
  56. Leal Esteves, Maria Dulce; de Ascensao Gouveia Rodrigues, Ricardo Jose; Pinheiro, Paulo Gonsalves; Marques Bras, Rui Miguel; Dias Rodrigues Gouveia, Ana Isabel Antunes; Serrano o'Hara, Kelly de Lemos; de Oliveira Duarte, Paulo Alexandre. "Physical Activity Patterns and Perceptions among Type 2 Diabetic and Non-diabetic Portuguese". Annals of Applied Sport Science (2019): https://publons.com/wos-op/publon/39949110/.
    10.29252/AASSJOURNAL.810
  57. Baptista, Nuno Tiago; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Clustering consumers who engage in boycotting: New insights into the relationship between political consumerism and institutional trust". International Review on Public and Nonprofit Marketing . (2018): 1-18.
    Publicado • 10.1007/s12208-018-0192-8
  58. Teixeira, Sergio Jesus; Casteleiro, Carla Maria Lopes; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Guerra, Maria. "Entrepreneurial intentions and entrepreneurship in European countries". International Journal of Innovation Science . (2018): 00-00.
    Publicado • 10.1108/IJIS-07-2017-0062
  59. Rodrigues, Ricardo Gouveia; João Sousa; Krot, Katarzyna. "Internal marketing and organisational performance of SMEs in the EDV industrial sector". Engineering Management in Production and Services 10 1 (2018): 55-64.
    Publicado • 10.1515/emj-2018-0005
  60. Marchiori, Danilo Magno; Mainardes, Emerson Wagner; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Do Individual Characteristics Influence the Types of Technostress Reported by Workers?". International Journal of Human–Computer Interaction . (2018): 1-13.
    Publicado • 10.1080/10447318.2018.1449713
  61. Lopes, João; Antunes, Helder; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Comparative Entrepreneurship between Western Europe and Latin America". Entrepreneurship Research Journal 0 0 (2018): 1-20.
    Publicado • 10.1515/erj-2017-0058
  62. Nangpiire, Clement; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Adam, Ibrahim Osman. "Ease of doing business and foreign direct investment inflow among Sub-Sahara African countries". International Journal of Business and Emerging Markets 10 3 (2018): 289-289.
    Publicado • 10.1504/IJBEM.2018.093006
  63. Leal, Carmem; Silva, Rui; Rodrigues, Ricardo. "Gamification in a Management Education: Systematic Literature Review and a Proposal of a Conceptual Research Model". PROCEEDINGS OF THE 12TH EUROPEAN CONFERENCE ON GAMES BASED LEARNING (ECGBL) (2018): https://publons.com/wos-op/publon/17242420/.
  64. Silva, Rui; Rodrigues, Ricardo; Leal, Carmem. "Academic Motivation Scale: Development and Validation for Portuguese Accounting and Marketing Undergraduate Students". PROCEEDINGS OF THE 12TH EUROPEAN CONFERENCE ON GAMES BASED LEARNING (ECGBL) (2018): https://publons.com/wos-op/publon/21642048/.
  65. Laurett, Rozelia; Finisterra do Paco, Arminda Maria; Batista Alves, Helena Maria; de Oliveira Duarte, Paulo Alexandre; de Ascencao Gouveia Rodrigues, Ricardo Jose. "CITIZENS' ENGAGEMENT IN NONPROFIT ORGANIZATIONS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE". Caderno Profissional de Marketing Unimep (2018): https://publons.com/wos-op/publon/28444935/.
  66. Santos, Gina; Silva, Rui; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Marques, Carla; Leal, Carmen. "Nascent Entrepreneurs' Motivations in European Economies: A Gender Approach Using GEM Data". Journal of Global Marketing . (2017): 1-16.
    Publicado • 10.1080/08911762.2017.1302542
  67. Anderson Galvão; Carla Mascarenhas; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Marques, Carla; Leal, Carmen. "A Quadruple Helix Model of Entrepreneurship, Innovation and Stages of Economic Development". Review of International Business and Strategy 27 2 (2017): 261-282.
    Publicado
  68. Marchiori, Danilo M.; Mainardes, Emerson W.; Rodrigues, Ricardo G.. "Validation of the ISS-QUAL and the role of gender, age and education on it service quality in the public sector". Information Technology and Management . (2017): 1-14.
    Publicado • 10.1007/s10799-017-0281-0
  69. Bagheri, Mohammad; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "The Impact of Broadband Access on GDP per Capita : The Case of OECD Countries". Indian Journal of Marketing 47 6 (2017): 50-50.
    Publicado • 10.17010/ijom/2017/v47/i6/115369
  70. Rodrigues, R.G.; Pinheiro, P.; Gouveia, A.; Brás, R.M.M.; O’Hara, K.L.S.; Duarte, P.A.O.; Esteves, M.D.L.; et al. "Segmentation of Portuguese customers’ expectations from fitness programs". Journal of International Studies 10 3 (2017): 234-249. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85034806912&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.14254/2071-8330.2017/10-3/17
  71. Galvão, A.; Mascarenhas, C.; Gouveia Rodrigues, R.; Marques, C.S.; Leal, C.T.. "A quadruple helix model of entrepreneurship, innovation and stages of economic development". Review of International Business and Strategy 27 2 (2017): 261-282. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85022344897&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/RIBS-01-2017-0003
  72. Paço, Arminda; Gouveia Rodrigues, Ricardo. "Environmental activism and consumers’ perceived responsibility". International Journal of Consumer Studies 40 4 (2016): 466-474.
