???global.info.a_carregar???
Sónia Moreira é doutorada em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha, licenciada em Ciências da Educação pela FPCEUP, Porto e bacharel em Professores do Ensino Básico (1.º Ciclo) pelo ISEC, Lisboa. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto na área de Supervisão Pedagógica. É Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. encontra-se a realizar o Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, com especialidade em Prática e Investigação Pedagógica e Didática, na UTAD. Foi Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia), desde 2006 e lecionou, desde 1995, no Ensino Básico (1.º Ciclo). Professora em mobilidade desde 2018 até 31 de março de 2024, ocupando o lugar de assessora/ representante pedagógica do Centro de Formação e de Associação de Escolas Gaia Nascente no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Foi Coordenadora do Departamento de 1.º Ciclo, de 2016 a 2018, e exerceu funções de Coordenadora de Estabelecimentos de Ensino entre 2004 e 2016. É Formadora de professores com código de registo CCPFC/RFO- 19207/05 em diferentes áreas e domínios, tendo particular interesse pela Prática e Investigação Pedagógica, Didática Geral e do 1.º Ciclo. É mentora e Coordenadora Nacional do COOPERA- Projeto de intervenção e inovação pedagógica desde outubro de 2016; projeto atualmente integrado Plano de Recuperação das Aprendizagens Escola +21I23, com continuidade no Plano 23I24 Escola+, conforme estipulado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 9/2021, de 7 de julho (RCM). Tem como suporte o roteiro “Recuperar incluindo com a Aprendizagem Cooperativa”, integrado na ação específica 1.3.7. “Recuperar incluindo”, do domínio 1.3. + “Recursos Educativos”, do Eixo 1. “Ensinar e Aprender”, do Plano 21/23 Escola+. É Presidente da PACL- Associação Portuguesa de Aprendizagem Cooperativa, desde 13 setembro de 2021. Desenvolve o seu trabalho científico como investigadora integrada no Insite - Piaget Research Center for Ecological Human Development e investigadora colaboradora no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e E-Learning), sendo co-orientadora de teses de mestrado. Foi coordenadora da pós-graduação em Supervisão Pedagógica e avaliação em Educação no Instituto Piaget. Galardoada com o 1.º lugar do Global Teacher Prize Portugal 2020 (3.ª edição), prémio internacionalmente considerado como o “nobel da educação”. Fez parte do TOP 50 do prémio do Global Teacher Prize mundial 2021, representando Portugal entre 12.000 participantes. Membro do Global Teachers Ambassadors desde 2021. Os seus interesses atuais centram-se na formação contínua e inicial de professores, na dinamização, coordenação, acompanhamento e monitorização de projetos de inovação pedagógica e educacional baseados em metodologias ativas de ensino e aprendizagem com recurso a tecnologias educativas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Maria dos Santos Peres Moreira

Nomes de citação

  • Moreira, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
6A1D-38C0-D7C0
ORCID iD
0000-0002-5315-3356
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=rmfWcTkAAAAJ
Researcher Id
KAM-1905-2024

