???global.info.a_carregar???
*Entre a prática artística, a teoria, a crítica (n.1976, Coimbra). Mestre em História Contemporânea, pós-graduação em Etnomusicologia, a fazer tese de doutoramento em História Contemporânea [cruzamentos disciplinares em História das Ideias e Filosofia] com financiamento FCT (bolsa concedida em Outubro de 2022 até ao presente pelo painel de avaliação em Línguas, Literaturas e Culturas). Instituições de acolhimento fora do ambiente académico (SOS Racismo e UMAR). Entidade que confere o grau: FCSH NOVA Lisboa. *Freelancer. Escritora e investigadora, ghostwriter. Trabalhadora independente.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Soraia Simões
Data de nascimento
1976/12/07
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Simões, Soraia
  • Andrade Simões de, Soraia
  • do Céu, Laura

Identificadores de autor

Ciência ID
6913-BC9D-97BE

Endereços de correio eletrónico

  • soraiasimoes@fcsh.unl.pt (Profissional)
  • muralsonoro.soraiasimoes@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 919789488 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Ética
Formação
Grau Classificação
2020/09 - 2021/11/19
Concluído
Doutoramento em História (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Muito bom
2020/12 - 2021/02
Concluído
Problemáticas em Estudos Urbanos (Outros)
Especialização em Estudos Urbanos, cadeira opcional
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Muito bom
2015 - 2019
Concluído
História (Mestrado)
Especialização em Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Fixar o (in)Visível. Os Primeiros Passos do RAP em Portugal 1986 - 1998" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2015 - 2016
Concluído
Historia do Colonialismo Europeu no século XIX (Outros)
Especialização em História Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Excelente
2015 - 2016
Concluído
História das Ideias Políticas Contemporâneas (Outros)
Especialização em História Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Excelente
2011 - 2012
Concluído
Estudos de Música Popular (Pós-Graduação)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
1989 - 1994
Concluído
Grupo de Teatro Trupe Leal Conselheiro (Outros)
Especialização em Teatro
Núcleo de Teatro Dom Duarte , Portugal
1987 - 1991
Frequentou
música (Menos de 4 anos de escolaridade)
Conservatório de Música de Coimbra, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/02/12 - 2020/08/10 Investigador (Investigação) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/01 - Atual Conselho consultivo (composto por autores na área literária-musical; agregação por convite: CESEM, IHC e OCP) Observatório da Canção de Protesto, Portugal
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - Atual Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira [carácter instrumental] Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015/01 - 2022/10 Aulas e apoio escolar: Português A, História, Português B/língua não materna Associação Mural Sonoro, Portugal
AH! Artes e Humanidades (espaço multiusos da Associação Mural Sonoro), Portugal
2021/09/20 - 2021/11/30 Curadoria 'graffiti-colecção mediterrâneo' MuCEM Marseille, França
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/06/22 - 2021 Directora Revista Mural Sonoro Editora Caleidoscópio, Portugal
Associação Mural Sonoro, Portugal
2017 - 2021 Revisão de texto Editora Caleidoscópio, Portugal
2015 - 2021 fóruns, acções de formação, mesas rendondas Associação SOS Racismo, Portugal
Associação SOS Racismo, Portugal
2020/01 - 2020/03 Curadoria [Ouvir, Ver, Emancipar] Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal
Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal
2017/08/30 - 2019/08/30 Comissão de Honra Bloco 4 Foundation, Maputo, Moçambique
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
2017 - 2019 A Guitarra de Coimbra (autoria, realização) Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
2016/01/06 - 2017/06/30 RAPortugal 1986-1999 [investigação, direcção artística] Direcção Geral das Artes, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/04 - 2017/05 Cinema é Liberdade (curadoria, moderação) Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/01/04 - 2015/11/01 Curadoria: sessões sobre música (composição, literatura musicada, organologia, produção) na segunda metade do século XX com vários autores Museu Nacional da Música, Portugal
Museu Nacional da Música, Portugal
2008 - 2011 Crítica Cultural Rua de Baixo revista digital, Portugal
Rua de Baixo revista digital, Portugal
2008/01 - 2010/12/31 Crítica Musical Revista Feedback Nova Música Portuguesa, Portugal
Revista Feedback Nova Música Portuguesa, Portugal
2008 - 2010 Professora convidada segundo semestre ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/10 - 2025/10 Literaturas de uma Mulher Musical em Trânsito (Amélia Muge Moçambique-Portugal 1975-2000)
Bolseiro de Doutoramento
Associação SOS Racismo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2018/07/14 - 2020/05/14 «Mulheres na Música, papéis, repertórios de luta e resistências»
Investigador responsável
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Concluído
2015/01/01 - 2017/12/31 RAPortugal 1986 - 1999
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Direcção Geral das Artes
Concluído
2015/11/25 - 2016/11/25 Extrema Esquerda. Porque não fizemos a Revolução?
Investigador
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal

Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Rádio e Televisão de Portugal SA
Concluído
2015/05/15 - 2016/05/15 Europeana Sounds
Investigador
The British Library , Reino Unido

Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/06/22 - Atual AH!
_______
co-directora
Associação Mural Sonoro, Portugal
Não financiado
2017 - 2019 Memória para Todos
Outra
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Concluído
2011 - 2012 A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria
---
realização com Tiago Pereira
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Andrade Simões de, Soraia. "A música facilita os sonhos, e os sonhos mais vagos [convite Diogo Paiva dir. Cavalo Velho, VS. Editor, prelo]", Cavalo Velho, 2024
  2. Simões, Soraia. "Maoísmos, cultura, movimentos artísticos: repertórios e discursos 1972-1975 [convite Carlos Carujo, editor EsquerdaNet]", EsquerdaNet, 2021
  3. Simões, Soraia. "«As mulheres no RAP: afirmação e resistência» [convite Sandra Monteiro, dir. Le Mdpl]", Le Monde Diplomatique, 2017, https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1191.
  4. Simões, Soraia. "«Hugo Ribeiro: o Senhor gravação» [convite Fernando Reis, dir. JA]", Jornal do Algarve, 2015, Cultura
  5. Simões, Soraia. "José Luís Tinoco, um compositor silencioso [convite Fernando Reis, dir. JA]", Jornal do Algarve, 2014
Artigo em revista
  1. Simões, Soraia. "Fixar o (in)visível: papéis e reportórios de luta dos dois primeiros grupos de RAP femininos a gravar em Portugal (1989 - 1998)". Cadernos de arte e antropologia 7 No 1 (2017): 97-114. https://journals.openedition.org/cadernosaa/1397.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/cadernosaa.1397
Artigo em revista (magazine)
  1. Andrade Simões de, Soraia. "Poesia de rua em ritmo catatónico na década do betão [convite João L. Madeira Lopes, dir. Revista Seara Nova, edição de Inverno'23/24]", Revista Seara Nova, 2024, https://searanova.publ.pt/.
  2. Simões, Soraia. "«Angola: o itinerário da palavra na canção e a emancipação da cultura popular face ao imperialismo português (1961 - 1975)»", Lavra Palavra, 2019
  3. Simões, Soraia. "«Instrumentos e sua classificação» [convite Marta Lança, dir. Buala]", Buala, 2013, https://www.buala.org/pt.
  4. Simões, Soraia. "«Post-it, Whatever it means»", Rua de Baixo, 2011, https://www.ruadebaixo.com/.
  5. Simões, Soraia. "Jazz em Agosto", Rua de Baixo, 2010, https://www.ruadebaixo.com/.
  6. Simões, Soraia. "«Esticalimogama, Benny Hall»", Rua de Baixo, 2010, https://www.ruadebaixo.com/.
  7. Simões, Soraia. "«Punked. Do novo rock à quimera punk em Portugal»", Rua de Baixo, 2009, https://www.ruadebaixo.com/.
  8. Simões, Soraia. "Paredes de Coura 2009", Rua de Baixo, 2009, https://www.ruadebaixo.com/.
Capítulo de livro
  1. Simões, Soraia. "«Práticas de Arquivo em Música e Performance: diálogos e perspectivas de campo» [convite Fernando Matos Oliveira, dir. artístico TAGV]". In Práticas de Arquivo em Artes Performativas ISBN 9892619536, 9789892619538, 369-374. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Simões, Soraia. "Revista Mural Sonoro [dir.]". ISBN: 9789896587062 1 1 (2021): https://caleidoscopio.pt/products/mural-sonoro-revista.
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Andrade Simões de, Soraia. Mulher de Algas. Lisboa, Portugal: AH!. 2023.
    Publicado
  2. Andrade Simões de, Soraia. Saliva. Lisboa, Portugal: Mariposa Azual. 2022.
    Publicado