    Publicado • 10.1111/ijcs.12272
  73. Barroso Simao, Lurdes; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Madeira, Maria José. "External relationships in the organizational innovation". RAI Revista de Administração e Inovação 13 3 (2016): 156-165.
    Publicado • 10.1016/j.rai.2016.06.002
  74. Carlos, Vera Silva; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Development and Validation of a Self-Reported Measure of Job Performance". Social Indicators Research Feb (2015): 1-29.
    Publicado • 10.1007/s11205-015-0883-z
  75. Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Avaliação do conhecimento dos professores de educação física para reagirem a situações de emergência". Motricidade 11 1 (2015): 39-52.
    Publicado • 10.6063/motricidade.3125
  76. Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Brand Image and Awareness in the Third Sector and their Influence on the Intention to Donate". Brazilian Business Review 12 5 (2015): 97-117. http://search.proquest.com/openview/7042d2b70bf1bbd6dc79e63c98f54983/1?pq-origsite=gscholar.
    10.15728/bbr.2015.12.5.6
  77. "The Influence of Strategies of the Internal Market Orientation in the External Market Orientation.". International Journal of Marketing Communication and New Media (2015): https://publons.com/wos-op/publon/18295329/.
  78. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Market orientation of teachers and researchers in higher education institutions: a new approach". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2015): https://publons.com/wos-op/publon/18295328/.
    10.1016/J.SBSPRO.2015.01.1092
  79. João Sousa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "As Implicações dos Programas de Marketing Interno na Orientação para o Mercado Interno no Sector Transformador de Cortiça Português". International Journal of Marketing, Communication and New Media 2 2 (2014): 81-104.
    Publicado
  80. Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Dinis, Anabela; Paço, Arminda do; Ferreira, João. "The Influence of Competitiveness and Regulations on Entrepreneurial Activity in Emerging and Advanced Economies". Innovar 24 Special Ed (2014): 113-128.
    Publicado
  81. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Mainardes, Emerson Wagner; Gouveia Rodrigues, Ricardo. "O Marketing Social e a Promoção de Mudanças Estruturais no Aleitamento Materno". Revista de Administração de Empresas 54 4 (2014): 370-380.
    Publicado • 10.1590/S0034-759020140403
  82. Raposo, M.; Rodrigues, R.; Dinis, A.; Do Paço, A.; Ferreira, J.J.. "The influence of competitiveness and regulations on entrepreneurial activity in emerging and advanced economies,L’influence de la compétitivité et des régulations sur L’activité entrepreneuriale dans les économies émergentes Et avancées,Influência da competitividade e das regulações de Atividades empresariais nas economias emergentes e Avançadas,La influencia de la competitividad y las regulacione". Innovar 24 (2014): 113-128. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979819369&partnerID=MN8TOARS.
    10.15446/innovar.v24n1spe.47560
  83. "The Implications of Internal Programs Marketing Guidance for the Internal Market, in Sector Transformer Portuguese Cork". International Journal of Marketing Communication and New Media (2014): https://publons.com/wos-op/publon/18295331/.
  84. do Paco, Arminda; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Rodrigues, Luis. "BRANDING IN NGOS - ITS INFLUENCE ON THE INTENTION TO DONATE". Economics & Sociology (2014): https://publons.com/wos-op/publon/7971086/.
    10.14254/2071-789X.2014/7-3/1
  85. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Social marketing: an application to the behaviour of breastfeeding". International Review on Public and Nonprofit Marketing June (2013): 185-186.
    Publicado • 10.1007/s12208-013-0097-5
  86. O’Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Brás, Rui; Rodrigues, Marco; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo. "Health Learning Practices in Adolescents Using Physical Activity". Journal of Cases on Information Technology 15 1 (2013): 83-97.
    Publicado • 10.4018/jcit.2013010106
  87. Dinis, Anabela; Paço, Arminda do; Ferreira, João; Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Psychological characteristics and entrepreneurial intentions among secondary students". Education + Training 55 8 (2013): 763-780.
    Publicado • 10.1108/ET-06-2013-0085
  88. Paço, Arminda do; Ferreira, João Matos; Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Dinis, Anabela. "Entrepreneurial intentions: is education enough?". International Entrepreneurship and Management Journal 11 1 (2013): 57-75.
    Publicado • 10.1007/s11365-013-0280-5
  89. O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Bras, Rui; Rodrigues, Ricardo; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Marco. "Sports Games' Role for Learning Health Knowledge". PROCEEDINGS OF THE 12TH EUROPEAN CONFERENCE ON GAMES BASED LEARNING (ECGBL) (2013): https://publons.com/wos-op/publon/18295332/.
  90. Esteves, Dulce; Vieira, S.; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; O'Hara, Kelly; Brás, Rui. "Awareness Of ACSM Physical Activity Recommendations for Health Promotion Among Portuguese Population". Medicine and Science in Sports and Exercise 44 5, Suppl. (2012): 1-1.
    Publicado
  91. Marques, Carla Susana; Ferreira, João; Gomes, Daniela; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Entrepreneurship education: How psychological, demographic and behavioural factors predict the entrepreneurial intention". Education and Training 54 8 (2012): 657-672. http://dx.doi.org/10.1108/00400911211274819.
    Publicado • 10.1108/00400911211274819
  92. Felgueira, Teresa; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance of Teachers and Researchers in Public Higher Education Institutions". Public Policy and Administration 11 4 (2012): 703-718.