Endereços de correio eletrónico

  • soniamoreira@ese.ipp.pt (Profissional)
  • soniamspm@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006/07/01 - 2011/12/07
Concluído
Educação e Desenvolvimento Humano: Perspetivas Teóricas, Históricas e Sociais (Doktor (PhD))
Universidade de Santiago de Compostela- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedagogia Social . Departamento de Teoria, História da Educação , Espanha
"Aprendizagem Cooperativa e Optimização da Intervenção Pedagógica no Ensino Básico – 1.º Ciclo em Portugal. Tese de Doutoramento " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente cum laude
2004/07/04 - 2006/09/20
Concluído
Educação e Desenvolvimento Humano: Perspetivas Teóricas, Históricas e Sociais (DEA)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Santiago de Compostela- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedagogia Social . Departamento de Teoria, História da Educação , Espanha
Sobresaliente- 10
2000/10/06 - 2004/10/19
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16 valores
1994/09/04
Concluído
Professores do Ensino Básico (1.º ciclo) (Bacharelato)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta, Portugal
LE@D (Laboratório de Educação a Distância e E-Learning, Portugal
2017 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Piaget, Portugal
Insite - Piaget Research Center for Ecological Human Development , Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2024/02 - 2024/03 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Desporto e Educação , Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09/01 - 2024/04/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, Portugal
1995/09/01 - 1998/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Cooperativa de Educação e Ensino – Santa Joana , Portugal
Cooperativa de Educação e Ensino – Santa Joana , Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/04/19 - Atual Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Formadora com registo de acreditação CCPFC/RFO- 19207/05 B03- Educação e Desenvolvimento B09- Organização Sistema Educativo B102- Avaliação B11- Pedagogia e Didática C03- Concepção e Organização Pro Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
(...)
2021 - 2022 Orientadora de estágio profissional na área de multimédia (11.º ano) AE Gaia Nascente, Portugal
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2017 - 2019 Formadora com função de Supervisora Pedagógica da formação contínua, em contexto, acompanhando as práticas pedagógicas de docentes Educação de Infância, Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) AE Escultor António Fernandes de Sá , Portugal
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2016/09 - 2018/09 Coordenadora de Departamento 1.º ciclo e Coordenadora do Projeto Coopera AE Escultor António Fernandes de Sá , Portugal
AE Escultor António Fernandes de Sá , Portugal
2005 - 2017 Supervisora e Classificadora de Provas de Aferição de 4.º ano e 2.º ano do Ensino Básico 1.º Ciclo Gave e IAVE, Portugal
2009/09 - 2016/08 Coordenadora de Estabelecimento de Ensino AE Escultor António Fernandes de Sá , Portugal
Escola Básica do Outeiro, Portugal
2004/09 - 2006/08 Diretora de Escola 1.º Ciclo Agrupamento de Escolas de Canelas, Portugal
Agrupamento de Escolas de Canelas, Portugal
2003 - 2005 Professora Cooperante do Instituto Piaget – ESE de Arcozelo, Vila Nova de Gaia. Orientação de estágios pedagógicos do curso de Educação Básica 1.º e 2.º Ciclos, em contexto de sala de aula Instituto Piaget, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/10 - 2023/12 Projeto Coopera Escola+ 21I23_ Relatório de Atividades ano 2023
Investigador
Ministério da Educação, Direção- Geral da Educação e Ciência, Portugal
Concluído
2019/09/05 - 2023/07/07 Projeto MAIA
Formadora e Elemento da Comissão Regional Norte
Concluído
2022 - 2023 Projeto Escola+ 21I23
Investigador
Ministério da Educação, Direção- Geral da Educação e Ciência, Portugal
Concluído
2022 - 2022 Relatório de Atividades 2022 Projeto Escola+ 21I23
Outra
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Concluído
2016 - 2018 COOPERA
Livro: Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso
Coordenadora
Concluído
2011 - 2011 Escola Mágica – 3.º ano 1.º CEB
Manuais digitais
Outra
ENA- Escola de Negócios e Administração, Portugal
Concluído
2007 - 2011 JIGSAW – Aprendizagem Cooperativa no Ensino Básico 1.º Ciclo
Investigador
Concluído
2010 - 2010 Escola Mágica – 2.º ano 1.º CEB
ENA
ENA- Escola de Negócios e Administração, Portugal
Concluído
2010 - 2010 Escola Mágica – 1.º ano 1.º CEB
Escola Negócios e Administração
Outra
ENA- Escola de Negócios e Administração, Portugal
Concluído
2006 - 2006 Método Cooperativo de Aprendizagem no Ensino Básico – 1.º Ciclo
Trabalho de Investigação tutelado não publicado.
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedagogia Social . Departamento de Teoria, História da Educação , Espanha