  3. do Céu, Laura. (S)em Terra. Lisboa, Portugal: Editora Caleidoscópio (Oro). 2021.
    Publicado
  4. do Céu, Laura. Metrónomo sem função. Lisboa, Portugal: Editora Caleidoscópio (Oro). 2020.
    Publicado
  5. Andrade Simões de, Soraia. Fixar o (in) visível. Os primeiros passos do RAP em Portugal 1986-1998. Lisboa, Portugal: Editora Caleidoscópio. 2019.
    Publicado
  6. Simões, Soraia. RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada [audiolivro + texto, 68 páginas]. Casal de Cambra, Portugal: Editora Caleidoscópio. 2017.
    Publicado
Website
  1. Andrade Simões de, Soraia. «António Pinho Vargas - Notas de um Compositor» [convite Raquel Rato, dir. Palavras em Movimento História Oral do Cinema português]. 2020.
  2. Simões, Soraia. Mural Sonoro. 2010. https://www.muralsonoro.com/.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Simões, Soraia. A Guitarra de Coimbra (2019 RTP2 ), autoria e realização.
  2. Simões, Soraia. Mural Sonoro dois anos no LARGO [LARGO Residências Artísticas, instalação sonora e textual; convite Marta Silva, dir. artística LARGO].
  3. Andrade Simões de, Soraia. Realização videoclipe «Vais ver-me» [convite João Diogo Zagalo para EP The Lone Ranger], poema: Daniil Kharms, composição musical e interpretação: João Diogo Zagalo, produção: Rui Lucena.
Conto de ficção
  1. Andrade Simões de, Soraia. 2024. "Dithyrambus". In Caderno AH! #14), 1-11. Lisboa, Portugal: Associação Mural Sonoro.
  2. Andrade Simões de, Soraia. 2023. "Revista Fluir 10 [convite José Pacheco, dir.]". In https://www.livrariasnob.pt/product/fluir-10-esquecimento, 27-28. Lisboa, Portugal: Fluir.
  3. do Céu, Laura. 2022. "Revista Ímã Nº 7 [convite Sandra Medeiros, editora]". In ÍMÃ - Brasil, editado por Sandra Medeiros. Rio-Vitória, Brasil: Sandra Medeiros.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2020. "TRUST - Paulo Moreira [curadoria]". In https://www.agendalx.pt/events/event/paulo-moreira/.
  2. 2017. "CLOSE UP - Punks not dead de Paulo Moreira [curadoria]". In https://ihc.fcsh.unl.pt/events/close-up-punks-not-dead-inauguracao-exposicao/.
  3. Eduína Vaz. 2013. "Culturas cabo-verdianas: Kola San Jon, batuque [curadoria]". In «Culturas Documentadas» Eduína Vaz com exposição de fotografia in Museu Nacional da Música..
Gravação áudio
  1. Andrade Simões de, Soraia; Ramalho, Fernando; Zagalo, João; Zagalo, Gonçalo; AH! (Produtor). 2022. "Acúleo". In Acúleo, Associação Mural Sonoro.
Guião
  1. Simões, Soraia; Nobre, Alexandre. Dipanda'75 [documentário sobre a história da canção literária de protesto em Angola no período colonial [argumento]; convite Alexandre Nobre, realizador/fotógrafo. 2015.
Interpretação artística
  1. 2023. Acúleo Performance I de trilogia [Escola Superior de Teatro e Cinema - IPL - convite AMOSTRA'23]. Escola Superior de Teatro e Cinema - IPL.
  2. 2023. Performance Acúleo I de trilogia [convite Festival Internacional de Artes de Rua - microFIAR'23]. Palmela.
  3. 2023. Acúleo performance I de trilogia. Livraria Snob.
  4. 2022. Acúleo performance – parte I de trilogia. AH! Artes e Humanidades, Associação Mural Sonoro.
  5. 1991. dramatização do conto O João Russo de Elvira Serpa Vasconcelos; encenação José Manuel de Melo. Trupe Leal Conselheiro / ES de Dom Duarte.
  6. 1990. Aurora da Minha Vida. Ivémes Jeux Mondiaux De La Paix (Fez e Meknès, Marrocos).
  7. 1989. Aurora da Minha Vida, texto de Naum Alves de Souza, encenação: José Manuel de Melo. Teatro Académico de Gil Vicente.