    Publicado
  93. Carlos, Vera; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Internal Market Orientation in Higher Education Institutions – its Inter-Relations with other Organisational Variables". Public Policy and Administration 11 4 (2012): 690-702.
    Publicado
  94. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Influenciadores da intenção do comportamento do aleitamento materno – um estudo exploratório no âmbito do Marketing Social". INNOVAR-Revista de Ciencias Administrativas y Sociales 22 46 (2012): 99-110. http://www.scielo.org.co/pdf/inno/v22n46/v22n46a08.pdf.
    Publicado
  95. Rodrigues, Ricardo Gouveia. "A model of entrepreneurial intention: An application of the psychological and behavioral approaches". (2012):
    10.1108/14626001211250144
  96. Felgueira, T.; Rodrigues, R.G.. "Entrepreneurial orientation, market orientation and performance of teachers and researchers in public higher education institutions". Public Policy and Administration 11 4 (2012): 703-718. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874585724&partnerID=MN8TOARS.
  97. Carlos, V.S.; Rodrigues, R.G.. "Internal market orientation in higher education institutions - Its inter-relations with other organisational variables". Public Policy and Administration 11 4 (2012): 690-702. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874585614&partnerID=MN8TOARS.
  98. Martins, O.D.; do Paço, A.; Rodrigues, R.. "Influences of behavioral intention on maternal breastfeeding- An exploratory study in the realm of social marketing,Influenciadores da intenção do comportamento do aleitamento materno - Um estudo exploratório no âmbito do marketing social". Innovar 22 46 (2012): 99-110. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874354410&partnerID=MN8TOARS.
  99. Martins, Oliva Dourado; do Paco, Arminda; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "INFLUENCES OF BEHAVIORAL INTENTION ON MATERNAL BREASTFEEDING - AN EXPLORATORY STUDY IN THE REALM OF SOCIAL MARKETING". Revista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas Y Sociales (2012): https://publons.com/wos-op/publon/18295337/.
  100. Leite, Luis; Pinheiro, Paulo Goncalves; Esteves, Dulce Leal; O'Hara, Kelly; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Bras, Rui. "Variation Of Knowledge Of ACSM Physical Activity Recommendations With The Use Of Different Information Sources". Medicine & Science in Sports & Exercise (2012): https://publons.com/wos-op/publon/18295335/.
  101. Vieira, Sergio; Pinheiro, Paulo Goncalves; Bras, Rui; O'Hara, Kelly; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Esteves, Dulce Leal; Brás, Rui; et al. "Awareness Of ACSM Physical Activity Recommendations For Health Promotion: Assessing BMI And METS Differences". Medicine & Science in Sports & Exercise 44 5, Suppl. (2012): 523-523. https://publons.com/wos-op/publon/18295334/.
    Publicado
  102. Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Ferreira, João; Raposo, Mário; Dinis, Anabela. "Entrepreneurial intention among secondary students: findings from Portugal". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 13 1 (2011): 92-106. http://www.ingentaconnect.com/content/ind/ijesb/2011/00000013/00000001/art00007.
    Publicado • 10.1504/IJESB.2011.040418
  103. Paço, Arminda do; Ferreira, João; Raposo, Mário; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Dinis, Anabela. "Behaviours and entrepreneurial intention: Empirical findings about secondary students". Journal of International Entrepreneurship 9 1 (2011): 20-38. http://www.springerlink.com/index/10.1007/s10843-010-0071-9.
    Publicado • 10.1007/s10843-010-0071-9
  104. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Raposo, Mário. "Entrepreneurial Orientation, Human Resources Information Management, and Firm Performance in SMEs". Canadian Journal Of Administrative Sciences 28 2 (2011): 143-153. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cjas.205/abstract.
    Publicado • 10.1002/CJAS.205
  105. Zuzda, Jolanta G.; Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; O'Hara, Kelly; Brás, Rui; Latosiewicz, Robert. "Gender Differences Expectations Towards Exercise Rehabilitation". Medicine and Science in Sports and Exercise 43 Suppl 1 (2011): 322-323.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000400888.45016.7a
  106. Marques, Carla Susana; Ferreira, João; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Ferreira, Mariza. "The contribution of yoga to the entrepreneurial potential of university students: a SEM approach". International Entrepreneurship and Management Journal 7 2 (2010): 255-278.
    Publicado • 10.1007/s11365-010-0157-9
  107. Paço, Arminda do; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Duarte, Paulo; Pinheiro, Paulo; de Oliveira, José Martinez; Soares, Marta. "The role of marketing in the promotion of breastfeeding". Journal of Medical Marketing 10 3 (2010): 199-212. http://www.palgrave-journals.com/jmm/journal/v10/n3/full/jmm201013a.html.
    Publicado • 10.1057/jmm.2010.13
  108. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Raposo, Mário; Ferreira, João; Paço, Arminda do. "Entrepreneurship education and the propensity for business creation: testing a structural model". International Journal of Entrepreneurship and Small Business 9 1 (2010): 58-58. http://inderscience.metapress.com/index/n67r67312w524232.pdf.