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Moreira, Sónia; Gonçalves, S.; Moreira, Luís Miguel. Autor correspondente: Gonçalves, S.. "Projeto Coopera Escola+ 21I23: Impacto da intervenção educativa". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2023), Coimbra, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Moreira, Sónia. "The Effect of Cooperative Learning on Primary School Students Motivation". Trabalho apresentado em ECER 2014 –European Congress of Educational Research (OPORTO)- FEUP-Faculdade Engenharia Universidade do Porto, Porto, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Moreira, Sónia; Silva, Helena; Lopes, José; Moreira, Joana; Moreira, Luís; Barros, Rita. Autor correspondente: Moreira, Luís. "Development and Validation of the Teachers' Perceptions of Classroom Climate Scale for the Portuguese Population". International Journal of Instruction (2024): https://www.e-iji.net/dosyalar/iji_2024_4_10.pdf.
    Publicado
  2. Moreira, Sónia. "Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional (CCAP) Coopera - Capacitar Professores". ELO-Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda, ELO 30 Dinâmicas de /Trans)Formação 1 30 (2023): 157-162. https://view.publitas.com/ancornet-lda/elo-30_a-29_08/page/1.
Capítulo de livro
  1. Moreira, Sónia; Abelha, Marta; Mendes, Vanessa. "O Projeto COOPERA Escola+ 21-23 como promotor da Aprendizagem Cooperativa: efeitos de uma oficina de formação". In A Boa Educação na escola perspetivas, práticas e desafios Livro de Atas do Encontro., 28-31. Porto, Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação congress@eventqualia.net, 2024.
    Publicado
  2. Moreira, Sónia; Gonçalves, Sofia 6418- EEDA-C7B5; Moreira, Luís. "Desenvolvimento de Oficinas de Formação, Monitorização e Impacto da Intervenção: um Foco na Aprendizagem Cooperativa". In Práticas Integradas em Educação, 109-116. Coimbra, Portugal: Editora Escola Superior de Educação, Politécnico de Coimbra, 2024.
    Publicado
  3. Moreira, Sónia; Moreira, Luís; Gonçalves, Sofia 6418- EEDA-C7B5. Autor correspondente: Gonçalves, Sofia 6418- EEDA-C7B5. "PROJETO COOPERA ESCOLA+ 21I23: IMPACTO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM CONTEXTO". In A Boa Educação na escola perspetivas, práticas e desafios. Livro de Atas SPCE, 116-118. Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. eventQualia, 2024.
    Publicado
  4. Moreira, Sónia. "Projeto COOPERA, uma Boa Prática de Autonomia e Flexibilidade Curricular". In Flexibilidade e Interações – Rumos Desiguais. E-Book- Coleção Cadernos Escola e Formação, 65-71. Braga, Portugal: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga Sul, 2021.
    Publicado
  5. Moreira, Sónia. "Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional (CCAP)". In O tempo e o espaço da formação contínua de professores: diagnóstico, processo e perspetivas, 193-204. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas em parceria como Cenforma (Centro de formação Montijo e Alcochete) e PNPSE (Programa Nacional Promoção do Sucesso Escolar), 2019.
    Publicado
Livro
  1. Moreira, Sónia. Cooperar para o Sucesso com Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa, Portugal: PACTOR. 2019.
  2. Moreira, Sónia; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Pinto José CD1E-596B-60AF. Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso. Lisboa, Portugal: PACTOR. 2018.
Prefácio / Posfácio
  1. Pinto José CD1E-596B-60AF. Autor correspondente: Pinto José CD1E-596B-60AF. "Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Um Guia Prático para o Professor". Prefácio para Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Um Guia Prático para o Professor, XIII-XIV. Lisboa: PACTOR. 2022.
    Publicado
Relatório
  1. Moreira, Sónia; Gonçalves, S.. 2023. Relatório de Atividades 2023 Projeto Coopera Escola+ 21-23 concluído. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/relatorio_de_atividades_2023_projeto_coopera_escola_21-23.pdf.
  2. Moreira, Sónia; Moreira, Luís; Gonçalves, S.. 2022. Relatório de atividades. Projeto Coopera Escola+ 21I23. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/relatorio_de_atividades_2022_-_projeto_coopera_escola_21-23.pdf.
Resumo em conferência
  1. Moreira, Sónia; Gonçalves, Sofia 6418- EEDA-C7B5; Moreira, Luís Miguel. Autor correspondente: Moreira, Luís Miguel. "Projeto Coopera Escola +21 23: impacto da intervenção educativa". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2023), Coimbra, 2023.
    Publicado
  2. Moreira, Sónia. "Projeto COOPERA: uma experiência pedagógica transformadora para alunos e professores". Trabalho apresentado em II Seminário Nacional do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), Aveiro, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Aprendizagem Cooperativa e Optimização da Intervenção Pedagógica no Ensino Básico – 1.º Ciclo em Portugal.". Doutoramento, Universidade de Santiago de Compostela- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedagogia Social . Departamento de Teoria, História da Educação, 2011. https://minerva.usc.es/xmlui/handle/10347/3668.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual O Projeto COOPERA numa escola secundária: a perspetiva dos professores
Coorientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2024/03/21 O Projeto COOPERA Escola+ 21-23 na promoção e utilização da Aprendizagem Cooperativa: efeitos de uma oficina de formação.
Coorientador
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/09/10 - Atual 8.º Encontro Nacional Coopera. Plano 23I24 Escola+ "Os Alunos no Palco Principal das Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional" (2024/09/10 - 2024/09/10)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal

Centro de Formação "os Templários", Portugal

PACL- Associação Portuguesa de Aprendizagem Cooperativa , Portugal
2023/07/20 - Atual 7.º Encontro Nacional Coopera. Escola+21I23. O Poder das Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional Evento Nacional (2023/07/20) Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal

Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2022/07/20 - Atual 6.º Encontro Nacional Coopera Escola+ 21-23 “Aprendizagem Cooperativa na Escola do Século XXI” (2022/07)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2021/07/20 - Atual 5.º Encontro Nacional Coopera: Coopera com o digital. Evento nacional realizado @distancia. (2021/07/20 - 2021/07/20)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2020/07/16 - 2020/07/16 4.º Encontro Nacional Coopera: Cooperar para o Sucesso com Avaliação Pedagógica e Pensamento Crítico. Evento realizado @distancia. (2020/07/16 - 2020/07/16)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2019/07/18 - 2019/07/18 3.º Encontro Nacional Projeto Coopera: Cooperar para o sucesso com Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lançamento de um livro com o mesmo nome. (2019/07/18 - 2019/07/18)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2018/07/27 - 2018/07/27 2.º Encontro Nacional Projeto Coopera: Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso. Nome do livro lançado no Evento. (2018/07/27 - 2018/07/27)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2017/07/18 - 2017/07/18 1.º Encontro Pedagógico: Aprendizagem Cooperativa - uma experiência pedagógica transformadora para alunos e professores. (2017/07/18 - 2017/07/18)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - Atual Conferencista: A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios (https://boaeducacaonaescola.eventqualia.net/pt/2023/inicio/) Temática: Projeto Coopera Escola+ 21I23: impacto da Aprendizagem Cooperativa na formação e desenvolvimento profissional em contexto.
Encontro
Projeto Coopera Escola+ 21I23: impacto da Aprendizagem Cooperativa na formação e desenvolvimento profissional em contexto.
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/09/20 Relatório de Estágio do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Eliana Ferreira Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09/20 Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Patrícia Alexandra Santos Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/09 Relatório de Estágio do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Carolina Freire Madahil Costa Lobo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/07/24 Refletir Para Crescer: A Importância da Autoavaliação no Sucesso dos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Maria João Moreira Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico Porto, Escola Superior de Educação, Portugal
2024/07/22 Análise da Contribuição da Aprendizagem Cooperativa para a Promoção do Pensamento Crítico de Estudantes de Medicina
Arguente principal
Ana Cristina Ribeiro Rocha (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2024/07/18 Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Catarina Cristina Moreira de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/07/18 Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Inês Catarina Coimbra Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/07/15 Relatório de Estágio do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Marisa Cruz Torres (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/07/15 Relatório de Estágio do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Leonor Maria Ferraz dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2024/07/15 Relatório de Estágio do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Samuel Ferreira Rios (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021/02/26 Efeitos da Aprendizagem Cooperativa nos Resultados Académicos e Sociais dos Alunos: Estudos com Professores e Alunos do Ensino Básico
Arguente
Sofia Margarida Correia Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/04/22 - Atual “Medidas a tomar na reabertura das escolas”. Plano de recuperação e consolidação das aprendizagens devido ao estado pandémico provocado pela COVID-19. Conselho Nacional de Educação, Portugal
2010 - 2011 Consultora Autoral do Projeto Escola Mágica- projeto audiovisual de apoio ao programa de todas as áreas curriculares do 3.º , 2,º e 1.º anos do Ensino Básico 1.º Ciclo ENA- Escola de Negócios e Administração, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/11/15 Global Teacher Prize. O Encontro Europeu em Portugal. Professores de toda a Europa, incluindo quatro portugueses, distinguidos com o Global Teacher Award (GTA), estiveram reunidos no Liceu Passos Manuel, em Lisboa, para debater estratégias e pedagogias. A professora distinguida em Portugal com o GTA, em 2020, professora Sónia Moreira, faz aqui um balanço da reunião, sobre a qual dá também o seu testemunho. Professora do ensino básico, do quadro do AE Escultor António Fernandes de Sá, Vila Nova de Gaia, em mobilidade CFAE Gaia Nascente. Jornal de letras.pt
2022/10/03 Professor posso fazer uma pergunta? Sónia Moreira Revista Ativa. Coluna Educação
2021/11/03 Educação. Autorretrato de Professora. Sónia Moreira e Aprendizagem Cooperativa Jornal de Letras Artes e Letras
2021/10/05 Dia Mundial dos Professores Inspire Magazine
2021/09/20 Há uma portuguesa entre os 50 melhores professores do mundo. Postal do ALgarve
2021/04/01 Dia Mundial da Língua Portuguesa. Artigo de Sónia Moreira NOESIS. Notícias da Educação.
2021/04/01 Para o Observador: É preciso que nós, professores, sejamos “mais pessoas”, mantendo viva a pedagogia dos afetos e da proximidade (mesmo que digital), onde cada aluno é um aluno, adotando um paradigma mais humanista. O Observador
2020/12/02 Eu respiro Educação Educare- Escola Virtual
2020/11/24 Entrevista com Professora Sónia Moreira. Vencedora do Prémio Global Teacher Prize Portugal. 3.ª Edição. Terras de Gaia
2020/10/30 Notícia: Professora primária de Gaia é a melhor do país Jornal de Notícias
2020/10/30 Sónia Moreira é a vencedora da edição portuguesa do "Prémio Nobel" do ensino Sapo 24