Outros

Outra produção
  1. Cadernos AH!. Organizadores e autores: Fernando Ramalho, Soraia Simões de Andrade. 2023. Andrade Simões de, Soraia; Ramalho, Fernando. https://www.muralsonoro.com/cadernosah.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/02 «A supremacia masculina do hip-hop em tempos de maioria absoluta» Série VI – 2019 | Modernidade e Tradição | grupo de investigação: Economia, Sociedade, Património, Inovação
Maria Fernanda Rollo, Ana Paula Pires e Maria Inês Queiroz (Lisboa, Portugal)
2018/04 a convite de Fernanda Rollo e Luísa Metello Seixas; texto: «RAPresentar a cidade invisível» Cidade cidadã
Portugal Smart Cities, Fil (Lisboa, Portugal)
2017/11/16 14:30 Soraia Simões (IHC-FCSH | : 1955-1999. Um Arquivo para todos/as! Novos lugares: reproduções de memórias e história das músicas populares num écran 15:15 Paula Caspão (CET-FLUL | FCT): Pequeno diagrama de performatividade(s) galopante(s) no pensamento do arquivo em dança 16:00 Coffee Break 16:30 - 19:30 Workshop Dança, Memória, Arquivo Paula Caspão (CET-FLUL | FCT) Ana Bigotte Vieira (Investigadora, PHD) | João Fiadeiro (Coreógrafo) | João Santos Martins (Coreógrafo) Seminário Internacional de Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/11/10 a convite da Bloc4 Foundation 'A emergência do RAP em Portugal: factores performáticos e teor social das letras' Colóquio Reinventar o discurso e o palco: o RAP entre saberes locais e olhares globais
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
2017/07/29 a convite da Associação José Afonso; colóquio - concerto denominado «Como se Fora seu Filho», comunicação: «MusicAtenta e RAP, "tudo depende da bala e da pontaria": do exílio às ruas (1961 - 1994)». Tema do painel: «Como é que da Política se chega à Música e da Música à Consciência?». Outros intervenientes: João Madeira e João Vasconcelos e Sousa. «Como é que da Política se chega à Música e da Música à Consciência?»
Biblioteca Municipal de Grândola (Grândola, Portugal)
2017/07/15 a convite de Boaventura Sousa Santos e Sara Araújo (CES) «Temos passados não antecendentes, o RAP e a luta contra a xenofobia em Portugal» RAPensando as Ciências Sociais e a Política
Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra, Portugal)
2017/05/10 a convite do CHAM (FCSH NOVA); na terceira edição do FOrA Festival da Oralidade do Algarve, mostra de património cultural imaterial do Algarve em Portimão e Alvor Se a Memória Não me Falha...
CHAM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portimão, Portugal)
2017 RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada (2017) in Livraria Ler Devagar. Sessão introduzida por Otávio Raposo (ISCTE) e Djone Santos (músico de General D&Os Karapinhas). RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada (Simões, Soraia 2017)
Livraria Ler Devagar (Lisboa, Portugal)
2016/09/05 a convite da Biblioteca Municipal de Penacova: Memórias e Sons locais sem paredes https://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2016/9/26/conferncia-biblioteca-municipal-de-penacova-novos-processos-de-preservao-e-divulgao-do-patrimnio-imaterial Novos Processos de Preservação e Divulgação do Património Imaterial
Biblioteca Municipal de Penacova (Coimbra, Portugal)
2016/04/21 16:15 | Painel 2 - Música, Identidade e Política “Música e participação sociopolítica de jovens bolivianos em Buenos Aires e Bilbao” | Sónia Pereira e Ana Estevens (CEG, IGOT-ULisboa) “O rap e o mundo digital: entre o bairro e o mundo” Ricardo Campos (CICS.Nova, FCSH-Universidade Nova de Lisboa) “RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986-1996” | Soraia Simões (IHC-FCSH NOVA, Mural Sonoro) Comentador: Otávio Raposo (CIES, ISCTE-IUL) Seminário Música, Jovens e Migrações
Instituto de Georgafia e Ordenamento do Território (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/09/15 - 2022/09/15 A Música na Poesia, uma perspectiva filosófica, com Rui Nunes (escritor, ex professor de filosofia do ensino secundário) organização e conversa (2022/09/15 - 2022/09/15)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Associação Mural Sonoro, Portugal
2015/07 - 2015/08 Curadoria, moderação Auditório Cem Soldos in Festival Bons Sons'15 com Manel Cruz e Criatura. Música popular, conceitos e contemporaneidade. (2015/07 - 2015/08)
Mesa-redonda (Coorganizador)
2014/05/31 - 2014/05/31 Curadoria e moderação 'Música e Política' com Manuel Rocha (Brigada Victor Jara, Conservatório de Coimbra) e Ruben de Carvalho (Programador Cultural Avante, Historiador, Jornalista) (2014/05/31 - 2014/05/31)
Encontro (Outra)
Museu Nacional da Música, Portugal
