Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ricardo Filipe Pinto Borges Rodrigues
Nomes de citação
- Rodrigues, R. B.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6412-FB60-8201
- ORCID iD
- 0000-0002-6720-2905
Endereços de correio eletrónico
- ricardo.rodrigues@iscte-iul.pt (Profissional)
Moradas
- ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Departamento de Psicologia Social e das Organizações. Av. das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ricardoborgesrodrigues/cv (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Psicologia Social e Organizacional (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2006 - 2007
Concluído
|
Educação Intercultural (Bolsa de Formadores do ACIDI, IP) (Curso médio)
Alto Comissariado para as Migrações, Portugal
|
|
2006 - 2006
Concluído
|
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Curso médio)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
|
2003
Concluído
|
Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Expressões subtis de racismo em crianças brancas com 9 anos de idade: Validação de medidas implícitas de preconceito e discriminação
na infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16,5 |
1999
Concluído
|
Agrupamento Económico-Social (Ensino secundário)
Escola Secundária Matias Aires, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17,0 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal |
2012/09 - 2012/12 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
2006/01 - 2008/07 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal |
2004/02 - 2004/04 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal |
2002/09 - 2003/07 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
2003/04 - 2003/06 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/10/16 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2013 - 2023 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09/01 - Atual | Coordenador Académico Local (ISCTE-IUL) do Erasmus Mundus European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/01/01 - Atual | Membro da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos | Assembleia da República, Portugal |
2013/04/15 - Atual | Director do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2010/10 - Atual | Outra Situação (Formador) | INDUCAR - Educação Não-Formal e Integração Social, Portugal |
2006/02 - Atual | Outra Situação (Formador) | Alto Comissariado para as Migrações, Portugal |
2015/01/15 - 2016/07/15 | Bolsa de Investigação de Cientista Convidado, no projecto “Programa de Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária”, financiado por fundos da Comissão Europeia, Serviços de In | Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal |
2014/09/01 - 2015/07/30 | Bolsa de Investigação de Cientista Convidado, no projecto de investigação “Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação” (FEINPT, ACM) | Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal |
2013/02/01 - 2014/07/31 | Investigador pós-doutorado no projecto Programa de Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária”, financiado por fundos da Comissão Europeia, Serviços de Investigação e Desenvo | Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal |
2012/06/28 - 2013/06/30 | Coordenador do grupo de Investigação 'Groups, Cognition and Intergroup Relations' (GCIR) do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) do ISCTE-IUL | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2004/11 - 2012/02 | Bolseiro de doutoramento (Bolseiro de doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2005/01/03 - 2012/01/21 | Aluno de Doutoramento Título da Tese: Conflicting social norms and White children’s expressions of intergroup racial attitudes Orientadora: Professora Doutora Maria Benedicta Monteiro Co-orientador: P | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2006/01/02 - 2012/01/01 | Formador Cursos: Mitos e Factos sobre a Imigração; Educação Intercultural; Saúde, Imigração e Diversidade Cultural. | Alto Comissariado para as Migrações, Portugal |
2010/10/29 - 2010/11/30 | Professor Convidado Unidade Curricular: Competência Cultural na Prestação de Cuidados de Saúde | Instituto Superior de Línguas e Administração – Santarém, Portugal |
2007/06/01 - 2010/06/30 | Assistente de Investigação Projecto: Socio-cognitive models of social inclusion: Preventing early inter-ethnic discrimination (FCT, ref.: PTDC / PSI / 71271 / 2006) Coordenador: Professora Doutora Mar | Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal |
2009/10 - 2009/10 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal |
2006/01/01 - 2008/07/31 | Secretário Científico da Revista Psicologia Gestão do processo de submissões e de revisão de artigos científicos. | Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal |
2008/03/03 - 2008/06/01 | Formador Curso: Educação Intercultural | Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral, Portugal |