    Publicado • 10.1504/IJESB.2010.029506
  109. Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Gonçalves, Carlos; Esteves, Dulce; Cunha, Fernando; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; et al. "Sport Activity Benefits Building Teenager Multiple Self-Concept Dimensions". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 5 (2010): 455-455. http://dx.doi.org/10.1249/01.MSS.0000386708.13762.0b.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386708.13762.0b
  110. Brás, Rui; Zuzda, Jolanta; Esteves, Dulce; O'Hara, Kelly; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Faria, Aurélio. "Physical Fitness Performance of Portuguese and Polish University Students". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 5 (2010): 749-750.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386173.97537.f5
  111. Duarte, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Esteves, Dulce; Brás, Rui; O'Hara, Kelly; Rodrigues, Ricardo G.; Pinheiro, Paulo G.; Bras, Rui. "Preference And Motivation For Physical Activities: Assessing Bmi And Mets Differences". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 5 (2010): 350-350. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000290226301303&KeyUID=WOS:000290226301303.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386666.36632.97
  112. Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Brás, Rui; Rodrigues, Ricardo Gouveia; O'Hara, Kelly; Duarte, Paulo; Pinheiro, Paulo G.; Bras, Rui; Rodrigues, Ricardo G.. "Evaluation Of Physical Activity And Perceptions About Exercise Of Women With Osteoporosis". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 5 (2010): 354-354. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000290226301315&KeyUID=WOS:000290226301315.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386678.97621.43
  113. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Antunes, Vera; Alves, Helena. "O Estado Actual da Orientação Empreendedora e do Marketing no sector Termal – o Caso Português". Revista Turismo & Desenvolvimento 1314 1 (2010): 175-184.
    Publicado
  114. O'Hara, Kelly; Martins, Cristina M.; Bras, Rui M.; Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo G.; Rodrigues, Ricardo G.; Brás, Rui; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Undergraduate College Students Postural Characteristics". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 5 (2010): 494-495. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000290226301715&KeyUID=WOS:000290226301715.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000385114.86808.93
  115. Rodrigues, Ricardo G.; Duarte, Paulo; Pinheiro, Paulo; Bras, Rui; O'Hara, Kelly; Esteves, Dulce; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Brás, Rui. "Perception Of The Importance Of Physical Activity Benefits In The Quality Of Life". Medicine and Science in Sports and Exercise 42 5 (2010): 359-359. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000290226301328&KeyUID=WOS:000290226301328.
    Publicado • 10.1249/01.MSS.0000386691.22278.dd
  116. "THE MARKET ORIENTATION AND PERFORMANCE OF NON-GOVERNMENTAL ORGANISATIONS FOR DISABLED PERSONS". Regulation and Best Practices in Public and Nonprofit Marketing (2010): https://publons.com/wos-op/publon/18295385/.
  117. Esteves, Dulce; Pinheiro, Paulo; Bras, Rui; Rodrigues, Ricardo; O'Hara, Kelly. "Identifying Knowledge Transfer Problems From Sport Science To Coach Practice". Proceedings of the European Conference on Knowledge Management, ECKM (2010): https://publons.com/wos-op/publon/4456822/.
  118. Ferreira, Paula Pinto; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo; Pinto, Rui. "Intellectual Capital and Knowledge Management Practices in Health Systems". Proceedings of the International Conference on Intellectual Capital, Knowledge Management and Organisational Learning (2010): https://publons.com/wos-op/publon/18295384/.
  119. Ferreira, Paula Pinto; Pinheiro, Paulo; Pinto, Rui. "The Influence of Leadership and Culture in the Practices of Knowledge Management: A Case Study in Health Organization". Proceedings of the European Conference on Knowledge Management, ECKM (2010): https://publons.com/wos-op/publon/18295382/.
  120. Raposo, Mário Lino Barata; Matos Ferreira, João J.; Finisterra do Paço, Arminda M.; Gouveia Rodrigues, Ricardo J. A.. "Propensity to firm creation: empirical research using structural equations". International Entrepreneurship and Management Journal 4 4 (2008): 485-504.
    Publicado • 10.1007/s11365-008-0089-9
  121. Raposo, Mário; Alves, Helena; Silva, Maria José; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Políticas de Marketing na Indústria Têxtil e de Vestuário". Revista Portuguesa de Gestão 16 2 (2001): 78-86.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Talita Astori; Paulo Duarte; Ricardo Gouveia Rodrigues; Vera Carlos. "Are Social Media Users “Online” with Public Libraries?". 2022.
    10.1007/978-981-16-9272-7_44
  2. João Pereira; Ricardo Gouveia Rodrigues; Paulo Duarte; Ana Gouveia. "Social Media Marketing of Football Clubs: A Study with Portuguese Football Clubs—SL Benfica, FC Porto, and Sporting CP". 2022.
    10.1007/978-981-16-9272-7_45
  3. Carlos A. F. Sampaio; Ricardo G. Rodrigues; José M. Hernández-Mogollón. "Competitor Orientation, Pricing Strategy, and Business Performance". 2020.
    10.4018/978-1-7998-3628-5.ch008
  4. Carlos, Vera Silva; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "The Use of Online Social Networks in Higher Education and Its Influence on Job Performance". In Handbook of Research on Effective Communication, Leadership, and Conflict Resolution, 330-353. Hershey, PA, USA: IGI Global, 2016.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-9970-0.ch018
  5. Martins, Oliva Maria Dourado; Paço, Arminda; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Maria, O.; Martins, D.; do Paço, A.M.F.; Rodrigues, R.G.. "Applying Segmentation to Social Marketing Breastfeeding Behaviour". In Social Marketing: Global Perspectives, Strategies and Effects on Consumer Behavior, 179-195. New York: Nova Publishers, 2015.
