Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Soraia Simões
- Data de nascimento
- 1976/12/07
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Simões, Soraia
- Andrade Simões de, Soraia
- do Céu, Laura
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6913-BC9D-97BE
Endereços de correio eletrónico
- soraiasimoes@fcsh.unl.pt (Profissional)
- muralsonoro.soraiasimoes@gmail.com (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 919789488 (Profissional)
Websites
- https://www.muralsonoro.com/ (Profissional)
- https://deoignota.blogspot.com/ (Blogue)
- https://www.muralsonoro.com/cadernosah (Feed)
- https://soundcloud.com/popolbug/ (Feed)
- https://m.soundcloud.com/iintemperie (Feed)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Ética
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/09 - 2021/11/19
Concluído
|
Doutoramento em História (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Muito bom |
2020/12 - 2021/02
Concluído
|
Problemáticas em Estudos Urbanos (Outros)
Especialização em Estudos Urbanos, cadeira opcional
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Muito bom |
2015 - 2019
Concluído
|
História (Mestrado)
Especialização em Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Fixar o (in)Visível. Os Primeiros Passos do RAP em Portugal 1986 - 1998" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
2015 - 2016
Concluído
|
Historia do Colonialismo Europeu no século XIX (Outros)
Especialização em História Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Excelente |
2015 - 2016
Concluído
|
História das Ideias Políticas Contemporâneas (Outros)
Especialização em História Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Excelente |
2011 - 2012
Concluído
|
Estudos de Música Popular (Pós-Graduação)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
|
1989 - 1994
Concluído
|
Grupo de Teatro Trupe Leal Conselheiro (Outros)
Especialização em Teatro
Núcleo de Teatro Dom Duarte , Portugal
|
|
1987 - 1991
Frequentou
|
música (Menos de 4 anos de escolaridade)
Conservatório de Música de Coimbra, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/02/12 - 2020/08/10 | Investigador (Investigação) | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/01 - Atual | Conselho consultivo (composto por autores na área literária-musical; agregação por convite: CESEM, IHC e OCP) | Observatório da Canção de Protesto, Portugal |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | ||
2015 - Atual | Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira [carácter instrumental] | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2015/01 - 2022/10 | Aulas e apoio escolar: Português A, História, Português B/língua não materna | Associação Mural Sonoro, Portugal |
AH! Artes e Humanidades (espaço multiusos da Associação Mural Sonoro), Portugal | ||
2021/09/20 - 2021/11/30 | Curadoria 'graffiti-colecção mediterrâneo' | MuCEM Marseille, França |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | ||
2020/06/22 - 2021 | Directora Revista Mural Sonoro | Editora Caleidoscópio, Portugal |
Associação Mural Sonoro, Portugal | ||
2017 - 2021 | Revisão de texto | Editora Caleidoscópio, Portugal |
2015 - 2021 | fóruns, acções de formação, mesas rendondas | Associação SOS Racismo, Portugal |
Associação SOS Racismo, Portugal | ||
2020/01 - 2020/03 | Curadoria [Ouvir, Ver, Emancipar] | Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal |
Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal | ||
2017/08/30 - 2019/08/30 | Comissão de Honra | Bloco 4 Foundation, Maputo, Moçambique |
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique | ||
2017 - 2019 | A Guitarra de Coimbra (autoria, realização) | Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal |
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal | ||
2016/01/06 - 2017/06/30 | RAPortugal 1986-1999 [investigação, direcção artística] | Direcção Geral das Artes, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2017/04 - 2017/05 | Cinema é Liberdade (curadoria, moderação) | Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | ||
2013/01/04 - 2015/11/01 | Curadoria: sessões sobre música (composição, literatura musicada, organologia, produção) na segunda metade do século XX com vários autores | Museu Nacional da Música, Portugal |
Museu Nacional da Música, Portugal | ||
2008 - 2011 | Crítica Cultural | Rua de Baixo revista digital, Portugal |
Rua de Baixo revista digital, Portugal | ||
2008/01 - 2010/12/31 | Crítica Musical | Revista Feedback Nova Música Portuguesa, Portugal |
Revista Feedback Nova Música Portuguesa, Portugal | ||
2008 - 2010 | Professora convidada segundo semestre | ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal |
ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/10 - 2025/10 | Literaturas de uma Mulher Musical em Trânsito (Amélia Muge Moçambique-Portugal 1975-2000)
Bolseiro de Doutoramento
Associação SOS Racismo, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/07/14 - 2020/05/14 | «Mulheres na Música, papéis, repertórios de luta e resistências»
Investigador responsável
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Concluído
|
2015/01/01 - 2017/12/31 | RAPortugal 1986 - 1999
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
|
Direcção Geral das Artes
Concluído
|
2015/11/25 - 2016/11/25 | Extrema Esquerda. Porque não fizemos a Revolução?