2007/09/01 - 2008/02/29 | Professor Assistente Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações Unidade Curricular: Áreas de Intervenção em Psicologia Social | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2006/01/01 - 2007/02/28 | Professor Assistente Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações Unidades Curriculares: Áreas de Intervenção em Psicologia Social; Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2004/02/01 - 2004/04/30 | Assistente de Investigação Projecto: The effects of power on objective group variability, financiado pela FCT (FCT, Ref.: POCTI / PSI / 43319 / 2001). Coordenador: Ana Guinote Funções: Realização de e | Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal |
2002/09/01 - 2003/07/31 | Assistente de Investigação e Formador Projecto: European Social Survey (ESS, ronda 1 e 2) Funções: Desenvolvimento e Condução de um curso sobre Metodologia Random Route dirigido a entrevistadores de c | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2004/12/01 - 2008/11/30 | THE DEVELOPMENT OF SUBTLE EXPRESSIONS OF ETHNIC PREJUDICE, DISCRIMINATION IN WHITE CHILDREN DURING CHILDHOOD, AND INTERETHNIC
CONTACT IN THE SCHOOL CONTEXT: ARE THE CONSEQUENCES OF DISCRIMINATION ALSO SUBTLE
SFRH/BD/16834/2004
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Socio Digital Laboratory for Public Policy
LA/P/0125/2020
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Estudos Africanos, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal Universidade da Beira Interior, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10/01 - 2021/09/30 | The social development of human values in childhood and early adolescence
PTDC/SOC-SOC/30635/2017
Investigador responsável
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2017/01/01 - 2020/12/31 | Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Universidade de Utrecht, Países Baixos THE CHANCELLOR, MASTERS AND SCHOLARS OF THE UNIVERSITY OF OXFORD, Reino Unido UNIVERSITY COLLEGE OF SOUTHEAST NORWAY, Noruega UNIVERSITEIT VAN AMSTERDAM, Países Baixos ISTITUTO UNIVERSITARIO EUROPEO, Itália FREIE UNIVERSITAET BERLIN, Alemanha UNIVERSITA' DEGLI STUDI DI MILANO-BICOCCA, Itália Universidade de Porto, Portugal HELLENIC OPEN UNIVERSITY, Grécia UNIWERSYTET WARSZAWSKI, Afeganistão UNIVERSITETET I OSLO, Noruega Institut de recherche et d'information sur le volontariat, França INTERNATIONAL STEP BY STEP ASSOCIATION, Países Baixos ANDRIESSEN JEFFREY ELBERTUS BARTHOLOMEUS, Países Baixos Masarykova univerzita, República Checa Universidade de Coimbra, Portugal |
European Commission European Commission Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for Research and Social Intervention
UID/PSI/03125/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/08 - 2015/06 | Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Alto Comissariado para as Migrações Alto Comissariado para as Migrações Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Strategic Project - UI 3125 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI3125/2011
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/11/05 - 2010/11/04 | Socio-cognitive models of social inclusion: preventing early inter-ethnic discrimination
PTDC/PSI/71271/2006
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/09 - Atual | SIforAge: Social Innovation for Active and Healthy Ageing
SIforAGE
Investigador
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
|
Em curso
|
2009 - 2013 | NORFACE, Transnational Child Raising Arrangments between Africa and Europe (TCRAf-Eu)
TCRAf-EU/2009
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
Concluído
|
2007/06 - 2010/06 | Modelos sócio-cognitivos de inclusão social e prevenção da discriminação inter-étnica
PTDC / PSI / 71271 / 2006
Bolseiro de Doutoramento
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001/09 - 2003/09 | Os efeitos do poder na variabilidade real dos grupos
POCTI / PSI / 43319 / 2001
Investigador
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2010 | Why a (mis)match? Developmental association between implicit and explicit ethnic attitudes | Small Group Meeting Developmental Perspectives on intergroup prejudice: advances in theory, measurement and intervention
European Association of Social Psychology (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Cada cabeça, duas sentenças: percepção e activação das normas do anti-racismo e da lealdade endogrupal e avaliações inter-raciais em crianças Brancas de origem Lusa | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
|
2009 | Cuidados parentais à criança hospitalizada em situação de doença aguda | II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa
(Coimbra, Portugal)
|
2009 | Being Portuguese or belonging to this school: how to build positive intergroup relations at school? | I International Conference of Psychology and Education
(Covilhã, Portugal)
|
