???global.info.a_carregar???
Jaime Ribeiro has a doctorate and specialisation in Multimedia in Education from the University of Aveiro and a degree in Occupational Therapy from the Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. He is a Professor at the School of Health Sciences of the Polytechnic of Leiria. Coordinates the aTOPlab - Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory He is a full member of the Portuguese Society for Rehabilitation Engineering, Support Technologies and Accessibility (SUPERA). Integrates the Center for Innovative Care and Health Technology of the Polytechnic of Leiria (CiTechCare) and collaborates with the Research Center "Didactics and Technology in Training of Trainers" of the University of Aveiro (CIDTFF-UA). He is founder and Editor-in-Chief of the Revista Portuguesa de Terapia Ocupacional - Portuguese Journal of Occupational Therapy. His teaching and research focus on Occupational Therapy, Technologies and Assistive Products, qualitative approach in research, rehabilitation, cognitive rehabilitation/stimulation, functionality/disability, teacher training in the Use of ICT in Education of people with Functional Diversity, use of technologies in teaching and learning processes and ageing. He integrates national and European projects related to Rehabilitation and Education. Authors of several publications and scientific communications in the area of Qualitative Research, Assistive Technologies, ICT, ICT in Special Education, Digital Educational Resources, teacher training, Health, Ageing, Occupational Therapy, Accessibility and Usability.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jaime Emanuel Moreira Ribeiro
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Ribeiro, Jaime Moreira

Identificadores de autor

Ciência ID
631E-EEED-A510
ORCID iD
0000-0002-1548-5579
Google Scholar ID
42mXTa0AAAAJ&hl
Researcher Id
F-1706-2015
Scopus Author Id
55432224100

Endereços de correio eletrónico

  • jaime.ribeiro@ipleiria.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 244845300 Ext.: 210293 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/06
Concluído
Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
16
2008 - 2012
Concluído
Programa Doutoral Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"As TIC na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: proposta de um Programa de Formação para o Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade
2007/12/31
Concluído
Didáctica (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Aveiro, Portugal
2007/07/31
Concluído
Multimédia em Educação (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Multimédia em Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
2007
Concluído
Multimédia em Educação (Pós-Graduação)
Universidade de Aveiro, Portugal
17
2001/12/31
Concluído
Terapêutica Ocupacional (Licenciatura)
Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Portugal
16
2000/07
Concluído
Terapêutica Ocupacional (Bacharelato)
Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Investigador (Investigação) Center for Innovative Care and Health Technology, Portugal
Center for Innovative Care and Health Technology, Portugal
2008/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06/05 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/05/15 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2017 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2009 - 2012 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2011 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2008 - 2009 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusófona, Portugal
2005 - 2006 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/09 - 2007/12 Carreiras / Categorias Subsistentes CASCI - Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo, Portugal
2002/05 - 2002/07 Carreiras / Categorias Subsistentes Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Estarreja - CERCIESTA, Portugal
2000 - 2002 Técnico de 2ª Classe (Técnico de Diagnóstico e Terapêutica - Terapeuta Ocupacional) Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12/03 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Conselho Pedagógico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/04 - 2022/03 DisCovEr+ .: DesenvolvImento e otimização do diagnóStico COVid19 como resposta de EmeRgência à pandemia
Provided by PTCRIS: CENTRO-01-0145-FEDER-072543
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2020 2017-1-ES01-KA201-038155 - EN-ABILITIES – Enabling inclusive education through technology
2017-1-ES01-KA201-038155
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Erasmus Plus
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/08/23 - 2019/08/21 Promoção da autonomia de idosos frágeis através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio.
SAICT-POL/23822/2016
Provided by PTCRIS: SAICT-POL/23822/2016
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2018 2016-3-ES02-KA205-008788 - SEE-JUDGE-ACT!: INTERGENERATIONAL PROJECT TO AID ELDERLY BY YOUNG
2016-3-ES02-KA205-008788
Erasmus Plus
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Projecto Estratégico 2011-2012) | Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (Strategic Project 2011-2012)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/01 - 2011/12/31 AS TIC NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO
SFRH/BD/41344/2007
Provided by PTCRIS: SFRH/BD/41344/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cíntia Marques; Carolina Matos; Joana Cavaleiro; Rui Fonseca-Pinto; Lopes, N. V.; Ribeiro, Jaime Moreira. "Avaliação de sistemas posturais da pélvis numa pessoa com Distrofia Muscular do tipo Cinturas: Resultados da análise a três almofadas na promoção do equilíbrio dinâmico". Trabalho apresentado em CLTO-RACS-2021, 2021.
  2. Ribeiro, Jaime. "As TIC e as Tecnologias de Apoio na educação de pessoas com necessidades educativas especiais". 2020.
  3. Couto, F.; De Lurdes Almeida, M.; Dos Anjos Dixe, M.; Ribeiro, J.; Braúna, M.; Gomes, N.; Caroço, J.; et al. "Digi&Mind: Development and validation of a multi-domain digital cognitive stimulation program for older adults with cognitive decline". 2019.