2014/03/22 - 2014/03/22 Curadoria e moderação 'O cante alentejano, a adaptação na música popular, discursos sobre identidades e territórios' com Janita Salomé e Francisco Colaço (2014/03/22 - 2014/03/22)
Encontro (Outra)
Museu Nacional da Música, Portugal
2014/01/31 - 2014/01/31 Curadoria e moderação: Tecnologias da Produção e Recepção Musical com Fernando Abrantes (Kraftwerk) e António Pinheiro da Silva (engenheiros de som) (2014/01/31 - 2014/01/31)
Encontro (Outra)
Museu Nacional da Música, Portugal
2013/04 - 2013/05 Curadoria e moderação Música e Sociedade 'O papel da Música Popular nos diferentes aspectos da vida em sociedade, a sua ubiquidade [...]' Com José Mário Branco e Sebastião Antunes (2013/04 - 2013/05)
Encontro (Outra)
Museu Nacional da Música, Portugal
2013/03/16 - 2013/03/16 Curadoria e moderação: Viver a Música a partir da «periferia»? com Marta Miranda (OqueStrada), António Avelar Pinho, Chullage (rapper) (2013/03 - 2013/03)
Encontro (Outra)
Museu Nacional da Música, Portugal
2013/02/17 - 2013/02/17 Curadoria e moderação: Músico Profissional, que futuro? com Carlos Barretto (músico de jazz), Fernando Girão (compositor, intérprete), Tozé Brito (SPA) (2013/02/17 - 2013/02/17)
Encontro (Outra)
Museu Nacional da Música, Portugal
2012/11 - 2012/12 Direcção artística a convite de Joana Synek e Joana Vaz Silva (produtoras de cinema) projecto: MusicAtenta - encontros de sons, músicas e palavras no Largo do Intendente. Com Chullage, LBC Soldjah (Flávio Almada), Nataniel Melo, Jakilson Pereira. (2012 - 2012)
Encontro (Outra)
Associação Mural Sonoro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/05/11 - 2023/05/11 participação a convite de He For She Coimbra e NUDAAC num painel de discussão sobre autoras nas artes que entraram anos mais tarde na especialização e teoria das suas práticas. Outras convidadas: Mariana Liz (Cinema, Mutim) Desirée Pedro (Círculo de Artes Plásticas de Coimbra)
Mesa-redonda
Mulheres nas Artes
Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitectura (DARQ) _ Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal
2022/09/29 - 2022/09/29 Leituras, apresentação, conversa 'a gaivota ou a vida em torno do lago' da autoria de Susana Fuentes* (poesia, edição 2021 7 Letras). Leituras de Margarida Vale de Gato, apresentação de Soraia Simões de Andrade. Convite de Susana Fuentes.
Encontro
Editora 7Letras, Brasil
2021/01/21 - 2021/01/22 'Mulheres e Música, testemunhos: experiências de emancipação' a convite da UMAR- Mulheres Alternativa Resposta. Sessão conjunta do CCIF/UMAR e do Centro Estudos Galegos -Universidade Nova Lisboa, com a colaboração do departamento de Estudos Galegos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ e da equipa do Modelo Burela da Galiza.
Conferência
Mulheres e Música: Representatividade e Emancipação na Música Popular e Tradicional
Centro Estudos Galegos - Universidade Nova Lisboa, Portugal
2020/01/08 - 2020/01/08 Exibição Documentário A Guitarra de Coimbra no TAGV. Conversa com Sérgio Dias Branco (Estudos Filmicos, Lipa UC) a seguir à projecção'. Convite do TAGV: https://tagv.pt/agenda/a-guitarra-de-coimbra/
Exposição
"A Guitarra de Coimbra de Soraia Simões de Andrade"
Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal
2019/12/13 - 2019/12/13 a convite de Isabel Araujo Branco [CHAM/FCSH NOVA], comunicação: «Percursos da invisibilidade: o mal sucedido sucesso das primeiras mulheres no RAP em Portugal»,
Congresso
Jornada Mulheres no cruzamento da literatura e de outras artes: mundos ibéricos e ibero-americanos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - CHAM , Portugal
2017/09/27 - 2017/09/28 Painel 7 | “Práticas Musicais em contextos locais” Moderação: Soraia Simões (IHC) João Pedro Costa (Univ Évora) “Os espaços públicos de sociabilidade musical na Évora Oitocentista: Passeio Público, Rossio de São Braz e Praça do Geraldo” Rita Faleiro (CESEM) “A presença musical no Algarve Oitocentista: o tavirense Tomás de Aquino Abreu e a sua actividade musical sacra da segunda metade do século XVIII” Bruno Madureira (IHC e Conservatório d’Artes de Loures) “O movimento filarmónico no concelho de Oeiras" in I Congresso Internacional de História Local
Congresso
Congresso Internacional de História Local
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/03/08 - 2017/03/08 a convite da António Arroio; Dia internacional da Mulher: «Neste painel iremos reflectir sobre o papel das mulheres em várias áreas culturais»: Com Raquel Albuquerque (Expresso), Joana Sales (UMAR), Soraia Simões (IHC, Mural Sonoro), Jorge Marques.
Conferência
http://www.antonioarroio.edu.pt/dia-internacional-da-mulher-2/
Escola Secundária Artística António Arroio, Portugal