    Publicado
  6. Carlos, Vera Silva; Rodrigues, Ricardo Gouveia. "The Influence of (Online) Social Networks on Workers’ Attitudes and Behaviours in Higher Education Institutions". In Handbook of Research on Enterprise 2.0, 259-279. Hershey, PA, US, Estados Unidos: IGI Global, 2013.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-4373-4.ch014
  7. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Dinis, Anabela; Paço, Arminda do; Ferreira, João; Raposo, Mário. "The Effect of an Entrepreneurial Training Programme on Entrepreneurial Traits and Intention of Secondary Students". In Entrepreneurship - Born, Made and Educated, 77-92. Rijeka, Croatia: InTech, 2012.
    Publicado • 10.5772/35302
  8. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Pinheiro, Paulo; Barbosa, José. "Online Playability: The Social Dimension to the Virtual World". In Handbook of Research on Serious Games as Educational, Business and Research Tools, 391-421. Hershey, Pennsylvania (USA), Estados Unidos: IGI Global, 2012.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-0149-9.ch021
  9. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Dinis, Anabela; Pa{\c{c. "The effect of an entrepreneurial training programme on entrepreneurial traits and intention of secondary students.". editado por Burger-Helmchen, Thierry, 77-92. InTech, 2012.
    10.5772/2649
  10. Rodrigues, Ricardo Gouveia. "Orientação para o Mercado em EBT". In Manual de Apoio à Dinamização de Empresas de Base Tecnológica, 127-135. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Raposo, Mário; Silva, Maria José; Rodrigues, Ricardo Gouveia. Manual de Apoio à Dinamização de Empresas de Base Tecnológica. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior. 2007.
  2. Rodrigues, Ricardo Gouveia; Raposo, Mário. EMPRE: Empresários na Escola – Manual de Implementação de Um Programa de Ensino do Empreendedorismo na Escola Secundária. Covilhã, Portugal: B-Tech. 2007.
Livro
  1. Morais, F.; Nave, A.; Rodrigues, R.G.. Cash holdings determinants from Brazilian listed firms. 2019.
    10.1007/978-3-319-91334-6_144
  2. Cristo-Andrade, S.; Rodrigues, R.G.. Elements of entrepreneurship under the cultural aspect: A comparison of culture of Portuguese speaking countries with Spanish speaking countries. 2019.
    10.1007/978-3-319-91334-6_121
  3. Sampaio, C.A.F.; Hernández-Mogollón, J.M.; Rodrigues, R.G.. Market orientation and hotel industry: Developing a measurement model. 2019.
    10.1007/978-3-319-91334-6_146
  4. Dias, C.; Martins De Carvalho, M.L.; Ramos, A.; Rodrigues, R.. The "Cereja da Cova da Beira (IGP)" supply chain. 2017.
    10.17660/ActaHortic.2017.1161.30
  5. Carlos, V.S.; Rodrigues, R.G.. The influence of (online) social networks on workers’ attitudes and behaviours in higher education institutions. 2017.
  6. Carlos, V.S.; Rodrigues, R.G.. The use of online social networks in higher education and its influence on job performance. 2017.
  7. Raposo, Mário; Paço, Arminda do; Leitão, Daniela; Ferreira, João; Leitão, João; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Serrasqueiro, Zélia. Manual de Benchmarking para as Universidades – Instrumento de Reforço da Competitividade e da Identidade Territorial. Lisboa, Portugal: Publisher Team. 2006.
    Publicado
  8. Rodrigues, Ricardo Gouveia. Classificação estratégica de pequenos retalhistas independentes – Um estudo taxonómico. Covilhã, Portugal: Fundação Nova Europa – UBI. 2003.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Vieira, S.; Esteves, Dulce; Brás, Rui; Pinheiro, Paulo; Rodrigues, Ricardo Gouveia; O’Hara, Kelly. "Awareness of Physical Activity Recommendations For Health Improvement among Portuguese Adults". Trabalho apresentado em 16th Annual Congress of the ECSS, Liverpool, 2011.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Empreendedorismo e migração no setor agroalimentar / Entrepreneurship and migration in the agri-food sector
Orientador de Tomás Silvino Luís
Doutoramento em Marketing e Estratégia / PhD in Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2022 - Atual Towards a more sustainable meat consumption: a neuromarketing approach
Orientador de João Alfredo Carvalho Santos Pereira
Doutoramento em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2022 - Atual How do Dynamic Capabilities explain Performance?