2008 | Participação parental nos cuidados à criança hospitalizada: frequência, importância e responsabilidade percebida pelos pais | 11st Conference of Nursing Reseach
(Porto, Portugal)
|
2008 | The development of children’s ethnic attitudes: the role of perspective-taking and social norm of inclusion as three path mediators of the age effect | 15th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology
(Opatija, Croácia)
|
2007 | Why does ethnic inter-group bias decrease with age? Perspective-taking and social inclusion norm as three path mediators | 13th European Conference on Developmental Psychology
(Jena, Alemanha)
|
2007 | Development of ethnic attitudes during childhood: perspective-taking and social norms as chain mediators of the age effect on ethnic attitudes. | 10th Jena Meeting on Intergroup Processes. Social Diversity in Modern Societies: Threats and Challenges to Identities and
Relations between Social Groups
(Oppürg, Alemanha)
|
2007 | Desenvolvimento das atitudes étnicas na infância: raciocínio meta-cognitivo e norma da inclusão como mediadores do efeito da idade nas atitudes étnicas | IV Encontro de Investigação pós-graduada de Psicologia Social e das Organizações
(Lisboa, Portugal)
|
2006 | O papel do controlo normativo e da percepção da norma anti-racista na expressão de preconceito inter-étnico na infância | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora, Portugal)
|
2006 | The cognitive and socio-normative development of ethnic inter-group attitudes during childhood: integrating different theoretical approaches | British Psychological Society Social Psychology Section 53rd Annual Conference
(Birmingham, Reino Unido)
|
2006 | As crianças são preconceituosas? O desenvolvimento do preconceito étnico na infância | Diálogos sobre Preconceito, Imigração e Integração - Ciclo de Colóquios "Psicologia Social e Comunidade"
ISCTE-IUL - Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social e das Organizações (Lisboa, Portugal)
|
2006 | Efeito da pressão sócio-normativa na expressão das atitudes étnicas: alguns resultados divergentes | Seminário de Projecto em Grupos e Relações Intergrupais dos Estudos Pós-graduados em Psicologia Social e das Organizações
do ISCTE
(Lisboa, Portugal)
|
2006 | E se ninguém estiver a ver? O efeito da pressão sócio-normativa na expressão das atitudes étnicas na infância: efeito moderador da percepção da norma anti-racista | Seminários de Pesquisa dos Estudos Pós-graduados em Psicologia Social e das Organizações do ISCTE
(Lisboa, Portugal)
|
2003 | Representações sociais dos direitos das mulheres na legislação internacional e portuguesa | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/03/17 - Atual | The development of ambivalent sexism and gender relations in childhood: A tale of princesses and prince s that live apart
Orientador de Margarida Gonçalves Cavadas
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/03/17 - Atual | Muslim´ acculturation in Portugal: a bidirectional approach
Orientador de Tatiane Kesia Soares Rigamont
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/12/05 - Atual | The relationship between basic human values and social attitudes towards diversity among children and young adolescents in
Portugal
Orientador de Raquel de Freitas Pires Monteiro Correia
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/30 - Atual | ?We are the World:? Moderate Mediation of Group Identification and Skin Color in Attitudes Towards Collective Action in the
Perception of Racial Discrimination
Orientador de Alexandra Vanessa Amândio Coelho Cosmelli Guerra Paz
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/29 - Atual | Attitudes towards racial quotas in University
Orientador de Catarina Candeias Martins
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/24 - Atual | Home By Choice: Feminist Perspective towards Stay-At-Home Mothers in Nigeria
Orientador de Akinsanya Lola Mobolaji
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/21 - Atual | The Role of Communications Styles and Ethos of Conflict in Mental Health Issues in Transgenerational Trauma of Alevi Kurdish
Diaspora in Germany
Orientador de Zelal Ag
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/10/20 - Atual | Gender representations in advertising and influence on consumption
Orientador de Maria de Fátima Martins Mendes
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/10/11 - Atual | Racial Discrimination and Mental Health
Orientador de Carla Galante Soares
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/09/01 - Atual | Investigating the influences of subjective norms and individual values on online gambling behaviours: the moderating role
of self-regulation
Orientador de Aslican Zayif
|
Psychology (Doutoramento)
Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL), Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/08/08 - Atual | Racist and sexist demonstrations in childhood; Collective action theroy; The importance of studying civics in school.