    10.1016/j.procs.2019.12.242
  4. Almeida, I.; Ribeiro, J.; Moreira, A.. "Assistive technologies for children with cognitive and/or motor disabilities: A diagnosis of the training needs of informal caregivers". 2019.
    10.23919/MIPRO.2019.8756893
  5. Nibau, Joana; Martins, Catarina; Ribeiro, Jaime. "A aplicação das TIC ao método das 28 palavras : estudo de caso com idosa". 2017.
  6. Reis, Margarida; Custódio, Susana; Ribeiro, Jaime. "Geração seniores em rede : o Facebook como promotor de um envelhecimento ativo". 2017.
Artigo em revista
  1. Ivone Almeida; António Moreira; Jaime Ribeiro. "High-Tech Augmentative and Alternative Communication Devices: Observing Children’s Need for Help and Interaction with Caregivers". Social Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/socsci12050310.
    10.3390/socsci12050310
  2. Francisca Duarte; Gabriela Leal; Sara Mira; Sofia Ribeiro; Jaime Ribeiro. "The contribute of Occupational Therapy to the implementation of Augmentative and Alternative Communication Systems in children with Cerebral Palsy: a scoping review". RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia 4 1 (2022): https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i1.197.
    10.51126/revsalus.v4i1.197
  3. Cíntia Marques; Carolina Matos; Joana Cavaleiro; Juliana Simões; Rui Fonseca-Pinto; Nuno Vieira Lopes; Jaime Ribeiro. "Evaluation of postural systems of the pelvis in a person with Limb-Girdle Muscular Dystrophy: results of the analysis of three cushions in the promotion of dynamic balance". RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia 4 1 (2022): https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i1.193.
    10.51126/revsalus.v4i1.193
  4. Jaime Ribeiro. "Soledad, envejecimiento activo y facebook: perspectiva de las personas mayores". Revista Tecnologia e Sociedade (2022): https://revistas.utfpr.edu.br/rts/article/view/14731/0.
    10.3895/rts.v18n52.14731
  5. Ana Simões; Beatriz Pereira; Catarina Filipe; Joana Fabião; Valente Parzeres; Mariana Cura; Filomena Santos; Elisabete Roldão; Jaime Ribeiro. "Aplicação do MOHOST na Intervenção da Terapia Ocupacional em Saúde Mental no Centro Hospitalar do Baixo Vouga-Portugal". Politécnico de Leiria (2022): http://hdl.handle.net/10400.8/7858.
    10.25766/D42F-W817
  6. Jaime Ribeiro; Ellen Synthia Fernandes de Oliveira; Cleoneide Oliveira; Brigida Monica Faria Name; Lucimara Fornari. "Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios // Investigación Cualitativa en Salud: Avances y Desafíos". (2022): https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e733.
    10.36367/ntqr.13.2022.e733
  7. Jaime Moreira Ribeiro; Ellen Synthia Fernandes de Oliveira; Rui Filipe Lopes Gonçalves. "Contexts of qualitative research in health". Revista Brasileira de Enfermagem (2021): https://doi.org/10.1590/0034-7167.2021740101.
    10.1590/0034-7167.2021740101
  8. Rafael Tavares; Helena Sousa; Jaime Ribeiro. "O uso de smart speakers na incapacidade: Uma scoping review". (2021): https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.392-403.
    10.36367/ntqr.8.2021.392-403
  9. Carla Freire; Catarina Mangas; Jenny Sousa; Jaime Ribeiro. "Editorial". (2021): https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25087.
    10.34624/id.v13i2.25087
  10. Lucimara Fornari; Ellen Synthia Fernandes de Oliveira; Cleoneide Oliveira; Brígida Mónica Faria; Jaime Ribeiro; Elza de Fátima Ribeiro Higa. "Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios". (2021): https://doaj.org/article/856817d5a75942dab871a72ac044dc57.
  11. Jaime Ribeiro; Daniela Ramos; Cristiana Taveira; Rita Martins; Aline Ribeiro. "As Tecnologias de Apoio e a inclusão escolar: um estudo de caso da Terapia Ocupacional na implementação do controlo pelo olhar com uma criança com Síndrome de Leigh". (2021): https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25101.
    10.34624/id.v13i2.25101
  12. Lucimara Fornari; Ellen Synthia Fernandes de Oliveira; Cleoneide Oliveira; Brígida Mónica Faria; Jaime Ribeiro; Elza de Fátima Ribeiro Higa. "Investigação Qualitativa: desafios contemporâneos no campo metodológico da saúde". (2021): https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.II-XVIII.