Investigador
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Rádio e Televisão de Portugal SA
Concluído
|
2015/05/15 - 2016/05/15 | Europeana Sounds
Investigador
The British Library , Reino Unido
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/06/22 - Atual | AH!
_______
co-directora
Associação Mural Sonoro, Portugal
|
Não financiado
|
2017 - 2019 | Memória para Todos
Outra
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2012 | A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria
---
realização com Tiago Pereira
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Website |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Conto de ficção |
|
Exposição de curadoria/museu |
|
Gravação áudio |
|
Guião |
|
Interpretação artística |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/02 | «A supremacia masculina do hip-hop em tempos de maioria absoluta» | Série VI – 2019 | Modernidade e Tradição | grupo de investigação: Economia, Sociedade, Património, Inovação
Maria Fernanda Rollo, Ana Paula Pires e Maria Inês Queiroz (Lisboa, Portugal)
|
2018/04 | a convite de Fernanda Rollo e Luísa Metello Seixas; texto: «RAPresentar a cidade invisível» | Cidade cidadã
Portugal Smart Cities, Fil (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/16 | 14:30 Soraia Simões (IHC-FCSH | : 1955-1999. Um Arquivo para todos/as! Novos lugares: reproduções de memórias e história das músicas populares num écran 15:15 Paula Caspão (CET-FLUL | FCT): Pequeno diagrama de performatividade(s) galopante(s) no pensamento do arquivo em dança 16:00 Coffee Break 16:30 - 19:30 Workshop Dança, Memória, Arquivo Paula Caspão (CET-FLUL | FCT) Ana Bigotte Vieira (Investigadora, PHD) | João Fiadeiro (Coreógrafo) | João Santos Martins (Coreógrafo) | Seminário Internacional de Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017/11/10 | a convite da Bloc4 Foundation 'A emergência do RAP em Portugal: factores performáticos e teor social das letras' | Colóquio Reinventar o discurso e o palco: o RAP entre saberes locais e olhares globais
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
|
2017/07/29 | a convite da Associação José Afonso; colóquio - concerto denominado «Como se Fora seu Filho», comunicação: «MusicAtenta e RAP, "tudo depende da bala e da pontaria": do exílio às ruas (1961 - 1994)». Tema do painel: «Como é que da Política se chega à Música e da Música à Consciência?». Outros intervenientes: João Madeira e João Vasconcelos e Sousa. | «Como é que da Política se chega à Música e da Música à Consciência?»
Biblioteca Municipal de Grândola (Grândola, Portugal)
|
2017/07/15 | a convite de Boaventura Sousa Santos e Sara Araújo (CES) «Temos passados não antecendentes, o RAP e a luta contra a xenofobia em Portugal» | RAPensando as Ciências Sociais e a Política
Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra, Portugal)
|
2017/05/10 | a convite do CHAM (FCSH NOVA); na terceira edição do FOrA Festival da Oralidade do Algarve, mostra de património cultural imaterial do Algarve em Portimão e Alvor | Se a Memória Não me Falha...