Orientador de Gabriela Marina Barbosa Augusto
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/01/07 - Atual | The role of feminism and antisexism labelling on actions towards gender equity
Orientador de Rita do Carmo Neves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - Atual | The development of ambivalent sexism and gender relations in childhood: A tale of princesses and prince s that live apart
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/02 - Atual | Teachers Cultural Competencies Diagnosis
Orientador de Mariana Nobre Tavares
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/02 - Atual | -
Orientador de Beata Gabriella Nagy
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/02/04 - Atual | Human values and ambivalent sexism in childhood and reparative behavior of gender inequalities.
Orientador de Erika Mendes Gomes
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/30 - Atual | Normas sociais e atividade física
Orientador de Catarina Isabel Nunes Mota
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/30 - Atual | Tabagismo na adolescência: papel predictor das normas no grupo de pares
Orientador de Ana Cláudia Castro Dias da Silva
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/10/30 - Atual | Clima Escolar, Liderança e Perceção de Eficácia: Um estudo de caso com professores do ensino...
Orientador de Sara Maria Flores Rolo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2011 - Atual | Contributo dos conflitos entre docentes em contexto escolar para o clima da escola: Papel do estilo de liderança
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2011 - Atual | A comunicação nas escolas e o seu contributo na relação escola – família
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2011 - Atual | Preditores das Atitudes Implícitas e Explícitas de Profissionais que trabalham com Pessoas com Deficiência
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Social da Saúde (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2009/01/01 - Atual | A necessidade de uma apresentação positiva da Viola d' arco
Coorientador de Carina Alexandra Lajoso da Rocha
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | De Passado para Presente: O Papel da Comunicação e Narrativa Histórica na Transmissão Transgeracional de Trauma Histórico
na Diáspora Curda Alevi na Alemanha
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | Atitudes dos professores face à diversidade racial na escola: Papel das atitudes raciais, autoeficácia e dos valores percebidos
da escola
Orientador
|
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | O impacto da discriminação racial na saúde mental e sentimento de pertencimento de estudantes universitários no Brasil
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | Casa por escolha? Uma análise qualitativa das experiências e decisões de ser mãe que fica em casa na Nigéria
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/10/03 - 2022/12/22 | The role of teachers? intercultural competence and class diversity on students' wellbeing and academic performance.
Orientador de Margarida Grácio de Sousa
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/13 - 2022/12/21 | Perception and evaluation of adults regarding the expression of sexism in children: Moderating role of the type of sexism
and gender of the participant
Orientador de Joana Catarina Martins Henriques
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/10/10 - 2022/12/20 | Intergroup Conspiracy Beliefs and Anti-Asian Aggression During COVID-19: The Role of Intergroup Emotions, Ingroup Identification
and Norms
Orientador de Femke Fredericke Becherer
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/29 - 2022/12/19 | Singing to Exist. Narratives and Trajectories of African and Afro-descendant Rappers in Lisbon
Orientador de Jonatan Israel Benebgui
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/23 - 2022/12/16 | Ambivalent Sexism and sexual harassment in Korean Dramas: a content analysis of two romantic k-dramas
Orientador de Ginevra Passiglia
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Cantando Para Existir. Narrativas e Trajetórias de Rappers Africanos e Afrodescendentes em Lisboa
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Sexismo ambivalente e assédio sexual em dramas coreanos: uma análise de conteúdo de dois k-dramas românticos
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | O papel da competência intercultural dos professores e do grau de diversidade da turma no bem-estar e desempenho académico
dos alunos.
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Crenças de Conspiração Intergrupal e Agressão Anti-Asiática Durante a COVID-19: O Papel das Emoções Intergrupais, da Identificação
Grupal e das Normas
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Perceção e avaliação dos adultos face à expressão de sexismo em crianças: Papel moderador do tipo de sexismo e do género do
participante
Orientador
|
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/04/09 - 2021/12/21 | Intercultural competence and teachers' professional well-being: the moderating role of school climate and students' ethnic
and cultural diversity
Orientador de Mariana Nobre Tavares
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/18 - 2021/11/30 | Generalized Prejudice Reduction: Speciesism, Sexism and Racism - What if We Can Diminish All by Tackling Just One?
Orientador de Dusan Pajovic
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | Redução generalizada de preconceitos: especismo, sexismo e racismo - e se pudéssemos diminuir tudo atacando apenas um?
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | Competência intercultural e bem-estar profissional dos professores: o papel moderador do clima escolar e da diversidade étnica
e cultural dos alunos
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/01/01 - 2020/12/31 | Navigating social class in childhood: development of intergroup relations and self-categorization (FCT funded)
Orientador de Maria Leonor dos Anjos Pereira da Costa Novo
|
Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/28 - 2020/12/29 | Gender, non-verbal communication and job satisfaction: Role of perceived prescriptive norms in the organization
Orientador de Inês Beatriz Seromenho de Cintra
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/09/01 - 2020/12/21 | Protecting Well-being in face of Perceptions of Discrimination: Extending the Rejection Identification Model among low-status
Turkish Cypriots
Coorientador de Hazal Bariser
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/09/01 - 2020/12/18 | Family, Peers and Culture: What Shapes Perceived Intimate Partner Violence in Portuguese Youth?
Coorientador de Maria Pizarro Miranda Malheiro Garcia
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/07/10 - 2020/07/30 | Effects of social power in the development of ambivalent sexism in childhood
Orientador de Ana Carolina dos Santos Pereira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/01/09 - 2020/01/09 | Discrimination of poor children in childhood: the role of implicit and explicit social class self-categorization moderated
by age and socio-economic status
Orientador de Maria Leonor dos Anjos Pereira da Costa Novo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2020/01/09 | A infância da construção social da pobreza e dos comportamentos face aos pobres
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2020 | Efeito do poder social no desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2020 | Género, comunicação não verbal e satisfação no trabalho: Papel das normas prescritivas percebidas na organização
Orientador
|
Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/17 - 2019/11/26 | "Liberté, Égalité, Fraternité?" How different conceptions of Laïcité and threat perception motivate dehumanization of Muslims
and vote choices among (ir)religious majorities in France.
Orientador de Latasa Margot
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/06/02 - 2019/07/12 | Development of Ambivalent Sexism in Childhood: Effect on Future Career Aspirations
Orientador de Stefanie Richters
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | Muslim´ acculturation in Portugal: a bidirectional approach
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | Desenvolvimento do sexismo ambivalente na infância: efeito nas aspirações futuras de carreira
Orientador
|
Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Erasmus Mundus) (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | Liberté, Égalité, Fraternité?" De que modo diferentes concepções de laicidade e de perceção de ameaça intergrupal motivam
a desumanizaçao dos muçulmanos e a escolha de voto das maiorias (a)religiosas em França?
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/10/28 - 2018/12/18 | Development of Ambivalent Sexism and Gender Stereotypes among Children and Adolescents: Effects on Behavioral Intention to
Stereotypic Task Division
Orientador de Margarida Gonçalves Cavadas
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/11/03 - 2018/12/12 | Perceptions of Eating Disorders: Lay Causes and Intentions to Engage with People of Colour Suffering from Eating Disorders
Orientador de Ismat Ara Khan
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/09/28 - 2018/12/11 | Perceived Accent and Acculturation Strategies in Portuguese - speaking African Countries (PALOP) and Brazilians living
in Portugal.
Orientador de Etiane Eunice Carvalho da Gama
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/11/04 - 2018/11/07 | The effect of Negative and Positive Contact on Prejudice Reduction in Portuguese Adolescent in the School Context
Coorientador de Anna Pegna
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Sotaque Percebido e Estratégias de Aculturação em estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)
e brasileiros a viverem em Portugal.