    10.36367/ntqr.8.2021.II-XVIII
  13. Honório, S.; Batista, M.; Serrano, J.; Petrica, J.; Mesquita, H.; Ribeiro, J.; Carrão, L.; et al. "Exercise programme intervention for persons with motor ataxia,Programa de ejercicios de intervención para personas con ataxia motora". Retos 83 (2020): 602-605. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85085682159&partnerID=MN8TOARS.
  14. Honorio, Samuel; Batista, Marco; Serrano, Joao; Petrica, Joao; Mesquita, Helena; Ribeiro, Jaime; Carrao, Luis; et al. "Exercise programme intervention for persons with motor ataxia". Retos (2020): https://publons.com/wos-op/publon/28503624/.
  15. Alexandra Guerra Neves; Ana Catarina da Fonseca Peters; Maria Inês Gil Andrade; Sara Maria Santos Vaz da Silva; Jaime Emanuel Moreira Ribeiro; Maria Dulce Gomes. "Alterações do perfil ocupacional da população em situação de sem-abrigo na cidade de Leiria". Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (2019): https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i3p150-159.
    10.11606/issn.2238-6149.v30i3p150-159
  16. Ivone Carmo Rodrigues Almeida; Jaime Ribeiro; António Moreira. "Assistive technologies for children with cognitive and/or motor disabilities: interviews as a means to diagnose the training needs of informal caregivers". Disability and Rehabilitation: Assistive Technology (2019): https://doi.org/10.1080/17483107.2019.1680750.
    10.1080/17483107.2019.1680750
  17. Apóstolo, João; Dixe, Maria; Bobrowicz-Campos, Elzbieta; Areosa, Timóteo; Santos-Rocha, Rita; Braúna, Mónica; Ribeiro, Jaime; et al. "Effectiveness of a Combined Intervention on Psychological and Physical Capacities of Frail Older Adults: A Cluster Randomized Controlled Trial". International Journal of Environmental Research and Public Health 16 17 (2019): 3125. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph16173125.
    10.3390/ijerph16173125
  18. Jaime Ribeiro; Eva Mira; Inês Lourenço; Mariana Santos; Mônica Braúna. "Intervenção da Terapia Ocupacional na toxicodependência: estudo de caso na Comunidade Terapêutica Clínica do Outeiro – Portugal". Ciência & Saúde Coletiva 24 5 (2019): 1585-1596. https://doi.org/10.1590/1413-81232018245.04452019.
    10.1590/1413-81232018245.04452019
  19. Cristina Lavareda Baixinho; Maria Helena Presado; Jaime Ribeiro. "Investigação qualitativa e transformação da saúde coletiva". Ciência & Saúde Coletiva 24 5 (2019): 1582-1582. https://doi.org/10.1590/1413-81232018245.05962019.
    10.1590/1413-81232018245.05962019
  20. Marina Frota Lopes; Herika Paiva Pontes; Denise Nunes Oliveira; Juliana Carneiro Melo; Jaime Emanuel Moreira Ribeiro; Mirna Albuquerque Frota. "DIFICULDADES INTRAESCOLARES NA EFETIVIDADE DO PROJETO DE CULTURA DE PAZ". Cogitare Enfermagem 24 (2019): https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62223.
    10.5380/ce.v24i0.62223
  21. Freitas, F.; Ribeiro, J.; Brandão, C.; de Almeida, C.A.; de Souza, F.N.; Costa, A.P.; Fábio Freitas; et al. "How do we like to learn qualitative data analysis software?". Qualitative Report 24 13 (2019): 88-106. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85067043365&partnerID=MN8TOARS.
  22. Apóstolo, J.; Dixe, M.A.; Bobrowicz-Campos, E.; Areosa, T.; Santos-Rocha, R.; Braúna, M.; Ribeiro, J.; et al. "Effectiveness of a combined intervention on psychological and physical capacities of frail older adults: A cluster randomized controlled trial". International Journal of Environmental Research and Public Health 16 17 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85071750587&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/ijerph16173125
  23. Ribeiro, J.; Noversa, A.C.; Soares, B.; Azevedo, J.; Gomes, P.; Costa, M.B.; Dixe, M.A.C.R.; Couto, F.D.C.; Apóstolo, J.L.A.. "The perception of students and lecturer of occupational therapy on the importance of involvement in research projects: The MIND & GAIT project". Qualitative Report 24 13 (2019): 107-125. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85067390380&partnerID=MN8TOARS.
  24. Apostolo, J.; Couto, F.; Bobrowicz-Campos, E.; Dixe, M. A.; Ribeiro, J.; Brauna, M.; Camacho, T.; et al. "AN INTERREGIONAL, TRANSDISCIPLINARY AND GOOD PRACTICE-BASED APPROACH FOR FRAILTY: THE MIND&GAIT PROJECT". Translational Medicine @ UniSa (2019): https://publons.com/wos-op/publon/26481722/.
  25. Alves, Maria Manuela; Ribeiro, Jaime; Simões, Fátima. "Criação e Aplicação de Recursos Educativos Digitais com o Universal Design for Learning na Promoção da Inclusão". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 7 2 (2018): 225-251. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251.