CHAM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portimão, Portugal)
|
2017 | RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada (2017) in Livraria Ler Devagar. Sessão introduzida por Otávio Raposo (ISCTE) e Djone Santos (músico de General D&Os Karapinhas). | RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada (Simões, Soraia 2017)
Livraria Ler Devagar (Lisboa, Portugal)
|
2016/09/05 | a convite da Biblioteca Municipal de Penacova: Memórias e Sons locais sem paredes https://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2016/9/26/conferncia-biblioteca-municipal-de-penacova-novos-processos-de-preservao-e-divulgao-do-patrimnio-imaterial | Novos Processos de Preservação e Divulgação do Património Imaterial
Biblioteca Municipal de Penacova (Coimbra, Portugal)
|
2016/04/21 | 16:15 | Painel 2 - Música, Identidade e Política “Música e participação sociopolítica de jovens bolivianos em Buenos Aires e Bilbao” | Sónia Pereira e Ana Estevens (CEG, IGOT-ULisboa) “O rap e o mundo digital: entre o bairro e o mundo” Ricardo Campos (CICS.Nova, FCSH-Universidade Nova de Lisboa) “RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986-1996” | Soraia Simões (IHC-FCSH NOVA, Mural Sonoro) Comentador: Otávio Raposo (CIES, ISCTE-IUL) | Seminário Música, Jovens e Migrações
Instituto de Georgafia e Ordenamento do Território (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09/15 - 2022/09/15 | A Música na Poesia, uma perspectiva filosófica, com Rui Nunes (escritor, ex professor de filosofia do ensino secundário) organização
e conversa (2022/09/15 - 2022/09/15)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Associação Mural Sonoro, Portugal |
2015/07 - 2015/08 | Curadoria, moderação Auditório Cem Soldos in Festival Bons Sons'15 com Manel Cruz e Criatura. Música popular, conceitos e
contemporaneidade. (2015/07 - 2015/08)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
|
2014/05/31 - 2014/05/31 | Curadoria e moderação 'Música e Política' com Manuel Rocha (Brigada Victor Jara, Conservatório de Coimbra) e Ruben de Carvalho
(Programador Cultural Avante, Historiador, Jornalista) (2014/05/31 - 2014/05/31)
Encontro (Outra)
|
Museu Nacional da Música, Portugal |
2014/03/22 - 2014/03/22 | Curadoria e moderação 'O cante alentejano, a adaptação na música popular, discursos sobre identidades e territórios' com Janita
Salomé e Francisco Colaço (2014/03/22 - 2014/03/22)
Encontro (Outra)
|
Museu Nacional da Música, Portugal |
2014/01/31 - 2014/01/31 | Curadoria e moderação: Tecnologias da Produção e Recepção Musical com Fernando Abrantes (Kraftwerk) e António Pinheiro da
Silva (engenheiros de som) (2014/01/31 - 2014/01/31)
Encontro (Outra)
|
Museu Nacional da Música, Portugal |
2013/04 - 2013/05 | Curadoria e moderação Música e Sociedade
'O papel da Música Popular nos diferentes aspectos da vida em sociedade, a sua ubiquidade [...]' Com José Mário Branco e Sebastião
Antunes (2013/04 - 2013/05)
Encontro (Outra)
|
Museu Nacional da Música, Portugal |
2013/03/16 - 2013/03/16 | Curadoria e moderação: Viver a Música a partir da «periferia»? com Marta Miranda (OqueStrada), António Avelar Pinho, Chullage
(rapper) (2013/03 - 2013/03)
Encontro (Outra)
|
Museu Nacional da Música, Portugal |
2013/02/17 - 2013/02/17 | Curadoria e moderação: Músico Profissional, que futuro? com Carlos Barretto (músico de jazz), Fernando Girão (compositor,
intérprete), Tozé Brito (SPA) (2013/02/17 - 2013/02/17)
Encontro (Outra)
|
Museu Nacional da Música, Portugal |
2012/11 - 2012/12 | Direcção artística a convite de Joana Synek e Joana Vaz Silva (produtoras de cinema) projecto: MusicAtenta - encontros de
sons, músicas e palavras no Largo do Intendente. Com Chullage, LBC Soldjah (Flávio Almada), Nataniel Melo, Jakilson Pereira. (2012 - 2012)
Encontro (Outra)
|
Associação Mural Sonoro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/05/11 - 2023/05/11 | participação a convite de He For She Coimbra e NUDAAC num painel de discussão sobre autoras nas artes que entraram anos
mais tarde na especialização e teoria das suas práticas. Outras convidadas: Mariana Liz (Cinema, Mutim) Desirée Pedro (Círculo
de Artes Plásticas de Coimbra)
Mesa-redonda
|
Mulheres nas Artes
Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitectura (DARQ) _ Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal
|
2022/09/29 - 2022/09/29 | Leituras, apresentação, conversa 'a gaivota ou a vida em torno do lago' da autoria de Susana Fuentes* (poesia, edição 2021
7 Letras). Leituras de Margarida Vale de Gato, apresentação de Soraia Simões de Andrade. Convite de Susana Fuentes.
Encontro
|
Editora 7Letras, Brasil
|
2021/01/21 - 2021/01/22 | 'Mulheres e Música, testemunhos: experiências de emancipação' a convite da UMAR- Mulheres Alternativa Resposta. Sessão conjunta
do CCIF/UMAR e do Centro Estudos Galegos -Universidade Nova Lisboa, com a colaboração do departamento de Estudos Galegos da
Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ e da equipa do Modelo Burela da Galiza.
Conferência
|
Mulheres e Música: Representatividade e Emancipação na Música Popular e Tradicional
Centro Estudos Galegos - Universidade Nova Lisboa, Portugal
|
2020/01/08 - 2020/01/08 | Exibição Documentário A Guitarra de Coimbra no TAGV. Conversa com Sérgio Dias Branco (Estudos Filmicos, Lipa UC) a seguir
à projecção'. Convite do TAGV: https://tagv.pt/agenda/a-guitarra-de-coimbra/
Exposição
|
"A Guitarra de Coimbra de Soraia Simões de Andrade"
Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal
|
2019/12/13 - 2019/12/13 | a convite de Isabel Araujo Branco [CHAM/FCSH NOVA], comunicação: «Percursos da invisibilidade: o mal sucedido sucesso das
primeiras mulheres no RAP em Portugal»,
Congresso
|
Jornada Mulheres no cruzamento da literatura e de outras artes: mundos ibéricos e ibero-americanos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - CHAM , Portugal
|
2017/09/27 - 2017/09/28 | Painel 7 | “Práticas Musicais em contextos locais” Moderação: Soraia Simões (IHC) João Pedro Costa (Univ Évora) “Os espaços
públicos de sociabilidade musical na Évora Oitocentista: Passeio Público, Rossio de São Braz e Praça do Geraldo” Rita Faleiro
(CESEM) “A presença musical no Algarve Oitocentista: o tavirense Tomás de Aquino Abreu e a sua actividade musical sacra da
segunda metade do século XVIII” Bruno Madureira (IHC e Conservatório d’Artes de Loures) “O movimento filarmónico no concelho
de Oeiras" in I Congresso Internacional de História Local
Congresso
|
Congresso Internacional de História Local
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/03/08 - 2017/03/08 | a convite da António Arroio; Dia internacional da Mulher: «Neste painel iremos reflectir sobre o papel das mulheres em várias
áreas culturais»: Com Raquel Albuquerque (Expresso), Joana Sales (UMAR), Soraia Simões (IHC, Mural Sonoro), Jorge Marques.
Conferência
|
http://www.antonioarroio.edu.pt/dia-internacional-da-mulher-2/
Escola Secundária Artística António Arroio, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação Nr 67 Revista Ler História, a convite da direcção do Instituto de História Contemporânea FCSH NOVA dossier
Encontro
|
Transformações culturais no pós 25 de Abril de 1974
Feira do Livro de Lisboa, Portugal
|
2011/09/21 - 2011/09/21 | Apresentação/introdução do livro Música e Poder (Almedina 2011) de António Pinho Vargas com comunicação do autor, no âmbito
do Festival Escrita na Paisagem (Évora) a convite de José Alberto Ferreira (Director artístico Escrita na Paisagem).
Encontro
|
Cosmopolíticas
Escrita na Paisagem 2011 - Colecção B , Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017/10/06 - 2017/12/07 | Variações sobre António [um colóquio internacional em torno da obra de A.Variações, jurada de propostas enviadas no campo musical a convite de Manuel Portela e Osvaldo Silvestre, docentes do doutoramento Materialidades da Literatura] | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/09/19 - 2024/10/19 | TRANS - Transcultural Music Review (1697-0101) | Spanish Society for Ethnomusicology (SIBE) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/01/01 - Atual | a convite do IHC, do INET e do OCP: https://ocprotesto.org/conselho-consultivo/ Conselho Consultivo com autores e cantores de intervenção social e protesto de várias gerações «que se tenham distinguido na criação e estudo da literatura de uma 'música de protesto', com o objetivo de prestar consultoria à orientação do seu funcionamento, através do acompanhamento da sua actividade e da emissão de sugestões e pareceres» | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/09/20 - 2021/11/30 | curadoria para o MuCEM Marseille (1 de outubro - 30 de novembro 2021) a convite do investigador Ricardo Campos (CIS NOVA); 'colecção de arte urbana' | MuCEM Marseille, França |
2015 - 2017 | A história da extrema-esquerda em Portugal, participação (área literário-musical) a convite da RTP e do IHC, projecto dos jornalistas Luís Marinho e Rosário Lira para 'conteúdos especiais da RTP' | Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2012/07 - 2012/08 | Direcção Artística "África Move" no Escrita na Paisagem - festival de performance e artes da terra; a convite de José Alberto Ferreira e Colecção B | Escrita na Paisagem – festival de performance e artes da terra 2012, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2007 - 2009 | sessões «Musicoterapia», curso de Verão | Espiral - Divulgação de Alternativas, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2022/08/17 | Recensão Crítica de Margarida Rendeiro (CHAM) a Saliva (Julho 2022 edição Mariposa Azual): https://pt.mondediplo.com/2022/08/saliva-sobre-linhagens-afectos-e-transformacao.html | Le Monde Diplomatique |