Coorientador de Elisabeth Pires Baía
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Atual O impacto da dissonância entre patrocínio e fandom na imagem das marcas desportivas – um estudo com neuromarketing
Orientador de Florbela Abilheira Dantas
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Atual Respostas emocionais às marcas sonoras - uma abordagem de neuromarketing / Emotional responses to sonic brands - a neuromarketing approach
Orientador de Beatriz Vanessa Piteira Barras
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Atual Reconceituação da capacidade absortiva organizacional e sua mensuração sob o enfoque dos domínios de aprendizagem da taxonomia de Bloom / Reconceptualisation of organisational absorptive capacity and its measurement from the perspective of the learning domains of Bloom's taxonomy
Coorientador de Rosana Yasue Narazaki
Doutoramento em Administração de Empresas / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - Atual Marketing as a belief system: a model of consumer behaviour
Coorientador de Patrícia João Rodrigues Oliveira
Doutoramento em Marketing e Estratégia / PhD in Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2021/03/03 - 2024/01 Antecedents of attitudes towards gender parity initiatives and organizational citizenschip behaviors - a cross-cultural analysis
Coorientador de Júlia Vasconcelos Furtado
Doutoramento em Marketing e Estratégia / PhD in Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2020/12/21 - 2024 O impacto da orientação dominante de serviço das Instituições de Ensino Superior (IES) no engajamento do aluno no processo de ensino aprendizagem e no comportamento de cocriação de valor do serviço, e o papel mediador da qualidade do relacionamento / The impact of the dominant service orientation of Higher Education Institutions (HEIs) on student engagement in the teaching-learning process and service value co-creation behaviour, and the mediating role of relationship quality
Coorientador de Maria de Fátima Pires da Cruz
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2022 Experiência do cliente, qualidade de serviço, lealdade e mudança de operador: Estudos na Indústria de Telecomunicações / Customer Experience, Quality of Service, Loyalty and Switching: Studies in the Telecommunications Industry
Coorientador de Hugo José Martins Ribeiro
Doutoramento em Marketing e Estratégia / PhD in Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2017/12/04 - 2021/11/16 The role of information technology capabilities and innovativeness in organizational performance: Evidence from the Public Sector
Orientador de Danilo Magno Marchiori
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
2016/12/04 - 2021/06/14 Agricultural Entrepreneurship: Entry, Diversification and Performance
Orientador de Claudia Sofia Lourenço Dias
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2019/02/05 Gamificação no Ensino da Gestão - O caso das Unidades Curriculares de Contabilidade e Marketing / Gamification in Management Education - The case of Accounting and Marketing Curricular Units
Orientador
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2019/01/08 A Social Marketing approach to (in)tolerance between Refugees and Host Communities in Lebanon
Coorientador
Doutoramento em Ciências Empresariais / PhD in Business Sciences (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Impacto da Falência dos Pais na Vergonha e Intenção Empreendedora dos Filhos / Impact of Parental Bankruptcy on Children's Shame and Entrepreneurial Intention
Orientador
Doutoramento em Marketing e Estratégia / PhD in Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2016 La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural / Market orientation in the hotel industry. New scale development and effects on business performance in a cross cultural study.
Orientador
Doctorado en Empresa, Finanzas, Seguros y Turismo / PhD in Business, Finance, Insurance and Tourism (Doutoramento)
Universidade da Estremadura, Espanha
2016 - 2016 Marketing Sensorial - Cheiro cor e palhinhas: influência no sabor / Sensory Marketing - Smell, colour and straws: influence on taste
Orientador
Mestrado em Marketing / MsC in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2016 Orientação Para O Mercado Interno Nas Instituições De Ensino Superior / Internal Market Orientation in Higher Education Institutions
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Entrepreneurial Orientation, Market Orientation and Performance of Teachers and Researchers in Higher Education Institutions
Orientador
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 Marketing para Crianças / Marketing for Children
Coorientador
Mestrado em Gestão/ MsC in Business Administration (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 O Marketing Social e a Dádiva de Sangue / Social Marketing and Blood Donations
Orientador
Mestrado em Marketing / MsC in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 O Marketing Estratégico Aplicado à Promoção Turística da Serra da Estrela Por Via do Cinema O Filme Turístico PAN / Strategic Marketing Applied to the Tourism Promotion of Serra da Estrela Through Cinema The PAN Tourism Film
Orientador
Mestrado em Marketing / MsC in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2015 Orientação para o Mercado Individual no contexto empresarial Português: As suas inter-relações com o Bem-estar, a Orientação para a Aprendizagem e a Orientação Empreendedora do trabalhador / Individual Market Orientation in the Portuguese Business Context: Its Interrelationships with Employee Well-Being, Learning Orientation and Entrepreneurial Orientation
Orientador
Mestrado em Gestão/ MsC in Business Administration (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 Orientação para o Mercado Interno, Orientação para o Mercado e Desempenho: O Caso do Sector Transformador de Cortiça em Portugal / Internal Market Orientation, Market Orientation and Performance: The Case of the Cork Manufacturing Sector in Portugal
Orientador
Doutoramento em Marketing e Estratégia / PhD in Marketing and Strategy (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 Orientação para o Mercado Interno nas Instituições de Ensino Superior: As suas inter-relações com outras variáveis organizacionais / Internal Market Orientation in Higher Education Institutions: Its interrelationships with other organisational variables
Orientador
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 Orientação Para O Mercado Em Instituições De Ensino Superior / Market Orientation in Higher Education Institutions
Orientador
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Ensino do Empreendedorismo no Ensino Profisional: Estudo desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Almeida / Teaching Entrepreneurship in Vocational Education: A study carried out at Agrupamento de Escolas de Almeida
Orientador
Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas / / MSc in Entrepreneurship and Business Start-up (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2013 Marketing Sensorial para Crianças. A relação entre cor, sabor e temperatura / Sensory Marketing for Children. The relationship between colour, taste and temperature