    10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251
  26. António Pedro Costa; Victor F. A. Barros; Paulo Alexandre De Castro; Katia Alexandra De Godoi e Silva; Jaime Ribeiro. "ABORDAGEM ETNOGRÁFICA: UMA METODOLOGIA, MUITAS POSSIBILIDADES DE USO EM PESQUISAS". Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade (2018): https://doi.org/10.14571/brajets.v11.n2.206-213.
    10.14571/brajets.v11.n2.206-213
  27. Lobão, Catarina; Ribeiro, Jaime Moreira; Neri de Souza, Francislê. "Saturação da análise na investigação qualitativa: quando para de recolher dados?". Revista Pesquisa Qualitativa 10 6 (2018): iii-vii. https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/213/111.
    Publicado
  28. Cecília Guerra; Patrícia Sá; Rebeca Teja; Jaime Ribeiro. "A Permeabilidade entre as Fronteiras das Ciências Sociais e Humanas: A interação de conhecimentos na investigação qualitativa". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 6 4 (2018): 11-11. https://doi.org/10.21664%2F2238-8869.2017v6i4.p11-17.
    10.21664/2238-8869.2017v6i4.p11-17
  29. Catarina Brandão; Jaime Ribeiro; António Pedro Costa. "Investigação qualitativa: em que ponto estamos?". Ciência & Saúde Coletiva 23 1 (2018): 4-4. https://doi.org/10.1590%2F1413-81232018231.27992017.
    10.1590/1413-81232018231.27992017
  30. Ribeiro, Jaime Moreira; Fábio Freitas; Jaime Ribeiro; Catarina Brandão; Luís Paulo Reis; Francislê Neri de Souza; António Pedro Costa. "Learn for Yourself: The Self-Learning Tools for Qualitative Analysis Software Packages". Digital Education Review 32 (2018): 97-117. http://hdl.handle.net/10216/112257.
  31. Catarina Brandão; Jaime Ribeiro; António Pedro Costa. "Qualitative research: where do we stand now?". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/109855.
  32. Tuzzo, Simone; Ribeiro, Jaime; Linhares, Ronaldo Nunes; Remondes, Jorge; Costa, Antonio Pedro. "Qualitative research: studies using new digital technologies". International Journal of Marketing, Communication and New Media (2018): https://publons.com/wos-op/publon/19791684/.
  33. Freitas, F.; Ribeiro, J.; Brandão, C.; Reis, L.P.; De Souza, F.N.; Costa, A.P.. "Learn by yourself: The self-learning tools for qualitative analysis software packages". Digital Education Review 32 (2017): 97-117. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85045646902&partnerID=MN8TOARS.
  34. Ricardo António Gonçalves Teixeira; Pedro Corcho Sanchez; Jaime Ribeiro. "Editorial". (2017): https://doi.org/10.34624/id.v9i3.607.
    10.34624/id.v9i3.607
  35. Ribeiro, Jaime; Souza, Dayse Neri de; Costa, António Pedro. "Investigação qualitativa na área da saúde: por quê?". Ciência & Saúde Coletiva 21 8 (2016): 2324-2324.
    Publicado • 10.1590/1413-81232015218.15612016
  36. Jaime Moreira Ribeiro; Cecília Guerra; Patrícia Sá. "Neri de Souza, F.; Neri de Souza, D. & Costa, A. P. (Orgs.). (2015). Investigação qualitativa: inovação, dilemas e desaÍos. Volume 2. Aveiro: Ed. Ludomedia (170 pág).". Revista Lusófona de Educação (2016): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34949759014.
  37. Lopes, Ana Sofia Pinto; Araújo, Janine Vanessa Martins; Ferreira, Marco Paulo Vieira; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira. "A eficácia do Snoezelen na redução das estereotipias em adultos com deficiência intelectual: um estudo de caso da intervenção da terapia ocupacional em salas de estimulação multissensorial". Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo 26 2 (2015): 234-234. http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/90053.
    Publicado • 10.11606/issn.2238-6149.v26i2p234-243
  38. Jaime Ribeiro. "Bypassing School Disenchantment". Information Systems, E-learning, and Knowledge Management Research (2013):
  39. Jaime Ribeiro; Sergio Sánchez Fuentes; Ribeiro, Jaime; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria Unidade de Investigação em Saúde (UIS) Centr; Fuentes, Sergio Sánchez; Departamento de Educación. Universidad Católica de Murcia. "Inclusión Educativa a través de las TIC". En la actualidad existe una amplia gama de aplicaciones de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) para el ámbito educativo. Las opciones pueden ir desde la administración del proceso educativo, a la evaluación o la comunicación. Sin embargo, una de las opciones más importantes de todas, es la oportunidad que las TIC ofrecen (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4292.