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/03/21 - Atual Jornal da Noite. SIC. Grande Reportagem. Escolas: que respostas para um setor do qual depende o nosso futuro?
2024/03/18 - Atual Sociedade Civil Fazer Perguntas
2023/09/16 - Atual Jornal da Noite. SIC. Reportagem Especial "O Ano Começa Agora" e estarão as escolas preparadas?
2023/09/15 - Atual Filhos & Cadilhos Regresso às aulas. A importância da leitura e da escrita no 1.º ciclo.
2021/09/17 - Atual Café da manhã O Global Teacher Prize distingue o melhor professor do mundo, e entre os 50 finalistas há uma Portuguesa
2021/04/15 - Atual Sociedade Civil Artes e Educação (minutos 37’48 até 48’14’’)
2021/03/18 - Atual Atualidade. Notícias Um ano confinados: 20 profissionais desafiados a ver o lado positivo
2021/02/06 - Atual TVI Notícias Ensinar à distância: Dez dicas para os Professores
2021/01/05 - Atual Sociedade Civil Trabalhar em equipa
2020/12/30 - Atual Cantinho de Conversa sobre a Educação O Projeto Coopera
2020/11/15 - Atual RTP Notícias Professora vencedora do Global Teacher Prize é responsável pelo "Coopera"
2020/11/14 - Atual Filhos & Cadilhos Professora do Ano. Global Teacher Prize 2020
2020/11/05 - Atual Manhãs da Comercial Hoje foi dia de conversar com a vencedora do Global Teacher Prize: Sónia Moreira
2020/10/30 - Atual TVI Notícias “Global Teacher Prize”: Está escolhido o melhor professor de Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/09/13 - Atual PACL, Associação Portuguesa de Aprendizagem Cooperativa Presidente da Associação.
2021 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Sócia n.º 1511 Participação em Congressos em diferentes funções.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/10 - Atual Membro (convidado) do Conselho de Diretores do Centro de Formação e de Associação de Escolas Gaia Nascente.
Outro
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2018/10 - Atual Membro (convidado) da Secção de Formação Contínua do CFAE Gaia Nascente.
Outro
Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente, Portugal
2024 - 2024 Membro da Comissão Científica do Encontro "A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios" Coordenadora dos Eixos Temáticos "Saúde e Bem-estar & Sustentabilidade e Ambientes" (https://boaeducacaonaescola.eventqualia.net/pt/2023/inicio/)
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/04/28 - Atual Jurada do Global Student Prize 2024 mundial. Varkey Foundation, Reino Unido
2022/06/15 - Atual Inspira o Teu Professor. Jurada na cerimónia de entrega de prémios neste concurso nacional. Lisboa, Pavilhão do Conhecimento. Mentes Empreendedoras. Global Teacher Prize Portugal, Portugal
Distinções

Prémio

2021 TOP 50 Global Teacher Prize Mundial
Varkey Foundation, Reino Unido
2020 Vencedora do Global Teacher Prize Portugal (3.ª Edição), internacionalmente conhecido como Nobel da Educação
Varkey Foundation, Reino Unido

Outra distinção

2021 Eleita uma das 10 figuras principais na área da Educação, pelo jornal O Gaiense, na gala de comemoração das 1000 edições consecutivas.
Jornal O Gaiense, Portugal