Orientador
Mestrado em Marketing / MsC in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2013 Marketing Sensorial A influência do sentido auditivo e olfativo na perceção do tempo de espera / Sensory Marketing The influence of the sense of hearing and smell on the perception of waiting time
Orientador
Mestrado em Gestão / MsC in Business Administration (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2013 O Impacto das Cores, do Tamanho e do Posicionamento dos Estímulos Visuais na Captação da Atenção ds Cconsumidores / The Impact of Colours, Size and Positioning of Visual Stimuli on Capturing Consumers' Attention
Coorientador
Mestrado em Marketing / MsC in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2012 Recetividade e satisfação com o uso do copo menstrual e comparação face a outros dispositivos absorventes / Acceptability and satisfaction with menstrual cup use and comparison with other absorbent devices
Coorientador
Mestrado em Medicina / MSc in Medicine (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2012 Dispositivos médicos higiénicos de proteção menstrual: conhecimento, expetativas e receios em relação ao copo menstrual / Hygienic medical devices for menstrual protection: knowledge, expectations and fears about the menstrual cup
Coorientador
Mestrado em Medicina / MSc in Medicine (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2012 Web City Marketing: Análise aos websites das cidades médias portuguesas / Web City Marketing: Analysing the websites of medium-sized Portuguese cities
Coorientador
Mestrado em Marketing / MsC in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2012 A Fileira da Cereja da Cova da Beira / Cova da Beira's cherry industry
Coorientador
Mestrado em Fruticultura Integrada / Master in Integrated Fruit Growing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2011 - 2011 Produto Ecológico Feminino: estudo de mercado do Copo Menstrual / Women's Ecological Product: Menstrual Cup market study
Coorientador
Mestrado em Marketing / MSc in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2010 Marketing Interno e Variáveis Organizacionais: Um estudo empírico acerca das suas inter-relações / Internal Marketing and Organisational Variables: An empirical study of their interrelationships
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2010 Marketing Sensorial - A influência da cor no paladar percebido pelas crianças / Sensory Marketing - The influence of colour on children's taste perception
Orientador
Mestrado em Marketing / MSc in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2010 Jogabilidade online: a vertente social dos MMOG / Online gameplay: the social side of MMOGs
Orientador
Mestrado em Marketing / MSc in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2010 Tratamento e Reabilitação da Rotura Muscular de 2º Grau dos Ísquio-tibiais em Jogadores de Futebol Profissional: Estudo realizado na liga portuguesa de futebol profissional / Treatment and Rehabilitation of 2nd Degree Ischio-Tibial Muscle Rupture in Professional Football Players: A study carried out in the Portuguese professional football league
Coorientador
Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo / Master's Degree in High Performance Sports Coaching (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 - 2009 A Orientação Para o Mercado nas Organizações Não Governamentais Para Pessoas com Deficiência / Market Orientation in Non-Governmental Organisations for People with Disabilities
Orientador
Mestrado em Gestão / MSc in Business Administration (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2009 Marketing de Lugares: Avaliação e impacto da imagem da cidade da Covilhã
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2009 Consultoria e Marketing nas PME da Beira Interior - O Papel da Orientação pra o Mercado e da Consultoria Organizacional / Consulting and Marketing in SMEs in Beira Interior - The Role of Market Orientation and Organisational Consulting
Orientador
Mestrado em Gestão / MSc in Business Administration (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2009 Marketing Social: Uma Aplicação Ao Aleitamento Materno / Social Marketing: An Application to Breastfeeding
Coorientador
Doutoramento em Gestão / PhD in Business Administration (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2008 A criança enquanto consumidora: Estudo das Relações da Criança com o Marketing e as Marcas / Children as Consumers: A Study of Children's Relationships with Marketing and Brands
Coorientador
Mestrado em Marketing / MSc in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2008 Introducing and Testing FLIBESA, a Consumer Profiling Tool for the Financial Industry: The Case of Millennium bcpbank and the Portuguese Diáspora in the USA
Orientador
Mestrado em Marketing / MsC in Marketing (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2008 O Serviço Pós-venda na Indústria Cervejeira em Portugal / After-sales service in the brewing industry in Portugal
Coorientador
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial / Master's in Industrial Engineering and Management (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Fatores Motivadores, Inibidores e Facilitadores no relacionamento Fornecedor Cliente Na Cadeia de Abastecimento do Biodiesel Eliene Cristina Barros Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Orientação Empreendedora, Redes de Negócio e Desempenho: O caso específico das PME familiares Ana Sofia Montenegro Gonçalves Coelho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 A Trilha se faz caminhando: Gestão de Projetos de Extensão Universitária em Área de Exclusão Social na Amazónia Ana Telma Monteiro de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 A importância dos Fatores Psicossociais do Marketing Interno na Satisfação no Trabalho Juliana Sofia Correia Madeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 O efeito do Marketing interno na Capacidade para o Trabalho: Um estudo em empresas públicas portuguesas Kauê Miseli de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 The role of individual behavioural differences on consumer's intention to purchase online mass-customised apparel products Liliana Simões Ribeiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 La Usabilidad Del Sitio Web De Un Destino Turístico Y Sus Efectos En La Demanda: Una Aproximación A Un Índice De Satisfacción Digital Turística José Manuel Mariño Romero (Doutoramento)
Universidade da Estremadura, Espanha
2016 Entrepreneurship Promotion in Mozambique: The Role of Higher Education Institutions Dambusse Bucuane Libombo (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 Gestão da Qualidade no Ensino Superior: desafios para os sistemas de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal Antonio Augusto dos Santos Soares (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Qualidade Percebida E Satisfação No Trabalho Na Rede Hoteleira Da Via Costeira – Natal/RN – Brasil Breno Fernando Tinôco Cabral (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Empreendedorismo Em Turismo Rural: Caso Do Brasil José Gonzalez Garcia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Influência do Social Media no comportamento de Compra dos Praticantes de Ciclismo Teresa Paula Oliveira Dias Martins (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 As Universidades como Promotoras do Empreendedorismo a Nível Regional: Parcerias entre a Universidade da Beira interior e as empresas Maria Adelaide da Silva Rebelo e Silva Reis (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 Auditing the innovation in providing eating and drinking experiences Sandra Marie Evelyn Christiane Derom (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