    10.34624/id.v5i4.4292
  40. Margarida Lucas; Jaime Ribeiro; António Moreira. "Aiming at the Affective Process of Learning". International Journal of Knowledge Society Research 3 2 (2012): 55-64. http://dx.doi.org/10.4018/jksr.2012040105.
    10.4018/jksr.2012040105
  41. Ribeiro, Jaime. "Portal sembarreiras.org". (2012): http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/269.
  42. Jaime Ribeiro. "Do papel para o Digital". Cadernos Sacausef VI (2011): 7-18. http://erte.dge.mec.pt/index.php?section=400&module=navigationmodule.
    Publicado
  43. Ribeiro, J.; Moreira, A.; Almeida, A.M.; Jaime Ribeiro; Antonio Moreira; Ana Margarida Almeida. "Stakeholders' perceptions of the use of ICT in the education of students with SEN". International Journal of Technology Enhanced Learning 3 3 (2011): 242-254. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84869850681&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJTEL.2011.040222
  44. Jaime Ribeiro; António Pedro Costa; António Moreira. "Editorial". (2011): https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4535.
    10.34624/id.v3i2.4535
  45. Darus, Saadiyah; Mustaffa, Rosniah. "Editorial". Gema Online Journal of Language Studies (2011): https://publons.com/wos-op/publon/27606454/.
  46. Ribeiro, Jaime Moreira; Moreira Ribeiro, J.; Moreira, A.. "ICT training for special education frontline professionals: A perspective from students of a master’s degree on special education". International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) 5 2010 (2010): 279-283.
    10.3991/ijet.v5s2.1218
  47. Jaime Ribeiro; António Moreira; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Moreira, A.. "ICT Training for Special Education Frontline Professionals: A Perspective from Students of a Master’s Degree on Special Education". International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) 12 5 (2010): 55-59. https://doi.org/10.3991/ijet.v5s2.1218.
    Publicado • 10.3991/ijet.v5s2.1218
Capítulo de livro
  1. Azevedo, Miriam; Rodrigues, Sara; Ribeiro, Jaime. Autor correspondente: Ribeiro, Jaime. "Tecnologias de Apoio na diversidade funcional no ciclo de vida". In Tecnologias assistivas: formação, experiências e práticas, 12-35. Brasil: Encontrografia Editora, 2024.
    Publicado • 10.52695/978-65-5456-050-4.1
  2. Ribeiro, Jaime; Teles, Rui; Tavares, Rafael; Antunes, José; Brites, Marcelo. "Gerontecnologia, envelhecimento ativo e independência da pessoa adulta-idosa". In Tecnologias assistivas: formação, experiências e práticas, editado por Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime Moreira, 49-68. Brasil: Encontrografia Editora, 2024.
    Publicado • 10.52695/978-65-5456-050-4.3
  3. Almeida, Ivone; Moreira, António; Ribeiro, Jaime. "Abandono das Tecnologias de Apoio para a comunicação em meio familiar: capacitação de cuidadores — uma solução possível". In Tecnologias assistivas: formação, experiências e práticas, editado por Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime Moreira, 69-94. Brasil: Encontrografia Editora, 2024.
    Publicado • 10.52695/978-65-5456-050-4.4
  4. Freitas, Daniel; Rodrigues, Sara; Ribeiro, Jaime. "Interfaces de acesso ao computador para pessoas com limitações motoras: um estado da arte". In Tecnologias assistivas: formação, experiências e práticas, editado por Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime Moreira, 156-175. Brasil: Encontrografia Editora, 2024.
    Publicado • 10.52695/978-65-5456-050-4.8
  5. Jaime Moreira Ribeiro; Graça Faria; Tiago Abreu; Sílvia Silva; Lúcia Bento; Daniel Freitas. "Assistive Technology and Functional Diversity". In Enabling Education. 2023.
    10.4018/978-1-6684-9251-2.ch001
  6. Rafael Tavares; Helena Sousa; Jaime Ribeiro. "Smart Speakers and Functional Diversity: A Scoping Review". 48-64. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-031-04680-3_4
  7. Braúna, Monica; Inácio, Andreia; Ribeiro, Vânia Santos; Ribeiro, Jaime Moreira; Lobão, Catarina; Honório, Samuel. "Combined Interventions on Diabetes". In Multidisciplinary Interventions for People with Diverse Needs - A Training Guide for Teachers, Students, and Professionals, 103-120. Bentham Books, 2020.
    Publicado
  8. Sanchez, S.; González, J. L.; Alcalde, E.; Ribeiro, Jaime Moreira; Lucas, M.; Moreira, A.. "Promoting Autonomous Language Learning in People with Special Needs: Universal Design for Learning in the Project En-Abilities". In Multidisciplinary Interventions for People with Diverse Needs - A Training Guide for Teachers, Students, and Professionals, 42-63. BENTHAM SCIENCE PUBLISHERS, 2020.