2016 - 2016 Apresentação Nr 67 Revista Ler História, a convite da direcção do Instituto de História Contemporânea FCSH NOVA dossier
Encontro
Transformações culturais no pós 25 de Abril de 1974
Feira do Livro de Lisboa, Portugal
2011/09/21 - 2011/09/21 Apresentação/introdução do livro Música e Poder (Almedina 2011) de António Pinho Vargas com comunicação do autor, no âmbito do Festival Escrita na Paisagem (Évora) a convite de José Alberto Ferreira (Director artístico Escrita na Paisagem).
Encontro
Cosmopolíticas
Escrita na Paisagem 2011 - Colecção B , Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/10/06 - 2017/12/07 Variações sobre António [um colóquio internacional em torno da obra de A.Variações, jurada de propostas enviadas no campo musical a convite de Manuel Portela e Osvaldo Silvestre, docentes do doutoramento Materialidades da Literatura] Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/09/19 - 2024/10/19 TRANS - Transcultural Music Review (1697-0101) Spanish Society for Ethnomusicology (SIBE)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/01/01 - Atual a convite do IHC, do INET e do OCP: https://ocprotesto.org/conselho-consultivo/ Conselho Consultivo com autores e cantores de intervenção social e protesto de várias gerações «que se tenham distinguido na criação e estudo da literatura de uma 'música de protesto', com o objetivo de prestar consultoria à orientação do seu funcionamento, através do acompanhamento da sua actividade e da emissão de sugestões e pareceres» Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09/20 - 2021/11/30 curadoria para o MuCEM Marseille (1 de outubro - 30 de novembro 2021) a convite do investigador Ricardo Campos (CIS NOVA); 'colecção de arte urbana' MuCEM Marseille, França
2015 - 2017 A história da extrema-esquerda em Portugal, participação (área literário-musical) a convite da RTP e do IHC, projecto dos jornalistas Luís Marinho e Rosário Lira para 'conteúdos especiais da RTP' Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/07 - 2012/08 Direcção Artística "África Move" no Escrita na Paisagem - festival de performance e artes da terra; a convite de José Alberto Ferreira e Colecção B Escrita na Paisagem – festival de performance e artes da terra 2012, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007 - 2009 sessões «Musicoterapia», curso de Verão Espiral - Divulgação de Alternativas, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/08/17 Recensão Crítica de Margarida Rendeiro (CHAM) a Saliva (Julho 2022 edição Mariposa Azual): https://pt.mondediplo.com/2022/08/saliva-sobre-linhagens-afectos-e-transformacao.html Le Monde Diplomatique
2022/04/19 Recensão crítica de Luis S.Branco a Sem Terra (poesia) edição Caleidoscópio/Oro (2021): «O jardim selvagem de Laura do Céu (ou de Soraia Simões de Andrade)» https://www.buala.org/pt/a-ler/o-jardim-selvagem-de-laura-do-ceu-ou-de-soraia-simoes-de-andrade Buala
2019/10/23 recensão crítica do historiador do CES (UC) e músico Miguel Cardina sobre o livro Fixar o Invisível Os Primeiros Passos do RAP em Portugal 1986-1998 Memoirs
2019/03/25 Recensão Crítica ao documentário A Guitarra de Coimbra in Writings of a Spectator Escritos de um Espectador, Sérgio Dias Branco: «Este documentário da historiadora de música Soraia Simões é uma peça que investiga a guitarra de Coimbra para além da estreita visão tradicional. O seu propósito principal parece ser, precisamente, desafiar as ideias feitas e desvendar outras histórias do desenvolvimento da guitarra coimbrã» Writings of a Spectator · Escritos de um Espectador
2018/04/18 «É "inevitável" falar de cavaquismo quando se fala de rap em Portugal É preciso recuar ao cavaquismo, às mortes de José Carvalho e Alcindo Monteiro e ao nascimento de organizações antirracismo para encontrar a génese do rap português» Diário de Notícias
2017/07/11 “As questões sociais foram uma almofada para a criação e desenvolvimento do rap feito em Portugal” Antena 3, Oub'lá, entrevista
2017/06/06 entrevista cedida ao DN acerca de RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada 1986-1996 antes da sua apresentação na livraria Ler Devagar. Diário de Notícias
2016/12/01 Contextualização historiográfica e cultural projecto RAPortugal 1986 - 1999 financiado em 2015 pela Direcção Geral das Artes. Revista Fórum Estudante
2016/10/26 «Mural Sonoro, a parede virtual onde se vai afixando (também) a história do rap», entrevista cedida a Nuno Pacheco. Crítica do jornalista. Público (Cultura)
2015/04/29 Entrevista cedida à Lissabon Insider Lissabon Insider
2014/04/06 Entrevista cedida ao suplemento Escape do La Razón (Edición Impresa) / María Ángeles Fernández y Jairo Marcos. La Razón