2014 Atitudes e Intenções Empreendedoras dos Estudantes de Letras Cristina Isabel Simões Neves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 Evaluación De La Calidad De La Estrategia Salud Familia En El Municipio De Joao Pessoa Según Las Expectativas Y Percepciones Del Equipo De Salud Y Los Usuarios Mayores Luiza Amélia Freitas De Andrade (Doutoramento)
Universidade da Estremadura, Espanha
2014 Marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: Um estudo de caso comparativo entre a Fundação Bradesco – Br e a empresa Delta Cafés – Pt Maria Cristina Meloni Guarido (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Ensino Do Empreendedorismo Em Cursos De Carácter Profissional Anderson Rei Galvão (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Orientação empreendedora: a influência dos recursos e capacidades empresariais no desempenho das exportações Albertina Paula Moreira Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2013 An approach to develop sustainable Medical devices Shantesh Digambar Hede (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos
2013 Consultas médicas por telefone e e-mail: Gestão da Informação nas Unidades de Saúde Nuno Miguel Venceslau Correia dos Santos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Orientação para o mercado nas instituições de ensino superior Portuguesas Maria Helena de Jesus Leal Júlio (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 O Efeito do Envelhecimento Na Qualidade de Vida e No Comportamento de Consumo João Tiago Tenreiro Costa Ferrão (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças Daniel Fernando Marques Lopes Jana (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 Estruturação de Uma Equipa Comercial Para Uma Startup de Base Tecnológica António Pedro Freire Monteiro Pires (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 Gestão Baseada no Contributo: Um Estudo Exploratório Eloi Sartori (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Uma prática efetiva e estratégica para a educação empreendedora no ensino fundamental II: Estudo aplicado aos alunos, para estimular o desejo de sonhar, decidir e agir em suas vidas Zailton Cardoso de Miranda (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Intenção Empreendedora dos Alunos do Ensino Secundário: Estudo Aplicado aos Alunos dos Cursos de Carácter Geral e Cusros Profissionais Daniela Novo Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Marketing social e a gestão estratégica da transformação e mudança social: um estudo de caso comparativo entre a fundação Bradesco e a empresa Delta Cafés Maria Cristina Meloni Guarido (Outro)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 A Influência do Marketing Interno na Satisfação no Trabalho e na Motivação dos Enfermeiros em diferentes contextos organizacionais Fernanda Maria Marques Filipe Vital (Outro)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Diferenciação entre Hotéis de Estrelas e Hotéis de Luxo em Portugal Cáudia Leal (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Turismo Religioso: O Caso de Belmonte. Rute Susana Vicente Gonçalves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 Orientação para Mercado em Hospitais Públicos vs Hospitais Privados: Estudo de Caso Tiago Oliveira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 Marketing Turístico: Évora, Uma Cidade, Um Produto – E.Box João Pedro Ruivo Fialho (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 Políticas de Marketing Interno nas Organizações de Saúde e sua Influência na Motivação dos Colaboradores Daniela Filipa Lopes Azêdo (Mestrado)
2010 O comportamento de compra do consumidor – Análise do processo de decisão de compra Sandra da Silva Patrício Cesário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 Ensino de Empreendedorismo a Crianças Maria João Boucho Palinhas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 The impact of entrepreneurial marketing on new ventures: application to the case of science and technology-based firms Elisabete Maria Sampaio de Sá (Outro)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2009 Antecedentes Consequências da Orientação para o Cliente entre Empregados de Contacto: Uma Investigação na Indústria Brasileira de Hotéis Pedro Augusto Lopes Pontes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2009 Desenvolvimento de um Modelo de Marketing Industrial aplicado na Indústria Alimentar: o caso do Pirarucu da Amazónia Aldous Jesus Raiol Santana (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 A Marca Corporativa: Processo de Construção da Estrutura de Identidade de Marca e seu Impacto no Desempenho da Empresa Maria José Sousa dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 A influência do design da embalagem na melhoria da competitividade em empresas alimentares Carla Maria Osório Ferreira Malheiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 O comportamento de compra do consumidor – Análise do processo de decisão de compra Sandra da Silva Patrício Cesário (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 Análise às Diferenças na Utilização das Ferramentas de Marketing Relacional entre Empresas de Serviços e Empresas de Bens de Consumo Ana Paula Ramos Pais (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 A Inteligênca Organizacional das Empresas do Sector Têxtil Português Paulo Gonçalves Pinheiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 Orientação para o mercado, aprendizagem organizacional, inovação e performance: o caso do cluster da moda em Portugal Manuel Alberto Ramos Maçães (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/09/09 - Atual Mega Journal of Business Research
2013/12/31 - Atual International Journal of Marketing Studies
2013/11/13 - Atual International Entrepreneurship and Management Journal Springer
2013/06/27 - Atual Journal of Economics and Administrative Sciences Faculty
2013/05/09 - Atual Contemporary Research on Organization Management and Administration Academic Association of Management and Administration
2012/07/24 - Atual International Journal of Business and Management
2012/06/12 - Atual African Journal of Business Management
2012/05/29 - Atual Brazilian Business Review
Atual Innovar
Atual Revista Brasileira de Marketing
Atual Revista Portuguesa de Marketing

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2012 - Atual 10º Prêmio Excelência Acadêmica, ArcelorMittal Brasil, Fucape Business School Fucape Business School, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2004 - Atual European Small Business Council
2002 - Atual European Marketing Academy
2002 - Atual Association of Public and Nonprofit Marketing
2004 - 2008 American Marketing Association