    10.2174/9789811446771120010006
  9. Jaime Ribeiro; Andreia Inácio; Liliana Teixeira; Inês Pereira; Inês Lopes; Iolanda Gonçalves. "Perspective of Clients and Healthcare Professionals About Occupational Therapy Intervention in Vocational Rehabilitation: A Descriptive-Exploratory Study at a Professional Rehabilitation Centre in Portugal". 277-290. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-61121-1_24
  10. Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Rodrigues, Pedro Bargão; Marques, Ana; Firmino, Andreia; Lavos, Sandra. "Occupational Therapy’s Intervention on Mental Health: Perception of Clients and Occupational Therapists About Intervention Priorities". In Computer Supported Qualitative Research, 123-133. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2017.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-43271-7_12
  11. Samuel Honório; Júlio Martins; Marco Batista; Honório, S.; Batista, M.; Martins, J.; Ribeiro, J.. "Physical Activity in Duchenne Muscular Dystrophy". In Duchenne Muscular Dystrophy: Symptoms, Management and Prognosis, 25-38. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2015.
    Publicado
  12. Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Ana Margarida Almeida; Antonio Moreira. "As TIC na educação de alunos com NEE: implicações na formação docente em Portugal". In Tecnologías de la Información y Comunicación – TIC – en Educación Especial, 51-76. Alcalá, Espanha: UAH, 2014.
    Publicado
  13. Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira. "As TIC e os Produtos de Apoio na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais". In Infoinclusão e as possibilidades de ensinar e aprender, 15-46. Salvador, Brasil: Editora UFBa, 2014.
    Publicado
  14. Lucas, Margarida; Ribeiro, Jaime; Moreira, António. "Bypassing School Disenchantment: Strategies to Promote School Attainment". In Information Systems, E-learning, and Knowledge Management Research, 1-6. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2013.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-35879-1_1
  15. Jaime Ribeiro; Casanova, D.; Moreira, A.; Ana Margarida Almeida; Nogueira, F.. "Personal Learning Environments - Meeting the Special Needs of Gifted Students". In Technology Enhanced Learning for People with Disabilities: Approaches And Applications, 67-88. hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2011.
    Publicado
  16. Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Antonio Moreira; Ana Margarida Almeida. "Enabling students with SEN through the use of Digital Learning Resources". In Education in a technological world: communicating current and emerging research and technological efforts., 180-189. Badajoz, Espanha: Formatex, 2011.
    Publicado
  17. Ribeiro, Jaime; Moreira, António; Almeida, Ana Margarida. "ICT in the Education of Students with SEN: Perceptions of Stakeholders". In Technology Enhanced Learning. Quality of Teaching and Educational Reform, 331-337. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2010.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-13166-0_47
  18. Jaime Ribeiro; Paulo Carvalho; Sandra Vasconcelos; Olga Cação; Maria João Loureiro. "Perspectivas de Alunos Sobre a Usabilidade do Sítio Educativo". In Avaliação Online, 151-166. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime Moreira. Tecnologia Assistiva: formação, experiências e práticas. Brasil: Encontrografia. 2024.
    Publicado • 10.52695/978-65-5456-050-4 • Editor
Livro
  1. Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio & Processo 4ª Edição. Portugal: Escola Superior de Saúde, Politécnico de Leiria. 2021.
    10.25766/671R-0C18
  2. Fábio Freitas; Jaime Ribeiro; Catarina Brandão; Francislê Neri de Souza; António Pedro Costa; Luís Paulo Reis. In case of doubt see the manual: a comparative analysis of (self)learning packages qualitative research software. Portugal. 2018.
    10.1007/978-3-319-61121-1_16
  3. Ribeiro, Jaime Moreira; Lima, Etelvina. Livro de Atas : II Encontro Nacional de Novos Investigadores em Saúde & II International Meeting of New Health Researchers. Portugal: Unidade de Investigação em Saúde (UIS) do Politécnico de Leiria & Escola Superior de Saúde (Politécnico de Leiria). 2017.
  4. Ribeiro, Jaime; Lima, Etelvina. Livro de Atas : II Encontro Nacional de Novos Investigadores em Saúde & II International Meeting of New Health Researchers ; Book of Abstracts : II Encontro Nacional de Novos Investigadores em Saúde & II International Meeting of New Health Researchers. 2017.
  5. Jaime Moreira Ribeiro; Catarina Brandão; António Pedro Costa. Metodologia de estudo de caso em saúde: contributos para a sua qualidade. Portugal. 2016.
  6. Ribeiro, J.; Casanova, D.; Nogueira, F.; Moreir, A.; Almeida, M.. Personal learning enviroments: Meeting the special needs of gifted students. 2010.
    10.4018/978-1-61520-923-1.ch006
Tese / Dissertação
  1. Duarte, Marta Pereira. "Hidroterapia e a pessoa com demência: contributos para o desempenho das AVD". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3661.