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Desenvolvimento do Sexismo Ambivalente e Estereótipos de Género na Infância e Adolescência: Efeitos na Intenção Comportamental
para a Divisão Estereotípica das Tarefas
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2018 | Percepções de Transtornos Alimentares: Causas e Intenções de Interação com as Pessoas de Cor que Sofrem de Transtornos Alimentares
Orientador
|
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/10/28 - 2017/12/13 | Sea Your Age Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção de bem-estar em crianças do
ensino pré-escolar e pessoas idosas
Coorientador de Mariana Simões Ribeiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/30 - 2017/05/02 | Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Atitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals
in the Rehabilitation Area
Coorientador de Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/27 - 2016/12/20 | The Influence of Received Integration Efforts on Immigrant's Adaptation and Integration in Norway
Coorientador de Maria Madalena Ferrão Mateus
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/02/25 - 2016/12/09 | A idade Importa? Perceção das Crianças face a pessoas Jovens e Idosas
Coorientador de Lara David Kahrel
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/11/04 - 2016/12/06 | Prática de Atividade Fisíca, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da
Imagem Corporal
Orientador de Cristiana Pestana Santos
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/29 - 2016/12/02 | O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças entre os seis e os dez anos
Orientador de Ana Beatriz Reigada Silvério
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/28 - 2016/11/25 | Prevalência e Tipologia de Bullying em Contexto Escolar: Relação com o Sucesso Escolar e o Bem- Estar
Coorientador de Ana Filipa dos Santos Mota
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças entre os seis e os dez anos
Orientador
|
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | "Prática desportiva na intervenção com crianças e jovens em risco"
Orientador
|
Intervenção Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/10/30 - 2014/11/18 | O Envolvimento Parental na Educação Pré-Escolar: Percepções de Pais Professores e Direcção Escolar
Orientador de Anabela Margarida da Silva Viegas
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | O Envolvimento Parental na Educação Pré-Escolar: Percepções de Pais Professores e Direcção Escolar
Orientador
|
Administração Escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Discrimination of poor children in childhood: the role of implicit and explicit social class self-categorization moderated
by age and socio-economic status
Orientador
|
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/12/17 | A Idade dos Afectos. Avaliação de Necessidades de Contacto Intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia)
de Lisboa
Coorientador de Susana Maria Fernandes Martins
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/06/12 - 2012/12/12 | Proposta de projecto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens
Coorientador de Filipa Cunha dos Santos
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/10/21 - 2021/10/22 | III Congresso Internacional RESMI 2021 (2021/10/21)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2021/01/27 - 2021/01/27 | International Online Conference: Education: What’s next? Formal education and training and the transition from school to work
in rural areas. (2021/01/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2010 - 2010 | Developmental Perspectives on Subtle and Explicit Intergroup Prejudice: Advances in Theory, Measurement, and Intervention
Encontro
|
Small Group Meeting
European Association of Social Psychology, Portugal
|
2010 - 2010 | Mitos e factos sobre a imigração: a perspectiva das notícias em perspectiva
Seminário
|
Média, Imigração e Diversidade
ACIDI, IP e CENJOR, Portugal
|
2009 - 2009 | Cada cabeça, duas sentenças: aprendizagem e activação de normas ao longo da infância e avaliações interétnicas
Seminário
|
Seminário “Normas e Comportamento Social”
ICS-IUL, Portugal
|
2008 - 2008 | Saúde e Imigração
Seminário
|
Cidadania e a Equidade nos Cuidados de Saúde
Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, Portugal
|
2007 - 2007 | Acesso das comunidades imigrantes aos cuidados de saúde
Conferência
|
Respostas Sociais para Minorias Étnicas
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | Educação Intercultural
Oficina (workshop)
|
Construir a Igualdade pela Diferença
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Beja, Portugal
|
2006 - 2006 | Diálogos sobre Preconceito, Imigração e Integração
Conferência
|
Ciclo de Colóquios - Psicologia Social e Comunidade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 | Ensino bilingue no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Experiência organizacional num colégio em Lisboa | Ana Mafalda Bernardo Duarte d'Almeida Braz (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
Atual | In Mind | |
2006/01/01 - 2008/07/31 | Psicologia | Colibri |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2008 - Atual | Relatório técnico: Relatório de Avaliação do Impacto das Sessões de Formação da Bolsa de Formadores do ACIDI, I.P. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2009/10 - Atual | Competência Cultural na Prestação de Cuidados de Saúde | Pós-graduação em Enfermagem de Anestesia e Emergência (Diploma de especialização) | Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Internship in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Introduction to Social Psychology | Social Work (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Conflict Negotiation and Mediation | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Communication in Education | ISCTE Business School (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Diversity and Intercultural Relations in School Context | Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Internship in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Stereotyping, Prejudice, and Discrimination: Advanced Topics | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Social Psychology | Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Introdução à Psicologia Social | Escola de Ciências Sociais e Humanas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Negociação e Mediação de Conflitos | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Introduction to Social Psychology | Escola de Ciências Sociais e Humanas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Conflict Negotiation and Mediation | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Master Project in Psychology of Intercultural Relations (2020) | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Estágio