2022/04/19 | Recensão crítica de Luis S.Branco a Sem Terra (poesia) edição Caleidoscópio/Oro (2021): «O jardim selvagem de Laura do Céu (ou de Soraia Simões de Andrade)» https://www.buala.org/pt/a-ler/o-jardim-selvagem-de-laura-do-ceu-ou-de-soraia-simoes-de-andrade | Buala |
2019/10/23 | recensão crítica do historiador do CES (UC) e músico Miguel Cardina sobre o livro Fixar o Invisível Os Primeiros Passos do RAP em Portugal 1986-1998 | Memoirs |
2019/03/25 | Recensão Crítica ao documentário A Guitarra de Coimbra in Writings of a Spectator Escritos de um Espectador, Sérgio Dias Branco: «Este documentário da historiadora de música Soraia Simões é uma peça que investiga a guitarra de Coimbra para além da estreita visão tradicional. O seu propósito principal parece ser, precisamente, desafiar as ideias feitas e desvendar outras histórias do desenvolvimento da guitarra coimbrã» | Writings of a Spectator · Escritos de um Espectador |
2018/04/18 | «É "inevitável" falar de cavaquismo quando se fala de rap em Portugal É preciso recuar ao cavaquismo, às mortes de José Carvalho e Alcindo Monteiro e ao nascimento de organizações antirracismo para encontrar a génese do rap português» | Diário de Notícias |
2017/07/11 | “As questões sociais foram uma almofada para a criação e desenvolvimento do rap feito em Portugal” | Antena 3, Oub'lá, entrevista |
2017/06/06 | entrevista cedida ao DN acerca de RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada 1986-1996 antes da sua apresentação na livraria Ler Devagar. | Diário de Notícias |
2016/12/01 | Contextualização historiográfica e cultural projecto RAPortugal 1986 - 1999 financiado em 2015 pela Direcção Geral das Artes. | Revista Fórum Estudante |
2016/10/26 | «Mural Sonoro, a parede virtual onde se vai afixando (também) a história do rap», entrevista cedida a Nuno Pacheco. Crítica do jornalista. | Público (Cultura) |
2015/04/29 | Entrevista cedida à Lissabon Insider | Lissabon Insider |
2014/04/06 | Entrevista cedida ao suplemento Escape do La Razón (Edición Impresa) / María Ángeles Fernández y Jairo Marcos. | La Razón |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/09/20 - 2024/10/22 | Dias Contados [convite e reportagem Raquel Mourão Lopes. Antena 3, RTP] | O Lugar da Mulher é no Hip-hop se ela Quiser |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015 - Atual | Associação SOS Racismo | acções de formação várias, fóruns |
2014/02 - Atual | Associação Mural Sonoro | presidente de direcção eleita por unanimidade |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/10/10 - 2017/10/11 | I Colóquio Internacional Bandas e Música para Sopros. Repensar histórias locais e casos de sucesso:
http://www.spimusica.pt/encontro-bandas-e-musica-para-sopros-repensar-historias-locais-e-casos-de-sucess
Coordenador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/02/02 - 2023/02/02 | a convite da Aporfest, presença num painel de vários jurados para a escolha de personalidade feminina 2022 no decorrer do Women in Music Industry Award [distinguidas Rita Carmo; fotografia Blitz e A Garota Não: interpretação e composição] | |
2020/01 - 2020/03 | Curadoria e avaliação de propostas 'Ouvir Ver Emancipar' a convite de Fernando Matos Oliveira (direcção do teatro) https://tagv.pt/agenda/rap-no-feminino/ | Universidade de Coimbra, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2017/05/02 - 2017/05/02 | a convite do Instituto de História Contemporânea: Laboratório de História do Instituto de História Contemporânea | Estudantes da Escola Secundária Leal da Câmara |
Distinções
Prémio
2014 | Megafone - João Aguardela Música para Uma Nova Tradição (Sociedade Portuguesa de Autores)
Associação Megafone 5, Portugal
Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal |
Outra distinção
2019 | «os melhores podcasts nacionais» [....] «Mural Sonoro - um podcast sobre Mulheres na Música da autoria de Soraia Simões»,
Universia [trabalho de campo em acesso aberto durante um ano]
Universia, Portugal, Portugal
|
1992 | 'Corpo - Anatomia da Degradação'; melhor texto e interpretação/C.Chaplin
AECO - Escola Sec.Dom Duarte, Portugal
|