  2. Alves, Maria Manuela da Silva Claro de Andrade. "Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/6318.
    10.21664/2238-8869.2018v7i2.p225-251
  3. Silva, Catarina Leocádio Castanheira da. "Atividades educativas no processo de envelhecimento – estudo de caso". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2645.
  4. Reis, Margarida Ferreira. "Geração seniores em rede: o facebook como promotor de um envelhecimento ativo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/3252.
  5. Simões, Joana Filipa Monteiro Nibau. "O contributo das TIC no processo de alfabetização de idosos: uma experiência com o método das 28 palavras". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2973.
  6. Costa, Carla João da Silva. "Veicular conceitos matemáticos em estudantes cegos no ensino superior politécnico: pertinência da utilização do multiplano.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1900.
  7. Freire, Ana Luísa dos Santos. "Necessidades de formação/informação de cuidadores informais de indivíduos com sequelas de acidente vascular cerebral: proposta de um programa de formação". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/2282.
  8. Gonçalves, Rita Mónica Simplício. "Cuidadores informais: a (in)formação no cuidado ao idoso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/2737.

Outros

Outra produção
  1. Investigação qualitativa: estudos realizados com recurso a novas tecnologias digitais.. Estamos sob a égide do capitalismo cognitivo que reúne um ambiente de formação tecnológica, um sistema cognitivo e um mundo imaginário (Bifo, 2007). Com o advento das tecnologias digitais que modificam as linguagens, formatos e suportes tecnológicos e mediáticos, ampliamos as características hegemónicas do “semicapitalismo” onde “todo o ato de transformação pode ser substituído por informação e o. 2018. Linhares, Ronaldo Nunes; Ribeiro, Jaime; Tuzzo, Simone; Costa, António Pedro; Remondes, Jorge. http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/335.
  2. A importância do contexto na investigação qualitativa. 2018. Catarina Brandão; Jaime Emanuel Moreira Ribeiro. http://hdl.handle.net/10216/111457.
  3. In Case of Doubt See the Manual: A Comparative Analysis of (Self)Learning Packages Qualitative Research Software. 2017. Fábio Freitas; Jaime Ribeiro; Catarina Brandão; Francislê Neri de Souza; António Pedro Costa; Luís Paulo Reis.
    10.1007/978-3-319-61121-1_16
  4. From student to Occupational Therapist: a survey about training and employment initiation. Introduction: For recent graduates, entering the world of labour is filled with reservations and seems to be an intimidating task that is still poorly documented in the Portuguese context. The acquired academic training is of paramount importance to search and find a first job, especially for newly graduates that still miss work experience. This study explores and describes the experience lived by. 2017. Almeida, Ana; Santos, Fabiana; Ferreira, Lídia; Ribeiro, Jaime Moreira. https://journals.ipleiria.pt/index.php/rnhealth/article/view/81.
  5. O papel da investigação qualitativa em psicologia. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 2017. Catarina Brandão; Stella Taquette; Jaime Ribeiro; Ribeiro, Jaime Moreira. http://hdl.handle.net/10216/108883.
    10.17267/2317-3394rpds.v6i4.1731
  6. Editorial. É com grande prazer que apresentamos essa edição especial da Revista Indagatio Didactica, um espaço editorial do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, Portugal. Este número contém nove artigos que abordam a temática “Investigação Qualitativa e Educação”, textos previamente apresentados no 6º Congresso Ibero-Americano de Investigação Quali. 2017. Teixeira, Ricardo Antonio Gonçalves; Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás; Sanchez, Pedro Corcho; Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y de las Matemáticas, Universidad de Ext; Ribeiro, Jaime; Escola Superior de Sau´de, Polite´cnico de Leiria. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/6038.
  7. Training of working memory in OT with cognitive rehabilitation Software CogniPlus®: a single subject experimental study. Introduction: Cognitive rehabilitation technologies constitute a potential rehabilitation approach in several specific areas of cognition, in which memory is included. The aim of this study is to determine the eventual causal relationships of cognitive rehabilitation software CogniPlus® on the training of working memory in a single case study.Methods: Single subject study or within-subject, quasi-. 2016. Marques, Sara; Virgílio, Joana; Silva, Sara; Lino, Tiago; Ribeiro, Jaime. https://journals.ipleiria.pt/index.php/rnhealth/article/view/16.
  8. Qualitative research in the area of health: the whys and wherefores. 2016. Ribeiro, Jaime; Souza, Dayse Neri de; Costa, António Pedro. http://hdl.handle.net/10773/22066.
    10.1590/1413-81232015218.15612016
  9. A experiência vivida de se tornar um Terapeuta Ocupacional. O estudo aqui descrito torna-se pertinente dada a inexistência de bibliografia relativa a este tema em Portugal e à importância para estudantes que no futuro irão ingressar o mundo laboral da Terapia Ocupacional (TO). Neste sentido, encontra-se em desenvolvimento este projeto relativamente aos recém-licenciados de 2013 e 2014 pela Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei). Tem como objetivo desc. 2015. Santos, Fabiana; Almeida, Ana Rita; Ferreira, Lídia Ribeiro; Ribeiro, Jaime. https://journals.ipleiria.pt/index.php/rnhealth/article/view/48.