em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar | Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Trabalho de Projecto em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Estágio em Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Master Dissertation in Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Master Project in Pir | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Diversity and Intercultural Relations in School Context | Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Communication in Education | ISCTE Business School (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Internship in Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Stereotyping, Prejudice, and Discrimination: Advanced Topics | Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Master Dissertation in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Conflict Negotiation and Mediation | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Internship in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Master Dissertation in Psychology of Intercultural Relations (2020) | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Master Dissertation in Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais (2020) | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Estágio em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Negociação e Mediação de Conflitos | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Master Project in Pir | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Internship in Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Diversity and Intercultural Relations in School Context | Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Internship in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Stereotyping, Prejudice, and Discrimination: Advanced Topics | Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Communication in Education | ISCTE Business School (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade | Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Estágio em Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Comunicação em Educação | Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Trabalho de Projecto em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Conflict Negotiation and Mediation | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Master Dissertation in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Master Dissertation in Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Introduction to Social Psychology | Sociology (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Internship in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Negociação e Mediação de Conflitos | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Estágio em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Dissertação em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Pedagogical Supervision | Pedagogical Supervision (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Internship in Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Internship in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Diversity and Intercultural Relations in School Context | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Introduction to Social Psychology | Social Work (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Master Dissertation in Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Internship in the Psychology of Intercultural Relations | Psychology of Intercultural Relations (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Master Dissertation in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society | Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Stereotyping, Prejudice, and Discrimination: Advanced Topics | Erasmus Mundus in Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Communication in Education | School Administration (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Introdução à Psicologia Social | Serviço Social (PL) (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Estágio em Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Comunicação em Educação | Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Estágio em Psicologia das Relações Interculturais | Psicologia das Relações Interculturais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Supervisão Pedagógica | Supervisão Pedagógica (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2009 - 2009 | Superar Atitudes Inovando: uma criança vários bairros | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ACIDI, IP, AGP, AMRT, GRAAL, LUSOTEMP, Portugal |
2007/09 - 2008/02 | Psicologia Social da Educação | Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2008 - 2008 | Aprendizagem Intercultural | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Instituto de Segurança Social de Portalegre, Portugal |
2006/09 - 2007/02 | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2006/09 - 2007/02 | Áreas de Aplicação da Psicologia Social | Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2004 - 2004 | Modelo de mediação: definição, pressupostos e análise no SPSS | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2003 - 2003 | Metodologia "Random Route" | Especialização (Curso médio) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2012 - 2012 | Entrevista sobre o 'Preconceito Racial na Infância' concedida ao Programa Televisivo 'Nós', da RTP 2 |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011/02 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
2008/02 - Atual | Society for the Psychological Study of Social Issues | |
2006/01 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia | |
2006/11 - 2010/11 | European Association of Social Psychology |
Distinções
Outra distinção
2014 | Prémio pela publicação do livro ‘Marques, S., Vauclair, C.M., Rodrigues, R. B., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F., Sena, C & Leitão, E. (2014). imAGES: intervention program to prevent ageism in children’. Lisboa: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa & |
2014 | Prémio pela publicação do artigo: Cunha, F., Marques, S. & Rodrigues, R. (2014). GerAções Lx: pilot project to decrease ageism and promote a positive self-concept in youngsters and seniors. Journal of Intergenerational Relationships 12(2), 184-191 |
2013 | Co-orientação de tese distinguida com o Prémio Silva Leal, Edição 2013. Tese “GeraAções LX – Proposta de projeto piloto para
diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens”, da autoria de Filipa Cunha dos Santos
ISCTE-IUL e Secretaria de Estado da Segurança Social, Portugal
|
2012 | Tese de doutoramento com louvor e distinção
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2003 | Prémio Kurt Lewin - Melhor aluno da Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações 1999-2003
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Departamento de Psicologia Social e das Organizações & CEGOC, Portugal |