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/09/20 - 2024/10/22 Dias Contados [convite e reportagem Raquel Mourão Lopes. Antena 3, RTP] O Lugar da Mulher é no Hip-hop se ela Quiser

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Associação SOS Racismo acções de formação várias, fóruns
2014/02 - Atual Associação Mural Sonoro presidente de direcção eleita por unanimidade

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017/10/10 - 2017/10/11 I Colóquio Internacional Bandas e Música para Sopros. Repensar histórias locais e casos de sucesso: http://www.spimusica.pt/encontro-bandas-e-musica-para-sopros-repensar-historias-locais-e-casos-de-sucess
Coordenador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/02/02 - 2023/02/02 a convite da Aporfest, presença num painel de vários jurados para a escolha de personalidade feminina 2022 no decorrer do Women in Music Industry Award [distinguidas Rita Carmo; fotografia Blitz e A Garota Não: interpretação e composição]
2020/01 - 2020/03 Curadoria e avaliação de propostas 'Ouvir Ver Emancipar' a convite de Fernando Matos Oliveira (direcção do teatro) https://tagv.pt/agenda/rap-no-feminino/ Universidade de Coimbra, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2017/05/02 - 2017/05/02 a convite do Instituto de História Contemporânea: Laboratório de História do Instituto de História Contemporânea Estudantes da Escola Secundária Leal da Câmara
Distinções

Prémio

2014 Megafone - João Aguardela Música para Uma Nova Tradição (Sociedade Portuguesa de Autores)
Associação Megafone 5, Portugal

Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal

Outra distinção

2019 «os melhores podcasts nacionais» [....] «Mural Sonoro - um podcast sobre Mulheres na Música da autoria de Soraia Simões», Universia [trabalho de campo em acesso aberto durante um ano]
Universia, Portugal, Portugal
1992 'Corpo - Anatomia da Degradação'; melhor texto e interpretação/C.Chaplin
AECO - Escola Sec.Dom Duarte, Portugal