  10. Universal Design for Learning (UDL): contributos para uma escola de todos. A abordagem ao currículo one-size-fits-all é ineficaz e segregadora e, para muitos discentes, está repleto de barreiras. Os alunos não aprendem todos do mesmo modo, não se expressam da mesma forma e não estão motivados para a aprendizagem da mesma maneira. Um currículo projetado universalmente responde à diversidade existente nas salas. 2013. Alves, Maria Manuela; Universidade da Beira Interior; Ribeiro, Jaime; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria Unidade de Investigação em Saúde (UIS) Centr; Simões, Fátima; Universidade da Beira Interior Centro de Investigação Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento; Maria Manuela Alves; Jaime Ribeiro; Fátima Simões. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2570.
    10.34624/id.v5i4.4290
  11. As TIC na educação de alunos com necessidades educativas especiais: proposta de um programa de formação para o ensino básico. 2012. Ribeiro, Jaime Moreira; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira. http://ria.ua.pt/handle/10773/9198.
  12. Editorial. 2011. Ribeiro, Jaime; Departamento de Educação Universidade de Aveiro; Costa, António Pedro; Departamento de Educação Universidade de Aveiro; Moreira, António; Departamento de Educação Universidade de Aveiro. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1028.
  13. A utilização das TIC na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: resultados da aplicação piloto do inquérito nacional a Coordenadores TIC/PTE. 2010. Ribeiro, Jaime; Universidade de Aveiro; Almeida, Ana Margarida; Universidade de Aveiro; Moreira, António; Universidade de Aveiro; Jaime Ribeiro; Ana Margarida Almeida; António Moreira. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/930.
    10.34624/id.v2i1.4579
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Mundo azul transição para a vida adulta de jovens com autismo
Orientador
Comunicação Acessível (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 A comunicação entre as equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva e os centros de apoio à aprendizagem no concelho de santarém
Coorientador
Comunicação Acessível (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Hidroterapia e a pessoa com demência: contributos para o desempenho das AVD
Orientador
Intervenção para um Envelhecimento Activo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 - 2017 O contributo das TIC no processo de alfabetização de idosos: uma experiência com o método das 28 palavras
Orientador
Intervenção para um Envelhecimento Activo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 - 2017 Geração seniores em rede: o facebook como promotor de um envelhecimento ativo
Orientador
Intervenção para um Envelhecimento Activo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2017 - 2017 Atividades educativas no processo de envelhecimento – estudo de caso
Coorientador
Intervenção para um Envelhecimento Activo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2016 - 2016 Veicular conceitos matemáticos em estudantes cegos no ensino superior politécnico: pertinência da utilização do multiplano.
Orientador
Comunicação Acessível (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2014 Necessidades de formação/informação de cuidadores informais de indivíduos com sequelas de acidente vascular cerebral: proposta de um programa de formação
Orientador
Intervenção para um Envelhecimento Activo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2014 - 2014 Cuidadores informais: a (in)formação no cuidado ao idoso
Coorientador
Intervenção para um Envelhecimento Activo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Aprendizagem e manuais de utilizador dos QDAS: o caso do webQDA
Arguente principal
Fábio Mauro Garcês de Freitas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 Acessibilidade do ambiente virtual de aprendizagem da universidade federal do recôncavo da Bahia para estudantes com deficiência
Arguente
Aline Pereira da Silva Matos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 "Trissomia 21: (Com) Viver com a Diferença"
Arguente principal
Sílvia Lima de Oliveira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 PRINCÍPIOS INTERVENIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
Arguente principal
AUREO VANDRÉ CARDOSO (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 A massagem lipolítica terapêutica para os seniores e seus benefícios
Arguente principal
Alcimary Pereira Maurício da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/07 - Atual Investigação Aplicada Dietética (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015/07 - Atual Noções de deficiência e incapacidade Mestrado em Comunicação Acessível (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/05 - Atual Produtos de Apoio Fisioterapia (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/05 - Atual Estágio V Terapia Ocupacional (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/05 - Atual Investigação Aplicada Terapia Ocupacional (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/05 - Atual Opção III Terapia Ocupacional (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/05 - Atual Estágio I Terapia Ocupacional (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/05 - Atual Tecnologias de Apoio I Terapia Ocupacional (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/05 - Atual Acessibilidade, Domótica e Robótica Terapia Ocupacional (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012/05 - Atual Tecnologias de Apoio II Terapia Ocupacional (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade
Atual UIS - Unidade de Investigação em Saúde
Atual iACT - Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação
Atual CIDTFF - Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores"